PDA

Ver Versão Completa : alternador do jeep



streithammer
27/11/2008, 15:35
preciso de uma ajuda com o alternador do jeep. A luz do alternador do painel não está mais ligando e desconfio que haja um problema no alternador. Já troquei o regulador de tensão, verifiquei se a lampada não está queimada ou se há mal contato nos fios, mas o problema persiste. O alternador tem tres saídas, uma mais grossa que sai direto para a bateria que é positiva e outras duas que vão para o regulador: uma é CAMPO e outra é NEUTRA. Acontece que estas duas que vão para o regulador estão tendo carga, isto é normal? A saída NEUTRA não devia ser neutra ou negativa? Será que tem um curto no alternador?
Se alguém puder me ajudar, ficaria grato,

GIOVANNI LUIS
27/11/2008, 16:46
Esperimenta fazer uma leitura no cabo B+ que vai pra bateria, com uma alicate de corrente, para ver qual a amperagem q o alternador esta enviando para o terminal +.

streithammer
28/11/2008, 08:32
A carga do fio B+ acho que é normal, ela oscila entre 13 e 14, dependendo da aceleração.
como é o esquema de fios que vão para a luz do alternador? Um fio sai do regulador de tensão (saida Lampada) e o outro fio tem de ser um positivo que vem da Ignição, correto? :pensativo:

leopoldo
29/11/2008, 13:44
se a lampada não acende pode ser o aterramento do soquete aonde a lampada se encaixa.

ou

teste o fio no painel, mas o positivo que alimenta o soquete. ele alimenta a lampada com a chave ligada.

streithammer
29/11/2008, 15:37
O soquete esta em orden, mas o soquete não pode ter aterramento no painel. O fio negativo tem de ser aquele que vem do regulador e o positivo vem da ignição. Eu acho que o problema está nos dois fios que saem do alternador e vão para o regulador. A saída NEUTRA do alternador está dando carga positiva e a saída CAMPO é negativa. È assim mesmo que funciona? è este o esquema ou deveria ser o contrário??

A Leoni
29/11/2008, 16:36
Temos que analizar duas situações:
1- Com o motor parado:
a saida D+ do alternador que nessa condição está negativa(-), deve ser ligada a lâmpada indicadora de carga da bateria e esta por sua vez ao positivo através da chave de ignição. A lampada fica acesa (+ da chave e - do alternador).
A saída B+ deve estar conectada a bateria(normalmente no + do motor de arranque). Nesta condição (motor parado) a tensão deve ser próxima de 12V, ou seja, a mesma da bateria.
Alguns alternadores tem uma saída "W", que é uma saída de "pulsos", normalmente usadas em motores diesel para o contagiros.

2- Com o motor funcionando:
A lampada indicadora da bateria, que está ligada ao + através da chave, manda uma pequena corrente ao alternador, o que faz com que o alternador comece a gerar energia. Neste momento a saída D+ se torna +, o que faz com que a lâmpada se apague(+ dos dois "lados" da lâmpada). Esse pequeno sinal positivo fornecido pela lâmpada ao alternador(na sua grande maioria, mas não todos os modelos...) é necessário para que a o mesmo inicie a geração de energia, uma vez que os alternadores não possuem imãs permanentes em seu interior, necessitando uma certa corrente elétrica para produzir um campo eletromagnético e a partir daí gerar energia.
A saída B+ passa a ter a tensão de geração do alternador, ou seja, próximo de 14V se ele estiver funcionando.

Streithamer, como em suas mensagens voce não fala se as tensões são com o motor funcionando ou não, fica a minha dica para testar nas duas condições mantendo a lâmpada indicadora da bateria ligada, ok?

Obs.: As indicações B+, D+ e W normalmente vem marcadas na carcaça do alternador.

[]'s

streithammer
29/11/2008, 17:13
Obrigado pelas dicas Leoni, mas acho que o teu alternador é daqueles mais novos que não tem regulador de tensão externo. O alternador do meu jeep é mais antigo e o nome das saídas são NEUTRA e CAMPO, (é assim que está escrito no alternador) e o B+, que vai direto na bateria. Eu medi as tensões com o motor parado e funcionando e o B+ é 14 e alguma coisa funcionando. Minha dúvida mesmo é com as saídas que vão para o regulador: a chamada NEUTRA, que tem carga positiva com o motor parado e em funcionamento e a saida CAMPO, com carga negativa também com o motor parado e funcionando.
A luz do painel tem o positivo da chave de ignição e o negativo deveria vir do regulador de tensão, mas o fio que sai do regulador não tem nem carga positiva nem negativa.
e com isso a bateria não está carregando. Minha dúvida então é a seguinte:
A saída chamada NEUTRA do alternador deve ter carga positiva?
A saída chamada CAMPO do alternador deve ter carga negativa?

A Leoni
29/11/2008, 19:11
Streithammer, falha minha....

Vou ter que fazer umas pesquisas aqui nos meus arquivos, pois já faz tempo que não ligo um alternador com regulador externo....
De qualquer maneira, se a tensão de saída do alternador está em 14 e poucos volts, ele está ok e deveria estar carregando a bateria normalmente. O regulador que vc está usando é eletrônico ou mecânico?

[]'s

leopoldo
30/11/2008, 00:02
O fio negativo tem de ser aquele que vem do regulador e o positivo vem da ignição.

é isso o que eu quis me referir ao teste de aterramento: o fio que vem do regulador (+velho), ou do alternador (+moderno).

faça um teste. liga a chave, solta o fio do rele e aterre. veja se a lampada acende. Se acende, o problema está no regulador.

Na seção de download tem o manual de manutenção. Lá tem, na parte elétrica, os testes de alternador.

streithammer
30/11/2008, 13:40
Obrigado pela dica Leopoldo e Leoni. è exatamente isto que acontece: se eu aterro o fio da saída LAMPADA do regulador a lampada no painel acende. e com o motor ligado ela não apaga. A questão é que o regular é novo, marca GAUSS ( GA057) aquele que se usa no corcel. Será que o regulador esta queimando por uma imcompatibilidade com o alternador?
O alternador é velho, não tem nenhuma indicação sobre o modelo, imagino até que seja o original do jeep.
Aqui num dsmanche pode-se comprar alternadores de corcel/belina /delrei por 30 ou 40 reais, mas será que eles dão conta do recado num jeep 6c.?

leopoldo
30/11/2008, 19:44
Bom, se a lampada não acende por causa do regulador, agora há duas opções: Ou o alternador não carrega e é por isso que a lampada não acende, ou o rele, ou fio interno no regulador está com problema, mesmo que o alterador carregue normalmente.

Como vc verificou ddp entre 13 e 14 V com o motor ligado, o altenandor gera energia.

Como vc trocou o regulador uma vez, ou ambos estavam estragados da mesma forma(lei de murphy) ou tam mais algo a ser considerado

lincoln neves de souza
31/03/2009, 22:10
Testa a placa de diodo, pois estou com o mesmo problema com uma empilhadeira q tem essa mesma configuração para sistema de carga, tenho q verificar a fiação pois tá maior ninho de gato lá....se acaso encontrar algo diferente te falo camarada:concordo: