Ver Versão Completa : Como regular um carburador usando um vacuometro ???
Entao tenho um vacuometro no meu cj, com motor ohc , tb tenh um outro vacuometro que ligo no crburador quando quero regular, mas surgi uma duvida se estou fazendo a regulagem certa ou não, alguem saberia me dizer ? meu vacuometro tem 3 escalas , uma vermelha uma amarela euma verde . verde e boa amarela e normal e vermeha e ruim, alguem te algma informaçã de como fazer isso corretamente ? sei que os mecanicos mas antigos usam o vacuometro para regular um carburador .
tb queria saber qual a regulagem ideal do ohc se alguem souber .
GIOVANNI LUIS
15/11/2008, 15:45
Olha, eu adiquiri um AFM do Sukys, que faz a analize de gases atravez de uma Sonda Lambda do Tipo Narrow.
Essa vc simplesmente faz a leitura no AFM e depois efetua a correcao devida no carburador.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12433&highlight=vacuometro
EU VI 1 VLW !mas meu vacuometro eh diferente desse ...
Caro Santoro!
Vamos lá!
Depois de conectar o vacuômetro, e antes de ligar o motor, façamos o seguinte (partindo da premissa que o motor é carburado).
Aperte o parafuso do ar (aquele que tem uma mola, e formato de uma agulha na ponta), depois solte-o duas voltas e meia.
A regulagem da borboleta, solte até o calço chegar no batente (olhe atentamente na base do bura onde vai o cabo do acelerador), depois apertye duas voltas e meia.
Essas regulagens são padrão para todos os burtas tanto A como os G.
Agora funcione o motor.
Observe o vacuômetro.
Deve ficar no verde.
Não está!
Desligue, solte o distribuidor, somente um tanto que consiga girar, portanto deve ficar levemente preso.
Funcione novamente o motor e, "coloque" no verde girando o distribuidor.
A melhor forma de girar e batendo levemente com o cabo de uma chave de fenda no avanço. (deve ser bem vagaroso o giro)
Chegando próximo, termine de acertar no parafuso do ar.
Para ter certeza, observe os gases do escape, eles devem sair sem pressão alguma.
Se fizer tof tof durante o funcionamento, é porque o ponto está muito adiantado.
Se estiver "amarrado" está atrasado.
Se proceder da forma citada, geralmente deixa tudo certo, bura e ponto.
É assim que procedo!
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
15/11/2008, 20:40
O meu quando tá na marcha lenta (temperatura normal de funcionamento), o ponteiro do vacuômetro fica em cima da linha da divisa do verde com o amarelo. SEM OSCILAR!
Quando frio, ele fica mais no verde.
Os gases do escape saem sem ser com tof tof e sem parecer que tá saindo "soprado"...tá saindo leve leve...!!
Caro Santoro!
Vamos lá!
Depois de conectar o vacuômetro, e antes de ligar o motor, façamos o seguinte (partindo da premissa que o motor é carburado).
Aperte o parafuso do ar (aquele que tem uma mola, e formato de uma agulha na ponta), depois solte-o duas voltas e meia.
A regulagem da borboleta, solte até o calço chegar no batente (olhe atentamente na base do bura onde vai o cabo do acelerador), depois apertye duas voltas e meia.
Essas regulagens são padrão para todos os burtas tanto A como os G.
Agora funcione o motor.
Observe o vacuômetro.
Deve ficar no verde.
Não está!
Desligue, solte o distribuidor, somente um tanto que consiga girar, portanto deve ficar levemente preso.
Funcione novamente o motor e, "coloque" no verde girando o distribuidor.
A melhor forma de girar e batendo levemente com o cabo de uma chave de fenda no avanço. (deve ser bem vagaroso o giro)
Chegando próximo, termine de acertar no parafuso do ar.
Para ter certeza, observe os gases do escape, eles devem sair sem pressão alguma.
Se fizer tof tof durante o funcionamento, é porque o ponto está muito adiantado.
Se estiver "amarrado" está atrasado.
Se proceder da forma citada, geralmente deixa tudo certo, bura e ponto.
É assim que procedo!
Abraços.
Kim.
Vlw kim ! mto bom msm , ja saquei como eh . meu bura ta estranho, vou comprar o jogo de juntas e trocar , ficou um tempo parado na reforma o carro e n troquei, não ta querendo manter a lenta de jeito nenhum.
kim , no parafuro da agulho , aperto todo ,a te fechar a mola ou ate o motor começar a querer parar ?
Outra , meu vacuometro , tem na faixa verde uma pequena faixa azul, escrito alguma coisa , acredito que seja o ponto ideal , so que esta escrito em alemão rs
Vlw kim ! mto bom msm , ja saquei como eh . meu bura ta estranho, vou comprar o jogo de juntas e trocar , ficou um tempo parado na reforma o carro e n troquei, não ta querendo manter a lenta de jeito nenhum.
kim , no parafuro da agulho , aperto todo ,a te fechar a mola ou ate o motor começar a querer parar ?
Outra , meu vacuometro , tem na faixa verde uma pequena faixa azul, escrito alguma coisa , acredito que seja o ponto ideal , so que esta escrito em alemão rs
Opa Santoro!
As 1ªs regulagens que passei, são com o motor desligado, portanto, o aperto no referido perafuso, é até somente a mola fechar, não precisa fazer força de aperto (torque).
Se conseguir deixar na faixa azul, meus parabéns, pois na primeira, não é impossível, mais é um pouco complicado.
Ficando no verde, já é uma grande conquista!
Boa empreitada!
Kim.
Kim, Valeu ! Consegui colocar na marca azul , eu ja tinha uma noção mais ou menos como era , so precisava ter certeza.o pé do carburador tem q ficar gelando né ? o meu n ficou mto não , mas onde fica o parafuso de regulagem do ar ta gelando . Vou tirar uma foto daqui a pouco do vacuometro, ficou estavel na faixa azul e quando acelera ele chega quase na faixa vermelha e volta.
Santoro!
Deve ficar frio, mais gelado em excesso, é sinal que tem alguma coisa em desacordo.
Que bom que deixou regulado, parabéns!!:concordo:
Lucas Nassif
17/11/2008, 18:29
Santoro!
Deve ficar frio, mais gelado em excesso, é sinal que tem alguma coisa em desacordo.
A base do meu chega a suar de vez em quando!!!!:shock: :shock:
Suar, é normal, principalmente quando acelera o motor, sem estar em movimento.
O meu vacuometro é aquele da cronomac e tem uma numeração diferente, da pra regular com este também ???
http://www.cronomac.com.br/novo/Produtos.php?categoria=17 (http://www.cronomac.com.br/novo/Produtos.php?categoria=17)#
Caro wcas!
Deixa entre 0,4 e 0,6! (verde)
Fica xique!!!!
Quando esta em marcha lenta ele fica no amarelo e vai para o verde somente quando acelero. Estou usando aquele kit de ignição eletronica, isso muda alguma coisa ??
ha, quando desligo o jeep ele pula para 0,4 e fica la até ligar o jeep novamente ?!?!
Pera lá!
Tem algo errado.
Quando desliga, o ponteiro deve repousar no 0.
Funcionando, deve ficar mais ou menos no meio.
No amarelo, o ar deve estar fechado demasiadamente, ou motor fora do ponto de ignição.
Sobre o kit, isso vem a contribuir para uma regulagem melho.
Só tem que saber se o avanço está funcionando, pois tem uns cabeçudos que montam o sistema emcima do distribuidor do opala 6cil, e então o avanço fica inutilizado, pois o lado de giro dos motores citados são diferentes. (opala = horário; bf = anti-horário).
Deve-se usar o distribuidor do monza (anti-horário), com a "aranha" do opala 6cil. ...
Bem, isso é questão com outros foristas especialistas...
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
17/11/2008, 22:06
ha, quando desligo o jeep ele pula para 0,4 e fica la até ligar o jeep novamente ?!?!
Onde que a mangueira do vacuometro é ligada??
Se for no coletor de admissão, tem algo errado aí!
Porém, tem gente que liga no servofreio, e dependendo de onde liga lá, mesmo com o jeep desligado, tem vácuo formado. Isso acontece devido a uma válvula existente no servofreio que serve para "segurar" o vácuo após o motor ter sido desligado.
Boa Lucas!!!!
Não havia ventilado essa possibilidade!
O vacuometro esta conectado bem no meio da mangueira, entre o servo freio e aquela saida de vacuo na lateral do motor.
Antes ela ligado direto na saido do motor mais como coloquei o servo freio essa saida ficou para ele e o mec usou uma emenda em T no meio da mangueira pra ligar o vacuo.
qual o seu motor wcas ? no ohc , perto do bura tem um bujão rosqueado que vc pode tirar e colocar um niple e ligar a mangueira do vacuometro la , ele ligado na mangueira do servo acho que não é a melhor opção .
wcas!
Da forma que relatou, esta da forma certa, não deveria ficar no 0,4!
Será que não está com problema no relógio?
Lucas Nassif
18/11/2008, 22:10
O meu quando tá na marcha lenta (temperatura normal de funcionamento), o ponteiro do vacuômetro fica em cima da linha da divisa do verde com o amarelo. SEM OSCILAR!
Só pra dar uma ilustrada!!
http://lh6.ggpht.com/_OBxciaRNB-A/SSNZK3hLoZI/AAAAAAAAEfU/tM1oQZraDx8/s640/DSC02310.JPG
Temperatura normal de funcionamento:
http://lh5.ggpht.com/_OBxciaRNB-A/SSNZIKC5E7I/AAAAAAAAEfM/5syz9LPNbd4/s640/DSC02309.JPG
:concordo:
Christian L A Marchi
19/11/2008, 20:53
Voces teriam uma foto de como foi instalado? Com braçadeiras e tubo de borracha ou plastico? Conhecem a marca argentina orlan robe? Tem no ML por 35 reais. Será que vale a pena, pois tenho sentido a necessidade de mais praticidade na regulagem do carburador. E pelo jeito muitos de voces utilizam o vacuometro como equip diagnóstico.
Atenciosamente
Chrisitan
Christian, amanhã posto uma foto da ligação do meu.
Hoje fui verificar o vacuometro com o jeep ligado. Funciona assim, quando dou uma acelerada ele vai até 0,6 a 0,5. Tiro o pé e ele volta para a marcha lenta e fica em 0,9. Quando desligo o motor ele sobe direto para 0,5 e fica la até ligar o jeeo novamente.
O que sera que esta errado ???!?!?
http://www.vernizi.com/Jipes/Jipes_Sukys.htm
.:
Foto 1, vacuometro motor desligado
Foto 2, vacuometro motor ligado .
foto 3 ligação do vacuometro .
Tenho motor opala 4cc sem valvula pcv (valvula que vai no respiro da tampa de valvulas para o coletor).
Liguei o vacuometro e o mesmo ficou em torno de 200 mmhg, achei que era entrada de ar no coletor devido a falta da valvula pcv, soltei a mangueira que vai para o coletor e tampei a ponta, o vacuometro foi para 400 mmhg.
A maioria dos motores de opala nao tem essa valvula ouvi dizer que os ultimos sairam sem essa valvula so com um estrangulador. Sera que a baixa depressao e devido a falta da valvula ou a outro motivo.
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