rafaelfernandez
22/11/2008, 18:32
Amigos,
Sei que a materia é um tanto quanto velha, mas pesquisando aqui no forum não vi nada a respeito disso. Alguem tem alguma coisa a dizer?!?!? Como saber se minha Defender precisa desse kit? Como verifico esse numero(Modelo) que a materia indica?
[]´s cheios de duvidas!
Rafael
Raul Silva
Artigos Técnicos
Defeito na Correia de Distribuição nos motores 300 Tdi
O assunto da correia de distribuição da correia de distribuição é de facto importante. Em caso de ruptura da dita correia irão ocorrer estragos para o motor.
Felizmente, pelo facto do 300 tdi ser um motor com árvore de cames lateral, uma tal ruptura não é, na maior parte dos casos, catastrófica. Assim, ao partir, os estragos resumem-se normalmente a impulsores das válvulas empenados, balanceiros (martelos) partidos e em casos mais graves e extremos válvulas empenadas. Esta última possibilidade será bastante rara.
A causa da degradação da correia é o atrito da mesma com a tampa da distribuição, e com o as abas da poli do tensor, devido a um desalinhamento entre o carreto da bomba de injecção e o carreto da bomba. Este desalinhamento provoca uma deslocação lateral da correia provocando o contacto desta com a tampa da distribuição e as abas do tensor, acabando o atrito, contínuo, com estas partes por levá-la a uma deterioração extrema chegando a destrui-la. É minha convicção que a Land Rover sabia disso e tentou em primeira mão corrigir a situação optando pela instalação de uma tampa nova e de um suporte da bomba diferente. Assim se compreende não serem necessários estes componentes no kit2.
Agora, o que aconteceu após a modificação da tampa da distribuição e do suporte da bomba, foi as correias continuarem a partir (talvez com menos frequência), tendo a própria Land Rover dado indicação para descer o intervalo da correia de 120.000 km em clima temperado para 80.000km. Ainda assim, elas continuaram a partir! A Land Rover produz então um kit em que o tensor, já não tendo abas, não contribui para a destruição da correia, podendo desta forma a mesma passar a ser substituída aos 100000 km" . Este kit precisa de ser instalado apenas uma vez, não sendo necessária a instalação de cada vez que se muda a correia.
Aconselho apenas a verificar o estado dos rolamentos do tensor e da outra poli.
Assim o kit1 trás carreto da bomba, suporte da bomba, tensor, poli e juntas. O kit2 trás apenas o carreto da bomba, tensor e poli.
Este problema foi reconhecido pela Land Rover apenas em 98. Daí resulta que a maior parte destes motores estão em perigo apesar de pessoalmente achar que terão o kit correctivo instalado. Segundo se diz ,o kit, ao ser instalado, deve ser acompanhado da gravação de uma mancha de tinta amarela no lado direito da tampa. No entanto, se este for aplicado por outros que não um representante da marca, este sinal não estará presente. A verificação da instalação do kit só será então possivel através da observação do tensor da poli, que não deverá ter abas.
Modelos em que é necessária a instalação do Kit 1 (STC4095K)
Discovery MA 081991 - TA 200000, MA 500000 - VA 542370, TA 700000 - VA 711273
Defender MA 939976 - VA 101256
Range Rover MA 647645 - MA 664120.
Modelos em que é necessário a instalação do kit 2 (STC4096K)
Discovery VA 542371 - VA 558898, VA 711274 - WA 748935
Defender VA 101257 - VA 129096
Raul Silva.
Setembro 2003
Sei que a materia é um tanto quanto velha, mas pesquisando aqui no forum não vi nada a respeito disso. Alguem tem alguma coisa a dizer?!?!? Como saber se minha Defender precisa desse kit? Como verifico esse numero(Modelo) que a materia indica?
[]´s cheios de duvidas!
Rafael
Raul Silva
Artigos Técnicos
Defeito na Correia de Distribuição nos motores 300 Tdi
O assunto da correia de distribuição da correia de distribuição é de facto importante. Em caso de ruptura da dita correia irão ocorrer estragos para o motor.
Felizmente, pelo facto do 300 tdi ser um motor com árvore de cames lateral, uma tal ruptura não é, na maior parte dos casos, catastrófica. Assim, ao partir, os estragos resumem-se normalmente a impulsores das válvulas empenados, balanceiros (martelos) partidos e em casos mais graves e extremos válvulas empenadas. Esta última possibilidade será bastante rara.
A causa da degradação da correia é o atrito da mesma com a tampa da distribuição, e com o as abas da poli do tensor, devido a um desalinhamento entre o carreto da bomba de injecção e o carreto da bomba. Este desalinhamento provoca uma deslocação lateral da correia provocando o contacto desta com a tampa da distribuição e as abas do tensor, acabando o atrito, contínuo, com estas partes por levá-la a uma deterioração extrema chegando a destrui-la. É minha convicção que a Land Rover sabia disso e tentou em primeira mão corrigir a situação optando pela instalação de uma tampa nova e de um suporte da bomba diferente. Assim se compreende não serem necessários estes componentes no kit2.
Agora, o que aconteceu após a modificação da tampa da distribuição e do suporte da bomba, foi as correias continuarem a partir (talvez com menos frequência), tendo a própria Land Rover dado indicação para descer o intervalo da correia de 120.000 km em clima temperado para 80.000km. Ainda assim, elas continuaram a partir! A Land Rover produz então um kit em que o tensor, já não tendo abas, não contribui para a destruição da correia, podendo desta forma a mesma passar a ser substituída aos 100000 km" . Este kit precisa de ser instalado apenas uma vez, não sendo necessária a instalação de cada vez que se muda a correia.
Aconselho apenas a verificar o estado dos rolamentos do tensor e da outra poli.
Assim o kit1 trás carreto da bomba, suporte da bomba, tensor, poli e juntas. O kit2 trás apenas o carreto da bomba, tensor e poli.
Este problema foi reconhecido pela Land Rover apenas em 98. Daí resulta que a maior parte destes motores estão em perigo apesar de pessoalmente achar que terão o kit correctivo instalado. Segundo se diz ,o kit, ao ser instalado, deve ser acompanhado da gravação de uma mancha de tinta amarela no lado direito da tampa. No entanto, se este for aplicado por outros que não um representante da marca, este sinal não estará presente. A verificação da instalação do kit só será então possivel através da observação do tensor da poli, que não deverá ter abas.
Modelos em que é necessária a instalação do Kit 1 (STC4095K)
Discovery MA 081991 - TA 200000, MA 500000 - VA 542370, TA 700000 - VA 711273
Defender MA 939976 - VA 101256
Range Rover MA 647645 - MA 664120.
Modelos em que é necessário a instalação do kit 2 (STC4096K)
Discovery VA 542371 - VA 558898, VA 711274 - WA 748935
Defender VA 101257 - VA 129096
Raul Silva.
Setembro 2003