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Ver Versão Completa : Suspenção traseira - Samurai 97



Samambaia
26/11/2008, 09:05
Pessoal,
Estourei os amortecedores traseiros do meu Samurai 97(originais) e fui aconselhado a substituí-los pelo Rancho 9123. Ao trocar percebi que batia no limite fechado do amortecedor em qualquer buraquinho e quando carregava alguém atras a situação piorava muito. Utilizo os calços de 1,5" na dianteira e na traseira e meu mecânico me disse que minha mola já estava cançada. Pesquisando aqui no forum vi que estas poderiam ser substituídas pelas do Verona COM KIT GÁS e foi o que fiz. Com esta nova combinação (Molas do Verona kit gás e rancho 9123) o carro aparentemente ficou ótimo, mas ainda não coloquei na trilha, porém como não tirei os calços de 1,5" ficou com a traseira muito alta, o carro ficou empinado.

Gostaria de saber se alguém usa esta combinação e pode dividir a experiência ou se alguém poderia me dizer se to fazendo besteira e posso ter problemas futuros.

Vocês acham que eu deveria pelo menos retirar os calços?

Uma coisa que ainda planejo é aumentar o batente do eixo para não dar limite do amortecedor.

Abraço

Fabil
26/11/2008, 09:32
se vc nao se preocupar pelo lado estetico de ficar com a traseira empinada, nao tem problema nenhum rodar assim...

T+

Samambaia
26/11/2008, 09:52
E quanto àquela barra que liga o eixo traseiro ao chasi? deve ser alterada, ou dá pra deixar assim?
Vou tirar algumas fotos do carro e vejo se posto até amanhã!

Preciso almentar o batente pelo menos uns 4cm. Alguma indicação?

Fabil
26/11/2008, 10:35
nao precisa mexer com panhard... o deslocamento do eixo é muito pouco e nao vai incomodar em nada,..

sobre o batente, compre o batente dianteiro do caminhao mercedez 608 ou o traseiro da fiorino

T+

Samambaia
26/11/2008, 10:39
Valeu Fabil, muito obrigado pela atenção. Vou continuar testando a nova configuração da viatura e posto aqui o resultado!!!

Um grande abraço

Samambaia
16/06/2009, 18:50
Pessoal,

A configuração ficou excelente, recomendo!!! Carro está mais macio, sem perder estabilidade e não dá mais batente.

marcelmarini
16/06/2009, 20:04
Amigo,

Passa a config. completa, os amortecedores estão originais?

Obrigado

Samambaia
18/06/2009, 00:39
Molas de Verona à gás, calço de suspensão de 1,5 Pol e amortecedores rancho 9123.

Gostei muito!

marcelmarini
15/07/2009, 20:46
Olá amigos.

Alguém já ouviu falar da Raja peças em Belo Horizonte-MG?
Achei no site da KYB, são distribuidores da marca.
Gostaria de saber se alguém já comprou lá, pois tem ótimos preços de amortecedores.

RAJA AUTO PECAS COMERCIO IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA.
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Tels: (55 31) 2112-3131
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www.rajapecas.com.br (http://www.rajapecas.com.br/)

Edson Ferian
01/10/2009, 15:22
Afetaria muito a suspensão traseira se a barra panhard for retirada para melhorar o curso da suspensão?

Vi em alguns kits americanos (y-link) que eles soldam um suporte no eixo traseiro e outro suporte no chassis e colocam um peça em formato de Y, com um ponto de fixação no suporte soldado ao eixo e dois pontos de fixação no suporte soldado no chassi. O objetivo dessa peça é o mesmo da panhard?

Samambaia
01/10/2009, 16:16
Nunca vi esta adaptacao em Y.
Se simplesmente retirar a barra percebera uma grande perda de estabilidade, o carro ficara "SAMBANDO". Nao aconselho

Alfredo Stavale
01/10/2009, 17:47
Afetaria muito a suspensão traseira se a barra panhard for retirada para melhorar o curso da suspensão?

Vi em alguns kits americanos (y-link) que eles soldam um suporte no eixo traseiro e outro suporte no chassis e colocam um peça em formato de Y, com um ponto de fixação no suporte soldado ao eixo e dois pontos de fixação no suporte soldado no chassi. O objetivo dessa peça é o mesmo da panhard?

e ai Edson, blz?!

cara, faz o seguinte. em casa, tira a panhard do teu carro e tenta manobrar.
teu eixo vai ficar mexendo pros lados com risco de quebrar um dos parafusos dos braços longitudinais e o eixo sair.

não tem como tirar a panhard sem fazer outro sistema com fixação pro eixo não mexer pros lados. se tirar apenas a panhard usando o radius arm original do suzuki tu não vai melhorar o curso, tu vai é morrer:odedo:

eu não to lembrado agora de nada assim... as land e o xoxotaPX usam um triangulo que tem a concepção parecida com esta. mas acho que tem 2 pontos no eixo e apenas 1 no chassis.

quer melhorar o curso? amortecedores maiores e buchas de borrachas macias. ou juntas esfericas no lugar das buchas. existem varias soluções mais simples que você pode fazer em casa com meia duzia de ferramentas e melhorar muito o curso do jipe.

a panhard só causa um certo desconforto quando não ajustada corretamente, mas nao tem haver com curso da suspensão.
espero ajudado. abraço!

Marcos W
16/10/2009, 13:16
Legal essa dica!! :concordo:

Meu Samurai ta dando essas batidas secas na suspensão traseira quando passo em um buraco.

Ano passado inslatei molas traseiras de Voyage + amortecedor original na traseira, mas não ta legal.

Quanto custa estes amortecedores Rancho 9123?? Onde posso acha-los??

Obrigado.

MaGao
16/10/2009, 14:25
Legal essa dica!! :concordo:

Meu Samurai ta dando essas batidas secas na suspensão traseira quando passo em um buraco.

Ano passado inslatei molas traseiras de Voyage + amortecedor original na traseira, mas não ta legal.

Quanto custa estes amortecedores Rancho 9123?? Onde posso acha-los??

Obrigado.


Isso pode ser molas canssadas.. batendo elo com elo... verifica isso antes de trocar os amortecedores..

molas de voyagem canssam rapidim..

Fabil
16/10/2009, 18:07
Legal essa dica!! :concordo:

Meu Samurai ta dando essas batidas secas na suspensão traseira quando passo em um buraco.

Ano passado inslatei molas traseiras de Voyage + amortecedor original na traseira, mas não ta legal.

Quanto custa estes amortecedores Rancho 9123?? Onde posso acha-los??

Obrigado.

mola de voyage arria rapidinho... use mola original + calço

T+

Alfredo Stavale
19/10/2009, 09:27
Como o pessoal ai já disse...dá uma olhadinhas nelas. já que você usa a pouco tempo, veja se estão sem tinta entre os elos. se estiver sem, é bem provavel de estarem cansadas e batendo elo com elo.

rogeriomasih
19/10/2009, 09:55
Tive que trocar as molas traseiras do samurai e o mecânico sugeriu mola dianteira do opala 4cc.

Aproveitando a sugestões do fórum, coloquei mola de verona com kit de gás (refoçada), mas acabou ficando muito mole. Na verdade, ficou extremamente confortável, mas como ando muito em dunas, o carro ficou muito instável.

Levei de volta na oficina e ele acabou colocando, por conta própria, as molas do opala. Ficou muito bom!

Óbvio que ficaram bem mais duras, mas o carro ficou muito estável. Gostei mesmo.

Não sei exatamente o quanto, mas ele cortou algumas voltas da mola.

rogeriomasih
19/10/2009, 09:57
As batidas não pode ser tb final de curso do amortecedor?

teu carro está levantado ou com a altura original?

Eduardo K Souza
19/10/2009, 15:49
Resolvi as batidas no meu Samuca com amortecedores da Pampa. O barulho era causado pelas buchas(borrachas superiores) do próprio amortecedor. E o melhor: uns 150 pilas o par.

Victor Hugo.
04/04/2013, 17:22
Tive que trocar as molas traseiras do samurai e o mecânico sugeriu mola dianteira do opala 4cc.

Aproveitando a sugestões do fórum, coloquei mola de verona com kit de gás (refoçada), mas acabou ficando muito mole. Na verdade, ficou extremamente confortável, mas como ando muito em dunas, o carro ficou muito instável.

Levei de volta na oficina e ele acabou colocando, por conta própria, as molas do opala. Ficou muito bom!

Óbvio que ficaram bem mais duras, mas o carro ficou muito estável. Gostei mesmo.

Não sei exatamente o quanto, mas ele cortou algumas voltas da mola.


Rogerio,
estou usando molas traseira do voyage a gas na dianteira e cheguei a usar mola de voyage na traseira tbm.. mas tbm achei muito mole e não podia levar nenhum adulto no banco traseiro que ele ja se arrastava pelo chão.
Voltei no meu mecanico e ele ficou de ver.. quando cheguei no outro dia o carro ja estava diferente.. e segundo ele "arrumei umas molas la atras da oficina e ficou show de bola!" resultado.. nem ele sabe de qual carro ela a tal mola.

dpois de 1 ano exato de uso estou com um lado do jipe mais cansado que o outro. (do motorista) tanto a mola dianteira quanto a traseira aparentemente estao cansadas..

no seu caso, com molas do opala, voce diz que o carro ficou mais estavel. Mas vc ainda usa o amortecedor original na traseira?
e na dianteira, usa molas originais com calços de 1,5?


att,
Victor Hugo

rogeriomasih
04/04/2013, 18:50
estou usando molas de chevette na traseira, pois são mais macias e tão estáveis quando de opala. Na traseira uso amortecedor de kombi clipper, mas nao estou gostando muito. Ele faz um barulho de final de curso (não é final, apenas barulho), quando a suspensão baixa. Acho que ele ´demora´a responder e causa esse barulho.

na dianteira uso amortecedor de corcel/pampa com o olhal adaptado e mola de voyage.

Victor Hugo.
12/04/2013, 19:58
no meu caso o samurai subiu 1,5pol +/-(por referencia, o link traseiro olhando de lado esta exatamente na horizontal, e a dianteira esta 1 dedo mais baixa q a traseira) amortecedor original na dianteira e o traseiro foi escolhido de acordo com o curso da susp traseira nos limites da mola, nao bate nem faz barulho em nada.. só não sei de q carro é. (foi escolhida direto no site da monroe por codigo de referencia) e estou usando pneus 31 na cidade e em trilhas leves sem raspar(ainda)

so queria saber se tem outra mola cambiavel ao samurai.

gostei da ideia do opala.. teoricamente foi feita pra mais carga q a do samurai/chevette.
a do chevette tem o mesmo diametro ou teve q adaptar o prato traseiro? quando tem gnt no banco trazeiro ele sepa?


foi mal, mas é q a estetica nao fica muito legal e uso o samurai full time, trilha no fds, domingo a tarde/noite lavagem da viatura (com direito a bermuda de praia e deitado debaixo do jipe levando barro na cara! kkkkk) e segunda feira RUA! kkkkkk