PDA

Ver Versão Completa : rebocar um jeep por 700 km com uma D20

streithammer
23/11/2008, 21:07
Olá pessoal, Sou de Florianópolis e preciso levar um cj para meu irmão que mora no oeste catarinense, ha cerca de 700 kilometros. Penso em levar no cambão com minha D20 e gostaria de saber dicas para que a viajem corra tranquila. O que devo observar no jeep?

Leonardo Raffi
23/11/2008, 23:49
o cambão é o sem motorista o towbar(ou algo parecido)... para não te incomodar com a policia as luses freio pisca e sinaleira tem q estar sincronizada com a d20 ou coloca sinaleiras extras para q isso ocorra(sinaleira numa regua de madeira amarrada atras do jep e em ctato com a d20...
pneus lisos de preferencia pois borrachudos gastam no asfalto
retirar o cardan traseiro
colocar a caixa de tração e reduzida no neutro
se for queixo duro(sem rodas livres manual ou automatica) retirar-las
andar no maximo a 80 km
colocar correntes prendendo a d20 e o cambão com parafusos ou cadeados
parar a cada 100km p revisar tudo
ha se não tem capota abaixar o parabrisa
um abraço e boa viagem

rubensx
24/11/2008, 12:56
cara cambão é só a barra né??? nem pensar... TOWBAR no minimo dai vc leva ele como se fosse uma carretinha e as dicas do colega ai de cima procedem... luzes de freio e etc

Dodger
24/11/2008, 17:13
Num sei como tá aí em baixo,mas aqui cambão, corrente corda ou o que for tá tudo proibido. só se for towbar ou carretinha

streithammer
24/11/2008, 20:57
é o tal do towbar que eu vou usar. Valeu pelas dicas, a capota é conversível, dai vou baixar ela e também o parabrisa. Acho que quanto menos segurar o vento melhor. :pensativo:

Sergio Rocha
24/11/2008, 21:17
Muito cuidado com chuva.Picapes, por terem pouco peso atrás, são fácilmente "atravessadas"pelo jeep com o chão molhado.
Aconselho um pouco de peso na caçamba.

[]'

geezer
24/11/2008, 21:29
Eu não sei aonde achar, mas um amigo tinha um jogo de luzes com imã. A base atrás da carcaça das lampadas era lisa com imã (esquema igual aos enfeites de geladeira :mrgreen:), era plugado na tomada do engate. Talvez em alguma loja de carretinhas para reboque ache algo do genero.

Abs

Snoop
25/11/2008, 15:25
Amigo,

Pque retirar o carda traseiro?

edwint
25/11/2008, 17:37
tranquilo, eu faço viagens, guinchando meu cj3 numa boa, uso towbar e coloco uma cinta, nao precisa trocar pneus nem tirar o cardam, pq o pneu nao tendo tração o desgaste sera minimo... uso um cabo que transmite a sinalização da caminhonete p/ o jeep, nunca tive problemas com a policia...

Tive uma D20 na qual eu tambem rebocava o jeep com ela, nunca tive problemas de derrapar a trazeira, é só nao ser um zé mané, e querer dar uma pisada no freio com força né... nem precisa usar giroflex, uma vez que vc tenha as luzer em comunhao com o carro dianteiro, no maximo que coloco é o triangulo de segurança amarrado no jeep.

edwint
25/11/2008, 17:48
Ando numa velocidade normal 100 a 110km/h, p/ andar tranquilo, faça um bom ponto de ancoragem do towbar no chassi e parachoque, e também verifique que seu reboque na caminhonete esteja bem preso e de boa procedencia.

Tambem é bom verificar o balanceamento das rodas do jeep p/ nao ficar sentindo aquela vibração que é transmitida p/ seu carro.

Amigo parece estranho na primeira viagem, a gente anda com a pulga atraz da orelha, mas ao acostumar, vc vera que nao é coisa do outro mundo.

Vai tranquilo.:concordo: boa viagem...

Snoop
25/11/2008, 17:57
edwint

Concordo com vc.
É mais simples do que parece, basta observar algumas dicas.
Sinalização ok.
Engate e segurança ok.

No mais é senta o pé.

Ja guinchei meu Cj5 a curtas distancias e toquei 120 sem problemas pelo Towbar, numa s10 4x4 2.8 eletronic.

É so alegria, e outra, qualquer coisa, garanto que ira gastar bem menos que numa revisão apos uma trilha:dance:

Abraço.

Sergio Rocha
25/11/2008, 18:31
edwint

Concordo com vc.
É mais simples do que parece, basta observar algumas dicas.
Sinalização ok.
Engate e segurança ok.

No mais é senta o pé.

Ja guinchei meu Cj5 a curtas distancias e toquei 120 sem problemas pelo Towbar, numa s10 4x4 2.8 eletronic.

É so alegria, e outra, qualquer coisa, garanto que ira gastar bem menos que numa revisão apos uma trilha:dance:

Abraço.

JAMAIS reboque um jeep a 120 km por hora.Vc NÃO vai conseguir parar.Vai ser mais um pra estatística.

Vc é responsável pelos conselhos que escreve por aki, pense bem antes de escrever.

[]'

Snoop
25/11/2008, 20:16
Sergio,

Concordo com vc.
Mas me refiro que é muito seguro.
So pra ti saber, a minha vida é trabalhar com pesquisa e necessito transportar uma semeadeira em uma carreta que pesam 1200 kg, via jo a noite , com chuva na lama e etc...

MAS ESTA COBERTO DE RAZÃO.

Abraço,

Snoop.

streithammer
25/11/2008, 21:14
agradeço as dicas pessoal, :palmas:mas 120Km/h é meio exagerado, contudo entendi a intenção do Snoop.
Em minhas viagen não costumo ir muito rápido. mesmo com a d20 vazia eu não gosto de passar muito dos 100 e rebocando o jeep não vou passar dos 80 mesmo.

streithammer
26/11/2008, 08:52
so mais uma dúvida: qual é o peso do jeep CJ5, o Sergio mencionou que o cj3 dele pesa ai uma tonelada, imagino que o o cj5 pese mais ou menos a mesma coisa, ou não?:pensativo:

Snoop
26/11/2008, 09:25
Streithammer,

No site abaixo encontrei o peso do CJ5
==1209 kg

http://www.geocities.com/baja/dunes/9415/cj5.html (http://www.geocities.com/baja/dunes/9415/cj5.html)

Espero ter colaborado.

Abraço.

streithammer
27/11/2008, 12:25
Outra dúvida que surgiu a respeito do transporte: preciso de uma habilitação especial para rebocar o jeep? minha categoria é C, será que da?

JORIS
27/11/2008, 12:39
Retirar o cardan traseiro tb acho desnecessário, e o penus basta deixá-los com uma calibragem mais cheia pra rodarem mais "leves", e de preferência mater uma velocidade baixa, (max. 100 km/h), em relação a tipo de habilitação, acho que tem de ser "D", que te permite usar reboque, más não tenho certeza, na realidade nunca fui parado pela polícia puxando meu CJ!

Quanto a sincronização das luzes, eu fiz um para-choque bem leve com lanternas que coloco na traseira do CJ e passo o cabo até a tomada do carro que vai puxando, inclusive com uma placa (sem lacre) para poder andar a noite!

Agora é muito importante fazer uma revisão nos rolamentos de roda pra elas não soltarem!

[]´s.

streithammer
27/11/2008, 15:29
Obrigado pelas dicas Joris, vou me informar a respeito da habilitação.
quanto a idéia do parachoques acho uma boa, pois melhora a sinalização, mas qual a placa que voce coloca atrás, a do jeep ou a do carro que vai puxando?

JORIS
27/11/2008, 15:32
Obrigado pelas dicas Joris, vou me informar a respeito da habilitação.
quanto a idéia do parachoques acho uma boa, pois melhora a sinalização, mas qual a placa que voce coloca atrás, a do jeep ou a do carro que vai puxando?

A do jeep, inclusive ele tem de estar com a documentação ok!

[]´s.

Snoop
27/11/2008, 21:14
Joris,

Tambem nao tenho certeza quanto a habilitação,
Mas reboco uma carreta trucada (2 eixos) onde levo uma plantadeira de milho para ensaios, pois trabalho com isso, e nunca os guardas questionaram sobre tipo de habilitação.
Inclusive um dia perguntei sobre rebocar jipe e o guarda falou que bastando a parte eletrica estando ok ou seja em sincronia com o rebocador e um recibo de compra e venda, nao é necessario o documento estar em dia.

Mas temos de verificar isso.

Abraço a todos.

Durval
27/11/2008, 21:40
Outra dúvida que surgiu a respeito do transporte: preciso de uma habilitação especial para rebocar o jeep? minha categoria é C, será que da?

Streithammer, o CNT não requer carteira C ou D para rebocar outro carro no towbar.