PDA

Ver Versão Completa : Pressão do turbo na Ranger?



Walter L. L. Casitta
16/09/2004, 08:47
Acabei de instalar um manômetro de pressão do turbo Shutt que mede até 1Kgf/cm na Ranger e para minha surpresa, a pressão ultrapassa os 1Kgf/cm.
Será que eu subestimei a pressão do turbo comprando um manômetro de apenas 1Kgf/cm?
Alguém sabe me dizer qual é a pressão do turbo no motor Maxion HS2.5?
A minha Ranger comprei 0Km, está com o motor original e a válvula weste-Gate do compressor ainda tem a tinta na porca de regulagem colocada pelo fabricante.

ojaneri
16/09/2004, 09:21
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/defender.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-s10td.htm

Aqui tem algumas info de preparação do motor Maxion, diz que pode-se elevar em até 0,4 a pressão do turbo, mas não diz a pressão atual.

Eu acho que é uns 0,8kg, mas se passou disso no seu manometro...ai não sei! :-)

Ah, tem um louco que deixou a Ranger com motor Maxion toda modificada, mudou turbo e tudo o mais, dee uma checada em:
http://planeta.terra.com.br/negocios/fazendaestiva/ranger/ (Fotos)
http://forum.carrosderua.com.br/index.php?showtopic=41025&hl=ranger%20%20diesel&st=15 (Mais info)
(O cara andava com 1,5kg e mais 0,2 no boost).

ojaneri
16/09/2004, 09:22
Nesse ultimo link que postei, o carinha disse que a pressão original é 0,9 bar! Seu manometro deve ta com defeito.

Caio
16/09/2004, 09:40
0,8 Kgf/cm2 é o que vem especificado nas tabelas da Garret como padrão para motores 2.5 a 2.8

Walter L. L. Casitta
16/09/2004, 18:44
A pressão do turbo da Ranger é de 1,15Kgf/cm. :roll:
Alguém quer comprar um manômetro de pressão do turbo de até 1Kgf/cm? :(

Rodrigo Luvison
17/09/2004, 22:40
Olá pessoal


Alguém quer comprar um manômetro de pressão do turbo de até 1Kgf/cm?
É por isso que eu coloquei um de 2 bar na minha!!!

Sobre a pressão dos motores de alta rotação, ela vem de fabrica entre 1,1~1,2 Kgf/cm², e pode ser aumentada para até 1,4 Kgf/cm² sem que haja prejuízos para o motor.

Abraços

ojaneri
27/09/2004, 14:28
Oi Walter,

Onde voce instalou o reloginho? To querendo botar um, mas não sei onde colocar ele no painel.

Se tiver foto, melhor ainda!

[]s

Walter L. L. Casitta
27/09/2004, 20:22
Ojaneri, ai vão:

ojaneri
27/09/2004, 20:48
Valeu pela foto Walter!

To me animando a instalar, mas vai ser um da Cronomac..ja tenho os da Cronomac no meu Samurai, e alem de mais baratos, eu achei eles bons ! :-)

E a instalação é pnp, ou seja, é so puxar a tubulação e ligar no coletor?

E como ta a Ranger com 1.4 no turbo, muita diferença?

Walter L. L. Casitta
27/09/2004, 21:12
Ojaneri, o manômetro que usei, um Shutt que é fabricado pela Cronomac, também.


E a instalação é pnp, ou seja, é so puxar a tubulação e ligar no coletor?

Sim , na mesma saída que vai pra bomba injetora. Tive que comprar um olhau pra ligar o tubo e trocar o parafuso origina por outro um pouco maior.


E como ta a Ranger com 1.4 no turbo, muita diferença?

A Ranger ficou bem mais esperta, porque a pressão alcança 1Bar mais rapidamente que antes. Mas para chegar em 1.4Bar tem que pregar o pé e esperar o giro alcançar pelo menos 2700RPM. Vamos ver depois que eu ajustar a bomba, que por enquanto não sei qual é o parafuso do ajuste. Mas com está já valeu apena.

Edintruder
17/01/2005, 20:53
Nesse ultimo link que postei, o carinha disse que a pressão original é 0,9 bar! Seu manometro deve ta com defeito.

0,9 bar é a calibração do motor na F-1000, na Ranger é 1,15.

JOEL ALVES
18/01/2005, 00:52
Edintruder,

O mesmo motor diferentes calibrações.

Na S10 é 1.1BAR.

[ ]'s

ojaneri
13/05/2005, 16:50
Walter,

Desculpe ressuscitar o tópico, mas to com o manometro em maos agora e queria uma foto mais detalhada da instalacao do mesmo no motor. Valeu.

Walter L. L. Casitta
13/05/2005, 17:11
Conectei junto com a saída pra válvula LDA. Tive que mandar fazer um parafuso mais comprido.
Aconselho a utilizar um kit de instalação que é composto do tubo e da válvula de amortecimento. Essa válvula impede que o ponteiro vibre.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/sa_da-lda_333.jpg

amithai
21/03/2008, 14:05
Meu TGV está dando só, 1,1!! Será que é só isso que ele pode dar?

Abraços

Amithai

Edintruder
21/03/2008, 16:45
Os bicos deve realmente estar fumados... Com os bicos novos a pressão melhora.
Vamos ver se descobrimos aquele lance ainda no início dessa semana que vem. Se eu me lembrar ainda ligo na segunda feira.

Pequeno jr
21/03/2008, 22:21
Quer dizer que vc e o Amithai estão trocando telefonemas a sós????

hummmmmmm

amithai
22/03/2008, 10:10
Tá com ciúmes, é? Se der certo a gente vaza pra vc...

Abs

Edintruder
22/03/2008, 11:24
Ahahaha! Não seja por isso Jr, a gente te conta a fofoca!!! Ahahahaha!!!

JORIS
09/04/2008, 17:12
Pegando carona já que quem entende desse motor participou deste tópico,

é o seguinte tive uma ranger 2.8 PS, com a turbina WG (era XL), e sempre notei que ao parar por um período longo em marcha lenta e ao sair de vez (tipo esticando a primeira nada de mais) ela mudava o barulho do turbo, ficava mais alto e grosso, o mesmo ocorria quando ela era forçada por muito tempo em alta rotação (tipo um longo areião) lá ia o turibo mudar o barulho era nítido essa mudança, porém em nada mudava o desempenho do motor, inclusive a temperatura sempre se mantinha normal, troquei a ranger por um troller 3.0 TDI (mesmo motor da ranger nova) e isso ocorre da mesma forma, será que alguem já passo por isso ou sabe o que é?

[]´s.

MarBO
09/04/2008, 17:23
Pegando carona já que quem entende desse motor participou deste tópico,

é o seguinte tive uma ranger 2.8 PS, com a turbina WG (era XL), e sempre notei que ao parar por um período longo em marcha lenta e ao sair de vez (tipo esticando a primeira nada de mais) ela mudava o barulho do turbo, ficava mais alto e grosso, o mesmo ocorria quando ela era forçada por muito tempo em alta rotação (tipo um longo areião) lá ia o turibo mudar o barulho era nítido essa mudança, porém em nada mudava o desempenho do motor, inclusive a temperatura sempre se mantinha normal, troquei a ranger por um troller 3.0 TDI (mesmo motor da ranger nova) e isso ocorre da mesma forma, será que alguem já passo por isso ou sabe o que é?

[]´s.

JORIS

Muita gente comete esse engano de achar que é a turbina mudando de barulho mas na verdade são as pas do ventilador do radiador sendo acopladas pela embreagem multiviscuosa no centro da mesma para refrigerar o motor. Isso geralmente ocorre logo que voce liga ou quando o motor esta solicitando ventilação quer dizer esta tudo normal com os seus carros.

Pequeno jr
09/04/2008, 17:40
Ahahaha! Não seja por isso Jr, a gente te conta a fofoca!!! Ahahahaha!!!

Ow galera, devido aos lances do meu pai, fiquei ausente por mais de 15 dias do forum.

Mas tomara que vcs tenham se entendido. Como diz a musica "É O AMORRRR"

Pequeno jr
09/04/2008, 17:43
Pegando carona já que quem entende desse motor participou deste tópico,

é o seguinte tive uma ranger 2.8 PS, com a turbina WG (era XL), e sempre notei que ao parar por um período longo em marcha lenta e ao sair de vez (tipo esticando a primeira nada de mais) ela mudava o barulho do turbo, ficava mais alto e grosso, o mesmo ocorria quando ela era forçada por muito tempo em alta rotação (tipo um longo areião) lá ia o turibo mudar o barulho era nítido essa mudança, porém em nada mudava o desempenho do motor, inclusive a temperatura sempre se mantinha normal, troquei a ranger por um troller 3.0 TDI (mesmo motor da ranger nova) e isso ocorre da mesma forma, será que alguem já passo por isso ou sabe o que é?

[]´s.

Joris, Está gostando do Troller? COmo vc fala do desempenho e consumo do 3.0 X 2.8 da Ranger?

JORIS
09/04/2008, 17:59
Marbo,

Realmente o que você relata tem coerência, pois sempre que notei o carro ou estava parado (sem ventilação externa) ou muito exigido, quando se precisa mais do sistema de refrigeração, vou ficar atento. Obrigado!




Joris, Está gostando do Troller? COmo vc fala do desempenho e consumo do 3.0 X 2.8 da Ranger?


Pequeno, não sou a pessoa mais indicada em termos de consumo, tenho o pé pesado, e com o troller ainda estou na secura, e só tô andando esticando muito, sabe como é carro novo.... então ainda não tenho parâmetros, mas acho que é mais econômico que a ranger até porque o motor é eletrônico enquanto na ranger era o 2.8 PS, e quanto ao desempenho ele tem bem mais torque que minha ranger, ela era com a turbina WG e isso faz uma grande diferença, tem um cidadão daqui de Natal que tem duas rangers uma 2004 PS com TGV em uma 2006 3.0 TDI, o engraçado é que quando ela faz viagens onde tem muito tráfego consequentemente muitas ultrapassagens ele utiliza a 2.8 PS, que segundo ele é bem mais ágil na ultrapassagem que a 3.0, perdendo nas velocidades de cruzeiro que a 3.0 vai mais folgada, parece que o troller é do mesmo geito demora um pouco a encher, porém quando enche sai da frente!

Estou gostando muito da viatura, era o que eu queria, más ainda estou na fase da secura e com pouco tempo pra usar, só fiz pequenos passeios com ela e basicamente em dunas onde como já se sabe o troller simplesmente reina, eu era acostumado a fazer dunas com meu willys ou minha ex-ranger então sinceramente comento com meus amigos que não tem nem graça! no feriado de 21 de abril estamos programando um passeio para campina Grande-PB, onde vamos fazer trilhas pesadas e ai vou considerá-lo inaugurado!

[]´s

amithai
09/04/2008, 19:28
Joris, uma vez meu turbo comecou a assooviar e todos me diziam que eu tinha que trocar o turbo que ele nao duraria mais nada que ele ia quebrar e ia danificar o motor com seus restos. Tirei o turbo, levei em varias pessoas que disseram a mesma coisa. Eu proprio abri o turbo e levei as pecas em quem entendia e o cara me disse que nao tinha nada, que era um barulho e que nao era preciso trocar nada...mandou eu esperar, eu esperei e o barulho foi embora. Seu carro esta bom.
Abs

rogeriomasih
09/04/2008, 23:43
O meu assovia até hoje...depois de quase dois anos e 50mil Km...

duardobruno
10/04/2008, 10:12
Joris, uma vez meu turbo comecou a assooviar e todos me diziam que eu tinha que trocar o turbo que ele nao duraria mais nada que ele ia quebrar e ia danificar o motor com seus restos. Tirei o turbo, levei em varias pessoas que disseram a mesma coisa. Eu proprio abri o turbo e levei as pecas em quem entendia e o cara me disse que nao tinha nada, que era um barulho e que nao era preciso trocar nada...mandou eu esperar, eu esperei e o barulho foi embora. Seu carro esta bom.
Abs

Pois é, não sei se viram aqui no fórum. Tava trocando idéia com o Walter sobre isso. O cara disse q o turbo dele assobiava, eu disse q era normal q o meu tb assobiava, tá certo q eu disse q era uma sirene, mas com o som desligado, dá sim pra pensar q são "os homi" vindo bem de longe. Daí o Walter aconselhou dar uma olhada pq disse q podia ser problema na turbina. Passei ontem no meca pra dar uma olhada e o cara perguntou se eu to "caçando problema" no carro. Ainda me deu uma zoada. FDP! Disse que era normal. E aí?:pensativo:

Gente, acho que vou comprar um pálio zero. O que acham???:mrgreen: hahahahahahahaahahahahah

JORIS
10/04/2008, 11:20
Amithai, na verdade vendi minha Ranger, más como disse a viatura estava perfeita, comprei ela com 20.000 km e rodei 95.000 km e durante todo esse tempo ela tinha esse barulho que nada interferia no desempenho, como foi dito acima pelo MARBO, parece que na realidade o barulho vem do acoplamento viscoso da ventoinha, pois o meu troller que tem o motor 3.0 da ranger também tem esse mesmo barulho, e não é como um asovio (fino) fica com um tom mais grave, eu acho que realmente deve ser do acoplamento da ventoinha pois se fosse defeito da turbina acho muito pouco provável ela ter rodado 95.000 km e não ter ido pro saco de vez, e seria muita coincidência eu ser "premiado" duas vezes com o mesmo problema (pois com o troller ocorre o mesmo)!

rogeriomasih
10/04/2008, 12:58
Gente, acho que vou comprar um pálio zero. O que acham???:mrgreen: hahahahahahahaahahahahah

Vc já desfez algum negócio na tua vida? :pensativo:

Pois se prepare para desfazer o primeiro...:grin:...acho que depois de comprar uma picape, principalmente 4x4 turbodiesel, ninguém aguenta voltar para um pálio.

A única saudade que tenho do meu é do valor da manutenção. Conforme relatei em outro tópico, levei o pálio de um colega para trocar a correia que aciona AR/DH/ALTERNADOR/BOMBA D´AGUA. Resultado: correia R$21,00 + R$20,00 MO...ô inveja!!! :concordo:

Agora recorro a dois amigos para finalizar:

1. Cavalo bom come muito;
2. A vida começa depois de um 4x4.

E tenho dito!!! :dance:

amithai
10/04/2008, 14:38
Amithai, na verdade vendi minha Ranger, más como disse a viatura estava perfeita, comprei ela com 20.000 km e rodei 95.000 km e durante todo esse tempo ela tinha esse barulho que nada interferia no desempenho, como foi dito acima pelo MARBO, parece que na realidade o barulho vem do acoplamento viscoso da ventoinha, pois o meu troller que tem o motor 3.0 da ranger também tem esse mesmo barulho, e não é como um asovio (fino) fica com um tom mais grave, eu acho que realmente deve ser do acoplamento da ventoinha pois se fosse defeito da turbina acho muito pouco provável ela ter rodado 95.000 km e não ter ido pro saco de vez, e seria muita coincidência eu ser "premiado" duas vezes com o mesmo problema (pois com o troller ocorre o mesmo)!
Caro amigo sao dois barulhos muito diferentes, a turbina eh um silvo, um apito, a ventoinha eh um vuuuuuuuooooooo. Sei disso porque meu carro ta com o defletor do carro 2.8(na verdade so o meu motor eh 2.8, o resto eh 2.5, inclusive o defletor ) e ai fica um espaco e o ar entra por ali e potencializa esse barulho. Se nao ta perdendo potencia esquece, nao mexe !! Estou nessa pq descobri que o defletor do radiador da 2.5 custa uns 400 reais e o que comprei da 2.8 custou 70 reais...agora porque sera??? Alguem tem defletor da 2.5 ai pra vender?

Abs

duardobruno
10/04/2008, 14:42
Vc já desfez algum negócio na tua vida? :pensativo:

Pois se prepare para desfazer o primeiro...:grin:...acho que depois de comprar uma picape, principalmente 4x4 turbodiesel, ninguém aguenta voltar para um pálio.

A única saudade que tenho do meu é do valor da manutenção. Conforme relatei em outro tópico, levei o pálio de um colega para trocar a correia que aciona AR/DH/ALTERNADOR/BOMBA D´AGUA. Resultado: correia R$21,00 + R$20,00 MO...ô inveja!!! :concordo:

Agora recorro a dois amigos para finalizar:

1. Cavalo bom come muito;
2. A vida começa depois de um 4x4.

E tenho dito!!! :dance:

AHAHAHAHA!!! Bota um pálio aí na minha frente pra eu passar em cima dele.
AHAHAH!!!!!:mrgreen: Eu falo de brincadeira mesmo. Pq quando dá algum "probleminha" na ranger, tem amigo meu que fala: Tá vendo? O dinheiro que pagou nela, tirava um carro zero. Mas quem disse que eu gosto de carro zero? Eu gosto de carro bom de porrada. Igual a ranger.:x:parede:

Edintruder
10/04/2008, 19:56
AHAHAHAHA!!! Bota um pálio aí na minha frente pra eu passar em cima dele.
AHAHAH!!!!!:mrgreen: Eu falo de brincadeira mesmo. Pq quando dá algum "probleminha" na ranger, tem amigo meu que fala: Tá vendo? O dinheiro que pagou nela, tirava um carro zero. Mas quem disse que eu gosto de carro zero? Eu gosto de carro bom de porrada. Igual a ranger.:x:parede:

X2!!! :dance: