Ver Versão Completa : Motor V6 4.0 da Ranger no CJ-5
naldo.ap
16/09/2004, 12:33
PessoALL,
Achei um motor V6 4.0 da Ranger (segundo o dono rodou menos de 20.000km - trocou por um à diesel) (ainda não vi o motor).
Ele está pedindo 1.200,00L$ (está na mesma faixa de preço de um AP 2.0 aqui na minha cidade). Ele facilita o pagamento (o motor está na garagem só pegando poeira)
Vale a pena?
a adaptação é complicada?
alguém tem esse motor no seu jipe?
Estou no dilema de qual motor comprar - quero colocar pneus 33' no 'Sete léguas' e pelo que vi aqui no fórum o AP 2.0 não agüenta. :roll:
Me ajudem... :shock:
[]'s
so 1.200,00 ??????
ta completo, com chicotes, etc.?
se tiver abraça, o preço ta bom e eh um otimo motor.
mas dependendo da caixa q vc vai usar vai precisar de flanges (eca, arghh) :?
um AP nem chega perto desse motor, alias motor AP em jeep eh coisa de viado. :lol: :lol:
quem gosta de motorzinho eh dentista ou fruta mesmo...
[]´s criando polemica :D :D
naldo.ap
16/09/2004, 13:10
so 1.200,00 ??????
ta completo, com chicotes, etc.?
[]´s criando polemica :D :D
Completo eu acho que não tá, o dono falou que usou a parte elétrica e o que pôde tirar para o outro motor.
[]'s
Fabio Cortez
16/09/2004, 13:43
Não seria o 4.0?
naldo.ap
16/09/2004, 13:57
Acabei de confirmar com o dono do motor é um V6 4.0 :shock:
e agora! :shock:
Minha preocupação é que ser for complicado instalar vou ter problema... não tem mecânico especialista por aqui. :cry:
[]'s
Naldo:
4.0?? melhor ainda!!!!
procure se informar, pois se faltar a chicoteira vai ser complicado.
ai vc vai ter que mandar fazer e vai te custar um monte.
mas o chicote que vai do modulo, este inclusive, ate o motor ele tem que te fornecer, pois nao vai ser utilizado no diesel.
[]´s
naldo.ap
16/09/2004, 14:13
Naldo:
4.0?? melhor ainda!!!!
procure se informar, pois se faltar a chicoteira vai ser complicado.
[]´s
Valeu a dica Elcio,
Amanhã vou levar o meu "mexânico" de confiança pra ver se falta muito pra recompor o motor e ver se ele garante se aventurar... :roll:
[]'s
Naldo,
Esse motor é um rojão!! :shock: Meu irmão tinha uma Ranger com esse motor, era muuuuuito forte. 8) :P
O problema é que ele é das Rangers importadas, então peças para esse motor não é tão fácil encontrar. Procure saber o que falta nele e faça umas continhas. Se o estado do motor estiver bom e você tiver que gastar mais uns L$ 700 pra deixar ele redondo, vale a pena! :wink:
[s]
Vinicius Hauagge
16/09/2004, 15:01
Alem do chicote, de uma olhada se o motor esta com as bobinas, com o modulo, etc, etc, etc....
Há tempos comprei um 4.9 de uma F1000 (o cara tb tirou para por diesel) e como o mecanico que tirou foi bem caprichoso, nao tive problema algum... o Motor funcionou belezinha na bancada....
Tá faltando apenas tempo e dim dim pra colocar no jeep....
Abraço,
Vinicius!
naldo.ap
16/09/2004, 15:03
Naldo,
Esse motor é um rojão!! :shock: Meu irmão tinha uma Ranger com esse motor, era muuuuuito forte. 8) :P
O problema é que ele é das Rangers importadas, então peças para esse motor não é tão fácil encontrar. Procure saber o que falta nele e faça umas continhas. Se o estado do motor estiver bom e você tiver que gastar mais uns L$ 700 pra deixar ele redondo, vale a pena! :wink:
[s]
Alem do chicote, de uma olhada se o motor esta com as bobinas, com o modulo, etc, etc, etc....
Há tempos comprei um 4.9 de uma F1000 (o cara tb tirou para por diesel) e como o mecanico que tirou foi bem caprichoso, nao tive problema algum... o Motor funcionou belezinha na bancada....
Tá faltando apenas tempo e dim dim pra colocar no jeep....
Abraço,
Vinicius!
[s]
Beleza pessoal!
Obrigado pelas informações.
[]'s
Elmer_Jeep
16/09/2004, 17:16
troquei o motor de uma ranger esses dias aqui na oficina, realmente não existem peças de reposição, o dono da ranger comprou em sampa um motor recondicionado de fábrica, pagou 5mil + 500reais de frete.
O preço desse seu aí está muito barato, vale a pena.
Estive olhando o motor fora do carro quando chegou, é bem compacto. Acredito que o trabalho pra adaptar seja o mesmo de qualquer outro, alinhar dentro do chassi e "fabricar" um flange pra caixa de marchas. O resto seria parte elétrica de gerenciamento do motor, fazer o escapamento. etc.
Se essa brincadeira da adaptação não ficar muito caro vai fundo, é um motorzão. :D
naldo.ap
16/09/2004, 17:44
Naldo,
(...) O problema é que ele é das Rangers importadas, então peças para esse motor não é tão fácil encontrar. (...)
[s]
troquei o motor de uma ranger esses dias aqui na oficina, realmente não existem peças de reposição, o dono da ranger comprou em sampa um motor recondicionado de fábrica, pagou 5mil + 500reais de frete. (...)
Agora estou ficando preocupado :roll:
Não sei se fico alegre por ser um motorzão e estar barato ou triste por saber que vou ter problemas para encontrar peças, se aí (nos grandes centros) é difícil "alvará" por aqui.
[]'s
Naldo,
É o seguinte: Tô na mesma que você. Tô comprando um para por no Encrenca. É 4.0 V6, 1997. Vem com tudo, bombas, AC, radiadores, câmbio, etc. Até o eixo traseiro o neguinho tá dando no pacote. Depois que eu finalizar a compra, até falo o preço. Mas é bem mais do que vc tá pagando. O cara tirou da picape para por um diesel. Mas estou negociando há um mês, pois o dono levou a Ranger prá fazer o serviço numa "boqueta" duca. E já tem 3 anos que a sucataiada tá encostada na garagem dele. Então, só vem pedaço de chicotes. Falta conector daqui e de lá, e de não sei mais onde. Resultado, preciso comprar um chicote usado. Não tem mais em autorizada. Não acho em lugar nehum de SP. Melhor, só achei em Curitiba. Só que é de uma 95. E custa $$$$$$$. Já me disseram que não casa na 97.
Então, o preço do teu negócio tá ótimo. Se a kilometragem for verdadeira, cheque se vem com módulo e chicote completo. A injeção e a ignição vêm num "cabeço" só. Você vai precisar, mesmo, de um especialista prá enganar o módulo, pois haverá falta de sinais dos sensores do painel, do câmbio e da embreagem. Sim, pois esses sensores não vêm junto. Ficam no carro. Verifique se o chicote não tem nenhum conector cortado. Chame o especialista prá verificar tudo. Depois chame ele de novo prá te ajudar a fazer o motor funcionar.
Cara eu adoro mecânica, mas tô vendo que fiquei prá trás. Não tem bom com injeção eletrônica. Pelo menos não tô encontrando aqui em SP. Nem neguinho meca de concessionária quis me ajudar. E os sistemas das mais novas, tipo F250, Ranger 2001, ainda tem o FordCode, que fica no miolo da chave.
Num desanima não :lol: :lol: , pois ainda tá no começo, e tá barato. Se eu fosse vc, já começaria procurando o eletrecista da concessionária. Pergunta se ele tá afim dum bico no próximo sabadão. :D
[]´s
Danniel Pizatto
17/09/2004, 00:34
Eu tenho a apostila sobre o sistema de injeçao da ranger aqui..
to tentando separar só ela, mas ainda assim tá dando mais de 5 megas..
Vinicius Hauagge
17/09/2004, 09:46
Putz, se voce conseguir arrumar essa apostila pra mim, ficaria muito agradecido!
Tenho uma ranger 99 V6 e isso seria uma mão na roda!
Obrigado,
Vinicius!
Pessoal:
o meu 4.9 veio sem um dos chicotes. ai descobri uma oficina de um cara que foi chefe de oficina de uma autorizada ford daki.
o cara conseguiu o esquema eletrico do motor e refez ele pra mim.
deu trabalho, mas ele conseguiu e fez um trabalho de tirar o chapeu.
se alguem tiver um motor ford e se dispor a chegar por esses lados posso passar o telefone dele e com certeza vai dar certo tbem o motor de vcs, se deu no 4.9 que eh importado e cheio de firulas, acredito que um ranger, seje bem mais facil.
[]´s
Elmer_Jeep
17/09/2004, 11:57
Naldo, será que aí do outro lado da fronteira vc não consegue um coletor de admissão dos Ford V6 mais antigos, arranca essa paraférnália de injeção e senta um carburador pra resolver essa parada :!: . :twisted: :twisted:
foi o que me sugeriam tbem.
e a resposta:
na-na-ni-na-não.
eu acho que o trabalho e a dor de cabeça compensam - na minha opiniao.
[]´s
Danniel Pizatto
17/09/2004, 12:35
Não to conseguindo subir ele lá no download... :(
Alessandro Henrique
19/09/2004, 08:24
Pessoal,
Já tive um ranger com V6-4.0L e digo que o motor é muito bom.
São cerca de 160 cv à disposição , se não me engano.
A minha pick-up era importada, mas mesmo assim não há diferença no motor em relação às nacionais, é o mesmo. Algumas explorers utilizam o mesmo motor. Sendo assim, existem muitos veículos utilizando este motor por aí. Posso dizer que nunca tive problemas de espécie alguma com o motor.
Já vi dois cjs utilizando o motor da ranger e digo que andam muito bem! Estavam voando pela trilha...
Eu mesmo estou pensando na possibilidade de utilizar este motor na viatura, quem sabe....
Sobre a utilização de carburador ao invés da injeção, acho que não vale a pena a adaptação.
Vinicius_4x4
03/11/2005, 10:52
Ae gurizada!! Estou reavivando este tópico :lol:
Seguinte: o motor que eu estava olhando (6 cilindro do opala) tah com uns problemas de numeração, existe um outro carro com o mesmo número de motor roubado e o mecânico (que é quem comprou o motor e fez tudo o que precisava nele) tah tentando arranjar a placa do veículo que saiu para regularizar a situação mas tah difícil, portanto acho que ele vai marxar com o motor :( .
Então eu já to de olho em outros motores e me veio na cabeça este, pois vi um em um FV aqui nas redondezas.
Quem utiliza este motor, utiliza ele com que caixa?
Eu tenho a caixa 3 marcha da C10. Gostaria de saber se precisa mexer muito para adatar no motor V6 da Ranger.
Qual seria a melhor opção, procurar outro 4.1 do opala ou de repente tentar este motor? Qual é o melhor e com menor custo?
Grande abraço!! :concordo:
Quem utiliza este motor, utiliza ele com que caixa?
Eu tenho a caixa 3 marcha da C10. Gostaria de saber se precisa mexer muito para adatar no motor V6 da Ranger.
Qual seria a melhor opção, procurar outro 4.1 do opala ou de repente tentar este motor? Qual é o melhor e com menor custo?
Bom dia pessoal;
Vinicius vou na tua cola, estou com problemas novamente com meu OHC, estou pensando em colocar um motor V6 4.0 da ranger na minha viatura e tenho a mesma dúvida !! Qual a melhor caixa a utilizar ?? Estou usando a caixa 4m original, será que aguenta ?? e alguem sabe onde encontro a flange pronta pra comprar ??
Abraços,
Só palpitando, pra que investir num motor tão caro de manutenção?????
Veja o preço do jogo de velas do Opalão e dele :x :x :x
Se por infelicidade precisar de um cabeçote Ford $4000,00 -GM $350,00
E por ai vai............
Injeção é uma maravilha, mas o investimento é alto, tô revisando o meu 4.1 e os gastos estão cabendo no orçamento :D :D :D
Vinicius_4x4
04/11/2005, 15:43
Injeção é uma maravilha, mas o investimento é alto, tô revisando o meu 4.1 e os gastos estão cabendo no orçamento
Hoje fui no mecânico levar o kit de freio do Berga :mrgreen: para ele instalar e troquei uma idéia com o Renato (mecânico) à respeito deste motor. Ele me disse que é um ótimo motor e que eu poderia colocar ele. Então perguntei quanto ao preço que sairia um destes e ele me disse que por volta de R$ 4.000,00 :mrgreen: :mrgreen: . Cai de costas e desisti em colocar este motor. Vou continuar com o 4.1 do opala. :concordo: .
Quanto a adaptação deste motor no jipe:
Ele me disse que eu teria que conseguir este motor com a capa seca. Porém a capa seca deste motor é soldada na caixa. Portanto eu teria que cortar fora a caixa seca e então levar ela junto. A prise (ou prisa, nunca sei ao certo como é o nome) o cara dá um jeito de utilizar o sistema de embreagem da Ranger.
Se tiver vontade $$ :mrgreen: de colocar este motor vá em frente. Eu vi um motor destes em um jipe em Don Feliciano que era muito tri. A trilha tava terrível, tinha muitos atoleiros e o cara passava voando pelos troço tudo.
mak (SP/ZN)
04/11/2005, 18:29
Eu tenho a apostila sobre o sistema de injeçao da ranger aqui..
to tentando separar só ela, mas ainda assim tá dando mais de 5 megas..
Disponibiliza no EMULE e passa o Link pra gente...
Vou montar meu jipe com esse motor... mas fizemos diferente... compramos uma EXPLORER 94 e estamos tirando o motor, cambio Auto, reduzida e tudo que for necessario pra jogar no jipe... Não tenha medo de chicote... chicote é fio e se vc souber de onde e para onde vai o fio já era!
Verifica se ele vira com o modulo... esse é o cara... se tiver o modulo o resto é mais tranquilo...
Minha dica é montar ele com o cambio e reduzida da Ranger mesmo... ou da explorer que são iguais...
dára trabalho... mas se não der, nem vai ter graça!
mak (SP/ZN)
04/11/2005, 18:44
Só palpitando, pra que investir num motor tão caro de manutenção?????
Veja o preço do jogo de velas do Opalão e dele :x :x :x
Se por infelicidade precisar de um cabeçote Ford $4000,00 -GM $350,00
E por ai vai............
Injeção é uma maravilha, mas o investimento é alto, tô revisando o meu 4.1 e os gastos estão cabendo no orçamento :D :D :D
Olha... Optei pelo V6 4.0 por desempenho e tamanho... eu jogo ele rente á parede corta fogo e ganho em distribuiçaõ de peso e CG... sem contar que ele não usa correia dentada(é por corrente) e aquele cambio automatico forte pracas...
Injeção dá problema se não fizer a coisa direito, os conectores desse motor são muito bons e com mais um talento ficam á prova dágua facil...
Precisar de um cabeçote? ai já é desespero de causa... segundo o cara o motor é novo... 20000Km é ridiculo para ele... se manter o pé e a cabeça no lugar não vai precisar disso! coloca indicadores de temperatura, oleo e outros bem á vista e seja feliz...
Mais uma dica: Sensor MAF! aquele que fica na boca da saida do Filtro... muuuuuuuuito cuidado onde vai deixa-lo e faça um bom Snorkel pro jipe... ele é um pouco caro e não é muito fã de tomar agua...
Toda adaptação exige cuidados... alguns a gente aprende na raça e no bolso... a maioria é tentar prever situações que podem ocorrer numa trilha... um amigo nosso tirou o bocal da entrada de ar do Vitara dele da caixa original e passou um cano meia boca para um ponto mais alto na ultima trilha... evitou um calço hidraulico num dos atoleiros...
Quem já andou de Ranger ou explorer sabe do que esse motor é capaz... 32Kgf de torque é pior que crack!
Edintruder
05/11/2005, 14:18
Compra o V6 e elimina a injeção e a parafernalha elétrica. Coloca um carburador e instala uma ignição de opala no distribuidor do v6 e manda bala. Com um Webber 40 consegues extrair mais potência que os 210 cv originais com o sistema de injeção eletrônica.
Alessandro Henrique
05/11/2005, 18:14
Compra o V6 e elimina a injeção e a parafernalha elétrica. Coloca um carburador e instala uma ignição de opala no distribuidor do v6 e manda bala. Com um Webber 40 consegues extrair mais potência que os 210 cv originais com o sistema de injeção eletrônica.
Sinceramente nao acho uma boa remover a injecao deste motor e um detalhe, somente as ultimas versoes possuem em torno de 210 cv, coisa de tres anos para ca, nos demais eh 160 cv.
Sds.
j.sebastian
06/11/2005, 00:55
Coloca um carburador e instala uma ignição de opala no distribuidor do v6 e manda bala
Difícil vai ser achar distribuidor no "distributorless 4.0 V6"... ;)
O V6 NÃO tem distribuidor. Tem 3 bobinas e um controle eletrônico que comanda qual delas vai mandar corrente através de duas velas simultaneamente. Numa vela a corrente é do eletrodo central pra carcaça e na outra o inverso, fechando o circuito.
Meu V6 já está nos 300 mil km, e nunca teve problemas eletrônicos... mesmo mergulhado em lama e água várias vezes... dá uma olhada na foto do meu avatar... :D
Seba
mak (SP/ZN)
06/11/2005, 15:05
Compra o V6 e elimina a injeção e a parafernalha elétrica. Coloca um carburador e instala uma ignição de opala no distribuidor do v6 e manda bala. Com um Webber 40 consegues extrair mais potência que os 210 cv originais com o sistema de injeção eletrônica.
Tú não conhece esse motor? onde vai colocar ignição de opala??? ele não tem distribuidor!
Galera... pé no chão... não dá pra fugir da injeção pra sempre... o negocio é aprender a usar e não ter medo do novo!
Um amigo estava comentando esses dias que já é raro encontrar Buras novos... é tudo reformado... um dia a casa cai...
leovalle
06/11/2005, 18:51
Pessoal,
Já tive um ranger com V6-4.0L e digo que o motor é muito bom.
São cerca de 160 cv à disposição ,
Para ser mais exato 164 cv.
O manual de manutenção da Ranger Americana V6 4.0l vai até 1.000.000 e
foi feito para americano usar.
Precisa dizer algo mais?
Tive uma V6 por 6 anos e só tive problemas com a merda da embreagem hidráulica. Instale a mecânica e esqueça, pq não dá manutenção, desde que vc o trate com carinho.
[]'s
Fala leovalle,
Tive uma V6 por 6 anos e só tive problemas com a merda da embreagem hidráulica. Instale a mecânica e esqueça, pq não dá manutenção, desde que vc o trate com carinho.
o que vc chama tratar com carinho?
Naldo, será que aí do outro lado da fronteira vc não consegue um coletor de admissão dos Ford V6 mais antigos, arranca essa paraférnália de injeção e senta um carburador pra resolver essa parada :!: . :twisted: :twisted:
É POSSIVEL CARBURAR ESTE MOTOR? E A PARTE DE IGNIÇÀO ??? COMO FICARIA? O MODULO COMANDA A INGEÇÃO E A IGNIÇÀO? ESTOU COM ESSE PROBLEMA DE FORDCODE.
BOM DIA!
coloquei esse motor v6 4.0 em meu maverick e sem a injeção, adaptei distribuidor e quadrijet, ficou exelente, acelera desde 1500rpm e passa de 6000rpm, a potencia pulou para 230cv.
imagina isso na trilha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BOM DIA!
o motor v6 é exelente, oferece força desde 1500rpm e o preço de 1200 reais é só para dizer que não cobrou nada.
adaptei esse motor no meu maverick e sem a injeção. coloquei nele quadrijet e ignição eletronica com distribuidor, ficou louco o motor, passa facil dos 230cv.
IMAGINA NO JEEP LEVE NA TRILHA, SAI DA FRENTE!!!!!!!!!!
nossa tme 3 anos o topico :-s
Jean Michel Colet
23/05/2013, 03:24
BOM DIA!
o motor v6 é exelente, oferece força desde 1500rpm e o preço de 1200 reais é só para dizer que não cobrou nada.
adaptei esse motor no meu maverick e sem a injeção. coloquei nele quadrijet e ignição eletronica com distribuidor, ficou louco o motor, passa facil dos 230cv.
IMAGINA NO JEEP LEVE NA TRILHA, SAI DA FRENTE!!!!!!!!!!
Cara que distribuidor voce usou ? De algum carro 6 cil especifico ? Vc poderia postar fotos desse motor como ele ficou ?
Obrigado!!
Lúcio Fuentes
23/05/2013, 14:21
Compra o V6 e elimina a injeção e a parafernalha elétrica. Coloca um carburador e instala uma ignição de opala no distribuidor do v6 e manda bala. Com um Webber 40 consegues extrair mais potência que os 210 cv originais com o sistema de injeção eletrônica.
Essa receita funciona??? e que conjunto de cambio e reduzida usaria??
Essa receita funciona??? e que conjunto de cambio e reduzida usaria??
Gente, não precisa carburar.. só usar uma Pandoo, full tech e afins, modulos gerenciadoes de bico motor continua injtado e ainda tem possibildade de fazer acertos nele !!
abç
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.