Ver Versão Completa : Respiro do BF-161
Rogério Barthy
15/11/2008, 21:49
Um colega mecânico esta remontando um BF-161 que trincou o bloco e teve de ser substituído.
O motor que foi comprado, veio com as tampas de válvulas do bloco, sem o cano de suspiro e mesmo o local para instalação.
Ele me perguntou se é possível/viável/se pode instalar a tampa sem o respiro ou se ele é necessário e se somente o respiro pela tampa de abastecimento de óleo junto aos tuchos já supre como suspiro.
O bloco que trincou, foi na parede entre duas camisas e a retífica não quis se responsabilizar ou dar garantia no encamisar das duas e por isso a troca.
Rogério
Lucas Nassif
15/11/2008, 22:26
Pega a tampa do velho e poe no novo!! (Se estiver boa, claro)
BEm, um amiga estava reclamando dos pingos do respiro na garagem...
Então fiz da seguinte forma:
Na tampa das válvulas (embaixo da tubagem do escape), coloquei duas tampas segas, ficou sem respiro.
Na tampa do cabeçote, fiz um buraco, (mesma medida do respiro inferior), soldei um cano, encaixei uma mangueira que vai até aom filtro de ar.
O bocal de óleo (que também é um respiro), adaptei uma tampa do motor CHT (ford corcel).
Caramba, acabou até o cheiro de óleo na roupa, o motor ficou "seco".
Abraços.
Kim.
ps.: vou ver se consigo umas fotos...
rctorrezam
16/11/2008, 09:38
:confused: Respiro do Óleo do Motor???????? Onde é isso???????? :-?
junior braga
16/11/2008, 11:57
:confused: Respiro do Óleo do Motor???????? Onde é isso???????? :-?
rctorrezam, eu so consegui esta foto agora, não ta muito boa não, mas da pra ver;
é de motor 2600;
acima da bomba de gasolina tem uma mangueira fina que vai pro filtro de oleo, e um outro mais grosso que é o respiro.
:concordo::concordo:
rctorrezam
16/11/2008, 12:11
Acho que me lembrei de algo que não sei o que é e pode ser o que não sabia que existia.
Profundo não!
lembro de um cano, de cerca de meia polegada que sai do motor e vai para baixo, nesta posição que você indicou. Será este o tal respiro?
Quando estiver em casa vou verificar o motor.
GIOVANNI LUIS
16/11/2008, 12:15
Acho que me lembrei de algo que não sei o que é e pode ser o que não sabia que existia.
Profundo não!
lembro de um cano, de cerca de meia polegada que sai do motor e vai para baixo, nesta posição que você indicou. Será este o tal respiro?
è justamente esse, o meu é o BF 161, e tem justamente um respiro destes!
rctorrezam
16/11/2008, 12:16
BELEZA! Alguma função para o tal cano.
Sabendo disso já penso em instalar uma mangueira para elevar este respiro, pois ao passar por agua lama e ariea nunca se sabe o que pode acontecer.
Alguém já fez isso? Ligar este respiro ao filtro de ar não pode resultar em aspiração de óleo para o filtro de ar?
junior braga
16/11/2008, 12:20
Profundo não!
Isso mesmo, perfect!
Pessoal!
Fotos do que postei anteriormente.
1ª - Acima da bomba de gasolina;
2ª - Ao lado, notem que só há os guias de onde havia o cano;
3ª - Nova tampa do CHT;
4ª - Mangueira na tampa de válvula;
5ª - Válvula anti-chama do CHT. (a saída fina que alí há, será ligada ao vácuo do servo freio)
1ª - vista da ligação;
2ª - mais uma da vista;
3ª - de outro angulo.
Dessa forma, acaba com o cheiro de óleo dentro do veículo.
A entrada do filtro teve que ser redimensionada para um tubo maior.
rctorrezam
17/11/2008, 10:31
Pessoal!
3ª - Nova tampa do CHT;
5ª - Válvula anti-chama do CHT. (a saída fina que alí há, será ligada ao vácuo do servo freio)
Algumas dúvidas:
1 - Conectar o respiro do óleo do motor no filtro de ar não vai ocasionar sucção de gotículas de óleo pelo filtro?
2 - VocÊ isolou também o cano da vareta de verificação do nível do óleo?
3 - A Válvula anti-chama servirá para que?
4 - Essa tampa do CHT tem rosca, como foi feita a adaptação?
5 - Como remover o cano?
6 - O motor "original" (BF161) tem na verdade 3 respiros. A tampa, a vareta e o tal cano. Com o teu sistema ficou com apenas 1. Não vai dar problema?
Algumas dúvidas:
1 - Conectar o respiro do óleo do motor no filtro de ar não vai ocasionar sucção de gotículas de óleo pelo filtro?
2 - VocÊ isolou também o cano da vareta de verificação do nível do óleo?
3 - A Válvula anti-chama servirá para que?
4 - Essa tampa do CHT tem rosca, como foi feita a adaptação?
5 - Como remover o cano?
6 - O motor "original" (BF161) tem na verdade 3 respiros. A tampa, a vareta e o tal cano. Com o teu sistema ficou com apenas 1. Não vai dar problema?
Vamos lá!
1 - Sim, por isso tem o anti-chama, que "filtra" o ar;
2 - Ele tem uma tampa, mesmo que precária, mais tem;
3 - Bem, como dito, separa o óleo do ar, e o manda para a tubagem de admissão;
6 - Como passou a funcionar com depressão (vácuo do motor), 1 respiro é mais do que suficiente, pois fica aspirando o motor.
Ainda falta instalar uma conexão na tubagem, é uma peça que rosqueia na tubagem para ligar a mangueira do servofreio, nela há uma conexão que vai ligada à válvula anti-chama, que tem a função de aspirar o óleo excedente.(olhe em um motor CHT)
Todos os motores tem o respiro dessa forma basicamente.
Esta saida de respiro na tampa do motor esta fechado no meu BF, tem uma tampinha mais esta cheia de espula dentro.
Para arrumar isso é só tirar esta espuma e vilar essa saida no filtro de ar ??
E se ficar aberto este respiro ???
O que é esta peça ligada no meio da mangueira (imagem em anexo)??
junior braga
17/11/2008, 13:38
Esta saida de respiro na tampa do motor esta fechado no meu BF, tem uma tampinha mais esta cheia de espula dentro.
Para arrumar isso é só tirar esta espuma e vilar essa saida no filtro de ar ??
E se ficar aberto este respiro ???
O que é esta peça ligada no meio da mangueira (imagem em anexo)??
1 - Sim, por isso tem o anti-chama, que "filtra" o ar; Nome da peça ligada no meio da mangueira.
CAro junior braga!
Sabios, onde compro esta anti chama ? tem que ser especifico para o bf ou é só pefir um numa loja de auto peças ??
Caros wcas!
Qualquer autopeças.
Entre 10,00 a 20,00.
A linha fiat é no bloco; VW, dentro da tampa de válvulas ou encaixado na tampa; gm, na tampa de válvulas; ford, antigos, externo, novos, junto à tampo de válvulas.
O modelo escolhido, não foi ao acaso, teve relação com o diâmetro da mangueira que usaria, bem como aquele pequeno respiro, que julgo ser primordial!
Esse da foto foi da linha ford antigo, sabe de que carro ??? o meu filtro de ar é identico a este.
CHT - pampa, belina, corcel, del rey...
Comprei a peça, 6 reais.
tem um caninho fino que na foto não esta ligado a nada. o cara da auto peças falou que esse é ligado em alguns modelos de carburadores, é isso mesmo ???
isso ! por exemplo no chevette eh ligado no carburdor , no bf n sei se da pra ligar .
rctorrezam
18/11/2008, 17:21
gALERA,
ALGUÉM JÁ CONECTOU RESPIRO, BOCAL DO ÓLEO E VARETA A UM "T" (OU MELHOR TALVÉS UM "X") E TODOS ELES AO FILTRO?
GOSTARIA DE ISOLAR A VARETA TAMBÉM! PARA NÃO ENTRAR ÁGUA.
O QUE ACHAM? KIM, E AÍ, É EXAGERO? SÓ O RESPIRO RESOLVE?
NÃO GOSTARIA DE FURAR A TAMPA DO CABEÇOTE.
KIM, VOCÊ USOU UM PARAFUSO OU O QUE E DE QUE MEDIDA PARA TAMPAR O BURACO DO SUSPIRO?
Comprei a peça, 6 reais.
tem um caninho fino que na foto não esta ligado a nada. o cara da auto peças falou que esse é ligado em alguns modelos de carburadores, é isso mesmo ???
O ideal é ligar à tubagem de admissão, para trabalhar com depressão.
Santoro, no cheva é ligado abaixo do bura, na tubagem, observe bem!
rctorrezam!
No BF, são dois suspiros, um abaixo do escapamento (tampa das válvulas de escape), e outro na tampa onde coloca o óleo no motor.
O de baixo, troquei a tampa, colocando outra "sega", no de cima, troquei o cano e coloquei a tampa do ford CHT.
A vareta já tem um chapelzinho que faz a vedação, encaixando na guia da vareta (caninho).
Entendi o que quer fazer, mais na minha opinião, é exagero!
Ligar os dois suspiros ao filtro já é bom!
rctorrezam
18/11/2008, 18:16
O ideal é ligar à tubagem de admissão, para trabalhar com depressão.
Blz, no BF liga aonde? coloca um T na mangueira do servo freio ou tem outra opção?
Posso conectar na mangueira de vácuo do distribuidor? Não esta conectada ao distribuidor mesmo! (isso é outra história a ser consertada)
rctorrezam!
No BF, são dois suspiros, um abaixo do escapamento (tampa das válvulas de escape), e outro na tampa onde coloca o óleo no motor.
O de baixo, troquei a tampa, colocando outra "sega", no de cima, troquei o cano e coloquei a tampa do ford CHT.
A vareta já tem um chapelzinho que faz a vedação, encaixando na guia da vareta (caninho).
Entendi o que quer fazer, mais na minha opinião, é exagero!
Ligar os dois suspiros ao filtro já é bom!
Kim, quanto aos suspiros Ok. já identifiquei.
a tampa cega que colocou utilizou o próprio parafuso do suspiro, é isso?
a vareta veda? infelizmente não confio, vou buscar uma alternativa.
Fazendo uma adaptação ao que você fez, poderia então tampar o supiro debaixo do escapamento, conectar uma mangueira com o cortafogo ao filtro de ar e arrumar uma tampa de confiança para a vareta. OK?
Blz, no BF liga aonde? coloca um T na mangueira do servo freio ou tem outra opção?
Posso conectar na mangueira de vácuo do distribuidor? Não esta conectada ao distribuidor mesmo! (isso é outra história a ser consertada)
Fazendo uma adaptação ao que você fez, poderia então tampar o supiro debaixo do escapamento, conectar uma mangueira com o cortafogo ao filtro de ar e arrumar uma tampa de confiança para a vareta. OK?
Opa, deve ligar à mangueira do servo sim!
Não deve ligar ao vácuo do distribuidor, pois não é tão constante a depressão quanto na tubagem.
Quando coloca a tampa "cega", deve trocar o parafuso, pois o parafuso que prende o suspiro é grande, os quatros deverão ficar com o mesmo tamanho.
Sobre a vareta de óleo, observe os motores AP, tem um modelo, que usa uma conexão plástica que veda prá valer (é vermelha). Observe a idéia do negócio, terá uma luz do que quer fazer.
E a vareta, como verá o óleo?
REspondendo, sim, mais é essencial que ligue a manguerinha, para que não crie pressão dentro do motor quando na lenta (lenta, filtro pucha pouco, mais tem bastante depressão, rápida ou andando, filtro pucha bastante, mais há pouca depressão na tubagem)
rctorrezam
19/11/2008, 10:01
Valeu Kim,
Vou por em prática estas idéias.
Pessoal!
3ª - Nova tampa do CHT;
Um duvida, essa tampa da 3 foto eu reparei que na minha quando o motor estaligado, sai um pouco de fumaça por ali, é normal ????? só reparei agora porque esta sem mangueira na boca.
rctorrezam
29/03/2009, 21:21
um Duvida, Essa Tampa Da 3 Foto Eu Reparei Que Na Minha Quando O Motor Estaligado, Sai Um Pouco De Fumaça Por Ali, é Normal ????? Só Reparei Agora Porque Esta Sem Mangueira Na Boca.
Cadê As Fotos ? ? ? ? ?
Um duvida, essa tampa da 3 foto eu reparei que na minha quando o motor estaligado, sai um pouco de fumaça por ali, é normal ????? só reparei agora porque esta sem mangueira na boca.
No meu também sai, é normal, a fumaça que sai é vapor quando o motor esta quente (normal) o que não pode sair é muita fumaça, por sair muita fumaça pelos respiros, é motor indo pro saco...
rctorrezam
30/03/2009, 09:47
No meu também sai, é normal, a fumaça que sai é vapor quando o motor esta quente (normal) o que não pode sair é muita fumaça, por sair muita fumaça pelos respiros, é motor indo pro saco...
Você viu as fotos?
Como? Ainda não vejo nada ! ! ! :(
Cadê As Fotos ? ? ? ? ?
Desculpa, tava me referindo as fotos postadas na 1° pagina pelo onde ele falou da tampa do CHT.
Ola amigos, como não encontrei nada que falava sobre essa tampa do tubo de enchimento de óleo resolvi escrever aqui mesmo para não abrir outro tópico.
Para começar queria saber se ela tem muita importância no funcionamento do motor.
Como a minha está muito velha (acho que ainda é original) queria saber se posso limpa-la e se sim como devo fazer isso. E se não tiver como, é muito caro uma nova? É fácil de encontrar?:?:
Obrigado e um abraço a todos:concordo:
Rafaminc
09/11/2009, 10:59
Amigos, não acho interessante colocar uma tomada de vácuo abaixo da borboleta do carburador, pois isso vai gerar uma pressão negativa muito grande dentro do motor e vai comprometer a pulverização do combustível dentro do coletor, fora que se o velho BF estiver com as gaxetas traseiras ou retentor dianteiro do virabrequim muito acabados, vai acabar puxando água por ali quando meter no banhado.
Uma tomada na mangueira que liga o filtro de ar ao carburador ficaria mais próximo aos sistemas usados em motores mais modernos.
Outro detalhe é a mangueira que vai ser usada, eu optaria por uma bitola mínima de Ø7/8" interno e com lona, pois as de borracha comum, ultimamente estão umas porcarias, rachando em menos de 1 ano.
Abçs
existe uma tampa de oleo para motor v8 302 ford que ja tem o corta chamas e a saida para a mangueira estou a pocura de aonde vende e o custo mas creio eu que se fizer um furo na tampa original e adaptar um tubo ali chegaria perto do ideal pára mim
tulliomf
10/11/2009, 19:30
Ola amigos, como não encontrei nada que falava sobre essa tampa do tubo de enchimento de óleo resolvi escrever aqui mesmo para não abrir outro tópico.
Para começar queria saber se ela tem muita importância no funcionamento do motor.
Como a minha está muito velha (acho que ainda é original) queria saber se posso limpa-la e se sim como devo fazer isso. E se não tiver como, é muito caro uma nova? É fácil de encontrar?:?:
Obrigado e um abraço a todos:concordo:
Oi Sezio, tudo bem?
A sua dúvida é a mesma da minha. Se os outros amigos do Fórum 4X4 ajudarem a esponder vai tirar a nossa dúvida de uma só vez!
Se alguém ai souber essas respostas fico agradecido pela ajuda!Vlw
leopoldo
11/11/2009, 22:26
O sistema em discussão é denominado ventilação positiva do carter.
A depressão no coletor de admissão succiona o "ar" carregado de vapor de óleo da parte baixa do motor e esta queima junto da mistura combustível-ar ao entrar na camara.
Como succiona o ar, deve-se providenciar um respiro, ou tomada de ar limpo que irá entrar e ventilar a parte baixa do motor. Sem o respiro, corre-se o risco do motor engolir a junta do carter ou da tampa e/ou afogar o carter com água ao atravessar rios.
Normalmente a tomada de ar limpo está na tampa do comando de valvulas e esta tomada pode ter um filtro independente ou compartilhar do filtro de ar do motor. Entretanto, toma-se o ar de uma parte antes do elemento filtrante, para não fica exposto à sucção do carburador.
A parte que succiona ar contaminado, pode ser de uma derivação no bloco (vide OHC), ou o outro lado do motor (vide V8-302)
Para que o mesmo funcione com + eficiência no BF, o mais indicado seria NÃO bujonar, ou vedar, ou fechar a tampa lateral do comando. Naquela saida de ar contaminado "puxar" ao pé do carburador e no meio do caminho, uma valvula cortafogo. Na tampa de óleo, deve-se adaptar um filtro de ar ou uma derivação ao filtro de ar.
O motor passa a respirar ar pelo entrada de óleo e succionar pela tampa lateral.
Para esse caso, deve-se regular o parafuso de mistura, pois irá entrar mais ar pelo coletor.
Agora, porque existe isso ?
Antigamente os motores tinham o tubo aberto diretamente para a atmosfera.
Os motores viviam jogando o vapor + oleo no chão, nas pessoas e coisas. Imaginem uma cidade lotada de jeeps assim !
Chegou um ponto de insustentabilidade e alguém notou que podia usar esta artimanha e diminuir a molhadeira nos pedregulhos das cidades. Haja escorregadeiras !
Bom, com certeza deve ter se tornado requisito de construção de motores na indústria e todos ficaram contentes.
Em alguns casos, existem ainda caixas coletoras de respingos, e sobras de vapores, que são chamadas de coletores ecologicos.
Sobre a tampa do V8, ela tem mesmo ma valvula cortachama e se vc pode achar , eu diria que na cidade de SP, no centro, tem algumas lojas que só mexem com peças de V8. Lá na barão de limeira e imediações
Para que o mesmo funcione com + eficiência no BF, o mais indicado seria NÃO bujonar, ou vedar, ou fechar a tampa lateral do comando. Naquela saida de ar contaminado "puxar" ao pé do carburador e no meio do caminho, uma valvula cortafogo. Na tampa de óleo, deve-se adaptar um filtro de ar ou uma derivação ao filtro de ar.
O motor passa a respirar ar pelo entrada de óleo e succionar pela tampa lateral.
Para esse caso, deve-se regular o parafuso de mistura, pois irá entrar mais ar pelo coletor.
Leopoldo, estou com uma dúvida a respeito do que você explicou acima.
Se eu criar uma ligação entre o ar "ambiente" e o coletor de admissão, não faria com que todo o principio de funcionamento do carburador viesse a não funcionar? Estou pensando principalmente em marcha lenta. Esse caminho (ar ambiente - coletor) passaria pela válvula corta fogo e pela capa das válvulas, mas isso não impediria a circulação livre do ar para o coletor, impediria?
Estou pensando nisso pois já tive um fusca com duas weber onde em um dos coletores existia um furo, e antes de tampa-lo, era praticamente impossível acertar a marcha lenta.
Obrigado
rctorrezam
20/06/2010, 08:56
...............
Naquela saida de ar contaminado "puxar" ao pé do carburador e no meio do caminho, uma valvula cortafogo. Na tampa de óleo, deve-se adaptar um filtro de ar ou uma derivação ao filtro de ar.
....................
Galera!!!!!!!!
Para mim esta é a parte mais importante. Será que dá para alguém explicar como se fala para uma criança???:confused:
É que realmente ainda não entendi como fazer!:pensativo:
Leopoldo, estou com uma dúvida a respeito do que você explicou acima.
Se eu criar uma ligação entre o ar "ambiente" e o coletor de admissão, não faria com que todo o principio de funcionamento do carburador viesse a não funcionar? Estou pensando principalmente em marcha lenta. Esse caminho (ar ambiente - coletor) passaria pela válvula corta fogo e pela capa das válvulas, mas isso não impediria a circulação livre do ar para o coletor, impediria?
Estou pensando nisso pois já tive um fusca com duas weber onde em um dos coletores existia um furo, e antes de tampa-lo, era praticamente impossível acertar a marcha lenta.
Obrigado
Bom dia prezado ! nao sou o Leopoldo mas lah vai : Para evitar, na realidade controlar esse fluxo de ar da ventilacao positiva do carter, existe uma valvula que fica no coletor de admissao - no caso do GM250 - ela possui um pequeno funil calibrado e uma mola, de acordo com regime do motor ela permite mais ou menos ar circular pelo carter, acredito que ela seja dimensionada de acordo com o motor, se quiser coloco uma foto . . . um abraco !
Galera!!!!!!!!
Para mim esta é a parte mais importante. Será que dá para alguém explicar como se fala para uma criança???:confused:
É que realmente ainda não entendi como fazer!:pensativo:
Bom dia prezado ! vamos imaginar o ar de ventilacao do carter,de um GM250 ou 261, ok ?
O ar entra e passa pelo filtro, a maior parte vai para o carburador.
O ar de ventilacao do carter passa por uma mangueira fina e entra na tampa de valvulas.
desce pelo motor e passa pelo carter carregando com ele os gases ali presentes.
Sobe pelo motor e volta para a tampa de valvulas, alguns motores tem um separador de oleo nessa etapa.
Entra em uma mangueira fina e vai para a valvula reguladora de pressao do VPC, essa valvula esta conectada diretamente no coletor de admissao e tem seu funcionamento em funcao da pressao negativa dele.
Essa valvula eh desmontavel e deve ser limpa de vez em quando, depende do estado do motor.
como a succao eh feita no coletor, fica facil entender o sentido de fluxo, pois, a pressao negativa abaixo da borboleta e sempre maior ( mais negativa ) do que no filtro.
Se essa era a duvida espero ter ajudado, tenho algumas fotos, se quiser . . . e so falar, um abraco !
Grande Jacimar! To quase entendendo hehehe
O fluxo de ar nesse sistema de Ventilação positiva do carter seria então:
1) Ar é puxado pela tampa de valvula para dentro do motor (passando antes por algum filtro)
2) Ar circula pelo motor (desce e sobe), e volta para a tampa de valvulas.
3) Por uma outra abertura (não aquela por onde o ar entrou) ele é puxado para fora por uma mangueira que esta conectada no coletor de admissão do motor (ponto com maior depressão do sistema)
Se esse for o caso, o caminho é um só, não existe nenhum T nas mangueiras, é isso? Todo o volume de ar "contaminado" do carter é recolhido pelo coletor de admissão?! Esse volume é grande?
Abraços e obrigado pela ajuda pessoal.
PS: Jacimar, fotos são sempre bem vindas!
Grande Jacimar! To quase entendendo hehehe
O fluxo de ar nesse sistema de Ventilação positiva do carter seria então:
1) Ar é puxado pela tampa de valvula para dentro do motor (passando antes por algum filtro)
2) Ar circula pelo motor (desce e sobe), e volta para a tampa de valvulas.
3) Por uma outra abertura (não aquela por onde o ar entrou) ele é puxado para fora por uma mangueira que esta conectada no coletor de admissão do motor (ponto com maior depressão do sistema)
Se esse for o caso, o caminho é um só, não existe nenhum T nas mangueiras, é isso? Todo o volume de ar "contaminado" do carter é recolhido pelo coletor de admissão?! Esse volume é grande?
Abraços e obrigado pela ajuda pessoal.
PS: Jacimar, fotos são sempre bem vindas!
Ola prezado ! eh exatamente isso que voce entendeu, li de novo o topico e a questao do T eh que alguns aproveitam a tomada de vacuo do servo freio para fazer funcionar a VPC, eh amesma coisa se voce for colocar um vacuometro, pode acoplar lah tambem . . . e todo volume vai para o coletor e eh queimado pelo motor, quando desmontei a valvula de controle do GM261, testei e ela eh unidirecional, em um sentido nao passa nada, no outro passa um pouquinho, a resticao eh bem grande . . . quanto ao filtro, ja vi no ML uns do tipo esportivo com tampa e pode ser adaptado no lugar daquele original do BF, deve ficar bom . . . vou colocar as fotos amanha, um abraco !
leopoldo
20/06/2010, 12:13
Se eu criar uma ligação entre o ar "ambiente" e o coletor de admissão, não faria com que todo o principio de funcionamento do carburador viesse a não funcionar?
Isso depende do tamanho (DIAMETRO) do desvio. Como a tubulação deste respiro para ventilação positiva é bem menor que o diametro do carburador, isso não acontece de modo tão apreciável. Alías, tem a valvula corta fogo que cria uma resistencia adicional (perda de carga).
Mas que há uma diferença de rpm/regulagem/vacuo com e sem respiração, há sim.
antonio umino
20/06/2010, 12:13
olá. todos........ o motor bf 184 ou do maveco. 3.0 as tampas laterais do escapamento, ou onde se faz regulagem das valvulas de escape, não tem o cano de suspiro como os bf 161. havendo na tampa de valvulas bem atraz um orificio de mais ou menos 14 15 mmm onde se encaixa uma mangueira e alí tem uma valvula acho que corta fogo ou de pressão e esta mangueira é ligado no purificador. no caso do maverick que o filtro é de papel. lá pelo meio ou melhor depois de filtrado o ar para o lado do carburador. espero ter ajudado na elucidação do suspiro. dos motores.......
antonio umino
20/06/2010, 12:15
corrigindo o furo é na tampa de valvulas de admissão. tampa do cabeçote. OK ?
Isso depende do tamanho (DIAMETRO) do desvio. Como a tubulação deste respiro para ventilação positiva é bem menor que o diametro do carburador, isso não acontece de modo tão apreciável. Alías, tem a valvula corta fogo que cria uma resistencia adicional (perda de carga).
Mas que há uma diferença de rpm/regulagem/vacuo com e sem respiração, há sim.
Perfeito, matei minhas duvidas. Vou tentar colocar esse esquema pra funcionar ver se paro de sair defumado toda vez que uso o Jeep.
Obrigado a todos!
PS: As fotos continuam bem vindas Jacimar.
Perfeito, matei minhas duvidas. Vou tentar colocar esse esquema pra funcionar ver se paro de sair defumado toda vez que uso o Jeep.
Obrigado a todos!
PS: As fotos continuam bem vindas Jacimar.
Bom dia prezado !
1ª foto : Valvula de controle de fluxo da VPC, acho que alguns chamam de valvula corta fogo, observe que há uma outra tomada bujonada, para conectar um vacuomentro ou coisa parecida
2ª foto : Acima do carburador é a tomada de ar limpo e no fim da tampa de valvulas é o retorno que vai na valvula controladora e coletor de admissão
3ª foto : Mangueira de saida e valvula controladora acoplada ao coletor
4ª foto : As duas mangueiras por outro angulo
Em tempo : Não repare a sujeira do motor, cuidar de um já é difícil . . . imagine de quatro !
Maravilha Jacimar,
Vou procurar uma dessas válvulas "corta fogo" e tentar fazer a instalação final de semana que vem.
Com as fotos ficou extremamente claro a instalação e como o ar deve circular.
Obrigado
Maravilha Jacimar,
Vou procurar uma dessas válvulas "corta fogo" e tentar fazer a instalação final de semana que vem.
Com as fotos ficou extremamente claro a instalação e como o ar deve circular.
Obrigado
Olá prezado ! achei uma ilustração da válvula desmontada, um abraço !
dgalatto
24/06/2010, 08:56
jah comprei a valvula tbem e a tampa do cht, espero instalar nesse finde... soh uma pergunta, as manguerias precisam ser de algum tipo especifico? ainda n comprei pois estou com essa dúvida.....
e se realmente acabar com o cheiro de oleo vo ateh leva a namorada pra passear... hahahhaahha
vlw!!!
Ontem comprei uma valvula anti-chama de carros FIAT pois além de não achar a de Opala (Metal), a dos CHTs tem 3 conexões.
O que pude perceber é que a restrição criada pela valvula para a passagem de ar é muito pequena! Olhando pela entrada e saida, ela parece ter uma palha de aço embolada la dentro, algo bem simples.
Para restringir um pouco mais, coloquei uma arruela de menor diametro o que melhorou um pouco a marcha lenta que tinha ficado um pouco alta.
Como não queria furar e soldar uma saida na tampa de valvulas do BF 161, liguei a mangueira diretamente no respiro de óleo original do motor, aquele tubo metalico perto da bomba de gasolina/ coletor de escapamento. Parece que tudo funcionou bem, percebi que o ar estava sendo puxado pela tampa superior de óleo do motor, circulava, saia pelo respiro lateral, passava na valvula anti-chama e era puxado pelo coletor de admissão.
Vamos ver se o cheiro diminui.
Abraços
Rafaminc
28/06/2010, 09:34
Não entendo porquê vocês estão colocando válvula antichama e querendo fazer a ligação no pé do carburador? O vácuo no pé do carburador é muito grande, e corre o risco de sugar sujeira ou até agua para dentro do motor pela gaxeta do virabrequim, ou alguma tampa mal vedada.
Toca duas mangueiras de borracha com malha de pano externa, uma da tampa de válv. esc. e outra da tampa dás válv. de admissão direto entre o filtro de ar / boca do carburador.
Pronto, vai succionar os gases internos do motor sem grande depressão no sistema e não vai alterar a lenta ou dar problemas.
No pé do carburador do BF, abaixo da borboleta do acelerador, só se ligam as mangueira para o avanço do distribuidor e sistema de freio com hidrovácuo (adaptado).
Não entendo porquê vocês estão colocando válvula antichama e querendo fazer a ligação no pé do carburador? O vácuo no pé do carburador é muito grande, e corre o risco de sugar sujeira ou até agua para dentro do motor pela gaxeta do virabrequim, ou alguma tampa mal vedada.
Toca duas mangueiras de borracha com malha de pano externa, uma da tampa de válv. esc. e outra da tampa dás válv. de admissão direto entre o filtro de ar / boca do carburador.
Pronto, vai succionar os gases internos do motor sem grande depressão no sistema e não vai alterar a lenta ou dar problemas.
No pé do carburador do BF, abaixo da borboleta do acelerador, só se ligam as mangueira para o avanço do distribuidor e sistema de freio com hidrovácuo (adaptado).
Bom dia prezado ! acho que é por isso que existe a válvula controladora, justamente para regular a sucção, estou com dúvida se o chamado filtro anti chama e a válvula controladora são a mesma coisa :pensativo: um abraço !
Em tempo : Acredito que a sucção é feita abaixo do carburador justamente para minimizar a quantidade de vapor de óleo, que poderia agarrar na borboleta, difusor e inclusive entrar na tomada de vácuo do avanço.
Oi Rafa,
Essa opção de ligar na entrada do carburador/filtro de ar, foi o que tinha pensado inicialmente, mas conversando com o pessoal me aconselharam ligar depois da borboleta do carburador (logo imaginei no coletor de admissão).
Por enquanto não coloquei meu sisteminha pra funcionar pois precisava de mais uma conexão no coletro (realmente so tenho a do avanço e a do hidrovácuo). Vou tentar ligar no filtro de ar e ver se funciona.
Abraços
Rafaminc
28/06/2010, 10:20
Bom dia Jacimar, lembro que em vários carros que já tive, a entrada foi sempre antes da boca do carburador ou TBI.
O que se vê normalmente é o respiro do tanque de combustível conectado após a TBI nos injetados, mas para isso tem uma válvula solenóide controlada pela ECU que fornece pequenos pulsos liberando a pressão dos vapores da gasolina devolta para o motor.
Não lembro na linha GM e Ford, mas na VW e Fiat sempre observei a entrada na mangueira ou tampa do filtro de ar...
Se vc colocar qualquer coisa abaixo do pé, aumenta o risco de ficar sem freio (carros com servo) caso ocorra algum problema com a mangueira de respiro, fora que não pode ser qualquer mangueira ali, tem suportar vácuo e ter uma boa rigidez para não fechar a passagem.
Vc comentou sobre encrustar a borboleta, mas eu deixei por uns 5 anos uma mangueira direta entre a tampa do cabeçote e topo do carburador sem problemas. Depois arranquei fora pq a mangueira apodreceu...
Abçs
Rafaminc
28/06/2010, 13:01
Oi Rafa,
Essa opção de ligar na entrada do carburador/filtro de ar, foi o que tinha pensado inicialmente, mas conversando com o pessoal me aconselharam ligar depois da borboleta do carburador (logo imaginei no coletor de admissão).
Por enquanto não coloquei meu sisteminha pra funcionar pois precisava de mais uma conexão no coletro (realmente so tenho a do avanço e a do hidrovácuo). Vou tentar ligar no filtro de ar e ver se funciona.
Abraços
Pois é amigo, como vc tem hidrovácuo, é mais seguro vc colocar acima da borboleta do acelerador, fora que no pé do carburador temos a regulagem da mistura para a lenta, e se vc colocar uma entrada de ar falso ali, vai complicar sua lenta.
Abç
dgalatto
28/06/2010, 21:21
rapaziada, to acompanhando ai a conversa e tal e jah comprei o valvula do cht... soh tenho uma duvida... meu sistema n tem hidrovacuo, eh o original msm, eu instalo em qual local, no pé do filtro de ar antes do carburador mesmo?? soh to querendo tirar essa duvida pra jah instalar isso nesse finde...
vlw!!
Rafaminc
29/06/2010, 13:52
rapaziada, to acompanhando ai a conversa e tal e jah comprei o valvula do cht... soh tenho uma duvida... meu sistema n tem hidrovacuo, eh o original msm, eu instalo em qual local, no pé do filtro de ar antes do carburador mesmo?? soh to querendo tirar essa duvida pra jah instalar isso nesse finde...
vlw!!
Amigo, monta sem medo de ser feliz em qualquer ponto entre o carburador/filtro de ar, e caso essa válvula que comprou ofereça muita restrição a passagem do ar, deixa sem, pois com o tempo os gases do carter vão se depositando dentro do motor e entupindo galerias e canais de lubrificação.
Já ferrei um AP 2.0 MI por andar com aquele filtro preto que sai da tampa de válvulas meio entupido. A carbonização ficou na parte de baixo do motor e detonou 2 mancais do virabrequim.
Abçs
Claudio Almeida Machado
18/12/2010, 08:31
Vou fazer este esquema ai, o meu esta com o tal suspiro tampado e esta aliviando as pressões apenas pela tampa de abastecimento, pelo que li anteriormente pode causar problemas no motor...
Pessoal,
Li o tópico todo e estou com algumas dúvidas sobre a mangueira que sai do respiro lateral (abaixo da tampa do comando de válvulas de escape): onde é melhor ligar essa mangueira?
a) entre o filtro-de-ar e carburador.
b) um T no cano do hidrovácuo.
c) no pé do carburador, depois da borboleta.
Outra dúvida: esse respiro que sai da lateral é um cano bem grosso. Colocar uma mangueira nele com abraçadeira é complicado e não maleável. Como fazer essa conexão?
[s]
Rafaminc
20/12/2010, 10:18
Pessoal,
Li o tópico todo e estou com algumas dúvidas sobre a mangueira que sai do respiro lateral (abaixo da tampa do comando de válvulas de escape): onde é melhor ligar essa mangueira?
a) entre o filtro-de-ar e carburador.
b) um T no cano do hidrovácuo.
c) no pé do carburador, depois da borboleta.
Outra dúvida: esse respiro que sai da lateral é um cano bem grosso. Colocar uma mangueira nele com abraçadeira é complicado e não maleável. Como fazer essa conexão?
[s]
Marcelo, compre mangueira Ar/Água de 300 PSI que são baratas e robustas. Uma 1/2" deve custar 2 a 3 R$ o metro, 5/8", uns 4 a 5 pila. Como ela tem parede grossa, aceita curvas suaves sem dobrar.
Coloque na opção "A", pois no hidrovácuo vc vai ficar sem freio, e no pé do bura, sem lenta.
Rafael,
E qual a melhor forma de prender a mangueira naquele tubo que sai do bloco? Remove ele e coloca algum outro? Esse cano é bem grosso e numa vez que tentei colocar uma mangueira ali foi complicado.
Se eu colocar uma mangueira só para a saída e depois um niple redutor para uma mangueira mais fina, tem algum problema?
[s] agradecidos,
Rafaminc
20/12/2010, 13:54
Rafael,
E qual a melhor forma de prender a mangueira naquele tubo que sai do bloco? Remove ele e coloca algum outro? Esse cano é bem grosso e numa vez que tentei colocar uma mangueira ali foi complicado.
Se eu colocar uma mangueira só para a saída e depois um niple redutor para uma mangueira mais fina, tem algum problema?
[s] agradecidos,
Mede com um paquímetro.
15 a 17mm - compra 5/8
18 a 20mm - 3/4
21 a 23mm - 7/8"
Se vc estrangular pouca coisa ñ vejo problema, tipo 7/8 para 3/4...ou 3/4 para 5/8".
Agora, na mangueira que vai para o carburador, ou vc faz o "T" em tubo soldado, ou tenta ver com o pessoal que instala GNV, pois eles devem ter algum "t" com redução para a mangueira que vc adquirir. Em último caso, faça com tubo de PVC (tubo marrom com parede mais grossa), e cole uma ponteira com poxipol, ou resina/fibra de vidro, araldite...
SDS
Agora, na mangueira que vai para o carburador, ou vc faz o "T" em tubo soldado, ou tenta ver com o pessoal que instala GNV, pois eles devem ter algum "t" com redução para a mangueira que vc adquirir. Em último caso, faça com tubo de PVC (tubo marrom com parede mais grossa), e cole uma ponteira com poxipol, ou resina/fibra de vidro, araldite...
SDS
Rafael,
Opa, obrigado pelas medidas.
A entrada para o carburador tá no jeito porque a mufla já tem uma entrada pra retorno, é só conectar a mangueira ali.
O que achar de colocar no caminho entre a saída do respiro lateral para o carburador aquele reservatório de óleo de tunning? Dai de tempos em tempos é só escoar o óleo e retornar pro motor ou jogar fora.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:HPNiWmwLWA9LrM:http://i82.photobucket.com/albums/j274/diniz302/filtro1.jpg&t=1
[s]
hiroshi2
21/01/2011, 18:47
Caros Colegas !! estou acompanhando o Tópico, mais ainda tenho algumas dúvidas quanto a maneira correta de modificar o sistema de suspiro. Bom, o meu Jeep está com o motor 3000, o suspiro perto da bomba de Gasolina está vedado. Então o que está funcionando é o da vareta e o da entrada de óleo, isso não é bom para o motor não é mesmo ??? Dúvida !! eu posso colocar a válvula anti-chama da entrada do óleo para o filtro de ar ??? O meu Jeep não tem Hidrovácuo, posso utilizar esse sistema sem acoplar no Hidrovácuo ?? não vai ser insuficiente o suspiro do motor ???
chinelao4x4
22/01/2011, 13:06
hiroshi
eu tinha feito um sistema parecido, o ocorrido foi que retentores do motor não aguentou a presão.
um sistema que usei por muitos anos foi, com uma braçadeira, prender uma camara de pneu de bike deixando uns 20 cmt de comprimento...
qud entrava em agua, a camara se dobrava , impedindo a entrada de agua, e a camara sempre estara " fechadinha" pelo seu proprio formato vazia.
abrçs
hiroshi2
22/01/2011, 16:19
hiroshi
eu tinha feito um sistema parecido, o ocorrido foi que retentores do motor não aguentou a presão.
um sistema que usei por muitos anos foi, com uma braçadeira, prender uma camara de pneu de bike deixando uns 20 cmt de comprimento...
qud entrava em agua, a camara se dobrava , impedindo a entrada de agua, e a camara sempre estara " fechadinha" pelo seu proprio formato vazia.
abrçs
Opha !! Chinelao !! Não entendi muito bem !! como assim, retentores do motor não aguentou a pressão ?? E o sistema que você utilizava, pode me explicar mais uma vez ?? A Câmara de bicicleta você colocou na boca de entrada de óleo ?? e era ligada ao filtro de ar ?? e o suspiro lateral, você vedou ?? Valew !!
chinelao4x4
22/01/2011, 17:29
qud vc tampa ou diminui a vazao do respiro do oleo, cria uma certa pressao dentro do motor ( vapor, ou fumaça ) , senda assim forçando os retentores, no meu caso foi o do volante, era um bf.
O sistema que eu usei foi na saida do respiro do bf, apenas "vesti" uma camara de ar, deixei um bom pedaço sobrando de camara no respiro .
espero ter explicado
abrçs
Robertux
04/03/2011, 21:13
Pessoal, conforme pode ser visto na foto abaixo, o motor BF 184, retrabalhado pela Ford para equipar os primeiros Mavericks tem uma válvula anti chama na tampa por onde se coloca o óleo no motor.
Dessa válvula anti chama sai uma magueira que é ligada ao filtro de ar, antes do elemento filtrante. Esse motor não tem mais o respiro lateral.
Eu comprei um motor desse para colocar em meu Jeep, só que o motor veio sem essa válvula anti chama. Achei uma nova para comprar no Mercado Livre e comprei. Desmontei o motor e levei na retífica para verificar as medidas e a retífica me disse que o motor estava condenado. Devolvi o motor, já que o havia pego em condição, mas fiquei com a válvula corta fogo. Resolvi retificar o BF 161 que já está no meu Jeep. Minha dúvida é a seguinte: Posso fechar o respiro lateral do BF 161 e usar a vávula anti chama do 3000 ligando exatamente como é feito no 3000?
Opa galera do cheiro de gasola!!!!
Acho que já postei essas fotos, mais vamos lá!
A tempos, um amigo reclamou do cheiro que sua F tinha, não podia ir à missa com ela!!!! rsrsrs
Bem, basicamente o que fiz, foi trocar a tampa do óleo, pela do corcel/del rey (cht), mais tem que trocar o tubo de encaixe.
Fechar o respiro lateral, para não aspirar poeira, pois o motor será ligado ao filtro de ar.
Colocar um cano na tampa de válvulas, para ligar uma mangueira ao filtro de ar.
Mais nessa mangueira, colocar o anti chama do corcel/del rey, que tem uma saida fina para o coletor de admissão.
Segue as fotos.
As fotos, não tem como editar.
Robertux
06/03/2011, 10:47
Valeu Kim, minha dúvida era essa mesmo, fazendo um respiro na tampa de válvulas e ligando no filtro de ar através de uma válvula anti-chama é possível tampar aquele fedido respiro lateral. A diferença entre o que você fez e o que eu pretendo fazer é que você utilizou a válvula anti-chama do CHT e para isso fez uma saida na tampa de vávulas e eliminou o respiro da tampa da do óleo eu pretendo usar a do 3000 do Maverick que já faz tudo isso apenas substituindo a tampa do óleo, pois a tampa de óleo do motor 3000 já tem a válvula anti-chama incorporada nela com a saída para o filtro de ar.
Robertux!
Não custa lembrar!
Para a ligação ao filtro de ar, deve ser observado o seguinte critério.
A ligação da mangueira vinda do motor deve ser feita entre o elemento filtrante e o carburador, onde o ar já está limpo, e tem o vácuo do motor, que ajuda a expelir os gases.
E, procedendo dessa forma, sim, pode sim tampar o respiro inferior!
Abraços.
Kim.
Robertux
06/03/2011, 18:26
Obrigado novamente Kim, tenho dois filtros de ar possíveis de serem utilizados um é o do Opala, tipo forma de pizza que vai acoplado diretamente em cima do carburador e o outro é da Kombi, cilíndrico, ligado no carburador com mangueira. ambos têm a conexão pronta para a mangueira que vem da válvula anti-chama. Acho que nos filtros a ligação deve estar correta já que em ambos elas vêm de fábrica certo?
Certo, é isso mesmo!:concordo:
Kim,
Pelo que li, entendo que no motor do meu Jeep é possível agora tampar o respiro lateral, pois: há um tempo o meca colocou um respiro do Ford V8 na tampa de válvulas, ligada direta à tampa do carburador. Essa válvula já tem o corta-chamas. A tampa para abastecimento de óleo é original. Preciso substituí-la por uma fechada, como a do CHT, por exemplo?
Com isso, qual a melhor forma de tampar o respiro lateral? Uma mangueira curtinha com um terminal cego na ponta?
As fotos ajudam a ilustrar como está hoje. Circulei em vermelho a válvula e a conexão da mangueira com a tampa do bura.
Obrigadão,
[s]
Caro Marcelo!
Vamos em partes!
1o. Vá a uma loja de autopeças e compre 2 jogos de vedador da tampa de válvulas do CHT (é uma borracha com arruela) e uma tampa de abastecimento de óleo do mesmo motor CHT.
2o. Retire um parafuso da tampa da válvulas do BF161, um curto, pois são 3 curtos e um longo; De posse do parafuso, compre um semelhante em aço.
3o. Refure as arruelas do jogo, para a medida do parafuso do BF, se não me engano de 6mm, irá para 8mm.
4o. Procure aqui no fórum, uma tampa "cega", sem o respiro, ou tampe o respiro como fiz. (vide post anterior)
5o. Refure as tampas para a medida da borracha do vedador do CHT (ela tem uma "chupeta" que fica entre o parafuso e a tampa, verá ao comprar, é a prova de vazamentos)
6o. Vá a uma loja de escapamentos ou que trabalhe com ferragens (venda de ferro) e procure um cano de parede fina que encaixe a tampa de óleo do CHT, esse cano encaixa dentro do cano do BF.
O cano de abastecimento do BF será cortado rente a tampa de válvulas, e depois soldado com solda oxigênio o novo cano.
Se quiser, coloque os vedadores na tampa de válvulas também, nunca mais vazará.
Seguindo esse processo, acabará com 80% do cheiro que impregna a roupa, 0nde 20% é o escape, la traz.
Cara, gostei de mais do bura, seu BF161 deve ser bom de andar!!!!:concordo:
Abraços.
Kim.
ps.: Por acaso tem uma saída fina logo acima da mangueira que vai para a mufla do bura?
Se sim, deve-se ligar à mangueira do servo, com um "t" da linha WV santana, um que é preto.
Kim,
Obrigado pela explicação!!
Só não entendi por que não posso usar o sistema que já está feito no meu motor? Veja: o respiro que sai lá de trás, perto do 6o. cilindro já tem corta-chamas e vai direto para o topo do bura, depois do filtro. Não seria somente trocar a tampa original de abastecimento do óleo por uma fechada?
Em tempo, o 3E do meu motor é bem legal para andar, responde bem e não falha em inclinações. Além de ter 2 estágios.
[s]
Opa Marcelo!
Claro que usará o sistema que já está lá!
Só ensinei o passo a passo para tampar o inferior!
O que tem ficou muito bom!
Só passei o como melhorar!
Abraços.
Kim.
Robertux
09/03/2011, 22:57
Kim, valeu pelas dicas, mas eu não entendi o item 5º
" 5o. Refure as tampas para a medida da borracha do vedador do CHT (ela tem uma "chupeta" que fica entre o parafuso e a tampa, verá ao comprar, é a prova de vazamentos)"
Quais tampas? as laterais? Se usar uma tampa cega no lado que tem o respiro, como você falou, existe ainda a necessidade de vedar alguma coisa? A junta só não é suficiente?
Outra coisa que não entendi:
" Se quiser, coloque os vedadores na tampa de válvulas também, nunca mais vazará"
Esses vedadores iriam nos parafusos?, o meu já tem umas buchas de plástico (ou nylon) entre a tampa de válvulas e os parafusos.
Desculpe-me pela ignorância.
Opa Robertux!
A tampa que falo para refurar, é a lateral.
Olhe as fotos que postei, se não me engano, a segunda, verá na tampa de válvulas o vedador do CHT.
Esse vedador serve para que não vase óleo pelo parafuso, não tem relação direta com a junta.
Não precisa de cola para a montagem do parafuso que aperta a tampa.
Nas fotos que postei, tampei o buraco onde havia o respiro inferior, e refurei.
Olhe ali.
Abraços.
Kim.
Opa Marcelo!
Claro que usará o sistema que já está lá!
Só ensinei o passo a passo para tampar o inferior!
O que tem ficou muito bom!
Só passei o como melhorar!
Abraços.
Kim.
Kim,
Ah sim, agora entendi. :dance::dance: Vou ver como posso tampar o respiro lateral. Se uso esse esquema que você fez ou algo menos trabalhoso. :pensativo:
O ideal é que a tampa de abastecimento de óleo fique fechada, sem o respiro original da tampa, certo? Senão entendo que o cheiro continuará e aquele respiro adicional que fiz perde o sentido.
[s]
:concordo::concordo::concordo::concordo:
Lúcio Fuentes
11/03/2011, 11:13
Valeu Kim, minha dúvida era essa mesmo, fazendo um respiro na tampa de válvulas e ligando no filtro de ar através de uma válvula anti-chama é possível tampar aquele fedido respiro lateral. A diferença entre o que você fez e o que eu pretendo fazer é que você utilizou a válvula anti-chama do CHT e para isso fez uma saida na tampa de vávulas e eliminou o respiro da tampa da do óleo eu pretendo usar a do 3000 do Maverick que já faz tudo isso apenas substituindo a tampa do óleo, pois a tampa de óleo do motor 3000 já tem a válvula anti-chama incorporada nela com a saída para o filtro de ar.
Roberto, se Vc achar outra tampa destas do motor 3000, me avise, quero fazer a mesma coisa, no meu bf e eliminar o respiro lateral.
diamened
11/03/2011, 22:37
Pergunta de leigo: Em vez de fazer um furo na tampa de válvulas e colocar uma anti-chama pra dentro do filtro de ar, é possível prolongar o próprio respiro original (por uma mangueira) até dentro do mesmo filtro de ar?
Robertux
11/03/2011, 22:53
Roberto, se Vc achar outra tampa destas do motor 3000, me avise, quero fazer a mesma coisa, no meu bf e eliminar o respiro lateral.
Fala Lúcio, tudo bem!
Cara deu a maior zebra, levei meu motor na retífica e ele está condenado, com o bloco trincado, então vou trocar de motor. Provavelmete colocarei um OHC 4cc que era original dele. Vou abrir um tópico nos classificados oferecendo à venda diversos itens que são novos, mas a tampa do óleo, se você quiser é sua, é só pegar. Entre em contato por MP
Abraço.
Rodrigo Mello
10/07/2012, 16:50
coloquei a tapa igual a do Robertux, mas qual mangueira tenho que usar? pela medida do bico é um 5/8, tem que ser do tipo do servo?
Rodrigo Mello
10/07/2012, 16:51
eu achei a tampa no mercadolivre
gabrielrg
09/09/2015, 22:34
Pergunta de leigo: Em vez de fazer um furo na tampa de válvulas e colocar uma anti-chama pra dentro do filtro de ar, é possível prolongar o próprio respiro original (por uma mangueira) até dentro do mesmo filtro de ar?
Eu também gostaria dessa resposta por quê exige menos furação, além do que fico meio cabreiro em fechar respiros originais de projeto.