Ver Versão Completa : Estabilidade do Jimny
Srs.,
há algum tempo comprei um jimny, que era do leodinossauro aqui da lista.
o carro vai muito bem, exceto por um problema de ar condicionado que, por minha culpa, ainda não foi solucionado (né leo???).
o problema é que a patroa tem tomado alguns sustos com o jipinho, devido, segundo ela, à instabilidade do bicho.
confesso que tb acho o carro meio instável, pois só tive land rover e toyota bandeirante, longos.
pergunto: o carro é mesmo instável? (os amortecedores, segundo o leo, eram novos).
Há algo que possa ser feito para melhorar isso?
antecipadamente, obrigado.
Alfredo Stavale
27/11/2008, 20:53
Srs.,
há algum tempo comprei um jimny, que era do leodinossauro aqui da lista.
o carro vai muito bem, exceto por um problema de ar condicionado que, por minha culpa, ainda não foi solucionado (né leo???).
o problema é que a patroa tem tomado alguns sustos com o jipinho, devido, segundo ela, à instabilidade do bicho.
confesso que tb acho o carro meio instável, pois só tive land rover e toyota bandeirante, longos.
pergunto: o carro é mesmo instável? (os amortecedores, segundo o leo, eram novos).
Há algo que possa ser feito para melhorar isso?
antecipadamente, obrigado.
eu não acho. mesmo levantado eu me sinto seguro pra fazer curva em qualquer velocidade. Foi só sustos que tomei em chuva pois o mud no asfalto molhado não segura, mas no quesito instabilidade não me incomoda.
agora se tiver muitas ondulações nas curvas o carro dá um escapadinha de traseira que considero prazerosa.:lol:
Creio que eu precise de novos amortecedores. talvez você também.
mas minha namorada reclama que meu carro pula muito.
abraço!
Tiago & Jimny
01/12/2008, 16:37
O meu pula muito, o que causa um desconforto(medo para alguns) em curvas, pois ele tende a balançar mesmo. Depois que vc acostumar vai ver que o Jimny entra com valentia nas curvas e vai ficar ate abusado rsrs....
Claro que meus amortecedores são originais...
O que pode ajudar a reduzir sua insegurança, se for o caso, é colocar rodas com o off-set maior, ficando com os pneus mais para "fora do carro" e baixar assim o centro de gravidade. Pode-se tbm colocar alargadores, mas estes não me agradam muito.
Enfim. Meu pai sempre estranha no começo quando pega meu carro emprestado (ele pega poucas vezes), e olha que já faz 2 anos que o Jimny está em minha vida... Mas sempre acaba se acostumando depois... e é justamente aí que mora o perigo! huahuahuahuahau Fica querendo trocar cmg!
Tiago & Jimny
01/12/2008, 16:38
Esqueci de falar, o meu está levantado 35 mm com troca de molas, mas continua uma beleza!
leodinossauro
07/12/2008, 22:27
Caique, jipes curtos são assim mesmo. O Jimny ainda é considerável estável perto de outros com mesmo tamanho, vide uma 4 rodas de 1998. Se você andar em outros curtinhos também vai ver. O sustos acontecem sim, mas só é intenso em situações específicas: curvas com superfície irregular ou muito fechadas e molhadas. Daí só mesmo entrando devegar nelas ou evitando virar rápido o volante. Eu demorei acostumar. Inclusive dei uma escorregada de traseira uma vez na chuva, numa rua deserta, 1 mês após comprar o pequeno. Mas depois disso peguei a tocada e não tive mais problemas. Aliás, quando a chuva apertava mesmo, eu ligava a tração para prender mais ele no chão.
Tente baixar um pouco a calibragem dos pneus traseiros para suavisar a primeira situação. O carro quicará menos. O normal é por volta de 22 na frente e 25 atrás, experimente usar uns 20 a 22 atrás.
Os amortecedores são 10, não há como melhorar. O par original anterior, que já estava cansado e com um pequeno vazamento, fazia ele pular bem mais.
ricardo sabóia
08/12/2008, 11:07
Levando-se em consideração o projeto do jimny(leve,entre-eixos curto,CG alto,etc,...),até que ele é estável.Na minha opinião bem mais que qualquer samurai e um pouco melhor que o vitarinha.Agora é o seguinte,na estrada acima de 100/110 Km/h,ele fica "passarinhando" mesmo em linha reta,então é bom tomar cuidado e não achar que está a bordo de um automóvel.O problema é que não há como ir contra às leis da física,então todo veículo com centro de gravidade alto (pick-up's,jipes,SUV's) nunca serão seguros com automóveis, e por mais que o motor empurre a 160Km/h,é imprudência andar nessa velocidade num veículo desses.
Abs, Ricardo.
Tiago & Jimny
16/12/2008, 08:30
Leo, cuidado ao andar tracionado no asfalto!
O Jimny tem diferencial central bloqueado(mas tbm não chega a 50%-50%) e por isso não se deve ligar a tração em terrenos firmes. Se o fizer estará arrastando uma roda e forçando todo o conjunto. Só ligue em estradas de terra; no asfalto, apenas em condições extremas como aquelas serrinhas escorregadias de piso de placas de concreto.
Se quiser fazer o teste é soh andar 4x4 em chão de pedrinhas. Faça uma curva fechada e verá que o carro irá patinar na roda traseira que estiver para dentro da curva. Outro exeplo é levantar uma roda com o macaco com a tração ligada. Vc pode até tentar girar a roda, mais não vai conseguir.
Isto é um recurso muito bom para as trilhas, mas para poder ter a opção de ligar e desligar como nivas e defender teria muito peso extra...
Não sei se vcs já repararam isto, mais quando se leva peso extra atrás no Jimny, ele sai menos de traseira na chuva. Ou seja, o principal motivo é o extremo baixo peso atrás neste carro.
ricardo sabóia
16/12/2008, 08:51
Tiago o jimny NÃO tem diferencial central,ele é 4X4 part-time ! Só quem tem esse recurso são os veículos 4X4 full-time (land,niva,grand cherokee,etc,etc,...).
Abs,Ricardo.
Alfredo Stavale
16/12/2008, 09:57
tambem nao sei de onde ele tirou isso.
Maurício Fernandes
18/12/2008, 23:02
por mais que o motor empurre a 160Km/h,é imprudência andar nessa velocidade num veículo desses.
Abs, Ricardo.
Ricardo, 160km/h não, mas já cheguei perto e o jipinho se comportou bem. o meu ainda tá original, salvo pneus 225/70/15.
mas foi só um único teste para ver o final.
VOVÔ DO TROLLER
18/12/2008, 23:15
Só aproveitando o gancho. Quantos km o Jimny faz por litro de gasolina. Abs e obrigado. Válter
ricardo sabóia
19/12/2008, 08:33
O meu faz 8~9 Km/l na cidade e 11~12 na estrada andando 100/110 Km/h e uso pneus 205/75.Só pra vocês terem idéia,há uns 15 dias troquei o filtro de ar que tava sujo e você nota realmente que com filtro limpo o consumo melhora.
Abs,Ricardo.
VOVÔ DO TROLLER
19/12/2008, 14:05
O meu faz 8~9 Km/l na cidade e 11~12 na estrada andando 100/110 Km/h e uso pneus 205/75.Só pra vocês terem idéia,há uns 15 dias troquei o filtro de ar que tava sujo e você nota realmente que com filtro limpo o consumo melhora.
Abs,Ricardo.
Valeu Ricardos pelas informações. Abs e obrigado. Válter
Amigos, bom dia.
Depois de JPX, CHEROKEE, TROLLER agora estou com um Jimny 2011.
Acontece que sinto nele, o efeito Kombi na estrada : nao consigo andar em linha reta, dá impressao que tem folga na direção.
Já troquei os amortecedores e molas, já fiz alinhamento técnico, não tem folga nos munhoes e terminais.
Alguém já sofreu com isto ?
Abraço
Vixe!
Se você andar no meu, com OME e molas originais, vai ficar mareado....
A patroa reclama direto!
Amigos, bom dia.
Depois de JPX, CHEROKEE, TROLLER agora estou com um Jimny 2011.
Acontece que sinto nele, o efeito Kombi na estrada : nao consigo andar em linha reta, dá impressao que tem folga na direção.
Já troquei os amortecedores e molas, já fiz alinhamento técnico, não tem folga nos munhoes e terminais.
Alguém já sofreu com isto ?
Abraço
Aguinaldo,
Em rodovias com pista dupla, quando o meu Jimny estava com os pneus Scorpion 215/75 sentia que nas trocas de faixa o carro dava uma "puxada" e uma "balançada" quando as rodas de uma lateral entrava na outra faixa de rolamento...
Porém, depois que coloquei os Yokohama 205/70 isto não aconteceu mais...
O meu só dá umas canguruzadas quando passo por ondulações ou buracos, o que é típico do jimny.
No mais, está filé! Esse problema que você descreveu de não manter em linha reta nunca tive...
Já usei meu Jimny tive um modelo 2001 e agora tenho um 2010 HR. Já usei com Pneu MUD, com o 215/75 Scorpion e com o 205/15 Bridgestone AT. Com certeza esse último são os mais estáveis. Estável digo rodando em cruzeiro a 100km/h, no máximo 110km/h em ultrapassagens. Mais dos que isso é perigoso, e será questão e tempo para um acidente, até me velocidades menores o carro treme se você passar por irregularidades na estrada.
Detalhes que afetam a estabilidade: calibragem dos pneus, e peso (com mais passageiros ele fica mais estável), mas também isso é um Jipe, pra correr por ai tem Golf etc.
Já tive um HR 2010 e o carro eh bastante instável sim. Quando for dirigir em estrada tenha muito cuidado, principalmente se estiver chovendo ou se a estrada não tiver em condições muito boas. Já rodei com ele na chuva a 20 km/h numa curva, sorte que a pista tava vazia, fora várias outras vezes que deu aquela escapadinha de traseira q faz tu gelar. Certa vez numa estrada passei numa irregularidade da pista e meu jimny foi jogado pra contra mão, pra minha sorte não havia nenhum carro vindo em sentido contrário. Em hipótese alguma passe dos 110 km/h em estrada. Na época coloquei amortecedores offshox, senti melhoria na estabilidade e conforto.
Já tive um HR 2010 e o carro eh bastante instável sim. Quando for dirigir em estrada tenha muito cuidado, principalmente se estiver chovendo ou se a estrada não tiver em condições muito boas. Já rodei com ele na chuva a 20 km/h numa curva, sorte que a pista tava vazia, fora várias outras vezes que deu aquela escapadinha de traseira q faz tu gelar. Certa vez numa estrada passei numa irregularidade da pista e meu jimny foi jogado pra contra mão, pra minha sorte não havia nenhum carro vindo em sentido contrário. Em hipótese alguma passe dos 110 km/h em estrada. Na época coloquei amortecedores offshox, senti melhoria na estabilidade e conforto.
ffsl, você colocou somente os amortecedores offshox, ou alterou também as molas? Você acha realmente vantajoso em relação aos amortecedores originais? Pergunto, pois é algo que já pensei em fazer.
Obs: concordo contigo. Aliás, no jimny em geral rodo na faixa dos 90 km/h. É uma velocidade razoável, que evita maiores sustos, e que melhora o consumo do carro. Em asfalto irregulares sempre reduzo a velocidade, pois o jipinho é um perigo quando pega alguma ondulação, ainda mais se for em curva...
GUIMA : é exatamente isto que está ocorrendo e também estou utilizando o mesmo pneu scorpion 215/75; Ocorre sempre nas mudanças de faixas OU quando a pista está inclinada.
Tenho a impressão que, quando o carro inclina ou suspensão trabalha, puxa a direção.
muito estranho o comportamento.
vou tentar arrumar umas rodas emprestadas para fazer o teste do pneu. grato pela dica
Como os amortecedores estavam ruins, ao pesquisar achei um kit da ALTERNATIVA 4X4 com molas 2" e amortecedores. O carro melhorou muito no comportamento, mas persistiu o problema de dirigibilidade.
Tem algo errado, nao pode ser do carro isto.
Estou pensando em levar em outro alinhador ou concessionária.
as vezes penso que está com longarina trincada ou caixa de direçao solta.
é muito estranho este comportamento, e olha que desde 93 que ando com carros altos e nunca tive este problema, exceto no JPX quando ficou com folga no munhao.
GUIMA : é exatamente isto que está ocorrendo e também estou utilizando o mesmo pneu scorpion 215/75; Ocorre sempre nas mudanças de faixas OU quando a pista está inclinada.
Tenho a impressão que, quando o carro inclina ou suspensão trabalha, puxa a direção.
muito estranho o comportamento.
vou tentar arrumar umas rodas emprestadas para fazer o teste do pneu. grato pela dica
No meu fiquei surpreso com a melhora nas mudanças de faixa após a troca do pneu. O duro é às vezes trocar os pneus se ainda estiverem com muita borracha para gastar... Aliás, teve também uma certa melhora no consumo de combustível...
Coloquei os seguintes pneus: Yokohama Geolandar AT 205/70/15.
Tomará que resolva este problema, pois ó jipinho é show.
jorgeffn
05/08/2016, 18:32
Como os amortecedores estavam ruins, ao pesquisar achei um kit da ALTERNATIVA 4X4 com molas 2" e amortecedores. O carro melhorou muito no comportamento, mas persistiu o problema de dirigibilidade.
Tem algo errado, nao pode ser do carro isto.
Estou pensando em levar em outro alinhador ou concessionária.
as vezes penso que está com longarina trincada ou caixa de direçao solta.
é muito estranho este comportamento, e olha que desde 93 que ando com carros altos e nunca tive este problema, exceto no JPX quando ficou com folga no munhao.
Aguinaldo... acho válido conferir tudo mesmo... porque apesar do comportamento peculiar de um jipe com entre eixos curtos, nunca tive esse tipo de problema com o Jimny... Ele até balança e pula um pouco nas irregularidades, mas nada a ponto de me passar toda essa insegurança que vários colegas já relataram por aqui. E olha que usava pneus BF/MUD 215 e agora estou com os BF/AT 235, já viajei com esses pneus pegando a BR 040 sentido Brasília, que é uma estrada com algumas irregularidades, principalmente desníveis. Troquei também além dos pneus, a suspensão, molas e amortecedores, e o carro ficou mais duro, porém firme nessas irregularidades.
abs!
Pessoal, acabei de comprar um Jimny. Já fui dono de um Samurai e os dois se assemelham muito, mas notei um balanço na traseira do Jimny, que não via no Samurai. Quanto passo por qualquer obstáculo em velocidade, a traseira oscila durante um tempo até estabilizar. Gostaria de saber se é uma característica do jipe mesmo ou se podem ser os amortecedores.
jorgeffn
15/05/2020, 23:04
Pessoal, acabei de comprar um Jimny. Já fui dono de um Samurai e os dois se assemelham muito, mas notei um balanço na traseira do Jimny, que não via no Samurai. Quanto passo por qualquer obstáculo em velocidade, a traseira oscila durante um tempo até estabilizar. Gostaria de saber se é uma característica do jipe mesmo ou se podem ser os amortecedores.
Dá uma conferida nos amortecedores e na suspensão em geral... confere também a calibragem dos pneus (pode tá muito cheio)... esse comportamento não é normal.
abs!
Dá uma conferida nos amortecedores e na suspensão em geral... confere também a calibragem dos pneus (pode tá muito cheio)... esse comportamento não é normal.
abs!
Obrigado. Vou levá-lo pra uma revisão e vou reportar isso.
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