Ver Versão Completa : Rolamento (SKF) 6207.2Z Roda tras. Samuca.
All,
Consegui trocar o rolamento da roda traseira do samuca, e o melhor tudo por R$65,00! e ainda foi caro, em um grande centro com certeza fica mais barato.
Fiz um orçamento na GM e queriam me cobrar R$390,00.
Valeu a dica do nosso amigo ojaner.. O mais interessante foi que diferente do que ele disse, as medidas interna/externa do rolamento são identicas a única diferença é que foi necessário fazer um outro limitador de 7mm.
Para os Samucas de plantão segue as medidas (SKF) 6207.2Z 35 x 72 x 17.
Abaixo o link do tópico comentado.
(Desculpem o novo tópico com o mesmo assunto más é que o título do outro não estava de acordo com assunto e poderia passar despercebido aos interessados)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5520
Samurai_MOA
16/09/2004, 22:21
Blz Jr!
Se tivesse essa informação certamente nao teria desembolsado uma nota no passado...
Valew a dica Osvaldo!
Aramis Cardozo
17/09/2004, 15:37
Olá pessoal, uma duvida:
Troquei o rolamento traseiro do meu samuca 92, de marca FAG, durou 3
Treis meses, fui descobrir a causa, e cheguei a conclusão que:
Tinha posto o rolamento de apenas 8 esferas, e o recomendado é de 13
esferas, coloquei e esta durando bem mais, ou seja até hoje não deu pro-
blema.
Pergunto para os amigos seria este o problema , será q consegui resolver????
Existe a possibilidade de colocar no lugar de rolamento c/ esfera, rolamento c/ rolete???/
Obrigado
Aramis/92
Periquitooffroad
24/09/2004, 14:52
Rolamento de rolos cilindricos não devem se colocados pois não aguentariam as cargas axiais provenientes das curvas e tal. A diferença de aplicação está bem ai.
Rolamentos de esferas aguentam cargas radiais, que são aquelas vindas da vertical tipo torque do pneu, caída em buracos e tal. Aguentam também cargas axiais.
O rolamento de esfera aguanta muito pouco axial e aguenta muito mais as radiais. Numa curva ele poderia quebrar e ir embora com o pneu e semi-eixo. QUE TRÁGICO
Rolamentos de carga axial e radial maior que dos esfera, são os de rolos cônicos mas pra colocar no samurai várias alterações teriam de ser feitas. A L200 usa este tipo de rolamento e o Engesa também e de vez em quando voa roda com semi-eixo e tudo mais.
Aramis Cardozo
26/09/2004, 16:45
Obrigado amigo,
tirou minha duvida.
Blz.e com relação ao numero de esfera, acredito q qto mais esferas, demora + pra detornar ou não.
Aramis/ samuca 92
xadventure
26/09/2004, 23:13
Olá Pessoal
Bem abri um rolamento 6205 2z e ele tem 9 esferas o similar que idicaram provavelmente deve ter 9 ou 10
Abraço
EDUOARDOO+
05/10/2004, 01:13
ALL !!!!
BLZ
AFINAL QUAL O BIXO 6205 OU 6207?
PODE VARIAR O NÚMERO DE ESFERAS?
TIVE UM PROBLEMA = EM POUCO TEMPO DEU PAU! :P :P :P :P
[]S DO SUL!
Periquitooffroad
05/10/2004, 13:20
Olá Pessoal
Bem abri um rolamento 6205 2z e ele tem 9 esferas o similar que idicaram provavelmente deve ter 9 ou 10
Abraço
Isso é padronizado por norma, não tem 6205 com 5 esferas ou 6205 com 9 esferas, é dimensionalmente impossível.
6205 o que quer dizer cada número?
6 - quer dizer que o rolamento e rígido de uma carreira de "esferas"
2 - quer dizer seu diametro externo e a largura sendo modificados pela dimensão da esfera.
05 este último par quer dizer o diametro interno do rolamento bastando multiplicar por 5. Assim, 6205 tem diamtro interno de 25mm e 6207 35mm. O eixo traseiro do Samurai tem o diametro onde o rolamento se encaixa igual a 35mm e assim so pode ser rolamento final 07.
E pode ser 6307 como o Vitara? não pois o diametro da caixa do diferencial onde encaixa o diametro externo do rolamento tem 72mm que equivale ao 2, o 3 equivaleria a um diametro externo de 80.
6207= Di=35 De=72 Largura=17 Samurai
6307= Di=35 De=80 Largura=21 Vitara (aumento do diametro externo e da largura devido a esfera ser maior)
O Padrão é de 9 esferas para rolamentos rígidos de uma carreira de esferas.
alex_floripa
20/10/2004, 08:55
Periquito,
Já que vc entende de rolamentos:
Como saber se o rolmento é de primeira linha?
Tive cotando o 6207DDU: FAG 25R$ NSK 27R$
e um NIL (que o cara disse que é 1a linha) 20R$
O problema é que esses rolamentos como tem uma largura menor na capa interna deve durar menos tempo que o original.
Existe tambem a possibilidade de comprar o rolamento de roda da F1000, que senão me engano, tem as mesmas medidas exceto a capa interna que é maior 5 mm de cada lado. Ai teria que passar no torno para tirar de um lado do rolamento esses 5 mm. Esse rolamento (INA) tá 57R$ aqui.
Será que vale a pena essa adaptação?
[]'s
Periquitooffroad
20/10/2004, 22:25
Esqueça o NIL, deve ser contrabando.
SKF, NSK, KOYO, FAG, TIMKEM, INA são rolamentos de primeira. Gosto muito dos SKF.
Rolamentos de primeira linha são muito bem embalados. Embalagens peba/derrubadas ou sem embalagens denotam 2ªlinha.
Esqueça passar rolamento novo em torno, melhor fabricar o anel e manter o rolamento intacto. Quem usa 6207 é a Kombi no semi-eixo traseiro.
Samurai_MOA
24/10/2004, 20:17
Esqueça o NIL, deve ser contrabando.
SKF, NSK, KOYO, FAG, TIMKEM, INA são rolamentos de primeira. Gosto muito dos SKF.
Rolamentos de primeira linha são muito bem embalados. Embalagens peba/derrubadas ou sem embalagens denotam 2ªlinha.
Esqueça passar rolamento novo em torno, melhor fabricar o anel e manter o rolamento intacto. Quem usa 6207 é a Kombi no semi-eixo traseiro.
Os ina nem sempre vem bem embalados, pelo menos os que eu comprei vem num saquinho fuleragi! Mas tah pra confiar legal! Eh um rolamento de excelente qualidade!
xadventure
25/10/2004, 05:03
Bem não gosto muito da FAG, desgasta muito rápido, em relação a tornear o rolamento fica um pouco dificil pois eles são feitos de aço rápido, e mesmo se desse iria ficar muito fragil
Abraço
Renato Carvalho
03/04/2006, 14:43
PessoAll,
Preciso trocar os rolamentos traseiros do meu Samurai 93 e pesquisando achei esse tópico aqui, falando da adaptação dos rolamentos da Kombi, sugerida pelo Osvaldo.
Entretanto, quando sugeri pro mecânico, ele desaconselhou dizendo que os rolamentos da Kombi não aguentam muito tempo.
Queria saber do pessoal que já usa essa adaptação há algum tempo, se continua aconselhando ou se realmente quebra logo.
Devo mudar de idéia ou de mecânico? :pensativo:
Abração,
Renato Carvalho
Samurai 93
Fortaleza-CE
Só um detalhe, a kombi usa o rolamento 6207 com construção/folga C3 ou J30 (pros franceses). Ainda por cima tem que se decicir se vai usar ZZ (vedação de aço) 2RS=DDU=EE (vedação de borracha. A kombi usa aberto. No Samurai pelo jeito tenm que ser fechado. Eu usaria com vedção de borracha, a maioria dos automotivos vem com vedação de borracha.
Talvez a direfença de durabilidade esteja na folga C3
Pra ter uma ideia se tão roubando
Marca SNR (frances, fabrica da Renault)
6207 EE J30->R$14,80
6207 ZZ J30->R$13,50
Marca SKF (provavelmente fabricação argentina)
6207 2RS C3->R$27,60
6207 ZZ C3->26,30
Marca Chines otimo pra rodinha de portão de garagem R$ 9,00 (ai não existe C3)
Quanto a embalagem, tenho uns chineses com uma embalagem otima, muito bonita, inclusive vem impresso "PRINTED IN USA" ou "REGISTRED IN USA" ai os mexanicos compram achando que é americano ! Um abuso !
[ ]s me metendo onde não fui chamado
Periquitooffroad
05/04/2006, 00:07
A diferença de durabilidade está entre a compra de um rolamento de 1ª e mais que tudo no cuidado da montagem. Pode se acabar com a vida útil exatamente na montagem.
Usar vedação de borracha e extremamente importante para veículos de trilha, apesar que nos rolamentos originais a vedação é metal.
Bom, estive procurando problemas para voces......Na mesma medida do 6207, existe o rolamento NUP 207......Na faixa de R$100. É de roletes cilindricos, só teria que fazer dois aneis de 35mm de furo, 2,5mm de espessura e diametro externo de 44mm, ai prensava um anel de cada lado do rolamento. Ai não teria o problema do topico anterior de o semi-eixo se mexer de dentro da planetaria. Ha, este rolamento não é blindado, ai teria que colocar um retentor de cada lado, isto se é que da para botar um retentor de cada lado, como não coneço a montagem....fica por conta de voces a avaliação.
Ha saber, a carga de ctalogo do 6207 é de 25500N, e a do NUP 207 é de 48400N, praticamente o dobro !
[ ] s
Joao Baeta
17/05/2010, 22:18
:arrow:Povo...
Estou a procura do rolamento traseiro do meu Samurai....
Pelo que antes.. Usava marca Sabó... Mas já estorou uns 3x......
Vou catar por aqui!
Ricardo Passoni
17/05/2010, 22:38
João é rolamento ou retentor que vc procura???:pensativo:
abraços
Joao Baeta
17/05/2010, 22:50
João é rolamento ou retentor que vc procura???:pensativo:
abraços
:arrow:Ricardo....
Tópico bem antigo hein? :mrgreen:
Estou catando ROLAMENTO traseiro do Samurai!
Ricardo Passoni
18/05/2010, 17:50
Pois é meu amigo tbem estranhei desenterrar este topico mas com vc estava procurando , por isso teperguntei , pq vc disse usava Sabó mas ja estourou 3x rs:mrgreen:
abraços
Joao Baeta
18/05/2010, 19:09
Pois é meu amigo tbem estranhei desenterrar este topico mas com vc estava procurando , por isso teperguntei , pq vc disse usava Sabó mas ja estourou 3x rs:mrgreen:
abraços
:arrow:Pois é...
Ate agora eu mandei para distribuidor da NGK aqui no RJ..... Até agora nada! :putz:
rogeriomasih
18/05/2010, 19:35
Oi, João.
vc está utilizando o original?
Basta levar o rolamento em uma loja especializada que facilmente eles te entregam um equivalente.
No meu caso fiz uma adaptação para usar nas dimensões do rolamento da Kombi. Para esse eu tenho a especificação aqui.
Estou usando da marca INA e está aguentando bem.
Joao Baeta
18/05/2010, 19:40
Oi, João.
vc está utilizando o original?
Basta levar o rolamento em uma loja especializada que facilmente eles te entregam um equivalente.
No meu caso fiz uma adaptação para usar nas dimensões do rolamento da Kombi. Para esse eu tenho a especificação aqui.
Estou usando da marca INA e está aguentando bem.
:arrow:Estou usando o original...
Mas a marca Sabó... Nao aguenta mesmo.... Vive estorando..! :putz:
Ricardo Passoni
19/05/2010, 11:12
Minha pequena contribuição , qdo o rolamento não aguenta provavelmente , a parte interna roletes, esferas , ou estão fora da especificação digo isso pq podemos ter um rolamento Ex 6202 blindado de ambos os lados com 5 , 6 e ate 8 esferas( tem que saber a carga que ele vai receber e se ela e axial ou radial), o que aconteçe muitas vezes e que compramos um de 5 esferas onde deveriam ser 8! dai ta feita a caca rs! :mrgreen:e tem tbem o modo como é colocado no lugar na porrada vai detonar mesmo para não falar outra coisa rs!
Abraços
João da uma tentada na IRUZA rolamentos aqui em SP, Cobra rolamentos
Abraços
Joao Baeta
19/05/2010, 13:40
Minha pequena contribuição , qdo o rolamento não aguenta provavelmente , a parte interna roletes, esferas , ou estão fora da especificação digo isso pq podemos ter um rolamento Ex 6202 blindado de ambos os lados com 5 , 6 e ate 8 esferas( tem que saber a carga que ele vai receber e se ela e axial ou radial), o que aconteçe muitas vezes e que compramos um de 5 esferas onde deveriam ser 8! dai ta feita a caca rs! :mrgreen:e tem tbem o modo como é colocado no lugar na porrada vai detonar mesmo para não falar outra coisa rs!
Abraços
João da uma tentada na IRUZA rolamentos aqui em SP, Cobra rolamentos
Abraços
:arrow:Ricardo...
Aqui tem Cobra Rolamento... E nao tem! :putz:
rogeriomasih
19/05/2010, 16:17
Vc tem as medidas internas e externas do rolamento?
Outra coisa, já verificou se a capa do eixo não está empenada?
Ricardo Passoni
19/05/2010, 18:45
João vou ver para vc aqui na rua Piratininga , centro de Sp se tem ai compro e te envio ok!
abraços
Joao Baeta
19/05/2010, 19:25
João vou ver para vc aqui na rua Piratininga , centro de Sp se tem ai compro e te envio ok!
abraços
:arrow:Td bem.......
mande a sua conta por MP!
:concordo:
Ricardo Passoni
19/05/2010, 20:11
Vou ver se acho por aqui ai te mando o que for scaneio nota fiscal .afinal não quero ganhar nada rs!
abraços
amanha a tarde posto para vc !
Joao Baeta
19/05/2010, 20:20
Vou ver se acho por aqui ai te mando o que for scaneio nota fiscal .afinal não quero ganhar nada rs!
abraços
amanha a tarde posto para vc !
:arrow:Td bem.... Fico no aguardo!
Abs
Ricardo Passoni
19/05/2010, 20:44
João Baeta mando um link pq tem ate o retentor , da uma lida e me avisa
http://www.skf.com/skf/productcatalogue/jsp/search/searchDesignation.jsp?action=search&searchway=1&lang=pt&maincatalogue=1&designationField=6207%202Z
Abraços
Ricardo Passoni
20/05/2010, 10:57
:arrow:Td bem.... Fico no aguardo!
Abs
João Baeta me pediram R$ 100,00 em cada achei muito caro e fora da realidade , eram SKF , ladrão rs!
Abraços
Joao Baeta
20/05/2010, 11:22
João Baeta me pediram R$ 100,00 em cada achei muito caro e fora da realidade , eram SKF , ladrão rs!
Abraços
:arrow::shock:
Roubalheira!!!!!
Como pode ser tão caro numa peca tão banal!!!!!!
:putz:
Estamos procurando por aqui!!!!
Ricardo Passoni
20/05/2010, 11:28
Tbem achei p%$56! que Pa#$%#u! quase cai qdo falou , so não chamei de ladrao pq ia ser mal rs! mas que deu vontade deu rs! , rodei toda a rua aqui no centro , tinha visto na net mas no Parana por R$ 25,00 pensei que seria mais ou menos isso por aqui !, mas vou dar uma ligada na IRUSA, ja tentou via mail deles ??
Abraços
e no que precisar pode falar !
[QUOTE=Ricardo Passoni;1167549]Tbem achei p%$56! que Pa#$%#u! quase cai qdo falou , so não chamei de ladrao pq ia ser mal rs! mas que deu vontade deu rs! , rodei toda a rua aqui no centro , tinha visto na net mas no Parana por R$ 25,00 pensei que seria mais ou menos isso por aqui !, mas vou dar uma ligada na IRUSA, ja tentou via mail deles ??
Abraços
O ROLMT. POR AQUI TA CARO TROQUEI OS 2 TRZ HOJ. A NOITE LEVO A CX EMBALAGEM SE NÃO JOGARAM FORA ERA ORIG MADE JAPAN P/ VC VER
Joao Baeta
20/05/2010, 12:35
[QUOTE=Ricardo Passoni;1167549]Tbem achei p%$56! que Pa#$%#u! quase cai qdo falou , so não chamei de ladrao pq ia ser mal rs! mas que deu vontade deu rs! , rodei toda a rua aqui no centro , tinha visto na net mas no Parana por R$ 25,00 pensei que seria mais ou menos isso por aqui !, mas vou dar uma ligada na IRUSA, ja tentou via mail deles ??
Abraços
O ROLMT. POR AQUI TA CARO TROQUEI OS 2 TRZ HOJ. A NOITE LEVO A CX EMBALAGEM SE NÃO JOGARAM FORA ERA ORIG MADE JAPAN P/ VC VER
:arrow:Ricardo,
Acabei nao mandando.... Por IRUSA.... Qnd eu ví no "contatos".. Tinha 2 aí... Aí nao sei qual é um deles! :pensativo:
:arrow:Inacio,
Qual é a marca do rolamento??? :pensativo:
Eu vendia a 40 reais um rolamento desse generico.. e 140 um SGP.. rodei 40mil km com o SGP.. e rodei pouco mais de 5mil com um SKF.. isso de trilhas areia, lama e asfalto..
a diferença era enorme de valor.. mais a durabilidade...
mais tem em qualquer loja de rolamento.. lembrando da saliencia que tem q ter na base para não tocar no semi..
Vlw
Ricardo Passoni
20/05/2010, 14:23
[quote=inacio;1167568]
Acabei nao mandando.... Por IRUSA.... Qnd eu ví no "contatos".. Tinha 2 aí... Aí nao sei qual é um deles! :pensativo:
:arrow:Inacio,
Qual é a marca do rolamento??? :pensativo:
João Baeta vc ja desmontou ele?? digo isso pq tem de 5 esferas e de 9 como é o recomendado e existente no Samurai, muita gente fala que o rolamento dura pouco mas , o que ja vi de "mexanico" que bate no peito que sabe fazer manutenção de qquer tipo de carro e nem sabe colocar um rolamento no lugar ! ai e merda ta feita , e não vai durar mesmo!, deem um lida no site da Fag ou SKF que eles dizem a durabilidade media de um rolamento , e como é assentado no lugar , ai vem o zé das couves e poe com uma marreta de 20 kg! ai perddeu tuda a "qualidade" do mesmo!, term tbem que se observar a carga axial do mesmo!
Ah se vc desmontou leva em uma casa de rolamento , e tem KOYO sim para ele! que é o original do Suzuki!
Abraços e a disposição !
Joao Baeta
20/05/2010, 18:04
[quote=Joao Baeta;1167608]
João Baeta vc ja desmontou ele?? digo isso pq tem de 5 esferas e de 9 como é o recomendado e existente no Samurai, muita gente fala que o rolamento dura pouco mas , o que ja vi de "mexanico" que bate no peito que sabe fazer manutenção de qquer tipo de carro e nem sabe colocar um rolamento no lugar ! ai e merda ta feita , e não vai durar mesmo!, deem um lida no site da Fag ou SKF que eles dizem a durabilidade media de um rolamento , e como é assentado no lugar , ai vem o zé das couves e poe com uma marreta de 20 kg! ai perddeu tuda a "qualidade" do mesmo!, term tbem que se observar a carga axial do mesmo!
Ah se vc desmontou leva em uma casa de rolamento , e tem KOYO sim para ele! que é o original do Suzuki!
Abraços e a disposição !
O mecanico já desmontou.... Vou ligar para ele e pergunto qts tem de esfera e axial! e posto aqui!
Abs
Ricardo Passoni
21/05/2010, 11:56
Tranquilo João Baeta conta comigo por aqui no que precisar !
Abraços