Ver Versão Completa : Bancos para Engesa
Olá, caros engeseiros.
Sou novo por aqui, mas há pouco tempo realizei junto com meu irmão nosso sonho de infância, que era ter o nosso jipe pra botar na lama.
Compramos um Engesa F2 que está direitinho, mas que precisa de algumas melhorias :mrgreen:. Decidimos começar colocando guincho, peito de aço e devemos trocar os bancos (a gaiola ainda está sendo estudada).
Com relação à troca dos bancos, entretanto, ainda estamos com dúvidas sobre o que fazer. Resolvemos trocar tudo, desde os trilhos, por bancos que pretendemos revestir com neoprene. Mas o problema é qual colocar no lugar.
Já vi aqui no site um fórum sobre o assunto, no qual foi dito que o banco do Fox é muito alto e faz com que os joelhos raspem no volante. Também já escutamos que banco concha é bem desconfortável... Além disso, há a dúvida do que fazer no banco de trás, se inteiriço ou dois individuais lado a lado.
Contra os individuais, pesa o fato de que os encostos podem ficar batendo e voltando conforme a viatura pula e a dificuldade de acesso à caixa de ferramentas. Já contra o inteiriço, o problema mesmo é achar um modelo que caiba direito naquele espaço.
Enfim, se alguém tiver vivenciado uma dúvida semelhante e quiser compartilhar a solução... Toda ajuda será muito bem vinda!
Abraço!
Cilon Carlos Heck
22/11/2008, 15:19
Sugestão: dianteiros coloca concha reclinável e no traseiro coloca o banco do meio da towner. É um banco bipartido, com descança braço e o melhor: se você parafusar logo após a caixa de ferramentas, para facilitar o acesso é só correr ele para trás e depois empurra novamente para frente se quiser aproveitar melhor o "porta malas". Eu tenho e ficou ótimo.
guilhermeabreu
23/11/2008, 01:21
JOTAPÊ
O amigo CILON já deu a dica certa , mas vai depender tb do uso que vc vai fazer , se for basicamente trilhas , a dica do CILON é 10 , mas se vc for fazer o uso como eu faço que consiste em 80 a 90% do uso em estradas de asfalto/terra/cidade/diaadia ou seja faço tudo com o meu , o banco concha mesmo o reclinável vai ficar desconfortável , eu uso o do VECTRA , gosto muito , fiz um suporte no qual o banco fica bem baixo , as pessoas pequenas qdo dirige ele acha até ruim , tenho 1,80 m de altura e 108 kg e minha perna passa longe do volante , as vezes quero segurar o volante com a perna para colocar o cinto ( ERRADO FAZER ÍSTO ) , e não consigo de tão longe que fica o volante da perna aí tenho que parar o ENGESA para colocar o cinto , AINDA BEM NÉ ?
É outra opção apenas .
ABRAÇO
Valeu CILON e GUILHERME!
A dica para o banco traseiro realmente pareceu certeira. A idéia de deslizar o banco pra acessar a caixa de ferramentas é 10! O único problema é que no meu Engesa (não sei se é característica do carro ou se só tem no meu mesmo) há uma barra de ferro parafusada nas caixas de roda traseiras, onde atualmente apoio os encostos dos bancos de trás (que estão porcamente presos com o cinto de segurança, diga-se). Não tem problema arrancar esse negócio de lá?
Já com relação aos dianteiros, continuo na dúvida... Usarei o jipe mais em trilhas mesmo (ou só quando der vontade de passear num final de semana em Sampa 8)) e nos deslocamentos para fazer os passeios, o que, em tese, faria com que eu tendesse para o concha reclinado. Mas realmente estou com medo de ficar desconfortável, já que, ao contrário da maioria dos demais (e isso será coinsertado mais pra frente - a brincadeira tá só começando) o meu Engesa é duro pra c... (minha namorada inclusive chama ele de "entra leite sai manteiga"). Então, se o banco não for lá essas coisas, já viu...
Com relação aos do Vectra, GUILHERME, para mim parece ótimo, já que tb tenho 1,80 m. Mas cê sabe dizer se um cara de 1,75 (no caso, meu irmão) tb consegue enxergar o que se passa na frente da viatura? Enfim, dilemas de quem divide o brinquedo em família...
Desde já, agradeço pelas dicas! Abraço!
guilhermeabreu
23/11/2008, 11:20
JOTAPÊ
Com relação do seu ENGESA estar duro pra K , tem alguma coisa de errado nisto , pq os ENGEAS são macios demais , o meu por exemplo , tive que colocar amortecedores do caminhão 1113 para ele ficar um pouco mais firme de tão molenga que ele era .
Ele consegue mesmo assim ser MUITO MAIS MACIO do que minha SW4 , SEM EXAGERAR .
Ou o seu esta com molas muito mais grossas , ou os amortecedores estão travados , mas alguma coisa de errado tem com certeza .
A pricipal virtude do ENGESA é a sua suspensão que tem a característica de ser MUITO MACIA .
Agora qto a altura do banco para o seu irmão , é muito simples : é só vc qdo for colocar o banco seja o concha ou o do vectra , vc colocar ele em um suporte provisório , ou melhor calçar o banco primeiro e colocar seu irmão nele para ver se a altura esta boa , qdo chegar na altura correta , bom pra vc e ele , fixe da forma definitiva .
No meu depois que fixei definitivo , achei que ficou um pouco alto , daí retirei novamente , cortei um pouco o suporte e ficou numa altura muito boa para mim , para os baixinhos ficou um pouco baixo , mas como o ENGESA é meu e só eu que uso , está ótimo para mim .
Qto a vc retirar a barra que tem na caixa de rodas traseira , de uma forma geral , vc pode tirar e colocar qquer coisa no ENGESA que ele aceita sem problema , parece que ele foi feito para a gente fazer dele o que nós queremos , ou seja , colocarmos ele do nosso jeito .
ABRAÇÃO
Pois é GUILHERME... Tb to achando que alguma coisa está errada/mal projetada na suspensão. Tá de um jeito que outro dia meu irmão estava sem cinto durante a trilha e num buraco veio quase parar no meu colo!!! Se não colocar cinto, voa mesmo!
Vou dar uma olhada nas molas e amortecedores para tentar ver as especificações, ou então levar em algum mecânico pra ele dar uma olhada, já que (ainda) não entendo muito de mecânica.
Valeu mais uma vez as dicas com relação aos bancos! Aquela barra na traseira vai pro saco, então...
Abraço!
Cilon Carlos Heck
23/11/2008, 19:13
No caso dos bancos da towner, o cinto é preso na estrutura deles mesmo e que vai parafusada no assoalho. Essa barra devia ter alguma outra função pro antigo dono. Quanto ao seu Engesa ser duro, dá uma pesquisada aqui nos outros tópicos que vai encontrar muita coisa, pois molas e amortecedores mudam conforme a sua motorização. Meu Fase 1 era gasolina 6cc e tinha molas da pampa na dianteira, f1000 na traseira e amortecedores de f4000 (depois troquei por rancho), o meu Fase 2 que tem diesel Q20b, devido ao peso tem mola da F1000 na traseira e da F250 na dianteira e acabei de colocar amortecedores do 1113 seguindo as sugestões do pessoal, incusive do excelentíssimo sr. dr. em Engesas Guilhermeabreu, e ficou ótimo. Estou gostando muito desse amortecedor. Pesquisa por aí e troca idéias com o pessoal que vais conseguir boas dicas.
[ ]'s a todos
Eduardo Velo
23/11/2008, 20:11
JP , que ano é seu Fase 2 ??
Está com pantógrafo nos bancos ?? ou os bancos são fixos ?? de qqer maneira vc pode usar cinto de 4 ptos e prender a abdominal na carroceria e as peitorais no próprio banco ...
Que bancos estão no seu engesa agora ?? , tira fotos e manda pra gente , dos 3 bancos e da tal barra ...
abs ...
CILON,
Os cintos de segurança, tanto dianteiros quanto traseiros estão presos no mesmo parafuso de fixação do próprio banco. Não sei se é o correto, mas espero não precisar fazer nenhum crash test :parede: para descobrir... rs. De toda forma, na hora de trocar os bancos, vou ver direitinho se a coisa tá certa (e pelo menos já tenho o caminho das pedras para o de trás!).
Já com relação à suspensão, o meu F2 tá com um MWM 2.8 TD e, mesmo sendo mais pesado, é MUITO duro. É algo que terei que pesquisar mesmo... Se bem que, sabendo dessas variações que podem ocorrer com a colocação de guincho (que vai ser colocado junto com o banco) mais a gaiola (ainda em estudos, mas confesso que fiquei assustado ao ver um ENGESA tombando tolamente num vídeo do youtube - logo tb devo colocar), acho que só vou mexer nisso mais pra frente, quando o peso estiver mais definido.
De todo modo, já andei lendo o fórum de molas e parece ter sido consenso que a da F1000 vai bem com os amortecedores do mercedão. A propósito, é realmente muito legal o espírito de ajuda mútua entre os jipeiros (inclusive de vocês, pelo que agradeço! :concordo:). Essa, inclusive, é uma das razões para curtir ainda mais encarar as trilhas...
EDUARDO, o meu F2 é um protótipo, montado em 1998. Essa é a data do documento, infelizmente (vai demorar pra eu deixar de pagar IPVA). Seguem algumas fotos dele (as que eu tenho disponível agora - em duas dá pra ver um pouco dos bancos). Pelo menos já tem espaço pro guincho!Depois tento tirar outras melhores.
Abraços!
Ralado/SP
24/11/2008, 10:08
JotaPê,
já vi de perto sua viatura, aliás ela está bem legal... vc que levou ela pro Farias mexer no eixo ou foi o antigo dono??? É um engesa ou Envesa??? Seja lá qual for é só ler bastante e trocar idéias com as pessoas e mecânicos e terás ótimas soluções.
Aliás, se foi vc que levou lá pro Farias, o meu engesa é um branco com capota rígida que estava lá.
seja bem vindo,
Abraçones
Ralado
Fala RALADO!
Na verdade, foi meu irmão quem levou o jipe pro Farias (Clube da Camper, né?) mexer no diferencial traseiro, já que estava totalmente fora de sintonia com o dianteiro. O câmbio tava ridículo de curto (a 80 por hora o bicho já tava em 5ª gritando muito!), mas ficou joinha!
Ao que me consta, é ENGESA mesmo. Pelo menos foi assim que me venderam... :lol:. Mas falando sério, ele só foi montado em 98, com peças compradas da massa falida da Engesa.
De toda forma, valeu pela recepção! Pode ter certeza de que ainda vamos conversar muito, já que, por mais que o meu Engesa esteja em ordem, ainda falta muito para deixar do jeito que quero. Logo, consultas e discussões serão necessárias, e MUITO!
Pelo menos, os bancos estão encaminhados (decididos) agora. Concha reclinável na dianteira e de Towner na traseira. É tudo uma questão de "tempo"...
Abraço!
guilhermeabreu
25/11/2008, 19:29
JOTAPÊ
Na mexida do diferencial traseiro , qual a relação que foi colocada ? Pq o meu tb é com o MWM 2.8 , e já troquei de relação 4x para chegar a uma conclusão boa para o meu uso .
GUILHERME,
Coloquei 3.54, pra ficar igual o dianteiro. O trabalho do Farias ficou show de bola. Pra estrada ficou muito bom, já que a gritaria diminui muito. Mas sinceramente não coloquei na lama pra testar. O câmbio que está no meu é da D-20, que não tem reduzida, então não sei se vai aguentar o tranco. Tanto que, futuramente, pretendemos trocar por um do Band ou da Hylux. Ainda em estudos, mas BEM DISTANTE...
Abraço!
guilhermeabreu
26/11/2008, 00:11
AMIGO JOTAPÊ
infelizmente vc não deve ter lido os meus relatos das relações que eu coloquei no meu , mas com este motor e pneus 33" esta relação ficou longa demais .
MUITO CUIDADO COM A TEMPERATURA , pq com esta relação , se vc andar a 3.000 rpm a TEMPERATURA VAI PASSAR DOS 87ºC recomendado pelo fabricante do motor que é : TEMPERATURA DE TRABALHO ENTRE 81ºC A 87ºC .
O meu aconteceu ísto , ele anda muito no asfalto , a 3.500 rpm da uma velocidade de 160km/h , mas a TEMPERATURA VAI LÁ NAS GRIMPAS e vc irá fundir o motor , MUITO CUIDADO COM ÍSTO .
Por ísto troquei a relação para a 12x47 na traseira e 10x39 na frente , que é o conjunto de relações da CAMPER .
Para mim a relação ideal para o ENGESA com MWM 2.8 e pneus 33" seria a 11x47 que cheguei a colocar SÓ NA TRASEIRA , ficou andando muito bem com ótimas retomadas , achando que acharia para colocar na frente , mas não existe no Brasil , só nos Estados Unidos . Por ísto voltei para a 12x47 na traseira e 10x39 na frente .
Com esta relação 3,54 , além dele esquentar qdo chega nos 3.000 rpm , em trilhas vai ficar muito chocho .
Apesar de eu colocar a 12x47 , coloquei a CAIXA DE REDUÇÃO OU T-CASE da BAND , resolvi 2 problemas : 1º - acabei com a roncada , e 2º - fiquei com tração e redução .
No seu caso , vc não tem e nem deve trocar a caixa de marcha que é da D-20 ou é a original ? , Pq quem faz a tração ou a tração e redução e a T-CASE ou CAIXA DE REDUÇÃO .
Se por um acaso vc decidir ficar com esta relação , terá a nescessidade do mais breve possível de colocar a T-CASE da BAND , para vc poder fazer trilhas .
EU AINDA NÃO RESOLVI O PROBLEMA DE AQUECIMENTO DO MEU , embora eu esteja usando a relação 12x47 , posso andar a até 3.100 rpm sem que a TEMPERATURA passe dos 87ºC . Para eu resolver este problema DEFINITIVAMENTE , já fiz algumas modificações : LEVANTEI A CARROCARIA EM 6 CM , VOU REPOSICIONAR AQUELE TUBO LÁ NA FENTE DO CHASSI CHEGANDO ELE MAIS PARA A FRENTE , para então DEFINITIVAMENTE " MANDAR FAZER UM NOVO RADIADOR COM 16 CM MAIS ALTO DO QUE O ORIGINAL . Já coloquei o vaso expansor e lacrei o radiador , melhorou , mas não resolveu
.
Acho que com ísto " DEVO RESOLVER O PROBLEMA DO SUPERAQUECIMENTO , sem falar que tb não coloquei ainda a coifa entre o radiador e a hélice .
CONCLUÍDO :
SE VC AINDA NÃO TEM , COLOQUE O MAIS RÁPIDO QUE PUDER , " UM TERMOMENTRO CONFIÁVEL E UM CONTA-GIRO " .
Vc que é novo aqui e tem um baita de um ENGESÃO com este maravilhoso motor MWM 2.8 , TODO CUIDADO É POUCO QDO SE TRATA DE TEMPERATURA EM MOTORES A DÍESEL , ou melhor : EM QUALQUER MOTOR , mas eu cito o DÍESEL pq se vc bobear com a TEMPERATURA , vai te dar um PREJUÍZO DE NO MÍNIMO UNS R$10.000,00 para vc fazer um motor deste , ao passo que um motor a gasolina este prejú fica em torno de R$2.500,00 .
Já falei muito , qquer dúvida é perguntar .
ABRAÇÃO
JotaPê!
Escute o Dr. Guilherme, pois ele sabe muito do assunto.
Sobre o cambio, se for o 240V (original engesa), se preocupe somente com a t-case, ouça o conselho o Dr., coloque da band com redução.
O 240V, é quase inquebravel!!!
Abraços.
Kim.
ps.: O que o Dr. Guilherme escreveu, assino embaixo!
GUILHERME e KIM, muito obrigado pelo alerta!!!
Bom, pelo menos com a relação mais longa, a rotação na estrada tende a ficar mais baixa. É só não esmerilhar o bichão a 160 km/h! :lol: De fato, a cada dia se comprova mais o que escutava falarem sobre ter um jipe: vc começa a mexer e não pára de surgir coisa pra fazer!
Considerando que antes a relação estava totalmente estranha (3,54 na dianteira e 4,88 na traseira - devo confessar que sou literalmente mirim no assunto e que minha opinião reflete o que o Freitas disse pra mim), e que antes a rotação subia absurdamente mais, posso me considerar sortudo por não ter arrebentado o motor até agora.
Por outro lado, (infelizmente) não tô com essa bala toda pra mexer nisso agora. Acho que seria mais o caso de trocar os relógios (termômetro, conta-giros e velocímetro) para controlar o problema até que eu ache a solução definitiva, já que os que eu tenho estão bem desregulados. Alguém tem uma idéia de custo desse serviço e onde posso encontrar um confiável (de preferência em SP)?
Mais uma vez, obrigado pela ajuda e pelo alerta (não estava ciente desse problema)!
Abraço!
guilhermeabreu
26/11/2008, 23:05
Ê AMIGO KIM
Como estão as coisas aí , A RECUPERAÇÃO ? Qto tempo a gente não se fala eim ?
Não sou ísto tudo que vc falou não , apenas gosto muito de mecanica e gosto de fazer as coisas direito e sem risco de danificar o motor , pois é muito caro para consertar .
JOTAPÊ , os relógios , vc pode comprar os originais que são bons , apenas o velocímetro que é caro , eu por exemplo estou sem velocímetro até hoje , o meu faz muito barulho , ronca muito , já levei num cara para consertar e voltou a mesma coisa , aí desliguei .
O mais importante não é o velocímetro e sim o conta-giro e a temperatura , VC TEM SEMPRE QUE OLHAR ESTES DOIS RELÓGIOS , o conta-giro pra vc não passar dos 3.000 rpm e o de temperatura para NUNCA DEIXAR ELE PASSAR DOS 90ºC . E a velocidade não adianta vc ter o velocímetro pq vc mudou a relação do diferencial e os pneus , daí ele irá marcar uma velocidade maluca , atrasada no caso , ex: qdo vc estiver marcando 60 km/h ele realmente deverá estar entre 90 a 100km/h , logo não gaste dinheiro com velocímetro , eu nem vou comprar , QDO PUDER $$$$$$$$$$ COMPRAREI UM TOTEM MINI TRIP , que marcará a velocidade real , serve de velocímetro .
ABRAÇÃO A VC E AO AMIGO KIM E A TODOS TB NÉ ?
(...)MUITO CUIDADO COM A TEMPERATURA , pq com esta relação , se vc andar a 3.000 rpm a TEMPERATURA VAI PASSAR DOS 87ºC recomendado pelo fabricante do motor que é : TEMPERATURA DE TRABALHO ENTRE 81ºC A 87ºC . O meu aconteceu ísto , ele anda muito no asfalto , a 3.500 rpm da uma velocidade de 160km/h , mas a TEMPERATURA VAI LÁ NAS GRIMPAS e vc irá fundir o motor , MUITO CUIDADO COM ÍSTO.(...) maravilhoso motor MWM 2.8 , TODO CUIDADO É POUCO QDO SE TRATA DE TEMPERATURA EM MOTORES A DÍESEL , ou melhor : EM QUALQUER MOTOR (...).
JotaPê
Em primeiro lugar, parabéns pela viatura. Está muito bonita.:concordo:
Como referência, seguem fotos dos bancos que estão na minha viatura.
Peço sua licença para mudar o assunto, aproveitando o que o Gulherme disse ai em cima.
Guilherme, quantas colméias tem o radiador do seu Engesa?
Vendo sua mensagem fiquei um tanto ou quanto preocupado, pois o pouco que andei - no trânsito mais pesado ou em pista em velocidades mais altas - a temperatura passou dos 90.ºC. Bem, depois que li seu tópico, fui ver melhor o radiador e achei ele meio "fininho", daí já que está parado mesmo numa revisão geral (longa história :evil:), vou tirar o radiador e levar para um especialista ver se é possível aumentar o número de colméias. Já está com vaso expansor e tampa selada.
A viatura é um Envesa (Engesa Geração II ? :-D ), motor MWM 2.8, turbo-intercooler caixa e Tcase da Bandeirante e eixos Ford. A relação do diferencial vou ver amanhã, mas pelo o que Urso Polar anda, deve ser bem longa. :mrgreen:
Abs,
Aurélio,
Seu envesa usa a carroceria original de engesa fase II, não é?
O suporte dos bancos dianteiros é pantográfico (basculante)?
Teria como tirar umas fotos deles ( sem a borracha que tampa), por favor?
Abraço
Valeu pela dica, GUILHERME! Vou procurar então só o conta-giros e o relógio de temperatura originais. Vcs sabem se posso encontrar isso em outro lugar, além da Rota 4x4? Só vi painel completo lá (pelo menos no site)...
AURÉLIO: bem legais esses seus bancos dianteiros! Me parecem mais confortáveis que o concha, mas com uma boa aba pra ajudar a segurar nas trilhas. Que modelo são? Já na traseira, devo seguir o conselho do CILON e colocar o deslizante da Towner, pra não perder o acesso à caixa de ferramentas.
Abraços!
Aurélio, Seu envesa usa a carroceria original de engesa fase II, não é? O suporte dos bancos dianteiros é pantográfico (basculante)? Teria como tirar umas fotos deles ( sem a borracha que tampa), por favor? Abraço
Opa.
É isso mesmo.
Tão logo ele saia da oficina eu faço isso e posto aqui, ok?!
AURÉLIO: bem legais esses seus bancos dianteiros! Me parecem mais confortáveis que o concha, mas com uma boa aba pra ajudar a segurar nas trilhas. Que modelo são? Já na traseira, devo seguir o conselho do CILON e colocar o deslizante da Towner, pra não perder o acesso à caixa de ferramentas.
Esses bancos são da Rally Design, modelo Stradale. São mesmo muito confortáveis e seguram o corpo legal. Os bancos traseiros são deslizantes, mas não sei de qual carro vieram. Vou assuntar e depois falo aqui, ok?!
Abs,
guilhermeabreu
28/11/2008, 21:07
AMIGO AURÉLIO
A sua configuração de MOTOR/CAIXA DE MARCHA/T-CASE são iguais a que eu tenho no meu ENGESA .
Se vc viu minhas esplanações anteriores do superaquecimento , vai ver todo camminho que já passei , mas se vc não viu , vai lá :
Qdo coloquei este motor , mantive o radiador original que tem 3 fileiras com 15 canaletas , o que LOGO PERCEBI que não dava conta de resfriar os CAVALOS DELE .
Daí mandei fazer uma colméia com as mesmas medidas mas com 5 fileiras de 25 canaletas , dobrei a capacidade de água ,o que LOGO PERCEBI que não resolveu o superaquecimento . Acredito que é por causa da falta de área para a troca de calor e não por falta de volume de água .
Daí retirei a hélice original que é de acoplamento multiviscoso e coloquei uma fixa do caminhão 1313 que tem diametro maior e mais uma pá , o que LOGO PERCEBI que não resolveu , PUTS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! .
Fiz tudo ísto , mais o vaso de expansão e NADA DE RESFRIAR OS CAVALOS .
FALTOU : COLOCAR A COIFA ENTRE O RADIADOR E A HÉLICE , " QUE AJUDA MUITO "
Mas estou convícto que a única forma de resolver em definitivo , SERÁ EM FAZER OUTRA COLMÉIA COM MAIS 16 CM DE ALTURA E COM AQUELA GRADINHA SANFONADA QUE TEM MAIOR PODER DE TROCA DE CALOR . AUMENTANDO ASSIM A ÁREA DE TROCA DE CALOR .
Por ísto já levantei a carroceria em 6 cm e tenho que tirar aquele tubo que tem embaixo do radiador e deslocar ele mais para a frente para poder colocar o radiador mais alto . Mais largo não pode ser feito pq não cabe , mais para cima tb não pode , LOGO : A ÚNICA FORMA QUE EU VÍ FOI EM CRESCER ELE PARA BAIXO .
As coisas tem que ír devagar pq haja cacau$$$$$$$$$$$$$$$ .
MAS CUIDADO COM A TEMPERATURA E ME AGUARDE EU FAZER ESTE TRAMPO E PASSAR PRA VCS A SOLUÇÃO DEFINITIVA , POIS JÁ ENTREI NESTA FOGUEIRA PRIMEIRO DO QUE VCS , E FARÁ COM QUE VCS NÃO GASTEM DINHEIRO DESNECESSÁRIO .
Por ísto eu SÓ PISO NO ACELERADOR DE ACORDO COM A TEMPERATURA , qdo chega nos 90ºC , " ALIVIO O PÉ " , NÃO IMPORTANDO SE ESTOU COM PRESSA OU NÃO , EM PRIMEIRO LUGAR É A SAÚDE DO MOTOR .
Qquer dúvida é só perguntar .
ABRAÇÃO
AMIGO AURÉLIO A sua configuração de MOTOR/CAIXA DE MARCHA/T-CASE são iguais a que eu tenho no meu ENGESA. Se vc viu minhas esplanações anteriores do superaquecimento , vai ver todo camminho que já passei , mas se vc não viu , vai lá :
Qdo coloquei este motor , mantive o radiador original que tem 3 fileiras com 15 canaletas , o que LOGO PERCEBI que não dava conta de resfriar os CAVALOS DELE . Daí mandei fazer uma colméia com as mesmas medidas mas com 5 fileiras de 25 canaletas , dobrei a capacidade de água ,o que LOGO PERCEBI que não resolveu o superaquecimento . Acredito que é por causa da falta de área para a troca de calor e não por falta de volume de água . Daí retirei a hélice original que é de acoplamento multiviscoso e coloquei uma fixa do caminhão 1313 que tem diametro maior e mais uma pá , o que LOGO PERCEBI que não resolveu , PUTS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! .
Fiz tudo ísto , mais o vaso de expansão e NADA DE RESFRIAR OS CAVALOS . FALTOU : COLOCAR A COIFA ENTRE O RADIADOR E A HÉLICE , " QUE AJUDA MUITO " Mas estou convícto que a única forma de resolver em definitivo , SERÁ EM FAZER OUTRA COLMÉIA COM MAIS 16 CM DE ALTURA E COM AQUELA GRADINHA SANFONADA QUE TEM MAIOR PODER DE TROCA DE CALOR . AUMENTANDO ASSIM A ÁREA DE TROCA DE CALOR .
Por ísto já levantei a carroceria em 6 cm e tenho que tirar aquele tubo que tem embaixo do radiador e deslocar ele mais para a frente para poder colocar o radiador mais alto . Mais largo não pode ser feito pq não cabe , mais para cima tb não pode , LOGO : A ÚNICA FORMA QUE EU VÍ FOI EM CRESCER ELE PARA BAIXO . As coisas tem que ír devagar pq haja cacau$$$$$$$$$$$$$$$ .
MAS CUIDADO COM A TEMPERATURA E ME AGUARDE EU FAZER ESTE TRAMPO E PASSAR PRA VCS A SOLUÇÃO DEFINITIVA , POIS JÁ ENTREI NESTA FOGUEIRA PRIMEIRO DO QUE VCS , E FARÁ COM QUE VCS NÃO GASTEM DINHEIRO DESNECESSÁRIO . Por ísto eu SÓ PISO NO ACELERADOR DE ACORDO COM A TEMPERATURA , qdo chega nos 90ºC , " ALIVIO O PÉ " , NÃO IMPORTANDO SE ESTOU COM PRESSA OU NÃO , EM PRIMEIRO LUGAR É A SAÚDE DO MOTOR . Qquer dúvida é só perguntar . ABRAÇÃO
Grande Guilherme,
O Envesa ja é levantado, pois saiu com calços da carroceria mais altos para caber a caixa e o motor - originalmente é o Maxion.
Eu li sobre a saga da temperatura.
Descobri hoje que o radiador que está na viatura é o da Bandeirante, com quatro carreiras e aletas mais finas. Daí, resolvi partir para o radiador com colméia de cinco carreiras e com aletas maiores que permitem mais troca além de aumentar a capacidade de água para resfriamento.
Vou tentar também colocar uma coifa entre o radiador e a hélice.
De toda forma, ler sua mensagem foi um alerta e tanto e me levou a manter a viatura parada mais um tempinho e tentar resolver esse problema. O pouco que andei, mesmo pisando fundo no acelerador, a temperatura não passou muito dos 90.ºC (eu viajei de Sampa a Barra Mansa quando o comprei e não sabia sobre esse limite do motor).
Então, assim que colocar para andar, posto aqui os resultados do trampo.
Abração e obrigado pelas dicas.
Ralado/SP
01/12/2008, 18:06
All,
Sei que o assunto do tópico não é temperatura, mais como estão falando disso também vou das uns "pitacos":
Pra quem pretende "mexer" bastante no radiador,vá à uma casa de radiadores BOA e GRANDE e fale com algum funcionário entendido, pois hoje em dia os carros usam 2 ou 3 litros de água e tem o mesmo efeito dos radiadores antigos de 6 a 10 litros. Hoje os "caninhos" das coméias são exagonais - com maior contato com o ar e melhor aproveitamento que os antigos cilindricos -. As vezes é mais negócio gastar um pouco mais e resolver do que ficar com um mega radiador de concepção antiga que ocupa toda a frente do carro, usa 14 litros ( 7 de solução e 7 de água ) e que ainda exige a instalação de 1 ou mais ventoinha elétricas.
Exemplo: O radiador que usamos, em geral, é o opala 6cc que usa uns 10 litros - acabo de me drenar o sistema do meu pra fazer Flush -, e pelos comentários ele não dá conta. Quantos litros vão no radiador da S10 ou troler que usam esse motor de fábrica??? não são muitomaiores, apenas mais eficientes.
Abraçones
Ralado
guilhermeabreu
01/12/2008, 19:46
ALL
O radiador das S-10 com este motor é fininho .
O caso é o seguinte , realmente tem uma tecnologia atual de fabricação de radiadores que aumentaram a capacidade de troca de calor , o BIGUA mesmo qdo falei com ele por telefone , ele me citou que qdo eu for fazer outra colméia maior para o meu ENGESA , PEDIR PARA O CARA MANDAR FAZER COM UMA DE NOME TAL que eu não me lembro mais , vou ligar para ele de novo para pedir o nome deste tipo de colméia , que tem uma maior capacidade de troca .
MAS mesmo com esta tecnologia avançada , o que pega nos nossos ENGESAs , É O ESPAÇO PARA SE COLOCAR UMA COLMÉIA MAIOR .
Mesmo com uma colméia moderna a ÁREA DE TROCA DE CALOR É MUITO PEQUENA para a cavalaria do MWM , ele produz muito calor pq é muito potente em auto giro .
Nas S-10 , a litragem É PEQUENA , mas a área de troca de calor , É MUITO GRANDE .
Tem um cara aqui que é fera em radiador , ele disse que não adianta colocar um radiador de 20 litros de água em um radiador com PEQUENA ÁREA DE TROCA , que é muito melhor ter um radiador com litragem MENOR , mas com uma área troca GRANDE , como é o caso das S-10 .
CONCLUÍNDO : Sei da existencia desta colméia moderna que tem uma troca de calor maior do que as colméias antigas , SENDO ASSIM , QUERO USAR O MÁXIMO DE RECURSO POSSÍVEL PARA AUMENTAR A CAPACIDADE DE TROCA DE CALOR , " TANTO NUMA LITRAGEM MAIOR " ," QTO NA ÁREA DE TROCA MAIOR " , " COMO EM COLMÉIA MODERNA " .
DESTA FORMA ESPERO EM GASTAR $$$$$$$$$$$$$$$ SÓ MAIS ESTA VEZ E RESOLVER O PROBLEMA EM DEFINITIVO .
Amigo AURÉLIO , o seu sendo um ENVESA , já evitou em gastar $$$$$$ em levantar pois ele já é levantado de fábrica , no meu caso tive que gastar nisto tb , já esta quase no ponto para mandar fazer este RADIADOR NOVO .
Uma dúvida , no seu , aquele tubo redondo não esta em baixo do radiador ? No meu esta , tenho que deslocar ele mais para a frente para o radiador novo ír até lá embaixo , próximo das barras da direção , creio que dará para aumentar em 16 cm na altura do NOVO RADIADOR .
Lembrando aqui que o cara do radiador me disse agora depois de 3 anos que troquei a colméia original de 3 canaletas para uma de 5 canaletas , QUE O RADIADOR COM 5 CANALETAS RESFRIA MENOS DO QUE UM DE 4 CANALETAS , pq as canaletas de tras pegam o ar quente das canaletas que vão a sua frente , É MOLE ? O radiador das S-10 , acho que tem 2 ou 3 canaletas .
ABRAÇÃO .
Sei que o assunto do tópico não é temperatura(...)
É verdade. mas com a devida licença ao JotaPê vamos em frente. :mrgreen:
(...) Uma dúvida , no seu , aquele tubo redondo não esta em baixo do radiador ? No meu esta , tenho que deslocar ele mais para a frente para o radiador novo ír até lá embaixo , próximo das barras da direção , creio que dará para aumentar em 16 cm na altura do NOVO RADIADOR.
Gulherme,
Está sim, é igualzinho. Na verdade, o chassi e a carroceria (que é militar :-D ) são do Engesa fase II comprados pelo Rosnel e montados como Envesa com as alterações de motor, caixa de marchas e reduzida, eixos e molas.
Lembrando aqui que o cara do radiador me disse agora depois de 3 anos que troquei a colméia original de 3 canaletas para uma de 5 canaletas , QUE O RADIADOR COM 5 CANALETAS RESFRIA MENOS DO QUE UM DE 4 CANALETAS , pq as canaletas de tras pegam o ar quente das canaletas que vão a sua frente , É MOLE ? O radiador das S-10 , acho que tem 2 ou 3 canaletas.
Será mesmo? No Jeep, substituí a coméia de quatro por uma de cinco canaletas e ele passou a trabalhar com uma temperatura menor, ou seja, refrigera mais.
De toda forma, já mandei fazer com 5 canaletas para o Urso Polar. Vale dizer que o sujeito lá me disse que essa cólmeia é mais moderna com aletas maiores e que por conta disso, tem maior poder de troca.
Agora, é torcer para que funcione. :pipoca:
A relação do diferencial vou ver amanhã, mas pelo o que Urso Polar anda, deve ser bem longa.
Como suspeitava, a relação é 49x13. :shock:
Abraços a todos
guilhermeabreu
02/12/2008, 01:40
AURÉLIO
Pode botar as barbas de molho , torço por vc que de certo , pois a relação sua é um pouco mais longa do que a minha o que prejudicasria mais ainda , mas não é tão longa qto a 13x46 .
Mas de qquer forma , se vc andar como eu , " PÉ PESADO " , alto giro acima dos 3.000 rpm por longo tempo acho que vai ainda esquentar , TOMARA QUE NÃO .
OUTRA : Seus pneus são 33" ?
ABRAÇÃO
Caríssimos,
Sem problema com relação à mudança de assunto no tópico. Os bancos já estão decididos (ou quase)... :mrgreen:
Agora, com relação à temperatura, não posso dar dicas de solução pq sinceramente pouco ou nada sei de mecânica (por enquanto). Mas imagino que no meu o sistema esteja funcionando corretamente.
Como disse, não sei detalhes do meu Engesa (Ralado, se vc viu alguma coisa na oficina do Freitas e quiser me ajudar na descrição, sinta-se à vontade! - prometo postar umas fotos dele na 2ª quinzena do mês), mas é fato que se ele não estivesse refrigerando direito, já teria que ter trocado/feito o meu motor a esta altura. Isso porque a relação de diferencial do meu estava curta demais (dianteiro 3.54 e traseiro 4.88)!
Ou seja, na estrada o Traste vinha gritando demais! Certamente muito acima de 3000 rpm e possivelmente próximo do corte de injeção. E olha que pegamos bastante estrada com ele. Além das idas e vindas de Ilhabela - muitas vezes com o sol rachando, o jipe veio pilotado no talo do Paraná até SP.
Nesse período, o meu relógio, não acusou nada demais. Tudo bem que não sei até que ponto é confiável - em breve descobrirei -, mas não deixa de ser um bom indício...
Enfim, sem querer colocar em dúvida os conhecimentos do Guilherme (até pq, como já disse anteriormente, não teria sequer capacidade técnica para fazê-lo), deixo aqui meu testemunho de que o meu Traste agüentou o tranco sem reclamar até agora e imagino que com a troca do diferencial traseiro por um mais longo o problema diminuirá.
Ah! Posso ser o cara mais sortudo tb (essa hipótese jamais pode ser desconsiderada!):lol:.
Abraços!
Ralado/SP
02/12/2008, 10:34
JP,
é Farias o nome do mecânico - rsrsrrsrsrsrs.
Bom como não pude me enfiar na entranhas da viatura do JP, no dia que vi, pois tinha que ir direto para o trabalho, não sei falar muita coisa sobre o sistema de refrigeração do motor, porém vi algo muito legal e bem feito: Um sistema de direcionamento do ar que "força" todo o ar que vem da frente do carro à passar pelo radiador. COMO ASSIM???? Vou tentar explicar.
O radiador é gigantesco e grosso, porém não pega a grade frontal toda ( o normal de qq engesa ). Assim como na configuração original dos engesas, ele tem umas abas na lateral do radiador que vão até a largura máxima da grade dianteria - de ambos os lados - e uma "aba" de fibra que tampa o vão superior entre o raiador e a grade frontal, que não permite que o ar escape por cima, obrigando à passar pelo radiador. Ou seja, ele tem uma área de captação de ar maior e que obriga todo o ar da frente do carro a passar pelas aletas do radiador. SIMPLESMENTE PERFEITO!!!! é a tal da OTMIZAÇÃO.
Com relação ao fato citado anteriormente ( da 5ª coluna de colméias ), não sei falar sobre a eficiência de resfriamento e creio que realmente não sofra ação do ar, porém afirmo que surtirá efeito sim, pois é a mesma coisa que vc colocar um vaso expansor, mesmo que não tenha capacidade de "resfriar", aumenta o volume de liquido de arrefecimento circulando, o que já ajuda.
Abraçones
Ralado
De fato, Ralado... É Farias! :putz: Sabe como é... foi meu irmão que conversou com ele! :-D
Mas, de fato, tem essa peça mesmo. Vou tirar umas fotos pra mandar pra vcs, mas só devo conseguir fazer isso na segunda quinzena.
Abraço!
Engeseiros,
Para contribuir com a discussão sobre a temperatura do motor, peguei as especificações do meu Traste:
Dana 30 na dianteira e 44 na traseira.
Câmbio 240V.
Roda 33.
Hidrovácuo e cervofreio da D-20
Embreagem hidráulica do Band.
E, apenas a título de complemento, os freios são a disco na dianteira e tambor na traseira (futuramente serão a disco nas 4).
Abraço!
guilhermeabreu
02/12/2008, 16:54
AMIGO JOTAPÊ
Longe de vc desconfiar do que falei , o que falei foi relatos meus de acontecimentos ocorridos comigo , pq tenho o ENGESA ha 4 anos e uso e abuso bastante dele , é por ísto que tenho uma estória longa de adaptações que funcionam bem e outras que não , e as negativas passo para vcs para vcs não caírem no mesmo erro meu .
Qdo comprei o meu tb tinha a relação 4,88 , por incrível que possa parecer , mesmo o motor urrando em 4.000 rpm ele não esquentava pq ele andava leve , ou melhor com a relação curta demais APESAR DE ANDAR EM UM GIRO ALTO , ELE NÃO FAZIA FORÇA , daí a temperatura não subir .
Qdo vc alonga demais a relação do diferencial , ELE VAI ANDAR NUMA VELOCIDADE MAIOR COM MENOS GIRO , MAS EM COMPENSAÇÃO ELE VAI FAZER UMA FORÇA ESTÚPIDA , DAÍ ELE ESQUENTAR QDO O GIRO SOBE UM POUCO MAIS , LÁ PELOS 3.000 RPM .
Existe uma correlação de força que o motor faz com a velocidade , com a relação do diferencial , com o tamanho de pneus ,é por ísto que os fabricantes tem engenheiros que calculam tudo ísto e depois vão para o campo de prova e depois de muitos anos , lançam o carro no mercado e as vezes mesmo assim ainda dá errado .
Falo ísto pq , qdo a gente tira um motor de uma S-10 que tem uma boa aerodinamica e coloca num jipe quadradão , AERODINAMICA = ZERO , coloca pneuzão e alonga o diferencial , NÃO TEM RADIADOR QUE ESFRIE ESTE MOTOR DE TANTA FORÇA QUE ELE TEM QUE FAZER PARA EMPURRAR TUDO ÍSTO MODIFICADO PARA PIOR em se tratando de força que o motor terá que fazer a mais neste caso , é bom para o dono do jipe , mas é ruim para o motor , por ÍSTO ELE ACHA RUIM , MOSTRANDO PARA A GENTE DESTA FORMA : " ESQUENTANDO " .
Como já falei em relatos anteriores , o que AINDA ESTA FALTANDO NO MEU É A COIFA ENTRE O RADIADOR E A HÉLICE , EXATAMENTE O QUE O SEU ENVESA/ENGESA TEM , ELE AINDA TEVE A COMPLEMENTAÇÃO DO DIRECIONAMENTO DO AR QUE VEM AINDA DA FRENTE DO RADIADOR , OBRIGANDO TODO O AR ENTRAR PELO RADIADOR .
ÍSTO É EXCELENTE , PROVAVELMENTE O MEU AINDA ESQUENTA PELA FALTA DESTE APETRECHO , mas como já estou escaldado , qdo fizer a colméia maior e de concepção técnica moderna , vou atacar de todos os lados como citei ontem , COM CERTEZA IREI COLOCAR ESTA PARAFERNÁLIA PARA OBRIGAR O AR QUE VEM DE FRENTE ENTRAR NO RADIADOR E O AR QUE PASSAR PELO RADIADOR TERÁ A OBRIGATORIEDADE DE PASSAR PELA HÉLICE , POIS É ELA QUE PUXA O AR PARA TRAS FAZENDO ASSIM O RESFRIAMENTO DA ÁGUA QUE PASSA PELO RADIADOR .
Já houve outro relato de um colega nosso daqui do fórum acho que é de BH não lembro se foi no ENGESA dele ou na CAMPER , que tem este mesmo motor MWM 2.8 , que qdo colocou esta parafernália na frente do radiador e entre o radiador e a hélice , o motor parou de esquentar , relatou até que subiu serra longa puxando reboque com barco , E NADA DE ESQUENTAR . Talvez , NÃO , com certeza o SEGREDO DO NEGÓCIO ESTEJA AÍ .
Desculpe pela delonga .
AURÉLIO Pode botar as barbas de molho , torço por vc que de certo , pois a relação sua é um pouco mais longa do que a minha o que prejudicasria mais ainda , mas não é tão longa qto a 13x46.
Opa.
Eu achava que era justamente o contrário, ou seja, com relação mais longo forçaria menos e consequentemente, tenderia a esquentar menos. Mas lendo suas explicações ai em cima entendi como funciona. Valeu :concordo:
Mas de qquer forma , se vc andar como eu , " PÉ PESADO " , alto giro acima dos 3.000 rpm por longo tempo acho que vai ainda esquentar , TOMARA QUE NÃO.
O meu pé é leve, ando na boa sem forçar muito. Como disse, só quando comprei que forcei um pouco mais e a temperatura passou dos 90.ºC, mas não chegava aos 100.ºC (nos dois termômetros).
OUTRA : Seus pneus são 33"?
As borrachas são 35". Ou seja, é mais alongado ainda. :mrgreen:
De toda forma, vou ficar de olho e tão logo consiga andar com ele :twisted:, vou monitorar o comportamento e posto as impressões aqui.
Amanhã pego o radiador e vou ver se consigo instalar com a coifa entre ele e a hélice do motor.
De toda forma, valeu Dr. Guilherme.
Abraços,
Guilherme,
Assim como o Aurélio, achava que quanto menor a rotação, menos o motor estaria sendo forçado... Em todo caso, vou trocar os relógios para passar pra vcs informações mais precisas do meu (se a peça que direciona o ar pro radiador é suficiente ou não) e depois mando as fotos desse sistema tb.
Abraços!
CILON,
Dei uma olhada nas fotos do seu, na página que vc anunciou a venda, e vi os bancos de trás da Towner que vc mencionou. É impressão minha ou eles não tem apoio de cabeça mesmo?
Abraço!
Eduardo Velo
07/12/2008, 10:17
Opa. Eu achava que era justamente o contrário, ou seja, com relação mais longo forçaria menos e consequentemente, tenderia a esquentar menos. Mas lendo suas explicações ai em cima entendi como funciona. Valeu :concordo:
Fala Aurelio , ontem cionversei com o Laudemir no sitio do Soldier ... ele falou muito bem do seu Engesa ...
Qto a relação longa , o Guilherme colocou que poderia chegar a 3000 rpm , bom ... no meu caso o max. é 2500 rpm , nessa rotação é 140 km/h , então é bem raro chegar nisso ... rodo entre 2000 e 2200 rpm , 100 a 110 km/h , relação 3,07 ... relação longa é bom sim pra poupar o motor , com rpm mais baixo o motor aquece menos com certeza , relação mais reduzida faz aumentar o giro pra chegar na mesma velocidade que chegaria com rel. mais longa e consequentemente vai aumentar a temp. do motor ... a temp. no meu perkinho só sobe qdo exigo acima de 2300 rpm , mesmo assim não passa de 90º C ...
abs ...
guilhermeabreu
07/12/2008, 13:59
GRANDE AMIGO EDUARDO VELO
O que relatei foi com relação a configuração do MEU ENGESA que sofreu várias adaptações , por isto o funcionamento não é como o seu que esta todo original .
São dois casos distintos :
1º caso – O SEU:
No seu caso , o seu ENGESA esta ORIGINAL com o motor original de grande cilindrada , muito torque em BAIXA ROTAÇÃO , relação original , pneus +- iguais aos originais , com isto , os engenheiros calcularam todo o esforço do motor para andar sempre fazendo o mínimo de força possível numa rotação mínima para ESQUENTAR o mínimo . EXISTE ASSIM UMA BOA EQUALIZAÇÃO DE PESO/POTENCIA/GIRO/TEMPERATURA .
Daí a característica do seu motor é de um MOTOR DE BAIXO GIRO , ALTA CILINDRADA , ALTO TORQUE EM BAIXO GIRO , por isto que ele só esquenta qdo passa dos 2.300 rpm como vc mesmo disse .
2º caso – O MEU :
No meu caso , o meu ENGESA esta todo modificado , ou seja esta com um motor de baixa cilindrada , muito torque em ALTA ROTAÇÃO , RELAÇÃO alongada , pneus maiores e mais largos = mais arrasto , com ísto , saiu de todas as características calculadas pelos engenheiros .
Neste MEU CASO o motor trabalha fora do que foi projetado , fora do ideal , é por isto que qdo eu o comprei , ele tinha a relação 9x44=4,88 , eu atingia 3.800 rpm e ELE NÃO ESQUENTAVA e estava a 115 km/h , ou seja um giro alto e NÃO ESQUENTAVA .
Qdo coloquei a relação 13x46=3,54 , ele andava a 3.000 rpm e ESQUENTAVA , a TEMPERATURA passava dos 90º e estava a 140 km/h . Por ísto troquei a relação para 12x47=3,92 , agora ando a 3.000 rpm , a TEMPERATURA não passa dos 90ºC , e ele esta a 110km/h .
RESUMINDO : No meu caso , o motor MESMO ANDANDO NUM GIRO MAIOR , ELE ESQUENTA MENOS PQ FAZ MENOS FORÇA PARA FAZER AQUELE MESMO ESFORÇO .
Outro exemplo : Eu subia uma serra a 80 km/h a 2.800 rpm em 5ª marcha com a relação 9x44=4,88 , ELE NÃO ESQUENTAVA .
Qdo subia a mesma serra a 80 km/h a 2.200 rpm em 5ª marcha com a relação 13x46=3,54 , A TEMPERATURA ÍA AOS 100ºC .
COM ÍSTO COMO VC ESTA VENDO , ACONTECEU COMIGO , ELE ESQUENTAVA MESMO ANDANDO NUM GIRO MAIS BAIXO , DIFERENTE DO SEU CASO QUE SOBRA TORQUE EM BAIXO GIRO E SE VC AUMENTAR O GIRO DO SEU MOTOR ELE ESQUENTA .
Mas para confirmar ainda mais o que eu estou falando , eu mostro a vc que NO SEU CASO COMO VC MESMO FALOU : QUE O SEU PERQUINHO SÓ SOBE A TEMPERATURA QDO PASSA DOS 2.300 RPM .
Vc pega seu ENGESA , coloca ele em cima de um cavalete deixa as rodas suspensas , COLOCA A 5ª MARCHA NELE , ACELERA Até 2.500 rpm “ TENHO CERTEZA QUE A TEMPERATURA NÃO IRÁ SUBIR “ , simplesmente pq ele não estará fazendo força EMBORA ELE ESTEJA A MAIS DOS 2.300 QUE VC RELATOU .
VC RELATOU QUE SE ANDAR A 2.300 rpm , A TEMPERATURA SOBE , MAS NESTE CASO ELA NÃO IRÁ SUBIR .
Desculpe pela delonga , mas CADA CASO É UM CASO , e no caso do AURÉLIO , MEU E DO COM MOTOR MWM , É DIFERENTE DO SEU COM O MOTOR Q20B . DOIS MOTORES DE CONFIGURAÇÕES TOTALMENTE DIFERENTES .
ABRAÇÃO
Daniel Lima
09/12/2008, 13:37
Caro Guilherme Abreu...
Aproveito o tópico para reforçar o seu comentário. Antes de instalar o mwm 2.8 eu utilizava o perking turbinado e nunca tive problemas de temperatura, claro que respeitando os limites do tipo do motor. Quando intalei no mwm2.8 meu drama começou e se estende até hoje. Como o motor é de alta rotação e minha velocidade de cruzeiro gira em torno de 100km/h a 110km/h, foi certo que a temperatura foi para as alturas e isso piorado pelo guincho que atrapalha um bocado. Como não vou trocar o motor e nem retirar o guincho, estou tentando outras alternativas:
1)Direcionamento de todo vento para passar pelo radiador...(como vc sugeriu!!)
2)Hoje estou testando retirar a hélice original, com a embreagem viscosa, e colocando um ventilador elétrico(vectra 2.0) acionado por um bulbo com trabalho entre 82/92 graus. este eletro-ventilador já possui defletor, como os antigos monzas, e vou testá-lo nas mesmas situações em que, hoje, acorre um super-aquecimento do motor.
Posto aos amigos resultados desta tentativa.
Abraços
Daniel Lima
Engesaf2,mwm2.8,eixos band,redução jpx,disco nas 4rodas,work12000.......
guilhermeabreu
09/12/2008, 19:41
AMIGO DANIEL LIMA
Como relatei anteriormente , acredito que eu esteja na frente de vcs todos que tem motor MWM 2.8 nos ENGESAS .
Como vc já comprou e colocou , acredito que não irá resolver , pois eu tb já troquei a hélice original , SÓ QUE EU COLOQUEI A HÉLICE DO MB 1313 OU 1519 , NÃO ME LEMBRO MAIS E NÃO RESOLVEU .
Como tb relatei , estou quase no ponto de trocar o radiador para colocar um mais alto 16 cm , aí a hélice irá pegar nele todo , pq agora , 1/3 da hélice esta para baixo do radiador , pq o radiador é muito curto na altura , e não tem NENHUM DEFLETOR DE AR NEM AR NEM NA FRENTE NEM ATRAS DO RADIADOR , " AINDA ACHO QUE OS DEFLETORES É QUE ESTÃO FAZENDO FALTA NO MEU .
O meu modo de guiar é praticamente igual ao seu , com este problema , o meu acelerador , É O TERMOMETRO DE TEMPERATURA , na medida que a temperatura começa a passar ligeiramente dos 90ºC , folgo o pé do acelerador , e assim eu vou até solucionar de vez este superaquecimento .
Por ísto que falei para vcs aguardarem a minha solução definitiva para vcs não ficarem gastando a toa .
Mas de qquer jeito fala pra gente como ficou o seu neste seu esquema .
ABRAÇÃO
Cilon Carlos Heck
09/12/2008, 20:16
CILON,
Dei uma olhada nas fotos do seu, na página que vc anunciou a venda, e vi os bancos de trás da Towner que vc mencionou. É impressão minha ou eles não tem apoio de cabeça mesmo?
Abraço!
Ter encosto ele tem, é de um plastico bem macio e é vazado, até que bem bacana. Eu é que resolvi deixar sem. O banco originalmente era de tecido e estava muito feio. Agora que eu encapei com curvim estou pensando em recolocar os encostos.
[ ]'s a todos
Eduardo Valaretto
10/12/2008, 03:46
[QUOTE=Daniel Lima;760916]Caro Guilherme Abreu...
Aproveito o tópico para reforçar o seu comentário. Antes de instalar o mwm 2.8 eu utilizava o perking turbinado e nunca tive problemas de temperatura, claro que respeitando os limites do tipo do motor. Quando intalei no mwm2.8 meu drama começou e se estende até hoje. Como o motor é de alta rotação e minha velocidade de cruzeiro gira em torno de 100km/h a 110km/h, foi certo que a temperatura foi para as alturas e isso piorado pelo guincho que atrapalha um bocado. Como não vou trocar o motor e nem retirar o guincho, estou tentando outras alternativas:
1)Direcionamento de todo vento para passar pelo radiador...(como vc sugeriu!!)
2)Hoje estou testando retirar a hélice original, com a embreagem viscosa, e colocando um ventilador elétrico(vectra 2.0) acionado por um bulbo com trabalho entre 82/92 graus. este eletro-ventilador já possui defletor, como os antigos monzas, e vou testá-lo nas mesmas situações em que, hoje, acorre um super-aquecimento do motor.
Posto aos amigos resultados desta tentativa.
Daniel, só um palpite na sua tentativa. Por melhor que seja o ventilador elétrico ele não chegará nem aos pés de um ventilador mecânico (acoplado no motor) medíocre.
Crei que com seu ítem 2 seus problemas só aumentarão.
Abraços e boa sorte.
Ter encosto ele tem, é de um plastico bem macio e é vazado, até que bem bacana. Eu é que resolvi deixar sem. O banco originalmente era de tecido e estava muito feio. Agora que eu encapei com curvim estou pensando em recolocar os encostos.
[ ]'s a todos
Valeu CILON! Se tem apoio pra cabeça, é esse mesmo!
Quanto à discussão da temperatura do motor, na semana que vem pego estrada com o Traste e conto pra vcs se esquentou ou não. E tb mando as fotos do sistema de refrigeração e dos bancos do meu (eu não esqueci!).
Abraço!
Ter encosto ele tem, é de um plastico bem macio e é vazado, até que bem bacana. Eu é que resolvi deixar sem. O banco originalmente era de tecido e estava muito feio. Agora que eu encapei com curvim estou pensando em recolocar os encostos.
Onde estão as fotos desse banco traseiro? mande o link por favor.
Onde estão as fotos desse banco traseiro? mande o link por favor.
Na verdade, estava só citando o CILON, CAVESO... Acho que apaguei alguma coisa a mais e ficou parecendo que fui eu. De toda forma, segue o link do anúncio do CILON (não sei se ele ainda tá vendendo o dele), onde dá rap ver o banco de trás.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=29955 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29955)
Abraço!
Cilon Carlos Heck
12/12/2008, 21:27
Deixa que amanhã eu tiro novas fotos, agora com ele de capa nova e posto aqui.
[]'s
(...)Teria como tirar umas fotos deles ( sem a borracha que tampa), por favor?
Opa.
Demorou, mas saiu. :concordo:
As duas últimas fotos são do suporte do banco do motorista.
Abs
Ainda sobre a temperatura dos MWM.
Depois de verificar que o acoplamento viscoso do hélice do ventilador estava pifada, tentei comprar outra e desisti - pelo menos por enquanto - por conta do preço.
Dai, coloquei uma do Omega que é "talequale" a do MWM, precisando somente embuchar o rolamento. Infelizmente também estava pifada.
Então parti para a hélice fixa e a escolhida foi a do caminhão 709, pois o tamanho é o mesmo. Foi preciso fazer um espaçador com furação diferenciada nas duas faces - quatro parafusos pelo lado da polia e seis pelo lado do hélice.
Andei muito pouco, mas ao que parece o motor está trabalhando numa temperatura mais baixa. Vou testa-lo em condições mais severas e depois falo aqui o resultado.
O único senão é que em marcha lenta, o esticador fica "trabalhando" o que não acontecia com a polia viscosa.
Daí a dúvida: essa vibração do esticador pode danifica-lo?
Abs,
(...) Andei muito pouco, mas ao que parece o motor está trabalhando numa temperatura mais baixa. Vou testa-lo em condições mais severas e depois falo aqui o resultado.
Bem, conforme prometido, ai vão os resultados.
Em condições de trânsito urbano pesado, com temperatura ambiente na casa dos 35ºC e trafegando por cerca de uma hora, a temperatura do motor não passou dos 80ºC no termômetro de mercúrio e ficou um pouco acima de 85ºC no termômetro elétrico.
Até aí jóia. :concordo:
O problema é que com a hélice fixa, o esticador fica batendo quando em marcha lenta o que pode provocar problemas na polia do alternador, por exemplo. Daí, surgiu a idéia de eliminar o esticador, criando um suporte para o alternador com um "rasgo" de modo que possamos esticar a correia por ali - tal e qual nos Jeep e Toyotas.
Mas tenho receio de que isso possa influenciar no funcionamento do motor. O que acham?
Sem falar que com a hélice fixa, transpor um rio com água que chegue na altura da dita cuja, vai "moer" a hélice com risco de danificar o radiador.
Resumindo a ópera: o Urso Polar esquentava porque a polia viscosa não funcionava. Daí, apesar de ter ficado bom com a polia fixa, vou tentar adquirir uma "viscosa" a um preço justo, pois por aqui o menor preço que achei foi R$920,00! :shock:
Abs
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