Ver Versão Completa : Pneus traseiros maiores
Carlão Rover
27/11/2008, 20:50
Olá pessoal...
Bom meus pneus wrangler MTR 35 fazem muito barulho acima de 80 km/h na estrada e eu viajo 300 km+ 300km(volta) todo fim de semana.No começo nem me importava , e ainda não me importo muito, mas estava pensando em trocar por AT 33.
Bom, nessas de vender ou não os 35, trocar por 33, fica uma pergunta:
O que vocês acham de colocar dois pneus AT no eixo dianteiro e manter os 35 MTR na traseira?
Lembrando que estou com eixos da F75 e kit ensimec flutuante traseiro.
Abraços
Carlão
Caro caandreu!
Colocar, vc pode, mais nem pense em usar a tração.:putz:
Os efeitos colaterais serão proporcionais à Lei de Murphi, ou seja, quanto meno$$$$, mais coisas quebrará!!!!!:twisted:
Se o fizer, retire o cardam dianteiro.
Abraços.
Kim.
Carlão Rover
27/11/2008, 21:59
Perfeito, quando for para trilha coloco os 35 de volta na frente...4x2 na estrada sem problemas?Será que apenas os dianteiros já diminuirão o barulho?
E acho que ficará invocado com rodas maiores atrás!!!srsrs
Abraços
quando acionar a tração dianteira, os pneus traseiros vão "querer andar mais" que os da frente... vai forçar os diferenciais e os cardãs, até algo quebrar...
Ou troca os 4, ou vai dar m...
tem uma outra solução mais barata: argodão nos orvido... :mrgreen: ou rádio bem alto... :mrgreen:
viu o DVD?
[]s
Carlão Rover
27/11/2008, 22:47
Vi, esqueci de dizer...achei ANIMAL!!!
Valeu mesmo...como eu ainda não tinha visto...a Landinha amarela é bem legal mesmo...
Valeu...
joão k. chikui
28/11/2008, 07:20
Carlão
Não é só ao ligar o 4x4 que vc terá problemas(pela falta do diferencial central)
Mas , já vi casos que a colocação de pneu menor na dianteira , num carro tão curto , alterou tanto o angulo de Caster que o carro ficou indirigível , perigosíssimo. Fica parecendo aqueles jeeps com eixo dianteiro rotacionado erroneamente.
Carlão Rover
28/11/2008, 11:54
O meu está 20 cm maior entre eixos...Como funciona isso:
"Fica parecendo aqueles jeeps com eixo dianteiro rotacionado erroneamente."???
diogo ludovico
28/11/2008, 18:37
Eu não recomendo o uso de penus de medidas diferentes, pois alem de não poder usar o 4x4 sob pena de destruir a caixa de tração, logo voce verá que é um saco ficar tirando e colocando roda, fora o fato de que não vai diminuir o barulho a ponto de compensar o esforço.
na minha opinião vai ser muito esforço e risco por poucoou nenhum resultado.
Se for para trocar, troque logo os 4!:concordo:
joão k. chikui
28/11/2008, 19:34
Carlão
Uma vez tentei andar com meu JPX com 7.50-16 na traseira e 215/80-16 na dianteira , pois estava fazendo o rodízio de pneus e acabando de trocar os dianteiros , soou o tel e precisei sair : Não deu para andar , o carro ficou indirigível , depois das curvas o volante não retorna sozinho, qq desnível no asfalto o carro passarinha . Tive que voltar e trocar de carro.
Depois testei o caster e tinha saído totalmente do angulo . O mesmo que eu tivesse rotacionado o eixo dianteiro e subido o focinho do diferencial.
Foi só trocar os traseiros , ficando os 4 iguais , que voltou a ser a maravilha que é a dirigibilidade do JPX.
[]s
O meu está 20 cm maior entre eixos...Como funciona isso:
"Fica parecendo aqueles jeeps com eixo dianteiro rotacionado erroneamente."???
Rogério Tortato
28/11/2008, 21:39
ou....
lá vem me#$@!
veja quanto é a diferença da circunferência do 35 para o 33 e veja se consegue achar duas relações de diferencial com uma diferença similar.
acho que uma diferença de até 2 ou 3% é aceitável na terra - no asfalto nem pensar em ligar, até pq não precisa.
por exemplo (e é só exemplo mesmo, pois não fiz as contas e não sei se bate - aliás, seria muita coincidência se batesse) - na traseira, com pneus maiores, relação mais curta, tipo, 8X43, já na dianteira, com pneus menores, relação mais longa, tipo 9X44.
quem sabe, com a gama de opções de relação do dana 44, talvez não se ache algo que se aproxime para tirar a diferença.
com relação à altura, não sei se daria tanta diferença entre um 33 e um 35". afinal em última análise, do chão ao centro do cubo (que é o que interessa) vai dar uma diferença de apenas uma polegada.
abraços.
Carlão Rover
29/11/2008, 09:53
É exatamente isso que imaginei...a diferença será de 2,54 cm...essa idéia do diferencial foi do tipo: é possível mas faça as contas certas...srsrsrs
Vamos ouvir mais opiniões e enquanto isso vou pensando...srsrsrsr
Abraço
Carlão Rover
29/11/2008, 13:01
To indo para São Carlos e acabei de fazer o rodízio em "X"...vamos ver se melhora o barulho na estrada!!!
Eu to querendo ficar com os 35!!!!
vc tem roda-livre na viatura?
acho que não compensa o risco de pneus tão diferentes....
Carlão Rover
01/12/2008, 10:07
Tenho roda livre sim...
Então, fiz o rodízio em "X", posso dizer que ajudou 20% no barulho acima de 100km/h.
Abraços
Rogério Tortato
03/12/2008, 21:30
esse tópico, ao menos para mim, é interessante.
eu realmente já pensei em fazer o mesmo que o colega menciona, não por questões de barulho.
eu só faço passeios com meu jeep, trilhas leves, médias e às vezes algo bem pesado.
tenho interesse em uns pneus da interco, 35X15,5 e pensei em colocá-los na viatura - logicamente o plano ficou adiado para quando e se o dólar baixar.
mas, tem a questão da fragilidade dos munhões do jeep. e aí?
pensei em botar esses "bolachões" (pra mim aqui do interiorrr é grande) na traseira e acho que eles ajudariam com muita força bruta a passar a maioria dos obstáculos e pela largura seria bom também para a areia, que temos nos rios daqui.
na dianteira, manteria os bons e velhos bfs 33 que não forçariam tanto o sistema dianteiro (munhões, pontas e cruzetas).
o problema é justamente a diferença de diâmetro, o que implicaria certamente em problemas se não houver compensação.
então pensei na questão dos diferenciais diferentes.
a conta da diferença dos diferenciais e pneus é fácil fazer usando a "regra de 3".
vou tirar a medida da circunferência do pneu 33 que tenho em casa.
se alguém que tem pneu 35 puder fazer a gentileza do botar a respectiva medida de circunferência seria de grande ajuda.
é que faz tempo de não tenho aulas de matemática e aquela história de "pierre" ao quadrado já não é mais comigo, ainda mais com medidas em polegadas.
além do que, é fato, pneus de marcas diferentes sempre tem medidas diferentes, por isso, se alguém passar a medida, por favor, já indique a marca do pneu.
grato.
Carlão Rover
04/12/2008, 11:15
Vou medir e te falo...mas lembre-se que o pneu novo tem um sulco de 15 mm e o meu está com 8 mm...
Abraços
Rogério Tortato
04/12/2008, 12:35
como se não tivesse o que fazer, ontem fiz umas continhas.
a diferença entre o 8X43= 5,375 e o 9X44= 4,889 deu 9,042%.
levando em conta que meu pneu 33, bf all novo tem uma circunferência de 252cm, o 35 deveria ter uma medida aproximada de 277,05, para compensar a diferença.
vamos esperar.
abraços.
Carlão Rover
04/12/2008, 21:18
O pneu tem 86 cm...de altura...diâmetro...
Carlão Rover
04/12/2008, 21:24
270,04 cm...não aguentei deixar a conta para você!srsrsrs
Bom se contar um 35 novo que tem 89,9 de diâmetro, temos 282,28 cm...
Não é que dá certo...caraca...vamos montar um novo modelo de eixos, patentear e ficar milionários!!!srsrsrsrsr
Rogério Tortato
04/12/2008, 22:14
é,
acho que essa diferença está dentro da margem do aceitável.
o "jeep" vai virar um "tratorzinho".
tenho mesmo vontade de fazer isso e vou fazer quando o dolar baixar.
com os pneus que pretendo comprar, poucos serão os obstáculos aqui que ele não passará.
e dá pra pegar outro louco e fazer em dois jeeps, só trocando as peças e dividindo os pneus.
abraços.