PDA

Ver Versão Completa : camper Documento



Rodrigo Ielpo Bastos
25/11/2008, 21:03
Fiz a transferencia da minha camper e o detran não conseguiu emitir o dut alegando que não tinha este veiculo cadastrado no novo sistema. demorou uma semana e emitiram o dut porem na descrição mudaram de camioneta jipe para automovel/passeio acho que vou ter problemas em alterar para diesel futuramente, ja estive la e estao analisando o caso alguem ja passou por isso ou pode me dar uma dica sobre a categoria do carro

outra duvida existe diferença no documento da 4x2 para a 4x4

Rodrigo Bastos

guilhermeabreu
25/11/2008, 23:33
AMIGO RODRIGO

Tudo bem ?

Aqui esta beleza , as molas , coloquei e ficou mais alto do que eu esperava , mas como as molas anteriores que havia colocado após 3 meses de uso abaixaram bem , estou aguardando passar estes 3 meses para avaliar melhor , mas do jeito que esta da para usar tranquilo .

Qto ao documento da sua CAMPER , vc tem que procurar um despachante RENOMADO aí em Vitória para resolver este problema que é GRAVE , vc não pode deixar com documento errado pq lá na frente COM CERTEZA TE DARÁ PROBLEMAS . Não tem que MOLHAR a mão de ninguem , pois se o despachante propor ísto , será pq ele ira andar por caminhos escusos e lá na frente a bomba vai estourar , TEM QUE FAZER TUDO COMO MANDA O FIGURINO , SEM PROPINA . Não me lembro direito , mas parece que vc falou que comprou de 1º dono , caso ísto for verdade , facilita mais ainda , pois terá como fazer o inventário do veículo desde o início , mas caso não seja , terá solução tb .

Pra mudar o documento de 4x2 para 4x4 , é simples , o mesmo despachante montará um processo de modificação de característica apresentando as notas fiscais das peças e da mão de obra , terá que passar pela inspeção do INMETRO e depois dar seguimento no DETRAN , sai o verdinho rápido , no meu fiz assim .

ABRAÇÃO

Rodrigo Ielpo Bastos
26/11/2008, 18:41
Guilherme tudo bom?


obrigado pelas dicas mas me tira uma duvida a camper 4x4 tem escrito do documento que é 4x4, existe diferença do dut de uma 4x2?

Rodrigo Bastos

guilhermeabreu
26/11/2008, 22:52
AMIGO RODRIGO IELPO BASTOS

Sim RODRIGO , no documento consta que é 4x4 , pelo menos no documento do meu ENGESA esta assim , pois esta é a única forma de vc colocar o motor a díesel .

Primeiro vc tem que colocar a tração 4x4 para depois colocar o motor díesel , a não ser que vc faça no mesmo tempo e entra com dois processos , um de mudança de tração e outro de mudança de motor . Sugiro a vc fazer o da tração primeiro , daí qdo for mudar o motor no verdinho já estará constando a tração 4x4 .

ABRAÇÃO

fpandur
27/11/2008, 07:31
Para contribuir (ou confundir mais ... :mrgreen:): tenho uma 4x4 diesel original de fábrica e uma 4x2 convertida gasolina para diesel. Em nenhuma das 2 consta no documento se é 4x4 ou 4x2. No documento do meu Willys também não consta 4x4. Se bem me lembro (precisaria confirmar, não estou com os docs em mãos), nas 2 Campers consta como automovel/passeio, já no Willys consta automovel/passeio/jipe

paulobarbosa
28/11/2008, 07:05
Na minha camper 4x4 original diesel.
Nos historicos dos documentos tem tudo que é tipo de carro.
Jipe / Util/Mist/ Passeio.
Como o carro já foi emplacado na Bahia, São Paulo, Rio e sei lá mais onde, acho que cada estado acha uma coisa.
PB

rodrigo camper
29/11/2008, 11:48
E meus amigos na realidade o Detran e uma verdadeira ZONA.

Minha Camper foi transformada e documentade em São Paulo, lá está tudo legal,mas quando fui transferir a documentação para Minas o detran alegou que o estado não autoriza veiculos modificado de Gasolina p/ Diesel, detalhe que no meu Dut já consta o numero do motor atual e está caracterizado Diesel - Aut/Pass/Jipe.


Abraço a todos.

E beijão em especial pra vc Vovó.

paulobarbosa
29/11/2008, 12:39
Absurdo dos absurdos.
A legislação sobre os automoveis não é federal ?
Como um estado pode aceitar ou não uma lei federal ?

Piada.

PB

umberto xxxrrr
29/11/2008, 12:54
É o país onde o poste mija no cachorro :parede:


Cada estado age de um modo e conforme o "humor" dos seus agentes.

fpandur
29/11/2008, 14:24
Pelos relatos que já li, sei que no RS a coisa é feia, eles são muito cricas. Já em MG nunca tinha ouvido falar nada a respeito. Interessante que minha 4x2 era gasolina e foi convertida diesel em algum momento da "vida" dela. Ela já teve placa de SP, BA, SP de novo e por último em MG. Até quando fui comprar ela, o serial do motor não constava no documento. Então pedi ao antigo proprietário que transferisse ela para o estado de SP e que constasse o motor no DOC. Se tudo desse certo, eu ficaria com a viatura.

Rodrigo, e aí, como ficou sua situação ? Não conseguiu transferir para MG ?

OFF:Rodrigo, vi sua assinatura, você ou família é da região de Itabirito/Ouro Preto ? Estou planejando um "tour" por MG nas férias, tem algumas dicas de pousadas/campings por lá ? :mrgreen:

guilhermeabreu
29/11/2008, 14:46
LEI É FEDERAL

As leis do DENATRAN , é de cunho FEDERAL , e nós mortais NÃO PODEMOS contestar nada neste nível , ou melhor , nós cidadãos comuns " não não temos o direito " de exigir nada contra a UNIÃO , ESTADO E MUNICÍPIO , foi incutido ha anos em nossas cabeças do que vem de cima , DEVEMOS ACATAR . Agora , reclamarmos dos nossos direitos com eles PODEMOS , MAS ELES ALEGAM SEMPRE QUE ÍSTO É LEI , é uma verdadeira M . Sei que temos nossos direitos garantidos na constituição , MAS PARA GARANTIRMOS NOSSOS DIREITOS COM ELES , temos que entrar na justiça , e a justiça tb é FEDERAL , daí eles colocam corpo mole e acabamos por desistir dos nossos direitos , infelizmente somos assim . Lógico que tem pouquíssimas excessões que exigem seus direitos na justiça , mesmo que demore anos para resolver .

Assim é o nosso MARAVILHOSO DETRAN DE NOSSAS REGIÕES , temos a maioria que COLOCAM DIFICULDADE , para VENDEREM FACILIDADE , com ísto dependendo da região e dependendo dos representantes deste órgão QUE NORMALMENTE SÃO PESSOAS INDICADAS POR POLÍTICOS , SEM NENHUM PREPARO PARA OCUPAR ESTE CARGO , OU MELHOR , " SÃO PESSOAS ESCOLHIDAS A DEDO " PARA SEREM COMPETENTES EM ARRECADAÇÃO DE FUNDOS DE CAMPANHA .

Com ísto fica esta VERDADEIRA CASA DA MÃE JOANA .

Mas sabemos que tem que constar no DUT a especificação do combustível do automóvel , senão em qquer blitz podemos ficar enrolados ou com o carro apreendido , ASSIM É A LEI . Não me lembro se saiu alguma CAMPER 4X2 com motorização a díesel , pq pelo que sei , NO BRASIL SÓ PODE TER MOTORIZAÇÃO A DÍESEL QDO O VEÍCULO FOR TRAÇÃO 4X4 COM REDUZIDA , E TEVE AS EXCEÇÕES DO ENGESA/CAMPER E MARRUÁ que só tem tração 4x4 sem reduzida .

Mas vale a pena vc bricar para EXIGIR SEU DIREITO DE TER NO DUT ( VERDINHO ) O MODELO DE TRAÇÃO E DO COMBUDTÍVEL , para evitar que tenha dor de cabeça com os GUARDINHAS deste imenso BRASIL em que vivemos . NEM QUE VC TENHA QUE ENTRAR NA JUSTIÇA , PQ ESTE É O SEU DIREITO . Caso vc não faça ísto , infelizmente terá que levar SEMPRE DINHEIRO EXTRA PARA MOLHAR A MÃO DOS GUARDINHAS DA VIDA .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
29/11/2008, 16:06
GRANDE NETO E AMIGO RODRIGO CAMPER

Estou com saudades , quase fiz contato com vc , teve uma reunião aí em CAETÉ de ENGEAS semana passada , quase que fui .

Ainda vamos nos encontrar com certeza , e a BELA CAMPER , como esta ? Tenho acompanhado suas modificações , deve estar cada dia melhor não ?

ABRAÇÃO e beijos em toda a família .

paulobarbosa
29/11/2008, 17:36
Engesa e Campers não são excessão a não ter reduzida.
A 1a como é super reduzida é considerada reduzida.
Os engesas e campers não tem variações de reduzida, possuem apenas a 1a.
Acho que é isso.
Mas no meu documento não tem informação que o carro é tracionado.
PB

guilhermeabreu
29/11/2008, 20:24
AMIOGO PAULOBARBOSA

Sei que tem outros carros que só tem tração 4x4 e não tem como acoplar a reduzida .
A 1ª muito reduzida em nossos ENGESAS/CAMPER , aos olhos da lei , NÃO TEM REDUZIDA , SÓ TRAÇÃO 4X4 e mesmo assim a ENGESA e os atuais MARRUÁ tem motorização a díesel mesmo estndo a lei clara neste sentido , ESTAMOS NO BRASIL NÉ ?

Mas o que quiz dizer , é que a lei é clara que a ÚNICA FORMA LEGAL DE SE MODIFICAR A MOTORIZAÇÃO DE GASOLINA/ÁLCOOL PARA DÍESEL É ESTA : TER CAPACIDADE DE CARGA DE 1.000 KG OU TER TRAÇÃO 4X4 + REDUZIDA .

E reafirmo que : Quem tiver ENGESA/CAMPER com motor a DÍESEL , é bom agilizar a documentação DUT ( verdinho ) para que conste que é movido a DÍESEL E SEJA 4X4 .

No meu ENGESA , no DUT consta :

ESPÉCIE/TIPO : PAS/AUTOMÓVEL/JIPE
COMBUSTÍVEL : DÍESEL
MARCA/MODELO :ENGESA/4 4X4
CAP/POT/CIL : 5 PAS/88

Fiz a mudança de motor , tudo como manda o figurino , peguei a nota do motor a nota da mão de obra , entreguei ao despachante , ele montou o processo , me encaminhou para fazer a inspeção no INMETRO , e com o laudo do INMETRO em mãos entreguei ao despachante , 5 dias após fiz a vistoria no DETRAN e peguei o NOVO DUT na mesma hora com as características atuais do carro constando no DUT ( verdinho ) .

Não molhei a mão de ninguem , acho que o meu despachante é competente e honesto .

ABRAÇÃO

fpandur
29/11/2008, 21:03
guilhermeabreu, sairam sim Campers originais 4x2 e a diesel de fabrica. No DUT da minha 4x2 consta diesel sim. Provavelmente a mudança desta minha viatura ocorreu em uma época em que não se tinha tanto controle e talvez aproveitaram a brecha que sairam Camper 4x2 a Diesel de fábrica. Realmente não sei, o que sei é que este carro já passou por 3 estados dessa forma, atualmente está comigo e documentado com serial do motor no DUT. E olha que aqui na minha cidade o delegado pega pesado com isso, se não tiver nota fiscal do motor, não tem jeito, não regulariza ... sei que tem outras cidades no estado de SP que tem certas facilidades para isso, mas aqui não é assim não. E eu consegui transferir para cá na boa para meu nome. Claro que antes eu pedi que o antigo proprietário fizesse a transferência para o estado de SP, para que já constasse o serial do motor no DUT, como expliquei anteriormente.

paulobarbosa
29/11/2008, 22:42
Guilherme, essa explicação que falei, ouvi de uma outra pessoa, mas não me lembro de quem.
Mas, faz poucos meses, saiu na 4x4eCia uma nota de um carro importado, acho que BMW ou Mercedes que seria importado como diesel mesmo sem ter reduzida. A montadora mostrou atraves de testes, que a tecnologia que eles usavam gerava um resultado equivalente ao carro com reduzida.

Acho que vi comentários sobre isso também aqui no forum.

Lei no Brasil e na maioria dos paises nunca é muito clara. A lógica que as campers/engesa teriam uma marcha reduzida, para mim, tem sentido.

PB

Rodrigo Ielpo Bastos
30/11/2008, 00:16
tem uma camper na bahia o proprietario se chama luiz claudio segundo ele ela é diesel de fabrica e 4x2. Só que a duvida continua meu documento continua aut/passeio meu carro é 4x4 com cx de hilux (com reduzida) e não estou conseguindo do detran a autorização para alterar para diesel

Rodrigo Camper a sua foi alterada para diesel? foi tranquilo com o detran parece que atualmente esta ,ais complicado

fpandur
30/11/2008, 00:38
Rodrigo Bastos, vou dar meu pitaco: de uns tempos para cá realmente está mais complicado essa mudança na maioria das cidades. Em cidades menores até se consegue mais fácil, mas daí tem que ter endereço, um despachante conhecido, etc. Ou seja, o famoso jeitinho ... :rolleyes:

Como eu já disse antes: sim, existe Camper 4x2 diesel original de fábrica, a Envemo fez modelos assim. Basta consultar em anúncios de Camper que irá encontrar várias. A sua era 4x2 e agora está 4x4 ? Em caso positivo, na "certidão de nascimento" do seu veículo deve constar que ela ainda é 4x2, daí pode ser o motivo do enrosco. Ao meu ver, você teria que fazer uma vistoria e pegar um laudo dizendo que agora ela é 4x4, levar num bom despachante e pedir para alterar o cadastro inicial do seu veículo. Pelo que já andei lendo, não é algo simples de fazer, por isso que disse que o despachante tem que ser "bom". A partir daí, em princípio o detran não poderá negar, pois ao consultar o cadastro irá constar que ela é 4x4 desde que nasceu, entende ? No cadastro inicial da minha consta que ela ainda é gasolina. Mas algum antigo proprietário muito tempo atrás conseguiu alguma brecha de algum modo e mudou ela para diesel, mesmo sendo 4x2. Como eu e você dissemos antes, eram outros tempos ... de lá para cá algumas coisas mudaram, mas a viatura já passou por 3 estados (inclusive neste ano de 2008) e nunca deu rolo. Agora está em meu nome, com serial do motor no DUT e constando diesel no documento. Como não pretendo vender ela (vai ficar pros herdeiros), não vou futucar mais procurando "pêlo em ovo" ... :mrgreen:

Rodrigo Ielpo Bastos
30/11/2008, 12:33
É Flavio realmente cada estado ou ate municipio tem suas ideias e depende muito do despachante, o despachante que ta mechendo no meu documento é antigo aqui e miuto influente to botando fe nele. ele me disse que se nao resolver aqui tem que mandar o proceso para brasilia pois agora quie cadastra veiculos é o denatran mas eu acho que se chegar a esse ponto vai enrroscar muito. por enqunto vou esperar a decisao do detran, e o motor que vou trocar esta semana vai ser o do limpadro que quimou ontem com a chuvarada. o diesel vai esoerar um pouco rsrsrs

umberto xxxrrr
30/11/2008, 13:06
Existem e existiram outras exceções (4x2 diesel, sem capacidade de carga superior a 100kg ou mesmo 9 passageiros) de fábrica.


Série TDi da Blazer nacional (nunca explicado como foi homologado).

MB série ML atual (esta ao menos teve explicação sobre capacidade de superação de rampa equivalente a veículo com redução).

guilhermeabreu
30/11/2008, 13:47
A LEI É CLARA


Mas vivemos no Brasil com TODAS ESTAS EXCEÇÓES E ABERRAÇÕES .

Vai vc um simples MORTAL BRASILEIRO , documentar/transformar um carro 4x2 com carga de menos de 1.000 kg em DÍESEL , de saída ELES TE MOSTRAM A LEI e ainda diz : A LEI É CLARA , só que só para nós SIMPLES MORTAIS BRASILEIROS , agora para os GRAÚDOS ? FAZEM COISAS QUE ATÉ DEUS DUVIDA , para ELES , não existe LEIS , O QUE MAIS VALE É O " QI " ou QUEM DER MAIS $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ = CORRUPÇÃO .

ABRAÇÃO A TODOS

Ralado/SP
01/12/2008, 18:19
All,

não sei explicar, apenas estou constatando fatos...
Alguns amigos que estão atualizando a documentação - licenciando -. quando recebem a nova via, não consta mais a catogoria como Jipe. Segundo um deles, o despachante infomou que, em busca de uma "normatização" o DETRAN eliminou essa categoria, pois alguns estados usavam erroneamente, outros nunca usavam e TODOS não sabiam bem ao certo qual aplicação.
Tendo em vista que minha ex-camper 4x2 gasolina, constava JIPE e meu engesa está enquadrado com caminhão ( o IPVA pagava-se em parcelas trimestrais de R$ 29,00 ) e uma camper diesel que vi de minas está cadastrada como protótipo... Outro dia vi uma MB com caçamba de madeira com um adesivo "CAMINHONETA, esse veículo tem eixo simples, capacidade para apenas 1 ton e outras coisas que não lembro" perguntei ao motorista pq isso e ele me falou que a CET multou ele por conta do rodízio de caminhões 4 vezes. Ele só anexou uma cópia do DOC e a multa e a CET retirou a mesma do sistema.

logo se vê que os caras não sabem identificar os tipos de carro.

Estamos num mato sem cachorro.

Abraçones

Ralado

rodrigo camper
03/12/2008, 09:49
Desculpe a demora,

Só agora tive tempo para responder,

Mediante a tantas complicações causada pela zona que e nosso Detran desisti de transferir o Camper Pra Minas,minha intenção era pagar menos impostos com IPVA e licenciamento,mas como não deu certo, vou continuar pagando para o estado de São Paulo.


Caro Vovó


Não acredito que vc foi pra Caéte e não veio me visitar, conheço umas trilhas que sai de Itabirito a Caéte.

Mas que Vozão desnaturado... Tó de mal... KKKKKKKKK...


Um Abraço a todos.

guilhermeabreu
03/12/2008, 14:27
GRANDE GRANDÃO AMIGO RODRIGO CAMPER

Tive para ír mas não pude ír a CAETÉ , pq era a festa de entrega de premios da Associação Columbófila Cidade de Campos ( campeonato de pombos-correio ) , da qual eu participo do campeonato .

Daí não pude ír , VC ACHA QUE EU IRIA ESQUECER DE VC ? LONGE DISTO MEU GRANDE NETO . Mas não irá faltar oportunidade de encontrarmos de novo .

ABRAÇÃO .

rodrigo camper
09/12/2008, 12:16
OFF:Rodrigo, vi sua assinatura, você ou família é da região de Itabirito/Ouro Preto ? Estou planejando um "tour" por MG nas férias, tem algumas dicas de pousadas/campings por lá ? :mrgreen:






Caro Flavio

Pena que nas ferias não estarei em Minas, pois moro em Sampa,a apenas trabalho em Itabirito. Mas se vc vier para está região vale a pena conhecer Tiradentes ( Pousada Mãe d`água) e Lavras Novas que é D+ lá eu fiquei em um chalé chamado Vila das Artes, mas nos dois vc terá que fazer reserva com bastante antecedência porque, em Minas não tem Praia e a Galera sobe o morro literalmente.rsrsr

fpandur
10/12/2008, 08:03
Caro Flavio

Pena que nas ferias não estarei em Minas, pois moro em Sampa,a apenas trabalho em Itabirito. Mas se vc vier para está região vale a pena conhecer Tiradentes ( Pousada Mãe d`água) e Lavras Novas que é D+ lá eu fiquei em um chalé chamado Vila das Artes, mas nos dois vc terá que fazer reserva com bastante antecedência porque, em Minas não tem Praia e a Galera sobe o morro literalmente.rsrsr
Valeu Rodrigo ! Uma pena que não estará por lá, poderíamos nos encontrar. Acabei fechando uma casa em Tiradentes e já estou com tracklog para trilhas/caminhos na região de Tiradentes e também Ouro Preto. Depois de uns dias por lá, irei rumo à Canastra, lá será camping mesmo. ;-)

Abraços !

rodrigo camper
10/12/2008, 13:35
Indo prá Canastra da uma Passada em Furnas, as aguas da Represa e verdinha, verdinha.


Bom passeio.

fpandur
10/12/2008, 14:40
Ops, beleza, valeu pela dica. Pelo que vi no mapa, vamos passar por lá sim :concordo: