PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas de um futuro proprietário.



misifio
24/11/2008, 17:30
Pessoal, tudo bem? Sou novo no forum e completamente iniciante neste mundo off road. Sempre tive muita vontade de fazer trilhas e comecei agora a pesquisar sobre o assunto. Cheguei a uma conclusão que talvez o NIVA seja o melhor custo X benefício para se iniciar. Tenho algumas perguntas para quem puder e tiver a paciência de ajudar:
.
Quais as principais coisas que tenho que olhar para comprar uma boa viatura e não cair em uma furada?
.
Tem algum NIVA modelo/ano que seja melhor que o outro?
.
Quanto vou gastar em média para mante-lo, fazendo trilha final de semana?
.
O NIVA é realmente uma boa? Consigo achar boas viaturas no mercado?
.
Desde já agradeço, a ajuda de vcs será muito importante.

Girti
24/11/2008, 17:53
Pessoal, tudo bem? Sou novo no forum e completamente iniciante neste mundo off road. Sempre tive muita vontade de fazer trilhas e comecei agora a pesquisar sobre o assunto. Cheguei a uma conclusão que talvez o NIVA seja o melhor custo X benefício para se iniciar. Tenho algumas perguntas para quem puder e tiver a paciência de ajudar:
.
Quais as principais coisas que tenho que olhar para comprar uma boa viatura e não cair em uma furada?
.
Tem algum NIVA modelo/ano que seja melhor que o outro?
.
Quanto vou gastar em média para mante-lo, fazendo trilha final de semana?
.
O NIVA é realmente uma boa? Consigo achar boas viaturas no mercado?
.
Desde já agradeço, a ajuda de vcs será muito importante.

Olá, seja bem vindo ao Forum!

Espero que você não me entenda mal, não se trata de preguiça ou má vontade, mas as suas perguntas, ou perguntas parecidas com a sua são feitas constantemente neste forum, e respondê-las seria, ao menos em parte, redundante. Portanto, aqui vai uma sugestão: faça uma pesquisa no forum "Niva", você vai encontrar muitos tópicos tratando do assunto, algo do tipo "Devo comprar um Niva?" ou "O Niva é um bom 4x4?", e outras perguntas parecidas. Lendo as mensagens, você já vai ter uma boa idéia do carro e de seus defeitos (poucos, é claro! :D) e qualidades (muitas, certamente! :D :D). Depois, é só escrever para tirar as dúvidas mais específicas.
Procure também entrar em contato, aí em BH, com o pessoal do "Nivas Gerais" (http://www.nivasgerais4x4.com.br/)> Procure também os Camaradas do Niva (http://br.groups.yahoo.com/group/Camaradas_do_Niva e www.camaradasdoniva.com.br)

[ ]s

pedrodoniva
24/11/2008, 22:56
Pessoal, tudo bem? Sou novo no forum e completamente iniciante neste mundo off road. Sempre tive muita vontade de fazer trilhas e comecei agora a pesquisar sobre o assunto. Cheguei a uma conclusão que talvez o NIVA seja o melhor custo X benefício para se iniciar. Tenho algumas perguntas para quem puder e tiver a paciência de ajudar:
.
Quais as principais coisas que tenho que olhar para comprar uma boa viatura e não cair em uma furada?
.
Tem algum NIVA modelo/ano que seja melhor que o outro?
.
Quanto vou gastar em média para mante-lo, fazendo trilha final de semana?
.
O NIVA é realmente uma boa? Consigo achar boas viaturas no mercado?
.
Desde já agradeço, a ajuda de vcs será muito importante.

Cara, seja bem vindo!
Com certeza o Niva é o melhor custo x benefício, mas tem que achar um que tenha a mecânica boa... Nao se preocupe com perfumarias... Lataria queimada, bancos rasgados, etc...isso é fácil e relativamente barato... Mas um Niva mecanicamente bom é um carro pra nunca te deixar na mão...

Boa sorte

Marcio Rossetto
25/11/2008, 00:35
Amigo , para não deixar o Grande Gil nervoso , procura um original pouco rodado que é um grande jipe :palmas: , mas como sabemos que não vai achar mesmo , procura logo um que já esteja com o motor ap 2.0 , pois com certeza vc vai ficar feliz .

SDS

MariusJr.
25/11/2008, 04:12
Misifio, junte-se aos bons!:concordo:
Aqui em BH temos a turma do NivasGerais, que poderá te auxiliar nas suas dúvidas! O site é www.nivasgerais4x4.com.br (http://www.nivasgerais4x4.com.br) - a turma se reúne todas ás quintas-feiras no endereço mencionado no site.
No mais, abçs e inté.


Marius - BH

Otávio Luiz
25/11/2008, 09:58
É pra fazer trilha nos finais de semana? Compra um CJ!!!:twisted:
Vai quebrar igual (mas tem menos peças pra quebrar), vai te incomodar igual (mas é mais robusto e tem chassis), vai te deixar mais pobre igual...:mrgreen:
Se não acredita em mim, pergunte pro Prieto4x4.
Tem muita discussão sobre isso por aqui, dá uma pesquisada.

Soldier
25/11/2008, 10:24
É pra fazer trilha nos finais de semana? Compra um CJ!!!:twisted:
Vai quebrar igual (mas tem menos peças pra quebrar), vai te incomodar igual (mas é mais robusto e tem chassis), vai te deixar mais pobre igual...:mrgreen:
Se não acredita em mim, pergunte pro Prieto4x4.
Tem muita discussão sobre isso por aqui, dá uma pesquisada.

Assino embaixo :palmas:... pra trilha de fds o custo benefício de um CJ é melhor (opinião de Niveiro :rolleyes:... sem pedradas por favor) :!:

Tb sugiro que faça uma pesquisa ;-)... principalmente sobre as perguntas subjetivas, só vc mesmo poderá respondê-las :rolleyes:... vc só receberá opiniões... informação tem de sobra, basta perder um tempinho procurando e lendo :lol:

Bem vindo ao fórum e boa sorte :concordo:

Girti
25/11/2008, 12:41
Assino embaixo :palmas:... pra trilha de fds o custo benefício de um CJ é melhor (opinião de Niveiro :rolleyes:... sem pedradas por favor) :!:

Tb sugiro que faça uma pesquisa ;-)... principalmente sobre as perguntas subjetivas, só vc mesmo poderá respondê-las :rolleyes:... vc só receberá opiniões... informação tem de sobra, basta perder um tempinho procurando e lendo :lol:

Bem vindo ao fórum e boa sorte :concordo:

Também concordo, se é só para brincar nas trilhas, o CJ é uma opção melhor!

misifio
25/11/2008, 14:31
Olá, seja bem vindo ao Forum!

Espero que você não me entenda mal, não se trata de preguiça ou má vontade, mas as suas perguntas, ou perguntas parecidas com a sua são feitas constantemente neste forum, e respondê-las seria, ao menos em parte, redundante. Portanto, aqui vai uma sugestão: faça uma pesquisa no forum "Niva", você vai encontrar muitos tópicos tratando do assunto, algo do tipo "Devo comprar um Niva?" ou "O Niva é um bom 4x4?", e outras perguntas parecidas. Lendo as mensagens, você já vai ter uma boa idéia do carro e de seus defeitos (poucos, é claro! :D) e qualidades (muitas, certamente! :D :D). Depois, é só escrever para tirar as dúvidas mais específicas.
Procure também entrar em contato, aí em BH, com o pessoal do "Nivas Gerais" (http://www.nivasgerais4x4.com.br/ (http://www.nivasgerais4x4.com.br/))> Procure também os Camaradas do Niva (http://br.groups.yahoo.com/group/Camaradas_do_Niva (http://br.groups.yahoo.com/group/Camaradas_do_Niva) e www.camaradasdoniva.com.br (http://www.camaradasdoniva.com.br))

[ ]s

OK... vou seguir sua sugestão... desculpe minha pouca prática e obrigado pelos esclarecimentos de todos... certamente vou a algum encontro dos niveiros de Minas Gerais.... Obrigado a todos... só que CJ eu tô fora.... acho que estou apaixonado pelo NIVA!!!!!!!
.
.
.

Girti
25/11/2008, 16:59
OK... vou seguir sua sugestão... desculpe minha pouca prática e obrigado pelos esclarecimentos de todos... certamente vou a algum encontro dos niveiros de Minas Gerais.... Obrigado a todos... só que CJ eu tô fora.... acho que estou apaixonado pelo NIVA!!!!!!!
.
.
.

Tenho Nivas há 14 anos, estou no quinto Niva, gosto demais do russinho, mas não recomendo comprar com paixão :discordo:, para isto é melhor usar a razão :concordo:, a paixão virá depois, com a convivência, caso você esteja satisfeito com a escolha! :palmas:
Se não agir com a razão, a paixão poderá se transformar em ódio! :parede: :parede: :parede:

jorgeffn
25/11/2008, 19:50
Pessoal, tudo bem? Sou novo no forum e completamente iniciante neste mundo off road. Sempre tive muita vontade de fazer trilhas e comecei agora a pesquisar sobre o assunto. Cheguei a uma conclusão que talvez o NIVA seja o melhor custo X benefício para se iniciar. Tenho algumas perguntas para quem puder e tiver a paciência de ajudar:
.
Quais as principais coisas que tenho que olhar para comprar uma boa viatura e não cair em uma furada?
.
Tem algum NIVA modelo/ano que seja melhor que o outro?
.
Quanto vou gastar em média para mante-lo, fazendo trilha final de semana?
.
O NIVA é realmente uma boa? Consigo achar boas viaturas no mercado?
.
Desde já agradeço, a ajuda de vcs será muito importante.

Bem vindo Camarada!!! acho que já disseram as coisas mais importantes para vc nas mensagens anteriores... essa galera aqui é fera... hehe não deixe de utilizar a ferramenta de busca do fórum... vc vai achar muita coisa... aliás... coisa demais... vai gastar um bom tempo lendo... e no mais tb sou de BH... e tenho o Niva a pouco tempo... mais se precisar de alguma coisa estamos aí... ainda existem bons Nivas para se comprar... é só ter calma... e procurar bem!! Boa sorte!!

Savius
25/11/2008, 22:24
Camarada MISIFIO, eu acho que qualquer veículo 4X4 que for destinado a trilhas, requer uma manutenção maior e consequentemente, mais onerosa.
Porem como gosto é uma coisa bem pessoal, não teria problema nenhum em usar-se um Niva para isso, desde que voce decida arcar com essa despesa, alias outros já colocaram suas viaturas à esse propósito e fora o fato do gasto com manutenção, se deram muito bem.

Pessoalmente, eu acho que o niva é melhor empregado como um veículo 4X4 de lazer, ou seja, se você tem um sitio ou chacara em um local de difícil acesso, ou faz uma viagem à aquela cachoeira lá no meio dos cafundés ou simplesmente quer chegar naquele lugar de pesca que fica escondido depois daquele brejo, o niva é o carro ideal, pois é valente e confortável.

Pelo menos é minha opinião.......

De qualquer forma.........Boa sorte.......

Girti
26/11/2008, 00:21
Camarada MISIFIO, eu acho que qualquer veículo 4X4 que for destinado a trilhas, requer uma manutenção maior e consequentemente, mais onerosa.
Porem como gosto é uma coisa bem pessoal, não teria problema nenhum em usar-se um Niva para isso, desde que voce decida arcar com essa despesa, alias outros já colocaram suas viaturas à esse propósito e fora o fato do gasto com manutenção, se deram muito bem.

Pessoalmente, eu acho que o niva é melhor empregado como um veículo 4X4 de lazer, ou seja, se você tem um sitio ou chacara em um local de difícil acesso, ou faz uma viagem à aquela cachoeira lá no meio dos cafundés ou simplesmente quer chegar naquele lugar de pesca que fica escondido depois daquele brejo, o niva é o carro ideal, pois é valente e confortável.

Pelo menos é minha opinião.......

De qualquer forma.........Boa sorte.......

É por aí, o Savius disse tudo! :concordo:

GARCIA/SP
26/11/2008, 01:10
Camarada MISIFIO, eu acho que qualquer veículo 4X4 que for destinado a trilhas, requer uma manutenção maior e consequentemente, mais onerosa.
Porem como gosto é uma coisa bem pessoal, não teria problema nenhum em usar-se um Niva para isso, desde que voce decida arcar com essa despesa, alias outros já colocaram suas viaturas à esse propósito e fora o fato do gasto com manutenção, se deram muito bem.

Pessoalmente, eu acho que o niva é melhor empregado como um veículo 4X4 de lazer, ou seja, se você tem um sitio ou chacara em um local de difícil acesso, ou faz uma viagem à aquela cachoeira lá no meio dos cafundés ou simplesmente quer chegar naquele lugar de pesca que fica escondido depois daquele brejo, o niva é o carro ideal, pois é valente e confortável.

Pelo menos é minha opinião.......

De qualquer forma.........Boa sorte.......


Concordo!:concordo::palmas::palmas:

eniomurara
26/11/2008, 08:34
Cara...vai nesse encontro dos Mineiros aí uai.
Bebe uma cachacinha daquelas boas e prozeia bastante sô.
Eles com certeza tem a galera que tem niva para o "dia a dia", tem a galera dos "passeios off road" e tem a galera de "trilha". Baseado nisso vc vai se enquadrar em algum desses grupos e tirar suas conclusões.
Eu ja fiz trilha com o meu niva, foram 3, companhei os CJ na boa e onde eles ficavam eu tbm ficava (atolado é claro), então na questão trilha fica praticamente elas por elas. Só um grande detalhe....colocar o NIVA numa trilha me deu uma DÒOOOOOOOOOOOOO do bixinho já um CJ pode riscar a lata ou mesmo amassa-la, quebrar um retrovisor, etc etc, que o dono nem da bola e ainda sai dando risada, no NIVA a história é outra, pelo menos no meu caso. Então faça um balanço geral da sua situação e intenções e tome a decisão mais acertada. ABRAÇO e BEM VINDO.
Mas posso te acegurar o NIVA é GUERREIRO.

[Fred]
26/11/2008, 08:53
Para evitar abrir um novo tópico com dúvidas semelhantes, vou aproveitá-lo para tirar minhas dúvidas. Imagino que serão de difícil resposta, porque muito pessoal, mas vou tentar.

A história é a seguinte, estou querendo comprar meu primeiro 4x4 bla bla bla bla, daí fui eliminando as opções pelo preço e pela necessidade. Queria um carro barato e com baixa manutenção, que coubesse pelo menos 4 pessoas e que permitisse pequenas viagens e algumas "trilhas". No início mesmo eu estava a procura de uma F75, mas desisti por frustração... hahahaah

Descobri que nesse período de crise financeira não se encontra um veículo 4x4 barato, mas que a manutenção de todos eles, segundo seus donos, "é semelhante ao de um carro normal do mesmo ano". Ah, o CJ foi excluído por isso, aqui na minha região você não encontra um por menos de 10 mil reais.

No entanto, surgiram dois veículos que aparentemente permitem as viagens e ainda dá para carregar mais gente de vez em quando: o Niva e o Samurai.

Em seguida passei a procurar o Samurai, porque permite maior número de adaptações (cerca de 95% do carro é adaptável) e porque permite maior conforto (Tem DH, AC, etc). Conclusão: Todos estão inflacionados. Os baratos precisam de arrumar muitos detalhes, o que acabando encarecendo, e os caros, nem sempre tão bons assim, estão acima do meu orçamento planejado.

Então passei para o Niva, que está sendo uma opção bem interessante, apesar dos votos contras aqui de casa ("é velho", "é importado e é russo"...hahaha). Estou evitando ouvir esses conselhos e procurando meu carrinho com paciência (a ansiedade está apertando).

Daí vem minhas perguntas:

1. O que vocês acham de minha escolha? (Não vale papo de apaixonado pelo carro.rsrs) Melhor desistir e partir logo para o Fiat Uno Ecomic?

2. Andei pesquisando e vi alguns vendendo e surgiu uma dúvida. A maioria dos Nivas estão com a lataria podre (parte inferior), mas a mecânica (de acordo com seus donos) está excelente. Quanto a mecânica eu tentarei ver com o mecânico (espero que seja possível), mas em relação a lataria e parte interna gostaria de saber se o reparo é muito difícil, por exemplo, se é fácil encontrar a caixa de ar e outras peças mais específicas localizadas nessa região?

Aguardando a opinião dos camaradas experts

Soldier
26/11/2008, 10:11
;750343']
A história é a seguinte, estou querendo comprar meu primeiro 4x4 bla bla bla bla, daí fui eliminando as opções pelo preço e pela necessidade. Queria um carro barato e com baixa manutenção, que coubesse pelo menos 4 pessoas e que permitisse pequenas viagens e algumas "trilhas". No início mesmo eu estava a procura de uma F75, mas desisti por frustração... hahahaah

Descobri que nesse período de crise financeira não se encontra um veículo 4x4 barato, mas que a manutenção de todos eles, segundo seus donos, "é semelhante ao de um carro normal do mesmo ano". Ah, o CJ foi excluído por isso, aqui na minha região você não encontra um por menos de 10 mil reais.


Olá Fred, bem vindo ao fórum! Em relação as observações acima, duas ressalvas...

1o - O Niva é tão econômico quanto a maioria dos 4x4 de mesmo ano, tanto no consumo quanto na manutenção mas um carro 4x2 de mesmo ano não tem diferenciais, por exemplo... se os valores se enquadram no que vc considera barato, blz!

2o - Pelo menos aqui em SP um bom Niva (razoável) vc não encontra por menos de 10 mil tb... já vi muitos abaixo disso... nenhum em bom estado... todos precisavam gastar no mínimo 2 ou 3 mil pra ficar confiáveis... enfim... se vc pagar 8 mil, pode estar certo que provavelmente em seis meses terá gastro mais 4 mil pra deixá-lo em ordem.


;750343']
1. O que vocês acham de minha escolha? (Não vale papo de apaixonado pelo carro.rsrs) Melhor desistir e partir logo para o Fiat Uno Ecomic?

2. Andei pesquisando e vi alguns vendendo e surgiu uma dúvida. A maioria dos Nivas estão com a lataria podre (parte inferior), mas a mecânica (de acordo com seus donos) está excelente. Quanto a mecânica eu tentarei ver com o mecânico (espero que seja possível), mas em relação a lataria e parte interna gostaria de saber se o reparo é muito difícil, por exemplo, se é fácil encontrar a caixa de ar e outras peças mais específicas localizadas nessa região?


Respostas em ordem:

1. O Niva satisfaz minhas necessidades... tenho dois filhos pequenos, mulher e uma casa de campo de difícil acesso para 4x2 onde levo bagagem... viajo na estrada com frio e chuva e não me importo com isso... enfim, vai da sua necessidade;:wink:

2. Em qualquer carro, sempre é mais fácil arrumar a parte mecanica do que a lataria... eu preferiria um carro inteiro de lata e com motor meia boca do que o inverso. :rolleyes:

Boa sorte :!:

Gustavo Niva
26/11/2008, 12:05
2. Em qualquer carro, sempre é mais fácil arrumar a parte mecanica do que a lataria... eu preferiria um carro inteiro de lata e com motor meia boca do que o inverso.Além de ser bem conveniente pra um vendedor que está com o carro todo ferrado falar que só a lata tá ruim, afinal, mecânica é difícil de comprovar e a lata tá ali "na cara"... principalmente quem tá conhecendo niva "agora", que costuma achar que alguns defeitos/vibrações/etc são normais...

O chato da lata ruim é que logo de cara tu sabe que vai gastar bastante $$ pra ajeitar... já a mecânica varia muito, e se estiver ruim, pode ter certeza que tu vai gastar mais do que gastaria com uma lanternagem (funilaria, seilá)

Eu pessoalmente prefiro ruim de lata e bom de mecânica... até porque lata dá pra postergar um pouco... mecânica não :parede: (e se tu for duro tipo eu, isso conta na hora de decidir heheh)

[]s

Girti
26/11/2008, 12:22
Olá Fred, bem vindo ao fórum! Em relação as observações acima, duas ressalvas...

1o - O Niva é tão econômico quanto a maioria dos 4x4 de mesmo ano, tanto no consumo quanto na manutenção mas um carro 4x2 de mesmo ano não tem diferenciais, por exemplo... se os valores se enquadram no que vc considera barato, blz!

2o - Pelo menos aqui em SP um bom Niva (razoável) vc não encontra por menos de 10 mil tb... já vi muitos abaixo disso... nenhum em bom estado... todos precisavam gastar no mínimo 2 ou 3 mil pra ficar confiáveis... enfim... se vc pagar 8 mil, pode estar certo que provavelmente em seis meses terá gastro mais 4 mil pra deixá-lo em ordem.



Respostas em ordem:

1. O Niva satisfaz minhas necessidades... tenho dois filhos pequenos, mulher e uma casa de campo de difícil acesso para 4x2 onde levo bagagem... viajo na estrada com frio e chuva e não me importo com isso... enfim, vai da sua necessidade;:wink:

2. Em qualquer carro, sempre é mais fácil arrumar a parte mecanica do que a lataria... eu preferiria um carro inteiro de lata e com motor meia boca do que o inverso. :rolleyes:

Boa sorte :!:

Fred, o Soldier já disse praticamente tudo que eu ia dizer, mas cabe uma observação importante:

Você escreve: "Queria um carro barato e com baixa manutenção, que coubesse pelo menos 4 pessoas e que permitisse pequenas viagens e algumas "trilhas" "

Veja bem, um carro de trilha é sempre testado em seus limites, estando, portanto, sujeito a quebras, que podem ocorrer tanto na trilha como depois, como conseqüência da trilha. Assim, ele será menos confiável para viagens. Isto vale para qualquer 4x4, o que muda é o tal do limite, ou seja, uma trilha que quebra um Niva ou um Vitara pode não quebrar um Toyota (este é uma exceção, é praticamente inquebrável! Só que é bem mais duro e desconfortável para dirigir... Não existe o 4x4 perfeito!).

Resumindo: você precisa decidir se quer um 4x4 para viagens a locais de difícil acesso para um 4x2 ou se quer um 4x4 para brincar nas trilhas. No primeiro caso, o Niva é uma opção, desde que em bom estado, é um "SUV de Pobre" (com a permisssão do Otávio... :mrgreen:). No segundo caso, é melhor você ficar com o seu 4x2 e comprar um CJ para brincar na lama. Senão, prepare-se para gastar dinheiro em consertos pós-trilha e pré-viagem!

[Fred]
26/11/2008, 13:57
Obrigado Camaradas.

Aí que tá... Como sou um duro como o Gustavo, não dá para manter dois carros. Um para "lazer" e outro para dia a dia... Como disse, até vi um CJ todo funcionando (como tivesse tanta coisa para funcionar hehehe), mas tá muito caro... hehehe

A minha prioridade seriam as pequenas viagens, até porque para viagens longa a crise financeira vivida pelo meu bolso não permite. Como cachoeira e praia é de graça, sempre dá para ir.....

Quanto as trilhas, só pretendo fazer aquelas consideradas leves de forma excepcional, embora o pessoal tenha ido de Frontier, cherokee em passeios alternativos... Sei lá onde esse povo arruma tanto dinheiro. Mas se eles vão e não quebram, acho que o niva também aguenta, certo?

Em relação ao gastar dinheiro, no que tange a carro, é uma solução... hahahaha

Vamos ver o que vai aparecer.

Otávio Luiz
26/11/2008, 14:11
Veja bem...:pensativo:
Um Niva reguladinho faz 8km/l na cidade, normalmente menos...
Quem te falou que a manutenção de um 4x4 é igual a de um 4x2 nunca teve um 4x4... ou 4x2... jipes são mais judiados (mas nem todos) tem mais peças (dois diferenciais, duas caixas) e algumas peças são mais caras que o normal (são importadas e não existe similar).
Jipes são mais desconfortáveis que 4x2, alguns mais outro menos. O Niva é quente, fraco (motor de 60hp) beberrão, peças de qualidade duvidosa (algumas) e nem todos os mecânicos tem conhecimento ou vontade de por a mão... as vezes caímos nas mãos dos tacanhos...:parede:
Se você acha que ficando apenas com um 4x4 vai economizar din-din... veja bem...:pensativo:

[Fred]
26/11/2008, 14:36
Veja bem...:pensativo:
Um Niva reguladinho faz 8km/l na cidade, normalmente menos...
Quem te falou que a manutenção de um 4x4 é igual a de um 4x2 nunca teve um 4x4... ou 4x2... jipes são mais judiados (mas nem todos) tem mais peças (dois diferenciais, duas caixas) e algumas peças são mais caras que o normal (são importadas e não existe similar).
Jipes são mais desconfortáveis que 4x2, alguns mais outro menos. O Niva é quente, fraco (motor de 60hp) beberrão, peças de qualidade duvidosa (algumas) e nem todos os mecânicos tem conhecimento ou vontade de por a mão... as vezes caímos nas mãos dos tacanhos...:parede:
Se você acha que ficando apenas com um 4x4 vai economizar din-din... veja bem...:pensativo:
Pô Otávio, assim eu vou ficar no meio de locomoção mais econômico que existe, o tênis... hehehe

Por enquanto eu não tenho e não posso ter dois carros. Espero que por pouco tempo... Ainda estou analisando os prós e contras de tudo... o díficil é a pouca oferta aqui na minha região. São poucos carros 4x4 a venda e menos ainda por pessoas confiáveis.

Mas falando em peças sem similar, estamos falando em peça de acabamento ou mecânica? Eu tinha prometido para mim mesmo que não entraria novamente num carro importado por conta das peças, mas não existe carro "nacional" 4x4 com preço acessível. Como eu vi CJ, F75 e Rural vendendo no valor máximo de 5 mil reais a uns 2 anos atrás não tenho coragem de pagar 15 mil neles...

Qto a fraqueza e a bebedeira do motor, tinha o plano de suportá-la por um tempo até trocar o motor por um a alcool ou a diesel (preferencia pq de baixa rotação). Sei lá, pelo que andei lendo e conversando com um mecânico conhecido, seriam opções interessantes. E, também, nem ando tanto assim. São 20 km (10 ida e 10 volta) em média por dia...

BACALHAU
26/11/2008, 15:11
Olá, Fred.
Sinta-se em casa (mas não ponha os pés em cima do sofá, esse seu tênis está imundo :mrgreen:)

Não gosto de dizer o que as pessoas devem ou não fazer, até porque na maioria das vezes eu não sei nem para mim. E quando é alguém de que nem conhecemos o gosto, necessidades, etc., pior ainda.
Outra coisa que eu noto, é que, na maioria das vezes, quando uma pessoa pede uma opinião sobre algo, na verdade ela (ao menos inconscientemente) já decidiu. O que ela quer na verdade é um cúmplice.
Posso estar enganado, mas você já está bem inclinado a se "amancebar" com um NIVA.
Se eu estiver correto, balance a cabeça.

Ah, não disse? :mrgreen:

Então, meu caro, seja feliz. Você só vai saber se um NIVA lhe serve, se é o que você quer, se comprar um. Eu acho que a gente deve se arrepender somente do que não fez. Se você deseja um NIVA, compre um NIVA, mas...

NÃO SE AFOBE.

Veja de quanto dindin ($$$) você dispõe. Pesquise com calma, Aqui mesmo você pode encontrar o seu carro. Volta e meia algum colega sabe de algum bom para vender. Acredito que em São Paulo você tenha mais opções. E da sua cidade a Sampa é um pulinho.

Tenha em mente que um carro usado, por melhor que esteja (seja NIVA ou qual for), tem sempre alguma coisa a ser feita. Você certamente vai ter que gastar mais alguns caraminguás ($$$), pelo menos numa revisão básica.

Se não der certo, venda e parta para outro. (Só não me culpe :mrgreen:)

Desejo-lhe Boa $orte

jorgeffn
26/11/2008, 20:21
Olá Fred...
Depois de ler os comentários da galera... muitos feras em Niva... decidi também escrever... na verdade tenho pouco tempo de Niva... e como já relatei aqui outras vezes acabei comprando o meu no susto... sem pesquisar muito... consequentemte não comprei um bom carro... Hoje ele está rodando normalmente... mais já teve algumas quebras, creio eu que devido a falta de manutenção pelo antigo dono, e não por ser um carro que quebre muito... eu também tenho pouca grana... troquei um uno fire que tinha no Niva e ele é meu único carro... hoje tenho tentando dar manutenções preventivas nele.. sempre de acordo com meu orçamento... e espero que um dia ele possa se tornar um carro bem confiável... mais tenho viajado com ele, e não tenho tido problemas...(depois da Expedição para Visconde de Mauá ele nunca mais quebrou... hehe) na verdade uso ele mais ou menos com a mesma finalidade sua... gosto de viajar... principalmente pelas montanhas e cachoeiras aqui de Minas... e faço uso dele também aqui na cidade.... nunca fiz trilhas... mais as vezes se aparecer algo mais leve e tranquilo eu até animarei... Acho um excelente carro... mais passo uns apertos com o consumo dele... realmente não é um carro nada economico... como já disseram.. se estiver muito bem regulado vai dar uns 7km/l na cidade.... o meu ainda está longe disso.. mais creio que ainda chego lá hehe... mais finalizando.. acho que o Niva é uma excelente compra tendo em vista o que você tá querendo... no mais boa sorte na escolha e boa compra

Girti
26/11/2008, 20:42
Olá, Fred.
Sinta-se em casa (mas não ponha os pés em cima do sofá, esse seu tênis está imundo :mrgreen:)

Não gosto de dizer o que as pessoas devem ou não fazer, até porque na maioria das vezes eu não sei nem para mim. E quando é alguém de que nem conhecemos o gosto, necessidades, etc., pior ainda.
Outra coisa que eu noto, é que, na maioria das vezes, quando uma pessoa pede uma opinião sobre algo, na verdade ela (ao menos inconscientemente) já decidiu. O que ela quer na verdade é um cúmplice.
Posso estar enganado, mas você já está bem inclinado a se "amancebar" com um NIVA.
Se eu estiver correto, balance a cabeça.

Ah, não disse? :mrgreen:

Então, meu caro, seja feliz. Você só vai saber se um NIVA lhe serve, se é o que você quer, se comprar um. Eu acho que a gente deve se arrepender somente do que não fez. Se você deseja um NIVA, compre um NIVA, mas...

NÃO SE AFOBE.

Veja de quanto dindin ($$$) você dispõe. Pesquise com calma, Aqui mesmo você pode encontrar o seu carro. Volta e meia algum colega sabe de algum bom para vender. Acredito que em São Paulo você tenha mais opções. E da sua cidade a Sampa é um pulinho.

Tenha em mente que um carro usado, por melhor que esteja (seja NIVA ou qual for), tem sempre alguma coisa a ser feita. Você certamente vai ter que gastar mais alguns caraminguás ($$$), pelo menos numa revisão básica.

Se não der certo, venda e parta para outro. (Só não me culpe :mrgreen:)

Desejo-lhe Boa $orte

:lol: :lol: :lol: :lol: Graaaaande Bacalhau, você não existe!

Fred, o Bacalhau está coberto de razão, endosso o que ele escreveu! Tenha em mente que um Niva em razoável estado de conservação (ou seja, tem coisas para fazer, mas o carro está bom), aqui em São Paulo, custa no mínimo uns R$10.000. Um bom Niva, daqueles que pouco há para ser feito, a não ser uma revisão básica (troca dos óleos, verificação da suspensão, freios, etc...) custa aqui uns R$12.000.

Eu tenho um vizinho que está vendendo o dele, quer R$12.000, talvez dê um descontinho. O carro tem rodas de liga, bancos especiais, quebra mato com 2 faróis e bagageiro, está com a pintura um pouco feia (um polimento e cera devem resolver) e está, pelo que sei, em bom estado mecânico (é cliente do Wilson, meu mecânico). O próprio Wilson está vendendo um Niva que é dele, muito bom, o anúncio está no link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84211641-lada-niva-4x4-impecavel-colecionador-niva-de-garagem--_JM

Enfim, se, como escreveu o Bacalhau, a sua decisão já foi tomada, vá em frente, mas seja cauteloso, rode com vários Nivas, para poder avaliar o que é ruim, o que é normal, o que é bom. Não compre com paixão, compre com razão. Esqueça os adesivos bonitinhos, os acessórios idem, o que vale é o estado geral do carro. Normalmente os Nivas mais "peladinhos" em termos de acessórios são aqueles que rodaram na terra, indo para o sítio, mas não foram judiados. Já os superequipados, em alguns casos, são carros que rodaram em trilhas, portanto foram mais exigidos.

Boa sorte!

GARCIA/SP
26/11/2008, 22:39
:lol: :lol: :lol: :lol: Graaaaande Bacalhau, você não existe!

Fred, o Bacalhau está coberto de razão, endosso o que ele escreveu! Tenha em mente que um Niva em razoável estado de conservação (ou seja, tem coisas para fazer, mas o carro está bom), aqui em São Paulo, custa no mínimo uns R$10.000. Um bom Niva, daqueles que pouco há para ser feito, a não ser uma revisão básica (troca dos óleos, verificação da suspensão, freios, etc...) custa aqui uns R$12.000.

Eu tenho um vizinho que está vendendo o dele, quer R$12.000, talvez dê um descontinho. O carro tem rodas de liga, bancos especiais, quebra mato com 2 faróis e bagageiro, está com a pintura um pouco feia (um polimento e cera devem resolver) e está, pelo que sei, em bom estado mecânico (é cliente do Wilson, meu mecânico). O próprio Wilson está vendendo um Niva que é dele, muito bom, o anúncio está no link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84211641-lada-niva-4x4-impecavel-colecionador-niva-de-garagem--_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84211641-lada-niva-4x4-impecavel-colecionador-niva-de-garagem--_JM)

Enfim, se, como escreveu o Bacalhau, a sua decisão já foi tomada, vá em frente, mas seja cauteloso, rode com vários Nivas, para poder avaliar o que é ruim, o que é normal, o que é bom. Não compre com paixão, compre com razão. Esqueça os adesivos bonitinhos, os acessórios idem, o que vale é o estado geral do carro. Normalmente os Nivas mais "peladinhos" em termos de acessórios são aqueles que rodaram na terra, indo para o sítio, mas não foram judiados. Já os superequipados, em alguns casos, são carros que rodaram em trilhas, portanto foram mais exigidos.

Boa sorte!


Gil, este Niva referente ao link postado por vc (Mercado Livre, no valor de R$ 15.500,00:shock:), é do Wilson? Estranho...:pensativo: O vendedor, citado no Mercado Livre, aparece como Márcio...:pensativo::?:

Abs
Renato

Girti
26/11/2008, 23:50
Gil, este Niva referente ao link postado por vc (Mercado Livre, no valor de R$ 15.500,00:shock:), é do Wilson? Estranho...:pensativo: O vendedor, citado no Mercado Livre, aparece como Márcio...:pensativo::?:

Abs
Renato

O Márcio é um cliente do Wilson, que se dispôs a tirar algumas fotos do Niva e anunciá-lo no Mercado Livre, já que o Wilson não entende nicas :shock: de Internet, computadores, etc..., o negócio dele são os Lada! :concordo:

[Fred]
27/11/2008, 07:42
Obrigado pela ajuda mais uma vez!!!

Os comentários estão corretíssimos. Bacalhau, seu cometário foi excelente. :dance: É a segunda pessoa que me falou que se não gostar do carro, vende... :mrgreen: Sou adepto dessa teoria também, mas não dá para pegar uma bomba, pq senão não vende.:putz:

Então é isso, to bem tendencioso a, mas continuo analisando a viabilidade...:parede: Afinal de contas, como diz o anúncio (mercado livre): NIVA, conhecido e admirado no mundo todo.... :dance:

O NIVA do link tá muito bonito heim, mas não to podendo sair daqui nessas duas semanas próximas...:evil:

Como já vi que o negócio é ser devagar, devagarinho... Como o Niva, conforme já falaram aqui no fórum.... Eu relato o que decidir e informo a aquisição (próxima)....8-)

Sds

BACALHAU
27/11/2008, 13:13
Fred, preste atenção:
Eu não disse para você comprar o primeiro NIVA que aparecer na sua frente (pode ser uma bomba... ou não).
Quando escrevi NÃO SE AFOBE, quis dizer: procure com calma, analise, peça para algum niveiro ir com você (se possível). Em Sampa não vão faltar companheiros dispostos a lhe ajudar, como você já viu (já apareceram algumas indicações).
Outra coisa IPC (Importante P'rá Carvalho): Em épocas de crise (como agora) quando o dinheiro some, quem está vendendo é porque, normalmente, está precisando de grana. Como as pessoas de um modo geral se retraem (enchem os bolsos de escorpiões), quem tem um dinheirinho "vivo" na mão para comprar à vista, TEM PODER DE BARGANHA. Você não precisa pagar o que pedem.

Mais uma vez, BOA $ORTE.

misifio
27/11/2008, 17:01
Pessoal, gostaria de emitir uma opinião a respeito deste forum.
Nunca gostei de puxar saco de ninguem e tambem não gosto de rasgação de seda, porém gostaria de parabeniza-los. Estive pesquisando sobre niva em vários tópicos deste site e a cada tópico lido ficava mais impressionado com a boa vontade e a solidariedade entre vcs, participo de muitos foruns de diversos assuntos e nunva tinha visto algo parecido. Sempre tive vontade de fazer parte do ambiente off-road e vejo que não vou me decepcionar (Só está faltando agora um pequeno detalhe: adquirir meu NIVA).

jorgeffn
27/11/2008, 19:42
Pessoal, gostaria de emitir uma opinião a respeito deste forum.
Nunca gostei de puxar saco de ninguem e tambem não gosto de rasgação de seda, porém gostaria de parabeniza-los. Estive pesquisando sobre niva em vários tópicos deste site e a cada tópico lido ficava mais impressionado com a boa vontade e a solidariedade entre vcs, participo de muitos foruns de diversos assuntos e nunva tinha visto algo parecido. Sempre tive vontade de fazer parte do ambiente off-road e vejo que não vou me decepcionar (Só está faltando agora um pequeno detalhe: adquirir meu NIVA).

Só um comentário...... essa também foi uma agrádavel surpresa que tive após adquirir o Niva.... a galera é muito solidária e gente boa... e de uma coisa vc pode ter certeza... vc poderá não ter mais o Niva... mais niveiro você nunca mais vai deixar de ser... a galera é gente boa demais!!!

[Fred]
27/11/2008, 20:10
Bacalhau! Eu entendi o que você disse: "Não se irrite!" hehehe

Pode deixar que não vou adiquirir o primeiro NIVA que me aparecer, exceto se for de graça... brincadeira...

Eu tive preguiça de esclarecer na hora, então farei agora:

Quando eu disse que "você (Bacalhau) era a segunda pessoa que fala que se não gostar do carro vende, mas se for uma bomba não dá para vender", queria dizer o seguinte: Primeiro gostaria de confirmar sua afirmação que só dá para saber se aquela carro é exatamente aquilo que você procura quando se tem um ou pelo menos tem a possibilidade de utilizá-lo com uma freqüência razoável. É só assim que dá para saber se a sensação será de Felicidade (gastar com reparo e manutenção) ou de loucura (rasgar dinheiro com consertos e etc).

Daí eu só fiz um acréscimo. Caso não seja o "chinelo velho" procurado, ou seja, a tão sonhada felicidade, e somado a isso uma bomba (conserto e conserto e conserto e nunca anda), não vai ter santo que te livrará do encosto.

Bom, acho que é isso. Agora que eu sei que tenho o PODER, fica mais fácil....

O Misifio tá com toda razão. O pessoal aqui do fórum é show!!!

Ainda to procurando...

JuniorScartezini
27/11/2008, 21:21
Amigos Misifio e Fred,
É o segrinte, suncês que tão querendo comprar o Xiva, comprando um vc não terá adquirido um 4x4 apenas, também estará entrando para uma grande família, que é a Família Niva, aqui somos unidos, repletos de diferenças, mas com uma grande paixão comum, TT e Niva.

Falarei um pouco sobre mim:
Quando eu decidi comprar meu Viva, foi a uns 5 anos, daí fiquei mais uns 3,5 pesquisando e tentando convencer a patroa, daí comprei um JPX, não gostei, o que eu realmente queria era o tal russo, e por mais que eu tenha pesquisado e procurado, quando eu resolvi comprar parecia que não tinha nenhum pra vender, então comprei o Xiva de um amigo, amigo da onça.

Paguei caro, e imaginava que estaria melhor do que realmente estava. Depois de uma temporada no estaleiro ainda não ficou como eu quero, não tenho pressa, ainda chegaremos lá.
Não me arrependo nenhum segundo de ter comprado ele, porque se fosse diferente eu não teria cultivado tamanha paixão, NÃO ESTOU DIZENDO PRA FAZER ALGO SEMELHANTE, o lance é que pra mim o Biva não é o carro principal, é um consultório de psiquiatria, uma terapia, assim não tenho a obrigação de gastar com ele, gasto quando sobra, os gasto que me refiro são referente a manutenções preventivas ou corretivas, faço quando posso fazer.
Diferente de quem tem como um único automóvel, que se quebrar tem que arrumar ou fica à pé.
Com meu niva aprendi coisas que jamais imaginaria aprender.

Conselho que dou (ui), pense bastante se é isso que você quer, nenhum TT é fácil de vender, nenhum, se houver arrependimento tenha conciência disto e não nos culpe, entretanto concordo com num sei quem disse "é melhor se arrepender do que fez do que de não ter feito".

Assim, finalizando essa prosa torta, pense bastante, e seja feliz.
Abraços

(zoia meu brog e veja um pouquinho da história do meu niva.)

--
_______________
/ [___]ll[__]l \\ ____\______
[_/¨\__||___|_/¨\_[Ōo\XXX/oŌ]
/(O))=o=O))/(O))=o=O))

Junior Scartezini - Ōo\XXX/oŌ
Sobradinho - DF
Niva 90/91 - NIVALIUM DENOMINADOR NIVANOVISK
Palio Adventure - Viatura da Patroa
Prêmio CSL 1.6 ACT 90/91 - Único Dono
http://nivadoscartezini.blogspot.com/

Girti
28/11/2008, 00:10
Misifio e Fred, estou no meu quinto Niva e, em todos eles, mesmo comprando com o máximo cuidado, sempre havia algo a ser feito após a aquisição. Os exemplos mais claros vêm dos dois últimos:

Comprei o Niva 90/91 anterior ao atual em Março de 1997, de um conhecido exageradíssimo nos cuidados com o carro, era o próprio flanelinha, chegava a encerar a parte interna dos paralamas! :shock:. Comprei o carro com 40.000 Km, rodados em 6,5 anos, ou sejam, o cara rodava muito pouco, quase só em viagens. Entretanto, quando levei o carro ao Wilson, logo após a compra, constatamos que era necessário trocar os amortecedores traseiros, balancear os cardans e trocar o silencioso traseiro, o que foi feito. O cara foi corretíssimo, descontou minhas despesas do preço do carro, sem pestanejar.

O Niva atual, um 95, foi comprado de um amigo carioca em Março de 2006 (coincidência, ambos foram comprados em Março!), tinha 67.000 Km. Meu amigo é um cara muito cuidadoso, trocava óleos e filtros a cada 5.000 Km, fazia parte da manutenção pessoalmente. Entretanto, também havia coisas a serem reparadas para que o carro ficasse bom.

Resumindo: mesmo se o carro for comprado de um dono cuidadoso, haverão algumas coisas a serem feitas no carro. A diferença é que serão pequenos consertos, nada grave, nada sério.