Conectar

Ver Versão Completa : Dodge Dakota Diesel 2001



leojaz
25/11/2008, 13:24
Gostaria de saber informações sobre Dakota DIESEL 2001, principalmente sobre a manutenção, o que dá problema coisa e tal. Já tive uma Sport 3.9 V6 99 e agora pretendo uma comprar diesel, mas nunca andei em uma e não conheço ninguém que tenha. O que puderem relatar sobre este carro, ´prós e contras, seria ótimo.

Claudio Samuca
04/12/2008, 00:22
Leo,
Por coincidência tenho uma Sport 3.9 V6 99 Single Cab preta gasolina com 70 mil km que nunca me deixou na mão. Só faço as revisões com o Gustavo da Auto LF de São Cristóvão, que me disse que a diesel não vale a pena, pois costuma dar problema de cabeçote e comando.
Abs,
Claudio Samuca

gildf
19/12/2008, 17:36
não tenho o que reclamar, a minha e 2001 sport esta com 71000 km, regulo bicos a cada 20,000km e troquei o conjunto viscoso, agua e oleo...

mxmat
25/12/2008, 12:45
gostei do seu carro vc poderia me mandar fotos??
meu email: mxmat@pop.com.br
brigado

Edintruder
27/12/2008, 10:06
Eu particularmente não compraria a diesel... Já andei em uma e realmente é muito boa, mas quando cai na oficina é caso perdido. Muitas vezes custa mais barato trocar o motor inteiro do que mexer nos cabeçotes.

aareal
09/01/2009, 02:07
Eu já tive as duas.... uma V6 98 e uma Diesel 99, comprei as 2 0km....

Quando troquei pela Diesel, ainda não estavam a venda no RJ, então comprei no escuro, vindo de SP.

Logo na 1a. volta pensei que tinha feito a mior m.... do mundo!

A V6 é infinitamente mais agradável....só o consumo que mata.....

Mais tarde acabei me acostumando e até preferindo a Diesel, mas como não são mais "fabricadas" aqui, ficaria com a v6, pela menor dificuldade nas peças de reposição.

Quando à durabilidade....fiquei com a Diesel até os 90.000 km e não troquei absolutamente nada....só óleo e filtro e vendi o carro como 0km...muito novo....

SERGIO AUGUSTO
24/01/2009, 12:02
Gostaria de saber informações sobre Dakota DIESEL 2001, principalmente sobre a manutenção, o que dá problema coisa e tal. Já tive uma Sport 3.9 V6 99 e agora pretendo uma comprar diesel, mas nunca andei em uma e não conheço ninguém que tenha. O que puderem relatar sobre este carro, ´prós e contras, seria ótimo.
Bom dia Leojaz.
Tenho uma Dakota Diesel, que comprei da empresa em que trabalho, ela é ano 2001, está com 90mil km. Antes de eu a comprar, a empresa a colocou na mao de um dos nossos colegas, e aconteceu que se rompeu a mangueira de lubrificacao do turbo, e com isso obviamente vazou todo o óleo lubrificante, e ela fundiu a bronzina móvel(biela) do terceiro cilindro. Entao quando soube que a empresa venderia o carro, corri pra compra-lo, na idéia de mudar o powertrain(motor, cambio,etc), mas quando fui partir pro negocio(é que eu nao fico na sede da empresa), a diretoria ja tinha mandado arrumar o motor. Entao como eu ja estava definido a comprar e eles a vender, concluimos o negocio. O servico de motor, no que tenge a retífica, foi bem feito, mas o cerro foi colocado numa oficina, para a retirada e instalacao dos motores, das piores possíveis. Entao foram danificados varios componentes(terminais, componentes eletricos, entre poutras coisas). Visto esssa situacao, procurei uma oficina em Brasilia(moro perto), e coloquei o carro no intuito de diagnosticar e arrumar tudoque estivesse errado, uma vez que ja estava ali o motor original recem retificado.
Me deparei com o problema cronico destes motores; encontrar pecas, mas acho que relacionei quase todos os lugares possiveis onde se encontrar as ditas. Pra nao me alongar mais, se por acaso, voce realmente comprar uma DAKOTA diesel, e realmente precisar de pecas, em SAmpa tem alguns lugares pra se encontrar, em termos de concessionaria, quem tem mais estoque é a CALTABIANO em Sampa, e por fim, onde voce encontra tudo, tudo mesmo para esse motor é na DIESEL VIVIAN, na ARGENTINA www.diesevivian.com.ar (http://www.diesevivian.com.ar).
Quanto a qualidade do motor, nao andei muito, e nem vou andar, mas por tudo que pesquisei, a nivel de qualidade(entre no site www.vmmotori.it),ele (http://www.vmmotori.it),ele) nao é pior que os MWM da vida(sprint), mas nao foi devidamente tropicalizado pra uso em nossas DAKOTAS(sistema de arrefecimento principalmente), mas na hora de correr atras de pecas, é SUFOCO.E este motor equipou por muito tempo os LAND ROVER, alguns ALFA ROMEO, Os CHEROKEE 2.5 e 3.1 turbo diesel. E agora tem a nova geracao deles (eletronicos) que vao no CAPTIVA GM europeu e o novo CHEROKEE LIMITED, que por sinal esta chegando ao Brasil e vai detonar a concorrencia(este motor do CHEROKEE 3.0 Turbo diesel 218 cv!) foi eleito em 2007 por uma revista americana um dos 10 melhores motores do mundo.
Mas no meu caso como eu ja tinha um projeto na gaveta, agora encontrei o que precisava, entao minha DAKOTA vai utilzar o CUMMINS MAX POWER 3.9(o da F-250 nova) e um cambio ZF 6S 650-P de seis marchas, com relacao de diferencial 2,86:1 feita por encomenda.
Desculpe o bla,bla bla, mas espero ter te ajudado em algo. Quanto ao restante da camionete, salvo a falta de 4x4, nao tem nenhuma nacional(talvez as 0 Km consigam), que tenha o acabamento, desing, e instrumentacao que as DAKOTA tem.
Pra resumir, se algum dia a Crysler relancasse a DAKOTA aqui, com o novo motor da CHEROKEE LIMITED Diesel,4x4, ia ser uma humilhacao total à concorrencia.
Um abraco!

lyyonel
19/07/2010, 02:29
Bom tenho uma Dodge Dakota 2.5 turbo Diesel 4P preta a 2 anos.
Acho ela muito boa mesmo, tem certas peças da mecânica e da eletrônica dela que são absurdas de caro. Mas dificilmente você vai achar uma caminhonete confortavel como ela. Recomendo ela. só estou com um problema nela é do Bico Injetor eletrônico, que por sinal é o mais caro. Fui numa elétrica instalar uma trava geral o cara ligou ela no bico injetor do diesel e liguei ela dai o cara mandou desligar direto na chave geral, e ali queimo o bico injetor dela. fui na autorizada na DVA os cara estão me cobrando R$ 2.230 reais só nele.
só um aviso ai não faça isso.

gigio 10
20/08/2010, 13:49
Gostaria de saber informações sobre Dakota DIESEL 2001, principalmente sobre a manutenção, o que dá problema coisa e tal. Já tive uma Sport 3.9 V6 99 e agora pretendo uma comprar diesel, mas nunca andei em uma e não conheço ninguém que tenha. O que puderem relatar sobre este carro, ´prós e contras, seria ótimo.
leojaz,
tenho uma 2001 sport preta a diesel,que entrou num negócio de outro carro.quando peguei o carro veio um monte de gente dizendo que tinha entrado numa fria,que as peças são caras,que não encontra,que tinha casado com o carro pois ninguém compra e blá,blã,blã.bem, to com ela a 4 meses ,quando peguei já ia colocã-la a venda, mas olha ela é tão gostosa que acabei ficando ,quem me vendeu é como eu,faz as manutenções em dia e cuida do carro.ela é gostosa tem opcionais que nem picapes modernas tem, super economica, em viagem chego a fazer mil km com um tanque de 80l,suspensão confortável e Boa dirigiBIlidade. já me pararam duas vezes na rua querendo fazer negócio.só falta nela um pouco de torque,pois na hora de ultrapassagem sinto o motor fraco. se achar uma inteira como eu achei pode pegar de olho fechado,só trate bem,pra mim carro depende do dono,tem cara que nem trator aguenta,
abraço e boa sorte,
gigio

adelpedu
24/09/2010, 16:22
Amigos,
comprei um MWM 2.8 sprint para substituir o origianl. Como a caixa vai ficar a mesma, procuro informaçoes para a adaptação ou flange do motor mwm com caixa dakota, alguem pode me ajudar?
Voltar ao topo

RODVOTISCH
31/12/2010, 12:24
Tambem procuro quem possa fazer a adaptação... Estou em Sao Paulo.
Grato

JRC57CARVALHO
14/01/2011, 12:27
Olá Pessoal, estou precisando da ajuda de vocês, Pois minha DAKOTA SPORT 2.5 TD apresentou vazamento de água e terei que trocar junta do cabeçote e talvez o próprio cabeçote,
Se alguém souber onde eu posso encontrar aqui no Rio de Janeiro, ficarei muito grato.

Grande Abraço

SERGIO AUGUSTO
15/01/2011, 09:58
Olá Pessoal, estou precisando da ajuda de vocês, Pois minha DAKOTA SPORT 2.5 TD apresentou vazamento de água e terei que trocar junta do cabeçote e talvez o próprio cabeçote,
Se alguém souber onde eu posso encontrar aqui no Rio de Janeiro, ficarei muito grato.

Grande Abraço
Fala JRC57:
Da uma olhada no topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77922&highlight=retifica+grade+motor , que vai encontrar as informações que precisa. Mas o primeiro passo é encontrar um bom mecanico, que conheça deste motor, pra te fazer um diagnótico certo, e evitar que gaste dinheiro sem necessidade. Se for mesmo problema com os cabeçotes, veja que no tópico falo do cabeçotes da marca APAZ MADRID, tem o contato de como conseguir, etc, NÃO COLOQUE OUTRO CABEÇOTE, se tiver troca-los. Nem mesmo o "original".
Abraço
Sérgio

barbarakraemer
10/12/2012, 06:57
Bom dia!
Temos uma Dakota 2.5 Diesel 2001 que funciona, exceto o painel de instrumentos e o ar condicionado. No odômetro aparece a mensagem NO BUS que significa falta da rede CAN. Nosso mecânico de confiança, Claudio Arakaki da Barra Sul Autocenter na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, tem os esquemas elétricos das Dakota a gasolina, mas não conseguiu do motor diesel. Alguém teria os esquemas de motor DIESEL e da rede CAN BUS?
Grata
Bárbara

cesar andrade
30/10/2014, 11:33
bom dia sergio sou  cesar de sorocaba sp , tenho uma dodge dakota diesel ano 2000, estou fazendo o motor dela, e entrei em contato com diesel vivian eles vao me passar o orcamento das pecas  so que eles sao da argentina  sera que eles entregam certinho por ser muito longe gostaria de saber de vc se ja comprou la , pois eu vi que vc indicou para nosso amigo leo jaz obrigado ! email cesinha_malbalho@hotmail.com se souberem de algum lugar obrigado

jorge felippe
05/04/2015, 20:30
bom dia leojaz.
Tenho uma dakota diesel, que comprei da empresa em que trabalho, ela é ano 2001, está com 90mil km. Antes de eu a comprar, a empresa a colocou na mao de um dos nossos colegas, e aconteceu que se rompeu a mangueira de lubrificacao do turbo, e com isso obviamente vazou todo o óleo lubrificante, e ela fundiu a bronzina móvel(biela) do terceiro cilindro. Entao quando soube que a empresa venderia o carro, corri pra compra-lo, na idéia de mudar o powertrain(motor, cambio,etc), mas quando fui partir pro negocio(é que eu nao fico na sede da empresa), a diretoria ja tinha mandado arrumar o motor. Entao como eu ja estava definido a comprar e eles a vender, concluimos o negocio. O servico de motor, no que tenge a retífica, foi bem feito, mas o cerro foi colocado numa oficina, para a retirada e instalacao dos motores, das piores possíveis. Entao foram danificados varios componentes(terminais, componentes eletricos, entre poutras coisas). Visto esssa situacao, procurei uma oficina em brasilia(moro perto), e coloquei o carro no intuito de diagnosticar e arrumar tudoque estivesse errado, uma vez que ja estava ali o motor original recem retificado.
Me deparei com o problema cronico destes motores; encontrar pecas, mas acho que relacionei quase todos os lugares possiveis onde se encontrar as ditas. Pra nao me alongar mais, se por acaso, voce realmente comprar uma dakota diesel, e realmente precisar de pecas, em sampa tem alguns lugares pra se encontrar, em termos de concessionaria, quem tem mais estoque é a caltabiano em sampa, e por fim, onde voce encontra tudo, tudo mesmo para esse motor é na diesel vivian, na argentina www.diesevivian.com.ar (http://www.diesevivian.com.ar).
Quanto a qualidade do motor, nao andei muito, e nem vou andar, mas por tudo que pesquisei, a nivel de qualidade(entre no site www.vmmotori.it),ele (http://www.vmmotori.it),ele) nao é pior que os mwm da vida(sprint), mas nao foi devidamente tropicalizado pra uso em nossas dakotas(sistema de arrefecimento principalmente), mas na hora de correr atras de pecas, é sufoco.e este motor equipou por muito tempo os land rover, alguns alfa romeo, os cherokee 2.5 e 3.1 turbo diesel. E agora tem a nova geracao deles (eletronicos) que vao no captiva gm europeu e o novo cherokee limited, que por sinal esta chegando ao brasil e vai detonar a concorrencia(este motor do cherokee 3.0 turbo diesel 218 cv!) foi eleito em 2007 por uma revista americana um dos 10 melhores motores do mundo.
Mas no meu caso como eu ja tinha um projeto na gaveta, agora encontrei o que precisava, entao minha dakota vai utilzar o cummins max power 3.9(o da f-250 nova) e um cambio zf 6s 650-p de seis marchas, com relacao de diferencial 2,86:1 feita por encomenda.
Desculpe o bla,bla bla, mas espero ter te ajudado em algo. Quanto ao restante da camionete, salvo a falta de 4x4, nao tem nenhuma nacional(talvez as 0 km consigam), que tenha o acabamento, desing, e instrumentacao que as dakota tem.
Pra resumir, se algum dia a crysler relancasse a dakota aqui, com o novo motor da cherokee limited diesel,4x4, ia ser uma humilhacao total à concorrencia.
Um abraco!
estou vendendo minha dakota, cab dupla, ja com os cabecotes apaz.

RODVOTISCH
08/04/2015, 13:42
estou vendendo minha dakota, cab dupla, ja com os cabecotes apaz.

Amigos,

Os cabeçotes apaz realmente resolvem o problema? Podem me confirmar por favor?
Estou pensando em pegar uma dakota e vou decidir entre uma diesel ou gasolina...encontrei uma diesel em bom estado, o dono inclusice trocou os cabeçotes mas colocou chineses...
Penso em pegar com um valor baixo e ja colocar os apaz. Ou ir para gasosa mesmo mas acabar gastando um bocado com combustivel depois...

Edintruder
08/04/2015, 16:07
Rodvotisch, sim, os cabeçotes Apaz fazem milagres. É preferível pegar a dakota diesel com motor original do que a maioria com motores adaptados. Para pegar algo adaptado o valor tem que ser baixo e a mecânica doadora ser completa, tipo, motor caixa e diferencial.

RODVOTISCH
08/04/2015, 17:02
Edintruder
Eu vi uma com motor mwm só que a caixa era da dakota... preço otimo... mas fiquei com pé atras, nao sei se podem haver problemas ai com embreagem etc ...
Vc ja teve uma dakota diesel?
Grato,

Edintruder
09/04/2015, 11:37
O motor MWM é bom, mas tem que ver é justamente como foi feito o casamento do motor com a caixa. Se ficou perfeito beleza, mas a cada 10 trocas de motor da Dakota, só 2 ficam perfeitas. Problemas comuns de embreagem, vibrações e elétricos insistem em perturbar quem troca somente o motor.

As melhores adaptações que eu vi foram motor e caixa de uma Ranger 2.8 4x2 e outra com motor, caixa e diferencial de uma S10 também 4x2. Essas duas dizia que ficaram perfeitas.

O que mata muito são as soluções que o pessoal adota no casamento das peças, em um espaço pequeno e muita coisa eletrônica. A maioria das adaptadas não marca temperatura correta, velocímetro e rpm...

Se algo não funciona como deveria, então não compensa a compra.

RODVOTISCH
09/04/2015, 19:36
O motor MWM é bom, mas tem que ver é justamente como foi feito o casamento do motor com a caixa. Se ficou perfeito beleza, mas a cada 10 trocas de motor da Dakota, só 2 ficam perfeitas. Problemas comuns de embreagem, vibrações e elétricos insistem em perturbar quem troca somente o motor.

As melhores adaptações que eu vi foram motor e caixa de uma Ranger 2.8 4x2 e outra com motor, caixa e diferencial de uma S10 também 4x2. Essas duas dizia que ficaram perfeitas.

O que mata muito são as soluções que o pessoal adota no casamento das peças, em um espaço pequeno e muita coisa eletrônica. A maioria das adaptadas não marca temperatura correta, velocímetro e rpm...

Se algo não funciona como deveria, então não compensa a compra.

Eu ja tive uma dakota v8 automatica, consumo era proibitivo... 2,8km/l na cidade. Tive depois uma frontier diesel com motor mwm...gostava mas acabei vendendo...estou com um civic hj e buscando uma dakota de novo como 2o carro..
encontrei uma diesel, que o cara ja fez cabeçote mas acabou colocando cabeçote chines ao inves do apaz madrid. Vi tambem uma v6 manual, em bom estado geral...
Agora fico na duvida, pegar esta diesel por um preço um pouco maior, e instalar os apaz ou ficar com a v6 que a manutençao de certa forma é menor em carro gasolina mas consumo é f...
Nao vou rodar tanto com o carro...
Que vc faria??

Edintruder
09/04/2015, 21:56
Eu pegaria essa diesel e curtiria ela sem medo. No dia que der problema nos cabeçotes, daí coloca os Apaz. Até lá podes comprar eles sem pressa e ir curtindo essa dakota.

griloswi
26/08/2015, 14:39
Caros amigos
Muito legal o post, obtive várias informações importante pois, ainda não comprei a minha Dakota.
Gostaria de aproveitar a carona e fazer uma pergunta técnica para os usuários mais experientes em Dakota.
É possível colocar um motor Sprint v6 a diesel numa Dakota RT V8 a Gasolina com câmbio automático?
Será que o câmbio automático do V8 a gasolina aceita o motor 6 cc a diesel?
Abraço para todos.

Edintruder
26/08/2015, 16:23
Griloswi,
O Motor sprint é 6 cilindros em linha ou 4 cilindros em linha. O problema de colocar um motor diesel no cambio AT é a curva de torque ser muito diferente. Tem que calcular muita coisa para ajustar a programação do câmbio, e tem que colocar um conversor de torque com um ponto de stal mais baixo para casar com o torque desse motor.

O ideal é colocar motor e cambio já casados.

Helon Lisboa
11/06/2020, 20:04
Amigos,
comprei um MWM 2.8 sprint para substituir o origianl. Como a caixa vai ficar a mesma, procuro informaçoes para a adaptação ou flange do motor mwm com caixa dakota, alguem pode me ajudar?
Voltar ao topo

Conseguiu alguma coisa?
Estou querendo fazer na minha!

Anderson Antonio
29/12/2020, 15:31
Conseguiu alguma coisa?
Estou querendo fazer na minha!

Colocar Power Chip Pro ajuda mesmo no desempenho da Dakota a diesel 2.5 ano 1999?

Glaicon
30/12/2020, 07:25
Colocar Power Chip Pro ajuda mesmo no desempenho da Dakota a diesel 2.5 ano 1999?
Esse motor já ferve naturalmente por falha construtiva do cabeçote, em virtude da pouca circulação de água para refrigerá-lo.
Tanto que a solução tem nome e sobrenome: Cabeçote Apaz Madri.
Se colocar chip de potência, sem alterar em nada a refrigeração, só adiantará mais ainda os problemas com aquecimento.:concordo:

pliniodemarco
16/05/2021, 00:37
Ainda vale a pena uma Dakota diesel em 2021, tinha uma Amarok 2014 CS reprogramada pra 200 CV aproximadamente, mas tive que vender. Encontrei uma Dakota CS verde, pintura nova, interior parece OK, com 200 mil Km e dono diz ser motor standard, preço bom, se durou até agora, vale a pena compra-la?

lcdalzoc
19/05/2021, 15:56
Ainda vale a pena uma Dakota diesel em 2021, tinha uma Amarok 2014 CS reprogramada pra 200 CV aproximadamente, mas tive que vender. Encontrei uma Dakota CS verde, pintura nova, interior parece OK, com 200 mil Km e dono diz ser motor standard, preço bom, se durou até agora, vale a pena compra-la?

Se está barato, vai com tudo. Lembre-se que uma velharia dessas sempre irá necessitar de uma revisada de cabo a rabo para torná-la confiável (se é que podemos considerar um VM Motori confiável). Ou no máximo, esteja preparado pra colocar um MWM Sprint assim que esse aí abrir o bico.

Particularmente, adoro encrencas desse naipe. Já tive Niva com motor Fiat 1.7 diesel, Explorer com motor Maxion HSD, Galloper com motor GM-151, e quase coloquei um 4M41 numa Mercedes ML-320, mas vendi antes a preço bom pra sucata...