Conectar

Ver Versão Completa : Cambio Automatico TR4

ricardo.joinville
18/11/2008, 22:53
Boa Noite a Todos!
Procurei bastante antes de postar. Como nao encontrei agradeço se alguem puder me ajudar no assunto da Transmissão Automatica da TR4. Tenho uma TR4 2008 com 18.000 KM e quando faço uma viagem onde tem um alguma serra a LUZ do neutro em pouco tempo ja começa a piscar. Li no manual do carro que o Cambio esta esquentando, tenho que parar e esperar esfriar. É difícil de entender um carro na faixa de 80 mil reais com este tipo de problema. Alguém sabe se é normal esta situação ? A Consecionária da região não soube me dizer nada de solução a respeito e como a garantia está acabando estou bastante preocupado sobre este assunto. Obrigado !

Lucão Magalhães
19/11/2008, 13:35
Oi Ricardo blz?
a minha é uma tr4 2007-2007 AT e está com 54.000Km rodados na maior parte em viagens e trilhas.
Comigo aconteceu este problema do N piscar apenas uma vez. Foi subindo a serra de Paraty até Cunha, pela estrada real. Na época o carro estava com 32.000 KM e então nunca mais aconteceu.
Quando levei na consecionária aqui em BH - Mitcar, me falaram que era problema no sensor, pois junto com o N piscando, também piscava em alguns momentos as luzes da tração e do bloqueio. Depois nunca mais aconteceu...
Se o pessoal da sua consecionária não sabe resolver sugiro que ligue para o SAC da MIT e exija uma solução. http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/14/content/1 (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/14/content/1)

Uma outra alternativa é tentar levar em outra concesionária ou ligar para alguma e saber se eles já tiveram que resolver esse problema em algum carro. O da Mitcar em Belo Horizonte é http://www.mitsubishimotors.com.br/renaronew/renaro.cfm?pagina=renaro/default.cfm&Content_IDPK=1&MenuNivel1=2000&site_idpk=69&sesscodrev=23

Boa sorte,

Abs

buchmann
19/11/2008, 16:36
leve novamente na R7 que fica ai em Joinville e peça para os caras verificarem o estado do óleo ou até a inexitencia do mesmo na caixa.

Se ele estiver baixo pode esquentar mesmo, ou até pode ser um óleo diferente que esteja fazendo isso. Sei que essas duas opções são pouco plausiveis para um carro com 18mil km.. mas tudo é possível.

LGVM
19/11/2008, 17:29
Boa Noite a Todos!
Procurei bastante antes de postar. Como nao encontrei agradeço se alguem puder me ajudar no assunto da Transmissão Automatica da TR4. Tenho uma TR4 2008 com 18.000 KM e quando faço uma viagem onde tem um alguma serra a LUZ do neutro em pouco tempo ja começa a piscar. Li no manual do carro que o Cambio esta esquentando, tenho que parar e esperar esfriar. É difícil de entender um carro na faixa de 80 mil reais com este tipo de problema. Alguém sabe se é normal esta situação ? A Consecionária da região não soube me dizer nada de solução a respeito e como a garantia está acabando estou bastante preocupado sobre este assunto. Obrigado !
É estranho mesmo. Eu moro em uma serra bem ingreme e além disso viajava direto, em um ano rodei 35mil Km e nunca tive este problema. Insista na concessionária até eles resolverem.

Sds,

ricardo.joinville
24/11/2008, 22:41
É estranho mesmo. Eu moro em uma serra bem ingreme e além disso viajava direto, em um ano rodei 35mil Km e nunca tive este problema. Insista na concessionária até eles resolverem.

Sds,
blz, tirei o carro da revisao dos 20 mil km hoje. Espero que tenham resolvido.
Obrigado pela ajuda

ricardo.joinville
24/11/2008, 22:44
Oi Ricardo blz?
a minha é uma tr4 2007-2007 AT e está com 54.000Km rodados na maior parte em viagens e trilhas.
Comigo aconteceu este problema do N piscar apenas uma vez. Foi subindo a serra de Paraty até Cunha, pela estrada real. Na época o carro estava com 32.000 KM e então nunca mais aconteceu.
Quando levei na consecionária aqui em BH - Mitcar, me falaram que era problema no sensor, pois junto com o N piscando, também piscava em alguns momentos as luzes da tração e do bloqueio. Depois nunca mais aconteceu...
Se o pessoal da sua consecionária não sabe resolver sugiro que ligue para o SAC da MIT e exija uma solução. http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/14/content/1 (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/14/content/1)

Uma outra alternativa é tentar levar em outra concesionária ou ligar para alguma e saber se eles já tiveram que resolver esse problema em algum carro. O da Mitcar em Belo Horizonte é http://www.mitsubishimotors.com.br/renaronew/renaro.cfm?pagina=renaro/default.cfm&Content_IDPK=1&MenuNivel1=2000&site_idpk=69&sesscodrev=23

Boa sorte,

Abs
beleza , levei o carro na agencia hoje, me disseram exatamente sobre o sensor. Espero que tenha sido resolvido.
Obrigado

agardim
25/11/2008, 10:43
Poxa, acho que a MIT deveria rever os conceitos dela em sensores hein....

Minha TR4 2005 começou a piscar os LEDs do 4x4 no painel. Level na concessionária e falaram que era só problema de sensor, que a função estava funcionando normalmente.
Agora vejo voces falando de LED do N da transmissão automatica e a MIT mais uma vez dizendo que é apenas sensor.
Que fornecedor de sensor será este? Deve ser fabricado no quintal de alguma casa, não é possível ser tão ruim assim... Acho que num carro nessa faixa de preço o mínimo que eles podiam fazer é rever esses sensores ou alterar algo no projeto.
De 2005 ate 2008 já se passaram 3 anos! E pelo visto, nada fizeram ainda para resolver!
Eles alegam que é só sensor, que o recurso funciona normalmente... Mas de fato, ver aqueles LEDs piscando num momento em que voce precisa da tração ou do cambio deixa no mínimo uma "pulga atras da orelha"... Se o recurso de indicação visual existe, deveria no mínimo funcionar direito.

Abs!

alceubett@hotmail.com
21/01/2010, 21:43
tenho uma TR4 2003, e este problema aconteceu tambem comigo a alguns meses. Estive em Joinville e informaram me que era apenas o sensor e que poderia continuar viajando, sem problemas, ate porque não tinham o tal sensor no momento e encomendariam. Retornei a alguns dias e nada da peça. Fui a Itajaí para tentar solucionar o problema. O sensor "sem importância" novamente foi citado. Na verdade estou com meu cambio quebrado devido a falta de oleo de transmissão. Era apenas óleo! Tem duas formas de vc ver isto. Leve a um bom mecânico de confiança e peça para ver o oleo da transmissão automatica, ou leve numa mitshubishi fora de Santa catarina, pois estes cara noa sao comprometidos. Quem apenas vender seus carros novos. Uma lástima!

Boa Noite a Todos!

FabioTr4
22/01/2010, 22:53
Olá popoli,

Em algumas oportunidades os leds da minha já piscaram. Por duas vezes em 2 anos depois de exigências de subidas íngremes por longo período e calor dos infernos no local. Parei e segui as recomendações.

Outras vezes foi depois de cruzar seguidamente riachos ou poças grandes que aquele painél pisca como árvore de natal e aos poucos apaga e volta ao normal... mesmo assim solicitei troca de sensores e tuuuuuuudo ok agora.

Alceubett@hotmail.com: Lamento pelo que ocorreu com o câmbio, acho que eu tb ficarei mais atento.

NadaBento
21/03/2010, 07:18
Gostaria de saber do pessoal as vantagens e desvantagens de adquirir o carro com câmbio automático. Sou leigo no assunto, mas a impressão que se tem é que para trilha é melhor ou mais prazeroso sentir a máquina no braço. Seria isso não?

Abraço a todos.

FabioTr4
21/03/2010, 13:36
Olá NadaBento,

São opiniões. Quando comprei a minha torci o nariz por ser AT. Depois curti na cidade. Mas confesso que na condução esportiva no asfalto sinto falta do câmbio "manual".

Em trilha é mais tranquilo em alguns momentos em q vc pode concentrar-se no ambiente e só acelera/freia. Em atoleiros é mais difícil fazer balanço, mas dá pra fazer. Outra experiência: Descer na lama... meu... susto... o câmbio não ajuda... solta mais o carro q o manual. Ligue ar-condicionado, abra as portas, ponha o pé pra fora q senão ela desce no embalo... hahaha

Mas há muito preconceito. Lembre-se que os veículos de combate (hummer p. ex.) modernos são AT.
O resto é só alegria.:dance:

FabioTr4
21/03/2010, 13:39
Uééé... todos estão sem assinatura? Bug do forum?

NadaBento
24/03/2010, 19:55
Olá NadaBento,

São opiniões. Quando comprei a minha torci o nariz por ser AT. Depois curti na cidade. Mas confesso que na condução esportiva no asfalto sinto falta do câmbio "manual".

Em trilha é mais tranquilo em alguns momentos em q vc pode concentrar-se no ambiente e só acelera/freia. Em atoleiros é mais difícil fazer balanço, mas dá pra fazer. Outra experiência: Descer na lama... meu... susto... o câmbio não ajuda... solta mais o carro q o manual. Ligue ar-condicionado, abra as portas, ponha o pé pra fora q senão ela desce no embalo... hahaha

Mas há muito preconceito. Lembre-se que os veículos de combate (hummer p. ex.) modernos são AT.
O resto é só alegria.:dance:
Valeu Fábio. Então é mais ou menos o que havia imaginado.

Abraço.

Glaicon
30/03/2010, 22:21
tenho uma TR4 2003, e este problema aconteceu tambem comigo a alguns meses. Estive em Joinville e informaram me que era apenas o sensor e que poderia continuar viajando, sem problemas, ate porque não tinham o tal sensor no momento e encomendariam. Retornei a alguns dias e nada da peça. Fui a Itajaí para tentar solucionar o problema. O sensor "sem importância" novamente foi citado. Na verdade estou com meu cambio quebrado devido a falta de oleo de transmissão. Era apenas óleo! Tem duas formas de vc ver isto. Leve a um bom mecânico de confiança e peça para ver o oleo da transmissão automatica, ou leve numa mitshubishi fora de Santa catarina, pois estes cara noa sao comprometidos. Quem apenas vender seus carros novos. Uma lástima!

Bom, então pelo o que você está dizendo o sensor funcionou e indicou a falta de óleo corretamente, certo?
Ao invés de verificar o óleo foi reclamar do sensor na concessionária?:shock:
Veja que a sua TR4 é um carro com 7 anos de uso.
É normal que se olhe o nível periodicamente, sob pena de acontecer este problema.
Criticar os defeitos dos carros é correto, pois alerta aos demais proprietários de eventuais problemas; entretanto, deve-se distinguir defeito mecânico da falta de cuidado do próprio dono do veículo.
Não tenho TR4, mas sou fã.
Não dá pra ficarem condenando o veículo de todo jeito; há que se fundamentar o que dizem, para o bem do próprio fórum e seus usuários.

Nilo
31/03/2010, 11:08
:palmas: Tb acho...

O Problema é aquela "famosa" peçinha atrás do volante :parede:

henriquegravina
17/07/2010, 22:51
Pessoal, comprei uma TR4 ano 2005, automática, e agora estou desconfiando do LED do neutro, no manual fala em LED piscando de duas maneiras diferentes, mas a minha está sempre com o led do N aceso, ele fica mais forte quando o câmbio está no N mas mesmo quando em 1 2 ou D ele fica com um certo brilho.

É normal isto ?

FabioTr4
19/07/2010, 10:50
Henriquegravina
"Né-normal-não". Mas fácil de resolver. Eu já tive este problema e resolvi com uma revisão nos contatos. Dê uma xeretada pelo forum. Pode começar por aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48752

[s]

Leco1974
19/07/2010, 12:47
Tenho uma 2005 A/T com quase 100.000km e ela não apresentou nenhum dos defeitos/anomalias "sensoriais" abordados. Não será falta de manutenção ou manutenção mal feita (este problema já tive com os freios da minha)? A minha só pisca alguma luz/sensor qdo saio do 4x4 e retorno pro 4x2, mas com uma leve pisada no freio apaga, mas isto é normal e consta no manual dela. Sugiro rever a escolha da autorizada.:mrgreen:

henriquegravina
19/07/2010, 23:42
Henriquegravina
"Né-normal-não". Mas fácil de resolver. Eu já tive este problema e resolvi com uma revisão nos contatos. Dê uma xeretada pelo forum. Pode começar por aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48752
[s]

Valeu Fabio, na verdade essa luz me fez checar os níveis e o estado dos óleos da caixa AT, tranferência ( reduzida ) e dos diferênciais, que estavam bem feios. :shock:

Vou verificar os conectores, deve ser mal contato mesmo, quando tiver a resposta aviso!

Abraços!

henriquegravina
20/07/2010, 00:00
Tenho uma 2005 A/T com quase 100.000km e ela não apresentou nenhum dos defeitos/anomalias "sensoriais" abordados. Não será falta de manutenção ou manutenção mal feita (este problema já tive com os freios da minha)? A minha só pisca alguma luz/sensor qdo saio do 4x4 e retorno pro 4x2, mas com uma leve pisada no freio apaga, mas isto é normal e consta no manual dela. Sugiro rever a escolha da autorizada.:mrgreen:

Leco, os sensores e os acionadores das rodas livres na TR4 são a vácuo ... ou seja grandes candidatos a falhas de leituras e vazamentos, principalmente se o pessoal da limpeza gostar de utilizar os desengraxantes e produtos abrasivos.

Em tempo a minha é 2004 e não 2005 como disse antes.

drbart
22/07/2010, 16:37
A luz do N nao deve permanecer acesa quando a alavanca do cambio estiver em outra opcao (D, P, 2, L, R), isso pode indicar mal funcionamento ou simplesmente ser alguma sujeira nos sensores que leva a essa situacao tb. Na minha ex TR4 2008 , uma vez essa luz do N ficou acendendo e piscando com a alavanca em D, levei na concessionária e era só sujeira mesmo, eles limparam e nunca mais isso aconteceu.

Rapinheiro
23/01/2011, 14:01
Companheiros,

Comprei uma TR4 2005, câmbio automático, com apenas 48.000 km originais. Quero fazer a troca de oleo do cambio e meu mecanico de conficança afirma que a troca parcial (baixa do oleo da caixa e reposição na mesma quantidade) é suficiente, e que abrir o cambio e trocar todo oleo, inclusive filtro, é exagero. Fiquei em dúvida. Alguém pode me ajudar??

Obrigado.

leojaz
24/01/2011, 15:38
Companheiros,

Comprei uma TR4 2005, câmbio automático, com apenas 48.000 km originais. Quero fazer a troca de oleo do cambio e meu mecanico de conficança afirma que a troca parcial (baixa do oleo da caixa e reposição na mesma quantidade) é suficiente, e que abrir o cambio e trocar todo oleo, inclusive filtro, é exagero. Fiquei em dúvida. Alguém pode me ajudar??

Obrigado.
Essa é uma grande dúvida... tem mecânico que fala pra tocar com 80mil, outros que a primeira só com 150mil... no manual, se não me engano é com 150mil...
Meu pai teve um corolla com 180milkm sem nunca trocar o óleo do cambio... mistério total.
Mas tenho certeza que com a sua quilometragem NÃO precisa trocar óleo do cambio.

juliana_rj
19/05/2012, 23:27
Boa Noite a Todos!

Argh! Fiquei enguiçada hoje com minha TR4 2011 com 70.000 km rodados. Aconteceu exatamente isso da luz do neutro piscar e pouco depois, o carro não andava de jeito nenhum. Meu namorado já está me aterrorizando com relação ao preço do conserto. Devo me preocupar mesmo?

Glaicon
20/05/2012, 07:39
Argh! Fiquei enguiçada hoje com minha TR4 2011 com 70.000 km rodados. Aconteceu exatamente isso da luz do neutro piscar e pouco depois, o carro não andava de jeito nenhum. Meu namorado já está me aterrorizando com relação ao preço do conserto. Devo me preocupar mesmo?

Não está na garantia a viatura?:pipoca:

FabioTr4
20/05/2012, 17:00

Calma... calma... muita calma nesta hora. AT? Esquentou o óleo do câmbio e vc parou? Motor ligado e capô aberto até apagar? Isto é procedimento de manual e preserva o conjunto. É luz de advertência (não de quebra) antes do mal maior ocorrer... é procedimento para preservar. Agradeça o sensor te avisar. Não cabe crítica pois não é problema... Sabe-se lá o esforço empreendido e como foi conduzido...pode ser a "pecinha" atrás do volante...pode ser serra de 500km em rampa 45°...

Apagou a luz, fechou o capô segue em frente q nada ocorreu de grave.

juliana_rj
20/05/2012, 19:44
Não está na garantia a viatura?:pipoca:

Comprei ela já fora da garantia. Revisões foram feitas em oficina particular, mas pelas notas, meu sogro garantiu que estava tudo certinho.

juliana_rj
20/05/2012, 19:46
Calma... calma... muita calma nesta hora. AT? Esquentou o óleo do câmbio e vc parou? Motor ligado e capô aberto até apagar? Isto é procedimento de manual e preserva o conjunto. É luz de advertência (não de quebra) antes do mal maior ocorrer... é procedimento para preservar. Agradeça o sensor te avisar. Não cabe crítica pois não é problema... Sabe-se lá o esforço empreendido e como foi conduzido...pode ser a "pecinha" atrás do volante...pode ser serra de 500km em rampa 45°...

Apagou a luz, fechou o capô segue em frente q nada ocorreu de grave.

Fabio, só saiu rebocado pelo seguro. Está na oficina para avaliação na segunda-feira. Não aconteceu em subida de serra. Foi no meio do trânsito! Horrível! Ainda bem que o seguro chegou rápido.

BernardoCWB
25/11/2013, 08:32
Amigos,

Também estou com uma dúvida. Minha Pajero Tr4 Flex Automática 2008 tem 40.000 km e no final de semana do feriado do dia 15/11 quando eu voltava da Serra a luz do led neutro ficou piscando, mas logo em seguida apagou, não irei me arriscar, haja vista, que nas minhas férias subirei até a Bahia com o carro.

Minha pergunta, não sei se é nesse tópico, ou em outro, é se alguém conhece um mecânico bom e de confiança para conserto de pajero tr4, quero fazer uma limpeza nos sensores e verificar o óleo na caixa de câmbio. Alguém tem uma recomendação?

Marcelo-HPE
25/11/2013, 10:26
O primeiro item a ser checado é óleo do cambio este deve ser vermelho e no nivel correto , não é só puxar a vareta e ver ,no manual tem o procedimento para verificação.
em subidas de serra tem desligar o O.D e/ou colocar cambio no 2.
abs

BernardoCWB
25/11/2013, 10:38
O primeiro item a ser checado é óleo do cambio este deve ser vermelho e no nivel correto , não é só puxar a vareta e ver ,no manual tem o procedimento para verificação.
em subidas de serra tem desligar o O.D e/ou colocar cambio no 2.
abs

Na verdade foi uma serra muito fajuta, acho que não seria necessário o 2, mas eu meti o sarrafo no carro.
Vou levar a um mecânico, como eu falei, viajo para bahia, e prefiro não ter nenhuma surpresinha.

JULIO PESSOA
17/03/2014, 18:39
Boa tarde galera, eu tenho uma tr 2005 aut, gosto de fazer trilhas e passeios, eu moro em roraima e por aqui temos que passar em muitos rios, numa dessas entrou água no meu cambio e desde então ñ está mais trocando as marcha automaticamente, estou andando nela apenas no manual. Alguem poderia me ajudar?
Vlw galera.

LULERU
18/03/2014, 09:26
Amigos,

Também estou com uma dúvida. Minha Pajero Tr4 Flex Automática 2008 tem 40.000 km e no final de semana do feriado do dia 15/11 quando eu voltava da Serra a luz do led neutro ficou piscando, mas logo em seguida apagou, não irei me arriscar, haja vista, que nas minhas férias subirei até a Bahia com o carro.

Minha pergunta, não sei se é nesse tópico, ou em outro, é se alguém conhece um mecânico bom e de confiança para conserto de pajero tr4, quero fazer uma limpeza nos sensores e verificar o óleo na caixa de câmbio. Alguém tem uma recomendação?

Bom dia Bernardo,talvez vc ate já conseguiu,mais em Curitiba temos o Ruy ,que entende tudo de cambio de Mitsubishi é de confiança e tem preços justos,minha TR4 só ele faz revisão.Sua oficina é na curva do Tomate.

leopords
27/12/2019, 14:26
Olá
a poucos dias comprei uma tr4 2013 automatica...
Tenho algumas duvidas em relação ao cambio..

- Botão over drive sempre apagado do painel é melhor, correto? Aceso no painel apenas para longas subidas ou descidas...

- Posso passar de "D" para L ou 2 em movimento?

Obrigado

AirtonLieuthier
27/12/2019, 18:23
Olá
a poucos dias comprei uma tr4 2013 automatica...
Tenho algumas duvidas em relação ao cambio..

- Botão over drive sempre apagado do painel é melhor, correto? Aceso no painel apenas para longas subidas ou descidas...

- Posso passar de "D" para L ou 2 em movimento?

Obrigado
Olha, eu acho que o OVERDRIVE pode ficar desligado direto...só usando nos casos que vc citou...e olhe lá....
O "2" seria limitação do câmbio na segunda marcha... e o "L", na primeira...

Tamokonelson
01/11/2022, 10:16
E aí pessoal.
Uma pergunta.
Câmbio AT Pajero tr4 2010 flex.
Tenho uma pajero que foi adquirida agora em 2022, estou com ela a mais ou menos 7 meses.
Agora o mistério. Na minha região nenhum mecânico soube responder. Até mesmo os especialistas em câmbios AT.
Minha Pajero é 5 marchas.
O mecânico me disse que a câmbio AT já foi todo aberto, de ponta a ponta. Porém não sabe dizer se é possível e como foi feito esta modificação.

Alguém aí já ouviu falar de algo a respeito??

dojao campeao
03/11/2022, 08:32
E aí pessoal.
Uma pergunta.
Câmbio AT Pajero tr4 2010 flex.
Tenho uma pajero que foi adquirida agora em 2022, estou com ela a mais ou menos 7 meses.
Agora o mistério. Na minha região nenhum mecânico soube responder. Até mesmo os especialistas em câmbios AT.
Minha Pajero é 5 marchas.
O mecânico me disse que a câmbio AT já foi todo aberto, de ponta a ponta. Porém não sabe dizer se é possível e como foi feito esta modificação.

Alguém aí já ouviu falar de algo a respeito??

Simples para tirar a dúvida: ponha no modo manual e vá trocando as marchas observando o painel, na saída estará em L, depois 2, depois 3 e assim sucessivamente, se chegar a 5, terá 5 marchas o que não me parece o caso. O câmbio AT das TRs têm 4 marchas mais over drive (tecla na alavanca), que na pratica se utilizado, alonga a relação da quarta marcha fazendo com que em estrada por exemplo, se numa determinada velocidade o motor estava girando 3.000, mantenha a velocidade girando 2.500.

Glaicon
04/11/2022, 09:12
Simples para tirar a dúvida: ponha no modo manual e vá trocando as marchas observando o painel, na saída estará em L, depois 2, depois 3 e assim sucessivamente, se chegar a 5, terá 5 marchas o que não me parece o caso. O câmbio AT das TRs têm 4 marchas mais over drive (tecla na alavanca), que na pratica se utilizado, alonga a relação da quarta marcha fazendo com que em estrada por exemplo, se numa determinada velocidade o motor estava girando 3.000, mantenha a velocidade girando 2.500.
Acho que a TR4 não tem seletor para o modo manual.
E creio que sejam apenas três marchas, mais o overdrive.
É esta limitação que a deixa tão gastadora de combustível.
Giro muito alto para manter 100-110 Km/h.
De resto é uma baita viatura.:concordo: