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rafaelfernandez
22/11/2008, 18:32
Amigos,

Sei que a materia é um tanto quanto velha, mas pesquisando aqui no forum não vi nada a respeito disso. Alguem tem alguma coisa a dizer?!?!? Como saber se minha Defender precisa desse kit? Como verifico esse numero(Modelo) que a materia indica?

[]´s cheios de duvidas!
Rafael



Raul Silva
Artigos Técnicos
Defeito na Correia de Distribuição nos motores 300 Tdi

O assunto da correia de distribuição da correia de distribuição é de facto importante. Em caso de ruptura da dita correia irão ocorrer estragos para o motor.

Felizmente, pelo facto do 300 tdi ser um motor com árvore de cames lateral, uma tal ruptura não é, na maior parte dos casos, catastrófica. Assim, ao partir, os estragos resumem-se normalmente a impulsores das válvulas empenados, balanceiros (martelos) partidos e em casos mais graves e extremos válvulas empenadas. Esta última possibilidade será bastante rara.

A causa da degradação da correia é o atrito da mesma com a tampa da distribuição, e com o as abas da poli do tensor, devido a um desalinhamento entre o carreto da bomba de injecção e o carreto da bomba. Este desalinhamento provoca uma deslocação lateral da correia provocando o contacto desta com a tampa da distribuição e as abas do tensor, acabando o atrito, contínuo, com estas partes por levá-la a uma deterioração extrema chegando a destrui-la. É minha convicção que a Land Rover sabia disso e tentou em primeira mão corrigir a situação optando pela instalação de uma tampa nova e de um suporte da bomba diferente. Assim se compreende não serem necessários estes componentes no kit2.

Agora, o que aconteceu após a modificação da tampa da distribuição e do suporte da bomba, foi as correias continuarem a partir (talvez com menos frequência), tendo a própria Land Rover dado indicação para descer o intervalo da correia de 120.000 km em clima temperado para 80.000km. Ainda assim, elas continuaram a partir! A Land Rover produz então um kit em que o tensor, já não tendo abas, não contribui para a destruição da correia, podendo desta forma a mesma passar a ser substituída aos 100000 km" . Este kit precisa de ser instalado apenas uma vez, não sendo necessária a instalação de cada vez que se muda a correia.
Aconselho apenas a verificar o estado dos rolamentos do tensor e da outra poli.

Assim o kit1 trás carreto da bomba, suporte da bomba, tensor, poli e juntas. O kit2 trás apenas o carreto da bomba, tensor e poli.

Este problema foi reconhecido pela Land Rover apenas em 98. Daí resulta que a maior parte destes motores estão em perigo apesar de pessoalmente achar que terão o kit correctivo instalado. Segundo se diz ,o kit, ao ser instalado, deve ser acompanhado da gravação de uma mancha de tinta amarela no lado direito da tampa. No entanto, se este for aplicado por outros que não um representante da marca, este sinal não estará presente. A verificação da instalação do kit só será então possivel através da observação do tensor da poli, que não deverá ter abas.

Modelos em que é necessária a instalação do Kit 1 (STC4095K)

Discovery MA 081991 - TA 200000, MA 500000 - VA 542370, TA 700000 - VA 711273
Defender MA 939976 - VA 101256
Range Rover MA 647645 - MA 664120.


Modelos em que é necessário a instalação do kit 2 (STC4096K)

Discovery VA 542371 - VA 558898, VA 711274 - WA 748935
Defender VA 101257 - VA 129096


Raul Silva.
Setembro 2003

Carlão Rover
22/11/2008, 19:08
Teve um recall da Land...entra no site www.landrover.com.br (http://www.landrover.com.br) e lá você vê o ano.Se a sua foi feita a troca vai constar no manual...

Abraços

rafaelfernandez
23/11/2008, 01:49
Teve um recall da Land...entra no site [/URL][url]www.landrover.com.br (http://www.landrover.com.br) e lá você vê o ano.Se a sua foi feita a troca vai constar no manual...

Abraços

Lá so consta um recall sobre o reposicionamento do tubo flexivel de freio. Não achei nenhuma informação quanto a este defeito da correia...
Será que é um defeito especifico da europa? Tirei essa materia de um site portugues.

[]´s
Rafael

_portela
23/11/2008, 09:47
Rafael,

Se a sua for após 1998 (inclusive) nem se dê ao trabalho de procurar...

Abs.

Carlão Rover
23/11/2008, 10:38
É, confundi com o esquema do freio!!!

Abraços

Hugo4x4
23/11/2008, 15:00
Rafael,

Em "Evolução do Land Rover" http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=382461&postcount=3 diz que após 1997 foi solucionado o problema do esticador da correia dentada (sem abas).

rafaelfernandez
23/11/2008, 20:06
Ok amigos,

Obrigado pelas dicas... aproveitando, com relação a esse esquema dos freios, alguem teria mais detalhes do que deve ser feito? Não sei se meu carro atenteu ao recall, entao, melhor checar se o serviço foi feito.

[]´s
Rafael

rafaelfernandez
29/11/2008, 04:08
E ai? Ninguem tem nada a dizer com relação a esse servico feito pelo recall nos freios? Alguem sabe o que precisa ser feito ou como verificar no carro se foi feito?

[]´s
Rafael

_portela
29/11/2008, 15:32
05/03/2002 - Ajuste no posicionamento do tubo flexível do freio

A LAND ROVER convoca os proprietários de veículos DEFENDER, modelos 1998 a 2002 e DISCOVERY, modelos 1999 a 2002, compreendidos entre os números de chassis abaixo.

Veículos e chassis
DEFENDER - todas as versões - chassis de WA160278 a 2T005602
DISCOVERY - Série II - chassis de XA900000 a 2A762878

a comparecerem a um Distribuidor Land Rover, a fim de que sejam feitas, gratuitamente as seguintes inspeções:

- nos veículos DEFENDER, será verificada a necessidade de um eventual ajuste no posicionamento do tubo flexível do freio dianteiro esquerdo para evitar um desgaste que possa ocasionar perda do fluido do freio;

- nos veículos DISCOVERY - Série II, todas as versões, será substituído o módulo eletrônico de controle do sistema antitravamento dos freios (ABS). Uma incorreta interpretação do sinal elétrico dos sensores pode vir a prejudicar o funcionamento do referido sistema;

- nos veículos DISCOVERY - Série II, equipados com motor V8/gasolina, será verificada a necessidade de substituição do cabo do acelerador, que, em determinadas circunstâncias, pode apresentar certa dificuldade no retorno para sua posição inicial;

- nos veículos DISCOVERY - Série II, com câmbio manual e dependendo do número do chassi, será verificada e/ou ajustada eventual variação do curso da alavanca do freio de mão, que, em determinadas circunstâncias, pode comprometer o seu perfeito funcionamento.

Os proprietários dos veículos acima ficam convocados para, a partir de hoje, entrar em contato com o Distribuidor Land Rover de sua preferência, para agendar dia e hora para inspeção de seu veículo.

Abs.,

rafaelfernandez
29/11/2008, 19:13
Valeu Portela,

Nao consegui achar essa informação em lugar nenhum!! De onde tirastes essa info? Do site da LR? Se foi, preciso trocar de oculista tambem...

[]´s
Rafael

_portela
29/11/2008, 19:17
R$1,00 pela informação:mrgreen:

_portela
29/11/2008, 19:18
Foi do site da LRB.

Em Meu LR>Recall

Só tem esse para o Defender.

Abs.,