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Ver Versão Completa : Faisquera da Bobina !!!



Flavio Miranda
24/11/2008, 20:57
All,

Me ajuda nessa...

Troquei a bobina por uma ZERO bala do motor OPALA 4 CC gasolina, com cabos de velas normais.

No fds dei uma geral nas velas e cabos, limpei os contatos e ao ligar o motor, surge uma faisca entre o cabo central da bobina e os terminais onde vao ligados os fios. Principalmente o positivo.

Quanto mais se acelera, mais esta faisca contínua aparece.

Notei tambem, que apos uns segundos com o motor ligado, ele vai apagando e morre...

Mais... notei que ao dar partida, no motor de arranque dá uns estalos e chega a sair faisca dos contatos !!??!?

Coincidentemente ou não, isto começou a acontecer depois de ter trocado o carburador (!?!?!?) e limpado os terminais dos cabos de vela.

Elétricos de plantão... ajuda aí !! É coisa do demo ou de auto-elétrico !?

[ ] s

turboroe
25/11/2008, 01:13
Essa fuga acontece por excesso de resistência no circuito secundário da ignição.

Causas possíveis:
-sujeira
-tampa do distribuidor ou rotor velhos ou sujos
-folga nos eletrodos das velas muito grande (ajuste a folga das velas conforme o manual do seu carro)
-algum cabo de vela solto
-distribuidor fora do ponto
-bobina defeituosa

Tenta limpar bem a bobina com detergente neutro na parte onde vão os cabos, e coloque cabos de qualidade... não use os marflex/olimpic q tem por aí.
Se nada disso que eu citei for a causa, vc pode colocar borracha de silicone NEUTRA nos contatos (pode abusar mesmo, quando mais, melhor). Pra moldar use um cubo de gelo.
Mas tenha em mente que se tudo o q eu citei estiver em ordem, esse problema não tem como acontecer.

Flavio Miranda
25/11/2008, 18:15
Caro turboroe,

Grato pela resposta.

Vamos por eliminacao :
- bobina 0KM e funcionando normalmente antes da troca do carburador e limpeza das velas e contatos;
- limpei as 4 velas, passei uma lixa nos eletrodos sem forçar;
- lixei e limprei os contatos das velas e cabos;
- cabos de velas presos;
- distribuidor limpo mas sem mexer na posição que estava funcionando normal.

Me parece que, apos a colocacao da bobina nova e a limpeza dos contatos, liberei toda a corrente possível e os cabos não tem o isolamento suficiente para aguentar tanta carga.
Tanto que, ao acelerar o motor, as faiscas aumentam, ficam continuas e nos dois polos da bobina. Em marcha lenta aparece num polo só, o positivo e o cabo no centro da bobina.

Já ia trocar os cabos para garantir o sistema, mas o que me intriga, são estalos e algumas faiscas que vi saindo dos polos do MOTOR de ARRANQUE, ao dar a partida.....!
Fiquei imaginando se por algum motivo cai um pouco de gasolina por alí !!!!

Uma informação adicional...
Com a chave ligada, e sem o rotor do distribuidor, girei a base metalica abaixo do rotor (não sei o nome desta peça) e a faisca entre o polo positivo e o cabo da bobina apareceu.

Coisas da elétrica !!!

[ ] s

turboroe
26/11/2008, 00:23
-A bobina pode ser 0km, mas pode ter vindo com defeito de fabricação!
-Verifica a folga dos eletrôdos com o medidor correto... tenho quase certeza q é por isso. Se vc não tem um, compra ou leva as velas num mecãnico pra acertar, nao vai te custar quase nada.
-Verifica o aterramento do teu motor... nada de parafusos enferrujados ou tinta nos contatos. Isso faz uma baita diferença se estiver ruim. De preferência coloca 1 cabo grosso até o motor e outro até o chassis (ou use uma malha pro chassis)

Cuidado com o produto q vc usou pra limpar tudo... ele pode deixar residuos condutores... use detergente neutro e uma esponja de cozinha q é garantido. e CUIDADO ONDE COLOCA OS DEDOS! teus dedos tem gorduras e sais que são ótimos condutores de faísca de ignição. alias, quase qualquer sujeira é um ótimo condutor de faisca de ignição. Principalmente na ceramica das velas e na bobina, limpe bem e não coloque os dedos. Parece exagero mas não é.

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Acabou de me surgir outra hipótese... ja que a faísca surgiu entre o cabo da bobina e o polo POSITIVO, pode acontecer (ja vi isso num carro uma vez, e pior q ele funcionava) de os polos da bobina estarem invertidos. Verifica com multimetro se está tudo correto.