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Ver Versão Completa : Rural Fervendo



Emerson s
19/11/2008, 15:24
Pessoal, acabei de montar uma rural, ela esta linda, falta apenas a parte interna. O motor foi todo feito:concordo:, caixa tambem:concordo:, porem fiz o primeiro passeio, uns 10 km de transito, mais uma subida de 5 km, e quando chegamos no topo do morro, o motor tava quase fervendo:(. Ja tinha percebido que nas voltas na quadra que dei antes, a agua do radiador estava com aspecto de ferrugem na cor. Enfim, fiz um novo passeio, agora de mais ou menos 30 km e o motor ferveu,:evil: queimou cabeçote e ta na oficina:(. Minha duvida, por que será que ta fervendo se tudo foi feito? se o motor é origina bf, a ventuinha original, teoricamente nao poderia dar problema, pois sabemos que na epoca a rural fazia grandes percursos, inclusive buscando mercadorias em sao paulo e distribuindo no rio grande do sul, conforme eu levantei em sites que falam da historia da rural. Alguem tem alguma dica?:rolleyes:

Kakiko
19/11/2008, 17:26
Ola amigo
Sera que a bomba dagua esta funcionando? Aparentemente não esta recirculando agua no motor...voce ja fez uma limpeza no sistema? radiador, tubulaçao do motor, etc?

Zepi
19/11/2008, 19:43
Concordo com o colega...em retífica, normalmente não mexem na bomba d'água...
Abs

ACB2004
19/11/2008, 20:29
Concordo com os colegas.O motor ficou novo,mas a bomba...E o radiador então..Normalmente as retíficas nem sabem o que é um radiador.Se eu fosse vc mandava varetar o radiador em uma oficina especializada.Lá eles de cara, vão te dizer se existe algum problema grave no bicho.Depois de devidamente revisado, coloque um bom aditivo para conter a ferrugem.

Emerson s
19/11/2008, 20:54
Aí é que esta o problema, o radiador foi revisado, pague 60 latas pela revisão, e a bomba da´gua coloquei nova. :shock:

Zepi
19/11/2008, 22:36
Bem, então vamos eliminar esses dois, supondo que eles estejam funcionando como deveriam.
Vamos ver: quando ferveu tinha água o bastante no radiador?Tem termostática?É nova?
Quem deu o aperto no cabeçote?Houve reaperto?Qual a altura do seu cabeçote?(se estiver com menos de 80mm...aí fu..)Como está o ponto de ignição?Foi plainado o cabeçote e o bloco?A que temperatura chegou?(o marcador original não é confiavel..já andei a 120°C)
Qual é a marca da junta?Considere também o fato de não ter ocorrido necessariamente super aquecimento antes da queima da junta.( aperto incorreto, má qualidade da junta...)
A ferrugem é maléfica ao motor, mas, ela por si só, não causa super aquecimento em um motor retificado...
As vezes mesmo nova uma peça pode estar com defeito...

Abs

Marco-Maga
19/11/2008, 22:40
Aí é que esta o problema, o radiador foi revisado, pague 60 latas pela revisão, e a bomba da´gua coloquei nova. :shock:

Amigo, a helice de resfriar o motor é presa por 4 parafusos no motor, certo? a sua é de quantas pás? 4 ou 6? Ela é de ferro ou aluminio? O problema pode estar ai.
Outra coisa, vc disse que fez motor e fez o radiador e gastou 60k, como vc explica a ferrugem que apareceu? Tem certeza que o cara fez mesmo o radiador? Pq, pelo que vc disse que gastou acho muito barato pra ter feito o radiador, fiz um aqui em SP e gastei 120k mas ficou novo.
Segue foto dele do meu radiador reformado e da Helice que te falei.

Abs.

trovãojeep
19/11/2008, 23:09
quando o bf do meu jeep fervia, arrumei o radiador, coloquei uma helice de 5 pas de ferro, e fiz uma chapa em volta do radiador para que o vento da helice não se descipasse e foce direto pro radiador, alem de checar o ponto( nesses motores bf161 o ponto é importantissimo para o bom funcionamento, senão esquenta mesmo) depois disso não tive mais problemas

santistadoente
20/11/2008, 00:09
Tive varios problemas de aquecimento,:parede: mais sempre com velocidade acima de 100 km, mandei instalar uma ventoinha elétrica:idea:, troquei a valvula termo, e mantive a helice mecanica, só que coloquei uma mais leve de plastico, posso andar em alta que não aquece mais,:palmas: fiz a limpesa do radiador, tem que fazer a mistura com um aditivo mais na proporção certa, ai um abraço, logico tomando todas as providencias que os colegas te passaram!
Boa sorte ai, mais eu vou trocar esse motor BF, pois é um motor para dinossauro, não cabe mais nos dias atuais!:!:

Ronaldo Petri
20/11/2008, 06:16
sei que é uma coisa boba, mas já vi acontecer....você verificou se a hélice está trabalhando do lado correto?

Emerson s
20/11/2008, 09:50
Então, seguinte:

-Tinha agua no radiador ( com aquele aspecto de ferrugem)
- Não tem termostática ( meu meca acha que é pior colocar)
- Meu meca regulou tudo,apertou, colocou junta Sabó
- Não se como estão os pontos igni. e cabeçote :parede:
- O cabeçote é de ferro, e meu meca falou que não precisa plainar ( ele tá me enrolando?)
- Passou dos 100 graus


-Quanto as hélices do radiador, são de 6 pas, de ferro, estão pro lado correto
- Meu meca justificou a ferrugem na agua por que o motor estava parado a 2 anos, e não se consegue limpar as galerias onde passa agua de forma 100 %, ele disse que deve ser dali que vem a ferrugem. ( outra enrolação?)


Hoje vou la ver o que deu e se ele arrumou. acho que vou tentar colocar uma ventuinha elétrica, mas o que me deixa intrigado é o seguinte, se o motor é origina, radiador tambem, esse motor fazia longas viagens, por que atualmente ele superaquece?

Zé Renato
20/11/2008, 11:34
É provavel o problema ser mesmo no circúito de refrigeração.Porém, mesmo tendo feito reparo geral e o motôr esquenta, verifique tudo novamente.

1- vêja se a gua circula mesmo! (" bomba nova",pode não funcionar)
2- vêja se a àgua flúi normalmente pelo radiador( solte o mangote superior e inferior, tampone o superior e despeja àgua pela tampa, vêja se ela sai rapidamente por baixo ou se demora !)
3- vêja se a ventoinha enpurra ar quente ou puxa ar frío para o radiador!
Só lembrando, que tôdo motôr, após passar por retífica,deve passar por amaciamento, e sempre testado o fucionamento antes de se aventurar.

Deixe fucionando bastante tempo na lenta, ele deve manter a temperatura
dentro do normal, se esquentar "ferver" tem algo errado! :concordo:

santistadoente
20/11/2008, 15:55
Então, seguinte:

-Tinha agua no radiador ( com aquele aspecto de ferrugem)
- Não tem termostática ( meu meca acha que é pior colocar)
- Meu meca regulou tudo,apertou, colocou junta Sabó
- Não se como estão os pontos igni. e cabeçote :parede:
- O cabeçote é de ferro, e meu meca falou que não precisa plainar ( ele tá me enrolando?)
- Passou dos 100 graus


-Quanto as hélices do radiador, são de 6 pas, de ferro, estão pro lado correto
- Meu meca justificou a ferrugem na agua por que o motor estava parado a 2 anos, e não se consegue limpar as galerias onde passa agua de forma 100 %, ele disse que deve ser dali que vem a ferrugem. ( outra enrolação?)


Hoje vou la ver o que deu e se ele arrumou. acho que vou tentar colocar uma ventuinha elétrica, mas o que me deixa intrigado é o seguinte, se o motor é origina, radiador tambem, esse motor fazia longas viagens, por que atualmente ele superaquece?

Coloca a ventoinha, e não esquece de fazer um tunel de vento direcionando o ar pra o radiador, eu coloquei a ventoinha na frente do radiador, não no compartimento do motor, na realidade esse motor foi feito para andar em estradas de terra, onde a velocidade não atingia picos altos,a 30 anos atraz, as estradas não tinham o desenho de hoje, não eram de alta velocidade, outra coisa , depois que eu aumentei a relação de 8:43,para 9:44, melhorou mais ainda, hoje não tenho mais aquecimento no maximo 90 graus, faz o que esta sendo escrito aqui , pelos colegas que teu problema resolve!:pensativo:
abraço!

Emerson s
21/11/2008, 11:16
Pessoal, agradeço a ajuda de todos, mas ainda não acabou..:parede:
Ontem fui no meca, " pode pegar a rural, tenho certeza absoluta que o problema foi resolvido" :palmas:
Deixei meu carro na oficina mesmo, disse pro meca que eu iria dar uma volta para testar a rural. fui a BR 101, andei 13 km e ferveu :putz:. Novamente queimou o cabeçote!!. Acho que o problema é mais sério, mesmo se colocar a ventuinha, pelo tempo curto que ferveu acho que não adiantaria. Foi denovo pro meca, ele vai tirar o cabeçote e mandar uma retifica analisar se há alguma trinca ou outro problema. Quando eu comprei a rural, o motor estava fora, e alem do cabeçote que estava no motor ,tinha outro de maverick dentro da rural, o que fez nos suspeitarmos de alguma coisa errada com o cabeçote. Bem, vamos ver o que acontece, depois eu posto a sequencia dos fatos. ( po, to desanimando) Quando resolver isso, dai eu penso em colocar mais uma ventuinha eletrica como preventivo. Que vcs acham, ta certo meu caminho?

Zepi
21/11/2008, 12:34
Putz....cara se tiver como conseguir um cabeçote bom emprestado...assim se ferver já elimina o cabeçote.Meça a espessura do cabeçote, para ver se não está muito taxado...( acho difícil, mas...)
E reveja como está o sistema de arrefecimento, como foi dito por um colega.
Mas se quer um conselho( minha opinião)....joga no mato esse motor e põe um opala 4cc, e não se incomoda mais, mas é minha opinião, o que eu faria hoje depois de já ter um wilys.

Boa sorte!

carlossc
21/11/2008, 20:23
Meu palpite que o problema esteja no bloco, pois para queimar a junta deve haver uma falha nele ou no cabecote, minha rural deixava entrar agua no oleo, ate que um dia queimou a junta entre o 5 e 6 pistao, mandei o cabecote pra retifica fiz exame completo no cara e nao achamos nada, apos relutar muito mandei o bloco pra exame, ai bingo, estava tao empenado que passava uma folha de caderno dobrada em quatro partes, o meu maior problema foi acreditar no mecanico que dizia que era impossivel empenar bloco de willys, ai perdi muito tempo ate ficar com o bicho em dia...

Axo q se mandar examinar os dois e a melhor saida.

Marco-Maga
21/11/2008, 22:34
Putz....cara se tiver como conseguir um cabeçote bom emprestado...assim se ferver já elimina o cabeçote.Meça a espessura do cabeçote, para ver se não está muito taxado...( acho difícil, mas...)
E reveja como está o sistema de arrefecimento, como foi dito por um colega.
Mas se quer um conselho( minha opinião)....joga no mato esse motor e põe um opala 4cc, e não se incomoda mais, mas é minha opinião, o que eu faria hoje depois de já ter um wilys.

Boa sorte!

Concordo em numero genero e grau...alem de ter um bom motor se colocar o de opala 4cc vai ganhar mais velocidade..mas pegue um com nota fiscal.

Abs.

santistadoente
21/11/2008, 22:59
Putz....cara se tiver como conseguir um cabeçote bom emprestado...assim se ferver já elimina o cabeçote.Meça a espessura do cabeçote, para ver se não está muito taxado...( acho difícil, mas...)
E reveja como está o sistema de arrefecimento, como foi dito por um colega.
Mas se quer um conselho( minha opinião)....joga no mato esse motor e põe um opala 4cc, e não se incomoda mais, mas é minha opinião, o que eu faria hoje depois de já ter um wilys.

Boa sorte!

Segue o conselho, não perde tempo com esse motor,:parede: eu me arrependi até o ultimo fio de cabelo, de ficar fuçando nele, depois bate o arrependimento, segue o conselho dos especialistas e troca ele!
Boa sorte!

ruraljeep4x4
22/11/2008, 19:36
Boa Noite
De Fato A Troca Do Motor é Mais Indicada.
Dê Uma Olhada Na Tampa Do Radiador.se Não For De 7 Libras Ou Estiver Com A Mola Cansada,pode Deixar Sair Pressão E Diminuir A Quantidade De água,super Aquecendo.o Ponto De Ignição Tambem é Importante,a Regulagem Do Carburador ,assim Como A Lubrificação.verifique Se O Oleo Esta Subindo Para O Comando De Valvulas Pela Tubulação Externa De Metal.

ruralbraba1965
23/11/2008, 18:58
amigo, de uma olha na pressao do oleo, pois a bomba de oleo pode nao estar boa, e como voce fez o motor, com certeza ele esta todo justo. necessitando portanto de boa lubrificaçao.
o motor bf e um bom motor, mais temos que saber usa-lo. a velocidade maxima de cruzeiro e 70 km/h.

cuidado também, com os freios podem estar prendendo, e força todo o conjunto motor.:idea::idea:

Emerson s
25/11/2008, 09:05
Pessoal, desmontamos o cabeçote, comparamos com outro cabeçote, vimos que o que estava na rural esta muito mais baixo que o outro. Ou seja, meu meca falou que provavelmente o motor estava trabalhando em alta compressão, talvez por que o cabeçote ja tinha passado por varias outras retificas anteriormente. Vamos montar talvez ainda essa semana, esta regulando valvulas etc, e depois eu falo como ficou.

jijoe_78
27/11/2008, 10:47
Ôpa!
NAda de Blz, hein Emerson?
Cara, antes de ler este teu post eu já ia comentar sobre a verificação da taxa de compressão do motor! E é um troço tão simples e barato, que qualquer mexânico deveria ter. Basta tirar as velas do motor e encaixar o bico da mangueira ligada num manômetro de mão!!! Os valores normais ficam entre 145 e 160 PSI a 2500 rpm (torque máximo).
Esse problema de super-aquecimento só pode ser alta taxa com o cabeçote rebaixado, pois o BF é todo em ferro fundido que é uma nhaca p´ra troca de calor. Ele absorve muito mais do que troca. Pq hoje os motores são de alumínio? Só por causa do peso? Não...
A solução neste seu caso, caso seja alta taxa, é mandar fazer uma junta especial para manter a altura original ou no máximo 1 mm a menos. A taxa do BF é baixa, em torno dos 7,6:1 e aceita no máximo uns 8,5 ou chutando alto 9:1! Acima disso só andando no álcool, que é um combustível bem mais frio e não tem problema de auto combustão (fenômeno da famosa batida de pino).
Depois de montar o cabeçote, faça o mecânico verificar a taxa com os valores que mandei logo acima. Não sai com o carro p´ra andar! Ah, e outro detalhe, a temperatura normal de funcionamento fica entre 70 e 80 graus. A máxima não pode passar de 104!!!
E antes de tudo isso, reveja giclagem da carburação e filtro de ar. Se a mistura estiver pobre (menos combustível) o motor superaquece.
O ponto de ignição tb é muito importante, devendo ficar na marca de 5 graus ou 7 caso o cabeçote seja original!
[]´s e boa sorte!

Emerson s
28/11/2008, 19:46
Pessoal, trocamos o cabeçote, e colocamos uma ventuinha na frente do radiador tambem. No primeiro teste, 30 kilometros na auto estrada, tudo certo, a temperatura manteve-se em 85 graus. Porem a velocidade média foi de 60 km/h, se passava dos 70, a temperatura ja chegava aos 90 graus. vou fazer outros testes no fim de semana, depois eu falo.

Ronaldo Petri
29/11/2008, 15:48
Meu amigo, antes de apelar para a ventuinha na frente do radiador, continue tentando descobrir, até você conseguir. Pois uma ventuinha tem que dar conta do recado. Eu tenho uma ventuinha elétrica na frente do radiador mas é só para casos de emergência, como trilhas pesadas por exemplo, e mesmo assim raramente ela liga.

Não desista

jijoe_78
01/12/2008, 13:18
Pessoal, trocamos o cabeçote, e colocamos uma ventuinha na frente do radiador tambem. No primeiro teste, 30 kilometros na auto estrada, tudo certo, a temperatura manteve-se em 85 graus. Porem a velocidade média foi de 60 km/h, se passava dos 70, a temperatura ja chegava aos 90 graus. vou fazer outros testes no fim de semana, depois eu falo.

Ôpa!
Emerson, além do que eu já mencionei no post anterior, será que seu motor também não está encrustrado de sujeira? Se a bomba d'água é nova, use aqueles produtos de limpeza para dar uma geral. Mas cuidado, antes verifique se seu radiador está bom o suficiente para aguentar um produto destes. Não precisa rodar uma semana com o produto no carro, bastando somente dois dias no máximo ligando o motor ou andando com ele. Se andar um dia o dia inteiro, tb é o suficiente. Depois de usado o produto, enxague bem todo o sistema e adicione água filtrada com 30% de aditivo para radiador. Mais que isso é bobagem.
Outro detalhe: seu radiador não está todo pintado? Inclusive nas varetas? Ou então não tem guias fechadas pq estavam com vazamento? Quando vc tira a tampa do radiador com o motor ligado consegue ver um turbilhão de água passado? Se sim, sua bomba está ok. Se não, pode desmontar e ver o que tem de errado (mesmo que nova!).
[]´s!

Zepi
05/12/2008, 05:55
Ôpa!
NAda de Blz, hein Emerson?
Cara, antes de ler este teu post eu já ia comentar sobre a verificação da taxa de compressão do motor! E é um troço tão simples e barato, que qualquer mexânico deveria ter. Basta tirar as velas do motor e encaixar o bico da mangueira ligada num manômetro de mão!!! Os valores normais ficam entre 145 e 160 PSI a 2500 rpm (torque máximo).
Esse problema de super-aquecimento só pode ser alta taxa com o cabeçote rebaixado, pois o BF é todo em ferro fundido que é uma nhaca p´ra troca de calor. Ele absorve muito mais do que troca. Pq hoje os motores são de alumínio? Só por causa do peso? Não...
A solução neste seu caso, caso seja alta taxa, é mandar fazer uma junta especial para manter a altura original ou no máximo 1 mm a menos. A taxa do BF é baixa, em torno dos 7,6:1 e aceita no máximo uns 8,5 ou chutando alto 9:1! Acima disso só andando no álcool, que é um combustível bem mais frio e não tem problema de auto combustão (fenômeno da famosa batida de pino).
Depois de montar o cabeçote, faça o mecânico verificar a taxa com os valores que mandei logo acima. Não sai com o carro p´ra andar! Ah, e outro detalhe, a temperatura normal de funcionamento fica entre 70 e 80 graus. A máxima não pode passar de 104!!!
E antes de tudo isso, reveja giclagem da carburação e filtro de ar. Se a mistura estiver pobre (menos combustível) o motor superaquece.
O ponto de ignição tb é muito importante, devendo ficar na marca de 5 graus ou 7 caso o cabeçote seja original!
[]´s e boa sorte!


Posso estar engando, mas isso que se faz colocando um manômetro no orifício da vela é para medir a "pressão média na câmara".Agora, "taxa de compressão", é a relação de quantas vezes é comprimida a mistura( combustível/ar) admitida no motor, no momento do PMS( ponto máximo superior) do pistão.
Abs

Lucas Nassif
05/12/2008, 10:17
Posso estar engando, mas isso que se faz colocando um manômetro no orifício da vela é para medir a "pressão média na câmara".Agora, "taxa de compressão", é a relação de quantas vezes é comprimida a mistura( combustível/ar) admitida no motor, no momento do PMS( ponto máximo superior) do pistão.
Abs

X2!!!

Usando manometro de mão, vc mede a compressão, e não a taxa!!

Para verificar a taxa tem que tirar o cabeçote fora, e medir o volume da câmara e fazer as contas.

Mas para saber se o cabeçote tá rebaixado ou não, é só medir a altura dele. Eu só não sei a medida original, mas isso os experts devem saber.

:concordo:

jijoe_78
05/12/2008, 10:51
Ôpa!
Retificando: realmente com manômetro se mede a pressão da câmara em PMS no momento de compressão pré-ignição.
A taxa é derivada do volume ar+combustível que o cilindro puxa para dentro da câmara.
[]´s!

Zepi
06/12/2008, 17:12
Se bem me lembro a altura do cabeçote original é 82mm!

Abraço

Emerson s
07/12/2008, 23:43
Pessoal, ok, andei com a Rural 55 km entre jlle e Jaragua, subi alguns morros e ela não ferveu mais, a temperatura manteve-se em 85 graus. Apenas no morro, subindo em torno de 2,5 km, ela começou a passar dos 90 graus. Fiquei preocupado e estacionei. Perguntas: 1-Andando a 70km a temperatura se mantem ,passando disso é normal a temperatura subir? 2- a temperatura passou dos 90 depois de um trecho de subida, se o trecho for muito longo de subida, é normal ela ferver? ou ela tem que aguentar a subida? 3- O que mais pode ser feito para segurar a temperatura em longas subidas? é aconselhavel subir com o motor em baixa ( menos giro, porem mais força) ou alta rotação ( mais leve, porem girando mais)? 4 - Passar o motor para alcool ajuda a reduzir a temperatura? Agradeço a ajuda de todos...

jijoe_78
09/12/2008, 10:55
Pessoal, ok, andei com a Rural 55 km entre jlle e Jaragua, subi alguns morros e ela não ferveu mais, a temperatura manteve-se em 85 graus. Apenas no morro, subindo em torno de 2,5 km, ela começou a passar dos 90 graus. Fiquei preocupado e estacionei. Perguntas: 1-Andando a 70km a temperatura se mantem ,passando disso é normal a temperatura subir? 2- a temperatura passou dos 90 depois de um trecho de subida, se o trecho for muito longo de subida, é normal ela ferver? ou ela tem que aguentar a subida? 3- O que mais pode ser feito para segurar a temperatura em longas subidas? é aconselhavel subir com o motor em baixa ( menos giro, porem mais força) ou alta rotação ( mais leve, porem girando mais)? 4 - Passar o motor para alcool ajuda a reduzir a temperatura? Agradeço a ajuda de todos...

Ôpa!
Emerson, em subidas onde se precisa de potência é normal subir a temperatura até uns 92/95 graus. Mas não deve passar disso não. O ideal seria um termômetro laser para ver quais as temperaturas em alguns pontos do motor e radiador para tentar identificar pontos críticos.
No caso de subidas, é preciso avaliar como está seu carro. Eu acho que o mínimo seria 60km em 4a. marcha. Se baixar mais o giro, jogue uma terceira. Ou seja, pode manter numa boa a rotação nos 3000 rpm onde se tem o torque máximo disponível.
Transformar o motor no álcool pode te trazer mais complicação do que solução. Tem que trocar carburador, mexer no cabeçote, trocar velas (mais quentes), etc. Talvez até piore o problema de aquecimento e nunca mais vai conseguir voltar o motor para original. Sem falar em gastos.
Como eu te disse, é melhor distribuir o problema em blocos específicos e verificar.
Por exemplo, Alimentação, refrigeração, motor. Pegue os dados originais e compare com os testados no carro. Depois se for necessário, pode-se entrar em detalhes até chegar no problema.
[]´s!

FIDELIS
09/12/2008, 21:42
Amigos,

Na minha JEEP pick-up, acho que depois de quase um ano de sofrimento e testes está resolvido o problema do aquecimento do motor 4.1 gm álcool/gnv; instalei um radiador da rural novo com colméia de 5 carreiras e não resolveu; por último foi instalado o radiador da A-20 que é alto e largo porém com colméia de 3 carreiras e com a hélice de 6 pás também da pick-up A-20 e acho que resolveu. Andei hoje no transito uns 30 km com o AC ligado e em marchas mais reduzidas (3ª e 4ª) passando raramente a 5ª, e a temperatura não passou dos 85°C, onde em 5ª andando entre 50 e 60km a tamperatura abaixava até 75°C.

Vou andar mais uns dias no transito, que na minha Cidade é sempre lento e darei o veredito; estou chegando a conclusão que radiador ideal é o que tem maior área e não volume.

Em tempo, na frente do condensador do AC tem uma ventoinha elétrica que fica sempre ligada quando o AC é ligado, e também a ligo em um interruptor quando o AC está desligado.


Abs.

o cara da rural 67
11/12/2008, 15:18
Amigos
tenho uma rural com bf 161 que uso em trilhas e passeios. senti que ela esquentava na estrada e em estradas lentas ficava normal. fiz limpeza de radiador e melhorou muito. instalei ventoinha do Ap pela frente do radiador para emergencias, ligado numa chave manual no painel (quase não uso).
Agora na estrada, num dia de extremo calor 40ºC e andando a mais de 90 por hora (morro a baixo ) ela esquenta um pouco, voltando ao normal quando se volta por 70/80

um abraço a todos
eduardo

Emerson s
04/01/2009, 15:37
Pessoal, esta tudo certo com rural, não aqueceu mais e fiz viagens de 110 km durante as férias, deu tudo certo. Coloquei ela a venda, por que quero fazer viagens mais longas ainda, talvez uruguai e argentina, e pra isso quero um 4x4 mais novo, com maior velocidade.

abraços e obrigado