Ver Versão Completa : detroit diesel
cRiPpLe_rOoStEr
25/11/2008, 04:16
tenho notado que vem ocorrendo uma grande confusão envolvendo os jeep cherokee e dodge dakota a diesel, cujo motor vm motori 425 ohv vem sendo citado como sendo um produto da detroit diesel... embora ambas as empresas tenham pertencido à penske, seus projetos sempre foram independentes, e a detroit diesel sempre foi conhecida por seus excelentes motores para aplicações mais pesadas... atualmente a gm detém 50% da vm motori, e não tem mais participação na detroit diesel... a propósito: http://www.vmmotori.it/en/01/00/01/dettaglio.jsp?id=10 (http://www.vmmotori.it/en/01/00/01/dettaglio.jsp?id=10) dados do motor r 425 dohc e do motor 425 ohv que equipou a dakota http://www.vmmotori.it/en/01/02/00/dettaglio.jsp?id=17 (http://www.vmmotori.it/en/01/02/00/dettaglio.jsp?id=17)
para os que gostam dos antigos detroit diesel 2t seguem esses vídeos:
YouTube - 8V53T Detroit Diesel military engine, N80 injectors[/url]
YouTube - Nice 1-71 Detroit Diesel Engine[/url]
YouTube - 4-53T 2 stroke detroit diesel and 2 sticks shifting[/url]
YouTube - MY 64 Chevy Detroit Diesel 353N Jake brakes[/url] (motor de TRÊS CILINDROS numa chevy k10...:palmas::palmas::palmas:)
cRiPpLe_rOoStEr
25/11/2008, 20:52
a propósito: será que esse motor 1-71 cabe num samurai???
heartland
22/12/2008, 22:55
Será que alguém aqui no Brasil possui um Detroit Diesel?
cRiPpLe_rOoStEr
23/12/2008, 01:03
um catarinense me falou que uns motores detroit diesel de 4 e 6 cilindros chegaram a ser nacionalizados e o bloco desses motores era fundido por uma empresa joinvillense...
heartland
23/12/2008, 01:36
Que barulho maravilhoso ele tem! Como queria que o meu Troller fizesse esse barulho rsss
cRiPpLe_rOoStEr
23/12/2008, 02:09
eu ja pensei em fazer um motor 2t a diesel, mas não faria como os detroit diesel que têm o sistema de lubrificação semelhante aos 4t... tem uns parentes da minha mãe que trabalham com metalurgia, mais especificamente com peças para motores marítimos e poderiam me orientar quanto à fundição do bloco, cabeçote, pistões e bielas... a maior dificuldade seria achar um blower, ítem obrigatório em motores diesel 2t leves... não sei se os motores diesel 2t usados em grandes navios usam blower, mas acredito que sim...
Sei que muitas locomotivas da antiga FEPASA usavam esses motores Detroit e à época eram comuns os furtos de blowers para uso nos V8.
Eu mesmo já andei pelos pátios de locomotivas desativadas aqui em Araraquara mas nunca encontrei nenhum!:(
joão k. chikui
27/12/2008, 11:44
Tem muito GMC marítimo que ainda roda com este motor e no fim da decada de 80 saiu muitos Chevrolet com esse motor , 4 cil nacional.
Será que alguém aqui no Brasil possui um Detroit Diesel?
cRiPpLe_rOoStEr
29/12/2008, 16:45
Tem muito GMC marítimo que ainda roda com este motor e no fim da decada de 80 saiu muitos Chevrolet com esse motor , 4 cil nacional.
mas o que foi nacionalizado era série 53 ou 71???
cRiPpLe_rOoStEr
30/12/2008, 00:51
Tem muito GMC marítimo que ainda roda com este motor e no fim da decada de 80 saiu muitos Chevrolet com esse motor , 4 cil nacional.
em 1975 saiu o 1º protótipo chevrolet d60 com motor detroit diesel 4-53 nacional... a fábrica brasileira da detroit diesel foi oficialmente inaugurada em 1976 produzindo esse motor, e em 1977 foram lançados os motores detroit diesel 3-53 e 6-53n de fabricação brasileira... mas em 1979 as operações da detroit diesel allinson brasil foram encerradas...:putz::putz::putz:
cRiPpLe_rOoStEr
30/12/2008, 00:54
acredito que foi um grande equívoco a gmb não ter dado a devida atenção aos motores detroit diesel... poderia usá-los até em opalas exportados para o uruguai...
cRiPpLe_rOoStEr
30/12/2008, 04:23
Sei que muitas locomotivas da antiga FEPASA usavam esses motores Detroit e à época eram comuns os furtos de blowers para uso nos V8.
Eu mesmo já andei pelos pátios de locomotivas desativadas aqui em Araraquara mas nunca encontrei nenhum!:(
sabe se essas locomotivas eram electromotive???
cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 21:40
como os motores detroit diesel usavam sistema de lubrificação semelhante aos motores 4t poderiam até ser convertidos para gás... http://apexengineering.com.pk/project.htm (http://apexengineering.com.pk/project.htm)
Daniel.Shimomoto
06/02/2010, 19:31
Vivendo e aprendendo Cripple;
Acho que a confusão (e que me confundiu também) se deu por conta de um "ensaio" que a Detroit diesel fez em Curitiba, fabricando motores sob licença da VM Motori S.p.A.
Posteriormente a fabrica foi vendida a Perkins do Brasil e passou a ser alvo de investigações do Ministério Publico do Paraná, conforme várias materias a respeito (uma delas está em http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=3990).
Acho que é um caso semelhante ao do Maxion HS2.5L - na realidade ela fazia um motor sob licença da Land Rover (tantos que muitos chamam o HS2.5 de "Maxion Rover").
Abs!!!!
RoadRunner
07/02/2010, 20:21
http://www.youtube.com/watch?v=E0o1o5W_f6o
Motor diesel, para piorar Detroit diesel :dance:
Clássica carroceria Chevy/GMC, p/mim, é uma das mais belas :palmas:
Cambio manual....2 caixas, para quem gostas como eu é de tomar o porre ainda mais com um ronco lindo como esse
Encontrei um novo sonho de consumo, superou até a Dodge RAM HEMI :roll:...
Que camioneta linda essa :palmas::palmas:
Esses motores Detroit não tem ronco eles fazem música.
http://www.youtube.com/watch?v=DbgQz0ahYdA
http://www.youtube.com/watch?v=XUSy8p8Lir4
Serie esse um Detroit?
http://www.youtube.com/watch?v=9xI1UrClRok
E va gostar de cambiar assim la na p¨¨%&¨..:
http://www.youtube.com/watch?v=EnN1i9LjAw0
Sergioporto
07/02/2010, 22:11
em 1975 saiu o 1º protótipo chevrolet d60 com motor detroit diesel 4-53 nacional... a fábrica brasileira da detroit diesel foi oficialmente inaugurada em 1976 produzindo esse motor, e em 1977 foram lançados os motores detroit diesel 3-53 e 6-53n de fabricação brasileira... mas em 1979 as operações da detroit diesel allinson brasil foram encerradas...:putz::putz::putz:
Quando tive oficina no interior do RS reformei vários motores destes 4 e 6 cilindros em V,é um motor delicado de regulagens,tenho até hoje guardado várias ferramentas p/ calibraçao, motor resistente!To pensando em tirar o turbo da Toy e colocar um blower só nao sei se o motor nao vai explodir talvez consiguindo colocar uma válvula reguladora de pressao?Nao sei, to amadurecendo a ideia.Tem várias máquinas industriais que ainda usam estes motores assim como no Norte do Pais tem embarcaçoes tambem.Tem um ferro velho perto de BHTe que tem vários blower destes.:concordo:Até mais
Daniel.Shimomoto
10/02/2010, 23:36
Chevrolet D-60 Detroit
http://www.youtube.com/watch?v=qbXwkA-nYYU&feature=related
Abs!!!!
Daniel.Shimomoto
11/02/2010, 11:58
(...)
E va gostar de cambiar assim la na p¨¨%&¨..:
http://www.youtube.com/watch?v=EnN1i9LjAw0
RoadRunner;
Especificamente o Ford F-11000/14000 com motor MWM D229 para você dirigi-lo decentemente tem que ser desse jeito mesmo - cruzando marchas e diferencial: O MWM trabalha bem entre 2000-2500rpms. Abaixo disso, vc perde embalo e toda a força do motor e ai, vai abaixando marcha. É ruim se não fizer isso especialmente na estrada porque a viagem não rende. E a diferença de tempo é nitida.
Abs!!!!
Será que alguém aqui no Brasil possui um Detroit Diesel?
Eu tenho um!!!
Esta guardado e não vendo nem empresto!!!!
O grande problema desses motores foi só os motorias que não souberam usar os 2T!!!
O meu ainda roda se colocar num caminhão,mas é raridade e não quero ter trabalho se der algum defeito!!!!
No meu caso,tirei de um chevrolet daque do tempo que o cão era menino!!!
Ainda tenho também o diferencail e caixa de marcha!!!Se der uma doida e eu estiver com grana sobrando(no momento coisa muito rara)eu tento recuperar um chevrolet!!!
Daniel.Shimomoto
14/02/2010, 23:42
O grande problema desses motores foi só os motorias que não souberam usar os 2T!!!
O meu ainda roda se colocar num caminhão,mas é raridade e não quero ter trabalho se der algum defeito!!!!
No meu caso,tirei de um chevrolet daque do tempo que o cão era menino!!!
Ainda tenho também o diferencail e caixa de marcha!!!Se der uma doida e eu estiver com grana sobrando(no momento coisa muito rara)eu tento recuperar um chevrolet!!!
X2!!!!
A maioria pensava que tinha que trabalhar com o motor 'vazio' igual ao Perkins e achava o Detroit uma porcaria.
Quando eu tinha meus 8 anos de idade, a rua da escola era uma subida acentuada e longa (quem mora em São Paulo deve conhecer a rua Teodoro Sampaio) e eu me lembro claramente de ver sempre um caminhão Chevrolet D-60, com barulho diferente, ardido e acelerado (hoje eu sei que era Detroit - depois de ver tantos videos no Youtube depois de velho). Eu e meus amigos ficavamos vendo os caminhoes subirem a rua e todo dia vinha o Chevrolet, algumas vezes torto de tanto bloco de concreto que ele carregava. Era o unico que fazia aquele barulho. Tinha até um amigo que imitava com a boca o barulho do caminhao...era igualzinho.
Abs!!!!
unmoralisch
15/02/2010, 02:40
um catarinense me falou que uns motores detroit diesel de 4 e 6 cilindros chegaram a ser nacionalizados e o bloco desses motores era fundido por uma empresa joinvillense...
Opa, então foi a fundição Tupy! Mas a Tupy herdou este cliente (Detroit Diesel) da antiga Fundição Mauá, empresas da qual a Tupy comprou!
Tupy adquire a Fundição Mauá
Produção da empresa joinvilense terá incremento de 25% com aquisição
Claudio Loetz
Joinville - A Tupy adquire a Fundição Mauá, pertencente à Cofap. A unidade passará às mãos da Tupy em agosto, oficialmente. Após a transação, vai aumentar a produção da Tupy em 50 mil toneladas anuais, em um incremento de 25% em relação ao volume atual da fábrica em Joinville, que é de 200 mil toneladas anuais. Até o fim do ano, a empresa estima fabricar 300 mil toneladas anuais. As restantes 50 mil toneladas anuais devem ser obtidas na fábrica joinvilense. Metade da produção da unidade da Fundição Mauá se destinará à exportação.
Um dos motivos que levou a direção da Tupy a comprar a unidade da Cofap é a certeza de entrar em um mercado novo. "Vamos produzir blocos e cabeçotes para motores pesados de caminhões, atendendo montadoras como Scania, Volkswagen e Mercedes-Benz também neste nicho específico. Igualmente importante é o fato de que a Tupy conquista novo cliente: a Detroit Diesel, dos Estados Unidos, principal comprador da produção da Fundição Mauá", afirma o presidente e diretor de Relações com o Mercado, Mário Egerland. Na fábrica paulista trabalham 900 funcionários. Somados aos 4.400 da unidade joinvilense, serão 5.300 os empregados diretos da Tupy.
A Tupy vai investir R$ 3 milhões na primeira etapa, chegando a R$ 5 milhões durante os próximos 12 meses. O objetivo é melhora o processo produtivo e fazer rearranjo de layout, antecipa Egerland.
O executivo explica que com a aquisição "a Tupy dá continuidade à sua estratégia de crescimento, reafirmando posição de maior fundição da América Latina e de player global". Egerland conta que conversas com efetiva intenção de oficializar a compra da unidade da Cofap já vinham acontecendo há 90 dias.
O executivo confirma o interesse da Tupy em ampliar sua presença no mercado mundial. Diz que a internacionalização da produção faz parte da estratégia da empresa e "é um dos passos seguintes". A Cofap se desfaz da fundição porque, depois de ter sido comprada por grupo multinacional, atividades em fundição deixaram de ser relevantes, fugindo do foco prioritário dos negócios.
Esta é a segunda aquisição feita pela Tupy desde que o controle acionário passou das mãos da família Schmidt, de Joinville, para grupo de acionistas liderados por fundos de pensão, como o Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, além do Banco Bradesco. A primeira compra ocorreu em outubro de 1995, quando a Fundição Sofunge, que pertencia à Mercedes-Benz, passou para o controle da Tupy. Aquela unidade acabou sendo fechada. Não é o que vai acontecer com a Fundição Mauá.
Fonte: http://www1.an.com.br/1998/jul/06/0eco.htm
SERGIO AUGUSTO
15/02/2010, 10:34
Já tive um chevrolet "DETROIT" 1977, cujo motor, quando comprei o carro em 1994, fizemos completamente, e posso afirmar que é um ótimo motor, tendo algumas particularidades, e uma delas, é o funcionamento sempre acima dos 1200 rpm, para facilitar o enchimento das camaras de combustão, pelo BLOWER, porque o ar entra totalmente forçado pelo BLOWER através das "janelas" na lateral das camisas, o motor não aspira por si só. E também (isto temos que ter com qualquer motor), cuidado com o sistema de arrefecimento porque ele tem 4 válvulas por cilindro(todas de ESCAPE, obviamente), e o espaço entre as valvulas, trinca facil, se houver superaquecimento. É um motor de muito torque, e com curva(de torque) muito plana, injeção direta(os injetores ficam no centro do cabeçote(em cada cilindro) no meio das valvulas.
Abraco a todos.
Bruno Mosso
22/04/2010, 00:06
O sujeito nem gosta do tar de Detroit..........
http://www.youtube.com/watch?v=erDFz0oPlU4
http://www.youtube.com/watch?v=C6MXTbN72XA&feature=related
Willão64
23/05/2010, 00:21
Eu to comprando um motor detroit 4-53 do chevrolet D60 pra retificar. To precisando da tabela de aperto dos parafusos e tolerancias e folgas do motor e ajustes em geral. Alguém tem essas informações ou sabe onde posso consegui-las?
e uma outra dúvida que eu tenho e não encontrei na internet. Qual a potencia do motor???
Eu vou adaptar esse motor numa F-100 que eu tenho. Será que vai ficar bom?
Gostaria de receber dos amigos do forum dicas, criticas e opniões.
um grande abraço a todos.
Marcel.
SERGIO AUGUSTO
23/05/2010, 08:23
Eu to comprando um motor detroit 4-53 do chevrolet D60 pra retificar. To precisando da tabela de aperto dos parafusos e tolerancias e folgas do motor e ajustes em geral. Alguém tem essas informações ou sabe onde posso consegui-las?
e uma outra dúvida que eu tenho e não encontrei na internet. Qual a potencia do motor???
Eu vou adaptar esse motor numa F-100 que eu tenho. Será que vai ficar bom?
Gostaria de receber dos amigos do forum dicas, criticas e opniões.
um grande abraço a todos.
Marcel.
Fala Marcel:
Como pode ler num tópico acima, já tive uma maquina dessas, e precisei fazer.
Na época(1993), encontrei tudo que precisei de peças e informação, na SÃO PAULO DETROIT ALLISON, e dando uma olhada agora na net, encontrei o enderço/telefone deles(parece que não tem site), no link que segue;
http://saopaulo.entrei.net/empresa/sao-paulo-detroit-allison-motores-e-transmissoes-ltda-matriz-1/414875.html
Naquele tempo, lá tinha um mecanico chamado Sr. João, o cara além de especialista(dos mais inteirados, diga -se de passagem), era super gente boa, chegou a ficar muiiito tempo conversando comigo por telefone, me "ensinando" as coisas sobre o motor. Eles me mandaram um manual do motor serie 53, onde tem tudo que precisa.
É bem possivel que o Sr. joão, já estja aposentado, pois naquela época já era uma pessoa de mais de 50 anos, mas com certeza lá tem gente boa.
Liga lá.
Abraço
Sérgio
Galera, quem pode dar muitas informações a respeito desse motor é o forista koralewski que vende carrocerias pra F75... ele tem um trator de arrancada com esse motor, se não estou enganado...
Aí um vídeo dele arrancando...
http://www.youtube.com/watch?v=AATSWm2cQh0
Marcelão, se estiver por aí, da uma clareada pra galera...
Até mais...
Abs
Willão64
24/05/2010, 13:37
Fala Marcel:
Como pode ler num tópico acima, já tive uma maquina dessas, e precisei fazer.
Na época(1993), encontrei tudo que precisei de peças e informação, na SÃO PAULO DETROIT ALLISON, e dando uma olhada agora na net, encontrei o enderço/telefone deles(parece que não tem site), no link que segue;
http://saopaulo.entrei.net/empresa/sao-paulo-detroit-allison-motores-e-transmissoes-ltda-matriz-1/414875.html
Naquele tempo, lá tinha um mecanico chamado Sr. João, o cara além de especialista(dos mais inteirados, diga -se de passagem), era super gente boa, chegou a ficar muiiito tempo conversando comigo por telefone, me "ensinando" as coisas sobre o motor. Eles me mandaram um manual do motor serie 53, onde tem tudo que precisa.
É bem possivel que o Sr. joão, já estja aposentado, pois naquela época já era uma pessoa de mais de 50 anos, mas com certeza lá tem gente boa.
Liga lá.
Abraço
Sérgio
Fala Sérgio!!!
Valeu pela dica, mas os telefones que voce me passou pelo link não estão valendo, pois um eu liguei, caiu numa residencia, outro não atende, outro caiu numa empresa de engenharia... daí desisti.
Eu encontrei pela internet uma empresa em Peruíbe - SP, que vende peças pra Detroit, mas eu queria ver se encontrava em outro lugar também pra cotar e comparar os preços.
Voce ainda tem esse manual que lhe mandaram?
Ele tem bastante informação sobre o motor? Será que não tem como voce mandar uma cópia pra mim? Eu pago as suas despesas.
Obrigado pela ateção e pelas dicas!!
Valeu!!!:mrgreen:
Willão64
24/05/2010, 14:32
Galera, quem pode dar muitas informações a respeito desse motor é o forista koralewski que vende carrocerias pra F75... ele tem um trator de arrancada com esse motor, se não estou enganado...
Aí um vídeo dele arrancando...
http://www.youtube.com/watch?v=AATSWm2cQh0
Marcelão, se estiver por aí, da uma clareada pra galera...
Até mais...
Abs
Eu já tinha visto esse vídeo no Youtube!!! Muito doido... Esse trator capaz que puxa um arado a uns 60 km/h!!!!! rsrsrs
Valeu pela dica!!!
Quero reunir o máximo de informações possíveis sobre esses motores, e o que eu conseguir quero disponibilizar pra galera aqui...
Valeu!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
koralewski
24/05/2010, 21:54
Galera, quem pode dar muitas informações a respeito desse motor é o forista koralewski que vende carrocerias pra F75... ele tem um trator de arrancada com esse motor, se não estou enganado...
Aí um vídeo dele arrancando...
http://www.youtube.com/watch?v=AATSWm2cQh0
Marcelão, se estiver por aí, da uma clareada pra galera...
Até mais...
Abs
E aí Reslima... tudo blz?
É verdade:concordo:, o motor que uso no trator de arrancada é um detroit diesel 4-53, motor excelente, com muito torque, chega facilmente aos 4500 rpm... originalmente tem 170 hp, na versão 4-53N, mas com a preparação que fizemos,com bicos injetores maiores, turbo, injeção de oxido nitroso e mais algumas coisas passou dos 350 hp, pra ter uma ideia, meu trator faz de 0 a 130 Km/h nos 201m em 9.5 segundos, isso pesando 2100 kg
Como trabalho com esse motor ja fazem alguns anos posso ajudar a quem esta com dificuldades em conseguir peças, regulagens, macetes...pois quando abri pela primeira vez a tampa de valvulas desse motor levei um susto, pois são 4 valvulas de escape por cilindro, unidade injetora individual para cada cilindro acionada pelo comando de valvulas, dois comandos de valvulas, um louco e um verdadeiro e por aí vai...foi suado pra conseguir desmontar e montar pela primeira vez:parede:... mas hoje já faço isso de olhos fechados....
Qualquer dúvida sobre esse motor que eu possa ajudar é só perguntar...
Um abraço
Marcelo Koralewski
SERGIO AUGUSTO
25/05/2010, 08:29
Fala Sérgio!!!
Valeu pela dica, mas os telefones que voce me passou pelo link não estão valendo, pois um eu liguei, caiu numa residencia, outro não atende, outro caiu numa empresa de engenharia... daí desisti.
Eu encontrei pela internet uma empresa em Peruíbe - SP, que vende peças pra Detroit, mas eu queria ver se encontrava em outro lugar também pra cotar e comparar os preços.
Voce ainda tem esse manual que lhe mandaram?
Ele tem bastante informação sobre o motor? Será que não tem como voce mandar uma cópia pra mim? Eu pago as suas despesas.
Obrigado pela ateção e pelas dicas!!
Valeu!!!:mrgreen:
Fala companheiro:
Rapaz, infelizmente não tenho mais o manual, eu tive o chevrolet D-60, com este motor, quando morava na Bahia(em Uruçuca), e quando me mudei pro centro-oeste(Goiás), perdi alguns pertences valiosos (várias literaturas), dentre eles estava o manual. Mas, vi no mercado livre um anuncio de um manual dos motores serie 92(não é o que voce procura, mas tenta ver se a pessoa tem um manual do serie 53). http://lista.mercadolivre.com.br/motor-detroit-diesel_OrderId_PRICE
E por outro lado, o nosso companheiro Marcelo, está bem inteirado a cerca do motor, e creio, como ele postou ai, que poderá lhe ajudar muito.
Abraço
Willão64
25/05/2010, 14:46
E aí Reslima... tudo blz?
É verdade:concordo:, o motor que uso no trator de arrancada é um detroit diesel 4-53, motor excelente, com muito torque, chega facilmente aos 4500 rpm... originalmente tem 170 hp, na versão 4-53N, mas com a preparação que fizemos,com bicos injetores maiores, turbo, injeção de oxido nitroso e mais algumas coisas passou dos 350 hp, pra ter uma ideia, meu trator faz de 0 a 130 Km/h nos 201m em 9.5 segundos, isso pesando 2100 kg
Como trabalho com esse motor ja fazem alguns anos posso ajudar a quem esta com dificuldades em conseguir peças, regulagens, macetes...pois quando abri pela primeira vez a tampa de valvulas desse motor levei um susto, pois são 4 valvulas de escape por cilindro, unidade injetora individual para cada cilindro acionada pelo comando de valvulas, dois comandos de valvulas, um louco e um verdadeiro e por aí vai...foi suado pra conseguir desmontar e montar pela primeira vez:parede:... mas hoje já faço isso de olhos fechados....
Qualquer dúvida sobre esse motor que eu possa ajudar é só perguntar...
Um abraço
Marcelo Koralewski
Fala quase xará Marcelo!!!
Tudo beleza cara!!!
Nossa, eu já tinha visto o vídeo do seu trator arrancando, até copiei ele pro meu hd.. rsrsrsrs Muito loko!!!!
Então, não sei se vc viu minhas postagens acima, eu quero montar um detroit pra colocar num F-100 que eu tenho. meio coisa de doido né... mas fazer o que...
E como vc falou eu nem sei por onde começar a mexer nesse motor. eu trabalhei com mecanica muito tempo com meu pai, desde criança. deve ser de onde eu tirei o gosto pela mecanica e por adaptações malucas... rsrsrs
Bem, se voce tiver disposto, no que vc puder me ajudar será de graaande valia.
essa semana eu to indo buscar dois motores que comprei. Dos dois quero montar um. E apartir daí, vou precisar das suas dicas. os motores que comprei são o 4-53N, dos caminhões D60. E quanto a preparação dele, pra conseguir alguns pocotós a mias, é complicado? Eu a principio quero montar original, mas se pra tirar alguns pocotós a mais não comprometer a durabilidade do motor, porque não!!!???
Desde já agradeço muito pela sua atenção...
Valeu!!!!!!!!!!!1:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgre en::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::m rgreen:
Willão64
25/05/2010, 15:01
Fala companheiro:
Rapaz, infelizmente não tenho mais o manual, eu tive o chevrolet D-60, com este motor, quando morava na Bahia(em Uruçuca), e quando me mudei pro centro-oeste(Goiás), perdi alguns pertences valiosos (várias literaturas), dentre eles estava o manual. Mas, vi no mercado livre um anuncio de um manual dos motores serie 92(não é o que voce procura, mas tenta ver se a pessoa tem um manual do serie 53). http://lista.mercadolivre.com.br/motor-detroit-diesel_OrderId_PRICE
E por outro lado, o nosso companheiro Marcelo, está bem inteirado a cerca do motor, e creio, como ele postou ai, que poderá lhe ajudar muito.
Abraço
Valeu pela dica Sérgio!!!!
Mas o cara parece que não quer responder perguntas... Eu fui fazer uma pergunta pra ele pra saber se ele tem o manual da serie 53 e quando fui logar apareceu um aviso do mercado livre. Este vendedor optoau por não responder perguntas... rsrsrsrs Lokura né... vai perder vendas...
mas mesmo assim valeu pela dica!!!!
Não sei se estou certo,mas é o detroit que se explodir um clindro basta desliga-lo que ele continua sem o que tá com defeito!!
Estou certo?
Willão64
26/05/2010, 14:19
Não sei se estou certo,mas é o detroit que se explodir um clindro basta desliga-lo que ele continua sem o que tá com defeito!!
Estou certo?
Eu já ouvi um comentário do tipo, mas não sei se é verdade.
:mrgreen:
koralewski
01/06/2010, 09:03
Fala quase xará Marcelo!!!
Tudo beleza cara!!!
Nossa, eu já tinha visto o vídeo do seu trator arrancando, até copiei ele pro meu hd.. rsrsrsrs Muito loko!!!!
Então, não sei se vc viu minhas postagens acima, eu quero montar um detroit pra colocar num F-100 que eu tenho. meio coisa de doido né... mas fazer o que...
E como vc falou eu nem sei por onde começar a mexer nesse motor. eu trabalhei com mecanica muito tempo com meu pai, desde criança. deve ser de onde eu tirei o gosto pela mecanica e por adaptações malucas... rsrsrs
Bem, se voce tiver disposto, no que vc puder me ajudar será de graaande valia.
essa semana eu to indo buscar dois motores que comprei. Dos dois quero montar um. E apartir daí, vou precisar das suas dicas. os motores que comprei são o 4-53N, dos caminhões D60. E quanto a preparação dele, pra conseguir alguns pocotós a mias, é complicado? Eu a principio quero montar original, mas se pra tirar alguns pocotós a mais não comprometer a durabilidade do motor, porque não!!!???
Desde já agradeço muito pela sua atenção...
Valeu!!!!!!!!!!!1:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgre en::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::m rgreen:
Bom dia!
Esse motor é meio viciante, depois que vc começa e trabalhar com ele vc não quer mais saber de outros motores diesel. O motor e simples e duravel, facil de mexer e com poucas alterações dá pra tirar varios cv a mais...o unico problema é o custo das peças aqui no Brasil, mas eu importo tudo dos EUA, fica bem mais barato... pra ter uma ideia as unidades injetoras originais são N45, eu estou usando N140, ou seja 3x mais diesel, no meu trator, comprei eles nos EUA, aqui chega a custar R$ 4000.00 o jogo dos 4, importando, pagando as taxas chegou custando pra mim R$ 1100,00, e com esses bicos e um bom turbo o motor dobra de potencia e não compromete muito a durabilidade pois trata-se de peças originais...
Eu até ja havia pensado em colocar um desses numa F-75, mas ainda ñ sobrou tempo pra amadurecer essa ideia :p
Quanto ao manual ja mandei fazer a cópia, deve ficar pronta hoje a tarde, assim que pegar lhe aviso.
Um abraço
Marcelo
Ouçam,delirem,e depois quando ligar nossos motoreszinhos 2.0,2.5,3.0 e 3.2 lembrem-se desse video!!!!
Detriot 2 tempos
6V53
Isso sim é motor!!!
Tenho um desses daí,tá guardado,com mais de dois anos que não ligo,e vai ficar assim até eu achar um REO 6x6 para eu colocar em um!!!
http://www.youtube.com/watch?v=BbDY3GwjrO0&feature=channel
Opa!! Marcelão, deixa fazer algumas perguntas, talvez meio tontas, mas é pq não conheço nada desse motor, ele é 4 cilindros, diesel é isso mesmo? Esse motor vem originalmente com blower?? Não é meio grande pra adaptar em uma F75, fiquei interessado nisso ein!!! É fácil encontrar um motor desse pra comprar? Tem idéia de preço?
Abraço.
Renato
Eu até ja havia pensado em colocar um desses numa F-75, mas ainda ñ sobrou tempo pra amadurecer essa ideia :p
SERGIO AUGUSTO
19/06/2010, 12:02
Opa!! Marcelão, deixa fazer algumas perguntas, talvez meio tontas, mas é pq não conheço nada desse motor, ele é 4 cilindros, diesel é isso mesmo? Esse motor vem originalmente com blower?? Não é meio grande pra adaptar em uma F75, fiquei interessado nisso ein!!! É fácil encontrar um motor desse pra comprar? Tem idéia de preço?
Abraço.
Renato
Fala RESLIMA!
Apesar de ter direcionado seu questionamento ao Marcelo, vou adiantar um pouco que sei; o motor que está em questão(colocar na F-75), é 4 cilindros, um 4-53, que é o modelo, o que sgnifica 53 pol3(polegadas cúbicas) por cilindro x 4 cilindros( o que dá aprox. 3.474cc, ou 3.5L).Eu particalamente, acho o motor 4-53, um "pouco grande" pra por no cofre da F-75, mas não imposivel.A arquitetura destes motores, é mais robusta, e isso faz o seu "tamanho" ser maior que um 4 tempos, da mesma cilindrada, como ele não tem VALVULAS DE ADMISSÃO( o comando de valvulas aciona as válvulas de escape e os injetores), e na "PERIFERIA DO BLOCO" existem galerias dos dois lados, por onde o AR SOPRADO PELO BLOWER, entra nos cilindros, através das JANELAS LATERAIS existentes nas CAMISAS que estão, digamos, em contato com a galeria do bloco, como o motor não ASPIRA por si só, porque não tem o "tempo" de ADMISSÃO, na descida do pistão, como num 4 tempos, então necessariamente tem que ter o BLOWER para ele funcionar, caracterizando o sistema " DIESEL DOIS TEMPOS". Como fala o Netão, ele tem um 6-53, 53 pol3 x 6 cilindros, este em V. Existem os 71pol3, 92pol3, etc, que é dado a nomenclatura 4-71,6-71(equipavam as MOTO SCREAP da TEREX GM), 8-71, 6-92,etc,etc.
Se o Marcelo puder disponibilar o manual dele em PDF através do forum, pra galera interessada, ai vai ser facil entender como o bicho funciona. Infelizmente(como já disse aqui), perdi meu manual, senão ja teria diponibilizado.
Não é dificil encontrar para comprar, o 4-53, agora preço tou por fora. A uns tres anos atrás, antes de eu ser transferido pra Unai, trabalhava em Itaberaí-Go, e lá tem um cara que possuia ou possui ainda um F7000, que saiu com o 6-53, e ele tirou e colcou um Mercedes 352, e o 6-53, tava encostado num canto do quintal, e por mais de 4 anos via ele lá, toda vez que passava em frente , mas tem tres anos já que não vejo, não sei o fim do motor dai pra cá.
Abraço a todos.
Sérgio
Realmente,o detroit é um pouco grande para a F75,mas depois de toda a adaptação feita,ela vai ficar doida!!!!
koralewski
23/06/2010, 20:00
Opa!! Marcelão, deixa fazer algumas perguntas, talvez meio tontas, mas é pq não conheço nada desse motor, ele é 4 cilindros, diesel é isso mesmo? Esse motor vem originalmente com blower?? Não é meio grande pra adaptar em uma F75, fiquei interessado nisso ein!!! É fácil encontrar um motor desse pra comprar? Tem idéia de preço?
Abraço.
Renato
E aí Renato...
Em mecânica quase nada é impossivel, dá trabalho :parede: mas é possivel colocar sim, só teria que ver uma suspensão dianteira pra aguentar o peso do motor, que com todos os perifericos pesa uns 500 Kg. Os norte americanos colocam e F-100, Silverado, Dodge...O motor vem com blower sim, como ele é 2 tempos e não tem valvulas de admissão o blower serve para empurrar o ar para dentro das camisas, ele não faz pressão nenhuma apenas sopra o ar.
Esses motores até são fácil de encontrar, em ferro velhos, o valor medio é de R$ 500,00 até 1200,00. Tem um ferro velho aqui na região que tem um completo, não sei se funciona, o cara pede R$ 1000,00.
Quanto ao manual vou ver se consigo escanear ele e disponibilizar pro pessoal do forum.
Um abraço
Marcelo
Opa, tudo bem Marcelão??
Mais uma pergunta, talvez sem sentido, da pra turbinar normalmente esse motor, já que ele tem esse blower?
Você tem o telefone do lugar onde está esse motor de 1000??? Na verdade to querendo comprar para um projeto futuro e se o fizer, com certeza precisarei da tua ajuda pra apimentar mais esse motor...
Obs.: Aguardo vocês aqui em Engenheiro Beltrão, no dia 17/07 pra comer o costelão a fogo de chão.
Abraço...
Renato S. Lima
E aí Renato...
Em mecânica quase nada é impossivel, dá trabalho :parede: mas é possivel colocar sim, só teria que ver uma suspensão dianteira pra aguentar o peso do motor, que com todos os perifericos pesa uns 500 Kg. Os norte americanos colocam e F-100, Silverado, Dodge...O motor vem com blower sim, como ele é 2 tempos e não tem valvulas de admissão o blower serve para empurrar o ar para dentro das camisas, ele não faz pressão nenhuma apenas sopra o ar.
Esses motores até são fácil de encontrar, em ferro velhos, o valor medio é de R$ 500,00 até 1200,00. Tem um ferro velho aqui na região que tem um completo, não sei se funciona, o cara pede R$ 1000,00.
Quanto ao manual vou ver se consigo escanear ele e disponibilizar pro pessoal do forum.
Um abraço
Marcelo
Opa, tudo bem Marcelão??
Mais uma pergunta, talvez sem sentido, da pra turbinar normalmente esse motor, já que ele tem esse blower?
Você tem o telefone do lugar onde está esse motor de 1000??? Na verdade to querendo comprar para um projeto futuro e se o fizer, com certeza precisarei da tua ajuda pra apimentar mais esse motor...
Obs.: Aguardo vocês aqui em Engenheiro Beltrão, no dia 17/07 pra comer o costelão a fogo de chão.
Abraço...
Renato S. Lima
Acho que não dá para turbinar por que ela é o famoso Turbo forçado.
Quando o piston desce abaixo dos furos da camisa ao subir o blower empurra ar que quando ele sobe vai com uma taxa muito alta...não há necessidade de turbo!!!
O blower dele é ligado nas engrenagens,é lindo de se ver.
Agora,ao motar ela,tem de deixar num ajuste perfeito,por que qualquer coisinha ela fica meio sem força!!!
Detriot é foda!!!!
Já disse,vou repetir e ratificar.Detriot é um dos melhores motores do mundo,o problemas foram os motoristas zé ruelas que não souberam andar nele!!!
O V4 se não me engano tem 200 cv's,bem mais que o MB da época,o V6 deve ter uns 360...Não sei se tá certo esses dados,pois o meu é um V6 e não lembro.
koralewski
29/06/2010, 08:42
Opa, tudo bem Marcelão??
Mais uma pergunta, talvez sem sentido, da pra turbinar normalmente esse motor, já que ele tem esse blower?
Você tem o telefone do lugar onde está esse motor de 1000??? Na verdade to querendo comprar para um projeto futuro e se o fizer, com certeza precisarei da tua ajuda pra apimentar mais esse motor...
Obs.: Aguardo vocês aqui em Engenheiro Beltrão, no dia 17/07 pra comer o costelão a fogo de chão.
Abraço...
Renato S. Lima
Fala Renato.
Quanto a colocação de turbo no Detroit fica muito bom, os que usamos nos tratores de arrancada são turbinados e tem Blower também, é que o blower original não faz pressão, apenas empurra o ar para dentro das camisas, tem uma versão desse motor, o 4-53T que vem com turbo e blower de fabrica. Com o turbo e umas unidades injetoras maiores dá pra tirar um boa potência.
Vou procurar o telefone do ferro velho e te passo depois.
Quanto ao costelão, pode contar com a gente.
Um abraço
Marcelo
Então,dá para turbinar.
Qual seria a pressão???
koralewski
01/07/2010, 15:21
Então,dá para turbinar.
Qual seria a pressão???
Dá sim, só que tem que ser um turbo grande, pois como o motor é 2 tempos ele desloca o dobro de ar que motores 4 tempos, como o motor tem 212 polegadas cubicas, tem que ser um turbo de um motor 4 tempos de 424 polegadas cubicas. Nós usamos um da Master Power, especial para competição, com o caracol quente 1.05 e o frio .66, veja as fotos... a pressão que usamos é de 3 bar a 4000 RPM.
Um abraço
Dá sim, só que tem que ser um turbo grande, pois como o motor é 2 tempos ele desloca o dobro de ar que motores 4 tempos, como o motor tem 212 polegadas cubicas, tem que ser um turbo de um motor 4 tempos de 424 polegadas cubicas. Nós usamos um da Master Power, especial para competição, com o caracol quente 1.05 e o frio .66, veja as fotos... a pressão que usamos é de 3 bar a 4000 RPM.
Um abraço
Puts!!!!:twisted::twisted:
Me tira umas dúvidas cara.
Quantos rpm's o detrot dá??
O meu tá guardado e nunca mais liguei nem coloquei nenhum monometro nem nada...
Tenho uma Holset que eu tirei de um Cummins 8.3 do ford Cargo 2422 ano 95.Eu guardei para meus outros caminhões!!
Eu uso Ford,caminhão para mim é Ford e pronto.Tenho outro 2422 6x4 ano 95...
Voltando ao assunto,quanto a essa turbina,será que dava certo para minha F1000??Ou até mesmo para o Detroit???
koralewski
05/07/2010, 22:51
Puts!!!!:twisted::twisted:
Me tira umas dúvidas cara.
Quantos rpm's o detrot dá??
O meu tá guardado e nunca mais liguei nem coloquei nenhum monometro nem nada...
Tenho uma Holset que eu tirei de um Cummins 8.3 do ford Cargo 2422 ano 95.Eu guardei para meus outros caminhões!!
Eu uso Ford,caminhão para mim é Ford e pronto.Tenho outro 2422 6x4 ano 95...
Voltando ao assunto,quanto a essa turbina,será que dava certo para minha F1000??Ou até mesmo para o Detroit???
Boa noite.
O máximo que consegui foi 4200 rpm, mas parece que tá rodando a 8000, pois como é 2 tempos ouvimos o dobro das explosões:shock:.
Acredito que este turbo serve para o detroit, quais as medidas dos caracois do mesmo? Pra f-1000 é muito grande, não daria pressão.
Um abraço
Marcelo Koralewski
Mauricio Rotta
06/07/2010, 08:47
Caras
Eu ja fui umas vezes no arrancadão em Maripá e realmente esse tratorzão detroit tem um ronco infernal! Até conversei com um dos pilotos em uma vez, mas isso ja fazem uns 3 ou 4 anos.
Ô Marcelo, o Duda e o Junior são meus primos.
Boa noite.
O máximo que consegui foi 4200 rpm, mas parece que tá rodando a 8000, pois como é 2 tempos ouvimos o dobro das explosões:shock:.
Acredito que este turbo serve para o detroit, quais as medidas dos caracois do mesmo? Pra f-1000 é muito grande, não daria pressão.
Um abraço
Marcelo Koralewski
Ainda não medi os caracois,mas é bem grande!!!
Só para comparar,no meu Cargo 8.3 6x4 eu troco marcha com 1.500 rpm's,num detroit chegaria a uns 3500??
Abraços!!!
koralewski
10/07/2010, 08:27
Ainda não medi os caracois,mas é bem grande!!!
Só para comparar,no meu Cargo 8.3 6x4 eu troco marcha com 1.500 rpm's,num detroit chegaria a uns 3500??
Abraços!!!
Bom dia... pra saber a quantos rpm ficaria a troca de marcha só instalando o turbo, mas provavelmente vai ser por aí mesmo, como o motor do cargo é um pouco mais que o dobro da cilindrada, o turbo vai encher um pouco acima do dobro da rotação....
Um abraço
Marcelo
Marcelão, que cambio, utilizado normalmente em jeeps, aguentaria esse motor na sua opinião, mas com uma preparaçãozinha?? o 260T??
Abraço...
c_frasao
26/07/2010, 21:10
No barco....claro! Meu barco usa dois Detroit 8V92 bi-turbo com 735 HP cada....atinge 2200rpm com um som caracteristico....e não quebra nunca. Tenho hà dez anos, os motores são 1990, e até agora nada...sómente manutenção normal...bicos e turbina... no mar as turbinas sofrem muito com a maresia. Abraços a todos.
c_frasao
26/07/2010, 21:12
ah o barco não é esse da foto...esse é um veleiro...
Me chamem de maluco, mas ainda vou ter um detroit 4 ou 6 em um F75... Pesado??? Fod@-s3!!!
Só pra quem curte!
http://www.youtube.com/watch?v=BbDY3GwjrO0
URSO 4X4
11/05/2011, 21:15
que motor!!!!!!!!!!!!!!!!!
agora numa f-75.
na segunda acelerada vai a frente do chassi junto.
O pior que vou te falar eu e um amigo compramos 2 V6 da serie 53. O meu amigo colocou na cabeça que vai por um deles na sua rural, ta pensando em até refazer o chassi e já esta até colocando os diferenciais dos GMC 6x6 1948. Agora eu quero adaptálo em alguma pick-up, tipo F100, F2000, sei lá. Fazia 3 anos e meio que estavam parados. Funcionamos os dois. Pressao de oleo na faixa de 1kgf/cm2 na lenta, qnd aceleravamos ela ia lá para os 6 a 7, mesmo quente. Eu tenho um catalogo de peças dele, ja ajuda bastante a entende-los, mas para escanea-lo seria foda, sao muitas paginas. Queria perguntar ao marcelo qual bico eu poderia colocar neles, ja que vamos turbiná-los, um N65? Um 5A55? E se tem como vc passar para nós o macete de importar as peças? Qual o nome ou site da empresa? Ah, tem como trocar apenas as "canetas" dentro dos bicos ou tem de troca-lo inteiro mesmo?
Desde já um abraço
koralewski
17/05/2011, 08:56
O pior que vou te falar eu e um amigo compramos 2 V6 da serie 53. O meu amigo colocou na cabeça que vai por um deles na sua rural, ta pensando em até refazer o chassi e já esta até colocando os diferenciais dos GMC 6x6 1948. Agora eu quero adaptálo em alguma pick-up, tipo F100, F2000, sei lá. Fazia 3 anos e meio que estavam parados. Funcionamos os dois. Pressao de oleo na faixa de 1kgf/cm2 na lenta, qnd aceleravamos ela ia lá para os 6 a 7, mesmo quente. Eu tenho um catalogo de peças dele, ja ajuda bastante a entende-los, mas para escanea-lo seria foda, sao muitas paginas. Queria perguntar ao marcelo qual bico eu poderia colocar neles, ja que vamos turbiná-los, um N65? Um 5A55? E se tem como vc passar para nós o macete de importar as peças? Qual o nome ou site da empresa? Ah, tem como trocar apenas as "canetas" dentro dos bicos ou tem de troca-lo inteiro mesmo?
Desde já um abraço
Bom dia.
Em nossos 4-53 usamos os bicos N140, importei eles dos EUA, completos ou seja toda a unidade injetora. Mas no seu caso acho que ficaria bom um N65, ou se quiser um pouco mais use os N95, aí vai ficar animal... coloca um bom turbo ou até bi-turbo... mas tem que ser um turbo grande, como o motor é 2 tempos ele assopra o dobro do 4 tempos. Outra coisa, se faltar combustivel, mistura pobre, trinca o cabeçote entre as valvulas. Eu compro as peças desta empresa... https://www.powerlinecomponents.com/ ... é bem tranquilo, o pagamento é por cartão de credito e leva uns 20 dias pra chegar aqui. Na verdade o que mais demora é nossa receita federal liberar a mercadoria... Mas o preço das peças compensa, pra vc ter uma ideia, comprei as 4 unidades injetoras N140 completas, paguei $ 420,00 dolares por elas, o frete ficou em $ 40,00 dolares e a receita comeu mais $ 180,00 dolares... mesmo assim custou $600,00 dolares... menos da metado do que custa por aqui.
Um abraço
Marcelo
Marcelo, valeu mesmo pelas dicas. Ja acessei o site da PC Industries, só estou tempo um pouco de dificuldade para achar as peças lá mas a medida q eu for mexendo vou pegando as manhas. Mais uma coisa, vc falou sobre a receita federal, as peças ficam na alfandega? Pois se eu vou ter de pagar uma taxa a mais como farei para retirá-las? Se puder esclarecer mais essa dúvida ficarei muito grato. Ah, seu motor esta com bem mais de 100% a mais de potencia, a parte baixo aguenta de boa? E os pistoes desses motores nossos, são de aluminio de ferro igual a turma fala por aí.
Vlew.
Marcelo, esqueci de perguntar, eu ja ouvi alguns mecanicos falarem de uma ferramenta especifica para mexer nos bicos, vc sabe que ferramenta é essa? Como funciona e para que serve? Vc a usa? Tem também o pontos das polias, o pessoal comenta que tipo, o motor estacionario é um, o de uso veicular é outro. Vc tem alguma tabela ou sabe me informar sobre isso? No gorvernador tem algum ponto a ser melhorado também? Desculpa por tantas perguntas, mas é que estou meio cru neste tipo de motor e como vc mesmo disse, já quebrou bastante a cabeça, talvez possa nos ajudar. Desde já meus agradecimentos e caso vc e mais alguem queira add meu msn:gutotp@hotmail.com
Marcelo bom dia, esqueci de perguntar mais duas coisas. O pessoal aqui da regiao comentou comigo a respeito de uma ferramenta especifica que se usa para calibrar ou sei la o que nos bicos injetores desse motor, é verdade? Vc a usa? Outra coisa, ja comentaram também a respeito de pontos nas polias traseiras do motor e no governador, sendo estacionario um, de uso veicular outro, existe mesmo esses pontos? Vc tem alguma tabela ou sabe me explicar qual o melhor ponto caso exista mesmo? Desculpe tanta pergunta, mas como vc mesmo ja disse ja :parede:mexendo nesses motores e talvez possa ajudar a todos nos aqui no forum com sua experiencia. Caso vc e mais alguem queira add meu msn para conversar melhor: gutotp(arroba)hotmail(ponto)com
Att
Guto
Alexandre Federici
12/03/2016, 17:54
Boa tarde Marcelo
Preciso de informação sobre um problema que tenho no Detroit 4 53, que perde velocidade, e não passa dos 2500 rpm na estrada e se ve uma subida cai, acabei de retificar o cabeçote, mas não sei oque pode ser, talves o acelerador tem um monte de calça nas molas
Se puder me dar uma dica, sou deCampinas São Paulo
Alexandre Federici
12/03/2016, 17:55
Guto
voce conseguiu alguma informação sobre o seu detroit
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