Conectar

Ver Versão Completa : Motor Toyota 3.0 D4-D - busco informações técnicas

Elmer_Jeep
19/11/2008, 13:42
Srs, onde posso encontrar informações técnicas sobre o motor da Hilux 3.0 D4D pois apareceu um aqui na Retífica pra recondicionar e não tenho nada sobre este modelo nos catálogos de motor até de 2008...

Alguém já viu um desses desmontado ? A regulagem da folga de válvulas vai dar um trabalho horrível...

[]'s

cbridi
19/11/2008, 14:46
Elmer,

Tentou com o Urbano? Ele transplantou um desses para a Hilux antiga...

[]'s

Elmer_Jeep
19/11/2008, 17:54
Valeu Bridi, mandei MP pra ele.

Entrei em contato também com o SINDIREPA/SP e veja qual foi a resposta:

Subject: Informação Técnica
Date: Wed, 19 Nov 2008 17:00:16 -0200

Boa tarde Elmer,

Ainda não temos as especificações de medidas para este motor, apenas os torques de aperto.

Att.

Fernando E. Poladian
Coordenador Técnico
Centro de Documentação e Informação
SINDIREPA-SP
E-mail: cdi1@sindirepa-sp.org.br
Fone: 0800-554477
www.sindirepa-sp.org.br

Estou baixando a tabela de torque e vou ja anexar aqui.

[]'s

Elmer_Jeep
19/11/2008, 18:02
Estou anexando a tabela de torque que o Sindirepa/SP me enviou, mas to com receio de não ser pra este motor...

murilloaquino
19/11/2008, 18:38
Pelo nome do motor lá da pra saber...O outro 3.0 da toyota mais antigo que não é common-rail e tem cabeçote 8 v é o 1-kzte

Elmer_Jeep
19/11/2008, 19:11
Valeu Murillo, eu não conhecia essa outra referencia de identificação, pesquisando no google encontrei a confirmação:

Ficha técnica
Motorização
Motor Toyota 3.0 D4-D (1KD-FTV)
DOHC 4 cilindros em linha -16v- DOHC
Turbo Diesel Intercooler
Potência (CV-kw/rpm) 163 - 120 / 3.400
Torque máximo (Nm/rpm) 343 / 1.400 - 3.200
Cilindrada (cm3) 2.982
fonte: http://www.autoinforme.com.br/noticias.asp?id_tipo_noticia=1&id_secao=34&id_noticia=4806

Urbano Meirelles
20/11/2008, 22:15
Elmer,

Recbi sua Mp,o que exatamente vc gostaria de saber,se eu não souber tento arranjar pra vc.
As infomações acima estão corretas.

Abraço,

Urbano

Elmer_Jeep
21/11/2008, 11:04
Urbano, o que preciso são as especificações de retífica e montagem e principalmente as dimensões dos componentes tais como:

- Pistões, cilindro, Anéis, mancais internos, munhões, moentes, bronzinas, Biela, válvulas, comando de válvulas, ângulo de sede de válvula, cabeçote, Molas das válvulas, Bomba de óleo, parafusos de cabeçote.

Folgas, ovalização, conicidade, planicidade e alinhamento dos componentes:

- Folga entre pontas de Anéis (compressão e raspadores de óleo);
- Folga entre anéis e canaleta (compressão e raspadores de óleo);
- Folga entre êmbolo e cilindro;
- Ovalização e conicidade dos Cilindros e êmbolos;
- Planicidade de Bloco e Cabeçote do Motor;
- Ovalização e conicidade de todos os mancais do motor;
- Folgas Axiais e Radiais dos componentes do Motor;
- Folga radial e axial de todos os mancais/Bronzinas;
- Comprimento das Bielas;
- Alinhamento das Bielas;
- Folga axial e Radial das válvulas de admissão e escape;
- Folga de deslocamento das cedes das válvulas;
- Folgas entre as engrenagens.

Agradeço a atenção.

[]'s

Urbano Meirelles
21/11/2008, 12:05
Elmer,

Realmente o que vc precisa é bem tecnico,não tenho esses dados,mas vou tentar descobrir pra vc.

Abraço,

Urbano

Elmer_Jeep
21/11/2008, 13:10
Elmer,

Realmente o que vc precisa é bem tecnico,não tenho esses dados,mas vou tentar descobrir pra vc.

Abraço,

Urbano

Pois é, isso faz parte do meu dia-dia aqui na Retífica, temos catálogos com essas informações detalhadas para vários motores, mas pra esse não tem nada, continuo na busca.

1 abraço

Eduardo Coelho
21/02/2009, 23:38
Será os companheiros conseguiu essas informações, tambem estou precisando?

Loyer
21/02/2009, 23:52
Será os companheiros conseguiu essas informações, tambem estou precisando?

Só por curiosidade, esses D4D estão fazendo retífica com quantos KM?

abraço.

Daniel.Shimomoto
22/02/2009, 02:02
Só por curiosidade, esses D4D estão fazendo retífica com quantos KM?

abraço.

X2!!!!!

Aproveito e pergunto também: Travou de uma vez ou esses motores simplesmente bateram em algum ponto que justificou uma retifica completa?

Abs!!!

Eduardo Coelho
23/02/2009, 23:14
Bem, no meu caso, o motor não bateu mas ta sem compressão a ponto de ter dificuldade de funcionar. Ela deve ter sofrido esquente!

Loyer
23/02/2009, 23:31
Bem, no meu caso, o motor não bateu mas ta sem compressão a ponto de ter dificuldade de funcionar. Ela deve ter sofrido esquente!

Qual a KMetragem?

Eduardo Coelho
23/02/2009, 23:44
Não sei te dizer mas é bem rodada, deve ser de prefeitura ou empresa.

Daniel.Shimomoto
24/02/2009, 00:40

Eduardo;

Sintoma de falta de compressão podem ser vários, mas para estar da maneira como você falou, os anéis devem ter ido para o espaço. Se estiver jogando óleo pelo escapamento, então...é certeza.

Ai como diz na minha terra...Pode jogar a toalha.

ABs!!!

Eduardo Coelho
25/02/2009, 10:27
ela esta jogando muito oleo pelo suspiro, pelo escape não repaeri ainda. amanhã na oficina vou fazer uma avaliação mas cuidadosa e conto a voces!

Elmer_Jeep
26/02/2014, 10:06
Navegando pelo google encontrei um link aqui do Fórum onde foi anexado o manual de reparação desse motor.
Não sei quem postou mas é só clicar no link e aguardar pra baixar, já abri aqui e é o manual completo publicado pela Toyota.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.4x4brasil.com.br%2Fforum%2Fat tachments%2Ftoyota%2F443799d1387323289-manual-tecnico-motor-1kd_ftv-hilux-2005-em-diante-manual_do_motor_1_kd_ftv.pdf&ei=i-QNU4GJE9DLkAfz5oDwAw&usg=AFQjCNER0uT1Hdwrne_irnlpQ-RVKaWtVQ&bvm=bv.61965928,d.eW0

[]'s

Walter da Camper
26/02/2014, 21:53
Elmer, aproveitando a ressurreição do tópico, qual a sua impressão sobre esse motor após esses anos? Têm aparecido muitos para retífica? Há informação dos clientes sobre durabilidade/resistência? Tem visto muitos casos de retífica motivada por "acidentes" tipo bico travado ou superaquecimento?
Desculpe o bombardeio de perguntas, mas essas informações devem interessar a muitos foristas.

Elmer_Jeep
27/02/2014, 17:11
Elmer, aproveitando a ressurreição do tópico, qual a sua impressão sobre esse motor após esses anos? Têm aparecido muitos para retífica? Há informação dos clientes sobre durabilidade/resistência? Tem visto muitos casos de retífica motivada por "acidentes" tipo bico travado ou superaquecimento?
Desculpe o bombardeio de perguntas, mas essas informações devem interessar a muitos foristas.

Walter, são motores bons e duráveis mesmo levando em consideração o uso de combustível de baixa qualidade e a falta de manutenção preventiva(troca de óleo e filtros).
Nesse tempo todo tem aparecido poucos e destes que sofreram dano foi por conta de mau uso mesmo.

Não tenho visto reclamação e olha que aqui na cidade nem tem concessionária da toyota, o que era pra tornar mais comum a reparação independente.

Nesse meio tempo já chegou por aqui alguns cabeçotes novos de frontier pra calibrar válvulas e até onde sei rolou um "recall branco".

Ano passado vieram dois cabeçotes da nova S10 que também foram trocados em garantia.

Amarok faz tempo que não da pane e tenho visto muitas na cidade, o pessoal que tem hilux está vendendo e trocando por amarok, segundo os proprietários o carro está muito bom e a concessionária vw daqui tem um bom relacionamento com os clientes, em 2013 apareceu somente um mas foi problema de calço hidráulico.

Da nova ranger já vi um aberto mas o dono tinha mandado reprogramar a central, se empolgou com o resultado e andou acelerando acima do limite de giro daí moeu algumas válvulas, levou pra concessionária e perdeu a garantia...

De todos esses das picapes novas o único que ainda não vi aberto foi o da L200 triton (não que seja o motor perfeito mas é porque tem poucas aqui na cidade e a concessionária não faz serviço comigo).

[]'s

Walter da Camper
27/02/2014, 18:25
Excelente informação. Ajuda a ir formando opinião com base em situações reais e não apenas em paixões ou preconceitos mecânicos (como era o meu caso em relação à Amarok e seu pequenino motor 2.0).

Grande abraço.