Ver Versão Completa : Problemas na tração ranger
Diogo Trarbach
26/11/2008, 12:43
Boa tarde amigos.
Sou iniciante no mundo 4 x 4, preciso tirar uma dúvida com os amigos mais experientes no assunto. Quando ligo a tração da minha Ranger parece que ela fica amarrada, como se tivesse com o freio de mão acionado. Na reduzida está ok. Podem me dizer se isso é normal e se não for, qual problema pode ter. Estou com medo de usar a tração e estragar alguma outra peça do conjunto.
Aguardo esclarecimento dos amigos.
DIOGO
Edintruder
26/11/2008, 13:10
Os pneus que estão no eixo tras e diant tem que ser do mesmo tamanho. Em curvas a sensação de frear é normal.
Pesquisa no fórum que tem muito assunto explicando.
Teste em linha reta (reta mesmo, sem fazer curvas).
Em pisos com muita aderencia (asfalto) se voce fizer curvas devagar ela chega a travar.
Se forçar quebra
O 4x4 so deve ser usado em pisos de pouca aderencia (terra, lama ou em asfalto molhado com cuidado)
Diogo Trarbach
01/12/2008, 18:45
Os pneus que estão no eixo tras e diant tem que ser do mesmo tamanho. Em curvas a sensação de frear é normal.
Pesquisa no fórum que tem muito assunto explicando.
Obrigado amigo, estarei pesquisando.
DIOGO
Diogo Trarbach
01/12/2008, 18:46
Caro amigo.
Fiz o teste e a sensação persiste. Liguei para a concessionária Ford e os mecânicos falaram que é normal, estou aguardando com ansiedade para testar a viatura no barro mesmo.
Obrigado pela atenção.
DIOGO
Vasco Samurai
08/04/2012, 16:11
... seguinte, minha ranger é 2003 e ela trava literalmente e nem precisa ser a reduzida, 4x4 em piso aderente só em reta - dada minha primeira e única referência ser a ranger/02, poderiam entao me informar se todas as caminhonetes se comportam assim qdo tracionadas? Praticamente nao tenho confiança em enfrentar o barranco ziguezagueando... obrigado aí, sds.
BRAVOECONOVEMBER
08/04/2012, 18:09
As ranger - como too veículo que não possui diferencial central - "freia" quando se tenta fazer curvas, ou passar em desníveis, em terreno com boa aderência com tração nas 4 rodas devido à diferença de percurso entre os dois eixos que não possui o diferencial central para compensar, daí um eixo roda mais que o outro, e o outro trava o um. Tração integral, só quando precisa mesmo. Estrada de lama, areia, grama molhada, e asfalto molhado com pouca aderência, pode ir tranquilo. Regra básica: aciona a tração quando precisar, não quando achar que deve - só isso.
Se voce aciona a tração no barro, faz curva e a viatura transmite a sensação de que esta freando é porque absolutamente não é necessário o acionamento nesta situação uma vez que há aderência ao solo. Tração é para ser acionada quando não há aderência. Quando o veiculo possui diferencial central pode-se ligar a tração em qualquer situação uma vez que, em curvas, o mesmo compeçará as diferenças de rotação entre rodas internas e externas e eixos traseiro e dianteiro. Em contrapartida, diferencial central caso não se tenha bloqueio instalada pode-se ficar em situação de apenas uma das quatro rodas girando em falso.