Conectar

Ver Versão Completa : Suspenção traseira - Samurai 97

Samambaia
26/11/2008, 09:05
Pessoal,
Estourei os amortecedores traseiros do meu Samurai 97(originais) e fui aconselhado a substituí-los pelo Rancho 9123. Ao trocar percebi que batia no limite fechado do amortecedor em qualquer buraquinho e quando carregava alguém atras a situação piorava muito. Utilizo os calços de 1,5" na dianteira e na traseira e meu mecânico me disse que minha mola já estava cançada. Pesquisando aqui no forum vi que estas poderiam ser substituídas pelas do Verona COM KIT GÁS e foi o que fiz. Com esta nova combinação (Molas do Verona kit gás e rancho 9123) o carro aparentemente ficou ótimo, mas ainda não coloquei na trilha, porém como não tirei os calços de 1,5" ficou com a traseira muito alta, o carro ficou empinado.

Gostaria de saber se alguém usa esta combinação e pode dividir a experiência ou se alguém poderia me dizer se to fazendo besteira e posso ter problemas futuros.

Vocês acham que eu deveria pelo menos retirar os calços?

Uma coisa que ainda planejo é aumentar o batente do eixo para não dar limite do amortecedor.

Abraço

Fabil
26/11/2008, 09:32
se vc nao se preocupar pelo lado estetico de ficar com a traseira empinada, nao tem problema nenhum rodar assim...

T+

Samambaia
26/11/2008, 09:52
E quanto àquela barra que liga o eixo traseiro ao chasi? deve ser alterada, ou dá pra deixar assim?
Vou tirar algumas fotos do carro e vejo se posto até amanhã!

Preciso almentar o batente pelo menos uns 4cm. Alguma indicação?

Fabil
26/11/2008, 10:35
nao precisa mexer com panhard... o deslocamento do eixo é muito pouco e nao vai incomodar em nada,..

sobre o batente, compre o batente dianteiro do caminhao mercedez 608 ou o traseiro da fiorino

T+

Samambaia
26/11/2008, 10:39
Valeu Fabil, muito obrigado pela atenção. Vou continuar testando a nova configuração da viatura e posto aqui o resultado!!!

Um grande abraço

Samambaia
16/06/2009, 18:50
Pessoal,

A configuração ficou excelente, recomendo!!! Carro está mais macio, sem perder estabilidade e não dá mais batente.

marcelmarini
16/06/2009, 20:04
Amigo,

Passa a config. completa, os amortecedores estão originais?

Obrigado

Samambaia
18/06/2009, 00:39
Molas de Verona à gás, calço de suspensão de 1,5 Pol e amortecedores rancho 9123.

Gostei muito!

marcelmarini
15/07/2009, 20:46
Olá amigos.

Alguém já ouviu falar da Raja peças em Belo Horizonte-MG?
Achei no site da KYB, são distribuidores da marca.
Gostaria de saber se alguém já comprou lá, pois tem ótimos preços de amortecedores.

RAJA AUTO PECAS COMERCIO IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA.
Av. Barao Homen de Melo 3131, Belo Horizonte, Minas Gerais
Tels: (55 31) 2112-3131
rajapecas@rajapecas.com.br (rajapecas@rajapecas.com.br)
www.rajapecas.com.br (http://www.rajapecas.com.br/)

Edson Ferian
01/10/2009, 15:22
Afetaria muito a suspensão traseira se a barra panhard for retirada para melhorar o curso da suspensão?

Vi em alguns kits americanos (y-link) que eles soldam um suporte no eixo traseiro e outro suporte no chassis e colocam um peça em formato de Y, com um ponto de fixação no suporte soldado ao eixo e dois pontos de fixação no suporte soldado no chassi. O objetivo dessa peça é o mesmo da panhard?

Samambaia
01/10/2009, 16:16
Nunca vi esta adaptacao em Y.
Se simplesmente retirar a barra percebera uma grande perda de estabilidade, o carro ficara "SAMBANDO". Nao aconselho

Alfredo Stavale
01/10/2009, 17:47
Afetaria muito a suspensão traseira se a barra panhard for retirada para melhorar o curso da suspensão?

Vi em alguns kits americanos (y-link) que eles soldam um suporte no eixo traseiro e outro suporte no chassis e colocam um peça em formato de Y, com um ponto de fixação no suporte soldado ao eixo e dois pontos de fixação no suporte soldado no chassi. O objetivo dessa peça é o mesmo da panhard?

e ai Edson, blz?!

cara, faz o seguinte. em casa, tira a panhard do teu carro e tenta manobrar.
teu eixo vai ficar mexendo pros lados com risco de quebrar um dos parafusos dos braços longitudinais e o eixo sair.

não tem como tirar a panhard sem fazer outro sistema com fixação pro eixo não mexer pros lados. se tirar apenas a panhard usando o radius arm original do suzuki tu não vai melhorar o curso, tu vai é morrer:odedo:

eu não to lembrado agora de nada assim... as land e o xoxotaPX usam um triangulo que tem a concepção parecida com esta. mas acho que tem 2 pontos no eixo e apenas 1 no chassis.

quer melhorar o curso? amortecedores maiores e buchas de borrachas macias. ou juntas esfericas no lugar das buchas. existem varias soluções mais simples que você pode fazer em casa com meia duzia de ferramentas e melhorar muito o curso do jipe.

a panhard só causa um certo desconforto quando não ajustada corretamente, mas nao tem haver com curso da suspensão.
espero ajudado. abraço!

Marcos W
16/10/2009, 13:16
Legal essa dica!! :concordo:

Meu Samurai ta dando essas batidas secas na suspensão traseira quando passo em um buraco.

Ano passado inslatei molas traseiras de Voyage + amortecedor original na traseira, mas não ta legal.

Quanto custa estes amortecedores Rancho 9123?? Onde posso acha-los??

Obrigado.

MaGao
16/10/2009, 14:25

Meu Samurai ta dando essas batidas secas na suspensão traseira quando passo em um buraco.

Ano passado inslatei molas traseiras de Voyage + amortecedor original na traseira, mas não ta legal.

Obrigado.

Isso pode ser molas canssadas.. batendo elo com elo... verifica isso antes de trocar os amortecedores..

molas de voyagem canssam rapidim..

Fabil
16/10/2009, 18:07

Obrigado.

mola de voyage arria rapidinho... use mola original + calço

T+

Alfredo Stavale
19/10/2009, 09:27
Como o pessoal ai já disse...dá uma olhadinhas nelas. já que você usa a pouco tempo, veja se estão sem tinta entre os elos. se estiver sem, é bem provavel de estarem cansadas e batendo elo com elo.

rogeriomasih
19/10/2009, 09:55
Tive que trocar as molas traseiras do samurai e o mecânico sugeriu mola dianteira do opala 4cc.

Aproveitando a sugestões do fórum, coloquei mola de verona com kit de gás (refoçada), mas acabou ficando muito mole. Na verdade, ficou extremamente confortável, mas como ando muito em dunas, o carro ficou muito instável.

Levei de volta na oficina e ele acabou colocando, por conta própria, as molas do opala. Ficou muito bom!

Óbvio que ficaram bem mais duras, mas o carro ficou muito estável. Gostei mesmo.

Não sei exatamente o quanto, mas ele cortou algumas voltas da mola.

rogeriomasih
19/10/2009, 09:57
As batidas não pode ser tb final de curso do amortecedor?

teu carro está levantado ou com a altura original?

Eduardo K Souza
19/10/2009, 15:49
Resolvi as batidas no meu Samuca com amortecedores da Pampa. O barulho era causado pelas buchas(borrachas superiores) do próprio amortecedor. E o melhor: uns 150 pilas o par.

Victor Hugo.
04/04/2013, 17:22
Tive que trocar as molas traseiras do samurai e o mecânico sugeriu mola dianteira do opala 4cc.

Aproveitando a sugestões do fórum, coloquei mola de verona com kit de gás (refoçada), mas acabou ficando muito mole. Na verdade, ficou extremamente confortável, mas como ando muito em dunas, o carro ficou muito instável.

Levei de volta na oficina e ele acabou colocando, por conta própria, as molas do opala. Ficou muito bom!

Óbvio que ficaram bem mais duras, mas o carro ficou muito estável. Gostei mesmo.

Não sei exatamente o quanto, mas ele cortou algumas voltas da mola.

Rogerio,
estou usando molas traseira do voyage a gas na dianteira e cheguei a usar mola de voyage na traseira tbm.. mas tbm achei muito mole e não podia levar nenhum adulto no banco traseiro que ele ja se arrastava pelo chão.
Voltei no meu mecanico e ele ficou de ver.. quando cheguei no outro dia o carro ja estava diferente.. e segundo ele "arrumei umas molas la atras da oficina e ficou show de bola!" resultado.. nem ele sabe de qual carro ela a tal mola.

dpois de 1 ano exato de uso estou com um lado do jipe mais cansado que o outro. (do motorista) tanto a mola dianteira quanto a traseira aparentemente estao cansadas..

no seu caso, com molas do opala, voce diz que o carro ficou mais estavel. Mas vc ainda usa o amortecedor original na traseira?
e na dianteira, usa molas originais com calços de 1,5?

att,
Victor Hugo

rogeriomasih
04/04/2013, 18:50
estou usando molas de chevette na traseira, pois são mais macias e tão estáveis quando de opala. Na traseira uso amortecedor de kombi clipper, mas nao estou gostando muito. Ele faz um barulho de final de curso (não é final, apenas barulho), quando a suspensão baixa. Acho que ele ´demora´a responder e causa esse barulho.

na dianteira uso amortecedor de corcel/pampa com o olhal adaptado e mola de voyage.

Victor Hugo.
12/04/2013, 19:58
no meu caso o samurai subiu 1,5pol +/-(por referencia, o link traseiro olhando de lado esta exatamente na horizontal, e a dianteira esta 1 dedo mais baixa q a traseira) amortecedor original na dianteira e o traseiro foi escolhido de acordo com o curso da susp traseira nos limites da mola, nao bate nem faz barulho em nada.. só não sei de q carro é. (foi escolhida direto no site da monroe por codigo de referencia) e estou usando pneus 31 na cidade e em trilhas leves sem raspar(ainda)

so queria saber se tem outra mola cambiavel ao samurai.

gostei da ideia do opala.. teoricamente foi feita pra mais carga q a do samurai/chevette.
a do chevette tem o mesmo diametro ou teve q adaptar o prato traseiro? quando tem gnt no banco trazeiro ele sepa?

foi mal, mas é q a estetica nao fica muito legal e uso o samurai full time, trilha no fds, domingo a tarde/noite lavagem da viatura (com direito a bermuda de praia e deitado debaixo do jipe levando barro na cara! kkkkk) e segunda feira RUA! kkkkkk