Conectar

Ver Versão Completa : Cambio travou!!

Jun Okada
29/11/2008, 17:50
Amigos, fui sair hj e o cambio não sai mais da 3a. nem a pau, nem desligado. Estou sem condições de fazer manobra na rua mas dá pra ir rodando até a oficina na segunda. Já há tempos venho com problemas de engate, sobretudo na 1a. qdo estou parado. Recentemente estava com a 3a. arranhando. Na ocasião até postei sobre este pb mas fiquei sem muita solução, podendo ser embreagem (garfo, sistema hidráulico, etc), já que tinha desmontado o cambio e trocado todas as peças gastas recentemente. Há 1 semana levei no mecanico e foi avaliado a embreagem sem observar nenhuma alteração. Conclusão: suspeitou que agora fosse uma folga no volante e necessitaria de colocar um calço.
De qualquer maneira, amanhã vou levar pra oficina mas alguém tem alguma informação??
Valeu, abraços.

Kim
29/11/2008, 19:12
Caro Jun Okada!

O problema de o cambio "encavalar", quase sempre é a alavanca que gastou na ponta, onde fica os trambuladores, é só retirar a tampa, colocar em neutra com uma espátula/chave de fenda grande e remontar a tampa do cambio.

Dentro do cambio, a ponta da alavanca é retangular, e com o tempo, as pontas gastam, como há um desgaste geral, menos nos trambuladores que são de um material com uma resistência maior.

Então, quando vai movimentar a alavanca, a mesma sai por entre os trambuladores.

Muitas vezes (R$ curto), p-ode-se levar a um torneiro, encher com solda e esmerilhar/usinar para não escapar mais.

Medida?

Olhe dentro do cambio a cava que tem no varão do trambulador, são duas cavas, uma à frente da outra.

Já fiz isso em vários Willys.

Abraços.

Kim.

Jun Okada
29/11/2008, 23:05
Agradeço a sua ajuda e fico tranquilo pelo q vc falou parece uma coisa até simples.
De qq maneira como está na 3a, vou rodando até a oficina na segunda mesmo porque para tirar a tampa vou ter que desmontar os bancos com os trilhos e vai dar um trabalhão. As coisas são simples pra quem entende e como não sou do ramo,.... hehe. Minha preocupação tb, como falei, já estou com pb nos engates da 1a. marcha e arranhando a 3a, talvez tenha relação isso. Já vou aproveitar pra resolver este assunto e o estranho é que dei uma geral no cambio este ano e troquei a alavanca. Talvez seja mesmo a folga no volante.
Depois que avaliar o pb relato o q houve.
Valeu, abraços

Torezan
01/12/2008, 13:53
Uma vez aconteceu algo semelhante com minha antiga Band 1980: O câmbio não saia da 3ª e tinhamos que arrancar de 3ª até levar ao mecânico. Não me lembro o que foi, mas não era nada sério.
Abraços,

natantds
26/01/2021, 22:27
Boa noite, a minha caixa da bandeirante trava em primeira, já foi aberta a caixa e revisada os guarfo foram alinhados, e nao para de travar. Alguém sabe me dizer oque é?

José Gustavo
27/01/2021, 09:58
Boa noite, a minha caixa da bandeirante trava em primeira, já foi aberta a caixa e revisada os guarfo foram alinhados, e nao para de travar. Alguém sabe me dizer oque é?

Bom dia, meu amigo! Na minha caixa com primeira e segunda sem anel sincronizador, o problema era no assento do anel sincronizador do eixo piloto, que faz a quarta marcha, o anel ficava folgado e por isso se afastava tanto do cubo sincronizador que os encaixes das chavetas( macaquinho ou cachorrete) saiu e as chavetas ficaram travando o anel no eixo piloto, assim sem estar engatada qualquer marcha o jeep ficava querendo andar, e só era possível mudar marcha com o jeep desligado. Para saber é só olhar a folga do anel sincronizador no sentido do eixo piloto, se ele for até o final e não segurar o eixo, provavelmente também pode estar contribuindo.