Ver Versão Completa : Quadri-Jet no L6-4100
Alfredo Fonseca
17/11/2008, 13:46
Pessoal, sempre tive a curiosidade de saber se::???:
Alguém tem, conhece ou já viu em ação um motor L6- 4100cc com um Carburador Quadri-Jet (Holey ou Edelbrock) rodando em um JEEP de Trilha???
Faço esta pergunta pois gosto muito de andar em erosões, e quem gosta de erosões sabe que em grandes inclinações os carburas pipocam.:pipoca:
- DFv446 = Alimenta muito, mas afoga com certa facilidade.:-(
- Weber44 = Top, parece que instalou mais um motor no Jeep, mas quando balança muito, falta alimentação.:pensativo:
- H34 = Bom custo beneficio, mas poderia alimentar mais, da para sentir que o motor tem mais para oferecer mas não tem água para beber!!!:cry:
- 3E = Ainda melhor que o H34, mais o motorzinho precisa de mais.:neutral:
Hoje minha Engesa está com um motor L6-4100 ano 92 e carbura H34:cry:, além disso coloquei Comando, Tuchos e Molas INSKENDERIAN:twisted:, pratos e travas CRANE.:twisted:
Agora vou mandar tirar o cabeçote novamente e mandar re-trabalhar os assentamentos de válvulas e válvulas, mandar polir os dutos de admissão e instalar balanceiros roletados:twisted:, e hoje já sinto uma deficiência, com certeza esta deficiência irá piorar.:putz:
Estou pensando em inicialmente ROSETAR meu carbura:parede:, mas se o Quadri-Jet realmente for bom para trabalhar com inclinações penso seriamente em partir para ele!!!!!
Qual a opinião da turma....
Observações importantes:
- Com certeza se eu Injetasse este motor, o mesmo ficaria ShoW:dance:, mais fica muito caro!!!!!:cry:
- A opniões do Spina4x4, Athos_F, Zé_Lucas e Fernando Risso não levarei em consideração, pois sei que a hora que lerem este tópico vão falar que eu sou louco!!! ou retardado ou algum xingamento...rs. :-P:-P:-P(Brincadeira de amigos!!!)
Vlw,
Alfredo,
Sou meio devagar em preparações mais bravas. Mas quadrijet não é o pessoal de V8 que usava ?
Nos meus tempos de Opalões, os carburadores mais cobiçados, eram uns horizontais, o coletor de admissão era modificado, e colocavam 1 carburador para cada 2 cilindros, na época apareceu uma foto de um cara que colocou 6 carburadores, o coletor de admissão era um cano, ficava igual em moto.
Abraços Du.
Alfredo Fonseca
17/11/2008, 14:14
Du,
Os Quadri-jet "750" pra cima realmente é para as preparações de motores Big-Block, mas eu penso em um 650 com segundo estágio a Vácuo e dupla alimentação, uma para cada cuba (2 no total), a Engine tem coletor para os quadri-jet em L6, oque não impede de se fazer uma flange... em opala não muito envenenado é bem comum....
Aquela configuração com 1 carbura(Weber 44) para cada 2 cilindros ou até mesmo 1 carbura(Weber 44) para cada cilindro usando um difusor que parece uma Corneta!!! é muita coisa... não vou dizer que eu não tenha vontade... mais ai vou ter que mudar de brinquedo, teria que ser um Dragster!!!
Vlw, pela atenção DU
Obrigado,
Alfredo
Alfredo,
Obrigado eu, aprendendo mais um pouquinho.
Abraços Du.
Elmer_Jeep
17/11/2008, 17:24
E ai Alfredo, uma vez vi que o Ramiro usava um Webber 44 no GM250 e tinha um reservatório auxiliar próximo do carburador que o mantinha alimentado nas inclinações, não sei se realmente funcionava mas não custa nada trocar uma idéia com ele.
Sobre instalar um quadrijet a empresa Engine produz coletores de admissão específicos pra quadrijets no motor GM250.
Falando em balanceiros roletados, semana passada instalei um jogo aqui na Retífica, mas vai pra um opala de arrancada. Não sei se com a tampa de válvulas original dá certo mas o cliente trouxe uma do powertech e não serviu por causa da nova altura dos prisioneiros+balanceiros.
[]'s
Alfredo Fonseca
17/11/2008, 18:10
Ótimo,
Vou tentar entrar em contato com o Ramiro-Eli e questiona-lo, pois eu sei que elte está vendendo o Carbura e coletor do Jeep (Monstro) dele para por injeção eletônica!!! Quero saber se não é bucha!!!
Agora o que me preocupou mais foi estes balanceiros roletados, qual a marca??? pois os que encomendei me foi informado que serve legal!!! Agora com MEDO!!!!!!
Elmer_Jeep
17/11/2008, 18:29
Cara, esses aqui são da Crane e segundo o vendedor é o modelo mais comum entre os roletados. Mas esses são pra prisioneiros 7/16" daí tivemos que retirar os originais, abrir rosca e instalar os novos prisioneiros(ARP) que vieram na caixa.
[]'s
Alfredo Fonseca
17/11/2008, 18:34
Elmer,
Vou verificar tudo isto anter de abrir o motor, vlw pela dica.
Elmer,
Vc que mexe com estes motores preparados, o que vc acha do Quadri-Jet???
Obrigado,
Alfredo
Elmer_Jeep
17/11/2008, 19:39
Nunca vi ao vivo um GM250 com Quadrijet mas pelo que tenho lido o povo usa em preparações muito elevadas... Tem também aqueles que são fâs do quadrijet e instalam no L6 mesmo sem preparação nenhuma, heheh.
[]'s
Alfredo Fonseca
18/11/2008, 07:35
Eu tenho uma certa facinação pelo Quadri-Jet, pois quando era aburrecente.... meu pai tenha uma PUMA GTB Azul (cor do GTI) e meus amigos da epoca tinhas os que era os top´s do mercado da epoca (Gol GTS; GTI; Kadette GS e Escorte XR-3) e esse GTB era o cão... como andava a bagaça. A unica diferença é que o segundo estágio era mecânico no pedal do acelerador... muito louco.
Agora que ele vai bem no asfalto nos já sabemos, na trilha tenho minhas duvidas???
Help!!!
GuTo_Cerulli
24/11/2008, 12:56
Elmer e Alfredo,
Na verdade o Ramiro (Devasso) usava desborbulhador - original do motor e cash-tank(cerca de 1 litro) tudo na bomba mecânica, hoje não é muito diferente, mas usa bomba elétrica o que melhrou bem, se bem que para um motor turbo.... Por experiência de zeca do devasso: em inclinações não faltava alimentação, mas dava um excesso dos infernos no motor!:twisted:
[]'s
Alfredo Fonseca
24/11/2008, 13:20
Então Guto,
Neste sabado eu estava na Spina4X4, como todos os dias..rs....e o Fernando_Risso chegou e começamos a falar deste assunto novamente!!!!
Eu estou penssando seriamente em fazer uma proposta para o Ramiro, ainda não liguei para ele... Primeiro preciso fazer umas contas, mas acho que para o nivél de preparação do motor que estou na ENGESA... este conjunto que o Ramiro está vendendo vai servir legal!!!! acho que vou arriscar!!!!
GuTo_Cerulli
25/11/2008, 09:58
Então Guto,
Neste sabado eu estava na Spina4X4, como todos os dias..rs....e o Fernando_Risso chegou e começamos a falar deste assunto novamente!!!!
Eu estou penssando seriamente em fazer uma proposta para o Ramiro, ainda não liguei para ele... Primeiro preciso fazer umas contas, mas acho que para o nivél de preparação do motor que estou na ENGESA... este conjunto que o Ramiro está vendendo vai servir legal!!!! acho que vou arriscar!!!!
Alfredo,
Um outro "se não" que eu e o Ramiro vimos no caso do CJ (não sei se é o mesmo caso do Engesa) é a questão de espaço, com o hidrovácuo e cilindro mestre fica meio apertado usar uma quadri.
Acredito que para seu motor vai valer colocar esse carburador(webber)! Ontem fuçando na minha garagem descobri inclusive a "mufla" que era do Devasso antes do turbo, se quiser, ela vai estar disponível, assim já livro um tanto da garagem!
[]'s
Alfredo Fonseca
25/11/2008, 10:12
Acabei de mandar uma proposta para o Ramiro, assim que tiver a resposta te falo!!!
FernandoRisso
25/11/2008, 13:47
Alfredo,
Manda bala no carbura do Romilson, é bom assim ele bota logo uma injeção no Devasso!
Guto, off-topic... vc não tem uns pedaços de F pra doar, tem?
Valew!
GuTo_Cerulli
25/11/2008, 14:36
Alfredo,
Manda bala no carbura do Romilson, é bom assim ele bota logo uma injeção no Devasso!
Guto, off-topic... vc não tem uns pedaços de F pra doar, tem?
Valew!
Acho que tem alguma coisa...tipo umas portas sei lá o que mais...se quiser, me liga e combinamos de ver as "tralhas"...
[]'s
Alfredo Fonseca
25/11/2008, 15:35
Tô no aguardo da resposta do Ramiro!!! acho que ele não se animou muito com minha proposta!!!
cara, nao sei se ja viu o jeep do jeisonk
ele usa um carburador da holley
um "truck avenger"
ele aceita inclinações de ate 90 graus
e quanto a esse bura no 4.1
o motor ja é um demonio
com um quadrijet ia ficar estupido!
eu nao pensaria duas vezes
[]´s
Alfredo Fonseca
25/11/2008, 18:04
Meu é bem louco esse carbura!!!
eu não conhecia este modelo, mas acredito que vai sair muito caro!!! e ai compenssa injetar o meu motor mesmo...
Vc sabe dizer quanto que sai para o jeisonk este carbura???http://www.holley.com/data/types/pictures/TA_IntoZOOM.jpg
posso estar falando bobagem, mas a grana que vc vai gastar num p/ comprar um quadrijet ou qualquer outro carburdor de grande vazao e sem certesa se o seu problema de falhar em inclinacoes vai se resolver ( afinal esses buras sao p/ carros de arrancada/pista, nao foram projetados p/ trabalhar com variacao de inclinacao) pq vc nao injeta seu motor?? dai com certesa absoluta seu problema resolvera...
vc pode colcar uma injecao programavel ( fueltech, pandoo ou até mesmo uma megasquirt) ou adaptar uma injecao de omega no seu motor...
T+
GuTo_Cerulli
27/11/2008, 16:01
posso estar falando bobagem, mas a grana que vc vai gastar num p/ comprar um quadrijet ou qualquer outro carburdor de grande vazao e sem certesa se o seu problema de falhar em inclinacoes vai se resolver ( afinal esses buras sao p/ carros de arrancada/pista, nao foram projetados p/ trabalhar com variacao de inclinacao) pq vc nao injeta seu motor?? dai com certesa absoluta seu problema resolvera...
vc pode colcar uma injecao programavel ( fueltech, pandoo ou até mesmo uma megasquirt) ou adaptar uma injecao de omega no seu motor...
T+
Motores GM 6 aspirados, com cabeçotes originais aspirados e injeção não andam muito bem juntos...tem umas injeções que o pessoal do fórum dos opalas faz, mas até onde eu sei estão em testes.
Para injetar e ficar legal, o aspirado usa cabeçote do 4.1MPFI e mais um monte de tralhas, uma injeção bacana para esse motor não sai por menos de R$3.000,00. Como opção talvez mais barata: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47633&highlight=inje%E7%E3o
Não conheço...mas sei lá. Uma coisa é certa, injeção funciona bem, mas a avenger...
Em resumo: para "injetar" este motor vai uma grana, e o "estrago" que uma webber ou um quadri fazem é coisa séria! Para injetar este motor eu arrancava fora e optava por um vortec, é mais rápido, barato e confiável...mas já ta ficando off-topic.
[]'s
mas ae é que tá... pelo que entendi o cara quer é resolver o problema do motor falhar em inclinacao, dai tanto faz se é um carburador de uno mille ou um holley 750, vai continuar falhando..
já com injecao é 100% certo seja ela qual for de que vai resolver esse problema..
agora se o cara quer tirar 300cv do GM250 que esta no JIPE dele dai é outro papo...
T+
GuTo_Cerulli
27/11/2008, 18:53
Em resumo: para "injetar" este motor vai uma grana, e o "estrago" que uma webber ou um quadri fazem é coisa séria! Para injetar este motor eu arrancava fora e optava por um vortec, é mais rápido, barato e confiável...mas já ta ficando off-topic.
:stop:
Como eu mesmo postei lá em cima, mas EU não gastava 1 real e nem 1 minuto injetando um motor original, mas...O caso aqui é sim tirar 300 cvs do motor do JIPE:twisted:, só com o que tá feito no cabeçote vai precisar de "mais comida". Mas que um motor injetado é fodão...isso é, tô feliz da vida com meu 1.3 injetado! Isso depois de um 4.1 carburado.
[]'s
ramiro_eli
28/11/2008, 09:57
mas ae é que tá... pelo que entendi o cara quer é resolver o problema do motor falhar em inclinacao, dai tanto faz se é um carburador de uno mille ou um holley 750, vai continuar falhando..
já com injecao é 100% certo seja ela qual for de que vai resolver esse problema..
agora se o cara quer tirar 300cv do GM250 que esta no JIPE dele dai é outro papo...
T+
Nada disso!:discordo:
O Holley Truck Avenger foi desenvolvido específicamente para trabalhar sob grandes inclinações, algo que poucos carburadores conseguem fazer. Este carburador, assim como o 2E/3E emulsiona o combustível pela tampa. A cagada é que não existe este bura para trabalhar com álcool e ele é bastante chato para corrigir os gicleurs.
Alfredo Fonseca
28/11/2008, 15:09
Hoje minha Engesa está com um motor L6-4100 ano 92 e carbura H34/Álcool e coletor aquecido, além disso coloquei Comando, Tuchos e Molas INSKENDERIAN.
Quais são meus atuais problemas.
1º Problema
Com o que tenho já tenho (Comando, Tuchos e Molas INSKENDERIAN) o meu motor sobe giro rápido e sem embaralhar e bate uns 5000 ~5500 RPM macio!!!! Porém é gritante a necessidade do motor de ter mais alimentação, pois não tenho mais giro porque minha alimentação está pouca.
2º Problema
Gosto muito de andar em erosões e meu carbura (acho que é problemas de quase todos) dá umas pipocadas em grandes inclinações.Após meses de testes consegui achar a regulagem ideal para a criança trabalhar o melhor possível.
Obs.: Já uso sistema de combustível pressurizado com bomba de combustível elétrica.
Melhorias para Janeiro de 2009:
Agora vou mandar tirar o cabeçote novamente e mandar re-trabalhar os assentamentos de válvulas e válvulas maiores, mandar polir e abrir os dutos de admissão e instalar balanceiros roletados com Molas Crane/ INSKENDERIAN.
E para ficar show queria os carburas e coletor da Ramiro_Eli. Mas ser pobre é uma merda!!! Não tinha grana para gastar e ele vendeu!!!
Então para 2009, meu carbura que já é limitado em alimentação, vai ficar uma piada!!! Estou pensando em inicialmente ROSETAR meu carbura, e se não ficar legal gostaria de partir para um Quadri-Jet.
Eu não conhecia estes Quadri-Jet´s para Off-Road, mas deve ser uma grana alta!!! Então estou pensando nos Quadri-Jet´s on-road para ver o que acontece... alguém tem idéia!!!!
Porque para injetar meu motor, o que vou gastar é melhor comprar um 4.1MPFI de Silverado/Omega e colocar os kit´s que tenho no meu atual.
O que acharam das minhas duvidas???
eu no seu lugar compraria o motor de omega/silverado ( de silverado seria melhor ainda, pois a programacao da centralina privilegia torque) e metia suas pecas nele, ao menos as que couberem no novo cabecote
T+
Luciano SHAKALL
28/11/2008, 15:43
" ...Eu não conhecia estes Quadri-Jet´s para Off-Road, mas deve ser uma grana alta!!! ...
... estou pensando nos Quadri-Jet´s on-road para ver o que acontece... alguém tem idéia!!!! ... "
:arrow: http://www.4wheeloffroad.com/products/131_0207_holley_carb_truck_avenger/index.html;
:arrow: http://shop.ebay.com/items/?_nkw=%22truck+avenger%22&_sacat=0&_fromfsb=&_trksid=m270.l1313&_odkw=holley+off+road+%22truck+avenger%22&_osacat=0
[]'s
Alfredo Fonseca
28/11/2008, 16:12
Gostei, até estou mais feliz!!!
Eu ... No Seu Caso E No Meu Tbm ... Um Dia Quero Fazer ... , Já Q Vc Vai Mexer No Cabeçote , Compre Um Do Mpfi , E Compre O Sistema De Injeção E Pronto , Dá Uma Chipadinha E Anda No Alcool Na Boa , E Aposto Q Fica Bem Forte ... E O Melhor , Não Afoga , Não Falha , Não Morre , Etc E Com Certeza Fica Mais Economico .... Hehe
Faloww
Hoje minha Engesa está com um motor L6-4100 ano 92 e carbura H34/Álcool e coletor aquecido, além disso coloquei Comando, Tuchos e Molas INSKENDERIAN. Alfredo,
A preparação de seu motor tá muito semelhante à do motor do meu ViraLatas. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45755&highlight=viralatas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45755&highlight=viralatas)
Fiz o que já sugeriram para você. Injeção FuelTec. Mas não tá virando legal. Meu jipe tá no estaleiro, então ainda não pude ficar juntinho :D dele por mais de algumas horas aos finais de semana. Por isso não cheguei a um bom acerto. O que é pior, não sei se dá prá chegar. Tenho bom conhecimento e bons motivos prá achar isso.
Se posso ajudar, acho que um Holley (se não rodar com álcool) ou o seu Webber podem te dar uma sobrevida divertida ao seu brinquedo. É a solução mais barata e rápida para seu caso. E vc não terá a dor de cabeça que eu e mais uns curiosos estamos tendo.
A solução do motor do Omega/Silverado também é bem prática. Vai direto aos "finalmente". Mas é mais cara.
Não vou estender muito o assunto, pois acho que vc quer é ver seu brinquedo rodando, mesmo, né?
Abração e boa sorte.
Hoje minha Engesa está com um motor L6-4100 ano 92 e carbura H34/Álcool e coletor aquecido, além disso coloquei Comando, Tuchos e Molas INSKENDERIAN. Alfredo,
A preparação de seu motor tá muito semelhante à do motor do meu ViraLatas. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45755&highlight=viralatas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45755&highlight=viralatas)
Fiz o que já sugeriram para você. Injeção FuelTec. Mas não tá virando legal. Meu jipe tá no estaleiro, então ainda não pude ficar juntinho :D dele por mais de algumas horas aos finais de semana. Por isso, ainda não cheguei a um bom acerto. O que é pior, não sei se será possível acertar corretamente. Tenho bom conhecimento e bons motivos prá achar isso.
Se posso ajudar, acho que um Holley (se não rodar com álcool) ou o seu Webber podem te dar uma sobrevida divertida ao seu brinquedo. É a solução mais barata e rápida para seu caso. E vc não terá a dor de cabeça que eu e mais uns curiosos estamos tendo.
A solução do motor do Omega/Silverado também é bem prática. Vai direto aos "finalmente". Mas é mais cara.
Eventualmente uma injeção Pandoo, poderia ter uma receita já pronta prá vc. Eu desconheço.
Não vou estender muito o assunto, pois acho que vc quer é ver seu brinquedo rodando, mesmo, né?
Abração e boa sorte.
Quem Tem Conhecimento Do Custo Do Necessário Pra Injetar Um Motor Desse , Com Injeção Do Omega/silverado . Acho Q As Peças Seriam :
Cabeçote
Coletor Adm. Completo (tbi , Bicos , Flauta ,sensores)
Coletor Esc.
Bobina
Modulo E Chicote
Polia Fonica
Tampa Da Engr. Comando Pra Colocar O Sensor De Rot. (ou Fazer Um Suportinho Na Q Está)
Acho Q Essas São As Peças , Se Alguém Lembrar De Mais Alguma ,postaquí..
Faloww
cRiPpLe_rOoStEr
12/03/2009, 22:29
Meu é bem louco esse carbura!!!
eu não conhecia este modelo, mas acredito que vai sair muito caro!!! e ai compenssa injetar o meu motor mesmo...http://www.holley.com/data/types/pictures/TA_IntoZOOM.jpg
parece uma boa opção para quem faz a manutenção por conta própria e não entende de injeção eletrônica...
Afonso Carlos
12/03/2009, 22:59
Veio esqueção carburador, isso é passado ainda mais no nosso ramo, quanto a injetar motores aspirados, fica bom pá cacete, fiz inumeros de 4 cilindros a V8, mas os valores giram em R$ 3.500,00 mesmo, porem fica perfeito.
Abração
fabiano carraro
29/03/2009, 00:58
GOSTO DOS INJETADOS PELA SUAVIDADE DE FUNCIONAMENTO, GIRAM LISO PELA ELETRONICA APLICADA ETC,ETC,ETC,...... MAS TAMBEM QUANDO RESOLVEM ENCHER O SACO HAJA $$$$$$$$.......
PREFIRO OS CARBURADOS QUANDO O PAPO É COMPETIÇAO ,NENHUMA INJEÇAO SUPERA O SOM E A FORÇA DE UM "BARRIL GRANT"QUERENDO ENGULIR O CAPÔ!!!!!!!
SEGUE AI UM L-6 COM UM 470CFM.:dance:
ps:lembrando que estes buras possuem uma mega cuba dos dois lados e trabalham numa inclinaçao violenta sem dar falta ou engasgos,e nenhum representante de kit de injeçao quer dar garantia do seu produto quando sabe que ela vai ser instalado em carro que vai pra lama.....:putz:
cRiPpLe_rOoStEr
29/03/2009, 01:12
GOSTO DOS INJETADOS PELA SUAVIDADE DE FUNCIONAMENTO, GIRAM LISO PELA ELETRONICA APLICADA ETC,ETC,ETC,...... MAS TAMBEM QUANDO RESOLVEM ENCHER O SACO HAJA $$$$$$$$.......
lembrando que estes buras possuem uma mega cuba dos dois lados e trabalham numa inclinaçao violenta sem dar falta ou engasgos,e nenhum representante de kit de injeçao quer dar garantia do seu produto quando sabe que ela vai ser instalado em carro que vai pra lama.....:putz:
o pior é que tem quem usa em moto e tem garantia... no site da fueltech aparece uma honda cbx150aero injetada... e fica ainda mais exposto às intempéries SEMPRE... enquanto isso num jeep é fácil arrumar espaço para um compartimento devidamente selado para proteger os componentes eletrônicos... a propósito: lembram de uma época em que as injeções eletrônicas costumavam sofrer interferência de ondas de rádio? pensa no caso de algum louco adaptando motor de gol gti '89 num jeep, se tiver px ta f*did*...
Motores GM 6 aspirados, com cabeçotes originais aspirados e injeção não andam muito bem juntos...tem umas injeções que o pessoal do fórum dos opalas faz, mas até onde eu sei estão em testes.
Para injetar e ficar legal, o aspirado usa cabeçote do 4.1MPFI e mais um monte de tralhas, uma injeção bacana para esse motor não sai por menos de R$3.000,00. Como opção talvez mais barata: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47633&highlight=inje%E7%E3o
Não conheço...mas sei lá. Uma coisa é certa, injeção funciona bem, mas a avenger...
Em resumo: para "injetar" este motor vai uma grana, e o "estrago" que uma webber ou um quadri fazem é coisa séria! Para injetar este motor eu arrancava fora e optava por um vortec, é mais rápido, barato e confiável...mas já ta ficando off-topic.
[]'s
Guto eu tenho TODO esse problema RESOLVIDO no cabeçote original do oapala ok?
o segredo está no coletor, precisa ser alterado umas coisinhas e ele "entra" dentro do cabeçote... não é simples de tudo mas é mais barato que peças da silverado
inclusive vendemos em kit já ;-)
ramiro_eli
30/03/2009, 10:48
Estou usando a Fuel Tech no Devasso. Aqueles que me conhecem sabem que sempre fui um defensor dos carburadores, mas me rendi a tecnologia.
Este final de semana fizemos a trilha buraco do Camel e por uma baita idiotice minha :parede: , o módulo da Fuel Tech ficou submerso na água por mais de 30 min, fazendo com que ela entrasse em curto, parando de funcionar totalmente.
Abrimos o módulo, secamos todos os locais que havia acesso e depois deichamos a placa do módulo sobre a tampa de válvulas do motor, para secar totalmente.
Após 40 min de sauna, a i.e. voltou a funcionar perfeitamente.
Ou seja, a i.e. não é tão sensível assim como alguns dizem e os benefícios são muitos!
-partida fácil com o motor frio, mesmo somente no álcool.
-economia. Fiz o camel inteiro usando menos de meio tanque
-ponto de ignição variável. O motor fica muito mais esperto em baixas rpm
-motor sempre redondo, independente da situação e inclinação do carro.
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