Ver Versão Completa : Freio à ar na Band
Olá pessoal, tenho uma curiosidade e resolvi pesquisar por aqui, talvez alguém saiba informar. Seria possível e viavel em termos financeiros colocar freio a ar nsa toys???
Será q tô falando asneira??? Mas pintou essa dúvida e gostaria de solucionar a questão. Obrigado e forte abraço a todos!
maxdelta
19/11/2008, 21:05
Olá pessoal, tenho uma curiosidade e resolvi pesquisar por aqui, talvez alguém saiba informar. Seria possível e viavel em termos financeiros colocar freio a ar nsa toys???
Será q tô falando asneira??? Mas pintou essa dúvida e gostaria de solucionar a questão. Obrigado e forte abraço a todos!
É viável, sim, fica um p... freio! O caro são as peças, mas se comprar e consegui aos poucos consegue barato. Tem que ver quem que vai fazer a adaptação, pois uma adaptação ruim, é melhor manter original! Adaptação ruim os freios ficam pesados, ou meio inoperantes.
A minha eu ainda tô juntando as peças, meus amigos a maioria(os que tem toyota) tem!!
A lista dos materiais eu vou te passar:
-Reservatório
-Conexões (varia de acordo com os trecos que vc vai colocar por fora)
-Cuica (pelo menos 1, eu vou usar 3) Geralmente põe-se de 608, mas eu consegui uma de outro carro, vou vê se vai rolar.
-Mangueira(eu não sei o nome, mas quando vc for adaptar te dirão qual comprar)
-Válvula de Escape
-Manômetro(opcional, mas é bom ter)
-Pedaleira suspensa(a minha vai ser do caminhão volks 2000)
Acho que não esqueci de nada, o motores mbs geram ar, mas tem que inverter a posição de saída do ar, eles geram vácuo tem colocar ao contrário, quem for fazer a adaptação vai ver isso.
Fica pelo menos $2000 essa brincadeira! O mais dificil pra mim foi a valvula de escape, pq eu queria das que vinham no caminhão mercedes velho, pq permite reparo, as atuais quebrou joga fora! Como comprei tudo aos poucos e bem devagar, a mão-de-obra aqui vai variar de $600 a $1000!
Assim que eu colocar pelo menos os freios dianteiros a disco, vou fazer a brincadeira!
Boa sorte! Espero não ter gerado mais dúvidas!
OK Max.... blz meu jovem, TKS pelas informações e pela sua atenção. Boa sorte na sua empreitada, faço votos de que fique bem legal e seguro.
Grande abraço a vc!!
estyvybeykr
20/11/2008, 19:14
Cigano e Max, vcs já levaram em consideração que colocar freio a disco original nas quatro rodas talves saia mais barato, menos complicado e quem sabe mais facil de conseguir montar todo o sistema ??????????????????
Falo isso por que a unica grande desvantagem do sistema original com relação ao sistema a ar e que vc terá ainda o sistema de freio de estacionamento original no cardã, onde poderá facilmente ser resolvido com disco de uno e pinça trazeira de kadet e um bom serviço de torneiro.
Mas gosto não se discute, meu conselho é que se puderem andar em bands com os dois sistemas e testarem, talves facilite uma escolha mais consciente.
mecamaniaco
20/11/2008, 19:22
Cigano e Max, vcs já levaram em consideração que colocar freio a disco original nas quatro rodas talves saia mais barato, menos complicado e quem sabe mais facil de conseguir montar todo o sistema ??????????????????
Falo isso por que a unica grande desvantagem do sistema original com relação ao sistema a ar e que vc terá ainda o sistema de freio de estacionamento original no cardã, onde poderá facilmente ser resolvido com disco de uno e pinça trazeira de kadet e um bom serviço de torneiro.
Mas gosto não se discute, meu conselho é que se puderem andar em bands com os dois sistemas e testarem, talves facilite uma escolha mais consciente.
Você tem mais detalhes sobre esse freio do cardã?
maxdelta
21/11/2008, 13:28
Só vou colocar o ar quando vê que o sistema de freio a disco não for suficiente! Tenho certeza que não será!
O meu amigo que tem freio a ar, tem todos as 4 com disco, dei essa sugestão do freio do kadett no cardã! Deve colocar essa semana, e com ar tb!
Só quem anda comigo sabe, o quão deficiente é o sistema de freio a lona na band, comprei a disco pra frente, depois vou comprar pra trás! Sistema a ar pra mim é mais fácil de obter:
Escape de ar, o mercedes antigo da firma, precisou-se de um novo, catei o velho e coloquei o reparo.
Butija de ar, era de um volkswagen 7-110 que furou um, e como era duplo eu catei o que tava bom!
Mangueiras, para o rodoar ficou pequeno, iam jogar fora eu catei!!!
Meus caminhões ficam guardados em frente a uma oficina e moleiro, tudo que parece que dá pra ser usado eu pego.
Mais pra frente aproveitando o sistema do freio a ar, vou colocar um engate rápido pra colocar calibrador, buzina(pelo menos 3), colocar um sistema de 'molas' pneumáticas(inclusive tenho um que furou, não dá pra reaproveitar, mas dá pra ter uma idéia do que vou comprar). Se fosse só pra ter freio a ar, eu nem colocaria o sistema! Ah, e vou colocar um macaco pneumático no engate rápido, eu vi num jipe extremamente modificado, muito show! Vc põe o pneumático com pézinho e um gancho pra encaixar no eixo, aperta botão, pronto levantou o carro!
E é isso! uff!
estyvybeykr
21/11/2008, 18:11
Você tem mais detalhes sobre esse freio do cardã?
Meca da uma olhada por aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=81675#post81675 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=81675#post81675)
Mas tem muito mais http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29301&highlight=freio+card%E3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29301&highlight=freio+card%E3)
E só ter paciência e pesquisar que tem bastante material pra tirar as duvidas Ok.:concordo:
estyvybeykr
21/11/2008, 18:22
Só vou colocar o ar quando vê que o sistema de freio a disco não for suficiente! Tenho certeza que não será!
O meu amigo que tem freio a ar, tem todos as 4 com disco, dei essa sugestão do freio do kadett no cardã! Deve colocar essa semana, e com ar tb!
Só quem anda comigo sabe, o quão deficiente é o sistema de freio a lona na band, comprei a disco pra frente, depois vou comprar pra trás! Sistema a ar pra mim é mais fácil de obter:
Escape de ar, o mercedes antigo da firma, precisou-se de um novo, catei o velho e coloquei o reparo.
Butija de ar, era de um volkswagen 7-110 que furou um, e como era duplo eu catei o que tava bom!
Mangueiras, para o rodoar ficou pequeno, iam jogar fora eu catei!!!
Meus caminhões ficam guardados em frente a uma oficina e moleiro, tudo que parece que dá pra ser usado eu pego.
Mais pra frente aproveitando o sistema do freio a ar, vou colocar um engate rápido pra colocar calibrador, buzina(pelo menos 3), colocar um sistema de 'molas' pneumáticas(inclusive tenho um que furou, não dá pra reaproveitar, mas dá pra ter uma idéia do que vou comprar). Se fosse só pra ter freio a ar, eu nem colocaria o sistema! Ah, e vou colocar um macaco pneumático no engate rápido, eu vi num jipe extremamente modificado, muito show! Vc põe o pneumático com pézinho e um gancho pra encaixar no eixo, aperta botão, pronto levantou o carro!
E é isso! uff!
Max se for usar para essa infinidade de modos, com certeza valerá sim a pena o custo pra instalar, principalmente se tiver facilidade pra conseguir as peças como vc mesmo citou.
Trabalho numa empresa de coletivos e vejo tanta coisa boa ir pra sucata sem poder aproveitar que chega a dar raiva, infelizmente não tenho sua facilidade então o melhor a fazer e botar minha viola no saco e ir ultilizando o sistema hidraulico com freio a disco nas quatro e servo assistido.:concordo:
maxdelta
21/11/2008, 20:29
Trabalho numa empresa de coletivos e vejo tanta coisa boa ir pra sucata sem poder aproveitar que chega a dar raiva, infelizmente não tenho sua facilidade então o melhor a fazer e botar minha viola no saco e ir ultilizando o sistema hidraulico com freio a disco nas quatro e servo assistido.:concordo:
Não é facilidade, pode se dizer que é cara-de-pau! Eu chego, "isso é lixo?" Então pego, e ninguém fala nada, afinal é lixo! Na realidade não sou o tipo de pessoa que gostariam de ver discutindo. Nem tudo que é lixo pra uns é lixo pra outros. Eu pego barras de ferro, que são jogadas em latão, pra reciclagem, mas eu ignoro e pego assim mesmo! Não sei nos coletivos atuais mas os antigos vc consegue valvula de escape, que cá pra nós é bem carinha, bem como butijas! A única coisa que não vale apena reaproveitar e aqui acho pra cacete é as conexões, apesar de serem caras, vale apena comprar, infelizmente são descartáveis, como quase tudo que fabrica hj em dia!
maxdelta,nao se esquece da valvula pedal,esta devera ficar no lucar do servo freio,
pense em utilizar reservatorio de oleo duplo,um pro sistema traseiro e outro pro dianteiro.
deste modo fica facil pra identificar futuros vazamentos.
utilizo apenas uma cuica,instalada proxima a caixa da bateria,acredito ser o suficiente,
instale um dispositivo de engate rapido na parede corta fogo,fica facil de ligar um jato de ar.no reservatorio instale um dreno tipo torneira,com saida de rosca,vc pode conectar uma pistola de pintura,utilizando o ar do reservatorio.
para instalação das buzinas é necessario utilizar valvula solenoide,uma valvula para cada,
digamos dispositivo,tenho uma que ocupa o espaço do farol todo,começa no farol direito e termina no esquerdo,so utilizo na estrada,
no painel instala umas chaves seletoras,assim consegue utilizar a buzina mais adequada a cada situação.
por enquanto é o que consegui inventar,falta:suspensao a ar,freio estacionario,ainda nao sei como adaptar,sugestoes serao bem vindas.
ate mais,
band lona81
eu sei um mecanico que faz e ele sabe aonde tem tudo as peças e não cobra caro acabei de fazer na minha ela vai sair da oficina com freio estacionario e fazendo tcha tche e é bom vc fazer com servo ar de 608 pra não ficar muito violento esta saindo pra mim serca de R$2500 porque não tinha compressor vai ficar loko e alem disso vc pode por busina a ar freio de motor no canão rodoar manqueira de ar na cabine da pra encher bola e tudo e fica um freio bom fica melhor que freio a disco com o alternador da besta ou de sprinter porque ele não faz vacuo suficiente e se tiver compressor é facio de fazer ar.
maxdelta
22/11/2008, 00:12
eu sei um mecanico que faz e ele sabe aonde tem tudo as peças e não cobra caro acabei de fazer na minha ela vai sair da oficina com freio estacionario e fazendo tcha tche e é bom vc fazer com servo ar de 608 pra não ficar muito violento esta saindo pra mim serca de R$2500 porque não tinha compressor vai ficar loko e alem disso vc pode por busina a ar freio de motor no canão rodoar manqueira de ar na cabine da pra encher bola e tudo e fica um freio bom fica melhor que freio a disco com o alternador da besta ou de sprinter porque ele não faz vacuo suficiente e se tiver compressor é facio de fazer ar.
aff, não tem virgula, fica dificil de ler!
Sua band não tinha compressor? Mas os motores mb314 e 364 geram ar, no caso vácuo é só inverter o sistema, que gera ar! A não se que seja motor 14b(não conheço o funcionamento desse motor, já que não tem pra caminhão), e aqueles motores massaricos que vinham nas primeiras toyotas.
Compressor de besta e splinter vc tem que adaptar um sistema pra que lubrifique internamente, colocando um reservatório e uma pequena bomba. Já que a band não possui compressor, o ideal é o compressor de ar condicionado que já se lubrifica automaticamente!
Adaptação de ar não é complicado, é só não deixar nenhum mané fazer! Aqui em Friburgo tem 3 pessoas que fazem a modificação e todos os três não ouvi nenhuma reclamação destes!
cRiPpLe_rOoStEr
22/11/2008, 00:21
sou meio receoso com freios a ar, prefiro o bom e velho sistema a óleo para quem gosta de conforto ou a varão (ou cabos flexíxeis) para quem não abre mão da durabilidade extrema...
maxdelta
22/11/2008, 01:45
Mudar, adaptar é dificil, mas em quase tudo que eu uso é sistema a ar, já dirigi caminhão sem freio a ar, hj dirijo caminhão com freio a ar, dirigi com freio e sem freio motor. Mas sem freio a ar é dificil eu dirigir novamente, vou colocar na band este sistema, mas o que eu realmente quero é o que citei mais acima!
Higor-PY
22/11/2008, 09:32
Cigano bem interesante sua ideia :concordo:
Maxdelta gostei das dicas, outro dia olhando para o motor da band notei o compressor e ja meio estressado que toda hora que ia abrir uma porteira tinha que afogar a bixinha, pensei num freio estacionario que temos nos caminhoes aqui ... rapaz vou pensar nisso :concordo:
maxdelta
22/11/2008, 11:44
Cigano bem interesante sua ideia :concordo:
Maxdelta gostei das dicas, outro dia olhando para o motor da band notei o compressor e ja meio estressado que toda hora que ia abrir uma porteira tinha que afogar a bixinha, pensei num freio estacionario que temos nos caminhoes aqui ... rapaz vou pensar nisso :concordo:
Só que se vc colocar aquele compressor pra gerar ar vai ter que mudar todos os freios, pq aquilo gera vácuo, se vc mudar os freios ficam inoperantes, então se colocar pra gerar ar vai ter que colocar todos os freios a ar!
Sua band não tinha compressor? Mas os motores mb314 e 364 geram ar, no caso vácuo é só inverter o sistema, que gera ar! A não se que seja motor 14b(não conheço o funcionamento desse motor, já que não tem pra caminhão), e aqueles motores massaricos que vinham nas primeiras toyotas.
Compressor de besta e splinter vc tem que adaptar um sistema pra que lubrifique internamente, colocando um reservatório e uma pequena bomba. Já que a band não possui compressor, o ideal é o compressor de ar condicionado que já se lubrifica automaticamente!
Adaptação de ar não é complicado, é só não deixar nenhum mané fazer! Aqui em Friburgo tem 3 pessoas que fazem a modificação e todos os três não ouvi nenhuma reclamação destes!
engano seu,o motor om 314 de 608 as toyotas a baixo de 80 é o filtro de oleo de motor que vai no lugar, e o comprenssor de ar condicionado não se lubrifica automaticamente, a minha era esse sistema e não fica bom.
maxdelta
22/11/2008, 20:47
engano seu,o motor om 314 de 608 as toyotas a baixo de 80 é o filtro de oleo de motor que vai no lugar, e o comprenssor de ar condicionado não se lubrifica automaticamente, a minha era esse sistema e não fica bom.
Desculpe eu ñ conheço a mecanica das bands de 82 pra trás. E o compressor de ar condicionado daqui e dos caminhões que eu trabalho, o compressor leva óleo ATF, internamente, e o óleo "corre" até outras extremidades, se vc chama isso de não lubrificar automaticamente, não sei como se chama!
primeiro que o compressor de ar condicionado nao ia trabalhar um dia enteiro, porque quando ele trabalha no ar condicionado ou no termokin ele trabalha com o gás que refrigera ele, e quando nao tem esse gás ele esquenta muito e trava deixando vc ná mão, se enforme mais um pouco.:grin::o:mrgreen::-D
mecamaniaco
23/11/2008, 13:01
Meca da uma olhada por aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=81675#post81675 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=81675#post81675)
Mas tem muito mais http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29301&highlight=freio+card%E3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29301&highlight=freio+card%E3)
E só ter paciência e pesquisar que tem bastante material pra tirar as duvidas Ok.:concordo:
Valeu colega, vou dar uma olhada por aqui!!!
Higor-PY
23/11/2008, 20:42
E isso ai maxdelta! Quando for fazer algo nao vou deixar sua consideraçoes de fora! As ideias do amigos foristas serao sempre bem vindas! Vlw!
maxdelta
23/11/2008, 22:07
primeiro que o compressor de ar condicionado nao ia trabalhar um dia enteiro, porque quando ele trabalha no ar condicionado ou no termokin ele trabalha com o gás que refrigera ele, e quando nao tem esse gás ele esquenta muito e trava deixando vc ná mão, se enforme mais um pouco.:grin::o:mrgreen::-D
Aprendeu a usar virgula:dance:!
O sistema a que eu refiro, é um sistema de compressão com compressor de ar condicionado que eu vi numa oficina aqui perto, o rapaz fez um sistema que não necessita de valvula de escape, apesar de ter por segurança, só explicando que nesse veículo chevrolet monza o compressor funciona pra comprimir ar pra uma bolsa, que é a mola do carro e pra buzina: Ele colocou uma valvula solenóide que quando é necessário ar comprimido o compressor ativa, e gera o ar, não necessitando mais ele se desativa. Lindo o sistema, o rapaz usou um compressor de ar condicionado, valvulas solenóides de truck, e um extintor pra armazenar o ar, ah e um manômetro pra enfeitar mais o carro! Bem engenhoso o sistema.
Se vc usar um sistema semelhante o compressor não irá se esquentar, logo não haverá problema algum!
Aprendeu a usar virgula:dance:!
O sistema a que eu refiro, é um sistema de compressão com compressor de ar condicionado que eu vi numa oficina aqui perto, o rapaz fez um sistema que não necessita de valvula de escape, apesar de ter por segurança, só explicando que nesse veículo chevrolet monza o compressor funciona pra comprimir ar pra uma bolsa, que é a mola do carro e pra buzina: Ele colocou uma valvula solenóide que quando é necessário ar comprimido o compressor ativa, e gera o ar, não necessitando mais ele se desativa. Lindo o sistema, o rapaz usou um compressor de ar condicionado, valvulas solenóides de truck, e um extintor pra armazenar o ar, ah e um manômetro pra enfeitar mais o carro! Bem engenhoso o sistema.
Se vc usar um sistema semelhante o compressor não irá se esquentar, logo não haverá problema algum!
vc é professor de portugues:twisted::mrgreen::mrgreen:
mais no caso da suspenssão a ar ele ñ usa toda hora igual usa o freio, ele esquenta demais e acaba travando e deixando o otario na mão.:parede::concordo::concordo::D
maxdelta
24/11/2008, 13:42
vc é professor de portugues:twisted::mrgreen::mrgreen:
Não, mais fica fácil de entender, quando a frase está bem pontuada!
Se eu fosse corrigir erros de português eu teria de ficar o dia todo no fórum!
mais no caso da suspenssão a ar ele ñ usa toda hora igual usa o freio, ele esquenta demais e acaba travando e deixando o otario na mão.:parede::concordo::concordo::D
Mas a buzina ele usa muito, e freio, bem eu tb não uso muito! O freio de band já me decepcionou muito, então uso reduzo pela caixa, e só uso o freio pra parada total! Nesse sistema desse rapaz, funcionaria tb o freio, exceto por aquelas pessoas que descansam o pé no freio, ou que pisa mais no freio do que no acelerador, muito comum em grandes cidades.
eu tambem ñ uso muito freio, mais a questão é que ele vai funcionar direto quer vc quera ou ñ.
maxdelta
26/11/2008, 13:23
eu tambem ñ uso muito freio, mais a questão é que ele vai funcionar direto quer vc quera ou ñ.
Concordo afinal é gambiarra, tem que ficar bem feito pra não dá dor de cabeça(ou susto) depois.
O ideal mesmo é quem tem motores mbs, interessados nessa mudança aproveitarem o sistema compressor do próprio motor! Este sistema qualquer mecânico de caminhão pode realizar as modificações. Mas o bom é pegar uma excelente cuica, e fazer uma excelente regulagem, já vi gambiarras (mal)feitas em 608 em que o pedal de freio fica que nem um tijolo. Já me falaram de algumas bands tb! Eu vou usar a cuica do vw 15-180, mas se eu achar um de 608 reconsidero e coloco o de 608, que já é apropriado pra adaptações!
filipebond
26/11/2008, 15:40
Meus amigos,
to acompanhando esse topico, mas acho q ta meio confuso... Qual seria a melhor opção se freio a discos ou freio a ar
se for freio a ar qual o sistema mais facil de instalar, melhor e mais seguro a ser utilizado?
Filipebond
Rapaz, o negocio é o seguinte...
Se por acaso sua band tiver hidrovacuo, uma opção barata e facil é de colocar o freio a disco nas quatro, q sairia por menos de 3000 conto com instalação.
Mas se vc não quizer gastar muito coloca o disco na dianteira q tbm fica uma blza e ainda por cima só gastaria a metade.
Já com freio a ar, teve relato daqui do forum q é só encostar o pé no pedal q freia.
Mas eu acho q depende da disponibilidade das peças...
Valeu
Allan Nielsen
26/11/2008, 21:32
Este assunto de freios diversos sempre surge por aqui e causa duvidas pros que não conhecem.
Existem basicamente dois tipos de freios, que são disco e tambor.
Agregado ao freio pode existir a "assistencia", os chamados freios servo assistidos, que normalmente são a vacuo ou ar comprimido. A "assistencia" NÂO MELHORA em nada a eficiencia do freio, apenas dá mais conforto ao motorista, ajudando-o atravez de uma força externa (vacuo ou ar comprimido) a "pisar" no pedal.
A eficiencia de um freio esta no correto dimensionamento do conjunto, e não se é a disco ou a tambor, e muito menos se é assistido.
Se vcs tem problemas com a eficiencia dos freios, em nada adianta instalar hidrovacuo, ar comprimido etc, se não resolver o problema real; seja ele no incorreto dimensionamento disco/pinças, tambores/lonas gastos, ovalados, burrinhos prendendo etc.
Se é por conforto, ai sim estão no caminho certo.
Abs
Concordo afinal é gambiarra, tem que ficar bem feito pra não dá dor de cabeça(ou susto) depois.
O ideal mesmo é quem tem motores mbs, interessados nessa mudança aproveitarem o sistema compressor do próprio motor! Este sistema qualquer mecânico de caminhão pode realizar as modificações. Mas o bom é pegar uma excelente cuica, e fazer uma excelente regulagem, já vi gambiarras (mal)feitas em 608 em que o pedal de freio fica que nem um tijolo. Já me falaram de algumas bands tb! Eu vou usar a cuica do vw 15-180, mas se eu achar um de 608 reconsidero e coloco o de 608, que já é apropriado pra adaptações!
Maxdelta se quiser posso falar com o mecanico q fez da minha, se a sua band.tiver o comprenssor vai ficar uns R$1500,00 pra sair com maneco e tudo mais igual ao de caminhao, vc nem esquentar a cabeça com peça, agora se ñ tiver o compressor vc vai gastar R$2350,00 foi o que gastei na minha,o mecanico é muito bom fica sertinho.
meu e-mail é deneroliveira@ymail.com fecho
valeu.:wink:
maxdelta
26/11/2008, 22:58
Maxdelta se quiser posso falar com o mecanico q fez da minha, se a sua band.tiver o comprenssor vai ficar uns R$1500,00 pra sair com maneco e tudo mais igual ao de caminhao, vc nem esquentar a cabeça com peça, agora se ñ tiver o compressor vc vai gastar R$2350,00 foi o que gastei na minha,o mecanico é muito bom fica sertinho.
meu e-mail é deneroliveira@ymail.com fecho
valeu.:wink:
Valeu, mas por enquanto não, tem gente que faz esses negócios por aqui tb, jandira é muito longe!
Meu objetivo é colocar freio a disco nas 4, se o dinheiro permitir; só que na traseira eu quero algo bem especifico, quero aqueles freios a disco de carro, que possuem freio de mão e freio comum, quero fazer aquela gambiarra do 'bloqueio' tipo do gurgel, além de colocar um disco de freio no freio de mão depois da t-case, só depois disto tudo é que vou colocar o ar!
O ar vai ser pra ficar mais 'macio' o 'bloqueio', bem como buzina e demais gambiarras.
Dependendo de como ficar o 'bloqueio' de gurgel, eu até penso em colocar em forma de botão, já que o ar vai deixar o sistema mais "confortável".
Além de deixar o carro com barulhinhos tsi, tsi, adoro isso em caminhão.
Podem dizer: "fica mais barato vc comprar o bloqueio!!!" Mas eu gosto de inventar então faço do "modo mais caro". Engraçado, que não é tão caro, visito o ferro-velho constantemente.
A sete anos eu fiz uma lista das coisas que eu gostaria de ter na band, vamos dizer que já tenho 6/10. Falta muito né, nesses próximos 7 anos vou me esforçar!
André CO
01/12/2008, 11:16
Maxdelta, to pensando em colocar sistema a disco no freio de mão.
Li aqui um tópico onde colocaram num cj5, não sei se tem pra band...
Voce sabe de alguma coisa? Acho que não terei verba para por sete sistema todo cidado por voce logo acima, mas um dia quem sabe.
Uma coisa de cada vez...
abs
maxdelta
01/12/2008, 15:11
Maxdelta, to pensando em colocar sistema a disco no freio de mão.
Li aqui um tópico onde colocaram num cj5, não sei se tem pra band...
Voce sabe de alguma coisa? Acho que não terei verba para por sete sistema todo cidado por voce logo acima, mas um dia quem sabe.
Uma coisa de cada vez...
abs
Já vi numa band e a duração do disco é eterna! Tenho interesse em colocar, mas ainda não achei um disco e uma pinça que seja no tamanho ideal. Eu estava pensando no disco traseiro do kadet, só usar o acionamento de freio de mão, além do que o disco ser pequenino!
No grupo toyoteiros tem uma explicação segue o link, mas vc tem que ser cadastrado no toyoteiros:
http://groups.google.com.br/group/TOYOTEIROS/browse_thread/thread/e74172c952403661/3434070cd8fe745b?hl=pt-BR&lnk=gst&q=freio+de+m%C3%A3o+a+disco#3434070cd8fe745b
ou então cadastre no toyoteiros e busque freio de mão a disco!
Lá tem fotos!
Prezado,
Conhece o mecanico Marquinho (moreno) ai em Friburgo? Fiz serviço com ele ha muito tempo e perdi o contato. Preciso do telefone dele.Na época tinha uma Band (tive 2) e agora com um Troller estou precisando dos serviços do marquinho. Se puder me ajudar!!!