PDA

Ver Versão Completa : suporte do amortecedor

SERGIO MOLLO
17/11/2008, 16:33
Olá: meus suportes de amortecedores superiores dianteiros quebraram.
Primeiro foi o lado direito a + ou - 6 meses, agora no sábado foi o esquerdo. O que pode ter acontecido? sera que as molas estão fracas?
Os amortecedores são relativamente novos, são os de opala, com os olhais de chevete.Alguma dica?:putz:

VKASP
17/11/2008, 17:43
Olá: meus suportes de amortecedores superiores dianteiros quebraram.(...) Os amortecedores são relativamente novos, são os de opala, com os olhais de chevete.Alguma dica?:putz:

É o Turbogás, da Cofap? Se for, dizem que tem que reforçar os suportes, porque o amortecedor é mais "duro".
[]s
Valdomiro

SERGIO MOLLO
17/11/2008, 18:17
Amigo Valdomiro; O pior é que não é turbo gas.
Abs

shuther4x4
17/11/2008, 19:55
Precisa ver se não estão forçando o suporte, ou seja, não segura a suspensão com final de curso ou bate fechado antes da susp estar totalmente "comprimida". Não sei sobre o de opala, mas o original se vc levantar a suspensão, corre o risco disso acontecer (dependendo do uso, claro). Antes de refazer (reforçar), o certo e verificar o curso pra não ter o mesmo problema depois.
abraços.

VKASP
17/11/2008, 19:56
Amigo Valdomiro; O pior é que não é turbo gas.
Abs
Pois é, quando peguei meu Laika os suportes estavam estourados a ponto dos amortecedores originais VAZ "TudoGeleca":putz: estarem sem função. Anos de abuso da suspensão...
Refiz as soldas com capricho, troquei os amortecedores e batentes, fiz uma revisão geral do estado da suspensão, inclusive âgulos e etc.... Nunca mais tive problemas com os suportes dos amortecedores.
Vale pro Niva também.
[]s

Valdomiro

SERGIO MOLLO
17/11/2008, 22:32
Quando tinha a suspenção levantada, tinha soldado mais um olho no amortecedor. Mas foi ai que arrebentou a primeira vez o suporte (lado direito). Quando tirei os calços tirei o olho que tinha soldado, e arrebentou o outro lado agora :parede:. Abs...

shuther4x4
17/11/2008, 22:48
Esse "olho" foi suficiente para o tanto que você levantou a suspensão?
Quando retirou os calços e retirou o "olho" será que o suporte do outro lado já não estava comprometido?
Melhor mesmo é verificar se o curso está compatível, para que definitivamente diminua a chance de ter esse tipo de problema!
abraços e boa sorte.

Girti
18/11/2008, 00:09
Olá: meus suportes de amortecedores superiores dianteiros quebraram.
Primeiro foi o lado direito a + ou - 6 meses, agora no sábado foi o esquerdo. O que pode ter acontecido? sera que as molas estão fracas?
Os amortecedores são relativamente novos, são os de opala, com os olhais de chevete.Alguma dica?:putz:

Antes de mais nada, não esqueça que o seu Niva é "meio" velhinho, portanto sujeito à fadiga de materiais. Os suportes dos amortecedores são de chapa, e mais frágeis do que deveriam ser. A solução mais comum é, além de refazê-los, mandar reforçá-los com solda, de modo a engrossar a chapa onde é aplicado o esforço dos amortecedores.
Mesmo assim, é bom verificar se os amortecedores estão OK, se não estão travando (portanto, dando um tranco), ou algo assim.

glausians
18/11/2008, 07:56
Tem mais uma coisa...
O que pode acarretar a quebra dos suportes é quando o amortecedor bate no batente sem exercer sua funçao, ou seja, ja deu o final do curso do amortecedor, dai ele bate no batente e quem recebe a pancada sao os suportes, aconteceu no meu isso pq o ex dono usava amortecedores do chevete, que tem curso menor...
resolvi reforçando os suportes e colocando amortecedores originais...

Flugêncio
18/11/2008, 10:08
Antes de mais nada, não esqueça que o seu Niva é "meio" velhinho, portanto sujeito à fadiga de materiais. Os suportes dos amortecedores são de chapa, e mais frágeis do que deveriam ser. A solução mais comum é, além de refazê-los, mandar reforçá-los com solda, de modo a engrossar a chapa onde é aplicado o esforço dos amortecedores.
Mesmo assim, é bom verificar se os amortecedores estão OK, se não estão travando (portanto, dando um tranco), ou algo assim.

Reforços nos suportes

Girti
18/11/2008, 16:53
Reforços nos suportes

Viche, estes são beeeem mais caprichados do que os que eu tenho no meu Niva! :concordo: No meu, foi feito apenas um reforço com solda, sem nenhuma chapa extra

SERGIO MOLLO
18/11/2008, 19:14
Agora fico mais tranquilo, pois já vi que este problema não foi exclusividade minha, :D
Abs a todos.

Flugêncio
18/11/2008, 20:31
Viche, estes são beeeem mais caprichados do que os que eu tenho no meu Niva! :concordo: No meu, foi feito apenas um reforço com solda, sem nenhuma chapa extra

Gil,
Estas fotos foram do www.nivaventure.fr (http://www.nivaventure.fr) tem muita coisa boa lá.
No meu aconteceu um problema diferente, veja as fotos.