Ver Versão Completa : CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer
Bom, ai vai um tópico que espero acabe sendo útil.
Posto aqui pois creio que deva ser util para outros veiculos que não jeeps
Criticas são muito bem vindas, afinal, só porque eu fiz assim não quer dizer que esta certo.
Tenho meu CJ5 ha muitos anos e desde que conheço o forum e as historias de acidentes com fratura de semi-eixo traseiro fiquei preocupado com uma possibilidade destas, afinal, normalmente trafego com 4 ou 5 passageiros fora os demais motoristas e pedestres.
Sempre usei pneus originais (600x16) e só recentemente havia trocado por 650x16. Mas com a reforma que comecei ha uns 2 anos atras resolvi ir para pneus 235x75x15. Nada muito grande, a inteção era somente ter uma area de contato maior com o asfalto, pois aqui em Curitiba que vai dirigir o jeep vai ser minha filha e normalmente na cidade.
Ja com as ideias clareadas pelo famoso tópico do Leopoldo "CUIDADO SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR", resolvi tomar uma atitude, afinal o pior e saber e não se prevenir.
Quanto às possibilidades manter o sistema original, comprando semi-eixos novos que a propria enfer fabrica ou mandar fazer um exame de particulas magneticas fluorescentes nos antigos, fiz meus cálculos e cheguei a conclusão que não vale a pena, afinal, o exame nos semi-eixos velhos talvez desse ruim....ai seria dinheiro do teste jogado fora....comprar semi-eixos novos era uma ideia mais plausivel, mas com as novas configurações, como kit gás (um peso constante sobre o eixo traseiro) e uso diferente do original projetado pela fabrica, cheguei a conclusão que o flutuante seria mais seguro e talvez mais duravel.
Comprei novos:
* os rolamentos, 2 peças por roda, codigo 18590/18520, na roda direita ficaram 2 pç SKF e na roda esquerda vão ficar 2 pç Timken.
* os retentores, 1 pç por roda, marca SAV, argentinos, modelo 5826LZ. (usei esta marca pois tinha em estoque na loja e são muito mais baratos que os sabó)
* os semi-eixos da enfer, um curto e outro comprido.
* as mangas de eixo da enfer
* os cubos de roda, fui procurar usados, mas não ha garantia que não estejam ovalizados nos alojamentos dos rolamentos ou com roscas danificadas
* prisioneiros de roda novos
* Parafusos 3/8"x2" rosca fina (6pç por roda) com as respectivas porcas e arruelas de pressão e lisas para fixar os espelhos de freio
* papelão para juntas....sim, sim, eu uso juntas de papelão e inclisive eu faço as juntas
* porcas de regulagem dos rolamentos, usei o sistema de duas porcas por roda com uma arruela no meio (2 porcas e uma arruela por roda)
* 1 kg de graxa (usei graxa timken EP, que tinha um pote sobrando na loja)
O sistema de freio é um caso separado, atualizei o sistema simplex para duo-servo, assim removi o sistema do jeep e estou instalando o sistema da F75. Pelo que aprendi no forum deverá ser mais eficiente. Não instalei servo-freio (hidrovacuo) e não instalei pedaleira suspensa pois acho muito feio e demanda muita gambiarra, ajustes que nunca ficam 100%.
Na primeira foto, uma mera ilustração de como é o cubo dianteiro, logo abaixo da roda livre, nas seguintes imagens do sistema do meu jeep 1961, chavetado e com rolamento conico.
Na primeira foto, o cubo/panela de freio original ja removido, note que ainda era do sistema que para mexer no freio tinha que sacar todo o conjunto,
na segunda e terceira foto, o mesmo conjunto
na quarta foto o sistema de freio simplex do jeep, ja com o cabo de freio de mão solto, veja só a inhaca do sistema....para revisar/lavar o freio tinha que mexer no retentor da roda...expondo o rolamento ao pó de freio....um perigo de contaminação enorme
Na quinta foto, só foi removida uma lata em forma de cone que protege o retentor do pó e creio que tambem ajude a evitar que algum vazamento de graxa se espalha pelo sistema de freio
só para ilustrar, vai algumas imagens de um eixo que estava desmontado, fora do jeep para estudar o sistema flutuante e um bloqueio de diferencial "made in home"
na primeira foto, que esta sem a panela de freio, ja da para ver a vantagem do sistema menos velho, não danifica o retentor ao arrumar o freio (sei, sei esta sujo que é o capeta....este eixo estava enterrado num quintal)
na segunda foto, uma vista de cima...o espelho de freio é identico ao anterior, o unico detalhe é a falta do sistema de freio
na terceira foto, o cubo ja solto....não sai com a mão não....
na quarta foto, a imagem é basicamente a mesma do post anterior...o protetor do retentor e o retentor la dentro ( se bem que neste caso, o que tinha lá era o retentor original, carcaça de ferro e labio de fletro)
na quinta foto, o cubo propriamente dito com a chaveta ainda ali dentro
Nesta primeira foto, aparece a parte de tras do cubo, onde corre o labio do retentor, talvez esta seja uma parte um pouco despezada as vezes...se a pista do retentor estiver machucada, é por ali que vai entrar pó de freio, agua e terra para esmerilhar o rolamento da roda.
Na foto 2 ja esta sem o espelho de freio, só foram removidos os seis parafusos que estavam em volta do retentor e olto o cano de freio,
Na foto 3, aparece o rolamento da roda e o semi-eixo, dei uma boa olhada nele...depois de 9 anos os rolamentos estão bons, os semi-eixos estão visualmente perfeitos...mas vai saber né ?
Na foto 4 e 5 ja comecei a montagem....mesmo existindo um retentor de tamanho adequado para colocar ali, estava em falta na loja e eu não estava com muita vontade de esperar uma nova encomenda chegar, dai parti para o bacalhau...fiz uma capa para um retentor menor (que é o anel prateado em volta do retentor preto)
Aproveitei e dei um cheirinho de tinta ali, afinal não vai mais ter graxa ali e não seria interessante juntar algum liquido estranho ali e começar a corroer tudo
Na primeira foto, a manga de eixo enfer, nova como foi recebida, sem a bucha que iria no eixo dianteiro, e com o resalto que encaixa no munhão dianteiro. Este resalto tem que ser usinado na medida da capa do rolamento traseiro, afinal (de acordo com o Leopoldo) a manga deve ficar encaixada na ponta do tubo do eixo
Na segunda foto o resalto da manga ja usinado (qualquer torneiro faz), da para ver onde esta arranhado o metal
na terceira e quarta foto, a manga (ja com a flange pintada) encaixada na ponta da tuberia. E la esta a junta de papelão atras dela.
na quinta foto o cubo da roda, onde vão so rolamentos e os prisioneiros de roda. Os furos menores seriam usados para parafusar a roda livre, ou um queixo-duro e neste caso serão utilizados para parafusar a flange do novo semi-eixo
Nas fotos 1, 2 e 3 é o freio duo-servo da F75, comprado novo de um colega aqui do forum, ele optou por discos.....
Veja que um resalto que tem na manga encaixa perfeitamente no furo do espelho, Se fosse utilizar o espelho original do jeep, (fiz esta montagem tambem, mas não tenho fotos) encaixa perfeitamente tambem.
Assim, se o teu freio traseiro é original e esta bom, é só fazer uma pequena revisão e recolocar o prato de freio ali e religar o cano de freio.
Na foto 4, temos a foto do semi-eixo da enfer, não sei se este é o longo ou o curto, mas são identicos exceto pelo comprimento
na foto 5 da para ver a canaletinha onde fica um anel oring que vai servir de vedação para não entrar agua na junta entre o cubo e a flange do semi-eixo. Ainda não me decidi se vou colocar ali uma junta de papelão também.
Ha, o anel oring que veio junto era um pouco ruim...dai comprei um novo por 50 cents...
a primeira foto, são as estrias do semi-eixo, estão sujas pois eu estava montando no meu eixo de testes e ele é naturalmente todo lambrecado de gaxa e oleo
na segunda foto, temos um enorme pulo, ja coloquei o cubo com os rolamentos, sobre a manga de eixo e por fim a panela de freio por cima.
Na terceira foto, da para ver entre as duas juntas de papelão, a flange da manga de eixo. Ou seja, tem uma junta entre a tuberia e a manga e uma junta entre a manga e o espelho de freio. Nada de cola.
Os parafusos que prendem o espelho de freio apertei com torque inicial de 30Nm, depois 40Nm e finalmente 50Nm, sempre em sequencia de estrela.
Sabado que vem, vou montar a outra roda, dai tiro mais umas fotos desta ultima etapa que ficou faltando, antes de colocra a panela de freio
Quanto a panela de freio, comprei novas....as usadas que os colegas tinham eram muito pesadas, as do ferro velho somadas com o valor de um pase no torneiro ficava quase igual em questão de preço e ainda por cima, ficavam na ultima medida e com o agravante de eventualmente o torneiro matar a panela ao deixá-lo descentralizada ou eu ter que ir buscar outra no caso de estar fora de medida
Somando estes possiveis vai e vem de ferro velho e vai em vem de torneiro....a nova acaba sendo mais barata
Com sua licença Edgar, seu topico foi inteiro copiado e colado para um documento e sera devidamente guardado, uma aula dessas nao se tem todo dia e ainda de graça.
Tenho uma pergunta, só a troca dos semi eixos para aqueles semi eixos 60% mais resistentes fabricados pela ensimec ja daria uma ajuda? Ou voce acha melhor partir pra flutuante de uma vez?
Quero dar os parabens pelo topico mas prefiro fazer isso pessoalmente, afinal voce trabalha a 2 quadras da casa dos meus pais e to devendo uma visita rsss.
Boas tardes Dic !
Os semi eixos da ensimec que voce fala, são flutuantes da ensimec....
Até tinha pensado em escrever sobre isto, mas, esqueci ! Boa lembrança
Creio, pelo que vi na Fenajeep, a instalação dos semi-eixos da ensimec, só ficariam diferente em:
eles usam um retentor malefico preso dentro de um biscoito de aluminio muito doido que vai dentro do eixo....no lugar daquele meu pequenininho e sua camisa de aço
eles colocam uma bolacha de aluminio entre a flange do eixo e a flange da manga de eixo o que da um pouco mais de espaço para os pneus maiores não baterem na caixa do paralama
Fora isto, as peças devem ser as mesas e o processo de montagem quase igual e o resultado só vai diferir efetivamente, na propagandeada resistencia superior da ensimec, que no meu ponto de vista, eu não preciso.
Não quis montar algo indestrutivel...só coerente com meu uso e com o conjunto motor cx de cambio que uso atualmente
Obrigado
abs
Edgar!
Parabéns pelo passo-a-passo!
Ainda mais com ilustrações!
megadeth
18/11/2008, 18:57
Parabéns pela aula Edgar, muito bem explanado. Isso (e o tópico que citou do semi-eixo) é de leitura obrigatória pra qqr um que tenha um 4x4 como os nossos.
Se eu tivesse visto um tópico desses uns 4 anos atrás, talvez não teria visto a roda com semi-eixo e tudo me ultrapassar na Marechal Rondon... rs
[]s
Caio
junior braga
18/11/2008, 20:40
edgar boa noite,
Primeiramente parabens pela sua atitude e colaboração, como vc ja disse anteriormente, vc fez um sistema eficaz para o seu uso, ou seja, de acordo com sua utilização do jeep;
Agora faço uma pergunta, como ja li e reli aquele topico > cuidado seu eixo flutuante pode matar< do Leopoldo, fiquei pensando qual seria então a solução para nossos jeep´s;
pois segundo entendi, nesse sistema o ponto fraco passa a ser ali nos parafusos de fixação do semi-eixo, veja bem, não estou dizendo que é o seu caso, quero que, diante desse sistema que vc fez, esclarecer essa duvida.
Pois se for o caso de montar um sistema desse com um powertrain mais parrudo, será que aguenta?
Abraço
PredadorRJ
18/11/2008, 22:04
Salve Edgar.
Realmente esse tópico ficou muito bom, super útil pra quem tem o imortal, mas não indestrutível, CJ.
Abraço
Obrigado a todos ! ficarei inchado por alguns dias !
Junior, ainda não acabei de montar todo o flutuante, ainda preciso comprar a balança de peixeiro para regular a pre-carga dos rolamentos , enquanto isto, penso seriamente em fazer furos conicos na flange do semi-eixo para poder utilizar arruelas conicas junto com os parafusos. Com isto, creio que deva ficar significativamente mais confiavel (sugestão do Elmer ha muito tempo atras).
Pela experiencia que o Leopoldo comenta, e na minha interpretação, a minuscula folga dos furos da flange em relação ao diametro dos parafusos, causa um movimento que acaba estourando as roscas dos cubos. Estas arruelas conicas ja encontrei a venda por R$ 0,51 cada....fazer os furos conicos na flange do semi-eixo que é o atual problema. A pricipio teria que fazer com um alargador conico, a mão...furo a furo
Este sistema de arruelas conicas é muito usado em diversos caminhões e pelo que entendi nas bands
Com isto acredito que o sistema estaria pronto. Amanha vou dar uma pesquisada no site da enfer, me parece que vi alguma modificações no sistema de semi-eixos deles. O detalhe é que comprei os meus eixos ha 1 ano e meio. Estou a 2,5 anos com o jeep parado, pois sou eu o mecanico.
Fora esta possibilidade, para um uso realmente mais bruto, creio que a solução seria os semi da ensimec. Eles aparentemente se responsabilizam até um determinado tamanho de pneu. Nunca vi referencia à motorização.
Outra possibilidade (agora que desmontei e coneço a coisa por dentro) seria mandar fazer os semi eixos. O maior problema que vejo, seria encontrar uma oficina que faça a tempera de maneira realmente confiavel, mas nada impossivel.
abs a todos
Caro Edgar!
Gostei do feixe de molas, macio e resistente ao mesmo tempo.
junior braga
19/11/2008, 14:05
ok...edgar entendi,
Fora esta possibilidade, para um uso realmente mais bruto, creio que a solução seria os semi da ensimec. Eles aparentemente se responsabilizam até um determinado tamanho de pneu. Nunca vi referencia à motorização.
como é o sistema da ensimec?
:concordo::concordo:
Ola Junior, ai vai o que entendi do kit ensimec.
Foto1 (retirado do site da ensimec). Os dois semi eixos, um balde de parafusos, que seriam para parafusar a manga na ponta do eixo e os parafusos para fixar a flange do flutuante ao cubo.
Tambem aparecem dois discos de aluminio que são usados como espaçadores entre a manga e a ponta do eixo, servem para facilitar a vida, assim não precisa tornear aquele resalto da manga de eixo e ainda ganha como brinde um pequeno espaçador de roda que vai afastar o pneu um pouco do paralama traseiro.
Pessoalmente não gosto muito deste sistema com este espaçador de aluminio, não pelo aluminio em si, mas os parafusos utilizados ali são de 3/8" e creio que ficaram um bocado compridos. Mesmo utilizando uma classe de resistencia maior para estes parafusos, creio que são muito longos....dai para mim, fica um ponto falho, se um parafuso destes escoar (espichar) ou sofrer uma corrosão for tensão, os outros todos vão junto e ai volta o problema de perder a roda
No sistema que adotei, as medidas dos parafusos não são alteradas, o eixo não é espichado com este espaçador, dai creio que não altero o que ja estava funcionando.
Tambem aparecem no meio destes discos, os retentores que vão dentro do eixo com um suporte de aluminio. Não entendo por que fizeram assim....procurando um pouco se acha retentor que qualquer tamanho, mas como não sei extatamento o diametro do semi eixo deles no ponto onde o retentor encosta fica dificil dar uma opinião mais extata.
na foto 2 voce ve o encaixe entre a flange e o eixo em si, com o anel elastico, e a tampinha que protege o encaixe
A instalação é praticamente identica.
Desmonta tudo, lava tudo, da uma pintadinha em tudo.
Instala o retentor dentro do tubo do eixo
coloca o espaçado de aluminio+a manga de eixo sem usinar+o prato de freio (este ultimo ja revisado).
usa junta ou cola, conforme a ensimec indicar ou voce achar melhor
aperta os parafusos que eles forneceram com o torque que eles devem indicar
acaba de montar o sistema de freio
encaixa o cubo com os rolamentos e regula a pré-carga coma famosa balança de peixeiro
e agora sim, fica um pouquinho diferente da enfer pois os semi da ensimec vem desmontado o semi-eixo separa da flange....mas aparentemente é bastante facil,
enfia o semi no tubo com muito cuidado para não estragar o retentor que ficou la dentro,
encaixa a flange na ponta do semi-eixo, coloca um malefico anel trava ali e por fim parafusa uma tampinha com 3 parafusinhos alem (que o dia que voce quiser tirar vai ser um saco)
Por fim é só colocar a panela de freio e regular o freio
Ou seja...a instalação não muda quase nada....muda o preço e o ponto de vista em relação a usar um super ultra power aço com parafusos extra compridos na manga de eixo. Isto que se voce usa pneuzões, ainda deve ir um espaçador atras da roda, o que vai ajudar a esticar ainda mais os pobres parafusos.
Aparentemente não usam as arruelas conicas nos parafusos das flanges com o cubo. se isto interfere na durabilidade das roscas do cubo eu não sei. Creio que não devem dar garantia sobre estas roscas, afinal, não fazem parte do kit que foi fornecido.
abs
Kim,
este feixe de molas é uma incognita. Desde que comprei o jeep é assim. Até hoje troquei as buchas dos jumelos e os jumelos em si.
São assim na dianteira tambem. Não faço ideia de que carro são. Quero ver no que vai dar quando colocar o kit gás.
O unico ruim é que no eixo dianteiro é um baita recolhedor de mato e pequenos galhos
Os batentes do feixezinho de baixo só encostam quando coloco 5 pessoas e com certeza quando passo em algum buraco
abs
junior braga
19/11/2008, 20:15
Ola Junior, ai vai o que entendi do kit ensimec.
Foto1 (retirado do site da ensimec). Os dois semi eixos, um balde de parafusos, que seriam para parafusar a manga na ponta do eixo e os parafusos para fixar a flange do flutuante ao cubo.
Tambem aparecem dois discos de aluminio que são usados como espaçadores entre a manga e a ponta do eixo, servem para facilitar a vida, assim não precisa tornear aquele resalto da manga de eixo e ainda ganha como brinde um pequeno espaçador de roda que vai afastar o pneu um pouco do paralama traseiro.
Pessoalmente não gosto muito deste sistema com este espaçador de aluminio, não pelo aluminio em si, mas os parafusos utilizados ali são de 3/8" e creio que ficaram um bocado compridos. Mesmo utilizando uma classe de resistencia maior para estes parafusos, creio que são muito longos....dai para mim, fica um ponto falho, se um parafuso destes escoar (espichar) ou sofrer uma corrosão for tensão, os outros todos vão junto e ai volta o problema de perder a roda
No sistema que adotei, as medidas dos parafusos não são alteradas, o eixo não é espichado com este espaçador, dai creio que não altero o que ja estava funcionando.
Tambem aparecem no meio destes discos, os retentores que vão dentro do eixo com um suporte de aluminio. Não entendo por que fizeram assim....procurando um pouco se acha retentor que qualquer tamanho, mas como não sei extatamento o diametro do semi eixo deles no ponto onde o retentor encosta fica dificil dar uma opinião mais extata.
na foto 2 voce ve o encaixe entre a flange e o eixo em si, com o anel elastico, e a tampinha que protege o encaixe
A instalação é praticamente identica.
Desmonta tudo, lava tudo, da uma pintadinha em tudo.
Instala o retentor dentro do tubo do eixo
coloca o espaçado de aluminio+a manga de eixo sem usinar+o prato de freio (este ultimo ja revisado).
usa junta ou cola, conforme a ensimec indicar ou voce achar melhor
aperta os parafusos que eles forneceram com o torque que eles devem indicar
acaba de montar o sistema de freio
encaixa o cubo com os rolamentos e regula a pré-carga coma famosa balança de peixeiro
e agora sim, fica um pouquinho diferente da enfer pois os semi da ensimec vem desmontado o semi-eixo separa da flange....mas aparentemente é bastante facil,
enfia o semi no tubo com muito cuidado para não estragar o retentor que ficou la dentro,
encaixa a flange na ponta do semi-eixo, coloca um malefico anel trava ali e por fim parafusa uma tampinha com 3 parafusinhos alem (que o dia que voce quiser tirar vai ser um saco)
Por fim é só colocar a panela de freio e regular o freio
Ou seja...a instalação não muda quase nada....muda o preço e o ponto de vista em relação a usar um super ultra power aço com parafusos extra compridos na manga de eixo. Isto que se voce usa pneuzões, ainda deve ir um espaçador atras da roda, o que vai ajudar a esticar ainda mais os pobres parafusos.
Aparentemente não usam as arruelas conicas nos parafusos das flanges com o cubo. se isto interfere na durabilidade das roscas do cubo eu não sei. Creio que não devem dar garantia sobre estas roscas, afinal, não fazem parte do kit que foi fornecido.
abs
:palmas: edgar, agora so mais um detalhe, quando vc terminar o serviço, posta aqui pra gente qual foi o custo desta mudança...so para matar a curiosidade e também pra matéria ficar completa.
:concordo::concordo:
Francisco Maciel
20/11/2008, 01:31
Sim Edgar... posta os valores detalhados do custo desta excelente alteração.
Como as peças que tenho fui comprando atraves dos anos, os preços que tenho eram desatualizados. Assim fiz uma rapida cotação entre alguns fornecedores e ai vai o resultado (mas cuidado, com o dolar do jeito que esta, nenhum preço se mantem muito tempo)
Investimento no flutuante Enfer:
Semi-eixos (curto + longo) - R$ 594,20
mangas de eixo (2pç) - R$ 270,00 (as duas)
para mangas ja usinadas acrescentar mais R$30,00
porca da manga marca enfer (4pç) - R$ 52,00 (as 4pçs)
arruela da manga marca enfer (2pç) - R$ 26,00 (as 2 pçs)
graxa (1kg) - R$ 17,60
rolamento 18590/18520 (4pç) - R$ 75,00 marca Timken ou R$ 91,30 marca SKF
retentor do cubo marca SAV (2pç) - R$ 5,00 cada
retentor do eixo marca SAV (2pç) - R$ 6,00 cada
TOTAL DESTA PARTE= R$ 1311,80
parafuso 3/8"x1 1/4" UNF grau 8 (12pç) - R$
arruela lisa (24pç) - R$
arruela de pressão (24pç) - R$
porca 3/8" UNF (12pç) - R$
parafuso 3/8" x 2" UNC grau 5 ou 8 (12pç) - R$
lata spray tinta preta - R$ 14,00
cola/juntas - R$ ????
PREÇO DOS PARAFUSOS AINDA VOU VER
cubo dianteiro (2pç) - R$ 138,32 (cada um na donatti)
prisioneiros do cubo (10pç) - R$ 2,43 (cada na donatti)
TOTAL DESTA PARTE R$ 300,94 + frete da donatti
Se comprar os cubos usados, normalmente ja vem com os prisoneiros
mas é interessante verificar se todos estão com as roscas 100%
Ou seja com aproximadamente R$1620 + os parafusos da para montar o kit enfer completo. Sem mexer no freio. É bom levar em consideração a boa possibilidade de trocar as lonas e algum cilindro de roda. Mas ai o gasto é relativamente baixo.
Ja pelo que pesquisei rapidamente na net, o kit da ensimec, com semi-eixos, retentores do eixo e parafusos, sai por R$1450,00 Mas ai ainda precisa mangas, rolamentos, cubos, retentor dos cubos, prisioneiros dos cubos e porcas/arruelas das mangas
Lendo este topico, adimirei muito a idéia do edgar em reduzir os custos da manutenção em seu jeep. Durante toda a reforma em meu jeep, que já se completa 2 anos, tive que meter a mão na massa em toda a reforma pra reduzir custos. Por fim, ainda falta a colocação dos eixos flutuantes no eixo traseiro, que pra mim é fundamental e questão de segurança. Bom, vamos a pergunta: Tenho dois semi-eixos traseiros que não uso aqui em casa. Será que um torneiro conseguiria fazer esses eixos para mim e que fizessem a mesma função que um da enfer ou da ensimec? abraço a todos!
GBarros, fiz uma rápida medição do semi-eixo longo (que estava a mão), mas a ideia serve tanto para um lado como para o outro.
O original chavetado tem 750mm e o novo da enfer tem 765mm. Ou seja falta 15 ou 20 mm no comprimento. Isto se a ideia fosse fazer um serviço muito porco de soldar a flange ali na ponta por cima da rosca do semi eixo.
Uma ideia para aproveitar o seu semi-eixo velho, seria cortar a ponta onde vai o rolamento e o encaixe da chaveta fora para aproveitar o lado que tem o fresado que encaixa no diferencial. Mas ai ele ia ficar com 600mm.
Dai teria duas possibilidades:
Umas seria pegar este pedaço que sobrou, soldar mais um pedaço de 170mm (de um eixo bichado de ferro velho) e soldar uma flange. Ficaria igual ao sistema da enfer. Cortar é relativamente facil. Fazer a flange, qualquer torneiro que tenha um divisor faz com perfeição. MAS, é um semi eixo com duas soldas.
Outra possibilidade seria cortar dois semi eixos (consegue varios com roscas ruins em ferro velho), tirando estas pontas onde vai o rolamento e ficando com dois pedaços que teriam a ponta com o fresado do diferencial. Mede com cuidado e solda. Ficaria com a mesma configuração da ensimec (duas pontas fresadas). Restaria fazer uma flange com os furos para a roda livre e um furo com um estriado igual ao do diferencial.
Pronto. Em ambos os casos voce teria um sistema flutuante domestico.
O serviço de solda teria que ser feito em cima de um torno para preservar o alinhamento.
Tanto um sistema como o outro teriam uma flanges nas pontas, mas o sistema semelhante ao ensimec, ainda teria que mandar fazer o estriado e com certeza mandar temperar.
Veja que em ambos os casos, não são serviços baratos. O Elmer ja postou inumeras fotos de enxertos com solda entre semi-eixos de toyota e willys. E olha que ele costuma usar pneus cavalares. Pelo que me lembro ele não faz tratamento termico, só usa torno, mão de obra qualificada, solda de primeira e capricho.
Da para tentar, afinal, se o semi-eixo quebrar em alguma solda destas, se muito voce vai ficar sem tração traseira. Dificilmente vai ocorrer um acidente. Mas em meio a uma trilha ou mesmo em estrada, é sempre um susto e um contratempo.
Vai da tua ideia de jeep, para mim, se quebrar eu arrumo, é a parte do jeep que eu gosto.
Vai de analisar os tres fatores basicos
tempo disponivel
economia pretendida
realização pessoal (esta não tem preço e normalmente é minha perdição)
Eu, hoje, faria em casa. Utilizando os dois semi-eixos que voce tem mais dois semi-eixos curtos que compraria num ferro-velho e faria a flange com estriado interno e mandaria temperar. Mas creio que vai sair mais caro !
Ha....acabei de pensar em mais uma possibilidade. Poderia trocar em algum local (colega, lojas, ferro-velho) os teus semi-eixos de jeep (teoricamente bons) pos semi eixos de rural. Ja ouvi dizer que são mais longos. Talvez de para cortar a ponta e soldar a flange direto sem solda intermediária. Ai sim ficaria mais simples e talvez mais barato.
Valeu pela resposta Edgar, e me abriu bastante a cabeça pra realizar mais uma empreitada no jeep. Em relação as soldas, o torneiro que fez a flange do cambio pra mim é muito caprichoso e detalhista. ele faria muito bem essa solda. Agora é arranjar os outros semi-eixos para cortar e emendá-los. Como não faço trilhas, e este sistema é mais seguro que os originais do jeep, fico tranquilo se der algo errado, mas não vai dar não, pois fazer com calma e bem feito, é prioridade. Abração e obrigado pela dica!
eddgar,
E se os semi eixo forem confexionados em um aço mais nobre, aumentaria concideravelmente a resistência dos conjunto? para uso de pneus maiores.
é possivel dividir o semi-eixo em duas partes, (1º- somente o eixo com estria nas duas extremidades, 2º- a ponta externa com estrias por dentro, p/ encaixar no semi-eixo)? pensando em baratear os custos. É mais simples (barato), fazer as duas ou uma como já existe?
Valew!
Kako,
a tua ideia, de comprar algo em torno de 1,5m de uma barra de aço 4340 com diametro de 30mm, fazer (como a ensimec) dua bolachas com estriado interno, tambem é valida. Resta lembrar de temperar o material para que as estrias fiquem resistentes o suficiente. Aproveita e tempera as bolachas e pronto.
Resta fazer uma pampinha (eu usaria as tampas de alguma roda livre AVM antiga) para proteger o encaixe estriado das bolachas.
Realmente, a ideia é bem esta. Vai do gosto. Emendar dois semi-seixos de jeep (fica com a solda no meio), usinar as pontas de semi-eixos de rural (é um saco usinar os semi-eixos pois devem estar temperados mas não é impossivel), partir para barras novas ? Depende de quanto se quer gastar, de quanto se quer que fique confiavel.
Segunda feira vou dar uma medida mais precisa para ver o comprimento extato que cada semi-eixo deve ter. Dai da para ver quanto custa só o material dos semis. Depois vemos as bolachas e mão de obra.
roneydebrito
29/11/2008, 13:24
caro edgar
o que vc vai fazer com os semi eixos que voce retirou . poderia vender para mim . favor enviar as medidas dos dois lados e o valor pretendido .
obrigado
roney
roneydebrito
29/11/2008, 13:31
Kit Eixo Flutuante Completo p/ Jeep Willys (canela grossa) Serve no canela fina porém é preciso usinar
R$ 1.499,00
[/URL]
http://www.gama4x4.com.br/imagens/produtos/kit_eixo_flutuante_completo_jeep.jpgDESCRIÇÃO DO PRODUTOKit Eixo Flutuante Completo p/ Jeep Willys (canela grossa) Serve no canela fina porém é preciso usinar : Composto por : 2 Cubos, 2 mangas de eixo, 2 ponta de eixo, 12 parafusos, 4 rolamento, 2 retentor, 4 porcas, 2 arruelas, 2 aranhas .
o site e [url]www.gama4x4.com.br (http://www.gama4x4.com.br/cesta_mostra.asp?prod_id=3694) ainda divide em 4x no visa e 3x no mastercard
Resta saber
marca dos rolamentos e dos retentores (certamente são chineses)
se os prisioniros das rodas vem junto com os cubos (ou vai tentar usar os velhos)
se não vai colocar um retentor dentro da tuberia
para que vai usar as duas arruelas aranha
se os parafusos fornecidos são para fixar as mangas na tuberia ou os cubos nos semi eixos
se os cubos são novos ou usados
roneydebrito
30/11/2008, 20:37
caro edgar
ainda tenho interesse no eixos retirados do seu veiculo me manda as medidas e os valores.
obrigado
roney
Kako,
a tua ideia, de comprar algo em torno de 1,5m de uma barra de aço 4340 com diametro de 30mm, fazer (como a ensimec) dua bolachas com estriado interno, tambem é valida. Resta lembrar de temperar o material para que as estrias fiquem resistentes o suficiente. Aproveita e tempera as bolachas e pronto.
Resta fazer uma pampinha (eu usaria as tampas de alguma roda livre AVM antiga) para proteger o encaixe estriado das bolachas.
Realmente, a ideia é bem esta. Vai do gosto. Emendar dois semi-seixos de jeep (fica com a solda no meio), usinar as pontas de semi-eixos de rural (é um saco usinar os semi-eixos pois devem estar temperados mas não é impossivel), partir para barras novas ? Depende de quanto se quer gastar, de quanto se quer que fique confiavel.
Segunda feira vou dar uma medida mais precisa para ver o comprimento extato que cada semi-eixo deve ter. Dai da para ver quanto custa só o material dos semis. Depois vemos as bolachas e mão de obra.
A idéia é: Utilizar o kit que vc montou, apenas com os semi-eixos diferentes, porém mais resistentes.
isso é possivel?
Valew!
E aí gente, como ficou esse projeto em que falaram por aki? Pra quem seguiu e terminou o planejado, como ficou os gastos e a resistencia do conjunto? Obrigado!
Casa da transmissão4x4
21/12/2008, 15:24
GBarros, fiz uma rápida medição do semi-eixo longo (que estava a mão), mas a ideia serve tanto para um lado como para o outro.
O original chavetado tem 750mm e o novo da enfer tem 765mm. Ou seja falta 15 ou 20 mm no comprimento. Isto se a ideia fosse fazer um serviço muito porco de soldar a flange ali na ponta por cima da rosca do semi eixo.
Uma ideia para aproveitar o seu semi-eixo velho, seria cortar a ponta onde vai o rolamento e o encaixe da chaveta fora para aproveitar o lado que tem o fresado que encaixa no diferencial. Mas ai ele ia ficar com 600mm.
Dai teria duas possibilidades:
Umas seria pegar este pedaço que sobrou, soldar mais um pedaço de 170mm (de um eixo bichado de ferro velho) e soldar uma flange. Ficaria igual ao sistema da enfer. Cortar é relativamente facil. Fazer a flange, qualquer torneiro que tenha um divisor faz com perfeição. MAS, é um semi eixo com duas soldas.
Outra possibilidade seria cortar dois semi eixos (consegue varios com roscas ruins em ferro velho), tirando estas pontas onde vai o rolamento e ficando com dois pedaços que teriam a ponta com o fresado do diferencial. Mede com cuidado e solda. Ficaria com a mesma configuração da ensimec (duas pontas fresadas). Restaria fazer uma flange com os furos para a roda livre e um furo com um estriado igual ao do diferencial.
Pronto. Em ambos os casos voce teria um sistema flutuante domestico.
O serviço de solda teria que ser feito em cima de um torno para preservar o alinhamento.
Tanto um sistema como o outro teriam uma flanges nas pontas, mas o sistema semelhante ao ensimec, ainda teria que mandar fazer o estriado e com certeza mandar temperar.
Veja que em ambos os casos, não são serviços baratos. O Elmer ja postou inumeras fotos de enxertos com solda entre semi-eixos de toyota e willys. E olha que ele costuma usar pneus cavalares. Pelo que me lembro ele não faz tratamento termico, só usa torno, mão de obra qualificada, solda de primeira e capricho.
Da para tentar, afinal, se o semi-eixo quebrar em alguma solda destas, se muito voce vai ficar sem tração traseira. Dificilmente vai ocorrer um acidente. Mas em meio a uma trilha ou mesmo em estrada, é sempre um susto e um contratempo.
Vai da tua ideia de jeep, para mim, se quebrar eu arrumo, é a parte do jeep que eu gosto.
Vai de analisar os tres fatores basicos
tempo disponivel
economia pretendida
realização pessoal (esta não tem preço e normalmente é minha perdição)
Eu, hoje, faria em casa. Utilizando os dois semi-eixos que voce tem mais dois semi-eixos curtos que compraria num ferro-velho e faria a flange com estriado interno e mandaria temperar. Mas creio que vai sair mais caro !
Ha....acabei de pensar em mais uma possibilidade. Poderia trocar em algum local (colega, lojas, ferro-velho) os teus semi-eixos de jeep (teoricamente bons) pos semi eixos de rural. Ja ouvi dizer que são mais longos. Talvez de para cortar a ponta e soldar a flange direto sem solda intermediária. Ai sim ficaria mais simples e talvez mais barato.
Oi pessoal tudo bem?? Vou tentar fazer algo parecido com o que vcs querem fazer vamos-lá:
Comprei um par de eixos da F-75 para colocar na minha viatura, mas o eixo traseiro e mais largo e aí decidir diminuir o tamanho da tubuleira esquerda, e quando eu comprei esse eixos o cara não sabia qual era as pontas de eixo originais e me arrumou tres pontas de eixo são bem grandes e depois disso comecei a fazer uns calculos que acho que vai dar certo. Comecei olhando um eixo(eixo de F-75)aki na minha cidade que eles fizeram do jeito que vcs falaram do lado esquerdo soldaram duas pontas de eixo (do lado mais largo) e do outro que tem o mesmo tamanho da rural 4x4 eles apenas cortaram uma ponta de eixo grande e fizeram emenda numa flange com medidas do cubo, e daí aproveitei para medir as pontas : a maior tinha 90,5cm e a menor tinha 74,5 cm ( ESSA MEDIDA TIREI DA PONTA DAS ESTRIAS ATE DO LADO DE DENTRO DA FLANGE) depois de tanto pensar pensar e estressar tive a ideia de medir as minhas e ai foi a surpressa uma delas tem 83cm e a outra tem 75cm e eu encurtando 10 cm do lado esquerdo no meu eixo eu acho que a ponta de 83cm e a ponta de 75 vai dar certinho para fazer o eixo flutuante.
A ideia do eixo flutuante e pegar essas duas pontas que eu tenho e tornear as flanges ate igualar o tamanho do diamêtro do cubo e depois fazer a furação e segundo meus calculos ainda do lado esquerdo vou ter que fazer um espacador de 4 cm e do lado direito um espacasor de 0,5cm.
Essa e minha ideia de colocar eixo flutuante sem soldar e gastando pouco.
Caso tiver mal esclarecido minha ideia podem perguntar.
Abraço a todos.
Caro Edgar, que eixo eu poderia comprar em um ferro velho que tivesse a mesma espessura dos eixos chavetados que já lhe falei? E como poderia ser feita uma flange com um encaixe estriado pra ser parafusada no cubo de roda? Teria alguma ideia que pudesse passá-la? Uma coisa ao qual reparei: na ponta dos eixos da enfer, a flange que é parafusada no cubo da roda é soldada? ou possui fresado com encaixe tb? Bom, quem puder dar uma dica, eu agradeço.
Caio Maeda
01/03/2009, 20:21
Edgar
Fiz o acompanhamento do meio eixo traseiro conforme as fotos e percebi que não tenho a capa de proteção do rolamento trazeiro ..essa peça é importante? sabe onde posso encontrar?
Mazaropi-RJ
12/06/2009, 19:21
Caro Edgar,
Parabéns pelo tópico !!!
Vi um anuncio de um Kit Enfer. Nele dizia-se que era voltado para o CJ5 canela Grossa mas que serviria tb no Canela fina só q se teria que usinar antes... Usinar o que ? Qual peça ?
Vc já descobriu a a comparação da especificação do aço da Enfer com o da Ensimec ?
Gratíssimo pela ajuda...
Marcos ET
13/06/2009, 02:36
PessoALL, vejo que todos falam em duas ou mais soldas em um mesmo semi-eixo, uma no semi-eixo original com um prolongamento, outra no prolongamento com a tal flange da ponta de roda.... e coisa e tal...
Daih pergunto (eu já postei esta idéia em outro tópico, ainda em 2004...), nao seria mais fácil simplesmente soldar uma metade (cortar rente a articulação) do semi-eixo dianteiro em outra metade de um semi-eixo traseiro??? assim, nao tem que quebrar a cabeça com flanges e nada mais... bastaria meter um comjunto de retentores e tudo igual ao dianteiro, além da roda livre atrás também.... (lembrando que o Elmer e o Leopoldo já falaram um monte de vzs que soldar este semi-eixo nao vinga.... que eles acabam quebrando)
Gde abraço!
Marcelo Godoy
12/04/2010, 13:14
Prezados,
Tenho um CJ 1965 (3m/6cil) e já tive acidente devido a roda traseira sair sozinha para um lado e o Jeep para o outro mas felizmente não houve nada grave. Assim, colocarei o eixo flutuante p/ter segurança.
Alguém poderia informar qual das três marcas conhecidas (Macrotorque, Ensimec, Enfer) apresenta a melhor qualidade? Ou se equivalem?
Pretendo futuramente colocar um bloqueio de diferencial selecionável ou não (75% a 90% tipo TRPC Ensimec), dependendo da verba disponível na ocasião.
matrakaum
21/05/2010, 12:47
Eu tb. toh nessa...mas como não entendo bulufas, toh apanhando....
o Kra da Jipebrás passou o Ensimec Completo (não sei o que é completo) por R$ 2.120,00...aíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Será que neste completo ainda faltam coisas?:shock:
Marcelo Godoy
21/05/2010, 13:50
Eu tb. toh nessa...mas como não entendo bulufas, toh apanhando....
o Kra da Jipebrás passou o Ensimec Completo (não sei o que é completo) por R$ 2.120,00...aíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Será que neste completo ainda faltam coisas?:shock:
Dê uma pesquisada nos outros fornecedores, achei um pouco alto este valor (mesmo sendo Ensimec).
Abraços,
Eu tb. toh nessa...mas como não entendo bulufas, toh apanhando....
o Kra da Jipebrás passou o Ensimec Completo (não sei o que é completo) por R$ 2.120,00...aíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Será que neste completo ainda faltam coisas?:shock:
tem que perguntar pro pessoal da jipebras quais componentes constituem esse kit... no site da garra4x4 está na faixa dos 1.550,00, mas depende do exio q você tem. nesse kit da garra ainda faltam cubos, magas, rolamentos e retentores.
abraço.
Alan
Bom, se o kit intitula-se completo, entao subentende-se que é chegar e instalar. tem que vir tudo!
Conversa com o Edgar aqui do forum, eu comprei o meu com ele.
matrakaum
24/05/2010, 10:12
Qto custa o semi-eixo igual ao meu, original, toh pensando em trocar ele e os rolamentos até sobrar uma grana e daí partir para estes flutuantes....
O q vcs. acham?
p.peleje
06/09/2010, 13:02
Caro Edgar,
Parabéns pelo tópico !!!
Vi um anuncio de um Kit Enfer. Nele dizia-se que era voltado para o CJ5 canela Grossa mas que serviria tb no Canela fina só q se teria que usinar antes... Usinar o que ? Qual peça ?
Vc já descobriu a a comparação da especificação do aço da Enfer com o da Ensimec ?
Gratíssimo pela ajuda...
Boa tarde a todos....resgatando esse tópico, ví essa pergunta. Alguém sabe dizer o que realmente tem que usinar?
abs
Peleje
Os eixos do meu Jeep sao canela fina e nao precisei usinar nada, foi pegar e instalar. Da uma olhada nas fotos da construcao ai embaixo, tem varios detalhes.
p.peleje
08/09/2010, 10:11
Os eixos do meu Jeep sao canela fina e nao precisei usinar nada, foi pegar e instalar. Da uma olhada nas fotos da construcao ai embaixo, tem varios detalhes.
teu kit é da enfer?
abs
p.peleje
08/09/2010, 10:29
Os eixos do meu Jeep sao canela fina e nao precisei usinar nada, foi pegar e instalar. Da uma olhada nas fotos da construcao ai embaixo, tem varios detalhes.
acabei de vero seu tópico, vc usinou a manga pra ela poder encaixar na tubeira. Olhando suas fotos vai facilitar meu trampo.
Vc ainda tem o sacador tabajara? :)
Abs e obrigado
teu kit é da enfer?
abs
Sim amigo meu kit é Enfer!
André Luiz Rossetim
21/02/2011, 12:55
Sim amigo meu kit é Enfer!
Dic, aonde vc adquiriu o eixo flutuante em Curitiba?
pode me passar contatos e valores.
Grato,
Alemao4x4
04/05/2012, 21:20
Edgar, não desprezo o eixo flutuante e quero faze-lo, mas ja sei como, agora gostaria de saber sobre estas molas 2 estagios que vc tem ai, como foi feita? funcionou bem?, como consigo compra-las?
Alemão, não sei donde saiu...quando comprei veio assim. Tinha um problema de engatar mato ali, mas como pouco ando no mato nunca chegou a atrapalhar.
Quando coloquei os cilindros de gas a traseira afundou demais e troquei as molas por novas e originais, como ficou muiito mais alto troquei as da frente tambem.
Antes o jeep era uns 40cm mais baixo mas pulava beeem menos!
Ainda tenho as molas aqui, posso medir cada lamina e ai é édor pro moleiro fazer.
Fabio Cortez
20/05/2012, 11:12
* os retentores, 1 pç por roda, marca SAV, argentinos, modelo 5826LZ. (usei esta marca pois tinha em estoque na loja e são muito mais baratos que os sabó)
* os semi-eixos da enfer, um curto e outro comprido.
Esse retentor é do cubo ou da tubeira?
Caso seja do cubo, quais foram usados na tubeira? Originais?
Não sei se os eixos Enfer são mesmo diametro do original pois ainda não chegaram, por isso queria confirmar?
Abraço.
Casa da transmissão4x4
20/05/2012, 11:34
Esse retentor é do cubo ou da tubeira?
Caso seja do cubo, quais foram usados na tubeira? Originais?
Não sei se os eixos Enfer são mesmo diametro do original pois ainda não chegaram, por isso queria confirmar?
Abraço.
Os retentores são os 1930(codigo) 54 x 73,2 x 8, e usada um em cada cubo de roda, dentro dos tubos são usados somente na dianteira, na traseira não se usa porque não tem homocinetica e nem os semi-eixos flexivel.
att.
Danilo.
Casa da transmissão4x4
20/05/2012, 11:39
Esse retentor é do cubo ou da tubeira?
Caso seja do cubo, quais foram usados na tubeira? Originais?
Não sei se os eixos Enfer são mesmo diametro do original pois ainda não chegaram, por isso queria confirmar?
Abraço.
Amigo, eu acho que ficamos mal etendidos, você fala deste retentor com eixos flutuantes ou semi-eixos comuns ?
Fabio Cortez
20/05/2012, 16:00
Amigo, eu acho que ficamos mal etendidos, você fala deste retentor com eixos flutuantes ou semi-eixos comuns ?
Então. No cubo eu vou usar esse 1930.
Meu eixo semi-flutuante usava o retentor 0373GA na ponta da tubeira para evitar contato do oleo do diferencial com a graxa do rolamento. O diametro interno desse retentor é 39,1mm, por isso queria saber o diametro do eixo flutuante Enfer. Se o diametro do eixo for diferente, vou ter que usar outro retentor, mas não sei qual.
O diametro externo desse retentor é 62,2mm.
Casa da transmissão4x4
20/05/2012, 17:27
Então. No cubo eu vou usar esse 1930.
Meu eixo semi-flutuante usava o retentor 0373GA na ponta da tubeira para evitar contato do oleo do diferencial com a graxa do rolamento. O diametro interno desse retentor é 39,1mm, por isso queria saber o diametro do eixo flutuante Enfer. Se o diametro do eixo for diferente, vou ter que usar outro retentor, mas não sei qual.
O diametro externo desse retentor é 62,2mm.
Então, o semi-flutuante da enfer tem 30mm de diametro, você terá que lixar no ponto aonde o retentor vai apoiar.
Fabio Cortez
21/05/2012, 12:36
Então, o semi-flutuante da enfer tem 30mm de diametro, você terá que lixar no ponto aonde o retentor vai apoiar.
Sim, blz. Mas qual retentor usar?
Ele precisa ter 30mm de diametro interno e 62,2mm de diametro externo.
Fabio Cortez
22/05/2012, 09:25
Edgar, você usou esse retentor?
Casa da transmissão4x4
22/05/2012, 11:33
Fabio, os semi-eixos da enfer não usa retentores internos, no meu jipe esta rodando há 4 anos sem este retentor e nunca vazou nada. O sistema comun usa por conta da graxa, mas o flutuante só usa no cubo de roda mesmo. E por isso que eu citei acima que para colocar um retentor você teria que lixar a ponta de eixo porque a mesma não tem lugar liso para o retentor vedar.
Eu uso Enfer a uns 5 anos, eu fiz a montagem e nao coloquei retentor nenhum dentro da tubeira
Casa da transmissão4x4
22/05/2012, 11:44
Eu uso Enfer a uns 5 anos, eu fiz a montagem e nao coloquei retentor nenhum dentro da tubeira
Pois é, nem nos caminhões ultilizam esse retentor, eu só ví ate hoje a ensimec usar e um caminhão que nem me lembro qual é mais.
Fabio,
Quando montei, coloquei um retentor dentro da tuberia por ser cabeça dura. Na real, como o eixo não tem uma "pista" onde o retentor encostar, fica bastante inutil colocar um retentor de borracha sem antes mandar retificar o ponto de contato.
Lixar o ponto de contado é um serviço muuuito porco, não segue nenhuma especificação de fornecedores de retentores e não vai adiantar nada a curto prazo.
Uma opção seria colocar um retentor de feltro...mas creio que tambem não iria durar muito, fora ser quase impossivel de achar um retentor assim.
O retentor original era para evitar que o oleo do diferencial se misturasse com o graxa do rolamento conico original. Mas como não vai mais ter rolamento ali, só a flange da manga de aixo, algum oleo que escorrer do diferencial para la numa inclinação muuuuito animal, vai ficar ali para ajudar a evitar a corrosão.
Se teu eixo tiver o bico de por graxa no rolamento original, deixe ele la com a função de tampão...senão entra agua e pó para dentro do eixo.
Fabio Cortez
23/05/2012, 13:22
Fabio,
Quando montei, coloquei um retentor dentro da tuberia por ser cabeça dura. Na real, como o eixo não tem uma "pista" onde o retentor encostar, fica bastante inutil colocar um retentor de borracha sem antes mandar retificar o ponto de contato.
Lixar o ponto de contado é um serviço muuuito porco, não segue nenhuma especificação de fornecedores de retentores e não vai adiantar nada a curto prazo.
Uma opção seria colocar um retentor de feltro...mas creio que tambem não iria durar muito, fora ser quase impossivel de achar um retentor assim.
O retentor original era para evitar que o oleo do diferencial se misturasse com o graxa do rolamento conico original. Mas como não vai mais ter rolamento ali, só a flange da manga de aixo, algum oleo que escorrer do diferencial para la numa inclinação muuuuito animal, vai ficar ali para ajudar a evitar a corrosão.
Se teu eixo tiver o bico de por graxa no rolamento original, deixe ele la com a função de tampão...senão entra agua e pó para dentro do eixo.
Blz, deixar sem retentor.
Mas vamos colocar uma situação de uma inclinação muito animal. Esse óleo não vai passar por dentro da manga e consequentemente se misturar a graxa dos rolamentos? Se acontecer isso não tem problema? Estou sendo preciosista demais?
Vlw galera.
Fabio Cortez
24/05/2012, 13:36
Blz, deixar sem retentor.
Mas vamos colocar uma situação de uma inclinação muito animal. Esse óleo não vai passar por dentro da manga e consequentemente se misturar a graxa dos rolamentos? Se acontecer isso não tem problema? Estou sendo preciosista demais?
Vlw galera.
Pessoal, conversei com um torneiro amigo meu e ele disse o seguinte:
Podemos fabricar um adaptador de teflon para encaixar na antiga pista do rolamento, e usarmos um retentor na medida que quisermos. Mas para isso, precisamos fazer uma pista no eixo, onde o retentor vai trabalhar.
Como fazer isso?
Ele me deu duas opções: Pulir a região, deixando-a lisa, ou fazer uma bucha polida externamente e encaixá-la no eixo na posição que o retentor irá trabalhar (Isso dependerá do diametro interno da luva)
O que acham?
Oia, uma inclinação tão animal assim, para o oleo do diferencial alcançar as mangas acho que só tombando o jeep !
De qualquer maneira, se a ideia é colocar algo ali, faça este adaptador de nylon ou teflon com furo numa medida 0,1mm maior que o diametro do eixo, mas sem contato fisico. Assim voce não modifica o semi eixo, não perde uma eventual garantia em caso de quebra e tem uma barreira bastante significativa para o oleo 90 do diferencial.
Acho que assim fica mais simples, mais barato e deve vedar o suficiente.
Fabio Cortez
28/05/2012, 10:46
Oia, uma inclinação tão animal assim, para o oleo do diferencial alcançar as mangas acho que só tombando o jeep !
De qualquer maneira, se a ideia é colocar algo ali, faça este adaptador de nylon ou teflon com furo numa medida 0,1mm maior que o diametro do eixo, mas sem contato fisico. Assim voce não modifica o semi eixo, não perde uma eventual garantia em caso de quebra e tem uma barreira bastante significativa para o oleo 90 do diferencial.
Acho que assim fica mais simples, mais barato e deve vedar o suficiente.
Levei os eixos para o torneiro olhar.
Ele falou que não está lisinho, mas também não está tão rugoso e que posso usar um retentor sem problemas.
Fabricaremos o adaptador de nylon ou teflon para assentar um retentor menor no eixo.
Depois posto algumas fotos.
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