PDA

Ver Versão Completa : Retificar motor 6cc 3000 Maverick? Alguem ja fez? Onde E Quanto? Fica Bom?

Patrick Fernandes
24/11/2008, 21:30
Comprei um Cj5 72 com o motor 3000 do maverick (bomba de óleo grande) Cambio 3 marchas original 4x4 reduzida, no dia da Compra o motor estava ótimo ( na verdade achei ele estupido de forte) 110km/h de final facinho encostei ele na oficina e comecei a reforma, 2 meses depois e muito $$$ depois o jipe estava praticamente pronto, durante a reforma meu "mecânico" tirou o distribuidor e colocou algumas vezes, e tenho certeza que algum funcionário andou brincando com os parafusos do carburador! Bom carro pronto , achei o motor muito fraco, levei para um amigo olhar e ele adiantou o ponto do motor, ficou muito bom , mas depois de uns kms reparei que estava fumaçando um pouco, completei o óleo umas 2x e tudo certo, agora ele começou falhar, saquei as velas e vi 2 molhadas com óleo (cilindro 2 e 5) troquei as 6 velas o motor parou de falhar mas o mecânico (agora de verdade) acertou o ponto mediu a compressão nas velas (11 e alguma coisa) e viu que as velas continuam molhadas e o motor esta ainda esta fumando e provavelmente tem algum anel quebrado, mas a probabilidade é de ter que fazer o motor todo. eu já coloquei os tuchos mas ainda tenho que dar um jeito ta fumando bastante! e o pior não ta andando nada,, mas parte da culpa também é do distribuidor que esta nele (adaptado de alguma coisa e sem o avanço) e do carburador do 2600 (pequeno com gicle 26) agora o que eu não entendo é como ele estava andando bem assim e ninguém acerta ele! ps: estou usando óleo 20w 40 mineral! Acho que um 50 pode melhorar um pouco!

Também compro essas peças!

Alguém já fez esse motor? Fica Bom ? Quanto Sai?
Posso comprar um em bom estado, Alguém vendendo?

Trocar o modelo do motor não é uma opção não quero adaptar nada, e se for para trocar ou é para um falcon ou um V8 mas ai tem que mexer em cambio e fica muito $$$ , que agora não quero gastar!

Obrigado a todos Ptk

CJ 60
24/11/2008, 21:33
Comprei um Cj5 72 com o motor 3000 do maverick (bomba de óleo grande) Cambio 3 marchas original 4x4 reduzida, no dia da Compra o motor estava ótimo ( na verdade achei ele estupido de forte) 110km/h de final facinho encostei ele na oficina e comecei a reforma, 2 meses depois e muito $$$ depois o jipe estava praticamente pronto, durante a reforma meu "mecânico" tirou o distribuidor e colocou algumas vezes, e tenho certeza que algum funcionário andou brincando com os parafusos do carburador! Bom carro pronto , achei o motor muito fraco, levei para um amigo olhar e ele adiantou o ponto do motor, ficou muito bom , mas depois de uns kms reparei que estava fumaçando um pouco, completei o óleo umas 2x e tudo certo, agora ele começou falhar, saquei as velas e vi 2 molhadas com óleo (cilindro 2 e 5) troquei as 2 o motor parou de falhar mas o mecânico (agora de verdade) acertou o ponto mediu a compressão nas velas (11 e alguma coisa) e viu que as velas continuam molhadas e o motor esta ainda esta fumando e provavelmente tem algum anel quebrado, mas a probabilidade é de ter que fazer o motor todo.

Alguém já fez esse motor? Fica Bom ? Quanto Sai?

Também Posso comprar um em bom estado, Alguém vendendo?

Trocar o modelo do motor não é uma opção não quero adaptar nada, e se for para trocar ou é para um falcon ou um V8 mas ai tem que mexer em cambio e fica muito $$$ , que agora não quero gastar!

Obrigado Ptk

Um paleativo pra nao encharcar a vela desses 2 cilindros é colocar capa de tucho.. maioria das auto peças tem

Patrick Fernandes
24/11/2008, 21:47
Um paleativo pra nao encharcar a vela desses 2 cilindros é colocar capa de tucho.. maioria das auto peças tem

Já fiz isso , acho que vou ter que gastar $$$!

mesmo assim obrigado!

Dodger
25/11/2008, 08:07
Eu tenho Maverick e tenho visto por ai muito neguinho tirando fora estas mecanicas 4 e 6 cil originais em excelente estado para adaptar o v8 302 e colocam os motores antigos a venda por preço bom, até no mercado livre que é um lugar pra lá de inflacionado já vi motor completinho bom na faixa de 800/1000. Fica a dica ai de procurar o pessoal do Maverick pq sempre tem umas mecanicas destas encostadas.

se num achar as peças de retifica em loja de peças pra jeep, entra em contato com o Anibal site: www.maveco.com.br lá tem tudo para motores 4cil e V8, peças de 6 cil Maverick são mais complicadas mas ele arruma tbém.

Patrick Fernandes
25/11/2008, 08:42
Eu tenho Maverick e tenho visto por ai muito neguinho tirando fora estas mecanicas 4 e 6 cil originais em excelente estado para adaptar o v8 302 e colocam os motores antigos a venda por preço bom, até no mercado livre que é um lugar pra lá de inflacionado já vi motor completinho bom na faixa de 800/1000. Fica a dica ai de procurar o pessoal do Maverick pq sempre tem umas mecanicas destas encostadas.

se num achar as peças de retifica em loja de peças pra jeep, entra em contato com o Anibal site: www.maveco.com.br (http://www.maveco.com.br) lá tem tudo para motores 4cil e V8, peças de 6 cil Maverick são mais complicadas mas ele arruma tbém.

Eu estou procurando mas tenho medo de pegar um motor na mesma condicao que o meu, ai tenho que gastar 2x, se tivesse um com procedencia...

Obrigado

RBM
25/11/2008, 19:20
Cara, eu acho que vale a pena retificar todo, no meu o anel de um pistão quebrou e e ntortou o pistão onde fica o anel, comprei pistão usado, bruni o cilindro, troquei aneis, nunca parou de fumar, Agora estou retificando ele todo e terminando vou retificar o que está parado na garagem, estou achando todasas peças na MIRPO em São paulo, pertinho da Jipebras, fone é 3223-3544

Patrick Fernandes
25/11/2008, 19:24
Mas o serviço de retifica quem esta fazendo? e a mão de obra?

RBM
25/11/2008, 19:34
Mas o serviço de retifica quem esta fazendo? e a mão de obra?

Quem me indicou a Mirpo foi a retifica de motores que mandei, quem vai montar o motor é o meu mecanico, não fica barato, o conjunto de pistão está uns 800,00, aneis uns 200,00, encamisar uns 450,00, valvulas de espape uns 80,00, etc...

Zepi
25/11/2008, 20:04
Amigo, falarei da minha experiência...
Em primeiro lugar existem dois tipos de willys 3000(tem até um tópico sobre isso).No meu willys tinha o do Itamaraty(130~140 cv) eme arrependo de tê-lo retificado.
Gastei 2600 reais e continuou do mesmo jeito.Estava fumando um pouco, e tinha uma falha na lenta, como se em um dos ciclos de um cilindro houvesse essa falha.O que permaneceu após a retífica, talvez por não terem trocado o comando de válvulas.
Se fosse hoje, não teria feito a retífica, e nem estaria com quase três motores na garagem!Pegaria um opala 4cc, que sai uma merreca e não dá problema, ou então colocaria um OHC.
Não sou contra o willys, até gosto, mas caso vá usar muito o veículo o ideal é um motor mais moderno, pelo menos um pouco...hehe!
Agora se tiver como supervisionar a retífica, montagem, e compra de peças; aí sim!
Mas pense bem para não se arrepender mais tarde.
Veja que hoje estou colocando um GM 4.4 com câmbio automático...a gente nunca sabe o que virá a nossa cabeça amanhã...
Abraço e boa sorte!

ricleite
25/11/2008, 20:18
Olá . vou contar a minha experiência em retífica do motor 6 cc
No meu caso comprei o jeep em 2004 o motor original bf 161 estava fumando um pouco porém jamais ficou sem força. Apenas perdia força quando molhava as velas de óleo. Cansei de gastar dinheiro trocando velas e resolvi retificar por completo, troquei pistões, anéis, comando, válvulas, retifiqueio bloco e encamisei.
Conclusão: jipe com motor redondinho, sem fumaçar nada, sem adaptações.
Hoje tá fazendo de 0 a 60 em menos de meia hora:D

RBM
25/11/2008, 20:27
Concordo com o Zepi quanto a fazer o motor direito, acompanhando, não comprando peças de segunda etc, etc.... o meu motor vai sair uns 3000,00, mas ainda prefiro ele ao do opala, mas é só por gosto mesmo
O meu primeiro andei uns 120 km com a bomba de oleo quebrada, quando parei não ligou, tive que pegar no tranco, mas voltei para casa, não sei se foi sorte, ou se foi o motor mesmo, mas não arrisco colocar outro, (se fosse um AP ou mesmo o do Opala, tinha ficado na estrada)

Dodger
25/11/2008, 22:34
Este tipo de motor se for pra retificar, faz como deve ser feito pra fazer valer cada centavo investido, se fizer meia sola vai se arrepender na certa e é melhor ir rodando com motor fumando mesmo até estourar de vez. E se encostar numa loja de peças e sair comprando tudo de uma vez, é bem possivel que saia andando de pernas abertas depois de pagar a conta.

Tem que ir garimpando as peças aos poucos, do mesmo jeito que vendem jogo de pistão a 800 na loja, já vi jogo novo a 300/400 na mão de vendedor particular pq num é nem tão raro nem tão procurado assim, mesma coisa vale pras outras peças.

amigo meu comprou algumas peças novas com este cara aqui do Paraná, ele tem muita tranqueira nova de estoque antigo pra muita raça de motor aqntigo, vale a pena dar uma pesquisada com ele http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_56594901

Zepi
26/11/2008, 01:28
Aí colega, para confundir um pouco mais sua cabeça...hehehe!

Esse é o meu 3000 logo depois da retífica...

Abraço

thomasdall
18/05/2010, 15:22
Boa Tarde

Zepi, você em 2008 nesse tópico respondeu que, existem dois motores 3000, pois bem, no meu jeep, eu tenho um 2600 com cabeçote itamaraty, 2 carburadores.

Pesquisei de monte, e conclui que, o virabrequim do 3000 serve nesse motor que tenho, liguei para retificas e pra deus e todo mundo, sou mecanico, e todos me disseram que serve, pois o bloco é o mesmo.

Pois bem, desmontei meu motor, e hoje fui montar ele, quando coloquei no lugar, uma surpresa, quando o pistão está em ponto morto superior (o mais alto possivel) ele fica cerca de 1/2 polegada pra fora, e quando ele está decendo encosta na parte lateral interna do bloco, e tranca, então quer dizer que não gira.

Agora minha dúvida é a seguinte, existe diferença entre os blocos???
Ou tamanho de pistão??

E se exeiste dois tipos de 3000, quais as diferençsa entre eles???

Se puderes me ajudar, agradeço muito

Abraços

homerohermida
18/05/2010, 18:45
O eixo até serve no bloco do 2600, mas tem que trocar as bielas também (as do 3000 são cerca de 1/2 mais curtas), se não você já viu o que acontece...

thomasdall
18/05/2010, 19:58
Homero

Seguinte, comprei o jogo, virabrequim e bielas, mas assim, se for pensar na lógica, tendo curso mais longo que o 2600 a biela do 3000 deveria ser mais curta, mas na realidade é mais longa, por isso o pistão fica pra fora.
Vou fazer fotos e amanhã eu mando

Abraços

homerohermida
18/05/2010, 20:59
Xiiiii, então não sei o que está acontecendo. Talvez este Kit tenha vindo, infelizmente, com as bielas erradas...

Ian Jeep
18/05/2010, 21:12
Acho q o bloco e um pouco mas alto !?
abraços

Marcio Rossetto
18/05/2010, 21:24
Retifiquei o meu BF de 2600 cc e tive as seguintes conclusões:
Tudo depende do bloco
Se o bloco for bom ou seja, se não tiver trinca na sede das vávulas e não tiver folga nos tuchos , fica boa a retífica , caso contrario nao vale a pena
O meu ficou bom para usar em trilhas, gastei uns R$ 2700,00 coloquei pistões Sulloy na ultima retífica de 1,5 mm, nao fuma nada e tem muita força .
Agora os tuchos batem um pouco .
Outra coisa que aprendi , o ponto tem que se medido na prática , na lampada de ponto pode não funcionar, no meu acertei e ficou 100% , mas foi mexendo milimetros e experimentando na subida e na estrada em alta.

Elison
18/05/2010, 23:06
Boa Tarde

Zepi, você em 2008 nesse tópico respondeu que, existem dois motores 3000, pois bem, no meu jeep, eu tenho um 2600 com cabeçote itamaraty, 2 carburadores.

Pesquisei de monte, e conclui que, o virabrequim do 3000 serve nesse motor que tenho, liguei para retificas e pra deus e todo mundo, sou mecanico, e todos me disseram que serve, pois o bloco é o mesmo.

Pois bem, desmontei meu motor, e hoje fui montar ele, quando coloquei no lugar, uma surpresa, quando o pistão está em ponto morto superior (o mais alto possivel) ele fica cerca de 1/2 polegada pra fora, e quando ele está decendo encosta na parte lateral interna do bloco, e tranca, então quer dizer que não gira.

Agora minha dúvida é a seguinte, existe diferença entre os blocos???
Ou tamanho de pistão??

E se exeiste dois tipos de 3000, quais as diferençsa entre eles???

Se puderes me ajudar, agradeço muito

Abraços

Amigos, apesar de parecidos, o motor 2600 é bem diferente do 3000, mudam virabrequim, bielas, bloco, valvulas de escape, varetas de valvulas de admissao e cabeçote. Pistoes, aneis, valvulas de admissão e bronzinas sao iguais. A bomba de óleo do ultimo 2600 (1975) é igual a do 3000.

exitem 2 tipos de 2600, os de 1 carburador e o de 2 carburadores.

existem 2 tipos de 3000, o do maverick (coletor de admissao integrado ao cabeçote, e o do Itamaraty (coletor de admissao separado do cabeçote)

a diferenca de cilindrada se da devido ao curso do virabrequim, visto que o diametro do cilindro é o mesmo, pra isso o bloco do 3000 é mais alto que o bloco do 2600, portanto nao da pra usar o virabrequim do 3000 no bloco do 2600 e vice-versa.

qquer duvida estou as ordens.

antonio umino
19/05/2010, 01:12
olá Marcio Rosseto.. uma informação, vc fala de barulho de tucho no motor 2600.. estou a desmontar o motor 2600, por um barulho que faz, na parte da frente do motor ., de fora parece ser na altura entre a bomba de agua e da bomba de gasolina. é um toc toc. mas ao desmontar tudo parece normal... revisa monta. funciona o barulho volta. o que será este barulho ?? me informe..... agradeço desde já uma abraço...............antonio umino tupã sp.

Elison
19/05/2010, 13:13
olá Marcio Rosseto.. uma informação, vc fala de barulho de tucho no motor 2600.. estou a desmontar o motor 2600, por um barulho que faz, na parte da frente do motor ., de fora parece ser na altura entre a bomba de agua e da bomba de gasolina. é um toc toc. mas ao desmontar tudo parece normal... revisa monta. funciona o barulho volta. o que será este barulho ?? me informe..... agradeço desde já uma abraço...............antonio umino tupã sp.
Ta com cara de folga no pino do pistao.

antonio umino
19/05/2010, 15:34
elison. vou ver................ mas é tudo novo. é um bf 2600. pistão aneis bronzina, valvula guia bomba de agua bomba de gasolina. não tem onde .... mas faz barulho, toc toc.. toc só em marcha lenta. um pouco acelererado some o barulho. assim. vamos ver.... obrigado pela resp.

Elison
19/05/2010, 16:23
elison. vou ver................ mas é tudo novo. é um bf 2600. pistão aneis bronzina, valvula guia bomba de agua bomba de gasolina. não tem onde .... mas faz barulho, toc toc.. toc só em marcha lenta. um pouco acelererado some o barulho. assim. vamos ver.... obrigado pela resp.

Esse barulho é típico de pino de pistao mesmo, o pino do pistão tbém é novo? e a biela que modelo é? com bucha, com pino prensado ou pino parafusado? se for com bucha, ela foi trocada?
outra possibilidade é que o barulho seja da bomba de combustível, já peguei uma blindada que fazia barulho.
outra possibilidade é a engrenagem do comando, se for nova e de aluminio pode fazer barulho, eu prefiro as de fibra.
qual a medida do pistao, se for 0,60" (1,5mm) tem que chanfrar a quina superior pra nao correr o riso dele pegar na junta do cabeçote, oque também provoca barulho (só que é um barilho mais alto).
mas pelo tipo do barulho o mais provavel é mesmo o pino do pistao.

Marcio Rossetto
19/05/2010, 20:33
Antonio

barulho somente em marcha lenta e nessa posição citada do motor , pode ser folga de uma válvula de escape . Aí basta conferir e regular . tem que ter 0,016 polegada a folga

Se não for isso , quase 80% de chance de ser um tucho com folga .

O meu bate desse mesmo jeito . Ao acelerar some a batida .

Essa folga é na lateral do buraco do bloco , onde se aloja o tucho .

Ele dança dentro do furo e só desmontando o comando e sacudindo o tucho de lado, que vc vê a folga .:putz:

Se fosse pino de pistão,eu acho que mais se acelera , mais bateria .

antonio umino
23/05/2010, 13:16
boa tarde a todos. depois de desmontar e revisar tudo. e montado. descobrimos o barulho é na bomba de gasolina. destas lacradas. acho que vou ter que colocar calço entre a bomba e o bloco do motor aí para o barulho............. grato a todos............

antonio umino
26/05/2010, 12:50
coloquei a bomba original de parafuso. e acabou o barulho. é apanhei.ma tudo é aprendizagem.. agora tenho uma pickup e depois de ler este tópico descobri que o motor e um 3.0 ou motor do maverick. com a tubagem diferente do willys. e a bomba de óleo e com filtro conjugado.. vamos ver como fica este motor. este tá na retifica....