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Garra4x4
20/11/2008, 16:03
Towbar p/ veiculos de Altura diferente .

A uns 3 meses tive que rebocar um jipe na trilha , o meu jeep esta alto e do outro cara era um jeep baixo, resultado ... o towbar forçava ( estrangulava ) pra baixo em qq valeta.

Essa semana precisei rebocar meu jeep com um carro de passeio , resultado ... estrangulava pra cima a munheca do towbar , pois o veiculo que puxava estava muito mais baixo que o Jeep.

Então quais soluções vcs tem adotado para essa situação ?

Pensei em um towbar que tivesse regulagem de altura ( angulação ) , mas ontem conversando com um fabricante de peças tubulares ele me disse que não é seguro , pois se o carro de trás for mais alto quando o da frente frear ele vai afundar a traseira do rebocador. Já se o carro rebocado for mais baixo ele vai levantar a traseira do rebocador quando este frear.

Vi em veiculos nos EUA o engate traseiro removível com peças de tamanho diferente ( altura ) para poder ser trocado conforme a necessidade.

Mas esta não é a solução mais pratica , pois depende do rebocador ter engate do modelo " removível ".

Alexandre Vaz Ferreira
20/11/2008, 16:27
Rodrigo

Entra no site do Afonso (tt4.com.br), vai em acessórios e dá uma olhada no towbar articulado...

[]s

Garra4x4
21/11/2008, 09:27
Interessante... mas funciona bem ?

Um veiculo mais alto sendo rebocado , quando o rebocador Frear ( mais baixo ) não vai afundar a traseira ? ( para baixo )

E o contrário ... um veiculo alto puxando e um baixo sendo rebocado não vai levantar a traseira do rebocador quando frear mais forte ?

Elmer_Jeep
21/11/2008, 13:04
Rodrigo, quando a munheca ainda tem curso mesmo sem o towbar estar paralelo ao solo o que tenho observado é o seguinte.

Rebocador mais baixo que o rebocado, ao freiar a frente do rebocador baixa pelo efeito da inércia então a trazeira se mantém neutra por causa da pressão exercida pelo veiculo que vem rebocado.

Rebocador mais alto, ao freiar a frente baixa pelo efeito da inércia e a trazeira sobe pois o veículo que vem rebocado empurra a trazeira do rebocador pra cima pelo fato do towbar estar posicionado nessa direção, isso já sofri na prática...

Acredito que um towbar que tenha os pontos de fixação paralelos (por meio de regulagem como foi citado) amenize essas situações, mas sempre devemos lembrar que o rebocador deve ser mais pesado que o rebocado pra que o transporte seja feito com mais segurança.

[]'s

Garra4x4
22/11/2008, 08:58
Elmer,

É por ai mesmo.... mas um problema que as pessoas nem sempre reparam é que ele estrangula a munheca , isso pode fazer aquela lingueta quebrar ( dentro da munheca ... se isso acontece o carro pode desengatar um do outro. )


Abs

EduMendes
25/11/2008, 00:03
Tenho este problema tambem, o rebocador sem mais baixo que o rebocado, e alem dos problemas já relatados aqui tem tambem o problema que quando passo em lombadas ou valetas mais profundas fora a lingueta......

Alguem já experimentou o towbar articulado?
Alguma outra ideia?

Abraço
Eduardo

Garra4x4
25/11/2008, 09:25
Edu,

Vi em sites nos EUA que eles usam aquele engate (puxador ) modelo com bola Removivel , então vc compra ou faz esta peça removivel em tamanhos ( Alturas ) diferentes. Me parece a solução mais segura pois mantem os dois veiculos no mesmo nivel.

Abs

EduMendes
25/11/2008, 16:29
Rodrigo,
Está deve ser uma boa solução sim, obrigado.
Conhece algum lugar que tem este produto? Voces tem algo parecido aí no Garra 4x4?

Abraço
Eduardo

Garra4x4
25/11/2008, 20:58
Edu,

Não temos , mas o primeiro passo é vc comprar para seu carro Rebocador um puxador ( engate traseiro ) naquele modelo de engate removível , similar a este modelo da keko :

http://www.keko.com.br/produtos_novo/produtos_detalhe.php?cod_produto=80

então depois fica mais fácil mandar fazer a peça que desengata na altura que vc vai precisar para nivelar os 2 carros.

( pelo menos essa é uma solução imediata ) vou ver se consigo achar outra solução melhor...

Abs

Renato Fraga
07/12/2008, 01:17
Olá, o Produto que vocês estão precisando é este!!!!!!

Confesso que acompanhei o desenvolvimento e a produção deste TowBAr e digo que cumpre muito bem o propósito de uso.

Ainda tem a vantagem de a extremidade poder ser escamoteada, e não ficar sobrando acima da altura do capô. Esteticamente também fica muito bom.

Abraços a todos.