PDA

Ver Versão Completa : Freio traseiro a disco no Samuca!



Samurai_MOA
13/09/2004, 22:24
Alguem aqui no site fez adaptação de freio a disco nas rodas traseiras do samuca?

O que eh necessário de peças?
Muita diferença na eficiencia do freio?
Freio de estacionamento?
Custo?

Valew!

Beto
16/03/2005, 10:39
Vc. já fez? Oq. usou? Será que ninguem fez essa adaptação?

lg_gustavo
16/03/2005, 11:28
Fala galera...

Ouvi falar sobre adaptar o freio do Kadett. Estou pesquisando (na medida do possível) esta e outras possíveis adaptações.


[ ]s

LuizCabral
16/03/2005, 12:30
Meu pai adaptou o freio do Kadett GSI no jeep '54 dele (sim, pega freio-de-mão, apesar das constantes regulagens). Não sei se cabe no samurai.

Agora, marcelo, vc queria colocar freio a disco por alguma razão especial? Pergunto porque o samurai eh um carro muito leve e dispensa o uso de freio a disco nas 4 rodas.

[]'s

Fábio
16/03/2005, 14:08
Pergunto porque o samurai eh um carro muito leve e dispensa o uso de freio a disco nas 4 rodas.

Luiz,

O uso do sistema a disco não tem nada a ver com o peso da viatura. Aliás, muito pelo contrário: Sistemas à tambor são muito mais eficientes em uso normal e são frequentemente usados em aplicações de grande peso: Você já viu caminhões usando disco?!?

Pergunte a seu pai se o freio não ficou menos eficiente quando ele instalou os discos. Se isso não ocorreu é porque o sistema antigo apresentava algum problema e que foi solucionado durante a adaptação.

A maior eficiência dos freios à disco ocorre em momentos de extrema adversidade, como na lama, água intensa e principalmente calor (veículos de performance). São nesses momentos em que o tambor literalmente deixa de funcionar e os discos nem se abalam.

Outro ponto a favor dos discos é a manutenção: Você não precisa desmontar todo o sistema para limpesa a cada vez que a viatura vê lama.

[]´s

Fábio
16/03/2005, 14:12
Marcelo,

Aqui em Sampa, quem costuma fazer as adaptações é o Daniel da Deldana. Como dai de FOR fica dificil ter contato com ele, acesse o site: www.rc4x4.com.br e mande um e-mail para o Rodrigo Portugal. Provavelmente ele tem (ou tem como conseguir) os suportes das pinças.

[]s

samukanvas
17/03/2005, 11:44
Pergunto porque o samurai eh um carro muito leve e dispensa o uso de freio a disco nas 4 rodas.

Luiz,

O uso do sistema a disco não tem nada a ver com o peso da viatura. Aliás, muito pelo contrário: Sistemas à tambor são muito mais eficientes em uso normal e são frequentemente usados em aplicações de grande peso: Você já viu caminhões usando disco?!?

A maior eficiência dos freios à disco ocorre em momentos de extrema adversidade, como na lama, água intensa e principalmente calor (veículos de performance). São nesses momentos em que o tambor literalmente deixa de funcionar e os discos nem se abalam.

[]´s

Fábio,

Ao contrário do que vc disse, o sistema de disco tem a ver com o peso da viatura sim. Os novos caminhões estão com motores mais fortes e sua capacidade de tração aumentou muito (por volta de 100 tons). Então, como o sistema de tambor é ineficiente perto do disco, a maioria dos caminhões modernos tiveram que arcar com os custos do disco em prol da segurança. No segundo parágrafo é a prova do que eu estava falando... (não se trata de veículos de performance, já que um caminhão pode atingir temperaturas maiores que um carro de corrida... e assim por diante... até trem (muitas toneladas) usa freio a disco!

samukanvas
17/03/2005, 11:46
de qq forma, freio a disco no samuca é exagero! :wink:

Beto
17/03/2005, 12:42
Em questão de frenagem pode até ser, em questão de trilha não, p/ vc. ter um desgaste melnor nas lonas, depois de toda a trilha, tira roda, panela, lava, etc..... Sem contar que durante e um pouco depois da trilha as lonas não freia nada.
Eu acho que vale a pena por causa disso, mas não que o freio seja ruim.

Beto Lacerda
17/03/2005, 14:31
freio a disco em jipe na minha opinião a maior vantagem que percebi foi não ter que desmontar , limpar e regular o freio toda vez após a trilha
[]'s

Larus
17/03/2005, 21:08
eu to precisando Muiiito arrumar os freios do meu samurai...

o freio traseiro passou algum tempo isolado e oxidou bastante

dai acho q vo por disco...

ainda vou comecar a estudar o assunto

Alexandre X
18/03/2005, 00:36
de qq forma, freio a disco no samuca é exagero! :wink:
Exagero? Ja dirigiu um carro sem freios? É por isso que eu uso discos da Silverado.

samukanvas
18/03/2005, 13:06
de qq forma, freio a disco no samuca é exagero! :wink:
Exagero? Ja dirigiu um carro sem freios? É por isso que eu uso discos da Silverado.

Freio a disco na traseira que eu tava falando... é exagero sim. O samurai já freia muito bem com discos na frente e tambor atras. Além do mais o freio motor sempre deve ser usado antes de meter o pé no freio. Vc deve estar usando muito o freio. Tinha uma veraneio antiga com tambor nas 4 e nunca tive problemas de freio... inclusive em descidas de serra.

Eduardo Teixeira
25/03/2005, 17:43
Estou pretendendo um dia realizar essa instalação no meu Samuca também (freios a disco na traseira), ouvi falar em colocar os discos originais do Samuca e utilizar as pinças de Kadett. Sobre como instalar, ainda não tenho muito conhecimento, mas estou correndo atras.

e o Edvaldo e o Bill vão me ajudar nisso, conversei com eles sobre isso lá em Aguas de Lindóia.

[]'s