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Ver Versão Completa : sera que aguenta



alessandro dias
14/11/2008, 18:19
e aí galera e aprimeira vez que entro aqui no forum eu queria saber se um niva aguentaria andar sem muitas complicações uns 200 km por dia já que eu sou representante comercial e ando muito e decidi comprar um niva de qualquer jeito

Girti
14/11/2008, 18:45
e aí galera e aprimeira vez que entro aqui no forum eu queria saber se um niva aguentaria andar sem muitas complicações uns 200 km por dia já que eu sou representante comercial e ando muito e decidi comprar um niva de qualquer jeito

..........

Savius
14/11/2008, 20:27
Bem vindo Alessandro, depende muito das condições gerais do seu niva, se estiver tudo certinho, pode rodar até mais do que isso sem problemas.
Agora, se esses 200 Kms que voce citou, forem no transito do dia a dia de uma cidade grande, aproveita e fique sócio de algum posto de combustivel, bem como faça convenio em alguma clinica de massagens...HeHe !!!!!
Abraços>>>

BACALHAU
14/11/2008, 20:56
e aí galera e aprimeira vez que entro aqui no forum eu queria saber se um niva aguentaria andar sem muitas complicações uns 200 km por dia já que eu sou representante comercial e ando muito e decidi comprar um niva de qualquer jeito

Pelo visto a imagem dos NIVAs não anda muito boa por aí. E a culpa é única e exclusiva dos maus proprietários, na minha opinião. Tiro isso pelo Pangaré.

Alessandro, qualquer carro, se for devidamente cuidado no que diz respeito à sua manutenção, vai aguentar aquilo para o qual foi projetado. Com isso quero dizer que, se vc pegar um desses carrinhos de "plástico" que andam por aí, por mais que esteja bem cuidado (não quero dizer bonito), vai quebrar se você for fazer trilha com ele. A maioria não aguenta nem as buraqueiras das nossas vias.

O NIVA é um carro robusto. Ele foi desenvolvido para os rigorres da ex-URSS (poucas ou nenhuma estrada, neve que quando derretia virava um mingau, etc.).

Os que estão rodando aqui pelo Brasil, normalmente têm 15, 16, 17 anos. A maioria, judiada pelos seus ex e atuais proprietários que às vezes querem fazer mais do que ele foi projetado para suportar. Sem a devida manutenção por conta de falta de grana ou relaxamento mesmo. Some-se a isso mecânicos que não merecem esse título, pois em sua quase totalidade, são como uns autômatos. Aprendem a "mexer" nos carros mais comuns e quando chega um NIVA perto, ou saltam de banda ("não mexo com esse aí não"), ou fazem c@g@d@ porque não param para analizar e pensar (talvez por defeciência de massa encefálica).
Quer um exemplo? O Fusca. É um carro nem melhor nem pior que o NIVA, porém, como é um carro comum, muitos sabem "mexer" adequadamente nele, por ser numeroso suas peças são baratas. Então dificilmente vemos alguém dizer que o Fusca não aguenta isso ou aquilo. Aguenta até uma trilhas.

Mas, voltemos ao NIVA. É um carro, tem quatro rodas, um volante, um motor a explosão do ciclo Otto, caixa de marchas e maioria das coisas que os outros carros têm.
Claro que tem alguma particularidades, diferenças, mas nada que seja do outro mundo.
Basta que prestemos atenção, analizemos com maior cuidado. Com um pouco de pesquisa na Internet, podemos tirar todas as dúvidas e até instruir o mecânico sobre os procedimentos que ele deve adotar.

Tire por mim. No próximo dia 13 de dezembro vai fazer 1 ano que comprei o Pangaré (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35608). (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35608%29.) Nunca tinha entrado em um antes, que dizer conhecer sua mecânica. Comecei desmontando-o TOTALMENTE. Passei a fazer parte deste Fórum que tornou-se (sem exageros) a minha casa. Aqui fiz amigos que nunca vi pessoalmente, mas, que sempre me ajudam e ensinam. Pesquiso, leio, baixo para o meu HD tudo o que diz respeito aos NIVAs e à sua mecânica. Estou, literalmente, enfiando a mão na graxa. Faço com carinho e faço bem feito. O que não posso fazer por falta de conhecimento (soldas, p.ex.) ou de condições físicas, oriento que vai fazer o serviço, depois de me informar sobre o assunto.
Quando ele ficar pronto (quando será? :rolleyes:) me pergunte se ele aguenta?

Não quero dizer com isso que ao comprar o seu NIVA, você deverá desmontá-lo. Eu fiz isso com o Pangaré porque não tinha jeito. O Alexandre Roveri (onde andará?) disse que em outro lugar seria PT (perda total). Eu decidi salvar o Pangaré de virar sucata.

Compre um bom NIVA. Pesquise com calma. Segure a sua ansiedade de comprar logo um. Analise com cuidado. Peça ajuda aos colegas de Fórum para sanar dúvidas (aqui mesmo você encontrará bons NIVAs à venda). Quando tiver com o seu NIVA na garagem, por melhor que ele pareça, faça uma revisão detalhada. Aí você poderá dizer: "Este carro AGUENTA SIM".

E isso vale para qualquer carro. Semi-novo ou semi-velho.

Por falar em VELHO, tem um SENHOR aqui no Fórum que já em seu terceiro NIVA. Acho que é seu único carro e ele viaja para tudo quanto é lugar com ele. Inclusive tem um blog ou algo parecido com fotos belíssimas de suas viajens. Pergunta para ele se o NIVA dele, que já tem 13 anos, aguenta? É igual ao dono (só não sei se ele usa Botox no NIVA) :twisted:.

No mais, pense bem, analise as características do carro para saber se elas vão de encontro as suas necessidades (vc diz que roda cerca de 200km por dia e o NIVA não é o que se pode chamar de econômico) para depois não sair por aí detonando este simpático carro.

Boa $orte.

CORREÇÃO: O SENHOR, a que eu me referi acima, já está no seu QUINTO NIVA.

BACALHAU
14/11/2008, 21:06
... aproveita e fique sócio de algum posto de combustivel, bem como faça convenio em alguma clinica de massagens...HeHe !!!!!
Abraços>>>

Não entendi, o próprio NIVA já não "massageia"? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Brincadeiras à parte, se o seu NIVA deixa você dolorido não seria o caso de sanar as trepidações e trocar os bancos por uns mais confortáveis?

Savius
14/11/2008, 22:00
HeHe... Parabéns amigo bacalhau, acho que seria muito díficil anguem explicar melhor e tão apaixonadamente do que voce explicou.

Alessandro, como disse nosso amigo Bacalhau, procure bastante por um Niva legal ou se decidir por um com alguma coisa a ser feita, faça-o com bastante conciência.

Desde 1991 que eu tinha vontade de ter um niva, mas só consegui compra-lo em 2006, pois um amigo havia comprado um e como eu acabara de receber uma quantia inexperada, decidi realizar esse sonho.
Não pesquisei nem procurei maiores informações, porém dei sorte e acabei comprando um Niva em bom estado, porem com a grande mioria das peças originais e já um pouco cansadas.
Tive algun trabalho, mas como o amigo Bacalhau, me informei, aprendi e hoje não troco meu niva por nada (hoje, meu único carro), virou PAIXÃO....
Espero que voce se dê bem com seu niva ...BOA SORTE...

Soldier
14/11/2008, 22:59
..........
kkkkkkkkk.... fiquei só imaginando a resposta:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]s:concordo:

alessandro dias
15/11/2008, 12:57
bom galera eu agradeço a opinião de vcs é que eu gostei deste carro (niva) desde que eu comprei a minha primeira revista de 4x4 em 1995 TRAÇÃO MANIA e desde então eu sonho em comprar um eu tenho um santana é meu unico carro penso em comprar o niva e deixar o santana no descanso um pouco eu li uns foruns dizendo q o niva a alcool com algumas modificações faz em torno de 8 km/l meu antana a alcool 1.8 faz 9 km/l então a diferença em torno de consumo não seria muita mas eu estava pensando em montar um motor a diesel com bloco do motor da vw alguem sabe mais ou menos quanto eu gastaria pra montar este motor a diesel?

cobaltoss
15/11/2008, 13:19
Bem eu tb sou novo aqui no forum, Mais meu sonho des dos 14,15 ou 16 anos era ter um niva, quando consegui juntar uma graninha comprei um que eu podia pagar :mrgreen::mrgreen::mrgreen:, não e a 8ª maravilha do mundo + E um sonho realizado, O carro estava a 5 anos parado, e pelas minhas informações sou o 3º dono do carro, Tenho muita coisa para fazer nele + não deixo na mão do mecânico, acompanho o que esta sendo feito, e tenho me arriscado em fazer pequenas coisas tb. (desmontar e facio o difício e montar :mrgreen::mrgreen::mrgreen:)...

Bem Tenho lido e aprendido muita coisa sobre esta "maquina incrivel" para falar a verdade passa a ser parte da faminha, e olha que eu não ceseguie fazer ele funcinar direito ainda srsrsrs falta acertar o Carbur e na segunda vou trocar a Bomba de Combustivel. Tb estou a procura de um painel traseiro e um Tank de combustivel novo.

Porem não o troco nem vendo por nada.

Tirando a parte emotiva e voltando assunto dito... srsrsrsrsr

Tive sorte na compra do meu, em relação a estrutura ela esta inteira, analisei bem antes de compra, encontrei outros antes deste que estavam
em verdadeira petição de miséria, então antes de compra olhe bem, ponha o carro em um macaco hidráulico e veja se ele num tem nada rachado ou avariado por baixo, a parte da estrutura e muito importante, dependendo do que estiver com problemas vai dificultar muito o reparo. Bem acho que e só isso com o que eu posso contribuir...

Acredito que todos os membros mais antigos tenham outras observações.

Valew e Boa Sorte, que s vc optar por um niva ele te traga muitas felicidades.:concordo:

pedrodoniva
15/11/2008, 16:43
200 km por dia? Anh... No meu niva é mais ou menos um tanque cheio de gasolina por dia...hehehe

8 km/l de alcool acho meio utópico...Mas não é impossível...

Mas ele aguenta qualquer coisa...Sério mesmo..É um carro que se bem cuidado não te deixa na mão jamais...

Pinaudmaster
15/11/2008, 18:55
Se o Niva aguenta ? CLARO que aguenta.

É VOCÊ que provavelmente não vai aguentá-lo !

Espero ter ajudado !

baseggiov
15/11/2008, 22:55
Comprei o meu em fevereiro, em bom estado e com GNV. Faz 8 km/m3, então tá bom demais. Paguei 12.000, e o antigo dono me entregou revisado (gastou 1.500 na revisão).
O negócio é comprar um bom, que guenta bem...
E cuidar direitinho, manutenção preventiva.
Hoje tenho certeza que foi a melhor compra automotiva da minha vida.
Custo benefício excelente.
Mas não é meu carro principal.

alessandro dias
16/11/2008, 17:02
Bom amigos pelo q estou vendo a opinião de vcs é que o carro é valente e aguentaria o tranco de 200 km/ por dia sendo feita feita sempre uma manutenção preventiva estando com o carrinho russo sempre em ordem é o que eu estava suspeitando agora outra unanimidade é o consumo que pelo jeito é muito alto mesmo pra um carro 1.6 esse é o maior problema a ser encarado a intenção era passar para alcool já que por causa do meu serviço estou de mudança para piracicaba-SP lá o alcool é bem mais barato deo que aqui no rio(nova FRiburgo) e o gnv vcs acham que seri uma boa ou um bom investimento mas pra mim teria q colocar em baixo na parte de tras pois preciso da mala mesmo sendo pq vcs tem alguma informação sobre a botija de gás embaixo do carro? Ou se eu mantesse a gasolina ou alcool o q vcs aconselham para manter o menor consumo possivel(carburadororiginal ou outro-velas etc....)?

alessandro dias
16/11/2008, 17:35
Kobaltoss vc também é de Friburgo? poxa me manda seu telefone para nos falarmos e eu dar uma olhada em seu niva.

Savius
16/11/2008, 18:35
Bom amigos pelo q estou vendo a opinião de vcs é que o carro é valente e aguentaria o tranco de 200 km/ por dia sendo feita feita sempre uma manutenção preventiva estando com o carrinho russo sempre em ordem é o que eu estava suspeitando agora outra unanimidade é o consumo que pelo jeito é muito alto mesmo pra um carro 1.6 esse é o maior problema a ser encarado a intenção era passar para alcool já que por causa do meu serviço estou de mudança para piracicaba-SP lá o alcool é bem mais barato deo que aqui no rio(nova FRiburgo) e o gnv vcs acham que seri uma boa ou um bom investimento mas pra mim teria q colocar em baixo na parte de tras pois preciso da mala mesmo sendo pq vcs tem alguma informação sobre a botija de gás embaixo do carro? Ou se eu mantesse a gasolina ou alcool o q vcs aconselham para manter o menor consumo possivel(carburadororiginal ou outro-velas etc....)?


Olá camarada, quanto a converter para alcool, vale a pena sim (desde que bem feito a converssão) pois dois amigos rodam com alcool e estão muito contentes.

Quanto ao GNV, voce vai gastar uma boa verba para a instalação do Kit e com a homologação e docs, sem contar que a regulagem é um pouco dificel de acertar de primeira, mas o cilindro em baixo do carro fica bom sim, pois tenho no meu, só que além de ter que instalar um cilindro pequeno (no meu é de 10Mt cúbicos), voce terá que adaptar a saida do escape para poder encaixar o cilindro.

Obs: no meu caso em particular, só ando no GNV no transito, pois em estradas, o carro fica muito XôXo, já que eu não tenho o Kit de comando e polia para dar mais torque...
Vou ver se consigo tirar umas fotos do cilindro pra voce.

Savius
16/11/2008, 19:25
Taí as fotos do cilindro de GNV


(se é que eu aprendi a colocar imagens nas menssagens)

Girti
17/11/2008, 00:20
e aí galera e aprimeira vez que entro aqui no forum eu queria saber se um niva aguentaria andar sem muitas complicações uns 200 km por dia já que eu sou representante comercial e ando muito e decidi comprar um niva de qualquer jeito

Alessandro, se você comprar um bom Niva e tiver um mecânico de confiança para cuidar dele, não há problema, ele irá rodar numa boa!

MAS há algo importante a considerar: o consumo do Niva é alto, faz uns 6,0 a 7,0 Km/l na cidade e uns 9,0 - 10,0 Km/l na estrada, a uns 90 - 100 Km/h. Se você isto não for um obstáculo para você, considere o Niva como uma possibilidade.

Tenho certeza de que alguém irá escrever sugerindo a você comprar um Niva com GNV, ou instalar GNV no Niva que você comprar. Nada tenho contra o GNV, muito pelo contrário, mas, no caso do Niva, que é carburado, esta adaptação trará algumas dificuldades, sendo as principais:

a regulagem do carburador, particularmente da marcha lenta, é complicada. Ou ele trabalha bem na gasolina, ou trabalha bem no GNV, não é possível fazê-lo trabalhar bem com os dois combustíveis. Com a injeção eletrônica isto é bem mais fácil, pois ela irá "ler" o combustível que está sendo usado, e irá se adaptar a ele;

o desempenho do Niva, que já não é lá essas coisas, irá piorar ainda mais, ele irá se tornar ainda mais lento nas arrancadas e nas ladeiras;

devido ao peso do tanque, será necessário alterar a suspensão (molas e amortecedores traseiros). Esta alteração é empírica, na base da tentativa e erro, o que irá lhe trazer algum trabalho e demandar tempo. Como você, ao que parece, não dispõe de muito tempo livre, é bom pensar nisto!

Não recomendo fazer a adptação para usar álcool, este combustível é muito corrosivo, e as parte em contato com ele (tanque, dutos, carburador) irão se deteriorar rapidamente. Além disso, é uma adaptação trabalhosa (alteração da giglagem do carburador, sistema de partida a frio, alteração da taxa de compressão com rebaixamento do cabeçote, etc...), e se não for bem feita, é dor de cabeça garantida.

Vasquez
17/11/2008, 13:32
Para um representante comercial não indicaria não.... trabalhei muito tempo na rua e te digo que é melhor se estressar na semana num cariinho mil a alcool e economizar pra relaxar num Niva no fim de semana...

BACALHAU
18/11/2008, 23:17
Gil, sem querer levantar polêmica, não consigo entender algumas colocações que já vi aqui no Fórum a respeito de GNV, algumas das quais repetidas aqui por você. Vejamos:

"...a regulagem do carburador, particularmente da marcha lenta, é complicada. Ou ele trabalha bem na gasolina, ou trabalha bem no GNV, não é possível fazê-lo trabalhar bem com os dois combustíveis. "
Tive carros com GNV nos últimos dez anos. Todos carburados. Todos com alguns anos de uso quando comprei. Comprei-os sem GNV e mandei instalar. NUNCA tive problemas com regulagens. Instalado o sistema, feitas as regulagens iniciais, pronto. Só alegria e economia. Trabalhando bem no GNV E na gasolina.

"... o desempenho do Niva, que já não é lá essas coisas, irá piorar ainda mais, ele irá se tornar ainda mais lento nas arrancadas e nas ladeiras ..."
Um desses carros em que eu coloquei GNV, era 1,6 CHT. Mandei instalar também ar condicionado e andava sempre com ele ligado. Perda de desempenho? Sim, mas nada gritante que chegasse a incomodar. Tinha boa arrancada e boa velocidade final (várias multas de velocidade para comprovar :parede:) Isso há dez anos quando o GNV começava a engatinhar e as coisas ainda eram feitas de uma forma quase artesanal (neste carro as mangueiras do GNV foram simplesmente introduzidas (ui) no carburador através de dois furos na "panela" do filtro de ar :putz:).

"... devido ao peso do tanque, será necessário alterar a suspensão (molas e amortecedores traseiros). Esta alteração é empírica, na base da tentativa e erro, o que irá lhe trazer algum trabalho e demandar tempo. Como você, ao que parece, não dispõe de muito tempo livre, é bom pensar nisto!"
Concordo que o peso do tanque influi, mas, também não é assim. O último cilindro de GNV que usei (na minha recém vendida Quantum 1993, 2.0, carburada) tinha a capacidade de 21 m3 e pesava 90 kg. O comprimento do cilindro permitia que ele coubesse entre os dois amortecedores traseiros, dentro da Quantum (era um modelo mais curto mas mais bojudo. Ou seja, é só deixar o Zequinha em casa ou mandar a sogra de ônibus.:twisted:
Mas, independentemente do peso do cilindro, é certo que TEM que reforçar a suspensão traseira, o que não é difícil da maneira que você descreve.
Basta colocar um jogo de molas reforçadas (é só chegar em uma loja de autopeças que você encontra essas molas próprias para carros com GNV). Os amortecedores são os mesmos. Convém trocar por novos, se já estiverem bem "rodados". Assim, a suspensão fica na altura normal, sem sofrer a influência do peso extra. Lembrem-se que o NIVA foi projetado para quatro passageiros mais 400 kg de carga. Quem é que anda por aí com isso?
Claro que a estrutura (monobloco) do NIVA não pode estar podre.
Outro detalhe IMPORTANTÍSSIMO. A parte elétrica (ignição) tem que estar 110%. Velas (adequadas ao GNV), cabos de velas, platinado, condensador, etc. NOVOS.

A qualidade do redutor de pressão (e das válvulas solenóides qua abrem ou fecham a passagem de gasolina) utilizado também é fundamental. Eu usava um italiano (não lembro a marca) que NUNCA me deu problema, mas já ouvi casos de outras marcas que não prestavam.

O que descrevi acima, não é achômetro ou ouvi dizer. É experiência minha.


Hoje não uso GNV porque:
1 - Não tenho onde abastecer, aqui por perto.
2 - A diferença de preço (por estas bandas do NE, pelo menos) não é tão compensadora como era.
3 - A obrigatoriedade de vistoria todos os anos que, a meu ver, é só mais uma maneira de comer o seu dinheiro (R$ 90,00 em Fortaleza), afinal, porquê só os carros com GNV têm que fazer essa vistoria (onde são verificados os amortecedores, freios e gases do escapamento além da validade do cilindro, mas que, pelo menos no meu carro, nem abriram o compartimento do motor para olhar a instalação). Todos os outros carros não têm também esses componentes?
4 - De 5 em 5 anos é feito o "reteste" ou requalificação do seu cilindro (se é que fazem mesmo) onde o mesmo é repintado e recebe um selo adesivo e por isso lhe cobram em média R$ 150,00, em Fortaleza.

Quanto a converter o motor para álcool... Eu não faria isso.

cobaltoss
18/11/2008, 23:35
Sandro eu ja te enviei um email com o fone ok ! ta no hotmail ! ok!?

Girti
18/11/2008, 23:36
Gil, sem querer levantar polêmica, não consigo entender algumas colocações que já vi aqui no Fórum a respeito de GNV, algumas das quais repetidas aqui por você. Vejamos:

"...a regulagem do carburador, particularmente da marcha lenta, é complicada. Ou ele trabalha bem na gasolina, ou trabalha bem no GNV, não é possível fazê-lo trabalhar bem com os dois combustíveis. "
Tive carros com GNV nos últimos dez anos. Todos carburados. Todos com alguns anos de uso quando comprei. Comprei-os sem GNV e mandei instalar. NUNCA tive problemas com regulagens. Instalado o sistema, feitas as regulagens iniciais, pronto. Só alegria e economia. Trabalhando bem no GNV E na gasolina.

"... o desempenho do Niva, que já não é lá essas coisas, irá piorar ainda mais, ele irá se tornar ainda mais lento nas arrancadas e nas ladeiras ..."
Um desses carros em que eu coloquei GNV, era 1,6 CHT. Mandei instalar também ar condicionado e andava sempre com ele ligado. Perda de desempenho? Sim, mas nada gritante que chegasse a incomodar. Tinha boa arrancada e boa velocidade final (várias multas de velocidade para comprovar :parede:) Isso há dez anos quando o GNV começava a engatinhar e as coisas ainda eram feitas de uma forma quase artesanal (neste carro as mangueiras do GNV foram simplesmente introduzidas (ui) no carburador através de dois furos na "panela" do filtro de ar :putz:).

"... devido ao peso do tanque, será necessário alterar a suspensão (molas e amortecedores traseiros). Esta alteração é empírica, na base da tentativa e erro, o que irá lhe trazer algum trabalho e demandar tempo. Como você, ao que parece, não dispõe de muito tempo livre, é bom pensar nisto!"
Concordo que o peso do tanque influi, mas, também não é assim. O último cilindro de GNV que usei (na minha recém vendida Quantum 1993, 2.0, carburada) tinha a capacidade de 21 m3 e pesava 90 kg. O comprimento do cilindro permitia que ele coubesse entre os dois amortecedores traseiros, dentro da Quantum (era um modelo mais curto mas mais bojudo. Ou seja, é só deixar o Zequinha em casa ou mandar a sogra de ônibus.:twisted:
Mas, independentemente do peso do cilindro, é certo que TEM que reforçar a suspensão traseira, o que não é difícil da maneira que você descreve.
Basta colocar um jogo de molas reforçadas (é só chegar em uma loja de autopeças que você encontra essas molas próprias para carros com GNV). Os amortecedores são os mesmos. Convém trocar por novos, se já estiverem bem "rodados". Assim, a suspensão fica na altura normal, sem sofrer a influência do peso extra. Lembrem-se que o NIVA foi projetado para quatro passageiros mais 400 kg de carga. Quem é que anda por aí com isso?
Claro que a estrutura (monobloco) do NIVA não pode estar podre.
Outro detalhe IMPORTANTÍSSIMO. A parte elétrica (ignição) tem que estar 110%. Velas (adequadas ao GNV), cabos de velas, platinado, condensador, etc. NOVOS.

A qualidade do redutor de pressão (e das válvulas solenóides qua abrem ou fecham a passagem de gasolina) utilizado também é fundamental. Eu usava um italiano (não lembro a marca) que NUNCA me deu problema, mas já ouvi casos de outras marcas que não prestavam.

O que descrevi acima, não é achômetro ou ouvi dizer. É experiência minha.


Hoje não uso GNV porque:
1 - Não tenho onde abastecer, aqui por perto.
2 - A diferença de preço (por estas bandas do NE, pelo menos) não é tão compensadora como era.
3 - A obrigatoriedade de vistoria todos os anos que, a meu ver, é só mais uma maneira de comer o seu dinheiro (R$ 90,00 em Fortaleza), afinal, porquê só os carros com GNV têm que fazer essa vistoria (onde são verificados os amortecedores, freios e gases do escapamento além da validade do cilindro, mas que, pelo menos no meu carro, nem abriram o compartimento do motor para olhar a instalação). Todos os outros carros não têm também esses componentes?
4 - De 5 em 5 anos é feito o "reteste" ou requalificação do seu cilindro (se é que fazem mesmo) onde o mesmo é repintado e recebe um selo adesivo e por isso lhe cobram em média R$ 150,00, em Fortaleza.

Quanto a converter o motor para álcool... Eu não faria isso.

Graaande Bacalhau, não me entenda mal, mas estamos falando do Niva, e não do Santana, do Escort, do Versailles, ou seja de que carro for. Todos os carros que citei tinham um motor que servia com certa folga o carro, via de regra 1.6 litros. No caso do Niva, cujo motor original, mesmo sendo 1.6 litros também, já é fraco demais para o carro, mesmo em sua configuração original, ou seja, a gasolina, em parte devido ao peso do Niva, em parte devido à tração inegral, em parte ianda devido ao fato de a Autovaz haver privilegiado a durabilidade do motor em detrimento do desempenho. Com o GNV, ele fica ainda mais fraco e lento, extremamente desagradável de dirigir. Lembro-me também dos primeiros táxis movidos a GNV, em sua maioria eram equipados com motores de 1.0 litro, e os motoristas reclamavam muito! Enfim, o que eu quero dizer é que não dá para comparar o motor Lada com um motor VW 2.0, este pode usar GNV, ainda vai sobrar potência, o que não será o caso do motor Lada. Você ainda não tem experiência com o Niva, quando começar a dirigir o seu, vai entender melhor o que eu quero dizer.

BACALHAU
18/11/2008, 23:53
Gil, o que estou dizendo, é que se BEM INSTALADO o GNV no NIVA não vai deixar o carro muito pior do que é. O motor ruim (leia-se fraco para o NIVA) vai continuar ruim, e não MUITO PIOR. Certamente vai perder UM POUCO, mas, como toda a moeda tem duas faces, talvez seja esse o preço a ser pago por alguma economia.
Com a palavra quem tem GNV BEM INSTALADO no NIVA.

Girti
19/11/2008, 00:08
Gil, o que estou dizendo, é que se BEM INSTALADO o GNV no NIVA não vai deixar o carro muito pior do que é. O motor ruim (leia-se fraco para o NIVA) vai continuar ruim, e não MUITO PIOR. Certamente vai perder UM POUCO, mas, como toda a moeda tem duas faces, talvez seja esse o preço a ser pago por alguma economia.
Com a palavra quem tem GNV BEM INSTALADO ni NIVA.

Doce ilusão a sua... até hoje não vi um Niva cuja instalação tenha sido totalmente satisfatória, todos tinham algum problema, seja de desempenho, seja de marcha lenta, seja de suspensão, seja devido ao fato de ficar sem o porta-malas, enfim, sempre havia algum "senão".
Quanto ao desempenho, insisto, se já é exasperante dirigir um Niva normal, movido a gasolina, um movido a GNV é algo que ultrapassa a minha imaginação.
Quando o Pangaré estiver sobre as suas quatro patas, e você já tiver rodado com ele por algum tempo, podemos conversar novamente a respeito, acho que a sua opinião terá mudado... :mrgreen:

BACALHAU
19/11/2008, 00:14
Cara, nem fale, não vejo a hora disso acontecer. :pipoca:
Não vou reclamar dele nem se ele ficar andando de lado. :dance:

Girti
19/11/2008, 00:18
...Não vou reclamar dele nem se ele ficar andando de lado. :dance:

Hehehe... o Pangaré vai virar Caranguejo... :lol: :lol: :lol:

Otávio Luiz
19/11/2008, 10:46
................Com a palavra quem tem GNV BEM INSTALADO no NIVA.

Chamaram?!?!?:mrgreen:
Nem tanto o céu, nem tanto a terra... o que os nobres colegas afirmaram tem um tanto de verdade par cada lado.
Meu Niva já veio com kit GNV, e é dos antigos (tem mais de 4 anos) e arg(h)entino...:parede:
A viatura perde potência, cerca de 15% a 20% medidos no achômetro. Meu carburador Weber não consegue manter a mesma lenta no GNV e no álcool, fica uma diferença de +/- 1000 rpm (1000 no GNV e 2000 no álcool).
Recentemente troquei os amortecedores e molas traseiras, pois dava fim de curso, coloquei molas da Pampa e amortecedores da Kombi Cliper.
Perdi PARTE do porta-malas (utilizo dois cilindros de 9,5m3), mas tenho bagageiro que vai cheio de traquitanas quando vou acampar.
Essa é a parte ruim, vamos a parte boa. No GNV meu km rodado fica em +/- R$0,16 (10km/m3, GNV a R$1,69) :dance: , mais econômico que o Fiesta 1.0 da patroa.
Até hoje (toc toc toc, bangalô treis veis) não precisei regular o GNV (nunca fui a uma especializada) e apenas revisões normais no Niva.
Sobre a vistoria, carros a GNV tem desconto no IPVA (pelo menos no PR), que cobrem as vistorias anuais.
Finalizando, só comprei o SdeP por causa do GNV, pois utilizo a viatura no dia-a-dia, e sem GNV...:discordo:
PS: Bacalhau, qual a vela p/ GNV indicada? Hoje uso velas BPR7ES, p/ linha Fiat a álcool (mais frias) mas fico aqui pensando se não seria de usar umas pra GNV...:pensativo:
PS2: Esqueci de informar, minha viatura está transformada p/ 1.8 a álcool, com pistões VW 1.5, cabeçote rebaixado (maior taxa p/ qeuimar álcool/GNV), comando esportivo, carburador Weber e RCI (remapeamento da curva de ignição, by Sukys), tudo pra otimizar a utilização do GNV. Acho que isso faz alguma diferença também.

BACALHAU
19/11/2008, 11:50
Pois é, Otávio.
Você falou algumas coisas nas entrelinhas que vem corroborar o que eu disse anterirmente. Por favor não tome como crítica (quem sou eu para isso?), mas vamos aos exemplos, que servem também para outras críticas que não GNV.
Você disse:
"A viatura perde potência, cerca de 15% a 20% medidos no achômetro. Meu carburador Weber não consegue manter a mesma lenta no GNV e no álcool, fica uma diferença de +/- 1000 rpm (1000 no GNV e 2000 no álcool)."
O problema aí não seria o seu carburador, que talvez não esteja muito bem? Uma diferença de 100% na rotação diz isso. Veja se a quantidade do GNV que chega ao carburador é suficiente. Outra coisa, que era feita nos meus carburadores, era a diminuição da entrada de ar no uso com o GNV. São sei explicar tecnicamente como era feito e porquê, mas, na prática era feito da seguinte forma: era colocada em cima do carburador, entre este e o filtro de ar, uma espécie de sobre tampa (que os caras por aqui chamam de "mesclador". Era aí que era conectada a mangueira do gás e tinha um orifício por onde entrava o ar (veja fotos abaixo). Neguinho aqui (acho que o Flugêncio) desceu o cacete dizendo que isso não é mesclador P*rr@ nenhuma, que era "tabajara", etc. etc., eu sei que funcionava bem. Além disso o seu carro é a álcool o que significa melhor funcionamento no GNV devido à maior compressão (os meus eram todos a gasolina). Além disso, você já comprou o seu NIVA com o kit já instalado há mais de quatro anos. Sabe-se lá como foi instalado. E ese tempo todo sem manutenção? Aproveite que deve estar perto o resteste do cilindro (se é que já não passou do prazo), que é feito a cada 5 anos, para fazer uma revisão completa do sistema.

"Recentemente troquei os amortecedores e molas traseiras, pois dava fim de curso, coloquei molas da Pampa e amortecedores da Kombi Cliper."
As molas são reforçadas, próprias para carros com GNV? Isso faz toda a diferença. Molas comuns tendem a "cansar" mais cedo.

"Até hoje (toc toc toc, bangalô treis veis) não precisei regular o GNV (nunca fui a uma especializada) e apenas revisões normais no Niva."
Como o sistema de GNV pode funcionar direito, tudo regulado, etc, se o proprietário não faz a manutenção adequada em uma boa oficina especializada em GNV? Até hoje NÃO vi nenhum mecânico de oficinas, que não trabalham com GNV, que saiba fazer a manutenção adequada desse sistema. Você pediria ao borracheiro para revisar o seu carburador? Aquele regualador de pressão também tem que ser revisado periodicamente. A manutenção do mesmo não é frequente, mas é necessária.

"Sobre a vistoria, carros a GNV tem desconto no IPVA (pelo menos no PR), que cobrem as vistorias anuais."
Nunca tinha nem "ouvisto" falar nisso. Aqui, se bobear, fazem é cobrar mais caro.

"PS: Bacalhau, qual a vela p/ GNV indicada? Hoje uso velas BPR7ES, p/ linha Fiat a álcool (mais frias) mas fico aqui pensando se não seria de usar umas pra GNV...:pensativo:"
Agora você me apertou sem me abraçar... Não sei lhe dizer quais as velas mais adequadas para o NIVA com GNV. Consulte uma BOA oficina especializadas em gás natural ou os catálogos dos fabricantes de velas. Não vá na conversa de mecânicos (não GNV) ou balconistas. Este assunto (parte elétrica) é IPC (Importante Prá Carvalho) quando o assun é GNV.

Faça, assim que possível, uma manutenção adequada em uma boa oficina de GNV e depois me conte os resultados.

Espero não ter atrapalhado. :mrgreen:

Zabumbas cordiais e obrigado por atender "o chamado".

Próximo depoimento, por favor...

Otávio Luiz
19/11/2008, 17:39
Pois é, Otávio.
Você falou algumas coisas nas entrelinhas que vem corroborar o que eu disse anterirmente. Por favor não tome como crítica (quem sou eu para isso?), mas vamos aos exemplos, que servem também para outras críticas que não GNV...............

Opa! Isso aqui é um fórum de discussão, certo? Então vamos discutir, sem problemas...:concordo:
Não vou citar toda sua resposta pra não ficar longo, mas basicamente:

:arrow: o bura tá regulado, e mesmo depois de levado no mecânico ficava assim. O Bibe e o antigo dono me falaram que não tem geito, que sempre vai ter diferença de 1000 giros (e não 100%, se for 5000 rpm no GNV vai ser 6000 rpm no álcool). Não estou dizendo que todos tenham de ter esta diferença, mas o meu tem.
:arrow: sempre rodou direitinho, por isso não foi pra especializada. Acho que é este ano o reteste (farei a inspeção este mês), e quando comprei a viatura me foi avisado que o IPVA tem desconto exatamente pr cobrir os gastos com a inspeção.
:arrow: as molas eram as originais, e foram trocadas pelas molas dianteiras da Pampa 1.8 com ar, ou seja, aguentam mais peso que as originais traseiras.
Mola de Niva acredito que não se acha tão fácil assim,muito menos "especiais" pra GNV... aliás, estou vendendo as minhas...:concordo::mrgreen:
:arrow: sobre as velas vou assuntar e depois aviso o que descobri.
:arrow: sobre o mesclador, tem uma discussão boa aqui:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44247
Esqueci alguma coisa? Tô com presa, tenho que ir embora, qualquer coisa pergunta aí que respondo amanhã.

BACALHAU
19/11/2008, 18:04
Otávio, depois de olhar o link que você colocou é que eu vi que me enganei e gostaria de fazer uma ressalva.
Não foi o Flugêncio quem detonou o meu "mesclador" (desculpa aí "cumpade").

Flugêncio
19/11/2008, 18:53
Otávio, depois de olhar o link que você colocou é que eu vi que me enganei e gostaria de fazer uma ressalva.
Não foi o Flugêncio quem detonou o meu "mesclador" (desculpa aí "cumpade").

Bacalhau,

Vou meter uma grama de bedelho, entende?
Na teoria, muitos condenariam o mesclador do seu carro, no entanto funciona muito bem, daí, a treoria na prática as vezes não funciona.
No GNV ainda existem muitos mitos e em todo canto tem "especialista", que sugere isto ou aquilo.
No meu caso, tenho um motor bem parecido com o do Otávio, 1.8, gasolina, cabeçote, rebaixado, ignição eletrônica com bobina do Gol MI, RCI com duas curvas, 1 cilindro de 30L, redutor pressor e ...
Quem fez a instalação e todas as regulagens foi eu mesmo, estando ao meu ver, excelente. Em duas situações,uma de 4x4 e outra no 4x2, subindo serra no GNV, o Niva se comportou muito bem acompanhando outros veículos a diesel e gasolina. No trânsito urbano acompanho normalmente o fluxo sem maiores esforços. Como não gosto de correr, acho que 100Kh está de bom tamanho.
As velas que estou usando são as Bosch BP5EYS ( acho, mas tem Y e é pra GNV).

Savius
19/11/2008, 21:28
Pois bem, então olha aí o meu caso

Motor original (sem mudaças da cilingrada, taxa de compressão ou comando)
Ignição Eletrônica do Gol (distribuidor do gol adaptado no dist. original)
Carburador Brosol 3E, com caixa do filtro do Gol e Mufla em alumínio para a ligação GNV.
Bobina Bosch vermelha para ignição eletrônica
Cabos de Velas de 1ª, originais do gol
Velas Bosch WR7S
Combustivel: gasolina
Kit GNV Italiano, com cilindro de 10 mts cúbicos (em baixo do carro)
Molas trazeiras originais com calço de 30 mm.

No meu caso, rodo +/- 80 kms com 10 mts de Gnv, porém no GNV perde uns 30% de potencia (realmente fica muito xôxo).
Quanto a marcha lenta, dá uma diferença de 500 RPM
Obs: já levei em quatro locais diferentes que instalam e fazem manutenção em GNV, e todos dizem que é assim mesmo.

Flugêncio
19/11/2008, 22:36
Pois bem, então olha aí o meu caso

Motor original (sem mudaças da cilingrada, taxa de compressão ou comando)
Ignição Eletrônica do Gol (distribuidor do gol adaptado no dist. original)
Carburador Brosol 3E, com caixa do filtro do Gol e Mufla em alumínio para a ligação GNV.
Bobina Bosch vermelha para ignição eletrônica
Cabos de Velas de 1ª, originais do gol
Velas Bosch WR7S
Combustivel: gasolina
Kit GNV Italiano, com cilindro de 10 mts cúbicos (em baixo do carro)
Molas trazeiras originais com calço de 30 mm.

No meu caso, rodo +/- 80 kms com 10 mts de Gnv, porém no GNV perde uns 30% de potencia (realmente fica muito xôxo).
Quanto a marcha lenta, dá uma diferença de 500 RPM
Obs: já levei em quatro locais diferentes que instalam e fazem manutenção em GNV, e todos dizem que é assim mesmo.

Savius,

Para diminuir a perda de potência vc pode instalar o variador de avanço T34 da Tury, www.tury.com.br (http://www.tury.com.br) com 12 graus de avanço ( dá pra instalar em casa) e colocar velas Bosch BP5EYS. Com certeza vai melhorar muito.

Otávio Luiz
20/11/2008, 09:38
Estou com a viatura a um ano, quando peguei troquei as velas e cabos, e irei fazê-lo de novo agora.
Pretendo trocar a bobina também, apesar dela estar funcionando perfeitamente(?)...:pensativo:
Recentemente troquei a tampa do distribuidor e rotor... porquê? Por que no GNV a faísca tem que estar "nos trinques" (IPC, como disse o nobre peixe dos mares do norte...:mrgreen:), pois neste combustível, diferente da gasolina/álcool qualquer desgaste faz diferença...
Vamos ver, vou pesquisar mais um pouco sobre as velas e sobre a bobina, que pretendo usar a do Santana/Gol GTI - bosch final ...097.
Alguma sugestão melhor? Tenho ignição eletrônica original Autovaz.
Esse papo de bobina/vela/GNV dá pano pra manga, mudamos prum tópico específico ou continuamos por aqui mesmo?

Savius
20/11/2008, 22:20
Savius,

Para diminuir a perda de potência vc pode instalar o variador de avanço T34 da Tury, www.tury.com.br (http://www.tury.com.br) com 12 graus de avanço ( dá pra instalar em casa) e colocar velas Bosch BP5EYS. Com certeza vai melhorar muito.

Amigo Flugêncio, na realidade eu nunca tinha me importado muito com a perda de potência no GNV, pois só uso no perímetro urbano e geralmente dirijo meio “sossegado, só quando estou dirigindo um pouco mais “NERVOSO” ou em estradas é que uso a gasolina.
Não me preocupei em mexer no motor, tipo rebaixar o cabeçote, passar para álcool, trocar o comando por um da AEROCAR e outras coisas, pois quando meu motor original ficar meio baqueado, vou colocar logo um motor Diesel, e aí é só alegria..........
Porém analisando esse variador de avanço (T34da Tury), confesso que me chamou a atenção.
Baixei o manual e me parece que a instalação é relativamente simples, você teria idéia do preço deste dispositivo (se não for pedir demais) e informações se a instalação é realmente fácil assim.
Quanto as velas, o amigo tem toda a razão, vou trocar assim que possível...
Um abraço e muito obrigado pelo toque ...

Otávio Luiz
21/11/2008, 10:05
Sobre as velas:
Gasolina/GNV :arrow: BP5ES ou BPR5EY (linha Green)
Álcool/GNV :arrow: BP7ES ou BPR7ES (linha Green)
Catálogo NGK:http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/4rodas_2008.pdf
Sobre a linha Green:
Na vela NGK Green Plug, o núcleo de calor
propaga-se pelas extremidades diminuindo
a perda de energia, enquanto que na vela
convencional acontece o efeito extintor, que é
a absorção da energia pelas massas metálicas
(eletrodos central e lateral). Desta forma a
energia armazenada na faísca torna-se maior,
facilitando a queima da mistura ar/combustível.
Além de diminuir os gases poluentes, a Green
Plug da NGK também proporciona uma economia de combustível.

alessandro dias
21/11/2008, 18:26
Bom galera eu agradeço a vcs mais uma vez pelas opiniões relatadas aqui neste forum e confesso a vcs que como iniciante nesnte mundo 4x4 e como vcs apaixonados pelo russinho(carro) estou achando muito legal nos dicutirmos sobre o mesmo assunto cada um com sua opinião bom acho que vou é comprar o niva e andar final de semana e deixar o santana na labuta mesmo eu peguei um fusca em uma divida e vou levantar ele e vender eu vou no começo do ano ou mais no meio no uruguai e eu já li aqui que lá tem niva acima do ano 2000 a diesel 1.9 motor original da pegeout de fábrica eu estava pensando se juntasse um papel bom será que daria pra trazer um de lá andando ?
e a minha maior preocupação será que dava pra legalizar aqui no Brasil? se não será que tem algum problema ficar andando com ele com placa do Uruguai? O que vcs acham ?

alessandro dias
21/11/2008, 18:38
bom vou tentar mandar a foto do niva é tem no uruguai ou melhor diva

cobaltoss
21/11/2008, 22:16
bom vou tentar mandar a foto do niva é tem no uruguai ou melhor diva
Cara sei que vc e de friburgo tb, Caso vc queira ver um ferro velho e so me ligar que eu ti mostro o bebe, que estou reformando com carinho rsrsrssr

alessandro dias
22/11/2008, 18:16
Eu já peguei o email que vc me mandou kobaltoss eu vou ligar pra marcarmos sim é que eu estou um pouco enrolado com negocio de mudança deixa só passar uns dias este rolo estas coisas é bom a gente ver com tempo sem pressa tá falado obrigado:concordo: