Ver Versão Completa : Projeto Baja
Fala galera! Sou novo aqui e novo no mundo off road. :D
Eu sempre tive vontade de ter um baja, acabei que neste ano eu comprei um Fusca 78, 1300. Estou acertando a documentação dele e algumas coisas para poder viajar com o carro nas férias. Entretanto não é este o objetivo do tópico. Eu pretendo montar um kit baja de fibra nele, mecher na suspensão, motor e etc... só que tudo aos poucos. Inicialmente estou acertando o fusca, depois pretendo juntar uma grana e comprar um kit da K&B, só que não sei como legalizar aqui no Rio(Estou morando em São Gonçalo - RJ).
Estou tendo bastante cuidado desde já, até porque o carro será de dia a dia, costumo pegar estradas como br-101 no trecho casa-faculdade e vou fazer isso com o baja, só que quero que o bixo também encare um atoleiro, uma duna e coisas do tipo. Não sei ao certo como vai ficar, ainda estou pensando sobre qual kit será. Entrei em contato com a K&B pedindo fotos dos kits para juntar o $$ necessário. Outra dúvida, não sei se vou montar com rodões nas 4 ou só atrás. Não sei o que iria me beneficiar mais.
É isso, estou procurando ajuda para dúvidas atuais e possíveis dúvidas futuras, e acho que aqui a galera vai poder me ajudar muito. :)
O dia que arrumar uma máquina digital vou por umas fotos do fusca. :D
Desde já, obrigado pela atenção de todos.
Abraços
Fernando Assis
23/11/2008, 11:58
Cara, vc tá com sorte. Aí no RJ tem um despachante que tem as manhas da legalização do baja. Mandei email pra ele, o cara disse que tinha anos que não legalizavam bajas no RJ, que foi canseira no começo, mas agora deixa nas mãos dele qeu tá tudo OK
Quisera eu poder ter essa facilidade aqui no goiás!!!!
http://www.despachanteriodejaneiro.com/FUSCA_BAJA.HTM (http://www.despachanteriodejaneiro.com/FUSCA_BAJA.HTM)
Fernando Assis
23/11/2008, 11:59
sergio@despachanteriodejaneiro.com
Manda um email pra esse cara aí
Beleza cara, valeu pela ajuda. :)
Vou dar uma olhada aqui. :D
Qualquer coisa posto aqui no tópico.
Abraços
cRiPpLe_rOoStEr
23/11/2008, 22:40
rodão nas 4 rodas tem a vantagem de distribuir melhor a pressão da gravidade no solo... mas a direção fica mais pesada...
Cara, pelo o que eu tenho visto, para lama, traçao soh traseira, o ideal eh usar pneu mais fino na dianteira, ele corta melhor o barro, e na traseia que tem a tração um pneu mais largo......eu tenho um bug desse jeito mas soh para asfalto, vai bem tambem...olha a foto...
Eu por exemplo vou usar no gurgel um pneu 225-75-15 e na frente nao sei, mais algo como 195-85-15. Depende do que aparecer de interessante $$.
Pessoal, quanto a documentação sera q alguem sabe onde consiguo um despachente que faz doc de buggy com chassi de brasilia?? é para o gurgel, ja vi um cara aqui em campinas que usou desse artificio para documentar a carcaça...
valeww abraçoos
marcelo cenora
24/11/2008, 08:44
fala cleybom... o wilsom da k&b tem uns produtos bem legais na vila caiçara. o meu é de lá e vi que são bem resistentes, precisa de um trabalho legal de preparação pois a laminação não vem uniforme, senão o carro fica todo ondulado... vc pode levantar o fusca sem colocar o kit tbm, só cortando os paralamas, creio que nem precise alterar os docs. agora se for transformar em baja tem que cortar a frente e a trazeira, vai mexer na estrutura da carroçeria ae creio que seja necessário a legalização.
os pneus vão do seu gosto, pneus grandes na frente dão impressão de altura, já os pq como o amigo falou são mais utilizados por serem só direcionais.
td depende da VPD*
*Vontade Paciência e Dinheiro rsss
É isso ai galera... to pensando em deixar aro 14 na frente e botar um 15 atrás com pneuzão e na frente deixar um pneu pequeno mesmo. Só vou ter que tomar cuidado na escolha... o terreno mais comum vai ser asfalto e terra/lama. em uma proporção de +- 70/30
Mandei o email para o cara e a resposta foi a seguinte:
Boa noite ,
Srº Lucas , guarde todas as notas fiscais . É preciso ir ao INMETRO para fazer o CSV ( Certificado de Segurança Veicular ) . E quando estiver mais próximo do resultado final ,caso esteja no Rio de Janeiro , entre em contato que nosso escritório se encarrega de fazer o resto . Obrigado pelo contato .
ATT: Sérgio Vasconcellos .
--------------------------------------------------------------------------------
De: "Lucas Garrido"
Enviado: domingo, 23 de novembro de 2008 22:23
Para: sergio@despachanteriodejaneiro.com
Assunto: SPAM-LOW: Legalização Baja
Fala Sérgio.
Estou começando o projeto de um Baja e gostaria de saber o que é necessario para legalizar o carro, para já ir juntando, facilitar e agilizar a legalização.
Desde já obrigado,
Lucas Garrido
Que sirva para ajudar aos outros que tambem têm a mesma dúvida. :)
To resolvendo o documento do fusca... paguei o duda hoje e morri em uma grana com o despachante... ainda vou ter que mandar fazer uma placa no detran e pagar o selo da outra uHUhAUHauhAUahuA :D
Férias ai, juntar dindin para gastar... vou fazer o mínimo só para viajar com o carro... só devo começar a juntar $$ ano que vem mesmo... mas enquanto isso vou pensando e sonhando com o projeto ;)
Abraços
marcelo cenora
27/11/2008, 11:04
já começou pelo jeito certo. boa sorte.
tonturinha
27/11/2008, 15:21
manda uma foto ai do fusca!
de celular de qualquer coisa, pra gente ver ele ai!
o meu tah em fase de transformação hehehe (Faz tempo....)
cortei os paralamas e botei pneuzao pra brincar enquanto nao aparecia grana pro kit.
agora vou comprar o kit.. o que já brinquei com ele soh com pneu 255 me empolgou a terminar ele logo. andei nas praias daqui, pessoal tudo agora me conhece e nao acredita que eu ando onde eu ando hehehe eu passo é de hilux nas dunas. todo mundo para pra olhar, pensando que eu vou atolar, que já vou da trabalho.. qdo passo, todo mundo da aquele sorriso hehehehe e eu então.. bate nas orelha!
viu já me empolguei..
hehehe isso é uma febre.
tenho que fazer logo esse carro.
abraços!!
tonturinha
27/11/2008, 15:43
desculpa a invasão do tópico. hehehe
mas vou postar essas fotos pra incentivar o colega a fazer logo o baja! se sem nada ele já faz o que faz, imagina preparado que nem do marcelo cenora..
ali deu uma atolada, mas botei a namorada pra dirigir e empurrei, na hora saiu.
marcelo cenora
27/11/2008, 17:55
haha menos tonturinha, menos... tô esperando o de vcs ficar pronto tbm, pra gente sair bunito na foto rsss.
aliás e esse visu da praia heim?.. combinou com o futuro baja.
uAHAuhaUHauaUAhuA
Beleza galera, vou ver se posto algumas fotos depois.
Hoje acertei a documentação do carro ;)
Só uma pergunta, ninguém sabe de alguém no rio que venda kit baja com nota???
Me falaram para procurar uma loja chamada fuscão preto, lá na baixada... :/
tonturinha, tá maneiro!!! já consegue brincar! :D
Aqui se eu botar os pneus assim os tiras vão encher o saco uAHUahaUHAuhA :D
Tu curtou o paralama atrás para que?
E uma dúvida!!!! Seus espelhos são de que carro? tremem muito? Resolve o problema de falta de visão nos espelhos??? :D
Abraços
tonturinha
01/12/2008, 11:08
os pneus sao 255/75 aro 15. bem dize nem rodaram ehhehe quando rodaram qualquer minimo já encostava e cortava o pneu..
vai uma foto ai, como que tava e onde cortei.
dai nao pega mais..
aliás.. pegar até pega, já pegou 2 vezes
uma quando deu um pulo hehehe
e outra quando fui levar pra passear 3 amigos hipopotamus.
o bixo arreganhou as pernas e colou no paralama.
e os espelho são de kombi.. ele tava bem apertado.. agora já nao ta mais. esse é de plastico se tu conseguisse algum de ferro.
quando começa a trepidação ele vai lá pra baixo, pra qualquer lado, menos onde é pra ta.
http://img376.imageshack.us/img376/5063/dsc00113rz8.jpg
O carro no detran acertando o documento. :D
Depois vou ver se posto novas fotos, o bicho precisa de um banho, já está com a placa nova, e está com os parachoques enferrujando :P
Dei uma geral nos freios, está tudo novo. Fiz o básico no motor pra rodar na boa e agora to pensando em juntar um dindi para encostar o carro e começar a mecher já pensando na transformação.
To pensando em começar pelo chassi, vou ver se mando dar uma geral no chassi e dar uma reforçada. O método das cantoneiras é uma boa, mas to pensando em fazer isso juntamente com alguns tubos soldados em ângulos triangulares, mas to pensando em fazer algo bem de leve. Uma pequena estrutura embaixo da atual. Para fechar é pintar e passar borrachão né?
minha grande dúvida é sobre passar o borrachão.
Já ouvi falar que é pior porque meio que absorve a humidade, sei lá, quando me falaram eu não entendi direito. Alguém saberia tirar essa dúvida?
marcelo cenora
17/12/2008, 12:22
eu mandei uma zarcão mesmo, depois pintei de sintético e agora vou aplicar por dentro uma tal de manta térmica de alumínio (tipo aquelas usadas em telhados). mas nem pense que isso dure muito.... se conservar por uns 6 anos tá ótimo.
Marcelo, é foda mesmo... esses assoalhos que nego vende são muito ruins né... dá podre fácil. Já ouviu falar de assoalho de fibra???
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71845023-fusca-assoalho-monobloco-em-fibra-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82446785-assoalho-de-puma-em-fibra-apartir-de-1977-gts-gtc-gti-gte-_JM
A galera fala que só precisa fazer um reforço em estrutura tubular por baixo. Achei a idéia bem interessante. Eu vi lá no fusca brasil.
"um dos comentários feitos lá no planeta buggy, é que é preciso fazer uma armação tubular para dar rigidez ao conjunto e para ter onde apoiar a fibra nova. Se for um assoalho de fibra bem feito e de boa espessura, fica melhor que o de lata, mas tem que ser bem feito, para não ficar ondulado ou fraco! Que dê para ficar de pé sobre ele, sem medo, que não movimente o banco e seja resistente, e um reforço na lateral para fixação dos bancos vai bem também!"
Sobre o borrachão ou bate-pedra, ele tem que ser em cima da tinta, porque ele é a base de água e apodrece rápido. Também achei no forum do fusca brasil. Lá o cara até recomenda usar um tal de anti-ruído que é a base de piche. Pelo o que entendi, você deixa o assoalho na chapa, limpar bem, aplicar uma boa camada de primer, pintar, envernizar e depois aplicar esse anti-ruído.
Mas como apareceu esta idéia do assoalho em fibra.... to aqui pensando :)
Acho que fica melhor, você pode pegar o assoalho de fibra e revestir a parte inferior com chapas de aluminio, e colocar uma estrutura tubular para segurar o assoalho e deixar a estrutura mais firme. Acho que é até melhor que tentar reforçar o assoalho de aço.
Sei lá... to maquinando aqui :D
Agnaldo Bottaro
18/12/2008, 14:13
Boas Tardes Caras, a algum tempo atrás um colega estava com esta mesma dúvida de pintar o assoalho, sugerí para ele raspar o assoalho e pintar com tinta Epoxi alcatrão de hulha, a tinta fica com uma espessura de +ou- 0,5mm por demão e depois de seca até com lixadeira é dificil de sair, só tem dois detalhes só tem preta ou marrom e voce só encontra em casa de tintas que trabalham com tintas industriais, ele pintou e já tem uns 6 anos e está perfeito ainda.
Agnaldo Bottaro, eu procurei sobre a tinta na internet e achei isso. http://www.tectin.com.br/loja/index.asp?secao=7&categoria=22&subcategoria=31&id=62
é a mesma tinta que eles usam em tubulações em alto mar :D
A parada é sinistra!!!! Uma latinha dela deve ser quanto??
Depois da resposta do cara sobre o assoalho de fibra, perdi a vontade de tentar brincar com o assoalho de fibra. Em seguida está a resposta:
"Ola Lucas,
Eu desenvolvi este assoalho para puma que nada mais do que o da brasilia mais curto!
Para fabricar o do fusca teria que ter um de chapa em exelente estado para tirar o molde e assim poder tirar uma peça, o custo seria por volta de uns mil reais! Estou a disposição para esclarecer dúvidas!
Atenciosamente
Luciano Rubbo
RubboSP Customização & Restauração "
marcelo cenora
18/12/2008, 17:15
entonces.. quando eu dei um trato no assoalho do orange eu reparei que o emborrachamento tava ok mas mesmo assim resolvi pegar uma espátula e levantar um pedaço pra ver como tava... e tava todo enferrujado. a umidade sobre a tinta e a chapa quase me levou a gastar mais. então se vc for pintar ou até mesmo passar piche fique esperto. pois se deixar qualquer parte sem cobrir isso será a porta de entrada pra ferrugem.
manda o zarcão ou wash primer e pinta de sintético, é uma tinta pesada e vai conservar por um booom tempo. e é mais barato.
Agnaldo Bottaro
22/12/2008, 11:07
Agnaldo Bottaro, eu procurei sobre a tinta na internet e achei isso. http://www.tectin.com.br/loja/index.asp?secao=7&categoria=22&subcategoria=31&id=62
é a mesma tinta que eles usam em tubulações em alto mar :D
A parada é sinistra!!!! Uma latinha dela deve ser quanto??
Depois da resposta do cara sobre o assoalho de fibra, perdi a vontade de tentar brincar com o assoalho de fibra. Em seguida está a resposta:
"Ola Lucas,
Eu desenvolvi este assoalho para puma que nada mais do que o da brasilia mais curto!
Para fabricar o do fusca teria que ter um de chapa em exelente estado para tirar o molde e assim poder tirar uma peça, o custo seria por volta de uns mil reais! Estou a disposição para esclarecer dúvidas!
Atenciosamente
Luciano Rubbo
RubboSP Customização & Restauração "
Cara a tinta é esta mesmo, e custa R$ 75,00 a lata (3,6 litros)no site da loja que voce anexou e voce não acha embalagem menor, só tem que deixar bem limpo o lugar onde voce vai pintar, pois como disse nosso colega se ficar alguma ferrugem por baixo apodrece do mesmo jeito, fica muito bom pode dar porrada a vontade que não descasca.