PDA

Ver Versão Completa : Motor BF161 - Duvidas



Eduardo Pinheiro
14/09/2004, 14:09
1) No coletor do meu BF161, abaixo do carburador tem um orificio/porca com um tubo de cobre que esta estragulado. Alguem sabe para que serve ? Vi algo semelhante em fotos do motor 3000, cuja mangueira saia do coletor e ia para a bomba de agua. Tem alguma coisa a ver ?
2) Do outro lado do motor tem um tubinho de cobre que sai do cabecote do cilindro 6 (o ultimo) vai ate a parte inferior do bloco. Tambem desconheco a funcao.
Agradeco qq info.

p.peleje
14/09/2004, 14:18
Eduardo,

Se eu entendi direito o que vc disse, essa saida serve por exemplo pra vc ligar o servo freio.

[]s

Peleje

Roberto Fazollo
15/09/2004, 07:45
Caro Eduardo, bom dia;

O Orifício com tubo de cobre que vc refere no item 1 serve para gerar vácuo para o motor do limpador do parabrisa (caso seja original) e o tubinho de cobre que sai do cabeçote como vc refere no item 2 serve para enviar óleo para lubrificar os balancins.

sds

Fazollo

Eduardo Pinheiro
15/09/2004, 10:19
Ok, Agradeco as respostas

Scacca
15/09/2004, 11:19
É do vácuo.

[]'s

Mazaropi-RJ
11/07/2009, 22:52
Tópico antigo porém educativo... Qual seria a função daquele tubo que sai em diagonal da parte dianteira inferior do bloco do motor ? Parece algum tipo de suspiro. É normal sair uma fumacinha por ali ? OBS : A viatura ( Um CJ5 - 1969 ) estava parada cerca de 5 anos, seria essa a razão ?

Lucas Nassif
11/07/2009, 22:54
Tópico antigo porém educativo... Qual seria a função daquele tubo que sai em diagonal da parte dianteira inferior do bloco do motor ? Parece algum tipo de suspiro. É normal sair uma fumacinha por ali ? OBS : A viatura ( Um CJ5 - 1969 ) estava parada cerca de 5 anos, seria essa a razão ?

Se é o que estou pensando, é o suspiro mesmo.
Não é normal sair fumaça o tempo todo, e não pode tá soprando por ali.

Mazaropi-RJ
12/07/2009, 00:59
Fala Lucas td blz ? Então o que pode ser ? O motor nao tem 37k de Km rodados. Funcionou redondinho . O que chamou a atenção foi aquela fumacinha. Na marcha lenta não saía nada, só qdo acelerava mais forte saía a maldita...

Campi
12/07/2009, 08:13
Olha massarope o meu motor é igual ao seu, no meu não saifumaça não, mas toda vez que lavo o motor tem um tipo de óleo encrustado na boca do cano.
No meu onde sai fumaça quando o motor esta bem quente é na saída da tampa do comando de válvulas, será normal ?

Mazaropi-RJ
12/07/2009, 12:53
Olha massarope o meu motor é igual ao seu, no meu não saifumaça não, mas toda vez que lavo o motor tem um tipo de óleo encrustado na boca do cano.
No meu onde sai fumaça quando o motor esta bem quente é na saída da tampa do comando de válvulas, será normal ?

Olha Campi... Nao entendo qse nada de BF161. É que estou comprando um CJ5 com talmotor e tou querendo sanar certas duvidas antes de sacramenter o negócio... Infelizmente nao vou poder te ajudar muito... Abçs

Mazaropi-RJ
12/07/2009, 13:35
Acho que matei parte da charada com um post do Leopoldo de um tempão atras ... Estava pesquisando sobre fumaça dentro do jeep e achei o comentario dele que indica que tal fumaça nao seria tão grave assim : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8417&highlight=fuma%E7a (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8417&highlight=fuma%E7a)

Abçs.

RBM
12/07/2009, 14:24
O BF 161 tem dois respiros, a tampa onde se coloca oleo e esse tubo na lateral do bloco embaixo do coletor de escape... Quanto a fumaça sai vapor quando o motor está quente, muita fumaça é indicação que o motor esta abrindo o bico (foi assim com os meus dois BF)

Mazaropi-RJ
13/07/2009, 03:55
O BF 161 tem dois respiros, a tampa onde se coloca oleo e esse tubo na lateral do bloco embaixo do coletor de escape... Quanto a fumaça sai vapor quando o motor está quente, muita fumaça é indicação que o motor esta abrindo o bico (foi assim com os meus dois BF)


Valeu RBM ... Mas espero que nao seja isso nao... O bicho tava parado a bastante tempo, foi relativamente pouco rodado, nem 37 mil Km... Antes de po-lo para andar vou trocar o 'oleo do motor pois o mesmo ja deve estar "vencido" bem como o da transmissao...
Assim que puder vou por umas fts...
Abc e grato pelas infos.

Rafaminc
14/07/2009, 15:54
1) No coletor do meu BF161, abaixo do carburador tem um orificio/porca com um tubo de cobre que esta estragulado. Alguem sabe para que serve ? Vi algo semelhante em fotos do motor 3000, cuja mangueira saia do coletor e ia para a bomba de agua. Tem alguma coisa a ver ?
2) Do outro lado do motor tem um tubinho de cobre que sai do cabecote do cilindro 6 (o ultimo) vai ate a parte inferior do bloco. Tambem desconheco a funcao.
Agradeco qq info.

1) Não seria a saída do vácuo, para o avanço do distribuidor? Tem gente que instala ignição eletrônica com distribuidor de opala, e deixa desligada essa mangueira. Como resultado vc perde um pouco de força no motor.

2) No lado do escapamento é a entrada de óleo p/ lubrificação das válvulas de admisão, mas no lado do carburador perto do 6º cilindro também tinha uma saída que era usada para o vácuo do limpador de parabrisa.

Rafaminc
14/07/2009, 16:04
Fala Lucas td blz ? Então o que pode ser ? O motor nao tem 37k de Km rodados. Funcionou redondinho . O que chamou a atenção foi aquela fumacinha. Na marcha lenta não saía nada, só qdo acelerava mais forte saía a maldita...

Se vc está comprando esse Jeep, leva antes em um mecânico e pede para medir a compressão dos pistões. Derrepente pode ter alinhado anéis, camisa riscada, ou as guias e válvulas de escape estão detonadas...
Acho que vale a pena vc gastar uns 50 pila agora p/ testar, que ter que abrir esse motor depois$$$...

Mazaropi-RJ
14/07/2009, 19:16
Se vc está comprando esse Jeep, leva antes em um mecânico e pede para medir a compressão dos pistões. Derrepente pode ter alinhado anéis, camisa riscada, ou as guias e válvulas de escape estão detonadas...
Acho que vale a pena vc gastar uns 50 pila agora p/ testar, que ter que abrir esse motor depois$$$...

Valeu, Rafaminc, vou fazer isso mesmo...
Grato pela atenção.