PDA

Ver Versão Completa : L200 atolada na praia

Raposo
11/11/2008, 17:49
Amigos Foristas!
Estou eu na tranquilidade da pescaria quando observei uma L200 andando na areia muito próxima à água. Pensei comigo. Ou não conhece a praia ou é muito corajoso. Ato contínuo a pick up atolou na areia. Maré enchendo, fiquei observando: ele não conseguiu desatolar então veio até mim e pediu para ajudá-lo o que prontamente fiz. Ele tinha uma corda, um pouco fraca (arrebentou por duas vezes) mas mesmo assim conseguimos resgatar a Mit. Num dado momento, pedi a ele para tentar tirar a pick up sozinho. Não tenho muita prática naquela alavanca da tração, mas percebi que estava toda para a frente e tinha uma luz verde acesa no painel. O que ocorre é que me pareceu que o eixo dianteiro não estava tracionando já que só as rodas traseiras patinavam. Aí pergunto: será que não era defeito na tração? Ele me falou que a Mit é 2006.
abaixo postei algumas fotos. Não tenho a foto final do resgate porque as pilhas da máquina descarregaram.
Abraços.

simaoall
11/11/2008, 19:09
ela tem roda livre manual?

se tiver esta ai o problema.

mas eu acho que nela é automática.

Anthoniusnikos
11/11/2008, 19:23
Raposo, espero que tenha dado o endereço do nosso Site para o aventureiro aprender um pouco. Ele deveria ter testado, antes, a tração 4x4 na areia mais firme.
Abs
Anthoniusnikos

Everton Júnior
11/11/2008, 20:05
pela 2ª foto da pra perceber que a roda livre é manual. Esqueceram de acionar.

Ric Mac
11/11/2008, 20:16
Onde foi isto?

lealrenato
11/11/2008, 21:27
L 200 cara de jegue, tem roda livre.

e essa nao foi acionada:parede::parede::parede:

DieselPower
11/11/2008, 21:47
pela 2ª foto da pra perceber que a roda livre é manual. Esqueceram de acionar.

Negativo.
Essa L200 GLS (original) possui roda livre automática. Não é manual.
Ela é cromada com algumas inscrições. A RL da minha GLS 2002 já era automática.
O que pode ter acontecido, é que você estava olhando a roda dianteira esquerda e ela não estava girando (mais atrito), porém a dianteira direita estava (menos atrito). Caso este não tenha sido o caso, pode ser que as RL estivessem com problemas.
Mas a RL dela não é manual.
Abraço.

lealrenato
11/11/2008, 22:18
:concordo::concordo::concordo:
obrigado diesel

ate q ano a cara de jegue tem RL??

ce sabe???

Everton Júnior
11/11/2008, 22:35
Certo! A roda livre das L200 GL e GLS sao automaticas de série, mas essa da foto é manual, foi trocada. Na segunda foto da pra ver que manual.

Everton Júnior
11/11/2008, 22:39
obrigado diesel

ate q ano a cara de jegue tem RL??

ce sabe???

Se não me engano a roda livre automatica veio nas primeiras L200 92, nas GL e GLS brasileiras. Apenas as L sairam com roda livre manual e algumas GL 04/05 sairam tambem.

murilloaquino
11/11/2008, 22:43
Na 2 foto nao dá pra ver nada. Apenas q ela está sem as calotas centrais. So isso. Duvido muito que tenha feito a troca da automatica pela manual. Ou estava girando so uma roda, ou foi problema nas roda-livres. Acredito mais em problema nas RL....

Everton Júnior
11/11/2008, 22:45
Na 2 foto nao dá pra ver nada. Apenas q ela está sem as calotas centrais. So isso. Duvido muito que tenha feito a troca da automatica pela manual. Ou estava girando so uma roda, ou foi problema nas roda-livres. Acredito mais em problema nas RL....

pois eu vejo nitidamente que é uma roda livre manual

Fernando Costa
11/11/2008, 22:52
Na foto 02, vê-se que a roda dianteira cavou bastante, logo, tinha tinha tração dianteira. Foi atolada na areia fofa mesmo, ninguém está livre disso.

DieselPower
11/11/2008, 23:03
Se não me engano a roda livre automatica veio nas primeiras L200 92, nas GL e GLS brasileiras. Apenas as L sairam com roda livre manual e algumas GL 04/05 sairam tambem.

X2.

Renato,
A maioria das quadradinhas tem RL automática, com ecxeção das "L" e Savana.
Abraço.

JCassio
11/11/2008, 23:03
Uma pergunta:

L-200 com RL manual não é só a Savana quadrada?

Abs!

Nossa....tá enxergando demais...eu não vi direito nem a roda quem dirá a RL...

Abs.

RGamaJr_4x4
11/11/2008, 23:11
Pela forma que as rodas dianteiras estão atoladas, tá parecendo mais que na hora que ele chegou nessa pequena subida na areia resolveu dar uma acelerada e, como estava reduzida, cavacou e o fundo da pkp sentou na areia. Só isso.

Marcelo-HPE
11/11/2008, 23:11
É por isso que onde eu vou , eu levo o meu KIT -DESESPERO junto, são 02 cintas de cargas com ganchos/travas de 6 m para 1500kg cada , manilhas, um mangueira para combustível , e meu inseparável facão de 20" com baínha e tudo . Sei-lá que eu possa precisar rebocar alguem ou tb ser rebocado .
abs

Sérgio Ricardo Jacobsen
12/11/2008, 00:13
É por isso que onde eu vou , eu levo o meu KIT -DESESPERO junto, são 02 cintas de cargas com ganchos/travas de 6 m para 1500kg cada , manilhas, um mangueira para combustível , e meu inseparável facão de 20" com baínha e tudo . Sei-lá que eu possa precisar rebocar alguem ou tb ser rebocado .
abs
Bom este kit, hehehe, também carrego, alem de cabo para fazer uma 24 na bateria, afinal esta minha é quase tudo elétrico, só o motorista que não, hehehe, mais algumas chaves e alicate, abraços

FlavioLouveira
12/11/2008, 09:12
Na foto 02, vê-se que a roda dianteira cavou bastante, logo, tinha tinha tração dianteira. Foi atolada na areia fofa mesmo, ninguém está livre disso.

tbem achei isso viu...

MARCELO VITARA SUBMARINO
12/11/2008, 09:21
Amigos Foristas!
Estou eu na tranquilidade da pescaria quando observei uma L200 andando na areia muito próxima à água. Pensei comigo. Ou não conhece a praia ou é muito corajoso. Ato contínuo a pick up atolou na areia. Maré enchendo, fiquei observando: ele não conseguiu desatolar então veio até mim e pediu para ajudá-lo o que prontamente fiz. Ele tinha uma corda, um pouco fraca (arrebentou por duas vezes) mas mesmo assim conseguimos resgatar a Mit. Num dado momento, pedi a ele para tentar tirar a pick up sozinho. Não tenho muita prática naquela alavanca da tração, mas percebi que estava toda para a frente e tinha uma luz verde acesa no painel. O que ocorre é que me pareceu que o eixo dianteiro não estava tracionando já que só as rodas traseiras patinavam. Aí pergunto: será que não era defeito na tração? Ele me falou que a Mit é 2006.
abaixo postei algumas fotos. Não tenho a foto final do resgate porque as pilhas da máquina descarregaram.
Abraços.

Alavanca toda pra frente e a luz verde no painel siginifica que ela estava com reduzida acionada, ou seja marcha mais "forte".
Agora não deu pra ver se é manual não, nem com lupa!!! E algumas L200 L e todas as savanas saiam com RL AVM. as GLS e outras são auto.

Abs

Loyer
12/11/2008, 09:44

Murillo de duas uma, ou o Ewerton tem visão privilegiada ou nós dois precisamos de um exame oftamológico URGENTE!!!! kkkk

Abraço.

Edintruder
12/11/2008, 10:10
Raposo, na próxima vez tu tiras uma foto da Roda Livre, por gentileza!
Esse atolamento é comum quando anda em 4x2 e depois que a dianteira afunda, o pessoal engata o 4x4. No caso, se tinha engatado ou não, pode ser outro livro, mas se não chegar já tracionado na areia fofa ela ficará, funcionando ou não posteriormente as RL.

Allan Nielsen
12/11/2008, 10:31

Vai enxergar assim na casa do kct:shock:, acho que nem a mãe Dinah enxerga tanto.:mrgreen:

abs

murilloaquino
12/11/2008, 12:59
Kkkkkkkkkkkk....
E o pior loyer, a imagem é a mesma...
To precisando de oculos mesmo....

Raposo
12/11/2008, 13:52
Aí pessoal.
O Ric Mac perguntou onde foi: Cabo Frio - 2º distrito - Tamoios/RJ.

Com relação à RL, infelizmente não sei esclarecer porque meu primeiro 4X4 é a Ranger (4X4 elétrica).
Com relação ao fato:
1) Acredito que ele seja muito inexperiente porque a areia naquela praia é muito fofa (eu quase atolei um bugre ali);
2) Edintruder: não consegui tirar mais fotos porque como expliquei as pilhas da máquina estavam fracas;
3) alguém sabe o ano da MIT? Ele falou que é 2006.
Abraços.

DieselPower
12/11/2008, 16:02
3) alguém sabe o ano da MIT? Ele falou que é 2006.

É do último modelo das "quadradinhas" , pois da para ver na última foto, que ela tem a saída de ar atrás das rodas dianteiras.
Não tenho certeza, mas acredito que começou a sair com este detalhe depois de 2004.

Marcelo(Natal-RN)
12/11/2008, 16:57
Bem,que eu saiba as L200 GLS tem RL automatica,se for manual,é pq a automatica de problema e o dono quis colocar manual ou nao achou automatica pra repor.

E essa da foto é 2005 pra frente,pois tem a entrada de ar no paralamas.

E a minha HPE 03 a RL é automatica.

MarBO
12/11/2008, 18:55
Pergunta aos mais experientes das Areias

Não seria o caso de pelo menos tentar murchar os pneus para sair do atolamento de areia?

LEONARDORAZO
12/11/2008, 19:12
Raposo, me diz só uma coisa, Ví que vc se empenhou em tirar o colega despreparado da areia... e a pescaria ???? será que foi desculpa para não levar um peixinho para patroa ??? hahaha. um abraço

FábioBananal
12/11/2008, 19:39
Tb não achei a roda livre na segunda foto!!! hehehehe!!! concordo com os universitarios, acho q ele atolou no 4x2 aí quando encostou o fundo acionou o 4x4, achei tb q os pneus estao muito cheios o q facilitou atolar!
vlw

SÉRGIO HOLANDA
12/11/2008, 20:15
Como foi dito antes...

a RL é automática sim...RL somente nas GL...se tivesse trocado por RL manual é porque o cara faz trilha, se faz deve ter experiência, se tivesse não tinha atolado...ele tava em uma subida e na areia fofa sem embalo fica!!! era voltar de ré pegar uma área mais firme, desenvolver uma velocidade e tentar subir...

outra alternativa seria baixar os pneus e tentar sair lentamente, se não ir pra trás...

também tive a mesma impressão de que as rodas da frente cavaram, então tinham tração e por não possuir bloqueio uma gira outra não...ou até mesmo pode ter desligado o sistema de acionamento da RL...

mas se ela tava com 4x4 ok ficou por falta de experiência mesmo...

Sérjão

Walter L. L. Casitta
12/11/2008, 22:44
Isso prova que só o acionamento de tração com alavancas não é garantia de confiabilidade....

JCassio
12/11/2008, 22:57
Isso prova que só o acionamento de tração com alavancas não é garantia de confiabilidade....

X2....

Sistema 100% só RL manual e acionamento da CT manual.

O resto... é tudo conversa de vendedor ("sistema elétrico não presta" ou "o sistema manual jamais falha" - E com RL automaticas).

Everton Júnior
12/11/2008, 23:02
Quem conhecer bem a roda livre manual da L200 vai ver. As rodas livre automatica tem a tampa cromada e ate hoje nao vi quem tirasse esse cromo. As L200 com roda livre manual tem as bordas meio cinza e a borboleta preta como as da foto.

Serjao, nem as GL tem roda livre manual de série, apenas as savanas e as L. Na ultima vez que o rally dos sertoes acabou aqui, ficou algumas L200 da organização para serem vendidar na autorizada daqui, e essas L200 eram GLS com 8 amortecedores e tinham roda livre manual, siguinifica que quem comprou nao é obrigatoriamente ser pessoas que façam trilhas.

Edintruder
13/11/2008, 00:35
Pergunta aos mais experientes das Areias

Não seria o caso de pelo menos tentar murchar os pneus para sair do atolamento de areia?
Tem que diminuira a pressão antes de andar no terreno, pois depois que atolou, provavelmente o fundo já tenha calçado em algum lugar e se baixar a pressão vai ajudar a encalhar a picape no chão. O melhor é limpar o caminho dos pneus, tirar a areia que estiver em contato com a suspensão e o chassis e sair. Se alguma roda chegar ao ponto de ficar no ar, tem que levantar no macaco e colocar uma tábua debaixo da roda.

rogeriomasih
13/11/2008, 01:13
Bem lembrado...o cara poderia estar com 30lb nos pneus...aí pode é inventar roda-livre que não vai dar jeito.

SÉRGIO HOLANDA
13/11/2008, 09:43
as pessoas que conheço e possuem L200 e trilham com ela, trocam as RL por manual...quando vende colocam as originais de volta...

Agora, já rodei nas minhas SW4 juntas + SRV = 640 mil km e nunca tive problemas com a RL...

Zé Renato
13/11/2008, 10:38
Outro dia tive que socorrer alguém numa situação parecida, só que era uma S10 4x4. No painel a luz acendia ,mas a tração dianteira parecia não responder então o cara afundou com ela. Aí o "JAVALI" entrou em ação e a arrastou :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Marcelo-HPE
13/11/2008, 12:37
Isso é um Javali ou um tanque de guerra .rsrs
Num dos vídeos de Sergio Holanda uma S-10 azul tb deu problema na tração . e teve que ser rebocada .
Lembra dessa Serjão !!!!
abs

SÉRGIO HOLANDA
13/11/2008, 13:57

é esse aqui: [ame=http://br.youtube.com/watch?v=qB7OCmeW17I]YouTube - 4x4 OFF ROAD S10 NO MAR[/URL] mas agora o meu amigo Mazinho não tem mais este problema!!! Trocou a S10 em uma Hilux SR5 99 verdinha...tá tão nova que ainda tem os plásticos do carpete...tá super feliz, nunca mais precisou ir a uma oficina, só alegria!!!

Abração...

Sérjão

Isso é um Javali ou um tanque de guerra .rsrs
Num dos vídeos de Sergio Holanda uma S-10 azul tb deu problema na tração . e teve que ser rebocada .
Lembra dessa Serjão !!!!
abs

Marcelo-HPE
13/11/2008, 17:51
Esse mesmo!!
Parabéns ao seu Amigo !!!

Raposo
15/11/2008, 10:11
Raposo, me diz só uma coisa, Ví que vc se empenhou em tirar o colega despreparado da areia... e a pescaria ???? será que foi desculpa para não levar um peixinho para patroa ??? hahaha. um abraço
A "Dona Maria" tava junto. Ela adora pescar. Nesse dia, enquanto tirava a L200 minha linha estava na água e pesquei dois bagres (não é conversa de pescador) :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abs.

Fabio Viterbo
18/11/2008, 02:18
Fala serio...
Areia = pneu com baixa calibragem (15 - 17 psi)
Terra = pneu com media calibragem (18 - 22 psi)
Lama = pneu com calibragem pr'oxima ao normal (23 - 26)

jose motta
21/11/2008, 15:11
Galera, por falar em calibragem, minha ranger estava com os pneus de fábrica (235/75 r 15) e o manual recomendava calibrar com 30.

Agora uso BF Mud 33 :-D, qual calibragem vcs acham que devo manter, para rodar na cidade, com ela vazia? Tenho mantido os 30 indicados pelo fabricante. Não seria muito?

Penso em deixar menos e cair o rendimento ou o desgaste dos pneus. Logo logo farei uma viagem de 2600 kms e será imprescindível que eles estejam bem calibrados, né? (mas nessa viagem esla estará carregada - 5 pessoas mais malas).

abço

DieselPower
21/11/2008, 15:58
Galera, por falar em calibragem, minha ranger estava com os pneus de fábrica (235/75 r 15) e o manual recomendava calibrar com 30.

Agora uso BF Mud 33 :-D, qual calibragem vcs acham que devo manter, para rodar na cidade, com ela vazia? Tenho mantido os 30 indicados pelo fabricante. Não seria muito?

Penso em deixar menos e cair o rendimento ou o desgaste dos pneus. Logo logo farei uma viagem de 2600 kms e será imprescindível que eles estejam bem calibrados, né? (mas nessa viagem esla estará carregada - 5 pessoas mais malas).

abço

Não importa as medidas do pneu, as recomendações do fabricante sempre devem ser seguidas.
Portanto, continue utilizando a calibragem recomendada no manual do proprietário, tanto para veículo vazio, como para veículo carregado.
Abraço.

AKPG
21/11/2008, 16:02
Não importa as medidas do pneu, as recomendações do fabricante sempre devem ser seguidas.
Portanto, continue utilizando a calibragem recomendada no manual do proprietário, tanto para veículo vazio, como para veículo carregado.
Abraço.
Claro que importa!!!

Importa a medida, a capacidade de carga do pneu novo, o diâmetro, a largura. Muda tudo em relação a análise que foi feita pela fábrica!!!

E este é o problema para se determinar qual a calibragem correta. Uma vez alterado, tem que ser por tentativa e erro. Até encontrar a pressão que pode ser considerada ideal.

No meu Troller com pneu original eu usava a pressão recomendada pelo fabricante. Com pneu 33, passei a usar 25 a 28 libras. Agora com 35 eu uso apenas 22.

DieselPower
21/11/2008, 16:47
Claro que importa!!!

Importa a medida, a capacidade de carga do pneu novo, o diâmetro, a largura. Muda tudo em relação a análise que foi feita pela fábrica!!!

E este é o problema para se determinar qual a calibragem correta. Uma vez alterado, tem que ser por tentativa e erro. Até encontrar a pressão que pode ser considerada ideal.

No meu Troller com pneu original eu usava a pressão recomendada pelo fabricante. Com pneu 33, passei a usar 25 a 28 libras. Agora com 35 eu uso apenas 22.

"O tamanho do pneu não tem nada a ver com a pressão que ele deve rodar"

"Nós recomendamos respeitar a recomendação determinada pelo fabricante da sua caminhonete para rodagem em asfalto, para conseguir o melhor equilíbrio entre desgaste do pneu, conforto e comportamento do veículo."

Palavras de Flávio Santana consultor técnico dos Pneus BFGoodrich.

Tudo isso e muito mais já foi discutido em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30311 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30311)

Pode ajudar àqueles que ainda possuem dúvidas em relação a pressão recomendada.
Abraços.

Walter L. L. Casitta
21/11/2008, 17:08

"Nós recomendamos respeitar a recomendação determinada pelo fabricante da sua caminhonete para rodagem em asfalto, para conseguir o melhor equilíbrio entre desgaste do pneu, conforto e comportamento do veículo."

[/URL][url]http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30311 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30311)

Abraços.

Isso não deve estar certo. Se eu colocar a pressão recomendada pela Ford nos meus 33", a borda dos pneus nem encosta no chão. Normalmente coloco 26 libras no pneu dianteiro e as vezes até menos.

Loyer
21/11/2008, 17:27
Isso não deve estar certo. Se eu colocar a pressão recomendada pela Ford nos meus 33", a borda dos pneus nem encosta no chão. Normalmente coloco 26 libras no pneu dianteiro e as vezes até menos.

X2! Acho que esse consultor falou besteira.

AKPG
21/11/2008, 17:28

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30311 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30311)

Abraços.
DieselPower,

Não estou aqui para desmerecer ou contestar a informação de qualquer pessoa. Portanto, que fique bem claro que o que estou escrevendo aqui é a minha situação REAL. Não tem nada de teoria ou análise ou cálculo. Somente prática!!!

Eu tentei andar com as 30 libras recomendadas pela Troller, tanto nos pneus 33 como nos atuais 35. Fica impraticável. Nos 35 então, se eu tivesse utilizado 30 libras, somente o meio do pneu encostaria no chão!!! A banda de rodagem estava ficando toda deformada. Talvez até seja por causa destas tentativas que meus pneus dianteiros já estão ficando escamados.

Portanto, na prática e no MEU CASO, não pude usar o que recomenda o manual. E sinceramente, seguindo a lógica, se vc muda algo no pneu do seu carro, com certeza o manual deixa de ser referência.

Abraço,

Marcelo-HPE
21/11/2008, 18:46
Karaká galera ,
O que vcs acham desse guincho aqui do M.L que é acoplado na roda , será que funciona mesmo em picapes ?
grato

http://http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84025586-guincho-pratico-desatolar-pick-up-reboque-jeep-caminhonete-_JM (http://http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84025586-guincho-pratico-desatolar-pick-up-reboque-jeep-caminhonete-_JM)

Marcelo-HPE
21/11/2008, 19:18
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84025586-guincho-pratico-desatolar-pick-up-reboque-jeep-caminhonete-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84025586-guincho-pratico-desatolar-pick-up-reboque-jeep-caminhonete-_JM)

Marcelo-HPE
21/11/2008, 19:21
Tem um cara perguntando se com o uso desse guincho não pode empenar ou desalinhar a roda , ofender a cambagem/caster da roda ,etc .
O que vocês acham ?
grato .

AKPG
21/11/2008, 19:54
Karaká galera ,
O que vcs acham desse guincho aqui do M.L que é acoplado na roda , será que funciona mesmo em picapes ?
grato

http://http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84025586-guincho-pratico-desatolar-pick-up-reboque-jeep-caminhonete-_JM (http://http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84025586-guincho-pratico-desatolar-pick-up-reboque-jeep-caminhonete-_JM)
Dá uma lida aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48650 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48650)

Abraço,

Marcelo-HPE
21/11/2008, 20:09
É verdade Alexandre.
Não atentei para o efeito do diferêncial , com o uso desse guincho .
Muito obrigado pela atenção e pelas escalrecimentos ..
Acho que vou comprar um tifó que guincho de catraca manual de alavanca para 2000kg

AKPG
21/11/2008, 20:11
É verdade Alexandre.
Não atentei para o efeito do diferêncial , com o uso desse guincho .
Muito obrigado pela atenção e pelas escalrecimentos ..
Acho que vou comprar um tifó que guincho de catraca manual de alavanca para 2000kg
Acho que este será mais útil. Se vc tiver cintas e o local tiver ponto de ancoragem, vai dar trabalho mas é possível sair.

Abraço,

Marcelo-HPE
21/11/2008, 20:15
Acho que vou comprar um tifó que é aquele guincho de catraca manual de alavanca para 2000kg, para horas de desespero .
O életrico Warn no momento seria iviável para mim .
Será que o guincho de catraca manual para 2000kg dá conta do recado?
Braço para aciona-lo eu tenho graças ao meu bom Deus rsrsrsr !!!
O que vcs acham ?
grato.

Marcelo-HPE
21/11/2008, 20:22
Valeu Alexandre .
Tenho cintas , maninhas , e minha viatura tem aquele olhal na traseira para 2200kg e na frente tem aquele outro olhal que é fixado na longarina com um parafuso allen hexagonal que é acessório da l200 outdoor.
Tenhos os pontos de acoragem na viatura , as cintas, manilhas , só falta o guincho
será que num atoleiro mesmo tipo esse da L200 do tópico , será que um homem de 90 kg (eu) consegue tirar uma picape no braço ?
Grato.

AKPG
21/11/2008, 20:28
Valeu Alexandre .
Tenho cintas , maninhas , e minha viatura tem aquele olhal na traseira para 2200kg e na frente tem aquele outro olhal que é fixado na longarina com um parafuso allen hexagonal que é acessório da l200 outdoor.
Tenhos os pontos de acoragem na viatura , as cintas, manilhas , só falta o guincho
será que num atoleiro mesmo tipo esse da L200 do tópico , será que um homem de 90 kg (eu) consegue tirar uma picape no braço ?
Grato.
Marcelo,

Quando eu disse pontos de ancoragem, estava me referindo ao local onde você pode precisar do guincho. Não adianta nada vc ter as cintas e os pontos de ancoragem no seu carro, se não tiver onde prender a outra extremidade. Por isso é preciso ficar muito atento. E como este guincho é manual, acredito que uma ancora de solo não iria resolver pois vc não conseguirá dar velocidade para a âncora começar a enterrar.

Agora este guincho pode te salvar sim. Vai dar um pouco de trabalho e tudo vai depender do tamanho do atoleiro. Se você usar uma patesca, vai diminuir o seu esforço. Com certeza, será muito melhor do que não ter nada na mão.

Abraço e boa sorte.

Marcelo-HPE
21/11/2008, 20:32
Obrigado Alexandre !!!
Agora clareou de vez , vou começar a pesquisar uns modelos aqui na cidade.
Valeu amigo !!.

Jera
21/11/2008, 20:38
marcelo, eu num to intendendo direito a conversa.....

vcs tão falando que aquele guincho da roda pode resolver alguma coisa ou um outro com catraca manual??

AKPG
21/11/2008, 20:40
O papo começou com o guincho de roda e acabou com o de catraca manual.

Marcelo-HPE
21/11/2008, 20:43
É o de catraca manual ......Jera , o de roda , pelo que li o efeito do diferêncial inviabiliza a operação dele.
Vc tb acha que o guicho de catraca manual é viável ?
grato .

Marcelo-HPE
21/11/2008, 20:45
Foi como Alexandre disse né . melhor ter ele do que nada na mão na hora do desespero .

Jera
21/11/2008, 20:54
eu nao entendo nada de guincho hehe! só vejo pelos videos do youtube. mas acho que esse de catraca manual deva ser melhor e mais seguro que aquele de roda! e tb mt mais barato que os eletricos.

Marcelo-HPE
21/11/2008, 20:59
Olha um modelo do guincho manual aí
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82550494-guincho-4-toneladas-p-trailer-lancha-barco-carreta-off-road-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82550494-guincho-4-toneladas-p-trailer-lancha-barco-carreta-off-road-_JM)
abs

Jera
21/11/2008, 21:01
ia te mandar esse link agora mesmo!

gsotei desse guincho. só achei o cabo meio pequeno né.....como que da pra guinchar o carro com um cabo pequeno desses??

Jera
21/11/2008, 21:06
ahh já lí....usando as cintas!

Walter L. L. Casitta
21/11/2008, 21:13
Eu já usei o tifor e não gostei. É um trambolho e você acaba esquecendo em casa de propósito, principalmente quando sabe que alguém da turma tem guincho elétrico.

É muito preferível se apertar um pouco e comprar o guincho mesmo que financiado. Com um guincho você entra no enrosco e deixa pra descobrir como vai sair depois. Com o tifor você ja desiste antes de entrar.

Na época tinha jipe Samurai e era um saco de carregar, com picape deve ser mais fácil. Se for usar isso mesmo, não coloque um cabo muito longo e complete com cintas.

Marcelo-HPE
21/11/2008, 21:31
Valeu Walter.
Se for pegar trilha em comboio com certeza é mais tranquilo e eu naõ me preoculparia com guinchos . .
O problema é que as vezes é eu ando um bocado sozinho por aqui nas trilhas da região .
Isto é Deus , eu e a minha esposa .
Grato.

DieselPower
21/11/2008, 21:47
Meu sogro colocou uma catraca manual parafusada em baixo do suporte do engate da Hilux.
Bonito não ficou, mas já conseguiu voltar pra casa várias vezes por causa dele, afinal ele sempre esta sozinho (único veículo) e em trilhas bem pesadas. A sorte é que na nossa região não faltam árvores para ancorar.
Amanhã tiro umas fotos e posto aqui.
Abraço.

Walter L. L. Casitta
21/11/2008, 21:58
Meu sogro colocou uma catraca manual parafusada em baixo do suporte do engate da Hilux.
Bonito não ficou, mas já conseguiu voltar pra casa várias vezes por causa dele, afinal ele sempre esta sozinho (único veículo) e em trilhas bem pesadas. A sorte é que na nossa região não faltam árvores para ancorar.
Amanhã tiro umas fotos e posto aqui.
Abraço.

Um amigo tinha uma catraca dessa no jipe dele. Daquelas que os caminhoneiros usam pra amarrar a carga...

Marcelo-HPE
21/11/2008, 22:22
Diesel
Vou aguardar as fotos
Grato.

DieselPower
22/11/2008, 14:04
Diesel
Vou aguardar as fotos
Grato.

Aí estão as fotos.
Como falei anteriormente, não ficou bonito, mas é funcional.
É utilizado uma alavanca para girar a catraca.
Abraço.

SÉRGIO HOLANDA
22/11/2008, 19:40
Marcelo...

compra um Hi-Lift...muito melhor e tem outras utilidades...

Sérjão

Acho que vou comprar um tifó que é aquele guincho de catraca manual de alavanca para 2000kg, para horas de desespero .
O életrico Warn no momento seria iviável para mim .
Será que o guincho de catraca manual para 2000kg dá conta do recado?
Braço para aciona-lo eu tenho graças ao meu bom Deus rsrsrsr !!!
O que vcs acham ?
grato.

SÉRGIO HOLANDA
22/11/2008, 19:43
Agora Diesel,

com isso ele perde muito no ângulo de saída, sem falar que devido a ele pode enrroscar em uma pedra...

Sérjão

Aí estão as fotos.
Como falei anteriormente, não ficou bonito, mas é funcional.
É utilizado uma alavanca para girar a catraca.
Abraço.

DieselPower
22/11/2008, 20:11
Agora Diesel,

com isso ele perde muito no ângulo de saída, sem falar que devido a ele pode enrroscar em uma pedra...

Sérjão

Pois é Serjão, acaba perdendo ângulo de saída sim. O problema é que não queríamos furar nada para instalar em outro lugar.
Mas essa é uma solução temporária, meu sogro está esperando sobrar tempo (e dinheiro) para turbinar e instalar um guincho. Estavamos decididos que seria o Warn, mas agora já estamos cogitando o Ironman, vamos aguardar os preços.
Por enquanto esta catraca já o tirou de algumas enrascadas. Como a maior parte dos nossos terrenos são puro barro, ela sempre volta completamente enlameada, mas as vezes pega uma pedra...
Abraço.

SÉRGIO HOLANDA
22/11/2008, 20:53
Diesel,

a muitos anos utilizo Hi-Lift com essa função, o chato é que ele me dá apenas 1m de deslocamento por vez...é um trabalhão, mas sempre me tirou de muita enrrascada...quer dizer, menos essa em anexo...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:...essa ai só um trator pra cavar nas laterais e com isso uns funcionários cavaram pro baixo pra soltar...mas essa atolada nenhum guincho tirava, pois usei um de 40t e o carro nem se mexia, na verdade iria era empenar se fosse continuar...:parede::parede::parede:

Assim que estiver com os preços dos Ironman te informo...só lembrando que a Ironman dá 3 anos de garantia nos guinchos...:concordo::concordo::concordo:

Sérjão

Pois é Serjão, acaba perdendo ângulo de saída sim. O problema é que não queríamos furar nada para instalar em outro lugar.
Mas essa é uma solução temporária, meu sogro está esperando sobrar tempo (e dinheiro) para turbinar e instalar um guincho. Estavamos decididos que seria o Warn, mas agora já estamos cogitando o Ironman, vamos aguardar os preços.
Por enquanto esta catraca já o tirou de algumas enrascadas. Como a maior parte dos nossos terrenos são puro barro, ela sempre volta completamente enlameada, mas as vezes pega uma pedra...
Abraço.

Marcelo-HPE
22/11/2008, 21:27
Diesel,
Muito obrigado por postar as fotos do guincho do seu sogro. ja me deu uma boa noção.
Agora gostaira de algumas informação algum sobre Hi-lift de um bom fabricante .
Vou dar uma pesquisada aqui no forum ,mas se vcs puderem enriquecer mais o papo . serei muito grato .
abs

SÉRGIO HOLANDA
22/11/2008, 21:36
Marcelo...

veja esse aqui:
http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=49&categoria=12&inf=9&a1=Hi-Lift&a2=Modelos (http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=49&categoria=12&inf=9&a1=Hi-Lift&a2=Modelos)

e não esqueça de comprar o assessório pras rodas:

http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=138&categoria=28&inf=9&a1=Hi-Lift&a2=Acess%F3rios (http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=138&categoria=28&inf=9&a1=Hi-Lift&a2=Acess%F3rios)

veja o vídeo;

YouTube - Hi-Lift Jack Operating Instructions (http://www.youtube.com/watch?v=MrfbR4REV-s&eurl=http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=49&categoria=12&inf=9&a1=Hi-Lift&a2iurl=http://i2.ytimg.com/vi/MrfbR4REV-s/hqdefault.jpg)

Sérjão

Diesel,
Muito obrigado por postar as fotos do guincho do seu sogro. ja me deu uma boa noção.
Agora gostaira de algumas informação algum sobre Hi-lift de um bom fabricante .
Vou dar uma pesquisada aqui no forum ,mas se vcs puderem enriquecer mais o papo . serei muito grato .
abs

Marcelo-HPE
22/11/2008, 23:48
Serjão ,
Pelo que eu entedi no vídeo o macaco do hi-lift é usado para erguer o veículo né. para tracionar o veículo acho que não dá não né..
Mas como vc usa hi-lift como tracionador ? com o macaco na horizontal e cintas ?
desculpe a ignorância !!!
grato.

Luciano SHAKALL
23/11/2008, 04:20
" ... Pelo que eu entedi no vídeo o macaco do hi-lift é usado para erguer o veículo né. para tracionar o veículo acho que não dá não né..
Mas como vc usa hi-lift como tracionador ? com o macaco na horizontal e cintas ? ... "Marcelo, esse outro video aqui mostra exatamente isso: :concordo:
YouTube - Hi-Lift as a Winch
[]'s

SÉRGIO HOLANDA
23/11/2008, 10:14
Exatamente Marcelo...

como o Luciano postou...

Sérjão

Serjão ,
Pelo que eu entedi no vídeo o macaco do hi-lift é usado para erguer o veículo né. para tracionar o veículo acho que não dá não né..
Mas como vc usa hi-lift como tracionador ? com o macaco na horizontal e cintas ?
desculpe a ignorância !!!
grato.

Marcelo-HPE
23/11/2008, 19:37
Interessante a versatilidade desse macaco do hi-lift.
Não entendia muito bem como funcionava . agora estou mais por dentro .
Luciano , Serjão ; muito obrigado pelas dicas e pelos vídeos .
Vou dar uma pesquisada nuns modelos na NEt .
Valewww amigos