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Ver Versão Completa : Como é a legalização de Baja no seu estado?



Fernando Assis
20/11/2008, 17:44
Well, aqui em Goiás a coisa é feia!!!
No ciretran da minha cidade, todos ignoram. Despachantes, dizem que é pra fazer o baja, depois vistoria no inmetro, depois legaliza.
Pra não correr riscos, dei uma lidinha nos procedimentos do DETRAN e falei diretamente com o responsável pela parte de Alterações Veiculares na capital.
Primeiramente, a legislação diz que para fazer qualquer modificação nas características veiculares, vc tem obrigatoriamente que solitar essa alteração para a autoridade de trânsito. Após a aprovação, vc faz a alteração, comparece a oficina credenciada pelo INMETRO com todas as notas para pegar o CSV (certificado de segurança veicular).
Bom, falanco com o responsável pela alteração veicular do detran, vi que o cara é complicado, simplesmente disse que não pode fazer. Pra ele, baja não é modificação de características e sim transformação e portanto precisaria ser feito por uma empresa que tenha licença do DENATRAN para fazer justamente esse tipo de veículo.
Só para explicar, transformação, é o caso por exemplo de passar picape de cabine simples para cabine dupla, mudar um carro para ambulância, moto para triciclo, passar um carro para conversível, etc. Aí tem que ter engenheiro responsável e a empresa homologa aquele determinado veículo e então pode passar a transformá-lo.
Ele diz que baja muda toda a estrutura do carro e que é transformação e que simplesmente não faz. Ao alegar que outros estados fazem, simplesmente ele disse que "não tem culpa se outros estados agem fora da lei!". O discurso do cara é mais ou menos esse, irrevogável.
Fui na oficina de vistoria do inmetro e dizem que o cara é mesmo complicado. Possuem duas outras lojas no interior de sao paulo e me falaram que já cansaram de fazer vistoria em bajas para legalizá-lo!!!
Mandei email para DENATRAN inclusive com fotos, explicando as alterações e o ocorrido com o detran local, mas até agora nada.
E aí, pelo pouco que li da resolução 291 e 292 do denatran, não fica muito claro onde o baja se enquadra, dando margens a essas interpretações.
Alguém tem noção de alguma legislação que eu possa efetivamente argumentar formalmente com o cara, ou é melhor desistir e licenciar em outro estado.
Acho o fim da picada, mas acaba que pra mim vai ficar até mais fácil arranjar um endereço de alguma cidade do oeste paulista onde tenho conhecidos e legalizar lá.
Se alguém der uma luz, agradeço

Pena
20/11/2008, 17:54
sou de GO tbm!!

quer legalizar oq?

conheço um advogado "especialista' nisso

Fernando Assis
20/11/2008, 18:03
O colega bajeiro do sul, disse que nos pampas (RS) também não legalizam
No RJ, entrei em contato com um despachante local. O cara disse que fazia muito tempo que não se legalizava baja lá, conseguiram com muita canseira
Em SP parece que a coisa é bem tranquila

Fernando Assis
20/11/2008, 18:10
sou de GO tbm!!

quer legalizar oq?

conheço um advogado "especialista' nisso

Amigo, como disse no título do tópico, quero legalizar um Baja.
Heim, se puder verificar com esse advogado conhecido seu ou me passar contato com ele, agradeceria muito.

Os caras da oficina de vistoria do inmetro, disseram que o responsável pela parte de alterações veiculares (um tal de Reginaldo) é meio complicado. Muitos goianos transferem carros para brasília ou vão a sao paulo (no caso da turma do sul de goias) devido a burocracia e ma vontade do detran daqui.
Ontem mesmo tava conversando com um amigo que comprou uma picape willis em um leilão do exército e ficou mais de um ano tentando legalizar e não conseguia. Sempre era empurrado de um lugar para outro, perderam o processo dele, nunca ninguem assumia. Tinha toda a documentação do Exercito Brasileiro para o licenciamento, mas não acreditavam, ficavam suspeitando, exigindo que trouxesse edital de chamamento do leilão e etc. Mesmo ele levando todos esses documentos, edital de chamamento público, etc não queriam fazer. Só conseguiu quando descobriu um conhecido dele dentro do detran que deu as dicas e correu atras pra ele. E ele tava totalmente dentro da lei e com todos os documentos, mesmo assim enrolaram o coitado. Não sei se to disposto a enfrentar essa canseira, mas se puder ver com esse advogado, quem sabe!

Pena
20/11/2008, 20:36
Acabei d falar com esse advogado q eu conheço, ele disse q já passou por isso pra legalizar o bugue dele, ele tbm disse q fica até mais barato leva em SP e legalizar lá...

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 23:06
baja se legaliza como buggy... eu acho isso um contra-senso pq pelo menos em termos de carroceria é só um fusca um pouco modificado...

Fernando Assis
21/11/2008, 19:09
Que pena, colega Pena!!!
Mas, me explica esse negócio do kart cross que vc tá construindo, passa os detalhes e fotos aê. Quanto pensa em gastar?

Pena
21/11/2008, 21:14
Kart-cross piranha, modelo australiano, motor de twister, gaiola tubular, monoposto, ñ faz trilha muito pesada, mas voa em estrada d terra...
vo mandar fazer o chassi na "EL Shaday'" conhece?

http://www.crossrace.com.br/produtos600.htm
http://www.crossrace.com.br/produtos600.htm
http://www.crossrace.com.br/produtos600.htm

Fernando Assis
24/11/2008, 19:11
Alguém de Brasília sabe se o detran daí legaliza Baja?

tets__
24/11/2008, 21:57
Pessoal, alguem sabe uma pessoa que legaliza buggy com chassi de brasilia no estado de SP?? Quero fazer isso com a carcaça de um gurgel que comprei....

Valeww abraço

marcelo cenora
02/12/2008, 11:23
ainda não fiz os docs do meu, apesar do carro já estar como veículo modificado vou ter que fazer vistoria para troca de cor... mas tem uma galera me metendo medo por causa dos pneus saindo pra fora dos paralamas... isso procede?

Fernando Assis
02/12/2008, 15:10
marcelo, procede sim! Não me recordo exatamente em qual das resoluções (se na 291 ou na 292) do contran, editadas há poucos meses, acho que setembro ou outubro passados, uma das coisas que diz é exatamente isso, é proibido!!!!
Aproveitando Marcelo, a modificação para ww baja bug ainda tá sendo feita sem restrições em SP? Ouvi alguns boatos de que estavam mais restritos. Isso procede?

marcelo cenora
02/12/2008, 17:52
não sei te dizer com certeza heim fernandão... sei que meu primo legalizou o gol turbo dele, teve um monte de procedimentos, tem que fazer um monte de laudo técnico e agora sai uma foto do carro com todas modificações aprovadas.... único pênalty que ele diz que rolou foi os caras não autorizarem o carro rebaixado... segundo ele, o carinha da vistoria disse que levantar o carro pode mas rebaixar não.

o mais garantido é já comprar um baja já documentado, nem que for 1.500 a mais.

tonturinha
02/12/2008, 18:50
a resolução 262 diz que pode alterar a suspensão nao fala se pra cima ou pra baixo. ao menos eu entendi isso, e já vi gente em foruns falando o mesmo. tanto pra baixo ou pra cima se regulariza.

a mesma resolução diz que nao pode alterar o diametro das rodas/pneu. ou seja nao poderia ter esses monstros ai debaixo dos paralamas. nem pra fora do paralama

consegue uns pneus menores, legaliza e bota esses ai. a policia depois nao vai pegar, ao menos aqui onde eu moro eles nao ligam. ficam é babando.
mas o mais tranquilo é tah lah no documento FUSCA BAJA. ai fica tranquilaço.

Fernando Assis
03/12/2008, 10:43
Na oficina (inmetro) onde conversei, disseram que a legalização de turbo adaptado está proibida. Quem fez, fez e tá OK, mas que a partir de agora não estão fazendo mais. Por isso perguntei se tinham mudado alguma coisa em relação a legalização do Baja.

marcelo cenora
03/12/2008, 11:08
acho que cada estado está aplicando suas próprias leis quando se refere a modificações de veículos... efetivamente só poderei dar um parecer atual depois que vistoriar o orange.

tbm estou tentando encontrar um contato no orkut que teve seu baja apreendido pela polícia rodoviária justamente por problemas de documentos...

bajeiro do sul
08/04/2009, 14:48
Well, aqui em Goiás a coisa é feia!!!
No ciretran da minha cidade, todos ignoram. Despachantes, dizem que é pra fazer o baja, depois vistoria no inmetro, depois legaliza.
Pra não correr riscos, dei uma lidinha nos procedimentos do DETRAN e falei diretamente com o responsável pela parte de Alterações Veiculares na capital.
Primeiramente, a legislação diz que para fazer qualquer modificação nas características veiculares, vc tem obrigatoriamente que solitar essa alteração para a autoridade de trânsito. Após a aprovação, vc faz a alteração, comparece a oficina credenciada pelo INMETRO com todas as notas para pegar o CSV (certificado de segurança veicular).
Bom, falanco com o responsável pela alteração veicular do detran, vi que o cara é complicado, simplesmente disse que não pode fazer. Pra ele, baja não é modificação de características e sim transformação e portanto precisaria ser feito por uma empresa que tenha licença do DENATRAN para fazer justamente esse tipo de veículo.
Só para explicar, transformação, é o caso por exemplo de passar picape de cabine simples para cabine dupla, mudar um carro para ambulância, moto para triciclo, passar um carro para conversível, etc. Aí tem que ter engenheiro responsável e a empresa homologa aquele determinado veículo e então pode passar a transformá-lo.
Ele diz que baja muda toda a estrutura do carro e que é transformação e que simplesmente não faz. Ao alegar que outros estados fazem, simplesmente ele disse que "não tem culpa se outros estados agem fora da lei!". O discurso do cara é mais ou menos esse, irrevogável.
Fui na oficina de vistoria do inmetro e dizem que o cara é mesmo complicado. Possuem duas outras lojas no interior de sao paulo e me falaram que já cansaram de fazer vistoria em bajas para legalizá-lo!!!
Mandei email para DENATRAN inclusive com fotos, explicando as alterações e o ocorrido com o detran local, mas até agora nada.
E aí, pelo pouco que li da resolução 291 e 292 do denatran, não fica muito claro onde o baja se enquadra, dando margens a essas interpretações.
Alguém tem noção de alguma legislação que eu possa efetivamente argumentar formalmente com o cara, ou é melhor desistir e licenciar em outro estado.
Acho o fim da picada, mas acaba que pra mim vai ficar até mais fácil arranjar um endereço de alguma cidade do oeste paulista onde tenho conhecidos e legalizar lá.
Se alguém der uma luz, agradeço
É amigo, a coisa parece facil mas não é. De um estado para outro, e ate de uma cidade para outra, a coisa muda drasticamente. Comprei meu baja ja com os documentos Vw Baja Bugg, senao ia ter problemas. Aqui no Rs as coisas sao bem dificeis, nao se emplaca nenhuma alteração. melhor vc tentar em outros estados onde a fiscalização é mais branda e acessivel, como sp ou sc. em santa catarina emplacam ate gaiolas, coisa impensavel aqui no rs

boa sorte

eduardo

marcelo cenora
09/04/2009, 11:39
realmente dependendo do caso (no caso região) é melhor comprar um baja já com documentos, até pq a trabalheira q dá pra arrumar um kit, cortar, adaptar... é bem mais cômodo e barato comprar um pronto, no mercado livre tem baja a apartir de 4.000

marcelo cenora
09/04/2009, 13:53
olha ae, bom pra quem tem preguiça de procurar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92519313-fusca-baja-azul-com-kit-rodo-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92519313-fusca-baja-azul-com-kit-rodo-_JM)

Ninja4x2
09/04/2009, 16:14
n tive problema com o meu documento.... já comprei documentado :-)

Fernando Assis
16/04/2009, 23:25
Acabei conseguindo um baja documentado aqui na minha cidade. Deve ser o único que existe aqui. E tem um kit que gosto. Tá na oficina resolvendo uns detalhes. Depois tiro fotos e abro um novo tópico! Realmente foi a melhor opção, bem mais tranquila e mais em conta do que "fabricar" um baja e legalizá-lo!!!

romersouza
19/04/2009, 20:19
olha ae, bom pra quem tem preguiça de procurar.

[/URL][url]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92519313-fusca-baja-azul-com-kit-rodo-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92519313-fusca-baja-azul-com-kit-rodo-_JM)


tenho uma ideia joga um jogo de pneu mais fino nele no dia e morreu maria
ai dps de documento na mao deixa a pipoca pular!!!hauauhauhau

diego vieira
17/06/2009, 08:25
pessoal tem como regulariza um fusca tipo esse aki?vai ser como baja ou bugg,ou e a msm coisa?http://img32.imageshack.us/i/fuscafernando002.jpg/

diego vieira
17/06/2009, 08:35
pessoal tem como regulariza um fusca tipo esse aki?vai ser como baja ou bugg,ou e a msm coisa?http://img32.imageshack.us/i/fuscafernando002.jpg/

foto do fusca...

http://img32.imageshack.us/img32/9365/fuscafernando002.jpg (http://img32.imageshack.us/i/fuscafernando002.jpg/)

edoara
17/06/2009, 21:40
Pessoal e esse fusca aqui, como ficaria os documentos ???
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51878&page=6

fuscanando
19/06/2009, 15:34
acho que conheço este belo fusca...:pensativo:.
este foi o dia de sua primeira trilha...

mas não tem documento, só nota de ferro velho.
abraços.





foto do fusca...

http://img32.imageshack.us/img32/9365/fuscafernando002.jpg (http://img32.imageshack.us/i/fuscafernando002.jpg/)

Aecio_
23/06/2009, 08:00
opa, ei bajeiro do sul, vi que voce comentou que em SC seria facil facil documentar gaiola e baja... acho que isso mudou cara, ao menos aqui na minha regiao perto de floripa, não tem jeito de documentar gaiola, um colega que estava tentando documentar a gaiola dele, gastou 2500 latinhas levou a gaiola 2 vezes de guincho daqui a floripa(80km) e chegava lá o pessoal que tinha que dar a canetada fazia corpo mole e sempre empurava com a barriga ate que ele acabou desistindo e esta a procura de uma documento de buggy pra comprar que vai acabar sendo o unico jeito de se fazer o documento... e fui dar uma pesquisada pra tentar documentar minha gaiola e num tem jeito, nem triciclo estão documentando por aqui...
abraço
aécio

cRiPpLe_rOoStEr
23/06/2009, 23:51
opa, ei bajeiro do sul, vi que voce comentou que em SC seria facil facil documentar gaiola e baja... acho que isso mudou cara, ao menos aqui na minha regiao perto de floripa, não tem jeito de documentar gaiola, um colega que estava tentando documentar a gaiola dele, gastou 2500 latinhas levou a gaiola 2 vezes de guincho daqui a floripa(80km) e chegava lá o pessoal que tinha que dar a canetada fazia corpo mole e sempre empurava com a barriga ate que ele acabou desistindo e esta a procura de uma documento de buggy pra comprar que vai acabar sendo o unico jeito de se fazer o documento... e fui dar uma pesquisada pra tentar documentar minha gaiola e num tem jeito, nem triciclo estão documentando por aqui...
abraço
aécio

aí ele vai fazer como? vai constar no documento como "chassi remarcado"? a propósito: ele não tentou legalizar a gaiola como buggy antes?

Aecio_
24/06/2009, 07:28
pois entao cRiPpLe_rOoStEr, essa grana que ele gastou foi pra tentar a modificação do documento dele de fusca para buggy... existem 6 ou 7 gaiolas aqui em Nova Trento que fizeram este processo e conseguiram, mais isso foi nos tempos idos que o bajeiro do sul comentou, onde facilmente se conseguia fazer este tipo de documentação....

quanto a compra de documento de buggy, seria um tipo de serviço em OFF, não sei se você me entende....:dance:

Denilson Maçaneiro
24/06/2009, 12:47
pois entao cRiPpLe_rOoStEr, essa grana que ele gastou foi pra tentar a modificação do documento dele de fusca para buggy... existem 6 ou 7 gaiolas aqui em Nova Trento que fizeram este processo e conseguiram, mais isso foi nos tempos idos que o bajeiro do sul comentou, onde facilmente se conseguia fazer este tipo de documentação....

quanto a compra de documento de buggy, seria um tipo de serviço em OFF, não sei se você me entende....:dance:

é isso.

a alguns tempos atráz aqui em SC vc fazia a sua propria carretinha e vc mesmo encaminhva os documentos, conheço pessoas que faturam muito com isso.

Porém, há porém, vc encontrava cada coisa na estrada... q davamedo de passar perto, segurança zero.

Acho que é por isso que os caras dificultam tanto...

Denilson Maçaneiro
24/06/2009, 12:48
pois entao cRiPpLe_rOoStEr, essa grana que ele gastou foi pra tentar a modificação do documento dele de fusca para buggy... existem 6 ou 7 gaiolas aqui em Nova Trento que fizeram este processo e conseguiram, mais isso foi nos tempos idos que o bajeiro do sul comentou, onde facilmente se conseguia fazer este tipo de documentação....

quanto a compra de documento de buggy, seria um tipo de serviço em OFF, não sei se você me entende....:dance:


Aecio como vc está transpotando a sua gaiola?
Carretinha? cambão? caminhâo?

Aecio_
24/06/2009, 13:53
e ai Denilson.... cara to levando ela na raça mesmo... só tiro ela da garagem na boléia, por aqui os "puliça" só pedem para que não façamos zueira no centro da cidade, o restante pode aproveitar, como a cidade é muitooooo pequena, o acesso para o interior e para as trilhas é bastante tranquilo...para ter uma noção a cidade tem 10mil habitantes, e tem hoje mais de 20 gaiolas, então praticamente a gente conhece pessoalmente todos os policiais, inclusive o sargento, que por sinal é muito gente boa....ai entra um acordo de os gaioleiros nao incomodarem, e eles deixam a gente andar tranquilo...

e você como se diverte ai em blumenau?

abraço

cRiPpLe_rOoStEr
24/06/2009, 23:18
quanto a compra de documento de buggy, seria um tipo de serviço em OFF, não sei se você me entende....:dance:

a boa e velha "cabritagem"...

Aecio_
25/06/2009, 07:14
é, sem meias palavras seria isso mesmo... o unico problema é voce achar um documento desse a venda.. eu acho que no momento é ainda mais dificil do que fazer via detran...

cRiPpLe_rOoStEr
25/06/2009, 08:00
o negócio é chegar no detran com as leis que regem a produao e regularização de veículos artesanais, caso das gaiolas, tudo anotado... aí não tem para onde o detran fugir... não dá para saber se é má vontade ou burrice dos funcionários do detran que ficam dificultando a regularização da gaiola, mas pagando propina tu consegue licenciar até honda biz convertida para diesel... a propósito: viu que o engenheiro que conseguiu licenciar no paraná uma parati para rodar com óleo vegetal se valeu de uma decisão de um juiz federal daí de santa catarina? se o detran ficar embaçando o jeito é recorrer à justiça, e eventualmente tentar um ressarcimento pelos prejuízos com as tentativas frustradas de regularizar a gaiola...

bajeiro do sul
25/06/2009, 08:36
o negócio é chegar no detran com as leis que regem a produao e regularização de veículos artesanais, caso das gaiolas, tudo anotado... aí não tem para onde o detran fugir... não dá para saber se é má vontade ou burrice dos funcionários do detran que ficam dificultando a regularização da gaiola, mas pagando propina tu consegue licenciar até honda biz convertida para diesel... a propósito: viu que o engenheiro que conseguiu licenciar no paraná uma parati para rodar com óleo vegetal se valeu de uma decisão de um juiz federal daí de santa catarina? se o detran ficar embaçando o jeito é recorrer à justiça, e eventualmente tentar um ressarcimento pelos prejuízos com as tentativas frustradas de regularizar a gaiola...
Realmente esta turma do detran não se entende mesmo, aqui na minha cidade, até carros normais eles torcem o nariz na hora da vistoria, tentando achar um carro clonado onde não existe, ate parece que quem tem carro clonado vai na vistoria. Infelizmente a "cabritagem" tem de correr solta, senão tudo emperra neste pais de leis e normas de primeirissimo mundo e os serviços....., bem deixa pra la

obraços

bajeiro

Denilson Maçaneiro
25/06/2009, 12:42
e ai Denilson.... cara to levando ela na raça mesmo... só tiro ela da garagem na boléia, por aqui os "puliça" só pedem para que não façamos zueira no centro da cidade, o restante pode aproveitar, como a cidade é muitooooo pequena, o acesso para o interior e para as trilhas é bastante tranquilo...para ter uma noção a cidade tem 10mil habitantes, e tem hoje mais de 20 gaiolas, então praticamente a gente conhece pessoalmente todos os policiais, inclusive o sargento, que por sinal é muito gente boa....ai entra um acordo de os gaioleiros nao incomodarem, e eles deixam a gente andar tranquilo...

e você como se diverte ai em blumenau?

abraço

Aecio aqui em blumenau eu puxo no cambão, mas tenho medo pq já prenderam algumas gaiolas.
Depende do policial e do humor dele no momento.
Os policiais ferederais são mais casca grossa, não passa nada.
Mas assim que possivel quero comprar uma carretinha.

Aecio_
25/06/2009, 15:02
pois é cRiPpLe_rOoStEr, a intenção mais correta seria essa, você tentar seguir a exatidão da lei para conseguir o que você precisa, mais faço minhas as suas palavras de que o que impera em alguns setores publicos é a extrema burrice e má vontade... a opção de se discutir na justiça até existe, mais você tem ideia de quanto tempo levaria pra voce conseguir isso...
penso que são sabias as palavras do bajeiro do sul..... as leis são extremamente bem pensadas, mais não para a nossa realidade.... então enquanto isso....dá-se um "jeitinho brasileiro" pra tudo....

ai Denilson, achoq ue a carretinha é a melhor opção..... afinal, nas gaiolas sempre vai faltar alguma coisa, ao menos na minha... huhuhuhu

valeuuu

cRiPpLe_rOoStEr
26/06/2009, 13:48
pois é cRiPpLe_rOoStEr, a intenção mais correta seria essa, você tentar seguir a exatidão da lei para conseguir o que você precisa, mais faço minhas as suas palavras de que o que impera em alguns setores publicos é a extrema burrice e má vontade... a opção de se discutir na justiça até existe, mais você tem ideia de quanto tempo levaria pra voce conseguir isso...

aí de repente um juizado especial, que geralmente é mais ágil, possa resolver... em alguns fóruns tem os conciliadores, que podem resolver o problema com facilidade...

Matheus MG
26/06/2009, 18:31
a boa e velha "cabritagem"...
galera os ''poliça'' nao fala nada nao, o ponto de encontro dos gaioleiros e quase do lado da delagacia, eles so falam pra nao passar no centro e nao fazer gracinha nos perimetros urbanos
agora dia 1º de julho começa uma festa chamada festa do senhor do bomfim e maior festa da cidade vem gente da regiao toda , a festa dura 17 dias
quase agora eu tava la na oficina q faz 90% das gaiolas daqui
e um cara da comissao organizadora foi la chama os gaioleros pra participar da carreata de abertura da festa
e é os ''homi'' q guia a carreata
aqui no interior é paz em relaçao a isso

abrass

vadinho's off road
25/06/2010, 18:09
Well, aqui em Goiás a coisa é feia!!!
No ciretran da minha cidade, todos ignoram. Despachantes, dizem que é pra fazer o baja, depois vistoria no inmetro, depois legaliza.
Pra não correr riscos, dei uma lidinha nos procedimentos do DETRAN e falei diretamente com o responsável pela parte de Alterações Veiculares na capital.
Primeiramente, a legislação diz que para fazer qualquer modificação nas características veiculares, vc tem obrigatoriamente que solitar essa alteração para a autoridade de trânsito. Após a aprovação, vc faz a alteração, comparece a oficina credenciada pelo INMETRO com todas as notas para pegar o CSV (certificado de segurança veicular).
Bom, falanco com o responsável pela alteração veicular do detran, vi que o cara é complicado, simplesmente disse que não pode fazer. Pra ele, baja não é modificação de características e sim transformação e portanto precisaria ser feito por uma empresa que tenha licença do DENATRAN para fazer justamente esse tipo de veículo.
Só para explicar, transformação, é o caso por exemplo de passar picape de cabine simples para cabine dupla, mudar um carro para ambulância, moto para triciclo, passar um carro para conversível, etc. Aí tem que ter engenheiro responsável e a empresa homologa aquele determinado veículo e então pode passar a transformá-lo.
Ele diz que baja muda toda a estrutura do carro e que é transformação e que simplesmente não faz. Ao alegar que outros estados fazem, simplesmente ele disse que "não tem culpa se outros estados agem fora da lei!". O discurso do cara é mais ou menos esse, irrevogável.
Fui na oficina de vistoria do inmetro e dizem que o cara é mesmo complicado. Possuem duas outras lojas no interior de sao paulo e me falaram que já cansaram de fazer vistoria em bajas para legalizá-lo!!!
Mandei email para DENATRAN inclusive com fotos, explicando as alterações e o ocorrido com o detran local, mas até agora nada.
E aí, pelo pouco que li da resolução 291 e 292 do denatran, não fica muito claro onde o baja se enquadra, dando margens a essas interpretações.
Alguém tem noção de alguma legislação que eu possa efetivamente argumentar formalmente com o cara, ou é melhor desistir e licenciar em outro estado.
Acho o fim da picada, mas acaba que pra mim vai ficar até mais fácil arranjar um endereço de alguma cidade do oeste paulista onde tenho conhecidos e legalizar lá.
Se alguém der uma luz, agradeço



eu tenho um baja ja com doc estou vendendo( vadinho_ocp@hotmail.com )

Codinome Vw
25/06/2010, 22:07
foto do fusca...

http://img32.imageshack.us/img32/9365/fuscafernando002.jpg (http://img32.imageshack.us/i/fuscafernando002.jpg/)Pessoal por acaso esse fusca é pintado de ferrolac ? é bem parecido e fica interessante rsrs , []'s

Gugu7
27/06/2010, 00:08
baja se legaliza como buggy... eu acho isso um contra-senso pq pelo menos em termos de carroceria é só um fusca um pouco modificado...
Alguém sabe dizer como é a modificação dos documentos no caso de transformar um Baja já documentado em uma picape Baja com o kit da K&B.
Se não fosse pelo detalhe da capacidade de passageiros (picape só 2 pessoas), acho que nem ao menos precisava alterar mais os documentos.
E aí.
:pensativo::pensativo::pensativo:

nilaraujo
27/06/2010, 18:39
baja se legaliza como buggy... Eu acho isso um contra-senso pq pelo menos em termos de carroceria é só um fusca um pouco modificado...


baja não se licencia como buggy. A principal caracteristica do buggy é ser conversivel ao contrário do baja. Não existe a categoria "baja" nem "gaiola" no denatran, entretanto, apenas gaiola pode ser licenciada como buggy ao contrário do baja. E a resolução 291/192 permite sim a mudança de caracteristica de fusca pra baja. O que acontece é que a lei dar margem pra interpretações equivicadas e o principal: A maioria dos funcionários dos detrans brasil afora são totalmente desinformados quando se refere a buggy, gaiola e bajas. Aí o cara prefere falar que não faz para se livrar.

Agora, triciclo realmente muda totalmente a caracteristica original e só pode ser feito pro empresa homologada.

Ps. Sou fabricante homologado de buggys e gaiola.

Gugu7
02/07/2010, 23:04
Nil, eu comprando um fusca para adaptar o Kit picape baja da K&b (como os da foto no meu post anterior) vc sabe despachante em Fortaleza que coloque os documentos legais junto ao Detran ou isso não é possível?
Valeu.
:concordo:

baja não se licencia como buggy. A principal caracteristica do buggy é ser conversivel ao contrário do baja. Não existe a categoria "baja" nem "gaiola" no denatran, entretanto, apenas gaiola pode ser licenciada como buggy ao contrário do baja. E a resolução 291/192 permite sim a mudança de caracteristica de fusca pra baja. O que acontece é que a lei dar margem pra interpretações equivicadas e o principal: A maioria dos funcionários dos detrans brasil afora são totalmente desinformados quando se refere a buggy, gaiola e bajas. Aí o cara prefere falar que não faz para se livrar.

Agora, triciclo realmente muda totalmente a caracteristica original e só pode ser feito pro empresa homologada.

Ps. Sou fabricante homologado de buggys e gaiola.

nilaraujo
04/07/2010, 09:51
nil, eu comprando um fusca para adaptar o kit picape baja da k&b (como os da foto no meu post anterior) vc sabe despachante em fortaleza que coloque os documentos legais junto ao detran ou isso não é possível?
Valeu.
:concordo:

gugu, passa aqui na empresa que resolve isso pra ti.
Fica na va. Leste oeste, 675 pertinho do marina park hotel
3087.9012/9999.0006/87784828

digobrazil
20/07/2010, 10:47
baja não se licencia como buggy. A principal caracteristica do buggy é ser conversivel ao contrário do baja. Não existe a categoria "baja" nem "gaiola" no denatran, entretanto, apenas gaiola pode ser licenciada como buggy ao contrário do baja. E a resolução 291/192 permite sim a mudança de caracteristica de fusca pra baja. O que acontece é que a lei dar margem pra interpretações equivicadas e o principal: A maioria dos funcionários dos detrans brasil afora são totalmente desinformados quando se refere a buggy, gaiola e bajas. Aí o cara prefere falar que não faz para se livrar.

Agora, triciclo realmente muda totalmente a caracteristica original e só pode ser feito pro empresa homologada.

Ps. Sou fabricante homologado de buggys e gaiola.

Nil, tem como vc me mandar um e-mail com seu fone. Tenho interesse em documentar a minha gaiola e gostaria de tirar algumas duvidas com vc
meu e-mail é: adm_rodrigo@hotmail.com
Desde já, agradeço.

Abraços

matheusmagalhães
20/01/2012, 17:42
Boa tarde pessoal! sou novo por aqui e não sei mexer muito bem ainda no forúm! sou do RS e gostaria de emplacar um buggy (tenho apenas um fusca e gostaria de modifica-lo) sei que um pessoal aqui de Pelotas entrou em contato com um pessoal de Fortaleza e conseguiu que emplacassem o buggy dele, ouvi dizer que enviaram pra ele as placas do carro, as tarjas das placas e um chapa com a numeração nova do chassi que ele teria que soldar no buggy. vi em algumas mensagem acima que o Nil sabe como se faz ou sabe quem faz. gostaria de saber se tem como, +ou- o custo e se posso fazer tudo daqui do sul?
desde já agradeço

jmff_filho
03/02/2012, 23:54
em ceres go legaliza de boa legalizei 3 se voce tiver os docs e blz

diegomda
21/02/2013, 16:27
Ola a todos

Acompanho o fórum a alguns anos. Estou para entrar em um projeto para transformar uma brasília em um Baja/buggy. Como está o procedimento para legalizar?
Soube que hoje ficou PROIBIDO. é verdade?

nilaraujo
17/03/2016, 19:21
baja nao licencia mais..... em nenhum estado da federação. a lei é nacional e os detrans/ciretrans são orgãos executores e fiscalizadores e nao podem criar normas de licenciamento.




Ola a todos

Acompanho o fórum a alguns anos. Estou para entrar em um projeto para transformar uma brasília em um Baja/buggy. Como está o procedimento para legalizar?
Soube que hoje ficou PROIBIDO. é verdade?