PDA

Ver Versão Completa : Filtro de ar da Kombi => Que conexões usar?!

roger_caldas
13/09/2004, 16:03
Saaaaaaaalve galera! 8) 8) 8)

Como no maravilhoso mundo de Jeep um upgrade puxa o outro, ao instalar o servo do opala, percebi que precisaria deslocar meu filtro de ar pro outro lado do meu possante OHC. :lol:

Com isso, comprei o filtro de ar da Kombi (que por sinal é o mesmo dos 608 e 709 da Mercedes).

Preciso da ajuda dos nobres integrantes deste seleto fórum para descobrir como eu faço a conexão do filtro propriamente dito com a boca do carburador. :wink:

Segue uma foto do filtro de ar atual:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0a78f2e56bcd957a1cbb9f086eb09ba0.jpg

Alguma sugestão?!

[]´s filtrantes,
Rogério

LuizCabral
13/09/2004, 18:18
Seu carburador eh corpo simples ne?

Eu particularmente fiz algumas adaptações no meu filtro de kombi. Eu soldei um tubo tanto na entrada quanto na saida de ar para poder acoplar mangueiras (aquelas de aspirador). O "X" da questão ai vai ser o mangote do carburador. Existem uns magotes originais para o seu carburador no mercado. O ideal eh comprar um mangote desses e ligá-lo ao filtro da kombi (devidamente adaptado).
[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
13/09/2004, 19:33
Fala roger

Pra conectar o filtro da Kombi com o carburador eu usei a conecção original do carburador da Brasília. Fico bom demais :wink: .

Um abração

Alexandre Vaz Ferreira
13/09/2004, 19:38
Hi esqueci :oops:

Aí vai uma fotim :lol:

Thiago Serpa
13/09/2004, 19:46
Belo trabalho!! Estou precisando de uma solução similar para o meu jeep, pelo mesmo motivo. Porém ele está com o motor GM - 151. O diãmetro da boca do carburador é o mesmo? tem alguma solução plug n´play (talvez o filtro da s-10) e a última pergunta.. o da kombi não vai estrangular o motor?

[]´s
Thiago Serpa

Pavani
13/09/2004, 20:33
Aí Thiagão...
Pelo o que o Roger disse, não tem como estrangular.... Pelo fato de usar o mesmo em motores Toyota BEM mais pesados que o do jeep....
O filtro da s10 deve ser MUITO caro, o bom da idéia é que vc pode pegar um filtro mais barato e bom e fazer um produto bem legal....
Abraço...
Pavani

RogerK
13/09/2004, 20:50
E aí xara blz!?

seguinte eu coloquei o filtro de ar de kombi no meu CJ. Eu usei uma curva aquelas de borracha grossa encontrada em lojas de produtos para trator, uma redução de 100/75, um pedaço de cano de 100, e uma curva de 75 deu certinho tenho algumas fotos...posso tirar outras. Só que tem uma coisa o cheiro que o filtro exala não é dos melhores, depois que voce da uma esticada o negócio da uma fedidinha. Mas é melhor que o orignal!

Thiago Serpa
14/09/2004, 21:43
Oi pessoal!!

Depois de uma longa caminhada pelos ferro velhos da vida encontrei o filtro de ar do corcel/pampa. Ele é cilindrico e parece ser mais ou menos do tamanho do da kombi. Alguém ja usou esse sistema? que conexoes utilizar para conectar com o motor gm 151?
[]´s
PS: Tentei o da kombi mas sem sucesso, só tinha do banhado à óleo ou estavam quebrados. Na concessionária o preço era muito absurdo.

Valeu!!

Sanderson Cássio
15/09/2004, 15:30
No meu eu uso o filtro da Kombi, mas eu tive que usar duas conexões de borracha da própria kombi, uma do ano 92 e outra da kombi a óleo, se vc quiser depois eu te mando fotos.

roger_caldas
15/09/2004, 15:59
se vc quiser depois eu te mando fotos.
Faaaaaaaala meu camarada!!! :lol: :lol: :lol:

Seeeeeempre queremos!!! :lol: :lol:
Adoraaaaaaamos fotos!!! :lol: :lol:

[]´s fotográficos,
Rogério

LuizCabral
15/09/2004, 19:48
RogerK eu vi na sua foto que vc deu uma incrementada no visual, se preocupou em colocar o filtro pra dentro da cabine, isolou o distribuidor...

Mas cometeu um erro grave, deixou a bobina no compartimento do motor. Coloque-a dentro da cabine, igual como vc fez com o filtro, pois a bobina é uma das coisas mais vulneraveis a água.

Abraços!

Sanderson Cássio
16/09/2004, 13:03
Segue as fotos, a primeira conexão é a borracha que vem no carburador da kombi 92, e outro comprido é da kombi díesel.

Mas dependo da altura do motor em relação ao capô, não é necessário esse prolongamento que eu colequei, pois o se eu colocasse em cima da tampa de óleo o capô fechava com dificuldade.

Sanderson Cássio
16/09/2004, 13:29
As fotos não foram enviadas

LucasPereirapt
11/11/2016, 20:12
Olá amigos, eu posso colocar o filtro seco da Kombi a Gasolina ? Ou tem que ser da Kombi diesel ?

Jacimar
12/11/2016, 07:21
Olá amigos, eu posso colocar o filtro seco da Kombi a Gasolina ? Ou tem que ser da Kombi diesel ?

Bom dia prezado ! os que vi até hoje eram pequenos, os mesmos do Fusca . . .

Em tempo : Uma alternativa http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/131309-conversao-do-filtro-de-ar-oleo-para-filtro-seco.html

LucasPereirapt
16/11/2016, 18:23
Olá amigos, eu consegui um filtro de D-20 para vender em um ferro velho para colocar no BF-161 o que vocês acham ?
Será se fica bom ? Peço a ajuda de vocês

Aguardo resposta,
Obrigado

Jacimar
17/11/2016, 00:20
Olá amigos, eu consegui um filtro de D-20 para vender em um ferro velho para colocar no BF-161 o que vocês acham ?
Será se fica bom ? Peço a ajuda de vocês

Aguardo resposta,
Obrigado

Olá ! se for o do motor Maxxion acho que vai ter problema de espaço, é muito grande, tentei colocar o da 608 que é menor e não coube, mas tem que testar . . . um que me lembrei do pessoal usar era o da Pampa.

LucasPereirapt
17/11/2016, 11:28
Olá amigo Jacimar Obrigado por me ajudar,

Mas eu estou em uma dúvida cruel !!!!!!!!!

Qual ficará melhor o da Pampa ou da Kombi Diesel ?

Jacimar
17/11/2016, 20:56
Ola ! acho que os 2 atendem, mas o da Kombi deve ser mais fácil encontrar . . . seu motor é o BF161 acredito, tem muita coisa sobre filtros de ar aqui no fórum, você pretende colocar snorkel ?

LucasPereirapt
17/11/2016, 21:23
Olá amigo eu tenho o motor Bf-161, sobre o snorkel não pretendo colocar, talvez futuramente. A minha dúvida ainda é o do filtro, na sua opinião qual ficaria melhor o da Kombi a Diesel ou da Pampa ? Dei uma olhada e acho que os dois são iguais o que você acha ?

Obrigado desde já

Jacimar
18/11/2016, 09:25
São bem parecidos mesmo, o pessoal gosta desses modelos pois facilitam a instalação do snorkel, uma vantagem do snorkel mesmo para quem não faz trilha é impedir que o motor aspire vapor de agua quando ela atinge a descarga ou coletor de escapamento, meu CJ64 vive apagando nas enxurradas se eu não tiver cuidado. Nesse tópico abaixo tem alguma coisa que talvez ajude . . .

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/100242-filtro-de-ar-da-kombi-no-bf-161-a.html

LucasPereirapt
19/11/2016, 19:31
Olá amigo Jacimar consegui um filtro de ar do Mégane Coupé 1.6i-96, é extremamente largo e grande, acho que deve dar quase dois da Kombi, vou instalar semana que vem, você acha que ficará bom ? Consegui por 50 reais com mangueira e filtro.

Jacimar
19/11/2016, 22:13
Rapaz, não conheço e puxei umas fotos no Google mas não esclareceu . . . tem foto ?

LucasPereirapt
20/11/2016, 21:02
Olá JACIMAR o modelo é esse do link que colocarei,ele é extremamente GRANDE,MUITO LARGO. A lenta fica mais rápida, e quando acelera ele sobe giro muito mais rápido. Mas eu notei que quando acelera muito forte, a mangueira dele da uma pequena encolhida, isso é grave ?
ou é normal em filtros secos ?539179

Obrigado,
Aguardarei respostas

Jacimar
20/11/2016, 23:26
Pode ser que o elemento filtrante, aquele de papel, esteja bem sujo e obstruído provocando uma diferença de pressão entre o meio externo e o carburador, com isso colapsa um pouco a mangueira . . . não é bom, sugiro colocar um elemento novo e observar . . . outra possibilidade é que ele não seja adequado, afinal é de um motor 1.6 e está em um motor 2.6 . . . mas se em testes de estrada funcionar faça uma comparação de consumo e desempenho, será uma boa referência.

LucasPereirapt
21/11/2016, 11:50
Olá Jacimar, sempre me ajudando :) o filtro está realmente muitooooo sujo, acho que vou dar uma limpada com a pistola de ar, achei estranho porque tem pessoas aqui do grupo que falaram que o filtro do uno 1.5 fica bom,r todo mundo coloca de pampa e kombi que é a mesma cilindrada então acredito que esse filtro de conta, vo tentar tirar o elemento filtrante e ver se ele suga a mangueira do mesmo jeito daí dá para ter noção se o filtro da conta ou não. O que você acha ?

Jacimar
21/11/2016, 15:44
Boa ideia é um bom teste ! com relação a capacidade do filtro, nunca concordei muito com esses filtros de carros de cilindrada menor no Jeep, com certeza deve restringir o fluxo de ar.
Se ficar bom sem o elemento filtrante, e decidir instalar, coloque um elemento novo pois vale a pena, quando no futuro for limpar sopre o elemento de dentro para fora apenas.

LucasPereirapt
21/11/2016, 17:20
Vou fazer o teste hoje a noite, se ele restringir a entrada de ar, o cara do ferro velho disse que se não ficasse bom eu poderia trocar, o filtro é tão grande que é do tamanho do toyota bandeirante de um amigo meu kkkk. Darei a resposta hoje a noite ou amanhã, se por acaso não ficar bom, o que você acha que devo fazer ?

Vlw Mano Jacimar <3

Jacimar
21/11/2016, 21:16
Eu também estou nesse dilema do filtro de ar faz um tempão, tenho um amigo que diz "na expectativa de fazer o ótimo, não fazemos nem o bom", quero muito fazer a captação de ar fora do cofre do motor para evitar o problema que comentei, de aspirar vapor de agua e apagar o motor, já aconteceu varias vezes mas ate hoje nada . . . sempre aparecem outras prioridades e vai ficando, o meu CJ58 é o pior caso pois está com um filtro cônico esportivo que não filtra nada, quem sabe esse que você descobriu fique bom ! se for vou plagiar :oops: , abraço.

turbino
22/11/2016, 15:45
Ola amigo lucas boa tarde!!! Ja pesquisou o preco e se é facil de encontrar o elemento deste filtro do megane? Pois se for um elemento dificil de se encontrar ou caro as vezes seria melhor pensar em outra possibilidade!!!!

abraço

LucasPereirapt
23/11/2016, 12:22
Olá amigo Turbino, andei pesquisando, e o elemento filtrante é o mesmo do Clio 1.0 98 se não estou enganado é este ano, sendo fácil de encontrar em alto peças.

Amigo Jacimar e todos que estão lendo, até sexta posto o resultado do filtro, não deu para postar até agora pois o Jeep está na latoaria sendo pintado.

Bom dia a todos.

LucasPereirapt
25/11/2016, 19:53
Olá Jacimar, coloquei o Filtro, e testei, notei que de ficou ruim, o filtro não é suficiente para o BF. Amanhã volto ao ferro velho vou ver se pego um de Blazer V6 ou algo Tipo Toyota.

Abraço.

Bom final de semana

Jacimar
26/11/2016, 21:17
Lucas, um filtro moderno que, por fotos, me pareceu interessante é o do Tempra que apesar de ser de plástico, é de um motor 2.0 de alta rotação . . . abraço.

El Ramires
06/12/2016, 11:09
E pra ligar o filtro no snokel?

Willian Del Piero Rocha
08/12/2016, 12:27
Senhores,,tudo blz,,,uso esse filtro da Pampa/Kombi a alguns anos,,,e conhecidos também,,,sem nenhum problema ou falta de alimentação de ar,,,esse filtro é para serviços pesados,,tanto que existe o da Pampa comum. Eu acho que nosso amigo Lucas está é com problema de regulagem e ajuste do carburador... Esse filtro é o mesmo do Hyundai H 100 que é 2.5 diesel ,,,é o mesmo da F 100 álcool,,,,, ou seja, ele dá conta do BF sim,tranquilo.
FILTRO AR CA3105 FRAM - Filtros de ar - FRAM - PEÇA - <B>FORD PAMPA de 1989 até 1996</B> F100 - FORD Anos: 2015,2014,2013,2012,2011,2010,2009,2008,2007,2006, 2005,2004,2003,2002,2001,2000,1999,1998,1997,1996, 1995,1994,1993,1992,1991,1990,1989,1988,198 (http://lojadomacete.com.br/Produto.aspx?CP=36157&CV=6416&NOME_PRODUTO=08200556_FILTRO_AR_CA3105_FRAM)

LucasPereirapt
18/12/2016, 19:20
Fala Mano Jacimarrr!!!!! E a todos que estão lendo.

Ontem tive a oportunidade de testar o filtro da Fiorino 94 conforme dito na resposta anterior, ficou muito bom, realmente parece que o motor está mais solto, e sobe um giro mais fácil. O desempenho em subidas ficou consideravelmente melhor. Antes ele perdia muito giro em subidas agora ficou melhor. Jacimar Te aconselho a trocar coloque um seco também, aconselho colocar o do mesmo modelo do meu ficou bom. Valeu amigooo.

Boa sorte a todos.
FELIZ NATAL:euforico:

Jacimar
19/12/2016, 10:07
Boas novas no fim de ano ! dê umas fotos de presente para nós ! abraço.