Conectar

Ver Versão Completa : Deixar O "j" Mais Alto?

Renato_SJC
25/11/2008, 13:07
Ola Pessoal

Quero deixar o meu J mais alto, porem não entendo nada de suspensão.

Estou usando Pneus 31" e desejo mante-los, uso tambem amortecedores Rancho e cambio Clark do J 2001.

Tenho condições de fabricar "qualquer coisa" usinado, será que isso ajudaria nessa adaptação ???

Alguem poderia me dizer o "passo-a-passo" para fazer essa modificação?

Muito obrigado

Eduardo Tescarollo
25/11/2008, 15:08
Renato, o correto e elevar a carroceria e não alterar a suspensão. Na carroceria é só colocar calços, no meu foi feito de poliuretano de 5 cm e utilizando os coxins originais
Ficou muito bom.

Abç

Renato_SJC
25/11/2008, 15:32
Renato, o correto e elevar a carroceria e não alterar a suspensão. Na carroceria é só colocar calços, no meu foi feito de poliuretano de 5 cm e utilizando os coxins originais
Ficou muito bom.

Abç

Ola Eduardo

Colocando os calços eu não corro o risco das molas ficarem "soltas" ou com folga? Alterando os calços você percebeu mudança na estabilidade do carro em curvas?

Valeu

Eduardo Tescarollo
25/11/2008, 17:24
Ola Eduardo

Colocando os calços eu não corro o risco das molas ficarem "soltas" ou com folga? Alterando os calços você percebeu mudança na estabilidade do carro em curvas?

Valeu

Não corre risco nenhum, a carroceria é apoiada no chassis, não interfere nas molas ou amortecedores, se voçê der uma olhada atentamente em seu carro vai entender o que estou dizendo.
Quanto a estabilidade, sinceramente não percebi diferença, claro que foram só 5 cm, se aumentar mais talves vai sentir diferença.

Abç

Renato_SJC
26/11/2008, 08:11
Não corre risco nenhum, a carroceria é apoiada no chassis, não interfere nas molas ou amortecedores, se voçê der uma olhada atentamente em seu carro vai entender o que estou dizendo.
Quanto a estabilidade, sinceramente não percebi diferença, claro que foram só 5 cm, se aumentar mais talves vai sentir diferença.

Abç

Fala Eduardo, blz?

Dei uma olhada e entendi o que vc esta falando:concordo:, vou falar com o Torneiro aqui da empresa e pedir para ele fazer uns calços com uns 70 mm para ver como fica.

Tambem fiquei sabendo de uma outra solução que ajuda muito e me parece muito eficaz porem mais cara, seria a troca das molas traseiras por Molas da Pick-up JPX e as dianteiras substituir pela traseiras do JPX, eu li em um topico de outro site e disseram que realmente fica muito alto, porem pula bastante.. :rolleyes:hehehe

o problema é encontrar molas em boas condições...:pensativo:
conhece alguem???

Abraço.

Eduardo Tescarollo
26/11/2008, 09:00
Renato, aumentando as molas voçê vai perder curço da suspensão, então teria de aumentar as cintas dos eixos, mas é perigoso, o sistema vai trabalhar mais no limite, forçando as cruzetas e toda a suspensão, tem gente que faz isto, mas não aconselho
e tambem quanto seria este aumento? Com certeza não é o quanto voçê quer levantar, e estas molas não se acha com facilidade, alias acho que só usada.

Abç

Rodrigo Pereira
26/11/2008, 09:17
Pessoal,

Eu tenho as molas militares, dianteiras e trazeiras, usadas, para vender. Se alguem estiver interessado, entre em contato por MP.

Abraços

joão k. chikui
26/11/2008, 18:58
Renato
Tem certeza que para Pneu 31" precisa levantar? Pega onde o pneu?
Só levante se realmente for necessário .

Ola Pessoal

Quero deixar o meu J mais alto, porem não entendo nada de suspensão.

Estou usando Pneus 31" e desejo mante-los, uso tambem amortecedores Rancho e cambio Clark do J 2001.

Tenho condições de fabricar "qualquer coisa" usinado, será que isso ajudaria nessa adaptação ???

Alguem poderia me dizer o "passo-a-passo" para fazer essa modificação?

Muito obrigado

sadsjr
26/11/2008, 23:15
Ha algum jeito de SPOA ou SPUA no J?

Renato_SJC
27/11/2008, 07:20
Renato
Tem certeza que para Pneu 31" precisa levantar? Pega onde o pneu?
Só levante se realmente for necessário .

Fala Joao, blz?

É que estou precisando trocar as molas e ai ja apareceu a ideia de levantar a qual é principalmente pela estética.

alguma dica?

Valeu...

Anderson BH LOCAÇÃO
27/11/2008, 08:36
Renato, aumentando as molas voçê vai perder curço da suspensão, então teria de aumentar as cintas dos eixos, mas é perigoso, o sistema vai trabalhar mais no limite, forçando as cruzetas e toda a suspensão, tem gente que faz isto, mas não aconselho
e tambem quanto seria este aumento? Com certeza não é o quanto voçê quer levantar, e estas molas não se acha com facilidade, alias acho que só usada.

Abç

Eu usei um calço de 11cm debaixo das molas TR e de 3cm na DT....aumentei a cinta TR na mesma proporção...n acho q perdi estabilidade (estou sem barra estabilizaodora)....uso pneu 245x80/16
Antes pegava muito, chegou a amassar a carroceria de tanto forçar...mas uso meu J 80% para trilha.....

Renato_SJC
27/11/2008, 14:01
Eu usei um calço de 11cm debaixo das molas TR e de 3cm na DT....aumentei a cinta TR na mesma proporção...n acho q perdi estabilidade (estou sem barra estabilizaodora)....uso pneu 245x80/16
Antes pegava muito, chegou a amassar a carroceria de tanto forçar...mas uso meu J 80% para trilha.....

Ola Anderson

Realmente deve ter ficado alto o seu J, porem o meu é para uso 80% Asfalto, então devo levanta-lo no calço uns 70mm no máximo, vou usar um material muito resistente e que não é tão duro e quanto o Nylon, muito usado em Peças Aeronauticas que são usadas em Prensas, acho que o nome é Plastic Plane.

Devo fazer essa semana ainda e ai tiro algumas fotos e medidas da mudança.

Valeu

Eduardo Tescarollo
27/11/2008, 14:52

Fala Anderson, talvez as molas traserias de seu carro tambem já estivessem cansadas, portanto o real aumento não foi de 11 cm. No meu carro esta com calços de 5 cm na traseira para compensar as molas cansadas. O quero dizer em colocar calços nas molas é o seguinte, voçê vai forças com certeza as cruzetas e os coxins da suspensão, não que não possa fazer, mas não é recomendavel.

Abç

Anderson BH LOCAÇÃO
27/11/2008, 19:12
Olá Eduardo e Renato....o q o Eduardo falou faz muito sentido, ontem eu troqueiuma das molas q estva tão cansada q o J estada tdo torto..consegui uma usada e que deu para igualar....

segue abaixo foto do calço..ffecha a altura que está..leve em conta que está sem os alargadors de fibra (polaina)..o q faaz parecer estar ainda mais alto.

Creio que se estibesse forçando tbm faria alguns barulhos na suspensão..quando desse fim de curso...a me esqueço de falar que fiz um prolongador para os amortecdores TR...

Abraços

Renato_SJC
28/11/2008, 13:14
Olá Eduardo e Renato....o q o Eduardo falou faz muito sentido, ontem eu troqueiuma das molas q estva tão cansada q o J estada tdo torto..consegui uma usada e que deu para igualar....

segue abaixo foto do calço..ffecha a altura que está..leve em conta que está sem os alargadors de fibra (polaina)..o q faaz parecer estar ainda mais alto.

Creio que se estibesse forçando tbm faria alguns barulhos na suspensão..quando desse fim de curso...a me esqueço de falar que fiz um prolongador para os amortecdores TR...

Abraços

Ola Anderson

Gostei da altura do seu J, porem para eu que uso 80% asfalto talvez ficaria ruim.
Falei com um Ex-dono de concessionaria JPX que tinha em Jacarei-SP (Sr. Omar) e ele me disse que a Mola Militar não diferencia em nada a altura, que ela é do mesmo tamanho da comum, porem ela é mais dura e rigida talvez fazendo com ela "ceda" menos com o peso.

Ele disse para usar calços de nylon ou aluminio mesmo de no maximo 5 ou 7 cm e que isso não prejudica as cruzetas nem nada mais.

Fui comprar o Nylon ou PU e me assutei um pouco com o preço, como eu ja tenho aqui alguns tarugos de aluminio quero ver se faço eles de aluminio e coloco uma Mangueira preta nas molas, assim diminuindo a fricção com o aluminio ou se possivel ate colocar uma pequena camada de manta de borracha.

Queria fazer isso tudo hoje para viajar amanha, mas parece que sempre decido fazer as coisas nas vesperas de uma viagem...:pensativo::lol:

As molas traseiras irei trocar hoje, porem os Ranchos irei retirar na semana que vem e colocar outros.

Depois posto umas fotos ai...Falow..

Valeu

Danien kouwen chaves
01/02/2009, 11:15

Abç
sei lá não entendo prq isso de não levantar a suspensão do jota com molas ou calços altos bem mais altos sobre ,o pretexto de forsar a suspa poxa a suspa do jota ~por a caso não é a melhor q já foi feita , o q poderia forsar cruzetas as cintas barras estabilizadoras poxa aumenta a cinta aumenta o curso da barra estabilizadoras, então como fica os velhos willys q os caras fazem até spoa e não força em nada as cruzetas numca ouvi falar de alguém q quebrou as cruzetas por isso e as engesas q os caras poém lá em cima e digo lá em cima mesmo poxa onde q a suspa da engesa é melhor q a do jota poxa sei q com o aumento da suspa o carro perde estabilidade pode tombar mais facil poxa más tambem não aguento todo mundo achando as engesas melhor q o jota pelo fato de elas serem mais altas e sempre tendo a cara de ser mais robusta , estou sem jota mais aqui vai meu apelo por jotas mais altos para acabarmos com esse negocio de engesa ser mais 4x4 q um jota ,. estou sem jota no momento más garanto q quando estiver com um novo jota vou acabar com esse mito de d a suspa do jota não pd ser erguida até as ultimas consequencias sém más até

Chiari
01/02/2009, 11:37
sei lá não entendo prq isso de não levantar a suspensão do jota com molas ou calços altos bem mais altos sobre ,o pretexto de forsar a suspa poxa a suspa do jota ~por a caso não é a melhor q já foi feita , o q poderia forsar cruzetas as cintas barras estabilizadoras poxa aumenta a cinta aumenta o curso da barra estabilizadoras, então como fica os velhos willys q os caras fazem até spoa e não força em nada as cruzetas numca ouvi falar de alguém q quebrou as cruzetas por isso e as engesas q os caras poém lá em cima e digo lá em cima mesmo poxa onde q a suspa da engesa é melhor q a do jota poxa sei q com o aumento da suspa o carro perde estabilidade pode tombar mais facil poxa más tambem não aguento todo mundo achando as engesas melhor q o jota pelo fato de elas serem mais altas e sempre tendo a cara de ser mais robusta , estou sem jota mais aqui vai meu apelo por jotas mais altos para acabarmos com esse negocio de engesa ser mais 4x4 q um jota ,. estou sem jota no momento más garanto q quando estiver com um novo jota vou acabar com esse mito de d a suspa do jota não pd ser erguida até as ultimas consequencias sém más até

Concordo plenamente, não faz nenhum sentido dizer que erguer a suspensão do J vai causar grande prejuizo etc etc. Desde que seja bem feito entendendo o principio da suspensão não há problema algum, é possível manter exatamente o mesmo curso, e ainda tem mais uma coisa que faforece, a suspensãop do J por contar com pivo regulavel na barra do triangulo da pra corrigir a angulação do eixo dianteiro pra não mudar os angulos do munhão e diminuir a inclinação do traseiro pra facilitar o trabalho da cruzeta.

Sei que o que vou dizer vai gerar polemica, mas o bodylifth, se é que é assim que se escreve, só serve pra abrigar pneus maiores, não melhora em absolutamente nada a dinamica do veículo, na verdade piora, pois elava o CG sem nenhuma vantagem nos angulos de ataque central e de saída.

Claro que erguer a suspensão Tambem eleva o CG, porem tambem melhora os angulos do veículo.

Abraço a todos.

Danien kouwen chaves
01/02/2009, 18:07
Concordo plenamente, não faz nenhum sentido dizer que erguer a suspensão do J vai causar grande prejuizo etc etc. Desde que seja bem feito entendendo o principio da suspensão não há problema algum, é possível manter exatamente o mesmo curso, e ainda tem mais uma coisa que faforece, a suspensãop do J por contar com pivo regulavel na barra do triangulo da pra corrigir a angulação do eixo dianteiro pra não mudar os angulos do munhão e diminuir a inclinação do traseiro pra facilitar o trabalho da cruzeta.

Sei que o que vou dizer vai gerar polemica, mas o bodylifth, se é que é assim que se escreve, só serve pra abrigar pneus maiores, não melhora em absolutamente nada a dinamica do veículo, na verdade piora, pois elava o CG sem nenhuma vantagem nos angulos de ataque central e de saída.

Claro que erguer a suspensão Tambem eleva o CG, porem tambem melhora os angulos do veículo.

Abraço a todos. é isso ai chiari queremos os jotas mais altos sei q os eixos diferenciais não aguentam mais tem gente usando eixos dana44 toyota band , rilux, rural, f75 queremos jotas com pneus 35 ,38 e até 42 prq não,. pô não paro de pensar onde há limitação em erguer o jota vamos apimentar isso ai chega só de engesas e wilys nas alturas tambem queremos jotas lá em cima , mesmo prq quando acabar esse misticismo q existem sobre os jotas teremos mais venda pois todos irão parar de ver um jota como um 4x4 depreciado começara a ter mais compra e venda mais fabricação de peças e mais facilidades em manutençao , vamos acabar com esse negocio de quando chegamos a um evento ou trilhas os jipeiros ficarem olhando de lado e dizendo xiiiiiiiiiii chegou um jpx não aguento mais isso,. quero as pessoas dizendo porra chegou um jota olha q jipe q loucura,. e nas trilhas todo mundo dizendo pô legal chegou um jota se alguem quebrar ou encalhar vai ter um puta jipe para rebocar ou desemcalhar quero todos dizendo viva chegou um jota!!!!!:dance::dance::dance:

Eduardo Tescarollo
02/02/2009, 09:36

Amigo,

Quando disse que não aconselho a calçar as molas para erguer o JPX, foi pelo motivo de acreditar que a maioria das pessoas o farão sem efetuar mais nenhuma alteração. Se partir para uma alteração mais profunda na suspensão, eu sei que não terá problema, mas altere de qualquer jeito para ver se voçê não terá quebras no futuro.
Não é porque a suspensão do J é fantastica que ela não tem seu limite.

Abç

Danien kouwen chaves
02/02/2009, 17:13
chiari q molas e amortecedores vc indicaria p levantar o jota , 3´´ ou 4´´ polegas a mais na altura e no curso ou até mais q isso vc acha q ficaria legal:concordo: ? e acrescentando mais uma pergunta o q mais teria q ser acrescentado na suspa nessa empreitada? ., pô to sem jota agora más quando estava com o meu vivia em baixo dele não por quebras más por ser um garotão novinho e estar todo contente de ter conseguido comprar o jota más isso não tem nada a ver só q não lembro d nada excepcional q atrapalhe esse aumento de curso de sua apnião e claro as dos outros tambem