Ver Versão Completa : alternador do jeep
streithammer
27/11/2008, 15:35
preciso de uma ajuda com o alternador do jeep. A luz do alternador do painel não está mais ligando e desconfio que haja um problema no alternador. Já troquei o regulador de tensão, verifiquei se a lampada não está queimada ou se há mal contato nos fios, mas o problema persiste. O alternador tem tres saídas, uma mais grossa que sai direto para a bateria que é positiva e outras duas que vão para o regulador: uma é CAMPO e outra é NEUTRA. Acontece que estas duas que vão para o regulador estão tendo carga, isto é normal? A saída NEUTRA não devia ser neutra ou negativa? Será que tem um curto no alternador?
Se alguém puder me ajudar, ficaria grato,
GIOVANNI LUIS
27/11/2008, 16:46
Esperimenta fazer uma leitura no cabo B+ que vai pra bateria, com uma alicate de corrente, para ver qual a amperagem q o alternador esta enviando para o terminal +.
streithammer
28/11/2008, 08:32
A carga do fio B+ acho que é normal, ela oscila entre 13 e 14, dependendo da aceleração.
como é o esquema de fios que vão para a luz do alternador? Um fio sai do regulador de tensão (saida Lampada) e o outro fio tem de ser um positivo que vem da Ignição, correto? :pensativo:
leopoldo
29/11/2008, 13:44
se a lampada não acende pode ser o aterramento do soquete aonde a lampada se encaixa.
ou
teste o fio no painel, mas o positivo que alimenta o soquete. ele alimenta a lampada com a chave ligada.
streithammer
29/11/2008, 15:37
O soquete esta em orden, mas o soquete não pode ter aterramento no painel. O fio negativo tem de ser aquele que vem do regulador e o positivo vem da ignição. Eu acho que o problema está nos dois fios que saem do alternador e vão para o regulador. A saída NEUTRA do alternador está dando carga positiva e a saída CAMPO é negativa. È assim mesmo que funciona? è este o esquema ou deveria ser o contrário??
Temos que analizar duas situações:
1- Com o motor parado:
a saida D+ do alternador que nessa condição está negativa(-), deve ser ligada a lâmpada indicadora de carga da bateria e esta por sua vez ao positivo através da chave de ignição. A lampada fica acesa (+ da chave e - do alternador).
A saída B+ deve estar conectada a bateria(normalmente no + do motor de arranque). Nesta condição (motor parado) a tensão deve ser próxima de 12V, ou seja, a mesma da bateria.
Alguns alternadores tem uma saída "W", que é uma saída de "pulsos", normalmente usadas em motores diesel para o contagiros.
2- Com o motor funcionando:
A lampada indicadora da bateria, que está ligada ao + através da chave, manda uma pequena corrente ao alternador, o que faz com que o alternador comece a gerar energia. Neste momento a saída D+ se torna +, o que faz com que a lâmpada se apague(+ dos dois "lados" da lâmpada). Esse pequeno sinal positivo fornecido pela lâmpada ao alternador(na sua grande maioria, mas não todos os modelos...) é necessário para que a o mesmo inicie a geração de energia, uma vez que os alternadores não possuem imãs permanentes em seu interior, necessitando uma certa corrente elétrica para produzir um campo eletromagnético e a partir daí gerar energia.
A saída B+ passa a ter a tensão de geração do alternador, ou seja, próximo de 14V se ele estiver funcionando.
Streithamer, como em suas mensagens voce não fala se as tensões são com o motor funcionando ou não, fica a minha dica para testar nas duas condições mantendo a lâmpada indicadora da bateria ligada, ok?
Obs.: As indicações B+, D+ e W normalmente vem marcadas na carcaça do alternador.
[]'s
streithammer
29/11/2008, 17:13
Obrigado pelas dicas Leoni, mas acho que o teu alternador é daqueles mais novos que não tem regulador de tensão externo. O alternador do meu jeep é mais antigo e o nome das saídas são NEUTRA e CAMPO, (é assim que está escrito no alternador) e o B+, que vai direto na bateria. Eu medi as tensões com o motor parado e funcionando e o B+ é 14 e alguma coisa funcionando. Minha dúvida mesmo é com as saídas que vão para o regulador: a chamada NEUTRA, que tem carga positiva com o motor parado e em funcionamento e a saida CAMPO, com carga negativa também com o motor parado e funcionando.
A luz do painel tem o positivo da chave de ignição e o negativo deveria vir do regulador de tensão, mas o fio que sai do regulador não tem nem carga positiva nem negativa.
e com isso a bateria não está carregando. Minha dúvida então é a seguinte:
A saída chamada NEUTRA do alternador deve ter carga positiva?
A saída chamada CAMPO do alternador deve ter carga negativa?
Streithammer, falha minha....
Vou ter que fazer umas pesquisas aqui nos meus arquivos, pois já faz tempo que não ligo um alternador com regulador externo....
De qualquer maneira, se a tensão de saída do alternador está em 14 e poucos volts, ele está ok e deveria estar carregando a bateria normalmente. O regulador que vc está usando é eletrônico ou mecânico?
[]'s
leopoldo
30/11/2008, 00:02
O fio negativo tem de ser aquele que vem do regulador e o positivo vem da ignição.
é isso o que eu quis me referir ao teste de aterramento: o fio que vem do regulador (+velho), ou do alternador (+moderno).
faça um teste. liga a chave, solta o fio do rele e aterre. veja se a lampada acende. Se acende, o problema está no regulador.
Na seção de download tem o manual de manutenção. Lá tem, na parte elétrica, os testes de alternador.
streithammer
30/11/2008, 13:40
Obrigado pela dica Leopoldo e Leoni. è exatamente isto que acontece: se eu aterro o fio da saída LAMPADA do regulador a lampada no painel acende. e com o motor ligado ela não apaga. A questão é que o regular é novo, marca GAUSS ( GA057) aquele que se usa no corcel. Será que o regulador esta queimando por uma imcompatibilidade com o alternador?
O alternador é velho, não tem nenhuma indicação sobre o modelo, imagino até que seja o original do jeep.
Aqui num dsmanche pode-se comprar alternadores de corcel/belina /delrei por 30 ou 40 reais, mas será que eles dão conta do recado num jeep 6c.?
leopoldo
30/11/2008, 19:44
Bom, se a lampada não acende por causa do regulador, agora há duas opções: Ou o alternador não carrega e é por isso que a lampada não acende, ou o rele, ou fio interno no regulador está com problema, mesmo que o alterador carregue normalmente.
Como vc verificou ddp entre 13 e 14 V com o motor ligado, o altenandor gera energia.
Como vc trocou o regulador uma vez, ou ambos estavam estragados da mesma forma(lei de murphy) ou tam mais algo a ser considerado
lincoln neves de souza
31/03/2009, 22:10
Testa a placa de diodo, pois estou com o mesmo problema com uma empilhadeira q tem essa mesma configuração para sistema de carga, tenho q verificar a fiação pois tá maior ninho de gato lá....se acaso encontrar algo diferente te falo camarada:concordo: