Ver Versão Completa : Motor Ford V8 272/292 - Alguém roda no álcool??
Ae gente, por acaso alguem do fórum converteu o 272/292 para rodar no álcool?? quais as modificações e quais as impressões?? to pensando em converter o meu...
Reslima,
Não sei sua idade, mas para quem viveu o surgimento do carro a álcool, deve se lembrar do Landau original a álcool. Não tenho certeza os anos, mas acho de de 1980 a 1983 o V8 do Landau que é um 302 eram considerados os melhores carros a álcool.
Não sei confirmar, mas já ouvi comentários que o 318 do Dodge teve algumas versões originais a álcool.
Abraços Du.
Du,
Éra exatamente isso que ia perguntar quando vi o tópico na lista, se existia 302 a alcool. valew!
Só que o meu é a gasolina, o que eu preciso fazer "exatamente" - sem gambiarra, p/ passalo p/ alcool?
se alguem puder me ajudar, por favor.
Valew pessoal!
pois é Du, o 302 e 318 sei que saíram a álcool... na região onde moro existiam muitos caminhões canavieiros com motor 318 álcool... mas o motor que está na minha F é o rocket (292) e sempre ouvi falar aqui na cidade da dificuldade em passar esse motor para o álcool, portanto, gostaria de saber se alguem já fez (ou tentou) a conversão, para saber exatamente o que deveria fazer para rodar com esse motor no álcool... vlw's
cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 01:41
pois é Du, o 302 e 318 sei que saíram a álcool... na região onde moro existiam muitos caminhões canavieiros com motor 318 álcool... mas o motor que está na minha F é o rocket (292) e sempre ouvi falar aqui na cidade da dificuldade em passar esse motor para o álcool, portanto, gostaria de saber se alguem já fez (ou tentou) a conversão, para saber exatamente o que deveria fazer para rodar com esse motor no álcool... vlw's
esses caminhões canavieiros a álcool são da própria dodge ou da vw? depois de desativar a produção dos veículos dodge a vw manteve o v8 em linha para equipar os caminhões...
Alexandre Souto
19/11/2008, 02:56
Aqui no norte de Minas rm uma usina de alcool (óóóó) vi um DODGE muito antigo e muito bonito!
Mas nao vi ligado.... mas era D O D G E !!!!!
cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 02:59
Aqui no norte de Minas rm uma usina de alcool (óóóó) vi um DODGE muito antigo e muito bonito!
Mas nao vi ligado.... mas era D O D G E !!!!!
chegou a ver quantos eixos tinha? nunca vi dodge trucado, a não ser em filmagens antigas...
mecamaniaco
19/11/2008, 04:18
Olá colega,
Meu primo tinha um Landau 302 a alcool, o carro é realmente muito bom, anda bem e não bebe tanto assim não, com o cambio automático tava fazendo algo perto de 4Km/l (pra alcool, tá bom demais)....
Poso te dizer que pelo menos o 302 fica bom demais no alcool, pega de primeira (puxando o afogador), depois que esquenta anda liso liso....
Vou tentar dar minha contribuição:
À 3 anos atrás transformei um BF-184 (3.000) de gasolina para alcool.
Por se tratar de um motor com consepção antiga (idem V8 272/292/312) os resultados foram até bons.
Primeiramente os gastos:
Como o motor foi todo retificado, aproveitei e melhorei o fluxo de ar no cabeçote atraves de melhorias do coletor de admissão, que nesse motor é separado do cabeçote tornando o serviço muito facil.
Instalei um carburador à alcool do opala 4 cilindros, um 446 com os devidos gicleus.
Neste motor já existe um sistema de aquecimento do coletor de admissão, mas mesmo assim foi necessário a instalação de uma captação de ar quente para o filtro de ar, como exitem nos primeiros carros a alcool, sem ele a base do carburador chegou a congelar, mesmo o motor estando bem aquecido.
Foi instalado uma ignição eletronica utilizando um distribuidos bo.sch do Willys com o "miolo" do distribuidos do opala 6 cilindros, bobina do gol MI e cabos de 8.8mm Accell.
O ponto foi adiantado em 11º.
Resultado: O motor pegava facil com auxilio do sistema de partida à frio (gasolina injetada no carburado) e afogador.
O desempenho ficou muito bom, o motor acelerava muito rápido chegando a velocidade de 140 KM com um consumo de 3,5 km/l de alcool na estrada, a medição antes da transformação foi 120 KM e consumo de 5,0 km/l.
Em resumo, se forem tomados os devidos cuidados com o sistema de ignição, carburador com tratamento anticorrosivo e se possivel com aumento da taxa de compressão. Não tem porque o motor não funcionar bem.
Tenho atualmente um V8 292, que pretendo em breve transforma-lo para uso de alcool.
Logo que fizer isso informo os resultados.
Abs.
Wellington
e como a gasolina ta acabando, e cada vez mais cara, e todo mundo sabe disso
a alternativa mais viavel pros nossos motores a combustão interna, é mesmo o alcool
tenho um 292 tambem bem taxado, com 0,5mm em cada tampa, mas nao passei pro alcool
mas é algo que futuramente eu penso em fazer
acho que as diferenças mesmo são em uma ignição mais potente, o carburador modificado, alem de um injetor de gasolina pra que o motor pegue a frio
nao sei se falei besteira, pois nao manjo muito disso
mas foi meu pitaquinho
[]´s
Alexandre Souto
14/01/2009, 15:07
Vou tentar dar minha contribuição:
À 3 anos atrás transformei um BF-184 (3.000) de gasolina para alcool.
Por se tratar de um motor com consepção antiga (idem V8 272/292/312) os resultados foram até bons.
Primeiramente os gastos:
Como o motor foi todo retificado, aproveitei e melhorei o fluxo de ar no cabeçote atraves de melhorias do coletor de admissão, que nesse motor é separado do cabeçote tornando o serviço muito facil.
Instalei um carburador à alcool do opala 4 cilindros, um 446 com os devidos gicleus.
Neste motor já existe um sistema de aquecimento do coletor de admissão, mas mesmo assim foi necessário a instalação de uma captação de ar quente para o filtro de ar, como exitem nos primeiros carros a alcool, sem ele a base do carburador chegou a congelar, mesmo o motor estando bem aquecido.
Foi instalado uma ignição eletronica utilizando um distribuidos bo.sch do Willys com o "miolo" do distribuidos do opala 6 cilindros, bobina do gol MI e cabos de 8.8mm Accell.
O ponto foi adiantado em 11º.
Resultado: O motor pegava facil com auxilio do sistema de partida à frio (gasolina injetada no carburado) e afogador.
O desempenho ficou muito bom, o motor acelerava muito rápido chegando a velocidade de 140 KM com um consumo de 3,5 km/l de alcool na estrada, a medição antes da transformação foi 120 KM e consumo de 5,0 km/l.
Em resumo, se forem tomados os devidos cuidados com o sistema de ignição, carburador com tratamento anticorrosivo e se possivel com aumento da taxa de compressão. Não tem porque o motor não funcionar bem.
Tenho atualmente um V8 292, que pretendo em breve transforma-lo para uso de alcool.
Logo que fizer isso informo os resultados.
Abs.
Wellington
Interessante.... to de olho!!!!
[]'s!!!
Tenho um amigo meu que passou um 272 a alcool, só colocou o carburador alcool, a base com aquecimento, fez o ajuste de gicles e adiantou um pouco o ponto, só...
que carburador ele usou zoega?? abs...
Ele colocou um quadrijet alemão que eu nunca ví por aqui, tem escrito ''Pierburg'' nele...
Alexandre Souto
19/01/2009, 11:31
Ele colocou um quadrijet alemão que eu nunca ví por aqui, tem escrito ''Pierburg'' nele...
niiii :shock:
[]'s a procura de um cabura perfeito pro 292 original.....
Eu estou usando um Holley Bijet na gasolina mesmo, só saio dele pra colocar outro Holley, porém quadrijet 600cfm...
Tem muita gente que conheço também que utiliza sem problemas carburadores gasolina rodando no alcool, em V8 não conheço nenhum, mas em AP, Fusca e Opala, sei de gente que roda a algum tempo sem problemas...
Outra opção mesmo seria a importação de um modelo alcool bijet, via Summit,ou E-bay...
Ou até usar uma Weber 48 em pé... hehehe
[]'s
Outro dia vi em um tópico aqui do Fórum,algum dizendo que utilizava injeção eletrônica em um V8 antigo, não lembro em qual tópico e não lembro de qual motor se tratava...
Será que existe para ser comercializada injeção eletrônica para esse motor??
Eu estou usando um Holley Bijet na gasolina mesmo, só saio dele pra colocar outro Holley, porém quadrijet 600cfm...
Tem muita gente que conheço também que utiliza sem problemas carburadores gasolina rodando no alcool, em V8 não conheço nenhum, mas em AP, Fusca e Opala, sei de gente que roda a algum tempo sem problemas...
Outra opção mesmo seria a importação de um modelo alcool bijet, via Summit,ou E-bay...
Ou até usar uma Weber 48 em pé... hehehe
[]'s
reslima,
Esse kit de injeção que vc viu provavelmente é o Pandoo.
No link abaixo estão falando sobre a injeção no GM 151, mas é só perguntar p/ o "rubensx" que ele te indica o kit p/ p V8itão!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52072
:concordo:
Conversei com o Rubens a um tempo atrás e vou injetar esse motor... estou retificando ele... rebaixei os cabeçotes 0,4mm... se comparar o custo da instalação da injeção com o custo de comprar um motor já injetado, fazer as adaptações, esperar pela boa vontade dos torneiros daqui da região em fazer um serviço bem feito (lembrado que tbem não cobram barato), compensa instalar a injeção nesse motor mesmo... o único porém é desembolsar 3,5k de uma vez para essa instalação... vou juntar a grana....
PanzerMeister
08/07/2015, 19:32
Ressuscitando o tópico ...<br><br>Alguém teve mais notícias dessas conversões?<br><br>Eu to querendo comprar um Galaxie 75.<br>V8 motor 292 gasolina.<br>O 292 é motor de torque, ou seja, bem pra mim que vou andar igual um velho kkkk<br>Um senhor amigo meu, que teve vários desses, inclusive dodge dart, landau, simca, c14, dkv, impala enfim e trabalhou muitos anos na chevrolet, VW e ford, comentou que se colocasse uma injeção eletrônica o consumo diminuiria consideravelmente.<br><br>Pra ser sincero, eu quero usar no dia a dia porque vai ser minha única opção.<br>Eu moro em Blumenau, meu filho em Floripa e eu vou no findi pra lá ver ele.<br><br>Aqui eu vou a pé pro trabalha porque dá 1km e a cidade é linda. De carro eu levo 30min por causa do transito.<br><br>Enfim ... eu não sou rico kkk ... mas tbm não sou pobre hasuhaush <br>Todo mundo diz que não é carro pro dia a dia porque consome muito, mas pra mim não é questão de luxo, de status, questão de potência ou todos esses estereótipos criados em torno desse carro.. é coisa de infância mesmo... de gosto ... de cara novo com alma de velho<br><br>Andei verificando preço de carros ... desde um 1.0 até um azera por exemplo ... todos na faixa de 35mil<br><br>Fato é: eu não gosto de carro pequeno, msa já pensei em pegar um clio, um palio, um gol, um voyage, quase comprei um grandtour, tive a fase de passat alemão variant 2006/2008 ... pensei em um jetta variant..<br>Comparei consumo, durabilidade, peças etc ... preço, ano, km <br>E acabava sendo a mesma coisa que comprar um galaxie (falando em longo prazo).<br><br>Aí eu apelei... pensei vou ver um carro diferente: vi um hb20 e esses carros de plástico ... broxei .. preço muito alto(mesmo sendo zero) consumo não é o basicamente o mesmo de um 2.0 dentro da cidade... a diferença se vê só na estrada.<br><br>daí fui pro oposto: olhei opala, caravan *-* ... vi uma por 9 mil 74 eu acho ... 3 marchas na coluna *_* <br>muito inteira ... 4 caneco .. fui pesquisar o conusmo -.- <br>mesma coisa que ter um galaxie, falando praticamente.<br>Pensei em um corcel 1 mas daí as gurias não iam sair cmg nem fudendo kkk <br><br>No fim das contas... só indecisão <br><br>Eu preciso do carro pra um rolê básico aqui dentro da cidade mas não todo dia ... uma ida ao mercado .. pegar uma mina pa...<br>a minha necessidade maior é buscar e levar meu filho pra floripa .. ou seja, 350 km ida e volta no findi ou durante a semana.<br><br>Alguém pode opinar sobre o galaxie? <br><br>converte pra alcool ... coloco uma injeção eletrônica nele ... faço rodar à hidrogênio kkk deixo na gasolina e troco o carbura ... regulo o giclet sei lá ... se meu pai fosse vivo ele faria mágica tenho certeza mas como não é ... conto com vocês.<br><br>abraço
Dudu Ruskaiá
18/04/2017, 19:46
Ae gente, por acaso alguem do fórum converteu o 272/292 para rodar no álcool?? quais as modificações e quais as impressões?? to pensando em converter o meu...
Oii,eutenhoumacaminhonete 4x4qmonteiemcasafazuns16anoseuseiummotor292.
à princípio eu rodava na gasolina e no GNV, PORÉM com a nova legislação de vistorías do inmetro ficou impraticável, pois tudo nela exigía um projeto de engenheiro.
Por esse motivo tirei o GVV e TRANSFORMEI O 292 NO ÁLCOOL COM OS SEGUINTES PASSOS:
1) Rebaixei 0,8 nos cabeçotes
2) Transformei o mesmo dfv 444 para o álcool numa oficina especializada em giclagem e transformações
3) Mudei de platinado para ignição magnética e o principal: ADIANTAR O PONTO!!! Pq o álcool é mais lento pra inflamar q a gasolina.
Feito isso, ando normal com ela no álcool e a diferença de consumo vs a diferença do prêço dos dois combustível sempre compensou..... por enquanto!
O 292 é um excellente motor em durabilidade e torque, pode ser comparado ao arquétipo de robustez do chevrolet brasil 261 6 cil usados até em caminhões grandes!!
Não recomendaría trocar essa maravilha, o meu nunca quebra e raramente se surge um probleminha uma chave de fendas e uma boca 13 no porta luvas sempre funcionou!
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