Ver Versão Completa : Barulho no torque ou cambio automatico - Ford Explorer
Raphael Souto Pocol
14/11/2008, 12:28
Caros amigos, sou novo no pedaço, recentemente (cerca de 1 mes) comprei uma Ford Explorer XLT automatica 1997, 4.0 V6, 4x4x e tudo mais - me agradou muito, mas a semana passada começou a fazer um barulho estranho, parecido com barulho de correia, levei ao mecanico de minha confiança que logo a revisou, verificou nivel dos oleos (tudo ok), e por fim acabou trocando o tensor da correia, pois estava meio torto, com sinal de desgate.
Surpresa nao parou o barulho.......
Apos um dia todo de busca para descobrir de onde saia o barulho, o mecanico e eu constatamos que vinha de tras do motor, disse que deve ser de um lugar denominado torque ou do cambio automatico.
O barulho parece com aquele de correia que a maioria dos carros fazem, um chiadinho, ou entao barulho de rolamento sem lubrificação (atrito de ferro com ferro) da até medo de quebrar alguma coisa mais.
Estou mais perdido q sego em tiroteio, meu mecanico aconselhou que eu levasse em um mecanico que conheça mais sobre esse carro.....
Aguem pode me ajudar, dando informação sobre o problema ou indicando um bom mecanico aqui na região de Barretos, Rio Preto, Franca ou entao Ribeirao Preto --- SP.
Muito Obrigado.
Raphael,
Tente explicar melhor o barulho.
Quando está andando ? Quando está parado com câmbio no D ? Quando parado com câmbio no P ou no N ?
Os problemas mais comuns em câmbios automáticos são trancos excessivos. Se o nível do óleo do câmbio está correto e o funcionamento está macio, é pouco provável que seja alguma coisa grave.
Abraços Du.
Raphael Souto Pocol
17/11/2008, 09:03
Du obrigado pela ajuda.
O cambio automatico esta perfeito, engate suave, oleo conferido, inclusive o mecanico daqui colocou um pouco mais, acho q vou ter de tirar um pouco.
Ocorre o barulho de qualquer jeito, N, P, D, 1, 2, muito estranho, como eu disse parece um rolamento sem lubrificação, atrito de ferro com ferro, desde o dia q começou eu encostei ela e num to nem andando, o mecanico q deu uma olhada nela disse q o barulho sai da caixa de torque.....
Bom, entrei em contato com um mecanico de Ribeirao Preto, um tal de Adarte, vc conhece???? dizem q ele é muito bom, conserta cambios automaticos, acho q vou coloca-la em cima de um guincho e mandar pra ele dar uma olhada.
Mas qualquer ajuda é muito valiosa, agradeço muito.
nelsonnrc
17/11/2008, 12:40
Conversor de Torque?
Passe em uma revenda Ford e faça um scan no câmbio, eles podem identificar de onde vêm o problema monitorando o câmbio.
Abs
mak (SP/ZN)
17/11/2008, 13:37
Du obrigado pela ajuda.
O cambio automatico esta perfeito, engate suave, oleo conferido, inclusive o mecanico daqui colocou um pouco mais, acho q vou ter de tirar um pouco.
Ocorre o barulho de qualquer jeito, N, P, D, 1, 2, muito estranho, como eu disse parece um rolamento sem lubrificação, atrito de ferro com ferro, desde o dia q começou eu encostei ela e num to nem andando, o mecanico q deu uma olhada nela disse q o barulho sai da caixa de torque.....
Bom, entrei em contato com um mecanico de Ribeirao Preto, um tal de Adarte, vc conhece???? dizem q ele é muito bom, conserta cambios automaticos, acho q vou coloca-la em cima de um guincho e mandar pra ele dar uma olhada.
Mas qualquer ajuda é muito valiosa, agradeço muito.
chutando: Rolamento de saida do virabrequim?
Raphael,
Infelizmente não conheço ninguém específico de Câmbio automático, embora eu já tenha tido vários carros automáticos, graças a Deus nunca tive problema de câmbio "toc toc toc na madeira ".
Adiquiri minha Explorer recentemente, pouco mais de 1 mês, como é meu primeiro carro neste estilo mais robusto, como diz minha mãe "caminhãozinho", por indicação de um amigo que tem Pajero a um bom tempo, acabei usando a oficina que ele costuma levar a dele, em Ribeirão Preto, a oficina é de um pessoal decidente da Mitsubish, mesmo meu carro sendo um extranho no ninho fui muito bem atendido, muito atenciosos, muito eficientes, minunciosos, só posso elogiar, a oficina chama Exelência, qualquer coisa passo o telefone deles.
Abraços Du.
Raphael Souto Pocol
18/11/2008, 08:40
Vou esperar a resposta do mecanico e assim q tiver noticias posto aqui para compartilhar.
cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 03:05
o pai de um amigo meu tinha uma explorer automática que rodava no gás e deu problema no câmbio...
Raphael Souto Pocol
25/11/2008, 15:59
Companheiros, enfim o mecanico descobriu o que ocorria em minha Ford Explorer.......
Como ja suspeitava foi o conversor de torque que estava com problemas, mais especificamente em uma junta, o que vai me causar um empoblecimento de cerca de R$3.000,00 :cry:
Mas.... a vida é assim, vou tentar cobrar da pessoa que me vendeu, pois configura vicio redibitorio.....
Com isso tudo aprendi a seguinte lição: não deixe de verificar qualquer barulho estranho em seu carro, pois se continuar andando pode danificá-lo ainda mais.
vai a lista de peças e valores que pagarei para ter minha viatura de volta
- banner kit -R$850,00
- 10l de oleo -R$250,00
- filtro -R$100,00
- retifica do conversor de torque -R$600,00
- mão de obra -R$1.200,00
ATT.
Raphael
Raphael Souto Pocol
26/11/2008, 09:58
Complemento........ a causa desse problema foi constatada como falta de troca do oleo e filtro, do cambio automatico. Essa falta de manutenção entupiu o filtro, dificultando o envio de oleo para o conversor de torque, que por sua vez ficou sem lubrificação correta, afetando e estragando um retentor.
mak (SP/ZN)
26/11/2008, 16:34
Companheiros, enfim o mecanico descobriu o que ocorria em minha Ford Explorer.......
Como ja suspeitava foi o conversor de torque que estava com problemas, mais especificamente em uma junta, o que vai me causar um empoblecimento de cerca de R$3.000,00 :cry:
Mas.... a vida é assim, vou tentar cobrar da pessoa que me vendeu, pois configura vicio redibitorio.....
Com isso tudo aprendi a seguinte lição: não deixe de verificar qualquer barulho estranho em seu carro, pois se continuar andando pode danificá-lo ainda mais.
vai a lista de peças e valores que pagarei para ter minha viatura de volta
- banner kit -R$850,00
- 10l de oleo -R$250,00
- filtro -R$100,00
- retifica do conversor de torque -R$600,00
- mão de obra -R$1.200,00
ATT.
Raphael
Retifica de conversor de torque é coisa nova pra mim...
algué recomenda a PRODOMATIC aqui em são paulo ??? tenho uma limited e tenho a impressao que o overdrive está demorando para entrar.. o carro fica preso aos 60km/h... depois disso ele anda normal.. valeu... abs
mak (SP/ZN)
04/12/2008, 10:20
prepara o bolso que os caras tem uma faca bem afiada...
prepara o bolso que os caras tem uma faca bem afiada...
só pra constar.... R$1000 para trocar oleo e filtro de oleo do cambio, além de passar um flux no cambio... ficou melhor.... mas ficou caro também... nao tinah referência de preço
[]´s
só pra constar.... R$1000 para trocar oleo e filtro de oleo do cambio, além de passar um flux no cambio... ficou melhor.... mas ficou caro também... nao tinah referência de preço
[]´s
ops.. flux = flush
Raphael Souto Pocol
15/01/2009, 11:05
Por mais que eu não acredito meu carro ainda não arrumou...
Foi trocado:
- o banner kit do cambio automatico
- filtro e oleo
- retificado o conversor de torque
Apos todo o serviço, foi montado e testado, apos 70 km o barulho voltou
Novamente foi enviado o conversor de torque para a oficina q retificou em Sao Paulo
Montado denovo, voltou a fazer barulho...
Ja estou quase com uma ulcera de tanto nervosismo
Hoje o mecanico enviou o carro a um representade da oficiana que retifica conversores, e me disseram que a pressao do oleo do cambio esta baixa, e por isso faz o barulho.
Espero que resolva agora.
Se alguem puder me dar informações ou sugestoes seria muito grato.
e aí mestre, resolveu o problema ? ta igual a minha esse barulho...
Será que nao era desde o inicio apenas a pressao do oleo do cambio qe estava baixa ????
acrcarmo
05/03/2013, 06:47
bom dia, amigo eu nunca ouvi falar que retifica de conversor de torque ficasse bom, o ideal para manter a viatura em ordem e sem susto é importar um conversor de torque zerado, eu importei um para a minha explorer limited 5.0 v8 2001, para ficar de reserva e usá-lo no futuro quando precisar, tendo em vista que não pretendo dispor do veiculo por um longo periodo. veja nesta loja :Torque Converter | Car Parts (http://www.carparts.com/results/??N=0&Nf=price2%7CGT+0.001&Nr=universal%3A0&PN=0+7628&VN=4294963878+4294963620+4294967164+4294966804+429 4966826&Nr=universal:0) paguei 530 + frete de 110 = 640 dolares, foi enviado via UPS, levou uns 35 dias para chegar, pelo que acompanhei ficou uns 7 dias na alfandega do Rio de Janeiro, mas não fui taxado no imposto de importação. é uma boa loja para comprar, tem coisas que é besteira, compra aqui mesmo, outras pode importar, tanto pela dificuldade em achar a peça, como no alto custo das peças aqui no brasil. trabalho em uma concessionaria HONDA e nunca usamos, tao pouco orientamos um cliente a RETIFICAR um conversor de torque.