PDA

Ver Versão Completa : Camper



ferraz
16/11/2008, 13:27
Boa tarde, gostaria de uma ajuda por favor, pois depois de um cj-5 que me arrempi muito de ter comprado, pois havia inumeros dejeitos que foram escondidos para serem vendido, comprei em uma oficinas muito conhecida e depois fiquei sabendo que era muito coinhecida também pelos trambiques.
Estou para comprar uma CAMPER 4.1 , 1991/1991, Cinza, Álcool e gás natural, escape 6x2, tação 4X2, motor GM 4.1 (6 cil.), Álcool/GNV (15 m³), suspensão elevada, com calço entre as molas, roda de ferro, pneus 33 em muito bom estado, não são remolde , faróis de milha no teto são 4 no teto e 2 no parachoque, Alarme, Bancos em couro, há custura para fazer, Limpador traseiro, Retrovisores elétricos, Travas elétricas, Vidros elétricos, Direção hidráulica.
Vi este veiculo hoje , esta em ordem não há nenhum problema estrutural, apenas pintura queimada e alguns arranhões.
Gostaria de saber se o valor de RS 20.000,00, é um valor razoavel, este ano 1991 havia o motor a alcool origial, este é o motor 6cc GM moderno como dizem, o diferencial é Dana 44 ou 46?
Há algum cuidado especial a ser tomado, algo que devo prestara tenção especial.
De ante mão muito obrigado.

CAVESO
16/11/2008, 20:26
O preço está na média para uma 4x2: 20.000,00 a 25.000,00.

Se estiver boa e a vontade falar mais alto, vale á pena!

Loras
16/11/2008, 20:48
Sugiro um bate-papo com o pessoal do Clube da Camper...

www.camper.com.br

Fale com Farias.

De repente leva a viatura lá para uma avaliação pré-venda...:concordo:

Abraço,

CAVESO
16/11/2008, 21:12
Bem lembrado, Loras....

O pessoal do clube sabe tudo (e mais um pouco) sobre camper....

guilhermeabreu
16/11/2008, 23:52
FERRAZ

Acho que o preço esta razoável .

A CAMPER é minha paixão , acho ela linda , tenho um ENGESA F-1 , e uma SW4 93 , daí fica complicado para eu ter uma CAMPER , mas vc irá ficar muito satisfeito .

Pelos seus relatos , da a impressão que ela esta boa , MAS SEM VER FICA DIFÍCIL DE FALAR QQUER COISA QUE POSSA TE AJUDAR .

O MAIS CERTO É SEGUIR O CONSELHO DO LORAS , DA UM PULO COM ELA LÁ NO RICARDO DO CLUB NA CAMPER ( antes de comprar ) , ELE É GENTE DE PRIMEIRÍSSIMA QUALIDADE EU GARANTO , com ele vc não irá passar pelo que passou na compra do CJ-5 .

O RICARDO sabe tudo de CAMPER e vai te orientar direitinho do que é melhor pra vc .

ABRAÇÃO E BOA COMPRA .

wilson ghetti
18/11/2008, 12:12
Na minha modesta opinião, Camper 4x2, está cara, pois se for utilizá-la em trilhas desde as mais leves(passeios), ela terá que ser tranformada para 4x4, e que fica em média R$10.000,00 (uma adaptação bem feita, pois terá eixo novo, sistema de freios, cambio + reduzida, ou cambio+cx. de transferência,cardã, mão de obra e despachante). Somando-se ao valor de R$20.000,00, vc encontra alternativas de Camper's no mercado e sobra dinheiro e dor de cabeça.

[]'s

Wilson

Alfredo Fonseca
18/11/2008, 13:04
Tó com o Wilson...

Sou muito mais gastar uns R$10.000,00 a mais e pegar uma 4x4 e se bobiar a Diesel...
Faz um certo tempo que não encontro o Fernando Risso e o Gustavo (ambos aqui do forum!!!), mas o pai deles tinha uma Camper Prata 4x4 + Motor Sprint 2.8T documentada. Na verdade eu tentei comprar-la mas não conssegui...buábuáhhh

Parece que eles estão vendendo esta Camper, e realmente é muito linda...

ferraz
18/11/2008, 19:57
Segundo o pessoal do Clube da Camper os valores serião :

Eixo dianteiro 4x4 - 2 mil
Cardans - R$700
Barra panhard dianteira R$200,00
Cambio com caixa de transferência 4 mil
Mão de obra para instalar: R$650,00

Dependendo o modelo de cambio que a camper possue hj, pode-se vender por valores entre 1,5 a 2,5mil, amortizando parte do investimento.
Esta não seria a realidade de uma transformção?

A todos muito obrigado pelas dicas.

Loras
19/11/2008, 01:16
[...] amotizando parte do investimento.
Esta não seria a realidade de uma transformção?


Amigo,

Com sinceridade.

4x4 não é sinônimo de investimento.

É GASTO mesmo. Despesa PASSIVA.

A satisfação de curtir um hobbie tem seu preço...:concordo:

Eu já gastei por volta dos 41k na The Camper.

IMHO, seu valor de mercado hoje é 34-35k, apesar de ser gasolina.

Enfim, todo 4x4 tem seu comprador. Resta saber quanta paciência você terá para encontrá-lo... mas julgar como um investimento, eu não recomendo.:discordo:

Abraço,

wilson ghetti
19/11/2008, 10:05
Segundo o pessoal do Clube da Camper os valores serião :

Eixo dianteiro 4x4 - 2 mil
Cardans - R$700
Barra panhard dianteira R$200,00
Cambio com caixa de transferência 4 mil
Mão de obra para instalar: R$650,00

Dependendo o modelo de cambio que a camper possue hj, pode-se vender por valores entre 1,5 a 2,5mil, amortizando parte do investimento.
Esta não seria a realidade de uma transformção?

A todos muito obrigado pelas dicas.

Ferraz, deixa eu me intrometer novamente:

Eixo dianteiro por 2K, ele já estaria adaptado para a supensão do Engesa?
Pois se usa normamalmente a da rural(eu usei na minha), e nesse preço está com os freios à discos? Porque, só o kit freio custa 600,00 e aí se soma adaptação, alinhamento(é essencial) e mais o diferencial.

Cambio com cx por 4K, tbem está num belo preço, mas eu acho que falta o valor da flange, que deve ser uns R$600,00.

Mão de obra :o que inclui? Colocação de tudo? eixo e cambio + tração?
Ela está num ótimo preço.

Essa Camper deve estar com o cambio 2205, preço máx. no mercadoé de R$1.500,00.

[]'s complicando a sua conta...rsssss.

guilhermeabreu
20/11/2008, 01:56
SÓ PARA AUMENTAR A CONFUSÃO

Mas é um exclarecimento IMPORTANTE :

esta CAMPER com pneus 33" , com o motor MWM 2.8 sprint e relação de 3,07 , na minha concepção esta longa demais .

Eu tenho um ENGESA com este motor e este pneu e TINHA COLOCADO A RELAÇÃO 3,54 que é mais curta do que a 3,07 , RETIREI PQ FICOU LONGA DEMAIS e hoje estou com a rellação 3,92 que ainda acho um pouco longa , JÁ EXPERIMENTEI A 4,27 E GOSTEI MUITO , não estou com ela pq o diferencial dianteiro é o DANA 30 e não tem a 4,27 para ele .

CONCLUÍNDO : ENGESA /CAMPER com motor MWM 2.8 sprint e pneus 33" SUGIRO USAR RELAÇÃO 4,27 = 11X47 OU 3,92 = 12X47 .

Respeitando tb o gosto de cada um e a finalidade que cada um queira fazer com o seu carro .

rodrigocbt
20/11/2008, 15:31
Meus R$0,02...

Minha Encrenca eu comprei 4x2/GNV e hj tenho 4x4, MWM, etc, etc...

Acho q o lado bom de comprar uma 4x2 é poder montar tudo do seu jeito, não que isso seja economicamente viável, porém, a decisão por um jipe nunca é 100% racional...

Qto aos custos, creio q seja mais ou menos o q o Farias passou.. o kit pra câmbio Hilux tá 850, um cambio desses consegue-se por 3mil / 3,5...

Qto a relação que o amigo guilherme comentou, uso 4,09 no dana 46 traseiro e no 30 dianteiro (importei essa dianteira), e rodo com 31.. acho um pouco curta.. já andei com 33 e ficou 10! tbm já andei com outra Camper MWM, pneu 33, Hilux e 3,90 e achei próximo ao ideal.... porém em outra com config igual mas com relação 2,72 achei dispensável a 5ª overdrive do hilux pois só a colocava a 140....

[ ]´s

Rodrigo

Eriksom Teixeira Lima
20/11/2008, 22:39
Já que os amigos não me respondem, e os demais eu ignoro, vamos lá.

Camper 4x2 a R$ 20 mil, tá caro, muito caro. Se você já se aborreceu com um CJ5, esqueça fazer essa metamorfose para 4x4.

Eu tive um Camper cuja relação era 3,07:1, usava pneus 30'. Ela andava muito (anda ainda hoje com pneus 33'), mas tinha um S4T com 1,2kg de pressão, uma ignorância. Voava na estrada a 186km/h, medido em gps. Na trilha era ruim, muito ruim. [é verdade que o novo e atual dono dela é maluco, e não acha isso].

Enfim, o que falaram aqui de relações 3,92:1 ou mais curtas é verdade, seria o ideal.

Sugiro você procurar alguém que tenha uma camper a diesel 4x4 original, pois o preço que tem gente pedindo não diferencia muito diesel e gasolina. Como foi dito aqui, R$ 40 mil seria preço de uma sem nada a fazer.

O único alerta que faço é ATENÇÃO COM O FREIO!

O original é uma merda, e só conheço duas adaptações que ficaram perfeitas, mantido o eixo original: a Red Bull do GV de Brusque e a que foi minha, e pertence ao Paulo Lyra em BSB (impossível copiar a adaptação com discos e pinças de C-10, só meu mecânico faz). As outras que conheço com freios decentes, são a que pertence ao Hugo Moraes, aqui do Fórum e que mora em Franca/SP, e a minha que está freada no mecânico, como pensam os amigos (ambas tem eixos de Band, o freio da minha é a ar, da MB 709).

[como não sei com o que anda hoje o RF do clube da camper, nada falo sobre as dele atuais, mas o sei extremamente cuidadoso nesse item .... e em outros também]

É isso!

Eriksom

Dicas do dia

1) o Paulo Lyra virou jipeiro de shopping, comprou um Vitara-Tracker, podes tentar comprar a dele. Pelo que sei, terias de mexer apenas em acabamento interno.

2) O Hugo Moraes de vez em quando entra em crise e fica tentado a vender a dele: todo o trem de força (com turbo e intercooler) e os eixos são da band, perfeitamente adaptados. Pelo que sei, você teria apenas de andar com o ar condicionado no mínimo, pois a Expresso Polar é o que diz o nome.

Eduardo Velo
21/11/2008, 10:16
Como o Fase 3 sai com o mesmo trem das Camper ... posso dar meu pitaco ...
Uso eixos e relação 3,07 = originais , com motor original Perkins sem turbo , ando entre 120 e 130 km/h , consumo entre 9,5 e 11 km/l dependendo do peso do pé - essa velocidade acho boa pra quem anda em estradas cheio de radares como eu ... rsrs , sorte de quem mora longe dessas estradas e pode andar a 180 km/h ... , perco rendimento em subidas longas por falta de turbo , mas na trilha vai bem , a única excessão é em descidas muito íngremes que teria que ter uma 1a. mais reduzida ...
Os freios são originais tb ... (Diant. de kombi e tras. de C10) nada a reclamar , sempre funcionaram perfeitamente , qdo troquei a campana tras. que tava no ultimo passe , tive que trocar o redutor , só isso ... o freio de mão funciona perfeitamente ... . Faz quase um ano que fiz revisão nos freios , ja rodei mais de 10.000 km e o desgaste no cjto é mínimo ... no momento a única coisa que sinto falta é da 1a mais reduzida ...

abs ...

Ralado/SP
24/11/2008, 11:08
All,


Tudo vai do gosto e objetivo de cada um. Realmente montar um 4x4 do SEU jeito, não tem preço - tanto pelo bem estar de surgir algo como vc quer, quanto pelo custo ( sendo que este depende da sua capacidade de barganha e paciência ).

Tem gente que toca uma restauração ou adaptação à toque de caixa, exemplo disso são as publicações recentes das revistas especializadas, onde lê-se que um jipe é feito em 3 ou 6 mêses. Em geral esse ritmo exige e "embute" um preço. Quem tem tempo e paciência, acaba fazendo bons negócios e pode negociar prazo ou mão de obra ociósa e até partir pro faça vc mesmo. Lembrando que um carro 100% operacional te permite juntar TUDO num canto da garagem e depois montar de uma só vez, oq implica em um custo mais baixo.

A vantagem de um carro 4x2 é que em geral eles estão mais "inteiros", haja visto que o mesmo não apresenta dons OFF ROAD.

Acho importante definir alguns pontos antes de comcluir se a compra é bôa ou não:
- qual a aplicação destinada ao carro,
- quais ítens não podem faltar pra atender as suas vontades/necessidades
- viabilidade de manutenção e encontrar peças.
- quanto custa pronto e quanto gastará ( tempo e grana ) pra montar.

Particularmente, tenho um que estou montando e outro que já comprei pronto. O que estou montando superou e muito o orçamento inicial, porém como posso deixar "parado" caso falte grana ( coisas de JAQUE ), isso não causou grandes traumas. Hoje mesmo sem acabamento estético ( lataria muito zuada e podre ), rodo feliz da vida e tranqüilo, pois sei que o carro é ZERO.

Abraçones e boa escolha.

Ralado

PS: Com relação à freio, ( ítem de suma importância) hoje em dia só tem freio ruim, em camper, quem quer. Entre em contato com o Farias opções lhe serão dadas.

Eduardo Valaretto
24/11/2008, 22:13
Também vou deixar minha opinião sobre as relações e os freios:
- Tenho no jordânia relação 3,07, pneus 265/75r16 e Q-20B. Para estrada e para o dia a dia é ótima, mas não presta para trilha.
- Na camper, 3,54, pneus 31/10,5r15 e Maxion s4, para trilha é perfeita mas para estrada está curta demais.
Resumindo, quando tiver tempo trocarei os eixos entre os veículos.

Freio:
- Toyota hilux, quase plug and play, adimite uso de roda de liga aro 15.
- Toyota bandeirantes, melhor freio, até do que alguns carros de passeio, mais difícil adaptar, só admite alguns tipos de rodas de liga aro 15 e deixa praticamente impossível colocar os pesos de balanceamento no lado interno da roda.

Abraços a todos e boa sorte nas adaptações.
Em tempo, trocar relação de diferencial não é para qualquer um, exige técnica, experiência, tabelas e relógio comparador.

Ralado/SP
25/11/2008, 12:36
GRAAAANDE EDU,

Assim fica fácil, comuta os eixos dos carros. Coloca o da Camper no Jordânia e da Jordânia na Camper... assim vc não gasta muito tempo e nem grana. É mais barato trocar assim do que abrir o eixo, e é mais barato. Dá até pra fazer em casa, com a ajusda de algum amigo.
Se for o caso é só vc colocar pneus 33 ou mais no Engesão e terá uma resposta boa no ON ROAD - isso se a idéia é passear no asfalto.

Abraçones

Ralado

Poxa, foi uma pena vc não aparecer na represa.

Eduardo Valaretto
26/11/2008, 01:26
Tudo bem Ralado?

Ví as fotos do encontro na represa e realmente fiquei chateado por não ter ficado, mas para mim realmente não tinha geito, já estava em Sampa por duas semanas e o trabalho estava chamando.
A idéia é trocar os eixos mesmo mas como o serviço será feito por mim (aqui na Bahia onde estão os dois carros) e estou com muito trabalho (estou ficando muito em Sampa...rs...) fico enrolando, mas a camper na estrada está muito reduzida. Na verdade o trabalho ainda não foi feito por falta de amigo mexanico mesmo. Dá para fazer esse serviço sozinho, mas o peso dos eixos realmente não é pequeno. A vantagem é que tudo é plug and play, inclusive os dois eixos dianteiros já estão com freio de Hilux.
Pretendia fazer a troca ainda esse ano para viajar com a camper no Reveion, mas estou achando difícil ter tempo e assim vou ter de ir no passo da tartaruga (máximo 110 Km/H).
Assim que tiver feito o serviço passo as impressões aqui no fórum.

Abraços,

Eduardo.