PDA

Ver Versão Completa : Problemas com a embreagem do Samurai

West
13/09/2004, 17:20
Srs., será que alguém pode me ajudar? Tenho um Samurai 98/99, com 70.000 km, e venho enfrentando problemas com a embreagem e/ou câmbio. Ocasionalmente, ao engatar as marchas, principalmente a primeira e a ré, o câmbio fica pesado, e se forçar o engate, arranha. Este problema não é intermitente, pois por várias vezes levei o carro ao mecânico, e no percurso até a oficina, o câmbio ficou normal (dificultando o diagnóstico). Por sugestão do mecânico, troquei o kit completo da embreagem (original), mas o problema continuou. Quando volto ao mecânico para mostrar que o problema persiste, ele regula a embreagem e, apesar do pedal ficar pesado, as marchas entram normalmente por alguns dias. Entretanto, o problema sempre volta a acontecer...

Alguém poderia me dar alguma dica?

Muito obrigado,

Bernardo.

ojaneri
13/09/2004, 17:54
O cabo de embreagem esta OK? Se a embreagem é nova e foi bem instalada, provavelmente é o cabo.

Claudio
13/09/2004, 18:13
Apenas lembrando, apesar de óbvio: o óleo da caixa está ok?

[]s

David_Salgado
13/09/2004, 18:47
Eu sei q não é mesma coisa mas vale relatar!

Tive o mesmo problema com o meu maverick! Troquei embreagem completa, ele ficava bom e depois de uma semana ficava muito ruim de entrar e amarrado...
O problema era no cabo de embreagem, ele vai cedendo e vai perdendo a ação, por isso q regula e depois fica ruim!

Espero q seja isso!!!

Valew

Fabil
13/09/2004, 20:25
olha.. como o povo disse, tem tudo p/ ser o cabo , mas da uma conferida no oleo da caixa.. e use oleo 75w90,, nao use SAE90

T+

Samurai_MOA
13/09/2004, 22:05
Dah uma conferida no cabo de embreagem, eh comum o cabo nao estar preso corretamente e raspar na polia do alternador e acabar danificando ou ele fica "dobrado" por estar preso demais!
Pede pro mecanico retirar o cabo e verifique se ele estah maleavel, se a capa do cabo nao ressecou... :wink:

West
14/09/2004, 02:33
Em primeiro lugar, muito obrigado pela ajuda de todos vocês!!! Bom, com relação ao óleo, já verifiquei e está OK (75w90). Já o cabo, estou com muita dificuldade de acha-lo no mercado. Entrei em contato com várias lojas de peças (Suzuki), inclusive a Suzucar, e não acho. Alguém tem alguma dica de onde posso encontrar?

Abraços a todos e muito obrigado!

Claudio
14/09/2004, 16:40
West,

Tenta com o Galvão, da Galvão Imports: (31) 3471-4747.

Boa sorte.

[]s

David_Salgado
14/09/2004, 16:49
Quando trocar o cabo dah um toke pra nós disendo se ficou tudo blz!!
hehehehehehehehe :P

Valews

West
14/09/2004, 16:50
West,

Tenta com o Galvão, da Galvão Imports: (31) 3471-4747.

Boa sorte.

[]s

Muito obrigado cláudio! Problema resolvido!

Abraços,

Bernardo.

Claudio
14/09/2004, 16:57
Blz!

Mas não esqueçe, como disse o David, de, depois de trocar o cabo, dizer prá gente se ficou tudo resolvido!

[]s

West
16/09/2004, 16:12
Srs.,

Mais uma vez eu queria agradecer a ajuda de vocês... Fui pegar o carro hoje na oficina (instalação do novo cabo) e Samuca ficou tinindo...

Abraços a todos e muito obrigado,

Bernardo.

OBS: O cabo antigo estava todo desfiado por dentro da capa.

Samurai_MOA
16/09/2004, 20:57
Não esquece de dar uma checada nele de vez em quando, para se certificar de que não estah encostando em nenhuma polia, ou que ficou dobrado, perdi um cabo novo num vacilo desses... :roll:

Fsraulino
29/01/2009, 10:14
Tive a mesma situação com o meu samurai.
O problema é o seguinte:
- O conduíte original do cabo de embreagem do Samurai é de plástico.
- Com o tempo e com a pressão exercida pelo cabo de aço na parede interna do conduíte causa a dilatação da parede deste último (exatamente na curva que o conduíte faz ao passar próximo ao carter do motor).
- Olhando rapidamente o problema não é notado. Mas ao pressionar o pedal de embreagem nota-se a tensão nessa curva.
- Não adianta apertar a porca do terminal do cabo. O problema vai continuar. A parede do conduíte dilatará mais ainda (daí o motivo do Samurai sair bom da oficina e o problema reaparecer no dia seguinte)
SOLUÇÃO
- Trocar o cabo. Preço aproximado do cabo original do Samurai: R$ 180,00
DICA PARA ECONOMIZAR E EVITAR PROBLEMAS FUTUROS
- Usar o cabo de embregem da Towner, cujo original de fábrica custa Aprox R$ 50,00 e possui melhor qualidade que o original do Samurai (o conduíte do cabo da Towner é de aço em espiral).
- Para usar o cabo da Towner é necessário fazer uma pequena adaptação.
ADAPTAÇÃO DO CABO DA TOWNER PARA O SAMUCA
1-Aproveitar o terminal do conduíte do cabo de embregem do Samurai (aquele que fica fixado na parede corta-fogo). Use uma serra de arco para fazer um canal (longitudinal) na parte inferior desse terminal (o suficiente para permitir a retirada do cabo de aço velho e passar o cabo novo da Towner).
2- No cabo da Towner, como auxílio do arco de serra, retire o terminal equivalente (o que fixaria o cabo na parede corta fogo da Towner). Após isto, corte 8 Cm do conduíte (de aço em espiral) com o cuidado de não cortar o cabo interno.
3- Colocar o terminal (do corta-fogo) antigo do Samurai no conduíte da Towner.
4- Colocar o cabo novo no Samuca.
5- Detalhe importante: a outra ponta do conduíte, próximo à caixa de mudança (que passa por dentro do olhal) deverá ser fixada com uma presilha de plástico ou arame (no olhal do Samurai existe um corte por onde, acidentamente, poderá o cabo da Towner sair do lugar).
6- Se o conduíte da Towner ficar curto demais, utilize arruelas, tipo lanterneiro, para compensar a diferença. Estas arruelas tipo lanterneiro deverá ter o furo interno no mesmo diâmetro da ponta do terminal do conduíte da Towner (leve o cabo da Towner quando for em qualquer loja de parafusos comprar as arruelas).
7-Regule a altura do pedal apertando a porca da ponta do cabo e PRONTO.

cacanakagi
29/01/2009, 10:43
Srs., será que alguém pode me ajudar? Tenho um Samurai 98/99, com 70.000 km, e venho enfrentando problemas com a embreagem e/ou câmbio. Ocasionalmente, ao engatar as marchas, principalmente a primeira e a ré, o câmbio fica pesado, e se forçar o engate, arranha. Este problema não é intermitente, pois por várias vezes levei o carro ao mecânico, e no percurso até a oficina, o câmbio ficou normal (dificultando o diagnóstico). Por sugestão do mecânico, troquei o kit completo da embreagem (original), mas o problema continuou. Quando volto ao mecânico para mostrar que o problema persiste, ele regula a embreagem e, apesar do pedal ficar pesado, as marchas entram normalmente por alguns dias. Entretanto, o problema sempre volta a acontecer...

Alguém poderia me dar alguma dica?

Muito obrigado,

Bernardo.
Bom, pode me mandar sua embreagem antiga??? pago o sedex...
Provavelmente isso aí não é embreagem... deve ser câmbio... Tive algo semelhante quando troquei óleo do câmbio apenas na primeira marcha...
Então pesquisei mais afundo e vi que tinha colocado o lubrificante errado. Não usei nem uma semana aquele óleo e coloquei o correto...
Isso acontece geralmente depois que o carro esquenta ou quando ele está frio??? No meu só aconteceu do meio pro final da trilha, quando o óleo tava bem quente... Achei estranho e só troquei o óleo... Voltou ao normal...
O link do tópico é este:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6115&highlight=%F3leo+cambio+samurai (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6115&highlight=%F3leo+cambio+samurai)

Então, coloca no seu câmbio o API-GL4 75w90

rogeriomasih
29/01/2009, 17:43
Qual a diferença do GL-4 para o GL-5?

completei o óleo do diferencial dianteiro do samurai e exigi o GL-5, pois é o que consta no manual. Consultei alguns mecânicos e nenhum soube falar a diferença. Acho que muitos acabam utilizando um pelo outro. O pior é que nem sei qual está sendo utilizado na caixa.

Tem esse tópico sobre o assunto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6115

cacanakagi
29/01/2009, 21:10
Qual a diferença do GL-4 para o GL-5?

completei o óleo do diferencial dianteiro do samurai e exigi o GL-5, pois é o que consta no manual. Consultei alguns mecânicos e nenhum soube falar a diferença. Acho que muitos acabam utilizando um pelo outro. O pior é que nem sei qual está sendo utilizado na caixa.

Tem esse tópico sobre o assunto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6115 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6115)
Olha... no diferencial tá certinho... é o GL5 mesmo...
Só tome mais cuidado no Câmbio e Tcase... que o preço do óleo delas gira em torno de 25 latinhas por litro...