Ver Versão Completa : temperatura digital
landeirohpcu
25/11/2008, 21:32
Galera to com meu motor feito a 2 meses e quero telo para sempre agora hehehe:confused:
bom minha ideia é o seguinte colocar um marcador digital no painel do carro com um sensor na temperatura do caminhão
alguem ja fez algo parecido?
outra ideia que tenho e colokar um botão e ligar a ventuinha manualmente em caso de engarrafamentos
bom nossa ventuinha é com acoplamento ou valvula termostatica?
se for acoplamento viscoso que teste faço para ver se ele ta funcionando?
abraço :pipoca:
Noventinha 00
26/11/2008, 13:54
Landeiro, a ventoinha da Defender é acionada com a correia e fica ligada o tempo todo enquanto o motor estiver ligado.
abços,
Rodrigo.
Acoplamento viscoso
Sergio
marcador de temperatura a land já tem , o melhor a fazer é instalar um sensor de nível de água...esse sim já salvou muitos motores, inclusive o meu...
A land tem acoplamento viscos. Para testar colocar carro encostado de frente em uma parede e mantem acelerado em uns 2000rpm. A temperatura vai subir rapidamente e verfique a "entrada" da ventohinha.
Seria de grande valia instalar um sensor de temperatura de oleo, pois este é bem mais importante.
Minha sugestão é comprar um kit pois o sensor tem que ser casado com o marcador. Eu prefiro instrumentos com ponteiro pois o digital é bem mais dificil de ler....
Por uma falha de projeto, a bomba dagua do 300 TDi é quase na mesma altura que o bujão... quando o nível baixa a bomba, apenas um pouco, a bomba já não consegue puxar a água.
quando o marcador acusa alta temperatura o motor já era, a junta já foi, por isso é muito mais útil o sensor de nível de água.
os casos relatados são inúmeros, e falo por experiência própria...
abraço
O Caíque tem toda a razão.O sensor de nivel de aguá também já me salvou. Acessócio que deveria ser obrigatório. Custa algumas centenas de reias e pode lhe poupar milhares de reais
Abs
Sergio
Desculpem, mas não é bem assim, a agua pode abaixar bastante no reservatorio pois o sistema trabalha pressurizado e com valvula de retorno (é aquela peça que fica na mangeira fina do reservatorio). A função desta é somente permitir a saida de ar e agua para o reservatorio e não voltando, assim sempre que há o minimo de agua no reservatorio, o sistema não tem como entrar ar. Inclusive as mangueiras do ar quente é mais alto ainda e se abrir a tampa teria que começar vazar agua só pela gravidade.
elodef,
não quero criar polêmica, mas quem deu a informação foi o fraga, que tb recomenda a instalação de sensores de água.
os relatos de junta queimada são muitos, sempre que a temperatura passa do meio a junta já era...
segundo o fraga, basta pouca quantidade de água vazar para a bomba parar de puxar, lembrado que os motores 200TDi não apresentam esse problema com tanta frequencia, pois sua configuração é diferente.
absss
landeirohpcu
27/11/2008, 16:33
bom verifiquei nos topicos anteriores sobre usar a tampa do vectra no reservatorio, seria so trocar ou presisa de alguma adaptação?
Não requer adaptação. A do ômega também serve mais é mais curta.
Abs
Sergio
_portela
27/11/2008, 17:46
Elodef,
Estou com o Caique, se baixar POUCA água no sistema do Defender e a temperatura subir, pelo menos o cabeçote já era...
Relatos é o que não faltam...
Coisas a fazer:
Sensor de nível d' água;
Troca pelos bujões de aeração por modelos de latão (há controvérsias);
Manter o sistema sempre estanque;
Utilizar o fluido de arrefecimento correto, na proporção correta;
Eu acho que vale a pena trocar a bomba d'água, a junta e a termostática a cada renovação de fluido (mas isso já é bem paranóia).
Abs.,
rafaelfernandez
27/11/2008, 21:28
Elodef,
Estou com o Caique, se baixar POUCA água no sistema do Defender e a temperatura subir, pelo menos o cabeçote já era...
Relatos é o que não faltam...
Coisas a fazer:
Sensor de nível d' água;
Troca pelos bujões de aeração por modelos de latão (há controvérsias);
Manter o sistema sempre estanque;
Utilizar o fluido de arrefecimento correto, na proporção correta;
Eu acho que vale a pena trocar a bomba d'água, a junta e a termostática a cada renovação de fluido (mas isso já é bem paranóia).
Abs.,
X2
E quanto a trocar a bomba d´agua junto com a renovação não é paranóia não. Uma bomba da Shadeck custa algo em torno de 130 reais. A mão de obra, se você tiver preguiça de fazer (é MUITO facil), vai custar mais 20 ou 30 contos... já uma junta e um cabeçote, a conta passa dos 4 digitos...:shock: Isso sem contar a dor de cabeça e o tempo sem a viatura...
A minha eu troco junto com os fluidos.
[]´s
Rafael
lulaquintella
28/11/2008, 13:20
Bom,vou passar a minha experiencia!
Eu comprei um noventinha 2002,unico dono.
Bastante novo,logo comecei a fazer as manutensoes de praxe quando vc adquire uma nova viatura.
Oleos,filtros,correias,buchas,pneus,amortecedores. etc...
Logo que eu entrei no forum,tomei conhecimento da fragilidade da bomba dagua com rotores de plastico,e como e critico a temperatura no 300 TDI.
Pois bem,decidi trocar a bomba dagua por precaucao,liguei para o meu mecanico e comprei a bomba nova,mas nao tive tempo de coloca-la.
A temperatura subiu sem dar aviso,e nem foi muito,nao chegou no vermelho.
Resultado,uma junta de cabecote,mais retifica e mao de obra.
A culpada,acho que todos sabem,foi a maldita bomba que tem rotores de plastico,estava somente com a metade do rotor no lugar.
Amigos,por experiencia propria,NAO DEIXEM DE TROCAR A BOMBA DAGUA.
Espero ter contribuido.
Abracos
landeirohpcu
28/11/2008, 23:35
Bom na verdade a minha duvida no acoplamento é o seguinte
tive uma ranger e ferveu o motor, numa viagem olhei que subiu a temperatura, parei chequei agua, tava jorrando, oleo que estava normal e a ventuinha que estava girando
chegando ao mecanico ele me disse que o problema era o tal acoplamento viscoso que roda em falso sempre, mas acopla somente en dado momento que necessita de refrigeração forçada o motor, dae ele acopla e "gira de verdade", lembro que ele me encionou um teste simples para ver se ele acoplava, é tipo como nosso amigo comentou, colocar em uma parede a 2000 rpm e esperar subir temperatura, dae tem um esquema de desligar se a elice naum se mexer acoplou algo assim mas não lembro exatamente, se alguem puder dar uma luz dessa conclusão
ou quase conclusão hehe :parede:
lulaquintella
29/11/2008, 00:54
Ai amigo,desculpe se eu nao entendi,mas eu acho que a sigla para sua pick up e HCPU e nao HPCU.
High Capacity Pick Up.
Abracos
Robinho da Jaguatirica
29/11/2008, 09:44
Galera,
A melhor coisa que pode acontecer quando a viatura esquenta é poder parar antes de torrar tudo, tenho uma Sportage, como quase todos sabem tem problema crônico de temperatura, geralmente provocado pela FDP da ventoinha de acoplamento viscoso, que normalmente tem prazo de validade, para de funcionar sem avisar lá pelos 80.000 km, faz a viatura ferver e geralmente junta de cabeçote e o próprio cabeçote vão torrar, isso no mínimo, não tem direito de ferver, torra tudo. Como sabemos que qualquer viatura um dia vai ferver, acabei me precavendo, instalei um sistema auxiliar de temperatura de água e óleo, coloquei os 2 por pura precaução, se um falhar ainda tem o outro para avisar, os reloginhos são da Guster (digitais e nunca tinha ouvido falar) são baratinhos e de fácil instalaçào, possuem alarmes sonoros e luminosos programáveis, óleo e água andam quase juntos na temperatura, por exemplo, se a viatura trabalha normalmente entre 85 e 90º, dá pra programar os alarmes em 95º, daí se a coisa for ficar feia, pelo menos vc será avisado antes de torrar e poderá parar a viatura e arrumar, seja uma mangueira furada, seja um radiador furado, seja a bomba que pelo visto no caso de vcs tem problemas crônicos, mas pelo menos não vão torrar a junta do cabeçote e coisa e tal...
Boa lama!
Robinho da Jaguatirica
landeirohpcu
29/11/2008, 10:04
exato seria hcpu, tive que mudar pq o nome ja existia hehehehe
bom trojão poderia passar um tutorial de como instalar esse seu sistema?
acho que é isso mesmo que eu tava querendo
abraço
Robinho da Jaguatirica
29/11/2008, 10:46
exato seria hcpu, tive que mudar pq o nome ja existia hehehehe
bom trojão poderia passar um tutorial de como instalar esse seu sistema?
acho que é isso mesmo que eu tava querendo
abraço
Oi landeirohpcu,
Os reloginhos já vêm com sensor elétrico (claro que um mecânico a mercúrio seria melhor, mas aí não teria os alarmes que são vitais), o da temperatura de água vc faz um "T" instala no bloco na saída da cebolinha de temperatura do marcador do painel, coloca o sensor original da viatura em uma saída e o sensor do reloginhona outra, então ambos pegarão o mesmo sinal, geralmente é bem próximo da válvula termostática. O de óleo da mesma forma, só que usa a saída da cebolinha de pressão de óleo, é o melhor local para pegar o sinal da temperatura do óleo, nunca instale na entrada da lubrificação da turbina, eu fiz essa caca:parede: achando que seria o local de maior temperatura do óleo, quando a turbina esquenta, ( e ela esquenta muito) maqueia o sinal do óleo pq o sensor tbm esquenta, daí numa subida de serra, a água estará a 89º (normal) e o óleo a 125º (loucura total), vc para a viatura e fica igual a um "jacú" tentando entender o que está acontecendo:mrgreen:, mas na realidade tá tudo normal, até eu descobrir isso virei "jacú de carteirinha".
Os reloginhos eu comprei na wolloko.com, eles demoram uns 20 dias pra chegar, mas chegam, custam cento e poucas latas cada um, as conexões "T" para adaptação são baratinhas, vc acha em qualquer loja de material hidráulico para tratores, tem que levar os sensores para achar as roscas certinhas. Qualquer eletricista meia-boca instala os reloginhos.
Resultado:
-Mão-de-obra-R$50,00
-reloginhos e conexões-R$270,00
-Poder parar a viatura antes de torrar tudo, quando os reloginhos alarmarem virando uma verdadeira árvore de natal além daquela cigarra irritante- Não tem preço.
Boa lama!
Robinho
Ps.: vai uma fotos pra vc ver como fica a gambiteck
landeirohpcu
29/11/2008, 11:32
grande trojão essa do "jacú foi boa hehehehe eu ficaria com a mesma cara parado olhando o motor, vareta essas coisas hehehehe
Bom cara obrigado mesmo pela dica era bem isso que eu estava afim de fazer
vou entrar no site e encomendar os manometros e quando eu instalar volto dizer como ficou
parçero quando presisa so da um toque
grande abraço a todos
Robinho da Jaguatirica
29/11/2008, 12:11
landeirohpcu,
O caso é este, trocar experiências, puro espírito jipeiro, ajudar sem querer nada em troca, este maravilhoso forum faz isso.
Depois de instalados, vc vai ter a mesma traquilidade que eu adquiri, também...:mrgreen: já estava ficanco caolho com um olho na estrada e outro no ponteiro do painel.
Um teste interessante para saber se a FDP:evil: da ventoinha de acoplamento viscoso está funcionando:
Com a viatura bem quente, (desligada) gire com as mãos a hélice, se ela girar com algum arrasto (presa) tá tranquilo, mas se girar soltinha, tá na hora de se precaver:shock:, sinal que a caca tá chegando.:putz:
Boa lama!
Robinho
_portela
29/11/2008, 15:54
Pô Robinho!
Simples para K7 esse seu esquema da temperatura. Gostei e vou implementar.
Tava esperando alguém dar uma luz em uma solução simples e foi você.
Já tenho o sensor de nível de água e vou fazer uma "redundância" com esse.
Abraço e valeu!
Parabéns!
Galera to com meu motor feito a 2 meses e quero telo para sempre agora hehehe:confused:
bom minha ideia é o seguinte colocar um marcador digital no painel do carro com um sensor na temperatura do caminhão
alguem ja fez algo parecido?
outra ideia que tenho e colokar um botão e ligar a ventuinha manualmente em caso de engarrafamentos
bom nossa ventuinha é com acoplamento ou valvula termostatica?
se for acoplamento viscoso que teste faço para ver se ele ta funcionando?
abraço :pipoca:
Landeirohpcu,
Eu utilizo o Madman EMS-1, ver fotos em anexo.
Além do mostrado nas fotos tem uma bóia no tanque de água. Se atingir o nível mínimo ou máximo programado das distintas magnitudes medidas toca um alarme sonoro e acende uma luz vermelha no painel.
Anexo uma foto mais clara do EMS-1, a temperatura do óleo que está medindo é a da transferência e EGT é a Temperatura dos Gases de Escape pós turbina.
landeirohpcu
29/11/2008, 23:25
hugo que sistema perfeito, bom naum tenho todas as latinahs para compralo hehehe, mas creio ser um sistema unico que resolve a maioria do nossos problemas
Vc comprou pelo site mesmo?
abraço
rafaelfernandez
30/11/2008, 01:30
Oi landeirohpcu,
Os reloginhos já vêm com sensor elétrico (claro que um mecânico a mercúrio seria melhor, mas aí não teria os alarmes que são vitais), o da temperatura de água vc faz um "T" instala no bloco na saída da cebolinha de temperatura do marcador do painel, coloca o sensor original da viatura em uma saída e o sensor do reloginhona outra, então ambos pegarão o mesmo sinal, geralmente é bem próximo da válvula termostática. O de óleo da mesma forma, só que usa a saída da cebolinha de pressão de óleo, é o melhor local para pegar o sinal da temperatura do óleo, nunca instale na entrada da lubrificação da turbina, eu fiz essa caca:parede: achando que seria o local de maior temperatura do óleo, quando a turbina esquenta, ( e ela esquenta muito) maqueia o sinal do óleo pq o sensor tbm esquenta, daí numa subida de serra, a água estará a 89º (normal) e o óleo a 125º (loucura total), vc para a viatura e fica igual a um "jacú" tentando entender o que está acontecendo:mrgreen:, mas na realidade tá tudo normal, até eu descobrir isso virei "jacú de carteirinha".
Os reloginhos eu comprei na wolloko.com, eles demoram uns 20 dias pra chegar, mas chegam, custam cento e poucas latas cada um, as conexões "T" para adaptação são baratinhas, vc acha em qualquer loja de material hidráulico para tratores, tem que levar os sensores para achar as roscas certinhas. Qualquer eletricista meia-boca instala os reloginhos.
Resultado:
-Mão-de-obra-R$50,00
-reloginhos e conexões-R$270,00
-Poder parar a viatura antes de torrar tudo, quando os reloginhos alarmarem virando uma verdadeira árvore de natal além daquela cigarra irritante- Não tem preço.
Há algum tempo venho no dilema do que fazer com relação a proteção contra aquecimento para minha 110. Os sistemas mais conhecidos e comprovadamente funcionais como MADMAN, LBB e o sensor do Kroger. Os 2 primeiros sao muito bons mas bastante caros. O sensor do Kroger tambem é muito bom, mas alem dele tem que comprar a tampa do vectra que tambem nao é das mais baratas, tornando o custo total nao tao baixo assim (prox. dos R$700). Esse sistema parece ser o mais barato, mas será que é eficiente/suficiente para os nossos 300tdi com toda a sensibilidade a baixa de agua no sistema e a lentidao do indicador de temperatura?
[]´s
Rafael
A LBB '
e bem mais barata que o primeiro, menos da metade do preço ( cerca de 400 reias antes da escalada do dolar) . Porém não tem mostrador que indica os valores nominais das temperaturas monitoradas, e monitora o nível de água.
abs
Sergio
Mais algumas fotos do Madman EMS-1, na primeira quando giramos a chave de partida na primeira posição verificamos a tensão da bateria antes da partida, na segunda está à leitura após a partida do motor e na última de uma tela onde são armazenados os valores máximos.
landeirohpcu
02/12/2008, 23:26
cara que monstro esse sistema
bom é um investimento válido, a hora que me sobrar umas latinhas vou tentar colocar um desse
abraço
Luiz Morais
27/12/2008, 16:52
Landeiros, excelente este topico. Não tive nenhum problema com minha defender 90, 2002, 86000Km, a não ser a quebra da cruzeta trazeira que custou recentemente na autorizada (land rota), R$190,00, sem contar custo de mão de obra. Porém vendo estes relatos resolvi por precaução, instalar o sensor da Guster, indicado pelo Mestre Trojão. As conexões podem ser compradas em qulquer loja que vende tubos de cobre ou materiais para instalação de "ar condicionado". Mão de obra: qualquer eletricista de auto (é muito simples e eu mesmo instalei, embora não seja eletricista de auto).
Fiz o primeiro teste, dando uma volta com o carro até atingir a temperatura normal de trabalho, ficando o ponteiro do mostrador de temperatura original, um pouco abaixo dos 50% da escala e o mostrador digital Guster, indicando em torno de 85°C.
Antes de instalar o sensor, tambem testei o mesmo, colocando-o dentro de uma panela com agua, aquecendo e acompanhando a temperatura até ferver e ouvir o alarme sonoro.
Luiz Morais
rafaelfernandez
27/12/2008, 20:02
Nao precisa de adaptação nenhuma, so que a do vectra custa bem mais caro do que se voce importar a da Range Rover (part number:PRC7925) CAP EXPANSION BOTTLE WITH SENSOR (G). Saiu por menos de 45 Libras. A tampa do vectra aqui custa R$390. Quanto ao Sensor do Kroger, pesquisei bastante e so tenho elogios. Se voce tiver qualquer duvida, manda um email pra ele (marcus.kroger@vidacomgroup.com) que o cara te responde com a maior boa vontade e te esclarece o que voce quizer saber. Mandei uma tonelada de emails pro cara pois eu tinha uma pá de duvidas. Resultado: Comprei o sensor, e to so esperando a tampa chegar pra instalar. A tampa foi comprada na www.brit-car.co.uk (http://www.brit-car.co.uk)
Espero ter ajudado.
[]´s
Rafael
P.S. A maior vantagem so sistema do Kroger é que voce nao tem que esperar a temperatura subir pra saber que tem algo de errado. Assim que o sistema detecta falta de agua no reservatorio, em 20 segundos o alarme sonoro dispara e a luz no painel ja esta acesa. Assim voce pode parar antes sequer da temperatura do motor começar a subir. :concordo::concordo::concordo:
marcelorfigueiredo
12/02/2013, 10:17
Luiz ,
Bom Dia ,
Você poderia enviar foto do ponto de medição da água ( onde instalou o sensor ) ?
Obrigado
Marcelo
marcelorfigueiredo
27/02/2013, 17:09
Luiz ,
Boa tarde ,
Não esqueci de mim !
Obrigado