Ver Versão Completa : Motor Toyota 3.0 D4-D - busco informações técnicas
Elmer_Jeep
19/11/2008, 13:42
Srs, onde posso encontrar informações técnicas sobre o motor da Hilux 3.0 D4D pois apareceu um aqui na Retífica pra recondicionar e não tenho nada sobre este modelo nos catálogos de motor até de 2008...
Alguém já viu um desses desmontado ? A regulagem da folga de válvulas vai dar um trabalho horrível...
[]'s
Elmer,
Tentou com o Urbano? Ele transplantou um desses para a Hilux antiga...
[]'s
Elmer_Jeep
19/11/2008, 17:54
Valeu Bridi, mandei MP pra ele.
Entrei em contato também com o SINDIREPA/SP e veja qual foi a resposta:
Subject: Informação Técnica
Date: Wed, 19 Nov 2008 17:00:16 -0200
Boa tarde Elmer,
Ainda não temos as especificações de medidas para este motor, apenas os torques de aperto.
Att.
Fernando E. Poladian
Coordenador Técnico
Centro de Documentação e Informação
SINDIREPA-SP
E-mail: cdi1@sindirepa-sp.org.br
Fone: 0800-554477
www.sindirepa-sp.org.br
Estou baixando a tabela de torque e vou ja anexar aqui.
[]'s
Elmer_Jeep
19/11/2008, 18:02
Estou anexando a tabela de torque que o Sindirepa/SP me enviou, mas to com receio de não ser pra este motor...
murilloaquino
19/11/2008, 18:38
Pelo nome do motor lá da pra saber...O outro 3.0 da toyota mais antigo que não é common-rail e tem cabeçote 8 v é o 1-kzte
Elmer_Jeep
19/11/2008, 19:11
Valeu Murillo, eu não conhecia essa outra referencia de identificação, pesquisando no google encontrei a confirmação:
Ficha técnica
Motorização
Motor Toyota 3.0 D4-D (1KD-FTV)
DOHC 4 cilindros em linha -16v- DOHC
Turbo Diesel Intercooler
Potência (CV-kw/rpm) 163 - 120 / 3.400
Torque máximo (Nm/rpm) 343 / 1.400 - 3.200
Cilindrada (cm3) 2.982
fonte: http://www.autoinforme.com.br/noticias.asp?id_tipo_noticia=1&id_secao=34&id_noticia=4806
Urbano Meirelles
20/11/2008, 22:15
Elmer,
Recbi sua Mp,o que exatamente vc gostaria de saber,se eu não souber tento arranjar pra vc.
As infomações acima estão corretas.
Abraço,
Urbano
Elmer_Jeep
21/11/2008, 11:04
Urbano, o que preciso são as especificações de retífica e montagem e principalmente as dimensões dos componentes tais como:
- Pistões, cilindro, Anéis, mancais internos, munhões, moentes, bronzinas, Biela, válvulas, comando de válvulas, ângulo de sede de válvula, cabeçote, Molas das válvulas, Bomba de óleo, parafusos de cabeçote.
Folgas, ovalização, conicidade, planicidade e alinhamento dos componentes:
- Folga entre pontas de Anéis (compressão e raspadores de óleo);
- Folga entre anéis e canaleta (compressão e raspadores de óleo);
- Folga entre êmbolo e cilindro;
- Ovalização e conicidade dos Cilindros e êmbolos;
- Planicidade de Bloco e Cabeçote do Motor;
- Ovalização e conicidade de todos os mancais do motor;
- Folgas Axiais e Radiais dos componentes do Motor;
- Folga radial e axial de todos os mancais/Bronzinas;
- Comprimento das Bielas;
- Alinhamento das Bielas;
- Folga axial e Radial das válvulas de admissão e escape;
- Folga de deslocamento das cedes das válvulas;
- Folgas entre as engrenagens.
Agradeço a atenção.
[]'s
Urbano Meirelles
21/11/2008, 12:05
Elmer,
Realmente o que vc precisa é bem tecnico,não tenho esses dados,mas vou tentar descobrir pra vc.
Abraço,
Urbano
Elmer_Jeep
21/11/2008, 13:10
Elmer,
Realmente o que vc precisa é bem tecnico,não tenho esses dados,mas vou tentar descobrir pra vc.
Abraço,
Urbano
Pois é, isso faz parte do meu dia-dia aqui na Retífica, temos catálogos com essas informações detalhadas para vários motores, mas pra esse não tem nada, continuo na busca.
1 abraço
Eduardo Coelho
21/02/2009, 23:38
Será os companheiros conseguiu essas informações, tambem estou precisando?
Será os companheiros conseguiu essas informações, tambem estou precisando?
Só por curiosidade, esses D4D estão fazendo retífica com quantos KM?
abraço.
Daniel.Shimomoto
22/02/2009, 02:02
Só por curiosidade, esses D4D estão fazendo retífica com quantos KM?
abraço.
X2!!!!!
Aproveito e pergunto também: Travou de uma vez ou esses motores simplesmente bateram em algum ponto que justificou uma retifica completa?
Abs!!!
Eduardo Coelho
23/02/2009, 23:14
Bem, no meu caso, o motor não bateu mas ta sem compressão a ponto de ter dificuldade de funcionar. Ela deve ter sofrido esquente!
Bem, no meu caso, o motor não bateu mas ta sem compressão a ponto de ter dificuldade de funcionar. Ela deve ter sofrido esquente!
Qual a KMetragem?
Eduardo Coelho
23/02/2009, 23:44
Não sei te dizer mas é bem rodada, deve ser de prefeitura ou empresa.
Daniel.Shimomoto
24/02/2009, 00:40
Eduardo;
Sintoma de falta de compressão podem ser vários, mas para estar da maneira como você falou, os anéis devem ter ido para o espaço. Se estiver jogando óleo pelo escapamento, então...é certeza.
Ai como diz na minha terra...Pode jogar a toalha.
ABs!!!
Eduardo Coelho
25/02/2009, 10:27
ela esta jogando muito oleo pelo suspiro, pelo escape não repaeri ainda. amanhã na oficina vou fazer uma avaliação mas cuidadosa e conto a voces!
Elmer_Jeep
26/02/2014, 10:06
Navegando pelo google encontrei um link aqui do Fórum onde foi anexado o manual de reparação desse motor.
Não sei quem postou mas é só clicar no link e aguardar pra baixar, já abri aqui e é o manual completo publicado pela Toyota.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.4x4brasil.com.br%2Fforum%2Fat tachments%2Ftoyota%2F443799d1387323289-manual-tecnico-motor-1kd_ftv-hilux-2005-em-diante-manual_do_motor_1_kd_ftv.pdf&ei=i-QNU4GJE9DLkAfz5oDwAw&usg=AFQjCNER0uT1Hdwrne_irnlpQ-RVKaWtVQ&bvm=bv.61965928,d.eW0
[]'s
Walter da Camper
26/02/2014, 21:53
Elmer, aproveitando a ressurreição do tópico, qual a sua impressão sobre esse motor após esses anos? Têm aparecido muitos para retífica? Há informação dos clientes sobre durabilidade/resistência? Tem visto muitos casos de retífica motivada por "acidentes" tipo bico travado ou superaquecimento?
Desculpe o bombardeio de perguntas, mas essas informações devem interessar a muitos foristas.
Elmer_Jeep
27/02/2014, 17:11
Elmer, aproveitando a ressurreição do tópico, qual a sua impressão sobre esse motor após esses anos? Têm aparecido muitos para retífica? Há informação dos clientes sobre durabilidade/resistência? Tem visto muitos casos de retífica motivada por "acidentes" tipo bico travado ou superaquecimento?
Desculpe o bombardeio de perguntas, mas essas informações devem interessar a muitos foristas.
Walter, são motores bons e duráveis mesmo levando em consideração o uso de combustível de baixa qualidade e a falta de manutenção preventiva(troca de óleo e filtros).
Nesse tempo todo tem aparecido poucos e destes que sofreram dano foi por conta de mau uso mesmo.
Não tenho visto reclamação e olha que aqui na cidade nem tem concessionária da toyota, o que era pra tornar mais comum a reparação independente.
Nesse meio tempo já chegou por aqui alguns cabeçotes novos de frontier pra calibrar válvulas e até onde sei rolou um "recall branco".
Ano passado vieram dois cabeçotes da nova S10 que também foram trocados em garantia.
Amarok faz tempo que não da pane e tenho visto muitas na cidade, o pessoal que tem hilux está vendendo e trocando por amarok, segundo os proprietários o carro está muito bom e a concessionária vw daqui tem um bom relacionamento com os clientes, em 2013 apareceu somente um mas foi problema de calço hidráulico.
Da nova ranger já vi um aberto mas o dono tinha mandado reprogramar a central, se empolgou com o resultado e andou acelerando acima do limite de giro daí moeu algumas válvulas, levou pra concessionária e perdeu a garantia...
De todos esses das picapes novas o único que ainda não vi aberto foi o da L200 triton (não que seja o motor perfeito mas é porque tem poucas aqui na cidade e a concessionária não faz serviço comigo).
[]'s
Walter da Camper
27/02/2014, 18:25
Excelente informação. Ajuda a ir formando opinião com base em situações reais e não apenas em paixões ou preconceitos mecânicos (como era o meu caso em relação à Amarok e seu pequenino motor 2.0).
Grande abraço.