Ver Versão Completa : Bloqueio Vitara
MarcosAguiar
16/09/2004, 11:37
Pessoal, achei na net uma empresa que vendia o bloqueio para o Vitara usando ar comprimido, mas perdi o endereço da página.
Poderiam me ajudar? Alguém sabe onde compro e qual a melhor marca e modelo?
Abraços
http://www.arb.com.au/
http://www.arbusa.com/
e quem importa para cá..........
www.askby.com representado aqui por
wallacemjr@yahoo.com
Abraços,
Oi Marcos,
É para usar na frente ou atrás?
MarcosAguiar
16/09/2004, 14:27
Wallace boa tarde!
Bom, pelo pouco conhecimento que tenho sobre este assunto, acho que devo colocar primeiro na traseira do Vitara.
Ok?
Oi Marcos,
Isso mesmo.
Não sei se você sabe, mas o ARB tem o preço bem salgado.
São US$ 975,00 pelo bloqueio.
Precisa ainda de uma fonte de ar comprimido.
US$ 335,00 no compressor original do ARB, mas tenho outras opções como um Viar importado iniciando em US$ 200,00, mas pode achar outras soluções para a fonte de ar.
É realmente a melhor (e quase única) para uso no eixo dianteiro.
Mas se for para o eixo traseiro eu sugiro o Lock-Right US$ 340,00, que é um bloqueio tipo 100% de dentes. Precisa mudar um pouco a forma de dirigir (baixa aceleração e curvas), mas em compensação é mais difícil de quebrar algo já que se forçar muito a tendência é pular um dente do bloqueio antes de quebrar algo.
No ARB se bloquear e não souber quando esta forçando; pode quebrar algo.
A grande vantagem do ARB é não mudar a condução com ele desligado.
MarcosAguiar
16/09/2004, 15:27
Wallace, no meu caso que uso o carro para trabalhar e fazer trilha, acho que a melhor opção é a Air Locker pois tenho a opção de desligar no meu dia a dia.
Pelo que entendi o bloqueio mecânico acaba sendo uma proteção para quebra e a de ar comprimido não, ok?
Estou vendo qual é o custo/benefício de uma instalação destas, acho o Vitara um excelente carro, o único problema é quando se tenta passar um " x " e uma roda dianteira e traseira levantam.
O preço está muito salgado! Por isso minha intenção é instalar no eixo traseiro.
Marcos,
É meio fora do normal, mas pense em instalar o ARB na frente mesmo.
Assim depois se quiser pode ser só um Lockright na traseira.
Eu instalaria um Lockright na traseira, mesmo sendo em um jipe de uso diario.
MarcosAguiar
16/09/2004, 15:44
Entendi Wallace.
Dianteira: Air Lock, porque é a roda que pode dar mais problema na cidade em função das manobras.
Traseira:Lockrigt, quase não terei problemas na cidade pois estas rodas não esterção.
Aproveitando a sua paciência...hehehe...
Ainda assim vou escutar aqueles barulhos do bloqueio na cidade (traseira)?
Na dianteira tem que ser o Air Lock ou não vai fazer curvas quando em 4x4...
Traseira:Lockrigt, quase não terei problemas na cidade pois estas rodas não esterção.
Quase isso...
Ainda assim vou escutar aqueles barulhos do bloqueio na cidade (traseira)?
Normalmente sim e uns trancos leves, mas é mais questão de não acelerar em curvas. É mais uma questão psicológica que mecânica...;-)
MarcosAguiar
17/09/2004, 10:10
Wallace putz!
Olha o orçamento que me enviaram: Bloqueio Air Locker ARB - R$ 3.450,00 (cada eixo) + Compressor ARB -R$ 1150,00.
Acho que vou continuar a acelerarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!
Nenhum Vitara vem com bloqueio no eixo traseiro ??? O samurai 98 vem com um bloqueio no eixo traseiro. Pensei que os Vitaras também tinham ???
MarcosAguiar
28/09/2004, 12:45
Nenhum Vitara vem com bloqueio no eixo traseiro ??? O samurai 98 vem com um bloqueio no eixo traseiro. Pensei que os Vitaras também tinham ???
Risos....também pensei.....
Samurai 98 nenhum veio com bloqueio no eixo traseiro.........
Abraços,
Wallace putz!
Olha o orçamento que me enviaram: Bloqueio Air Locker ARB - R$ 3.450,00 (cada eixo) + Compressor ARB -R$ 1150,00.
Acho que vou continuar a acelerarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!
Não estou entendendo...
Eu lhe passei as informações e os melhores preços praticado no mercado e você pensou em comprar com outro e ainda pagando mais!
Coloca um Lock-Right US$ 340,00 no eixo traseiro como todo mundo e seja feliz!
Bill,
Tenho um amigo que tem um Samuka, 98, que tem um bloqueio semelhante ao da F1000 no diferencial traseiro. E não foi ele que colocou. Este bloqueio não é original ???
E quanto ao Vitara. Nenhum vem com blok???
http://www.puresuzuki.com/limited_slip_diff.htm
MarcosAguiar
28/09/2004, 19:43
http://www.puresuzuki.com/limited_slip_diff.htm
Ok! Estou avaliando se compensa colocar.
Grato!
Realmente Bill,
E este o bloqueio que tem no diferencial dele.
E uma pena que nenhum deles venha com bloqueio. Iria melhorar muito o desempenho do veículo.
Mas tudo bem.
Vamos comprar então.
Vc nao acha que este bloqueio poderia ser utilizado no eixo dianteiro???
A caixa de satelite do samuka é igual na dianteira e na traseira ???
Eu desmontei mas separadamente, ainda não testei. Ou mesmo no samuka feixe.???
LuizCabral
28/11/2004, 16:24
Wallace, me diz uma coisa...
Colocando um lockright na traseira melhora ou piora o desempenho em indoors?
Wallace, me diz uma coisa...
Colocando um lockright na traseira melhora ou piora o desempenho em indoors?
certamente melhora
LuizCabral
29/11/2004, 10:45
mesmo eh indoors?
mesmo fazendo curvas fechadas em alta velocidade?
Wallace,
Acontece que quando vc esta em um indoor e vai fazer uma curva, com o bloqueio 100%, as rodas se travam, visto que o piloto esta acelerando, e a traseira do carro é lançada. Imagino que com um bloqueio de deslizamento, ou Positraction, como era chamado nas pick ups, o tempo de bloqueio seja mais longo, nao gerando esta reação do carro.
O que vc acha ???
Pergunta: o bloqueio do eixo traseiro do samurai 97 serve no eixo traseiro do vitara 94???
As rodas não travam não, ambas vão tracionar e o comportamento é sempre o mesmo; isso no final das contas é o mais importante. Talvez tenha que reaprender a pilotar com o uso do bloqueio.
O que é traseira lançada?
O bloqueio de deslizamento limitado de discos não vai adiantar nada ou muiiito pouco. Vai acabar ficando sem tração na roda de fora com a de dentro tracionando no ar, como se estivesse sem bloqueio.
O que é tempo de bloqueio mais longo?
Que reação?
O 100% vai bloquear enquanto estiver com o pé la no fundo do acelerador.
Qual o problema disso?
Eu só vejo vantagens.
Um carro bloqueado faz muiiiito mais curva que um sem bloqueio. E isso vale para qualquer piso; quanto pior o piso, mais vantagem para o bloqueado.
Ou você acha que todos os carros de corridas serios usam bloqueio por que?
Acho que não... os diferencias são identicos?
Nem de um vitara para outro pode servir... tem modelos de diferencias diferentes para vitara...
MarcosAguiar
14/12/2004, 17:42
.....Acho que não... os diferencias são identicos?
Nem de um vitara para outro pode servir... tem modelos de diferencias diferentes para vitara...
Wallace obrigado pelas explicações! Todo mundo tem aprendido sobre o uso do bloqueio nos Vitaras.
Como é essa diferença dos Vitaras? É no diferencial?
O meu Vitara é um 3 portas 1995, pode ser diferente em que de outro Vitara do mesmo ano? Como vou identificar o meu tipo?
Rafael_Reis
15/12/2004, 11:21
Um carro bloqueado faz muiiiito mais curva que um sem bloqueio. E isso vale para qualquer piso; quanto pior o piso, mais vantagem para o bloqueado.
Opa!!! Mómeno....
Ja diriji jipes com bloqueio 100% na traseira e eles apresentam uma certa tendencia a sair de frente nas curvas fechadas, mesmo em baixa velocidade. Vc vira o volante e ele vai reto. Nada apavorante, mas acontece. Depois q se pega a manha para fazer o diferencial abrir ou de entrar sempre fechando mais as curvas acaba acostumando. Andando rapido em um samuca bloqueado em estradas embarradas, é bem facil fazer ele sair de traseira. Talvez isso seja util no indoor... Mas dai a fazer curva melhor q um carro de diferencial aberto tem um boa diferença.
Nesse ponto discordo do Wallace, nao é mais facil fazer curva com jipe bloqueado nao!!!
Abracao,
Vou tentar explicar a situação para ver se chegamos a um consenso.
1) Quando se tem um bloqueio 100% no eixo traseiro, as duas rodas giram simultaneamente. Mesmo vc virando o volante, o eixo traseiro empura o carro em linha reta, visto que as 2 rodas estão tracionando. Com o Bloqueio de deslizamento, as rodas somente travam quando uma delas patina ou perde tração. Isto quer dizer que, ao entrar na curva o eixo nao estaria bloqueado, e iria bloquear quando o motor aplicasse potencia suficiente para uma roda girar em falso. Assim, um bloqueio de deslizamento seria mais adquado para corridas.
2) O QUE E O TEMPO DE BLOQUEIO MAIS LONGO: Quanto a trilhas, não tenho dúvida, pois quando a roda levantar, o carro não perderia tração, visto que as duas estariam tracionando. Assim, não existiria o momento de perda de tração até o acionamento do bloqueio de deslizamento (uma fração de segundo, imagino).
3) O QUE E TRASEIRA LANÇADA: Isto seria o efeito que o carro faz quando as duas rodas patinam, "lançando" a traseira do carro para a parte de fora da curva.
4) O bloqueio dos carros de corrida são 100% ou de deslizamento ???
E ai ??????
Rafael_Reis
15/12/2004, 14:43
1- mais ou menos, o 100% faz a tendencia do jipe de ir em linha reta aumentar, mas ainda assim se faz curvas na boa. É mais questao de adaptacao... senao so dariam para andar em linha reta. Essa tendencia e mais notada em pisos ecorregadios onde a frente desliza para fora da curva, mesmo tracionando.
No q pude ver o bloqueio de deslizamento nao chega a travar a roda, ele so distribui melhor o torque quando uma comeca a patinar se patinar valendo ou ficar no ar ele é inutil. Sim, acho q seria mais adequado a corridas.
2- ainda nao entendo essa de "tempo de bloqueio"... O 100% ta sempre bloqueado. So abre quando a diferenca de rotacao entre os semi-eixos e suficiente para desengata-lo.
3-isso aconteceria com um 100% em piso BEM escorregadio. Se fizer isso em piso firme ou vai sair pela tangente ou bater do lado de dentro da curva se fizer contra-esterço tambem conhecido como "derrapagem controlada ou pendulo".
4-os trollers e outros de rally usam LSD, bloqueios de deslizamento limitado.
BLZ?
Abracao,
Wallace obrigado pelas explicações! Todo mundo tem aprendido sobre o uso do bloqueio nos Vitaras.
Como é essa diferença dos Vitaras? É no diferencial?
O meu Vitara é um 3 portas 1995, pode ser diferente em que de outro Vitara do mesmo ano? Como vou identificar o meu tipo?
Tem vitara com 10 parafusos e outros com 12 parafusos.
Opa!!! Mómeno....
Ja diriji jipes com bloqueio 100% na traseira e eles apresentam uma certa tendencia a sair de frente nas curvas fechadas, mesmo em baixa velocidade. Vc vira o volante e ele vai reto. Nada apavorante, mas acontece. Depois q se pega a manha para fazer o diferencial abrir ou de entrar sempre fechando mais as curvas acaba acostumando. Andando rapido em um samuca bloqueado em estradas embarradas, é bem facil fazer ele sair de traseira. Talvez isso seja util no indoor... Mas dai a fazer curva melhor q um carro de diferencial aberto tem um boa diferença.
Nesse ponto discordo do Wallace, nao é mais facil fazer curva com jipe bloqueado nao!!!
Abracao,Estamos falando de competição para andar rapido.
O bloqueado faz mais curvas.
O não bloqueado faz menos curvas pois com baixa aderencia (estamos falando de indor de jipe, não de estacionamento do shopping) a roda com menos tração vai receber toda a força do motor e a com tração nada. Quando se anda rápido se faz curvas no motor, ou seja, voce vai empurar a frente para dentro da curva com a tração do motor ou vai jogar a traseira para fora.
Não sei quanto a vocês, mas eu tenho alguma experiencia em competições tanto no fora de estrada ( Rally ) e pista.
Mesmo na rua o desempenho é melhor. Basta compara um 4x4 full-time (que também tem tendencia de alargar a curva) com um 4x2.
Não falei que é mais fácil no bloqueado... falei que vai fazer em maior velocidade.
Vou tentar explicar a situação para ver se chegamos a um consenso.
1) Quando se tem um bloqueio 100% no eixo traseiro, as duas rodas giram simultaneamente. Mesmo vc virando o volante, o eixo traseiro empura o carro em linha reta, visto que as 2 rodas estão tracionando. Com o Bloqueio de deslizamento, as rodas somente travam quando uma delas patina ou perde tração. Isto quer dizer que, ao entrar na curva o eixo nao estaria bloqueado, e iria bloquear quando o motor aplicasse potencia suficiente para uma roda girar em falso. Assim, um bloqueio de deslizamento seria mais adquado para corridas.
Não, a tendencia de ir reto é maior... mas nada absurda... vire mais o vollante e acelere... a tração dianteira vai trazer a frente para dentro fácil fácil.
Em velocidade o de deslizamento limitado não vai fazer nada... ele normalmente freia a roda que gira mais rápido, mas quando em alta velocidade ou aceleração simplemente não tem força para tal.
É bom para laminha leve ou graminha molhada... lembrando que eu tenho um bloqueio destes na Cherokee.
2) O QUE E O TEMPO DE BLOQUEIO MAIS LONGO: Quanto a trilhas, não tenho dúvida, pois quando a roda levantar, o carro não perderia tração, visto que as duas estariam tracionando. Assim, não existiria o momento de perda de tração até o acionamento do bloqueio de deslizamento (uma fração de segundo, imagino).Senhores... o funcionamento dos bloqueios é o seguinte:
O 100% esta sempre bloqueado, quando ele trabalha é quando ele libera um semi-eixo. Isso ocorre pois a força que vem da roda é maior que a que mantem ele bloqueado.
No de deslizamento limitado de discos eles simplesmente vão tentar frear a roda que gira mais rapida que a outra. Só que não tem força para fazer isso em altas velocidades o com grandes forças envolvidas quando se tem aceleração plena.
Se voces não conhecem bem o mecanismo de funcionamento dos bloqueios; fica sem sentido o que afirmam na achismo... :shock: :D :shock:
3) O QUE E TRASEIRA LANÇADA: Isto seria o efeito que o carro faz quando as duas rodas patinam, "lançando" a traseira do carro para a parte de fora da curva.Ai que o bloqueado 100% leva muuiiita vantagem... a derapagem pode ser feita de forma fácil, segura e controlavel. Basta saber controlar a tração no acelerador.
As curvas de lado das provas do mundial de Rally são feitas aasim.
Só que se provoca a derapagem fazendo um pendulo na entrada da curva.
4) O bloqueio dos carros de corrida são 100% ou de deslizamento ??? 100% ou de outros tipos como com eletronica embarcada... raramente de discos (deslizamento limitado).
E ai ??????Furadinho né.... :D
4-os trollers e outros de rally usam LSD, bloqueios de deslizamento limitado.Provavelmente só porque esta lá como no original vendido na loja...
Rafael_Reis
15/12/2004, 22:57
Wallace, é isso q não concordo... Não to querendo ser o "dono da verdade" até pq este cargo é teu hehehe, mas a afirmação acima não reflete na pratica a realidade.
Se em indoor o 100% é melhor? Acho q sim no quesito tração, porem a dirigibilidade nas curvas vai piorar se comparado a um diferencial aberto. Na somatoria dos fatores acredito tambem q o bloqueado leve vantagem pois vai acelerar e retomar mais rapido mas se fosse um slalon duvido muito q o bloqueado supere o diferencial aberto.
No indoor q conheço nao tem como fazer pendulo, o jipe fica no trilho da pista e nao tem muita escolha de caminho ou espaço impossibilitando "fazer curvas no motor" como vc sugere. O pe ta na lata o tempo todo... No pouco q conheço sobre velocidade em off road nunca vi veiculos com bloqueio 100% na traseira e nem em veículos de velocidade em pista.
Na minha opinião fazer curvas com 100% é mais difícil, mesmo no estacionamento do shoping e é só isso q quero manifestar, a minha opinião, q é baseada na minha experiência. Se ela é tao vasta quanto a do Wallace nao vem ao caso... até pq ninguem sabe tanto de tanta coisa quanto ele. :wink:
Abração,
Rafael_Reis
15/12/2004, 23:08
4-os trollers e outros de rally usam LSD, bloqueios de deslizamento limitado.Provavelmente só porque esta lá como no original vendido na loja...
PTZ, acho q todos os caras q correm de mitsubishi evolution estao sendo enganados!!!
Eles podiam ser mais rapidos usando 100% e ficam usando essas merdas de LSD so pq compraram seus veículos assim...
Alguem precisa avisá-los!!!
Wallace tu é o cara!!! Afinal eles não tem experiência suficiente no assunto para fazerem escolhas deste tipo...
:roll:
Abração,
Wallace, é isso q não concordo... Não to querendo ser o "dono da verdade" até pq este cargo é teu hehehe, mas a afirmação acima não reflete na pratica a realidade.
Se em indoor o 100% é melhor? Acho q sim no quesito tração, porem a dirigibilidade nas curvas vai piorar se comparado a um diferencial aberto. Na somatoria dos fatores acredito tambem q o bloqueado leve vantagem pois vai acelerar e retomar mais rapido mas se fosse um slalon duvido muito q o bloqueado supere o diferencial aberto.
No indoor q conheço nao tem como fazer pendulo, o jipe fica no trilho da pista e nao tem muita escolha de caminho ou espaço impossibilitando "fazer curvas no motor" como vc sugere. O pe ta na lata o tempo todo... No pouco q conheço sobre velocidade em off road nunca vi veiculos com bloqueio 100% na traseira e nem em veículos de velocidade em pista.
Na minha opinião fazer curvas com 100% é mais difícil, mesmo no estacionamento do shoping e é só isso q quero manifestar, a minha opinião, q é baseada na minha experiência. Se ela é tao vasta quanto a do Wallace nao vem ao caso... até pq ninguem sabe tanto de tanta coisa quanto ele. :wink:
Abração,
Se eu fosse correr um indor, correria com os dois eixos blocados...
Como voce masmo falou... não vai sair do trilho... e o importante é fazer a volta mais rápida.
PTZ, acho q todos os caras q correm de mitsubishi evolution estao sendo enganados!!!
Eles podiam ser mais rapidos usando 100% e ficam usando essas merdas de LSD so pq compraram seus veículos assim...
Alguem precisa avisá-los!!!
Wallace tu é o cara!!! Afinal eles não tem experiência suficiente no assunto para fazerem escolhas deste tipo...
:roll:
Abração,
Não... você somente é que não pode ter pensado que só existem dois tipos de bloquieos disponíveis para os eixos que eles usam...
O de deslizamento limitado e o Air Locker.
É o que acontece muitas vezes quando se sai da linha Dana...
Pessoal,
Realmente este tema e polemico. No fim de semana passado, choveu muito por aqui e fomos fazer um teste com os carros para o indoor.
Tinha a minha COISA e um JEEP Willis Cara de Cavalo, com motor 6cc preparado e com bloqueio de deslizamento nos dois eixos.
O Willis arrancava muito, mas não consegui fazer as curvas pois saia de frente e batia no barranco. Quando ele fazia as curvas, viamos que as 4 rodas estavam tracionando, e mesmo esterçando ele nao virava. Em contrapartida, o COISA que nao tem nenhum bloqueio fazia as curvas muito mais rapido pois nao perdia a frente. Em compensação, perdia muita tração na saida de curva, quando a roda interna a curva ficava com toda a potencia, pois a mesma levantava.
Conclusão: Vamos retirar o bloqueio do eixo dianteiro do Willis e ver como ele faz as curvas. Se parar de lançar a frente para fora da curva, já é um caminho.
Quanto ao bloqueio traseiro para a COISA, ainda não consegui chegar a uma conclusão. 100% ou deslizamento???
Rafael_Reis
20/12/2004, 07:49
Bom, eu usaria 100% só na traseira e veja se consegue se adaptar bem e continuar a ser rapido. Agora aceleração precisa de MOTOR ou uma relação de redução q utilize a faixa de torque do motor da melhor forma possivel.
Nem sempre o ajuste que se procura esta em um unico fator. O fato de acelerar mais forte, pode ser por ter mais tração por causa do bloqueio, por ter um pneu melhor, por ter mais motor... Enfim, como todo ajuste de carros de competição é uma somatória de fatoeres q faz a diferença.
Abração,
100%.... se informar qual seu eixo eu passo uma cotação.
Tem ainda o piloto como diferença...
Bloqueado normalmente precisa virar mais o volante.
Jeanilson
20/12/2004, 20:21
100%.... se informar qual seu eixo eu passo uma cotação.
Só para ter uma idéia: Quanto saíria um bloqueio 100% e um air-lock para o eixo traseiro do Samurai 1997? (acredito que o dif. seja igual ao dos mais antigos)
Eu não estava pensando em um bloqueio por agora, mas do jeito que anda o dolar... :roll:
Alexandre X
21/12/2004, 03:03
Quanto ao bloqueio traseiro para a COISA, ainda não consegui chegar a uma conclusão. 100% ou deslizamento???
Se pretendes fazer algo sério esqueça o LSD, no TRIAL de SP eu senti na pele o que é ter uma bosta dessa numa competição onde todos da Super são 100% bloqueados
Só para ter uma idéia: Quanto saíria um bloqueio 100% e um air-lock para o eixo traseiro do Samurai 1997? (acredito que o dif. seja igual ao dos mais antigos)
Eu não estava pensando em um bloqueio por agora, mas do jeito que anda o dolar... :roll:
100%, recomendo o Lock-Right, US$ 300,00, mas tenho outros iniciando em US$ 245,00.
ARB Air Locker, US$ 975,00 (é o mesmo preço para qualquer modelo de ARB) mas tem que ter ainda uma fonte de ar. O compressor original ARB US$ 335,00, mas eu tenho compressores similares com preço iniciando em US$ 210,00.