Ver Versão Completa : Proteção para o diferencial e caixa central
gbpereira
17/11/2008, 23:46
Pessoal
Meu niva este final de semana quebrou o diferencial dianteiro, estou presisando agora trocar a caixa do diferencial e algumas peças que devem ter estragado mais ainda não sei pois ainda não abri o mesmo.
Ao quebrar o diferencial fiquei pesando que o niva não tem proteção para o mesmo a minha pergunta e a seguinte alguem ja fez tais proteção para o diferencial dianteiro e para a caixa centra?
Pessoal
Meu niva este final de semana quebrou o diferencial dianteiro, estou presisando agora trocar a caixa do diferencial e algumas peças que devem ter estragado mais ainda não sei pois ainda não abri o mesmo.
Ao quebrar o diferencial fiquei pesando que o niva não tem proteção para o mesmo a minha pergunta e a seguinte alguem ja fez tais proteção para o diferencial dianteiro e para a caixa centra?
Olá canarada, olha, protetor do diferêncial, eu não ví nenhum ainda, mas suportes mais eficazes para o diferêncial já andaram fazendo alguma coisa.
Dê uma olhada no site do Porcão:http://www.niva4x4.com.br/melhorias/Fixação%20do%20diferencial.htm (http://www.niva4x4.com.br/melhorias/Fixação%20do%20diferencial.htm)
ou aqui mesmo no fórum:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39519&highlight=suporte+diferencial (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39519&highlight=suporte+diferencial)
Agora falaí, como exatamente quebrou seu diferêncial????
gbpereira
20/11/2008, 09:25
Olá canarada, olha, protetor do diferêncial, eu não ví nenhum ainda, mas suportes mais eficazes para o diferêncial já andaram fazendo alguma coisa.
Dê uma olhada no site do Porcão:http://www.niva4x4.com.br/melhorias/Fixação%20do%20diferencial.htm (http://www.niva4x4.com.br/melhorias/Fixação%20do%20diferencial.htm)
ou aqui mesmo no fórum:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39519&highlight=suporte+diferencial (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39519&highlight=suporte+diferencial)
Agora falaí, como exatamente quebrou seu diferêncial????
Savius
Quebrou a carcaça do meu diferencial segue as fotos
glausians
20/11/2008, 11:12
Ta feio o negocio ai...
caramba, como aconteceu isso...
Sobre a proteção vc pode fazer um peito de aço que protege tudo...
E tbm te dou uma ideia, ja que vc vai ter que trocar o diferencial mesmo...
Conheço duas pessoas que tem em seus nivas a seguinte coisa...
Pega o diferencial trazeiro do niva, corta as pontas e coloca no lugar do dianteiro, nunca mais quebra...
e funciona perfeitamente, vai sair um pouco mais caro, mas tbm nao tem perigo de quebra...
Vou ver se consigo umas fotos para vc...
Marcio Rossetto
20/11/2008, 13:12
Também concordo com oque disse o Glaussians
Mais precisamente , para fazer isso será necessário :
1- Cortar a carcaça do diferencial do Niva
2- Cortar o semi eixo do diferencial
3 - Cortar a ponta da carcaça proxima da bola do diferencial soldar na ponta da carcaça ,logo próximo da roda .
4- Cortar o semi eixo para adequar ao novo tamanho e fazer a mesma coisa .
5- Solda a tulipa de saida do cambio do santana na ponta de saída da roda .
6- Conecta a homocinética do Santana à tulipa adaptada ( parafusada)
4- solda a ponta do eixo da homocinética do Niva no eixo da homocinética do santana , para preservar o estriado original .
5- O finalmente fica : diferencial de aço , com homocinética interna do Santana , com homocinética externa do Niva .
Quando tiver tempo vou fazer isso no meu .
Outra dica , descobre a relação do seu diferencial , porque derepende é o mesmo do chevette . I= 3,9
gbpereira
20/11/2008, 19:06
Marcio Rossetto / Glausians
Obrigado pela dica valeu mesmo!!!!!! Eu durante as pesquisas que fiz na internet verifiquei que alguns anuncios de Niva tinham como itens de upgrade na viatura diferencial dianteiro em aço eu não estava entendendo agora entendo.
Voces teriam fotos de alguma adptação deste tipo?
Acho que o que aconteceu foi o seguinte alguma peça quebrou internamente quando na trilha a roda esquerda dianteira ( o lado que quebrou) bateu forte em um buraco em rio que eu estava atravessando, acho que o que aconteceu foi isso pois depois da pancada o carro tracionava as vezes.
Flugêncio
20/11/2008, 20:37
Voces teriam fotos de alguma adptação deste tipo?
Acho que o que aconteceu foi o seguinte alguma peça quebrou internamente quando na trilha a roda esquerda dianteira ( o lado que quebrou) bateu forte em um buraco em rio que eu estava atravessando, acho que o que aconteceu foi isso pois depois da pancada o carro tracionava as vezes.
Eu tenho umas fotos de um diferencial desse, feito com uma carcaça do dif. traseiro, vou procurar e posto aqui. Quem confecionou foi um amigo niveiro de Niterói-RJ.
Geralmente esse tipo de quebra é proviniente de rolamentos gastos, em certo momento, devido as folgas, o pinhão encavala e a carcaça vai pro beléléu.
Quando for montar novamente, veja a dica dos rolamento que coloquei no tópico "Peças pro Niva"
Caracas meu velho!!!!,,,o negócio é mais feio do que eu pensei!!!!!!!!
Olha, um protetor do diferêncial seria uma boa, mas não vejo como prende-lo ao carro efetivamente.
Quanto a adaptação do dif. trazeiro na frente, quem têm poderia postar o seu relato e algumas fotos pra jente.
A algum tempo, foi comentado aqui no forum, sobre a adaptação do dif. do Omega mas não ví nada de concreto.
De qualquer forma, não é dificel achar para vender um diferêncial ou se o seu estava bom, somente a carcaça.
Boa sorte e não nos deixe as escuras, posta aí sua saga....
Flugêncio
20/11/2008, 20:58
Eu tenho umas fotos de um diferencial desse, feito com uma carcaça do dif. traseiro, vou procurar e posto aqui. Quem confecionou foi um amigo niveiro de Niterói-RJ.
Geralmente esse tipo de quebra é proviniente de rolamentos gastos, em certo momento, devido as folgas, o pinhão encavala e a carcaça vai pro beléléu.
Quando for montar novamente, veja a dica dos rolamento que coloquei no tópico "Peças pro Niva"
Encontrei!
A fabricação deste foi do Marcelo Carvalho, citado anteriormente,
gbpereira
20/11/2008, 21:59
Caracas meu velho!!!!,,,o negócio é mais feio do que eu pensei!!!!!!!!
Olha, um protetor do diferêncial seria uma boa, mas não vejo como prende-lo ao carro efetivamente.
Quanto a adaptação do dif. trazeiro na frente, quem têm poderia postar o seu relato e algumas fotos pra jente.
A algum tempo, foi comentado aqui no forum, sobre a adaptação do dif. do Omega mas não ví nada de concreto.
De qualquer forma, não é dificel achar para vender um diferêncial ou se o seu estava bom, somente a carcaça.
Boa sorte e não nos deixe as escuras, posta aí sua saga....
Achei uma documentação sobre proteção dos diferencias, com certeza irei fazer para os tres !!!!! apesar de ter quase certeza que o que ocasionou a quebra foi de dentro para fora não quero mais arriscar uma pedra ou algo parecido!!!!!
gbpereira
20/11/2008, 22:05
Flugêncio,
Com esta suspeita sobre o rolamento que acho uma causa muito provavel, me fez pensar em outra coisa ou seja a carcaça do diferencial central também e de aluminio. se os rolamentos estiverm na mesma situação posso ter o mesmo problema??? o que devo verificar além do rolamento ao abrir os diferencias?
Muito interessante essa adaptação.........
Talves bem trabalhosa.......mas com certeza interessante....
Flugêncio
21/11/2008, 08:58
Flugêncio,
Com esta suspeita sobre o rolamento que acho uma causa muito provavel, me fez pensar em outra coisa ou seja a carcaça do diferencial central também e de aluminio. se os rolamentos estiverm na mesma situação posso ter o mesmo problema??? o que devo verificar além do rolamento ao abrir os diferencias?
No diferencial central, os rolamentos não são cônicos, por isto, menos probalidades de quebras, porêm acontece desgastes.
Nos diferenciais, tem que se verificar o estado dos 4 rolamentos e as folgas/desgaste da coroa, pinhão, satélites, planetárias. Pra ficar excelente tem que mandar fazer um ajuste preciso por quem entende.
Flugêncio
21/11/2008, 09:20
Pessoal
Encontrei isto:
http://www.nivaventure.fr/Texte/Divers/Propo_com/Propo_com.htm (http://www.nivaventure.fr/Texte/Divers/Propo_com/Propo_com.htm)
Amigo Flugêncio, quanto a esse tipo de "protetor", na minha opinião, não basta ser uma chapa lisa, pois no caso de uma batida inferior em uma pedra, por exemplo, a chapa curvaria-se pressionando o diferêncial e podendo levar a sua quebra.
Uma chapa lisa, tende a curvar-se, mesmo sendo de uma espessura relativamente boa (pelas fotos 5 ou 6 milimetros).
No caso em sí, talves a adição de algumas cantoneiras soldadas no sentido longitudinal, viesem a reforçar bastante o sistema.
Mesmo assim, o sistema de fixação da peça teria que ser muito bem estudado, pois de nada vale um exelente protetor de qualquer coisa, se sua fixação não for descente.
É a minha opinião....gostaria de saber a opinião de outros camaradas.
Marcio Rossetto
21/11/2008, 21:57
Savius
Eu coloquei no meu Niva um suporte adicional para o diferencial dianteiro , e para isso estudei o ponto crítico das forças exercidas .
O ponto de maior solicitação é na traseira do diferencial , pois o cardã exerce uma força axial , radial e vibracional na traseira dele .
Dessa forma , se vc bolar um novo suporte , sugiro começar pela traseira .
Para isso fiz uma tampa de ferro , para poder soldar um berço de apoio .
O esquema esta no tópico cujo endereço esta em uma mensagem anterior .
SDS
BACALHAU
22/11/2008, 01:18
"...o cardã exerce uma força axial , radial e vibracional na traseira dele." :shock: :oops: :twisted:
Seu depravado, imoral, tarado ! Só pensa naaaquiiilo...:mrgreen: