Ver Versão Completa : Bucha da suspensão ----- PU ou Nylon?!?
Fala galera....
To fazendo as buchas da suspensão da Mazda....
As da dianteira eu fiz de PU, por que eu tinha um pouco do material na fábrica.... Detalhe, eu quem tornei ! ! ! :shock: hahaha
Mas ficou bom, o torneiro me passou as dicas... 8)
Aí vai... Agora preciso fazer as da traseira.... Porém eu estive lendo e uns usam com Nylon e outros com PU... QUal vale mais a pena pelo custo benefício?!?
Onde eu encontro o PU e o Nylon pra vender em cilindro aqui em Sampa?!?
Tava procurandop na net, mas tem MUITA coisa feita com PU e aparece uma pancada de coisas... Me lembro de ver em algum tópico alguém postando uns sites onde vendiam o PU e o Nylon...
Valeu... obs.: procurei, mas não encontrei....heheh
Abraço..
Pavani
marcelino
17/09/2004, 15:59
Prezado Pavani
Não sei se estou ajudando mas na região da Florencio da Abreu voce achará, principalmente porque existem casas que vendem "retalhos" destes materiais. De cabeça não sei te dizer, mas recomendo um "passeio" por lá que voce achará.
Pergunta, PU e NYLON seriam a mesma coisa?
Um abraço
Oi Pessoal. O PU é abreviatura de poliuretano, um composto orgânico (vulgo plástico), enquanto o nylon é um composto com marca registrada. O nylon é um material mais nobre do que o PU. Porém, para saber mais é preciso comparar as características de resistência mecânica de ambos para saber qual se adecua em termos de custo e benefício. Uma pesquisa em um livro de materiais é uma boa para isso.
Abraço.
Beto Lacerda
17/09/2004, 18:10
Pavani vai de PU , e vc compra na Florencio de Abreu como ja citaram , tem umas 3 lojas boas de borracha lá , cota em todas , sempre tem uma que tem pedaços menores no diametro desejado , que saem mais em conta para esse tipo de serviço ,afinal o material é vendido por Kg .
[]'s
Mauro B.
17/09/2004, 18:47
(...) enquanto o nylon é um composto com marca registrada.
Tecnil=Nylon ??? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=510)
Pelo menos as buchas dos feixes de molas feitos em Tecnil duram muito mais que as de PU ! :D
[]'s
É isso aí, o gvogetta deu aula de polímeros ali.
VAleu!
Eu não recomendo PU, Nylon ou similar para buchas de suspensão.
Normalmente fica duro e no PU normalmente é mais barulhento ainda que o Nylon.
O bom mesmo é de borracha.
Existe uma borracha de silicone de ultra performance usada em matrizes de ferramentas para conformação e que tem várias categorias de resistência e dureza. Algumas servem como mola até. Conhecida como "Plastiprene". Alguém já ouviu falar? Não sei se seria o caso de tanto, mas é interessante conhecer esse material. :roll: Sds.
Elmer_Jeep
18/09/2004, 10:58
Nilon/tecnil é mais resistente do que pu. Já fiz de nylon as buchas das barras de suspensão do engesa. Ficou muito bom. NA MINHA OPINIÃO faz de nylon 8)
Daniel RJ
18/09/2004, 11:08
Aproveitando o tópico. Alguém sabe dizer quais as vantagens e desvantagens de usar buchas em Pu nos feixes de mola (mais caros) ao invés das borrachas (mais baratos)
[]´s
Mauro B.
18/09/2004, 14:00
O bom mesmo é de borracha.
Daquelas que tbm fazem barulho e não duram nada??? Buchas de borracha que vendem para os feixes dos cj's não prestam! A única coisa boa é o preço: a última vez que ví custavam R$1,00 cada uma (a uns 2 anos atras!) :P
Paguei R$30 para o torneiro fazer em tecnil as buchas para todos os jumelos do meu cj-5 e não tenho nada a reclamar....só alegria! :wink:
[]'s
Olá Mauro !
Faz tempo que você está rodando com essas buchas de tecnil ? Não percebeu alguma trinca nos suportes dos jumelos ? Já pensei em fazer as buchas de nylon também, mas fico com receio de que com este material, não haverá absorção nenhuma dos impactos, sendo transmitidos tudo p/ o chassis. Está certo que o jumelo articula, mas sempre um pouco de impacto acaba sendo transferido ... :roll:
Abraços
Mauro B.
19/09/2004, 01:01
Oi Pandur !!! :D
Cara, não estou certo se fazem 2 ou 3 anos que rodo com essas buchas de tecnil. Até agora não percebí a formação de trinca nenhuma, e acredito que não irá ocorrer por causa das buchas, pois tem veículos que rodam com as buchas dos jumelos apenas de metal (meu Nissan Patrol é assim por exemplo...). Todo caso eu não rodo muito com meu jipe e tbm meus feixes estão para o lado de fora do chassis, o que tbm pode reduzir alguma alavanca alí gerada....sei lá! :P
O Giovani se não me engano roda a uns 10 anos com essas buchas. Acho que ele seria a pessoa ideal para te responder quanto as trincas. :wink:
Não sei se lí aqui no forum ou em algum site de alguma empresa que vende o tecnil, mas lí que ele é auto-lubrificante, ou seja, a medida que se desgasta ele se lubrifica...resumindo: tá sempre lubrificado! Talvez esse seja um dos motivos por que as buchas do Giovani estão lah até hj sem desgaste apreciável...isso foi ele que disse! :shock:
Pandur, o que sei é que essas buchas mais duras não podem ser instaladas são nos suportes fixos dos feixes (lado oposto ao jumelo). Essa bucha sim é que deve ser mais macia, pois essa aí sim é que amortece bem mais os impactos. No meu jipe uso aquelas originais de metal-borracha-metal (acho que o nome é "silent block") :D
[]'s
Mauro
Pois é, ia te perguntar se está usando o nylon também na bucha fixa ... :) Acabei de comprar um jogo de PU p/substituir os fixos, que duraram cerca de 3 anos (também de PU). Então pelo que disse, acho que não vou "perder" esse jogo ... :roll: :)
Uma outra questão que me veio agora: o nylon não cede, diferentemente do PU. Isso seria uma vantagem ou desvantagem em nossas suspensões e no uso que damos a elas ? Pois quando em torções fortes, a bucha de PU (ou borracha) se deforma/cede um pouco. Já o nylon não, então todo o movimento de torção será aplicado aos jumelos. O que acha a respeito ? :roll:
Abraços
Mauro B.
21/09/2004, 01:51
Oi Pandur !!! :D
Uma outra questão que me veio agora: o nylon não cede, diferentemente do PU. Isso seria uma vantagem ou desvantagem em nossas suspensões e no uso que damos a elas ? Pois quando em torções fortes, a bucha de PU (ou borracha) se deforma/cede um pouco. Já o nylon não, então todo o movimento de torção será aplicado aos jumelos. O que acha a respeito ? :roll:
Realmente as buchas de nylon cedem muito pouco. Isso eu vejo como desvantagem, pois o que vai torcer agora serão os feixes. A princípio eu não acho isso bom, mas não sei se o resultado prático final disso tudo faz alguma diferença... :? Para mim o que prevaleceu foi a economia com essas buchas, tanto na aquisição quanto na longa durabilidade delas.... 8) Se trouxeram algum mal para o meu jipe eu não sei....eu não senti ainda... :P
As buchas do cj5 tem D.ext=7/8"(22mm) e D.int=1/2"(12.5mm). Se talvez fossem mais "gordas" e consequentemente amassasem mais, acho que daí isso poderia afetar mais no desempenho da suspensão.... :)
[]'s
Realmente as buchas de nylon cedem muito pouco. Isso eu vejo como desvantagem, pois o que vai torcer agora serão os feixes.
É isso mesmo que pensei !
não sei se o resultado prático final disso tudo faz alguma diferença...
Pois é, essa é também minha dúvida .... :roll: até que ponto isto é importante ...
Acho que vou ficando por enquanto com as de PU, só por preucação, até ter mais informações a respeito ... :roll:
Abraços
p.peleje
21/09/2004, 16:29
Wallace,
Que tipo de borracha é essa que vc cita sendo melhor que PU? Pois na minha experiência se durou 2 semanas foi muito.
Pavani,
Acesse ai: www.armc@armc.com.br ou (11) 6961 0051, comprei o tarugo de PU nessa loja. Eles entregam.
[]s
Paulo
Borracha é mesmo o material mais indicado. É mole e barato. Tenho utilizado borracha com sucesso em todos as articulações do Spider e olha que a suspensão dele tem "um pouco" de curso...... Porém tem uns cuidados que quase ninguém dá importância, por isso estouram as buchas em pouco tempo......
1) As buchas deveriam ter um tubo de aço PRENSADO no centro e neste tubo deveria passar o parafuso de fixação.
2) As buchas deveriam entrar PRENSADAS nos olhais dos feixes.
3) A montagem deveria permitir que os parafusos de fixação estejam apertados, não deixados "meio-soltos" para permitir movimento do jumelo ou mola.
Assim o que trabalha é a borracha em si e não a borracha contra os seus alojamentos..........
Abraços,
As buchas também têm função de deixar o veiculo mais confortável, mas tem realmente que fazer como o Bill falou.
Garanto que não foi isso que o Bill procurou, mas o Spider é incrivelmente suave ao rodar, mesmo quando despenca todo o eixo num degrau de 1 metro como na foto abaixo.
Eu cheguei uma conclusão parecida para minha XJ, braços de suspensão com borracha, mas articulados para ganhar torção. Nada de juntas malucas que dão torção mais tiram o conforto e aumentam o tranco na estrutura. Só tenho que decidir se vou pagar caro nos braços importados garantidos ou se faço aqui.
Valeu Paulão.....
Vou dar uma ligada lá....
Aí Bill....
Eu fiz exatamente isso que vc disse em relação as buchas com o tubo de aço... Nas da dianteira fiz um tubo de aço um pouco mais grosso que o original, e sem folga nenhuma com a bucha... Fiz de PU, um branco.... Ele é bem rigido.... E nos buracos que eu peguei na estrada ele absorveu muito bem, mais do que o esperado.....
Porém, achei ele meio barulhento.... Com o tempo isso passa ou não?!?
Ah! São as buchas das barras da suspensão.... Fiz ela um pouco maiores também, pra durar bem também....A dianteira em relação a buraco tá ótima, agora traseira que eu nào mexi ainda......... :roll:
Da pra tornear borracha?!?
ABraço..
Pavani
Até onde eu saiba o barulho só aumenta...
Valeu Paulão.....
Vou dar uma ligada lá....
Aí Bill....
Eu fiz exatamente isso que vc disse em relação as buchas com o tubo de aço... Nas da dianteira fiz um tubo de aço um pouco mais grosso que o original, e sem folga nenhuma com a bucha... Fiz de PU, um branco.... Ele é bem rigido.... E nos buracos que eu peguei na estrada ele absorveu muito bem, mais do que o esperado.....
Porém, achei ele meio barulhento.... Com o tempo isso passa ou não?!?
Ah! São as buchas das barras da suspensão.... Fiz ela um pouco maiores também, pra durar bem também....A dianteira em relação a buraco tá ótima, agora traseira que eu nào mexi ainda......... :roll:
Da pra tornear borracha?!?
ABraço..
Pavani
Se o material a ser utilizado para as buchas é "torneável" por métodos normais de usinagem, então ele é duro demais para ser utilizado com bucha.........
Abraços,
Sergio Rocha
22/09/2004, 17:55
Bill
Buchas de amortecedor. São de borracha e tem tubo interno.Servem ?
[]'
Mauro B.
22/09/2004, 18:17
Ae Bill !!! :D
Borracha é mesmo o material mais indicado. (...)
1) As buchas deveriam ter um tubo de aço PRENSADO no centro e neste tubo deveria passar o parafuso de fixação.
A bucha da foto abaixo é a original do suporte fixo do feixe de molas.
http://www.netstore.com.br/agromotor/pimg/10551_G.jpg
Ela é de borracha com tubos de acho interno e externo, com borracha prensada entre eles. Tu achas que essa bucha seria um boa opção para usar nos jumelos tbm ??? :?:
[]'s
Aí galera....
Fiz as buchas de Nylon...
Gostei do produto, e pra tornear é um pouco mais fácil que o PU... O Nylons é mais duro que o PU... Mas eu gostei das buchas.... As da dinateira são de nylon também, eu confundi com PU... Elas estão prontas, falta só por em um lado da traseiras.... Mas já ta na mão, falta tempo pra eu trocar.... E comprei no site dito a cima... www.armc.com.br
Gostei do atendimento...
Valeu...
ABraço..
Pavani
Faz trilha que exisge torção da suspensão??
Então bota uns feixes mestres a mais na caçamba do Jeep, junto com uma caixa de ferramentas. Assim, fica mais fácil a troca das molas lá no mato........... :roll:
Abraços,
Ae Bill !!! :D
Borracha é mesmo o material mais indicado. (...)
A bucha da foto abaixo é a original do suporte fixo do feixe de molas.
http://www.netstore.com.br/agromotor/pimg/10551_G.jpg
Ela é de borracha com tubos de acho interno e externo, com borracha prensada entre eles. Tu achas que essa bucha seria um boa opção para usar nos jumelos tbm ??? :?:
[]'s
Vi só agora esta pergunta.......
Se entrar prensado, deve funcionar sim.........
Abraços,
Uso jumelos altos e não da pra usar essas buchas por causa q fica com folga nas laterais.
Se servir acho q realmente é uma das melhores buchas.
Eu ja troquei as buchas de PU dos jumelos várias vezes e essa do ponto fixo ta inteirinha.
[]'s
Aí Bill
Fiz as buchas pra minha pick up Mazda... QUe não pega trilha, só asfalto e estrada de terra, além de que pra atravessar a marginal daqui a pouco só com o Spider....heheheh
Esse é o incentivo que a Marta da para o esporte crescer no Brasil.... :shock: :shock: As Marginais parecem Trial.... :shock: :shock:
No jeep eu coloquei de PU, ainda não usei mas vamos ver o que vai dar.... As de borracha eu tinha posto, mas desgastaram MUITO rápido.... Dessa vez eu comprei as buchas pra por no jeep, mas da próxima vez eu mesmo vou fazer na fábrica..... Com a parada do aço no meio....
Valeu...
Abraço...
Pavani
AMILCAR MOREIRA NETO
04/10/2004, 11:26
Pessoal,
Tenho uma hilux e ela sempre apresentava folga no braço auxiliar. O próprio vendedor da green automoveis (representante toyota em belém) me indicou fazer as buchas de nylon.
Procurei um torneiro famoso aqui de belém e ele disse q o nylon ficaria melhor do que o material original, me deu garantia no serviço, e disse q com o tempo o material em vez de dar folga ele dilata... Realmente essa foi a grande solução p meu problema de folga. Ficou muito bom... e gastei R$ 60,00 reais (diga-se que as buchas originais custam 15,00 parece) Saiu bem mais caro, porém nao deu mais folga... :D :D :D
Até agora, só alegria também.....
Sem nada a reclamar, só vou lbrificar as molas por que tá com um barulhinho que eu acredito que seja falta de lubrificação....
ABraço..
Pavani
Maiewski
04/11/2021, 21:41
Boa noite, pessoal!
Conferindo as mensagens no fórum acabei decidindo fazer as buchas dianteiras do meu CJ5 de nylon, um torneiro me indicou também alegando que o material é extremamente resistente. Faz pouco tempo que coloquei, notei que faz um pouco de barulho a mais, porém tá se comportando bem e estou satisfeito.
Lembro que fiz embuchamento nos braços Pitman´s da minha ex Sportage diesel 2001, com nylon.
Isto foi lá pelos idos de 2009/2010.
Em seguida vendi a viatura.
Meses depois o comprador disse que a viatura perdeu o alinhamento e gastou de forma bem irregular os pneus dianteiros.
Motivo: o embuchamento se desgastou.
Ou seja, não duraram nada.
Borracha parece ser o mais indicado.:concordo:
Fala pessoal...
As buchas servem apenas para eliminar o desgaste entre os feixes,e os rangidos, ou serve também para ajustar a altura? Pergunto isso porque tenho uma ranger que está cerca de 2,5cm mais baixa de um lado, não carrego peso na caçamba, imagino que possam estar fracas por conta do tempo, é justamente do lado do motorista e tanque que está mais baixo, mas será que umas buchas novas não ajudariam nisso? Também pensei em trocar as molas de lado, jogar a da esquerda pra direita e vice-versa pra ver como fica! Dicas?