PDA

Ver Versão Completa : Marcha ré da Ranger com problema



V_P_L
11/11/2008, 14:27
Comprei recentemente uma Ranger XLS 3.0 4x4 2005 CAB. Dupla com 89000 km e comecei a notar uma vibração + barulho estranho toda vez que tento sair de ré, à medida que vou soltando a embreagem (meia embreagem) o carro começa a sair do canto com uma forte vibração, mas quando soltamos totalmente a embreagem e o carro já esta em movimento a vibração some. Reparei também que a caixa de marcha apresenta um leve "roncado" na 4° marcha. Isso tudo (vibração + roncado) acontecem também com a tração engatada. Levei na autorizada Jaisa aqui de Fortaleza (onde comprei o carro) e me disseram que o carro estava em perfeitas condições PQP! Na hora de vender eles prometem mil e uma garantias mas quando de fato levamos o carro para o conserto, eles sequer investigam e ja vão dizendo que o carro esta bom. Conto com a ajuda de vocês para que pelo menos eu tome um rumo na solução desse problema, pois prefiro pagar um mecanico particular a levar o meu carro para uma autorizada com má vontade.

Obs. Embreagem aparentemente normal e marchas entrando com facilidade, notei que a ré às vezes não entra de primeira, sendo preciso engatar outra marcha, andar um pouquinho para frente para só depois conseguir engatar a ré.

Anthoniusnikos
11/11/2008, 20:12
Olá VPL, primeiro seja Bem-Vindo ao Fórum. Tudo indica que vai ter que abaixar, retirar e abrir a caixa de câmbio:
a) talvez seja o rolamento do prisma (centro do volante do motor), a peça é barata = R$ 30,00.
b) talvez seja alguma engrenagem da ré ou 4a. marcha.
c) talvez seja do conjunto da embreagem.
Se está na garantia, obrigue eles a fazerem esse trabalho, e se possível acompanhe os serviços na oficina.
Os mecânicos costumam cobrar uns R$ 200,00 só para tirar e colocar a caixa.
Abs
Anthoniusnikos

Edintruder
11/11/2008, 23:15
Pode ser o sincronizado da Ré com problema ou óleo da caixa mais viscoso que o especificado.

rogeriomasih
12/11/2008, 12:35
Tenho uma 2005 3.0 e apresenta o mesmo comportamente na ré.

Quanto à 4a, não apresente roncado nenhum.

Moro em Juazeiro do Norte e estou aqui durante esta semana. Se tiver interesse em comparar, me passa uma mensagem privada.

rogeriomasih
12/11/2008, 12:37
VPL,

aproveita para conhecer o tópico do pessoal do Ceará. Vai ter um passeio bem legal nesse final de semana.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26703&page=432

Abraços.

JCassio
12/11/2008, 23:22
É estranho ruido na quarta marcha poiso EATON é direto. A força passa do eixo piloto diretamente para o eixo principal e engrenagem é só mesmo na luva de engate (arquivo anexo).

Veja direitinho a questão da embreagem e da viscosidade correta do óleo da transmissão. Acho que com a quilometragem especificada compensa uma troca de oleo da CT e do cambio. O óleo é barato (em torno de R$13,00/L) e não vais mais do que uns 2 litros., Mas use o correto: ATF/Dextron III de boa procedencia.

Abraço.

V_P_L
22/01/2009, 12:57
Amigos primeiramente obrigado pelo retorno e peço desculpas pela demora mas estava em processo de mudança, estou atualmente morando em Limoeiro do Norte, terra da lama e da poeira (ótimas trilhas).

Sobre o caso em questão segue detalhes mais atualizados:

- Troquei o óleo da caixa e diferencial traseiro recentemente pelo especificado em manual e o barulho continua.
- Percebi um pequeno roncado em todas as marchas, se acentuando na 4º marcha.
- Percebi também que o problema surge quando forço o veículo para frente (com a reduzida engatada subindo uma duna).

Como estou morando fora da capital fica mais difícil a obtenção das peças, mas estarei verificando as dicas.

Obrigado a todos, retorno em breve.

rogeriomasih
28/01/2009, 01:27
e quanto a ré, continua com o mesmo problema?

V_P_L
22/04/2009, 13:26
Sim!

Roncado quando a ré esta acionada, os roncados nas marchas também aumentaram um pouco.

dual
15/04/2011, 22:12
Já a minha Ranger 2005 com 50.000 km originais, Estava funcionando normalmente ai eu levei na CRASA AUTORIZADA DA FORD aqui em Fortaleza para a revisão de 50.000 km e voltou pior. A Luz da Ré com defeito, Motor do vidro traseiro com defeito, um vazamento no filtro de combustível. E ainda me disseram que Já estava com estes defeitos. é por fim o mecânico da CRASA me ofereceu as tais peças de outra ranger 2010 que estava lá para revisão "por baixo dos panos" .
Da para confiar??

Não levem seus carros para CRASA.
Abraço!