Ver Versão Completa : Soluções de emergência - diversão e aprendizado juntos!
Pessoal, visitem o tópico "Ações estranhas que resolvem problemas", em "Geral O)ff-Topic", o endereço é
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32940. Além de divertido, oferece boas dicas para soluções de emergência.
Muito bom iniciar esse tópico...
Realmente existem vários "Quebra Galhos" que te ajudam muito no meio do mato.
Um desses que eu vi que realmente funciona, foi quando estavamos no final da Ilha Comprida e estourou um suporte de não sei oque em uma Toyota que estava com a gente, o cara levava junto com as ferramentas um cabo "Chupeta" e alguns eletrodos finos de aço inox.
bois bem ligamos duas baterias, uma de 60 amp e outra de 70 amp em paralelo (positivo com positivo e negativo com negativo) e usamos o cabo "Chupeta" como os cabos de uma máquina de solda comum e soldou direitinho.
Agora sempre levo comigo alguns eletrodos de solda e o cabo junto das ferramentas.
Outra coisa que eu sempre levo junto é um inversor de tensão, é um aparelho que ligado na bateria do caro converte a tensão para 110V.
Existem vários modelos, o meu é de 2 tomadas 110V e 450W com pico em 650W por 5 minutos.
Normalmente eu uso para carregar o notebook, mas já liguei até televisão de 21".
Se a sua bateria for de pelo menos 60amp (a minha é de 70amp) pode ligar por exemplo uma furadeira elétrica, um ferro de solda de eletricista, secador de cabelo, chapinha...etc.
Musquitinho
12/11/2008, 21:41
Dá para ligar uma máquina de vídeo-pôquer?
Otávio Luiz
13/11/2008, 09:34
Geladeira!?!?!?!?
cacanakagi
03/04/2009, 12:48
Muito bom iniciar esse tópico...
Realmente existem vários "Quebra Galhos" que te ajudam muito no meio do mato.
Um desses que eu vi que realmente funciona, foi quando estavamos no final da Ilha Comprida e estourou um suporte de não sei oque em uma Toyota que estava com a gente, o cara levava junto com as ferramentas um cabo "Chupeta" e alguns eletrodos finos de aço inox.
bois bem ligamos duas baterias, uma de 60 amp e outra de 70 amp em paralelo (positivo com positivo e negativo com negativo) e usamos o cabo "Chupeta" como os cabos de uma máquina de solda comum e soldou direitinho.
Agora sempre levo comigo alguns eletrodos de solda e o cabo junto das ferramentas.
Eu tb ouvi dizer isso e até achei um esquema na net porém lá dizia ligar o negativo com o positivo de baterias diferentes e o negativo q sobrou usar como terra e o positivo q sobrou, usar com o eletrodo.
BACALHAU
03/04/2009, 13:38
Eu tb ouvi dizer isso e até achei um esquema na net porém lá dizia ligar o negativo com o positivo de baterias diferentes e o negativo q sobrou usar como terra e o positivo q sobrou, usar com o eletrodo.
Este esquema (positivo de uma bateria com o negativo de outro), é uma ligação em série. Nos pólos livres (os que sobraram), você terá 24 Volts. Mas a corrente (Ah) está limitada à bateria de menor capacidade.
No caso anterior (positivo com positivo e negativo com negativo) você tem uma ligação em paralelo com 12 Volts. Aqui, a capacidade (Ah) das duas baterias se somam.
wflolaria
03/04/2009, 16:45
Dá para ligar uma máquina de vídeo-pôquer?
Caraca!!!
Daqui a pouco é melhor perguntar se dá para ligar um cassino inteiro, inclusive com os letreiros luminosos............rsrsrsrsr
BACALHAU
03/04/2009, 22:45
Pode até ser... :pensativo:
Já ouviu falar em OVNIva? :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:
eniomurara
04/04/2009, 09:39
Me deu vontade de jogar FLIPERAMA. :mrgreen:
T+
cacanakagi
04/04/2009, 12:32
Este esquema (positivo de uma bateria com o negativo de outro), é uma ligação em série. Nos pólos livres (os que sobraram), você terá 24 Volts. Mas a corrente (Ah) está limitada à bateria de menor capacidade.
No caso anterior (positivo com positivo e negativo com negativo) você tem uma ligação em paralelo com 12 Volts. Aqui, a capacidade (Ah) das duas baterias se somam.
Certo... então, qual é o melhor então???
No caso da solda elétrica vc vai querer amperagem e não voltagem. Dai ser melhor ligar positivo com positivo e negativo com negativo.
BACALHAU
05/04/2009, 01:40
Se você quer fazer uma solda elétrica, o melhor mesmo é comprar uma máquina específica para esse fim. Existem umas máquinas de solda eletrônicas leves, portáteis e baratas, como esta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90421938-maquina-de-solda-eletrnica-turbo-150a-110-ou-220v-fabrica-_JM
Agora, no meio do mato, na hora do aperto (corra para trás da moita :mrgreen:), o mais importante na hora do improviso, é a sua segurança. Antes de improvisar, analise com atenção o que você vai fazer e avalie os riscos. Eletricidade, ainda que em baixa voltagem (no caso 12 V) pode matar. O que mata é a corrente elétrica (amperagem). Uma intensidade de corrente de apenas alguns milésimos de Ampére podem ser fatais, independente da tensão (voltagem).
Outros riscos devem ser levados em consideração, uma faísca, próxima ao conbustível ou mato seco, podem ter consequências imprevisíveis. Quem já viu fogo se alastrando em uma mata ressequida sabe o que eu estou dizendo.
SEGURANÇA ACIMA DE TUDO
cacanakagi
06/04/2009, 08:54
Td bem... Mas quero ver vc se preocupar com segurança qdo estiver no meio duma serra da canastra com sua barra de direção quebrada e o socorro mais próximo a uns 100km....
Se você quer fazer uma solda elétrica, o melhor mesmo é comprar uma máquina específica para esse fim. Existem umas máquinas de solda eletrônicas leves, portáteis e baratas, como esta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90421938-maquina-de-solda-eletrnica-turbo-150a-110-ou-220v-fabrica-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90421938-maquina-de-solda-eletrnica-turbo-150a-110-ou-220v-fabrica-_JM)
Agora, no meio do mato, na hora do aperto (corra para trás da moita :mrgreen:), o mais importante na hora do improviso, é a sua segurança. Antes de improvisar, analise com atenção o que você vai fazer e avalie os riscos. Eletricidade, ainda que em baixa voltagem (no caso 12 V) pode matar. O que mata é a corrente elétrica (amperagem). Uma intensidade de corrente de apenas alguns milésimos de Ampére podem ser fatais, independente da tensão (voltagem).
Outros riscos devem ser levados em consideração, uma faísca, próxima ao conbustível ou mato seco, podem ter consequências imprevisíveis. Quem já viu fogo se alastrando em uma mata ressequida sabe o que eu estou dizendo.
SEGURANÇA ACIMA DE TUDO
Prieto 4x4
06/04/2009, 14:22
O "esquema" e levar um Zequinha desses:
YouTube - mc giver
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
BACALHAU
06/04/2009, 22:15
Td bem... Mas quero ver vc se preocupar com segurança qdo estiver no meio duma serra da canastra com sua barra de direção quebrada e o socorro mais próximo a uns 100km....
Já que o socorro mais próximo está a uns 100 km de distância e, presumo, que você esteja referindo-se ao socorro mecânico, pergunto: A quantos km está o socorro médico mais próximo para atender um acidentado?
Não me leve a mal, mas não saio nem até à esquina com uma pessoa que coloca uma barra de direção ou sei lá o quê acima de sua própria segurança pessoal. Que dizer a dos outros.
Um carro, seja ele qual for, pode esperar o tempo que for necessário alguém ir atrás de um socorro mecânico, mas no caso de você se acidentar, aguentaria esperar um resgate?
Eu me preocupo com segurança sim. Minha e dos outros em primeiro lugar. Depois vem o resto. Já vi muitos acidentes acontecerem na minha frente, alguns fatais, causados por pessoas imprudentes que nem sempre eram as vítimas. Pense nisso.
SEGURANÇA VEM PRIMEIRO, SEMPRE!
O "esquema" e levar um Zequinha desses:
YouTube - mc giver (http://www.youtube.com/watch?v=DfdxzvZe9Q8)
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Impressão minha ou a música da entrada era ligeiramente diferente na versão brasileira?
Gustavo Niva
06/04/2009, 23:01
Impressão minha ou a música da entrada era ligeiramente diferente na versão brasileira?Por coincidencia gravada na russia
Dizem que ele aprendeu tudo que sabe por ter tido um niva.... :mrgreen:
YouTube - Rush- Tom Sawyer
Prieto 4x4
07/04/2009, 14:20
RUSH é sem comentários.........fantástica!!!
Mas acho que Tom Sawyer fazia parte da abertura da série na Globo....
O importante é sempre ter um Mac Giver na trilha...
Gustavo Niva
09/04/2009, 12:03
RUSH é sem comentários.........fantástica!!!
Mas acho que Tom Sawyer fazia parte da abertura da série na Globo....
O importante é sempre ter um Mac Giver na trilha...Cara... eu (um pouco mais novo que vcs coroas hhehehe) conheci MacGyver antes de conhecer rush... então pra mim essa é a música da série, tocada pelo rush :mrgreen:
Era a da abertura da Globo sim...
E ninguém mandou tu "desistir" do niva tão rápido, mais uns anos e ia estar dando volta no MacGyver hehehehe
[]s
Prieto 4x4
09/04/2009, 12:09
Cara... eu (um pouco mais novo que vcs coroas hhehehe) conheci MacGyver antes de conhecer rush... então pra mim essa é a música da série, tocada pelo rush :mrgreen:
Era a da abertura da Globo sim...
E ninguém mandou tu "desistir" do niva tão rápido, mais uns anos e ia estar dando volta no MacGyver hehehehe
[]s
E você acha que meu CJ não dá trabalho???? :putz::putz::putz:
O que não falta na minha maleta de "primeiros socorros" é silver tape, fios, arames, colas, parafusos, porcas, borrachas, cabos.........e um monte de peças sobressalentes.....
Já vi o pessoal levar para trilha motor de arranque, bomba d'água, bomba de gasolina........
Nunca se sabe o que vai precisar.....
:concordo:
cacanakagi
19/04/2009, 22:12
Já que o socorro mais próximo está a uns 100 km de distância e, presumo, que você esteja referindo-se ao socorro mecânico, pergunto: A quantos km está o socorro médico mais próximo para atender um acidentado?
Não me leve a mal, mas não saio nem até à esquina com uma pessoa que coloca uma barra de direção ou sei lá o quê acima de sua própria segurança pessoal. Que dizer a dos outros.
Um carro, seja ele qual for, pode esperar o tempo que for necessário alguém ir atrás de um socorro mecânico, mas no caso de você se acidentar, aguentaria esperar um resgate?
Eu me preocupo com segurança sim. Minha e dos outros em primeiro lugar. Depois vem o resto. Já vi muitos acidentes acontecerem na minha frente, alguns fatais, causados por pessoas imprudentes que nem sempre eram as vítimas. Pense nisso.
SEGURANÇA VEM PRIMEIRO, SEMPRE!
Bom, blz... Se vc se preocupa tanto com segurança, fica em casa pq aí não acontece nada contigo http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon11.gifhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon11.gifhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.gif... Acho que um pouco de bom senso de uma pessoa que fez um serviço desses no veículo seria no mínimo andar devagar até o local de um possível conserto... Já deu errado quebrando a peça e vc vai querer abusar andando numa rodovia ou andando acima de 20km/h numa estrada de terra é demais né.... Bom mas vamos voltar ao foco do tópico que é o conserto. Alguém já testou essa solda??? Eu cheguei hoje de viajem e ainda não tive tempo, mas quando testar, eu posto aqui...
Muito bem...
mesmo q se consiga uma corrente eletrica elevada, o que seria usado como eletrodo? Tem que testar se com 2 baterias e um eletrodo normal da solda e depois levar eletrodos pras trilhas e passeios.
Ja fiz solda a estanho, usando um carvão de pilha quimica (comum) e bateria 12V. Soldamos um porta escova de um motor de partida, que foi "revisado" por um zé ruela dum eletricista, e no meio da trilha o jipe ficou sem partida, e impossivel fazer pegar no tranco pois o piso tava um sabão. O estanho por incrivel q pareça, surgiu da maleta de um dentista...kkkk nem ele sabia que tinha...kkkk...foi sorte mesmo.
Muito bem...
mesmo q se consiga uma corrente eletrica elevada, o que seria usado como eletrodo? Tem que testar se com 2 baterias e um eletrodo normal da solda e depois levar eletrodos pras trilhas e passeios.
Ja fiz solda a estanho, usando um carvão de pilha quimica (comum) e bateria 12V. Soldamos um porta escova de um motor de partida, que foi "revisado" por um zé ruela dum eletricista, e no meio da trilha o jipe ficou sem partida, e impossivel fazer pegar no tranco pois o piso tava um sabão. O estanho por incrivel q pareça, surgiu da maleta de um dentista...kkkk nem ele sabia que tinha...kkkk...foi sorte mesmo.
Senhores, quando postei esse episódio acho que não me preocupei em ser muito específico quanto ao procedimento e ao propósito.
Então vejamos:
Primeiro, o propósito deste quebra galho, é somente de fazer um reparo provisório ou seja, alguns pontos de solda em algum suporte quebrado, parafuso espanado, etc..., somente para que possamos voltar para casa ou procurar um mecânico que possa consertar definitivamente o problema.
Segundo, deve-se estar preparado para isso, ou seja, levar na caixa de ferramentas o cabo chupeta, e alguns eletrodos finos de solda e ainda contar que alguem lhe empreste outra bateria.
A ligação entre as baterias tem de ser em paralelo, pois não queremos uma voltagem alta e sim uma amperagem alta ou seja + com + e - com -, pois assim a amperagem das duas são somadas.
Se uma bateria for de 60A e a outra de 70A, deste modo teremos 130A, que é suficiente para derreter um eletrodo fino.
Quanto ao eletrodo, depois deste episódio fui comprar alguns para deixar em minha caixa de ferramentas e explicando ao vendedor como eu os usaria, este me confimou que os eletrodos de Aço inox são mais fáceis de fundir.
Testei em casa esses eletrodos usando novamente minha bateria de 70A junto a outra de 55A e soldei um pedaço de chapa à um parafuso grande e funcionou direitinho
Terceiro, concordo com o Bacalhau que a segurança vem em primeiro lugar e que devemos sempre avaliar o grau de risco em qualquer situação, mas segundo o título deste tópico, "Soluções de emergência - diversão e aprendizado juntos!", parte-se do princípio que todos usarão o bom senso e que nehum "mocorongo" vá querer soldar seu tanque de conbustível ou o cilindro de GNV ..........e nem soldar sem máscara olhando para solda.
Já ví muitos quebra-galhos em trilhas que são muito mais perigosos do que esta solda, e que são feitos com simples pedaços de cordas, tomando-se o devido cuidado este procedimento é uma exelente Soluções de emergência.
Em fim, um eletrodo Inox de solda não custa mais que 2 Real e pedindo-se uma bateria emprestada, pode-se comprovar se funciona ou não e assim sanar qualquer dúvida.
Abraços...
galera pra não dar o que falar, vamos mudar de nome né, certa vez após uma revisão, subindo uma serra com o tumatin, começou a fazer o maior barulho, ai falei, o puto do mecanico, deixou os parafusos da transmissão bambos e estão soltando, entrei debaixo da viatura a noite e surpresa, tudo normal, fiz uma checagem e nada, andei mais um pouco e o barulho surgindo de vez em quando, fui devagar ate um posto próximo e então pude verificar mais profundamente , e descobri que um parafuso do suporte do diferencial havia soltado, procura daqui, procura dali e nada de achar um que coubece, a rosca é diferente de tudo, foi dai que tive a idéia de procurar no propio carro um parafuso que pudesse ser substituido e encontrei, o parafuso do tirante dianteiro que serviu perfeitamente para o diferencial e pode ser substituído por outro , bastando colocar uma porca na outra ponta.:concordo:
BACALHAU
25/04/2009, 17:55
Isso aí sim, é uma excelente dica e fica muito longe de ser uma "gambi". :palmas: :palmas: :palmas:
Alexandre Banana
29/04/2009, 13:35
Existem situações que nos leva a ser obrigados a fazer uma gambiarra somente para sair do prego e chegarmos até uma oficina. Mas claro que não perpetuaremos a gambiarra.
Existem situações que nos leva a ser obrigados a fazer uma gambiarra somente para sair do prego e chegarmos até uma oficina. Mas claro que não perpetuaremos a gambiarra.
ALEXANDRE AS VEZES RODAR COM ALGUM IMPROVISO, ALÉM DE ARRISCADO, MUITAS VEZES TORNA O PREJUÍZO AINDA MAIOR DO QUE SE TIVÉSSEMOS CHAMADO UM GUINCHO, ENTÃO TODAS AS VEZES QUE TIVERMOS ALGUM PROBLEMA DEVEMOS AVALIAR O RISCO DE ACIDENTES E O DE TER O ESTRAGO AUMENTADO E MAIS CARO QUE A CHAMADA DE UM GUINCHO, QUE NORMALMENTE ´SO É FEITO QUANDO JA NÃO TEM MAIS JEITO !:parede::parede: HAJA TEIMOSIA DE JIPEIRO!:parede::parede:
wflolaria
04/05/2009, 16:14
Concordo! É ruim prá cacete vc ficar numa trilha, entolado com alguma situação de emergência mecânica, com o tempo passando (noite e fome chegando).
Pela minha vivência em situações desse tipo eu deveria erguer uma estátua para quem inventou a silver-tape! Serve para quase tudo e mais alguma coisa: tapa furo, amarra peça solta, tapa boca de quem dá opinião errada, etc. :???:
E, gambiarra pronta, andando devagar, já me tirou de muito lugar encrencado.
outro dia, estava viajando, com meu rico niva, e comecei a escutar um barulho estralho, quando parei e olhei, notei que o barulho devia ser o alternador, suspeitei dos rolamentos( do alternador), bom como eu nao tinha rolamentos novos, ferramentas e experiencia para tal, segui viajem, andei cerca de 60Km ate minha cidade, quando estava entrando na cidade, vi que rebentou a correia, (confirmei minha suspeita eram os rolamentos do alternador), segui viagem(meu motor é diesel, nao gasta bateria funcionar) , quando vi, a temperatura estava la em cima, me apavorei, parei no primeiro posto e enquanto o motor esfriava fiquei tentiando alguma soluçao, olhando para o motor tentiando alguma soluçao p chegar em casa, bom a correia passava por tres lugares, pelo motor, alternador, e bomba d'agua, girei a bomba e notei que ela girava facil, nao fazia força , coloquei uma borracha de camera de pneu, atei e coloquei no motor e na bomba d'agua, liguei o motor e escapou, putsss nao deu certo, lembrei que meu macaco fica dendro de uma camara de pneu, entao cortei um anel , o qual nao dei no, ficou um anel de borracha, sem nó !! coloquei e liguei o motor, pedi para meu irmao que estava cmg ver se a agua estava circulando, e a resposta foi possitiva !! hehhee vamo embora gurizada e o jipe ta bueno denovo!!!
foi uma soluçao de improviso, cheguei em casa, e no outro dia fui ate o mecanico tudo com a borracha de camera no lugar da correia, me quebrou o galho buenaço!!!
ta relatada minha experiencia, espero que sirva a alguem!!!
abraços
outro dia, estava viajando, com meu rico niva, e comecei a escutar um barulho estralho, quando parei e olhei, notei que o barulho devia ser o alternador, suspeitei dos rolamentos( do alternador), bom como eu nao tinha rolamentos novos, ferramentas e experiencia para tal, segui viajem, andei cerca de 60Km ate minha cidade, quando estava entrando na cidade, vi que rebentou a correia, (confirmei minha suspeita eram os rolamentos do alternador), segui viagem(meu motor é diesel, nao gasta bateria funcionar) , quando vi, a temperatura estava la em cima, me apavorei, parei no primeiro posto e enquanto o motor esfriava fiquei tentiando alguma soluçao, olhando para o motor tentiando alguma soluçao p chegar em casa, bom a correia passava por tres lugares, pelo motor, alternador, e bomba d'agua, girei a bomba e notei que ela girava facil, nao fazia força , coloquei uma borracha de camera de pneu, atei e coloquei no motor e na bomba d'agua, liguei o motor e escapou, putsss nao deu certo, lembrei que meu macaco fica dendro de uma camara de pneu, entao cortei um anel , o qual nao dei no, ficou um anel de borracha, sem nó !! coloquei e liguei o motor, pedi para meu irmao que estava cmg ver se a agua estava circulando, e a resposta foi possitiva !! hehhee vamo embora gurizada e o jipe ta bueno denovo!!!
foi uma soluçao de improviso, cheguei em casa, e no outro dia fui ate o mecanico tudo com a borracha de camera no lugar da correia, me quebrou o galho buenaço!!!
ta relatada minha experiencia, espero que sirva a alguem!!!
abraços
NO RELATO DE NOSSO CAMARADA, NOTAMOS QUE ELE É UM CARA DE SORTE, MAS VEJAMOS QUE ELE ESTAVA PERTINHO DE CASA, MAS DAI A ANDAR KMS E MAIS KMS SEM REFRIGERAÇÃO, É PREJUIZO NA CERTA POIS A POSSIBILIDADE DE QUEIMAR A JUNTA E EMPENAR O CABEÇOTE É MUITO GRANDE, ASSIM COMO O PREJUIZO!:concordo:
wltreis
tche, acho que nao consegui me expressar, creio que é bem mais facil de explicar falando do que escrevendo, bom vamo la.
quando a correia do alternador rebentou, eu pensava que ela era so pro alternador, nao sabia que ele girava a bomba d'agua, por isso segui viagem, mas como o jipe esquentou eu parei no posto ( mas podia ter parado em qualquer lugar que daria na mesma), porem quando eu cheguei no posto com o jipe muito quente, eu coloquei a correia provisoria (entendasse anel de borracha de camara de pneu sem nó), coloquei ela passando na polia do motor e na polia bomba d'agua, dessa forma o motor voltou a circular a agua refrigerando!! com isso só parou de carregar a bateria, pois a polia do alternador estava sem girar nao tinha nada passando nela!! ate chegar em casa, andei mais uns 20 kms!!
Acho que nao tive sorte!!! a nao ser por ter notado que a temperatura estava alta e de ter parado antes de o motor fervesse!!
acho que ficou mais claro agora!!!
abraco e vamos aprendendo juntos!!!
PedroLuis
20/05/2009, 23:32
Pode até ser... :pensativo:
Já ouviu falar em OVNIva? :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:
ta escuro mas eu tenho quaseeee certeza, esse é o meu niva :shock:
Alexandre Banana
21/05/2009, 15:29
Negocio é que as vezes o carro quebra em lugares que o guincho não chega :)
BACALHAU
21/05/2009, 16:24
Que fumar faz mal todo o mundo sabe, mas, o que nem todos sabem é que alguns cigarros podem ajudar um motorista no caso do limpador pifar bem na hora daquela chuva inesperada.
Basta esfregar o tabaco :shock: (fumo :oops:) no lado externo do pára-brisas, deixando que a chuva remova seus resíduos.
Não fica assim uma maravilha, mas melhora bastante a visibilidade, fazendo com que as gotículas de água não se acumulem no vidro.:concordo:
Prieto 4x4
21/05/2009, 17:14
Que fumar faz mal todo o mundo sabe, mas, o que nem todos sabem é que alguns cigarros podem ajudar um motorista no caso do limpador pifar bem na hora daquela chuva inesperada.
Basta esfregar o tabaco :shock: (fumo :oops:) no lado externo do pára-brisas, deixando que a chuva remova seus resíduos.
Não fica assim uma maravilha, mas melhora bastante a visibilidade, fazendo com que as gotículas de água não se acumulem no vidro.:concordo:
Já ouvi dizer para fazer isso na parte interna para evitar que os vidros embaçassem :pensativo::pensativo::pensativo:
Ia perguntar de que lado que o Bacalhau prevere levar fumo.......mas deixa isto pra lá :lol::lol::lol: melhor não criar confusão...
BACALHAU
21/05/2009, 17:37
Como agora sou adepto do pensamento de "..quem não ajuda, não atrapalha...".
Este é meu último post neste tópico.
Foi só pra constar minha indignação.
abs
:cool::cool::cool:
Depois sou eu que fico desvirtuando os tópicos, né?
Já passou a sua indgnaçãozinha, passou? :mrgreen:
Só não entendi a sua curiosidade a meu respeito, mas você, pelo que escreveu ("Já ouvi dizer para fazer isso na parte interna..."), leva o fumo "dentro". :odedo:
Prieto 4x4
21/05/2009, 17:45
Depois sou eu que fico desvirtuando os tópicos, né?
Já passou a sua indgnaçãozinha, passou? :mrgreen:
Só não entendi a sua curiosidade a meu respeito, mas você, pelo que escreveu ("Já ouvi dizer para fazer isso na parte interna..."), leva o fumo "dentro". :odedo:
falei que não ia postar mais "naquele" tópico.....não neste aqui. Se liga no título: Soluções de emergência - diversão e aprendizado juntos..:mrgreen:
Quanto a questão do fumo, deixei bem claro que OUVI dizer :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
BACALHAU
21/05/2009, 19:47
Sei... :rolleyes:
Me mande o seu endereço por MP que eu quero lhe mandar um pacote de fumo de rolo para você se divertir passando ele na sua "parte interna" :twisted:... Quero dizer do seu pára-brisas. :mrgreen: :odedo: