PDA

Ver Versão Completa : Servo freio +Pedaleira original



TRARBACH
15/09/2004, 18:59
Vou instalar um servo freio de fiat 147 ,sem retirar as pedaleiras originais,montei um esquema básico e deixei no album de fotos(Tomei emprestado a foto de um colega ),na parte de adaptações,se houver outro doido querendo tentar é só utilizar aquele princípio básico,contudo é melhor deixar eu testar primeiro,daí eu tiro fotos e mostro como fica minha cara depois do encontro com o poste.
Até outra!!!!

rochagrola
13/02/2013, 21:48
Ressuscitando o assunto. Tenho um cj61 e estou estudando uma forma de colocar hidrovacuo e freio a disco com pedaleira original, alguém já fez isso?

Jacimar
13/02/2013, 22:41
Ressuscitando o assunto. Tenho um cj61 e estou estudando uma forma de colocar hidrovacuo e freio a disco com pedaleira original, alguém já fez isso?


Boa noite prezado ! no CJ58 da minha exposa foi instalado o kit SBD dianteiro sem hidrovácuo, ficou muito bom, não sei se o cilindro mestre do 147 consegue parar um Jeep, dê uma pesquisada pois lembro de alguém fazer algo parecido com o CM da Kombi . . . boa sorte e um abraço !

maxdelta
13/02/2013, 23:53
Ressuscitando o assunto. Tenho um cj61 e estou estudando uma forma de colocar hidrovacuo e freio a disco com pedaleira original, alguém já fez isso?
Cara, teve um sujeito aqui na cidade, um meca, conhecido pelas suas gambiarras, que adaptou o servo freio da kombi, a kombi é tipo hidrovacuo e a pedaleira é no assoalho.

Pensei em fazer, mas não solucionaria o problema q eu queria resolver, q é o fato de nas inclinações não consegui pisar no freio, o q me desesperei uma vez!(pensei q ia morrer)

Boa sorte!

Jacimar
14/02/2013, 07:44
Cara, teve um sujeito aqui na cidade, um meca, conhecido pelas suas gambiarras, que adaptou o servo freio da kombi, a kombi é tipo hidrovacuo e a pedaleira é no assoalho.

Pensei em fazer, mas não solucionaria o problema q eu queria resolver, q é o fato de nas inclinações não consegui pisar no freio, o q me desesperei uma vez!(pensei q ia morrer)

Boa sorte!


Bom dia prezados ! esse é o grande motivo de muitos passarem a utilizar a pedaleira suspensa, com ela no chassi quando o Jeep torce, a carroceria não acompanha do mesmo jeito e costumam agarrar os pedais, realmente deve ser pavoroso . . . nunca passei por isso, meu maior aperto foi perder o freio em uma subida de uns 30º e voltar de ré, tive que jogar a bunda ( do Jeep ) no barranco, ele começou a subir e tombou, por sorte tombou para a direita e não vazou gasolina, quando passaram dois motoqueiros desviramos o Jeep e fui embora, a pancada foi tão forte que quebrou a mola mestra traseira esquerda . . . segurança em primeiro lugar ! abraço !

gmr66
14/02/2013, 08:08
Até o ano passado no meu CJ tinha pedais no assoalho(original) CM original com servo da f4000, freiava muito bem, porem como todos sabem o CM original é de circuito simples e os pedais originais sempre "agarram" no assoalho. Como já fiquei totalmente sem os freios devido ao rompimento de um dos circuitos das rodas resolvi colocar os pedais suspensos e CM de duplo circuito, tema amplamente abordado no forum!
abs

georgevalle
14/02/2013, 09:11
No jeep já fiquei sem freio (devido ao circuito simples) e instalei um Cilindro Mestre da F-1000 direto no chassi fiz um suporte em formato de "L" retirei o cilindro original e coloquei o da F-1000 ficou muito bom de freio não precisa de Servo, agora o jeep está todo desmontado e$perando oportunidade$$$ para iniciar a montagem com outa mecânica, lembro de também sofrer com o travamento do pedal de freio pela torção mas no meu caso o freio não soltava (no susto consegui frear mas daí o bicho não voltava).
Lembrando vou mudar o sistema, se alguem quiser o suporte é só pagar o frete.

antonio umino
14/02/2013, 14:59
Estou tentando, colocar o cilindro mestre duplo no freio da F 75 ou Rural....

Será que é mais ou menos isto.??? Georgevalle.. Vc pode postar a foto o suporte do cilindro mestre..???

um abraço.



394979

georgevalle
15/02/2013, 09:04
É mas a chapa que usei para fazer o "L" é mais grossa, coloquei ele mais longe (era no jeep) e mudei o reservatório para cima pois na tampa tem o respiro e não quis arriscar entrar lama (o jeep é para brincadeiras mais arrojadas, aliás está fazendo falta domingo saí com a sportage e passei boa parte da terça lavando o carpete pois alagou o carro todo, mas valeu a pena estava um passeio ótimo), assim que puder tiro uma foto do cilindro mas agora é só para ver o suporte pois ja está fora do jeep, no chassi estou tirando tudo vou mudar os molejos fazer com braços e outras coisinhas mais (afinal ele merece foram anos de trancos e barrancos com pouca manutenção).

antonio umino
20/05/2013, 21:44
Reabrindo o tópico.....

Até que enfim achei o jeep. adaptado hidrovácuo e cilindro mestre de Kombi, colocado por baixo entre as longarinas do chassis.
A pedaleira é original no assoalho.... Originalmente o pedal empurra o pistão mestre..... Foi retirado o cilindro mestre. e este passou a puxar uma extensão (vareta) em um sistema que puxado empurra o eixo do hidrovacuo fazendo o cilindro mestre funcionar...
Veja a foto que está anexo...
até +
abçs


412602

Robertux
21/05/2013, 01:33
Cara, teve um sujeito aqui na cidade, um meca, conhecido pelas suas gambiarras, que adaptou o servo freio da kombi, a kombi é tipo hidrovacuo e a pedaleira é no assoalho.

Pensei em fazer, mas não solucionaria o problema q eu queria resolver, q é o fato de nas inclinações não consegui pisar no freio, o q me desesperei uma vez!(pensei q ia morrer)

Boa sorte!

Graças a Deus ainda não tive esse tipo de problema com os freios, já fiquei com o Jeep embreado sem conseguir fazer a embreagem soltar, na primeira vez estava numa subida muito íngreme e lisa, o Jeep começou a patinar e precisei segurar no freio e lógico precisei embrear. Bom quando tentei sair novamente a embreagem ficou presa e não desembreava. Precisei soltar um pouco o freio para o pedal da embreagem voltar, mas nessa, o Jeep desceu um monte e quase deu merda (detalhe - Jeep sem freio de mão). No final, voltei de ré e desisti de subir, aliás, ninguém subiu, estávamos sem guincho e sem bloqueio.
Outra vez, passando em uma erosão, em 1ª reduzida + embreagem, o chassi torceu e o Jeep ficou embreado e não tinha como sair, desta vez nem estava freado, tive que ser rebocado por uns 10 metros até o pedal da embreagem voltar ao normal. Por outro lado, já vi tantos Jeeps com pedaleiras suspensas quebrarem o cabo da embreagem que não sei o que fazer, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. (talvez embreagem hidráulica - precisa ser estudada)

Abraço

Roberto

Aristides Jr
30/01/2024, 20:19
Olá Pessoal!

Finalmente voltei a mexer no projeto do servo freio mantendo as pedaleiras originais do Jeep 51!
Despois de ler este tópico isso em 2013 logo adquiri um servo de Kombi até 76 tambor nas 4 rodas! Limpei o sistema interno com dot4 embalei e guardei! Agora depois de mais de 10 anos parece que vou conseguir voltar a mexer no freio!

Recentemente instalei na dianteira Kit de conversão freio a disco ventilado com pinça de palio! Henri KM, foi muito bom!

Por enquanto só andei para teste! Me passou a impressão de que vai funcionar melhor que o original até um pouco mais leve o pedal, menor curso, e mais preciso nas frenagens! Poderia até deixar assim!

Acontece que servo freio só melhora o freio, então ainda acredito que vale a pena tentar!

Pedaleiras suspensa está fora de cogitação no meu Jeep! Ele funciona com dupla carburação, não tem lugar na parede corta fogo, além do que, faço questão e não quero alterar as pedaleira.

O conceito do meu projeto é:-

1-Reforçar o mancal dos pedais originais e aumentar 15mm na altura e deslocar + 15 ou 20mm em direção a frente do Jeep;

2-Contruir um novo mancal para o lado oposto;

3-Fazer uma barra de aço com diametro de 25mm, de um lado a outro nas longarinas, Já medí não vai pegar em nada!

4-Nesta barra, uma haste para fixar na lateral do pedal original e do outro lado uma na direção do Servo-freio

5-Contruir um suporte para fixar o servo entre motor e longarina perto do motor de partida;

6-Nova tubulação, parecida com original só que lado invertido.

Basicamente é isso! Sei que descrever é chato, é o que tenho no momento, breve posto fotos!

Hoje iniciei o item 5! Tirei a peça da prateleira e já comecei a fazer um molde para o suporte do servo!

Aristides Jr
31/01/2024, 19:33
Algumas fotos:-

581282
Este é o servo freio! é o modelo de Kombi até 76 que funcionava com freio a tambor!

581283

Reservatório em ótimo estado! Acredito que dá para usar o mesmo!

581278

Este é o vão onde pretendo instalar!

581279

Mais ou menos nesta posição!

581280

Molde em papelão do suporte, basicamente vou cortar duas chapas de 2mm de espessura e montar uma caixa com 5cm de largura

581281
Mais ou menos assim que vai ficar no local, vou fura e prender na longarina do chassis, na parte de dentro, devo fixar com 3 parfusos de aço 3/8 preferencialmente rosca fina

581284
Transferi desenho na chapa de aço! Necessita refinamento, mas o básico é este!

581285
Haste original, não acredito que vai servir como está, deve sofrer modificações

Aristides Jr
31/01/2024, 20:10
O servo freio é o duplo! Destinado a Kombi 83 em diante! E não das antigas!

Aristides Jr
02/02/2024, 12:02
Olá pessoal!

Alguém sabe existe algum problema em instalar o Servo freio inclinado?

A inclinação é a parte da haste mais baixa que o lado do cilindro?

Aconteceu que o ponto de impulsão é na metade da altura da longarina e o centro do Servo está ficando uns 10cm acima!

O abastecimento de fluido pensei em fazer um plug alongando o lado mais baixo daí e nivelar o reservatório!

Alguém pode ajudar? Conhece como funciona?

Aristides Jr
05/02/2024, 18:35
Olá Pessoal!
Sobre a adaptação do O servo freio:-
O ideal seria ficar paralelo, porém trabalhar inclinado não afeta o funcionamento do mesmo!
O detalhe é que não pode, o cilindro mestre estar numa posição que poderá acumular ar dentro da câmara.
Do contrário, não tem problema.
Fiz uma ilustração marcando em azul dentro do cilindro a região que vai ficar sujeita a parar o ar
581299
Acho que é mais simples,na hora de sangrar, levantar a traseira do jeep até que o cilindro fique nivelado. Acho que dá para erguqe no macaco! Ou mais divertido numa rampa ou um barranco.

Vejo outra opção fazer dois sangradores, fazendo um furo de 1 ou 1,5mm e roscando um plugue com o bico!

Outra opção, que não gosto, seria criar mais um mancal tipo balancim daí o impulsor fica alinhado. se for este o caso prefiro não fazer até ter uma solução melhor!

Estou planejando continuar da maneira mais simples se der problema partir para outra coisa!

Aristides Jr
16/02/2024, 16:56
Olá Pessoal! Pesquisei bastante e pensei muito no assunto! Ainda não construí nada!
Cheguei a conclusão que o melhor seria utilizar dois balancins! um na horizontal transferindo o movimento do pedal para o lado do passageiro e outro na vertical elevando o movimento até a altura do servo!
Por enquanto vou deixar de lado!
Atualmente estou rodando com pedaleira, mestre e traseira original e recem instalado kit disco na frente. Funciona muito bem! acabou aquele problema de puxar a direção e ter que frear bombando! Agora o pedal é sólido, só desce até a metade do curso. Já melhorou muito! Ainda desejo o servo, acredito que só melhora! Quando puder volto a mexer.