PDA

Ver Versão Completa : motor pesado



AILTON PAIVA
27/11/2008, 21:02
caros amigos,
meu motor 4cc quando esquenta, fica muito pesado a partida, isso ja faz 1 ano, ja troquei,bobina motor de partida,bateira, carburador, alternaor, e nada adiantou, por ultimo meu mecanico condenou o eixo de comado, sera? alguem de vcs pode me ajudar.
obs. quando o motor esta frio e uma beleza.

Kim
27/11/2008, 21:17
Caro AILTON PAIVA!

Vamos analisar seu problema.

Está verificando que o giro do motor, quando na partida, fica ruim, pesado, certo?

Por acaso, parece que às vezes gira ao contrário, ou um tranco seco?

Caso afirmativo, pode ser sistema de ignição.

Independente de ser ignição eletrônica ou a platinado, é um lugar onde não se dispende muita atenção.

O que pode ocorrer, é que quando frio (maior tempo de repouso das peças, bem como menor dilatação das partes metálicas), a mesa do distribuidor volta, deixando o motor no ponto.
Quando quente, a mesa "andou" para adiantar o ponto, e não voltou, podendo ocasionar o que relatou.

Vá a um bom eletricista, peça para desmontar e lubrificar todo o sistema.

Tive um problema parecido em um motor de opala 4cil do meu engesa, no 6 cil, fiz antes de funcionar no jipe.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Kim.

Snoop
27/11/2008, 21:21
caros amigos,
meu motor 4cc quando esquenta, fica muito pesado a partida, isso ja faz 1 ano, ja troquei,bobina motor de partida,bateira, carburador, alternaor, e nada adiantou, por ultimo meu mecanico condenou o eixo de comado, sera? alguem de vcs pode me ajudar.
obs. quando o motor esta frio e uma beleza.

Ailton,

O meu tambem apresenta problema semelhante, porem nao fica pesada, noto que tem que girar varias vezes para pegar, e quando fica na garagem ate por uma semana, o que ocorre, dou duas pisadas giro a chave e pega em meio giro, o motor é do opala 4cc ano 1973.

Abraço.

Sergio Rocha
27/11/2008, 21:31
Caro AILTON PAIVA!

Vamos analisar seu problema.

Está verificando que o giro do motor, quando na partida, fica ruim, pesado, certo?

Por acaso, parece que às vezes gira ao contrário, ou um tranco seco?

Caso afirmativo, pode ser sistema de ignição.

Independente de ser ignição eletrônica ou a platinado, é um lugar onde não se dispende muita atenção.

O que pode ocorrer, é que quando frio (maior tempo de repouso das peças, bem como menor dilatação das partes metálicas), a mesa do distribuidor volta, deixando o motor no ponto.
Quando quente, a mesa "andou" para adiantar o ponto, e não voltou, podendo ocasionar o que relatou.

Vá a um bom eletricista, peça para desmontar e lubrificar todo o sistema.

Tive um problema parecido em um motor de opala 4cil do meu engesa, no 6 cil, fiz antes de funcionar no jipe.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Kim.

:concordo:


[]'

Snoop
27/11/2008, 21:39
Grato pela ajuda,

Sabado vou num eletrecista e farei o sugerido.

Abraço

Obrigado Sergio e Kim

AILTON PAIVA
27/11/2008, 21:51
Kim, ajudou e muito, vo num eletricista pra ele analizar
obrigado

AILTON PAIVA
27/11/2008, 21:54
caro junior, o meu quando esta frio pega q e uma beleza, mas quando aquece e desligo o motor a partida fica muito pesada e ele naum pega, ai tenho q esperar esfriar

Kim
27/11/2008, 21:57
Caro Snoop!

Não vá no sábado!

Vá na segunda e pegue na sexta, não o apure, mande lubrificar entre as mesas, mais sem excesso de graxa, o eixo é primordial, (o eixo inferior, trabalha dentro do eixo do retor), deve ser muito bem lubrificado e, a cada 6 mese, retire o rotor e coloque duas gotas de óleo (na preguiça, puxe a vareta do óleo e deixe pingar).

Mande desmontar todas as peças móveis, peça para não deixar nada sem lubrificar. (particularmente uso gotas de óleo e motor, resistem mais)

Abraços.

Kim.

Sergio Rocha
27/11/2008, 22:19
Grato pela ajuda,

Sabado vou num eletrecista e farei o sugerido.

Abraço

Obrigado Sergio e Kim


Se o seu problema é o q vc relatou acima.

"O meu tambem apresenta problema semelhante, porem nao fica pesada, noto que tem que girar varias vezes para pegar, e quando fica na garagem ate por uma semana, o que ocorre, dou duas pisadas giro a chave e pega em meio giro, o motor é do opala 4cc ano 1973."


O seu problema não tem nada a ver com o dele.Aliás vc não tem problema nenhum.Motor de opala, pra pegar mais fácil, deve-se pisar algumas vezes no acelerador antes de dar a partida.

[]'

giovanicipolla
11/07/2011, 12:37
Vi que vc tem experiencia no assunto do titulo,
meu classe A está com mesmo problema, ja troquei MOTOR DE PARTIDA, ALTERNADOR E BATERIA...
o carro frio está bom, bateu pegou, porém quando esquenta, no transito, ou quando paro com ele frio, dou partida...fica virando o motor, e o negativo da bateria sai fumaça e esquenta.
Tudo indica um peso para virar a máquina....
Mas sua orientação pode ter sentido no meu caso? já que parece o mesmo do AIRTON PAIVA....

Rafaminc
11/07/2011, 13:18
Vi que vc tem experiencia no assunto do titulo,
meu classe A está com mesmo problema, ja troquei MOTOR DE PARTIDA, ALTERNADOR E BATERIA...
o carro frio está bom, bateu pegou, porém quando esquenta, no transito, ou quando paro com ele frio, dou partida...fica virando o motor, e o negativo da bateria sai fumaça e esquenta.
Tudo indica um peso para virar a máquina....
Mas sua orientação pode ter sentido no meu caso? já que parece o mesmo do AIRTON PAIVA....

Amigo, sem a ajuda de um scanner, as vezes fica difícil achar o problema de um motor injetado. Vc acaba trocando peças desnecessárias na tentativa e erro sem ter um diagnóstico preciso.
Se sai fumaça do cabo negativo, verifique se não é problema de mal contato, ou então alguns arames de cobre do cabo original já quebraram, e acaba superaquecendo.

Robertux
08/08/2011, 22:12
caros amigos,
meu motor 4cc quando esquenta, fica muito pesado a partida, isso ja faz 1 ano, ja troquei,bobina motor de partida,bateira, carburador, alternaor, e nada adiantou, por ultimo meu mecanico condenou o eixo de comado, sera? alguem de vcs pode me ajudar.
obs. quando o motor esta frio e uma beleza.

E aí AILTON, resolveu o problema?

Será que não é (ou era) apenas o ponto adiantado? Ponto adiantado também causa esse tipo de problema.

Mrossetim
12/08/2011, 18:08
Existe um fio que sai do motor de arranque até a bobina (se for ignição eletronica) com a função de isolar um tal de pré resistor da bobina durante a partida, desta forma vc tem 12V durante a partida, e ñão 8 como é normal durante o funcionamento, isso deixa a faisca 50% mais forte, e a partida mais eficiente.
Lógico que o ponto estando fora do ideal deixa a partida pesada tambem.

Meu motor de opala 4cc tbm fica mais pesado quando está quente, mas mesmo assim pega com facilidade, deve ser "normal". Componentes de diferentes materiais tem dilatação diferente, por exemplo pistões de aluminio dilatam mais que um bloco de ferro fundido, assim o proprio arrasto do oleo deixa o motor mais pesado.

Se todo o resto estiver funcionando corretamente não incomoda.

gustavo seixas
12/08/2011, 22:25
[QUOTE=Mrossetim;1503943]Existe um fio que sai do motor de arranque até a bobina (se for ignição eletronica) com a função de isolar um tal de pré resistor da bobina durante a partida, desta forma vc tem 12V durante a partida, e ñão 8 como é normal durante o funcionamento, isso deixa a faisca 50% mais forte, e a partida mais eficiente.
Lógico que o ponto estando fora do ideal deixa a partida pesada tambem.


amigo, tenho um ford 4cc com ignição, se ele não tive o tal fio é só colocá-lo? é o tal auxilio de partida q dizem?
eu coloco ele do arranque no pos. ou neg. da bobina?

Edemar
12/08/2011, 22:40
Desculpem.... más, concordo com o Kim. E digo-lhes mais. Em motores "Ciclo-Otto", o mau funcionamento ou dificuldade em po-lo em marcha, a grosso modo tem apenas duas causas: "ALIMENTAÇÂO e IGNIÇÃO". - Evidentemente cada uma delas tem seus desdobramentos.
O fato de ter partida difícil quando quente (tenho um UNO carburado assim),também pode ser ocasionada pela formação de vapores no carburador. Fenômeno bastante comum em motores de avião a pistão. Comece pela sugestão do Kim e depois visite um "REALMENTE TÉCNICO EM CARBURADORES".
Ao colega do "CLASSE A", seu problema pode ser nos senssore de "massa de ar" (MAP), ou temperatura de ar.É possível sim, que também seja aterramento deficiente. Porém, só um bom técnico em injeção poderá dizer.

Grande abraço

Rafaminc
14/08/2011, 00:58
[QUOTE=Mrossetim;1503943]Existe um fio que sai do motor de arranque até a bobina (se for ignição eletronica) com a função de isolar um tal de pré resistor da bobina durante a partida, desta forma vc tem 12V durante a partida, e ñão 8 como é normal durante o funcionamento, isso deixa a faisca 50% mais forte, e a partida mais eficiente.
Lógico que o ponto estando fora do ideal deixa a partida pesada tambem.


amigo, tenho um ford 4cc com ignição, se ele não tive o tal fio é só colocá-lo? é o tal auxilio de partida q dizem?
eu coloco ele do arranque no pos. ou neg. da bobina?

Amigo, o fio resistivo é usado quando vc tem bobina KW, e esta não deve trabalhar direto em 12V para não esquentar e até queimar, portanto a tal revistência baixa a tensão na entrada da bobina para 8V.
A idéia da ligação que deixa entrar 12V na bobina durante a partida, é para deixar a faísca mais forte enquanto vc bate arranque, e após a chave voltar a posição normal, a tensão cai novamente para 8V.
Então enquanto o motor de arranque estiver sendo acionado, a bobina vai gerar uma faísca um pouco mais forte facilitando a partida.

Mauro-F75
15/08/2011, 14:15
Caro Paiva,

Tenho esse mesmo problema com meu OHC, neste fim de semana colocquei Ignição eletrônica e ficou ainda pior. É muito crítica a regulagem do ponto, se fica no ponto certo até que não fica pesado depois de quente, mas o desempenho piora, se fica adiantado (2 graus) o desemprenho fica bom, partida afrio ótima mas esquentou não vira. Depois de muitas tentativas deixei no meio termo.

abraço

Mauro

Jaquesfernando
17/08/2015, 16:38
Meu vitara ta com o arranque pesado na hora da partida?sera que está fora de ponto?

coloma
17/08/2015, 23:05
olha so,o meu jeep de 6 canecos estava assim retirei o bloco mandei testar na retitifica troquei umas coisas que vcs chamam de valvulas do bloco e motor .Resolvi o problema