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Ver Versão Completa : Revisão após alagamento



Torezan
26/11/2008, 14:33
Como todos puderam acompanhar através dos meios de comunicação, minha cidade (Itajaí) e região foi atingida pelas águas recentemente e pra variar, minha picape Bandeirante também esteve trabalhando dentro da água (mais de 50cm de profundidade) para retirar os animais no sítio e para ajudar a retirar a mobília de vizinhos atingidos.
Gostaria de saber quais as recomendações de revisão e manutenção que os mais experientes recomendam para o veículo? Estou pensando em trocar o óleo dos dois diferenciais (que não estavam com os respiros altos), lavar e lubrificar a parte inferior e engraxar todos os pontos recomendados no manual do proprietário. Algo mais se faz necessário? Quais lubrificantes (óleo, graxa e aditivos) são os mais recomendados?
Agradeço a atenção,

Higor-PY
26/11/2008, 14:42
Boa tarde Torezan!
Puxa que desastre ai na sua região heim, uma pena mesmo um lugar tao bunito.
Como voce pode perceber nao sou esperiente... mas aqui quando passa a epoca das aguas a gente sempre da um capricho no rolamento dos cubos (isso vc citou) e nos freios que sempre somem depois de transitar por alagados (mas nada comparado com o que vc deve de ter passado) :concordo:
[]'s e que Deus ilumine vcs!

Torezan
26/11/2008, 14:47
Valeu pela dica, e vou tentar uma revisão completa em todo o sistema elétrico também.
Abraços,

Torezan
28/11/2008, 14:15
Alguma idéia para a limpeza geral (lata e parte inferior)? Estou pensando em usar água quente e detergente para lavar geral antes de proceder à lubrificação...

Francisco Bicalho
28/11/2008, 14:29
Torezan

É muito triste saber do sofrimento de tanta gente em Sta. Catarina, com essa terrível tragédia. É tanto desequilíbrio ecológico, por conta da destruição da natureza nesse triste Brasil, com vocês sofrendo desse jeito, e as pessoas no Nordeste sofrendo de seca, com a Chapada Diamantina destruída por incêndios. Esse pais está pelo avesso.

Logo de cara, recomendo você trocar o óleo dos dois diferenciais, e do câmbio, se não tem os respiros elevados, em 50 cm de água, certamente entrou alguma nos diferenciais e câmbio. É sempre uma boa instalar o que chamam de 'snorkel de diferencial e câmbio' que é um kit com mangueiras que elevam os respiros, tem esse da Donatti: http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11775. Assim sendo, você fica tranquilo para enfiar o carro embaixo d’agua. Espero que na próxima vez só por diversão.

Abraço e boa sorte;
Chico

Torezan
28/11/2008, 14:47
Torezan

É muito triste saber do sofrimento de tanta gente em Sta. Catarina, com essa terrível tragédia. É tanto desequilíbrio ecológico, por conta da destruição da natureza nesse triste Brasil, com vocês sofrendo desse jeito, e as pessoas no Nordeste sofrendo de seca, com a Chapada Diamantina destruída por incêndios. Esse pais está pelo avesso.

Logo de cara, recomendo você trocar o óleo dos dois diferenciais, e do câmbio, se não tem os respiros elevados, em 50 cm de água, certamente entrou alguma nos diferenciais e câmbio. É sempre uma boa instalar o que chamam de 'snorkel de diferencial e câmbio' que é um kit com mangueiras que elevam os respiros, tem esse da Donatti: http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11775 (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11775). Assim sendo, você fica tranquilo para enfiar o carro embaixo d’agua. Espero que na próxima vez só por diversão.

Abraço e boa sorte;
Chico

Agradeço o apoio e sei que é lamentável a situação, mas como não há o que fazer além de levantar o que se pode para não molhar, temos que tocar em frente assim mesmo. Já conhecia estes respiros altos e não tive tempo de instalar, pois não estou em Itajaí há mais de 3 meses, mas quando voltar, vou colocá-los após a troca dos fluidos lubrificantes. Você sugere algum aditivo?
Abraços,

Francisco Bicalho
28/11/2008, 15:03
Torezan, acho que não precisa de nenhum aditivo tipo Molycote, se era isso que você estava pensando. Existe uma outra forma de evitar que a água entre nos respiros, que pode ser usada como solução temporária. Ouvi falar em umas pessoas que compram bicos de mamadeira, cortam com uma tesoura na parte com o diâmerto mais estreito, e prendem em volta dos respiros com aquelas amarras de nylon bem finas (não sei o nome, os gringos chamam de zip tie), que elas impedem a água de entrar nos respiros.

Abraço e boa sorte;
Chico

Torezan
28/11/2008, 15:12
Torezan, acho que não precisa de nenhum aditivo tipo Molycote, se era isso que você estava pensando. Existe uma outra forma de evitar que a água entre nos respiros, que pode ser usada como solução temporária. Ouvi falar em umas pessoas que compram bicos de mamadeira, cortam com uma tesoura na parte com o diâmerto mais estreito, e prendem em volta dos respiros com aquelas amarras de nylon bem finas (não sei o nome, os gringos chamam de zip tie), que elas impedem a água de entrar nos respiros.

Abraço e boa sorte;
Chico

Estava pensando em colocar um aditivo da Bardahl para estes componentes. Este respiro que você cita (que na verdade é feito com bicos de chupetas de criança e não de mamadeira) tem à venda no www.donatti4x4.com.br (http://www.donatti4x4.com.br), mas não confio pois também ficam submersos quando se entra na água. Quanto à amarra de nylon, também são chamadas simplesmente de "lacre" e se encontram facilmente na internet.
Obrigado pelas dicas.
Abraços,

GERALDOMS
30/11/2008, 08:43
Bom dia.
Aqui é comum passarmos por dentro de rios e lagoas com água até o meio do para-brisas.
Com relação a manutenção é só a troca de óleos dos diferenciais e caixa, os cubos só dar uma verificada mesmo.
Boa sorte e estamos aqui torcendo pra que essa chuva pare por aí.

Torezan
03/12/2008, 15:53
Estou pensando em utilizar o aditivo MAXLUB GA (http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31 (http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31/32)) em conjunto com o lubrificante MAXLUB GO (http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31/34 (http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31/34)), ambos da Bardahl ou algum outro lubrificante Petrobrás ou Castrol.
Alguém já usou esta combinação? O que me indicam?
Abraços,

Mad Dog
05/12/2008, 23:55
Estou pensando em utilizar o aditivo MAXLUB GA ( (http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31/32)http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31 (http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31)) em conjunto com o lubrificante MAXLUB GO ( (http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31/34)http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31/34 (http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/31/34)), ambos da Bardahl ou algum outro lubrificante Petrobrás ou Castrol.
Alguém já usou esta combinação? O que me indicam?
Abraços,

Dinheiro jogado no lixo!

Abraço.

Torezan
09/12/2008, 16:08
Dinheiro jogado no lixo!

Abraço.

Por quê? Você já usou? Não funciona?

Mad Dog
09/12/2008, 20:27
Por quê? Você já usou? Não funciona?

Não amigo, não funciona,
o melhor q vc tem a fazer é colocar óleo de boa qualidade, existem tópicos falando sobre essa enganação.

Abraço, e se tiver alguma dúvida sobre qual óleo utilizar , estarei a sua disposição para orientá-lo :concordo:

Torezan
12/12/2008, 21:00
Não amigo, não funciona,
o melhor q vc tem a fazer é colocar óleo de boa qualidade, existem tópicos falando sobre essa enganação.

Abraço, e se tiver alguma dúvida sobre qual óleo utilizar , estarei a sua disposição para orientá-lo :concordo:

Estou pensando em Castrol ou Lubrax, o que você recomenda?

Torezan
16/12/2008, 17:06
Comprei 5 litros de lubrificante Elf SAE 140 e 400 ml de Bardahl GA para colocar nos diferenciais, vou fazer o teste do aditivo ara ver no que dá pois sei que os B12 com certeza fazem diferença, mas o GA ainda não conhecia.

Para o câmbio e a caixa de transferência ainda não pensei no que fazer, vou trocar também, porém só em janeiro, quando sobrar mais tempo.

Para não ter o mesmo problema novamente, já levantei os respiros para 1,25 metros e agora acredito que não terei mais água nos diferenciais ou caixas.
Abraços a todos,

Torezan
18/12/2008, 14:40
Durante a troca dos fluidos dos diferenciais da Band ocorreu algo que me deixou pensativo:

O óleo do diferencial traseiro ao ser drenado, media 2,4 litros e tinha cor escura semelhante a óleo de motor já queimado, além da presença de pequena quantidade de limalhas de ferro.

O óleo do diferencial dianteiro tinha volume de 3 litros e cor clara semelhante a mostarda amarela com aspecto leitoso, além de viscosidade muito superior ao traseiro.

A partir destas observações surgiram as seguintes perguntas:
1-Qual a quantidade de lubrificante que deve ser utilizada nos diferenciais? (O manual do proprietário recomenda 2,5 litros. Alguém contesta?)

2-O que pode ter havido no diferencial dianteiro? (Não acredito que tenha entrado sujeira suficiente para aumentar o nível em 0,5 litro sem contaminar o diferencial traseiro apenas ao passar por locais alagados na enchente do mês passado e não consegui entender a cor do lubrificante usado. Estou tentando enviar fotos, mas não consigo tirá-las do celular)

3-Qual a viscosidade mais adequada para o lubrificante? (O manual recomenda SAE 90, porém eu usei SAE 140 por recomendação do vendedor de lubrificantes e por considerar o 140 mais adequado para o uso mais pesado do veículo)

Abraços,

Torezan
22/12/2008, 20:25
Estou desconfiado de que "encheram" o diferencial dianteiro para evitar oxidação por ficar mais tempo parado em relação ao traseiro. Não acredito que tenha entrado tanta lama no dianteiro sem aparecer sinais no traseiro.
Seria possível?:?:
Abraços,

Torezan
07/03/2009, 16:59
Aqui estão as três fotos para melhor esclarecer:
O lubrificante escuro é o tirado do diferencial traseiro;
O lubrificante claro, saiu do dianteiro;
O recipiente com os dois misturados, evidencia a diferença entre eles.
Alguém poderia me ajudar a entender o que ocorreu?

Torezan
11/03/2009, 19:24
Fui informado que a cor do lubrificante pode ter ficado (bem) mais clara pela presença de água. Será verdade? Ao drenar o diferencial não constatei presença de água no fundo, apenas o lubrificante escorreu...

rafaelgdl
17/03/2009, 20:55
Daí Torezan

Pois é cara, tbm passei sufoco com essas enchentes, moro um pouco em balneario e sofri pra passar pelo itajaí-açu, entrou água pelas portas e molhou minha canela dentro da band, acontece.
Tive somente q trocar todo o sistema de arranque, novas bobinas e automático do motor de arranque, coisa de 150 reais.
Agora sobre a cor dos óleos dos diferenciais, já passei por isso, qdo alaguei outra vez tbm, e oq me pareceu na hora da troca do óleo, é q o diferencial traseiro trabalha, com certeza, muito mais q o dianteiro, "sujando" assim mais o óleo, por isso a diferença de cor entre eles, o traseiro fica bem mais desgastado, óleo e coroa/pinhão, q o dianteiro, por isso as limalhas de ferro tbm!!!
sobre o nível mais alto do dianteiro, não saberia informar, mas se tivesse realmente entrado água, vc veria logo no inicio da drenagem, pois a agua sairia primeiro, logo após o oleo, então creio q não tenha entrado agua não!!!

É isso, tentei ajudar, qquer coisa manda aih a duvida!!!

Abraço e temos q marcar um passeio pela região.

Torezan
21/03/2009, 15:23
Daí Rafael,
Agradeço a orientação e concordo com você.
Quanto ao passeio, seria uma boa. Há uma semana estive em Campo Alegre e gostei da região. Umas fotos da serra D. Francisca não seriam má idéia para se postar aqui no fórum, porém em outro tópico (aqui só se eu postar fotos da enchente, he he).
Abraços,

rafaelgdl
23/03/2009, 13:35
haha

Verdade...
Qdo tiver em Itajaí me avisa, dar um passeio pelas trilhas do morro da brava tbm, ok!!!

e a Band, tá boa já??
Resolveu todos os problemas??
abraço

Torezan
25/03/2009, 19:33
Resolver todos os problemas de uma Band é meio difícil, quando não tem a gente inventa... he he.

Os morros da Brava são bons, mas ainda melhor seriam os de Luis Alves, lá no sítio é show em dias de chuva.

Mas voltando ao assunto do tópico, me diga: O que você achou da combinação do lubrificante e aditivo que usei?